Vous êtes sur la page 1sur 15

LUCINEIA DE SOUZA

RELATRIO DE PESQUISA REFERENTE CONCEITOS E REGISTROS CONTBEIS

Relatrio de pesquisa apresentado a Universidade Catlica Dom Bosco - UCDB, como parte dos pr-requisitos para aprovao na disciplina Estgio Integrador I, do curso de Cincias Contbeis. Professora solicitante Neusa Oviedo Ramirez.

UNIVERSIDADE CATLICA DOM BOSCO BACHARELADO EM CINCIAS CONTBEIS

Campo Grande Novembro de 2011

BACHARELADO EM CINCIAS CONTBEIS 194

INFORMAES GERAIS SOBRE A PESQUISA

Curso:
Ttulo da Pesquisa: Acadmico: Linha de pesquisa: Coord. de Curso EAD: Professora de Anlise das Demonstraes Contbeis:

Bacharelado em Cincias Contbeis


Relatrio de Pesquisa Conceitos e Registros Contbeis Lucineia de Souza Contabilidade Prof. MST Eloir Trindade Vasquez Vieira Prof. Neusa Oviedo Ramirez

SUMRIO
1. 2. 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 3. 3.1 INTRODUO ................................................................................................... 4 CONTABILIDADE .............................................................................................. 5 CONCEITO ........................................................................................................ 5 OBJETIVO ......................................................................................................... 5 PATRIMONIO ..................................................................................................... 5 PATRIMONIO LQUIDO ...................................................................................... 5 ATIVO ................................................................................................................ 6 PASSIVO ........................................................................................................... 6 TCNICAS CONTBEIS .................................................................................... 6 CONTAS ............................................................................................................ 6 CLASSIFICAO DAS CONTAS ....................................................................... 7

3.1.1 CONTAS PATRIMONIAIS ................................................................................... 7 3.1.2 CONTAS DE RESULTADO ................................................................................. 7 4. 5. 6. 6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 7. 8. 8.1 9. 10. DBITO, CRDITO, SALDO ............................................................................... 7 MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS ............................................................. 8 BALANO PATRIMONIAL ................................................................................. 8 PROCEDIMENTOS PARA ELABORAO DO BALANO ................................. 9 CONCILIAES DOS SALDOS CONTBEIS ..................................................... 9 AJUSTES E RECLASSIFICAES PATRIMONIAIS ......................................... 10 APURAO DO RESULTADO (ARE) ............................................................... 10 CLASSIFICAO DAS CONTAS PATRIMONIAIS ............................................ 10 DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE) ............................ 10 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE ...................................... 11 OBSERVNCIA OBRIGATRIA ...................................................................... 13 CONSIDERAES FINAIS .............................................................................. 13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 14

1. INTRODUO Este trabalho acadmico oferece uma amostra sobre conceitos e registros contbeis utilizados na escriturao e preparao das Demonstraes Contbeis de uma entidade. As demonstraes contbeis so preparadas e apresentadas para usurios externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, rgos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigncias para atender a seus prprios fins. Essas exigncias, no entanto, no devem afetar as demonstraes contbeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual. A base dos registros contbeis a documentao (notas fiscais, recibos, cpias de cheques, etc.). A Entidade deve manter um sistema de escriturao uniforme dos seus atos e fatos administrativos, atravs de processo manual, mecanizado ou eletrnico. A entidade deve manter um sistema de escriturao uniforme dos seus atos e fatos administrativos, atravs de processo manual, mecanizado ou eletrnico. As formalidades da escriturao esto expressas no Decreto Lei 486/1969. No Brasil, os livros da escriturao comercial (Dirio e Razo) passaram a ser escriturados digitalmente a partir de 2008 e 2009 (obrigatoriedade do SPED contbil). A contabilidade deve escriturar toda a movimentao financeira, inclusive bancria, contendo a movimentao das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicaes, numerrios em trnsito, entre outras. O livro que contm o movimento dessas contas o Livro Razo. No Livro Dirio, registram-se (como o prprio nome esclarece), todas as movimentaes dirias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicaes e transaes bancrias e outros fatos contbeis. Depois desses esclarecimentos vamos ao trabalho proposto visando apresentar de forma clara e objetiva os principais conceitos utilizados e observados na escriturao contbil.

2. CONTABILIDADE

2.1 CONCEITO

A Contabilidade uma cincia que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenmenos que afetam as situaes patrimonial, financeira e econmica de qualquer entidade.

2.2 OBJETIVO

O objetivo da Contabilidade o patrimnio das entidades e o seu uso. atravs da contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do patrimnio.

2.3 PATRIMONIO

O termo patrimnio significa, a princpio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compe-se tambm de valores a receber (ou dinheiro a receber). Na Contabilidade, portanto, a palavra patrimnio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigaes a serem pagas.

2.4 PATRIMONIO LQUIDO

O patrimnio por si s no mede a efetiva riqueza de uma empresa. A empresa poder estar a um passo da falncia ou totalmente endividada, embora os nmeros do seu patrimnio sejam elevados. Na verdade necessrio conhecer a riqueza liquida da pessoa ou empresa: somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigaes, o resultado a riqueza lquida , ou seja, a parte que sobra do patrimnio para a pessoa ou empresa. Ela denominada patrimnio lquido ou situao lquida. Face o exposto acima chegamos a "equao fundamental do patrimnio lquido": PATRIMNIO LQUIDO = BENS + DIREITOS (-) OBRIGAES

2.5 ATIVO

o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa. So os itens "positivos" do patrimnio; trazem benefcios, proporcionam ganho para empresa. Fazem parte do ativo: estoque, mquinas, prdio, gado, duplicatas a receber, ttulo a receber etc.

2.6 PASSIVO

Significa as obrigaes exigveis da empresa, ou seja, as dvidas que sero cobradas, reclamadas a partir da data do seu vencimento. denominado tambm passivo exigvel, dvidas com terceiros, recursos de terceiros, ou capital de terceiros. O passivo exigvel evidencia o endividamento da empresa; o seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa concordata ou at falncia. Fazem parte do passivo: fornecedores, funcionrios etc.

2.7 TCNICAS CONTBEIS

Para atingir sua finalidade so utilizadas as seguintes tcnicas contbeis: a) ESCRITURAO - a tcnica pela qual as ocorrncias com efeitos no patrimnio so registradas. b) DEMONSTRAES CONTBEIS - So os relatrios onde nos apresentamos a situao patrimonial das empresas, a composio dos itens patrimoniais e os aspectos positivos e negativos da empresa. c) ANLISE DE BALANOS - a tcnica pela qual determina-se a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvncia, a evoluo da empresa, a estrutura patrimonial e outras d) AUDITORIA - Verifica ou revisa os registros, demonstraes e procedimentos adotados para a escriturao, visando a avaliar a adequao e a veracidade das situaes memorizadas e expostas.

3. CONTAS

Contas o nome tcnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigao ou Patrimnio Lquido) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita).

3.1 CLASSIFICAO DAS CONTAS

3.1.1 CONTAS PATRIMONIAIS - So as que representam o Balano Patrimonial. So divididas em Ativas (bens e direitos), Passivas(obrigaes) e do Patrimnio Lquido. Exemplos: Caixa, veculos (Ativas); Fornecedores, Duplicatas a pagar (Passivas); Capital, Lucros Acumulados (Patrimnio Lquido).

3.1.2 CONTAS DE RESULTADO - So as que representam as receitas e as despesas, fazem parte da Demonstrao do Resultado (lucro ou prejuzo). a) DESPESAS - As despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilizao de servios, objetivando a obteno de receitas. Ex.: Despesas bancrias, impostos, salrios, luz, telefone e prmios de seguro, etc. b) RECEITAS - As receitas decorrem da venda de Bens e da prestao de servios. Ex.: Descontos obtidos, juros ativos, vendas de mercadorias e receitas de servios, etc. C) PLANO DE CONTAS - O Plano de contas um elenco de todas as contas previstas pelo setor contbil da empresa como necessrias aos seus registros contbeis.

4. DBITO, CRDITO, SALDO

Em cada conta todo lado esquerdo foi denominado de Dbito e todo lado direito de Crdito, da tem-se que as contas so movimentadas atravs de dbitos e crditos nelas lanados. A diferena entre o total de dbitos e o total de crditos, feitos em uma conta denominada de SALDO. Se o valor dos dbitos for maior que dos crditos, a conta ter um saldo devedor e no caso contrrio, um saldo credor.

Quanto definio de como sero registrados os aumentos e as diminuies; atravs de um dbito ou de um crdito, isto depender da natureza da conta (ativo, passivo, patrimnio lquido e contas de resultado). Contas de Ativo - como o ativo se encontra do lado esquerdo do balano patrimonial, por coerncia, todos os aumentos sero registrados no lado esquerdo, e as diminuies no lado direito. Contas de Passivo e Patrimnio Lquido - como se encontram do lado direito do balano patrimonial, os aumentos sero registrados no lado direito e as diminuies no lado esquerdo. Contas de Resultado - nas contas que representam despesas todos os aumentos sero registrados no lado esquerdo, e as diminuies no lado direito; nas contas que representam receitas os aumentos sero registrados no lado direito e as diminuies no lado esquerdo. As contas tambm so representadas graficamente, de maneira simplificada, atravs do T ou Razonete em T.

5. MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

O mtodo das partidas dobradas consiste do princpio de que no h dbito(s) sem crdito(s) correspondente, ou seja, para cada dbito em uma conta, h simultaneamente, um ou mais crditos em outra. A soma dos valores debitados ou dos saldos devedores das contas ser igual soma dos valores creditados ou saldos credores.

6. BALANO PATRIMONIAL

Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. No balano patrimonial, as contas devero ser classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da empresa. O Balano Patrimonial constitudo pelo: Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido

Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um dcimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilizao de ttulos genricos como "diversas contas" ou "contas correntes".

6.1 PROCEDIMENTOS PARA ELABORAO DO BALANO

Ao trmino do exerccio, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificao, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razo e conferir sua exatido. No balancete so relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais, quer de resultado, demonstrando seus dbitos, crditos e saldos. As contas do balancete, no fim do exerccio, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimnio, naquela data, nem as variaes patrimoniais do exerccio, porque os registros contbeis no acompanham a dinmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve. Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais variaes, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exerccio, no correspondem realmente aos ingressos e ao custo do perodo. Da a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balano, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimnio nessa data, bem como suas variaes no exerccio. 6.2 CONCILIAES DOS SALDOS CONTBEIS

A conciliao consiste, basicamente, na comparao do saldo de uma conta com uma informao externa contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto exatido do saldo em anlise. As fontes de informaes mais usuais para verificao dos registros contbeis so os livros fiscais, os extratos bancrios, as posies de financiamentos e carteiras de cobranas, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc.

10

6.3 AJUSTES E RECLASSIFICAES PATRIMONIAIS

Para elaborao do balano devem ser efetuados vrios ajustes e reclassificaes nas contas patrimoniais, como estoques, emprstimos, etc. Calcula-se tambm a proviso para o Imposto de Renda e a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, de acordo com as normas tributrias vigentes, fazendo-se a respectiva contabilizao.

6.4 APURAO DO RESULTADO (ARE) A apurao do resultado do exerccio consiste na apurao do saldo do confronto entre receitas e despesas, depois de um ciclo de operaes em uma empresa. Se o resultado for positivo a empresa tem lucro, se o resultado for negativo a empresa tem prejuzo. O ciclo de operaes de uma empresa tem a denominao tcnica de Exerccio Social. Normalmente o perodo dura um ano, entretanto as empresas podem optar por um exerccio mensal, trimestral e etc.

6.5 CLASSIFICAO DAS CONTAS PATRIMONIAIS

Aps os ajustes pertinentes e lanamentos de encerramento das contas de resultado, as contas remanescentes so apenas as contas patrimoniais, que devem ser separadas e classificadas em grupos para elaborao do balano patrimonial, sendo que o saldo do ativo deve ser igual ao do passivo.

7. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE)

O artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Aes), instituiu a Demonstrao do Resultado do Exerccio. A Demonstrao do Resultado do Exerccio tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relao ao conjunto de operaes realizadas num determinado perodo, normalmente, de doze meses.

11

De acordo com a legislao mencionada, as empresas devero na Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar: - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; - o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; - as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. Na determinao da apurao do resultado do exerccio sero computados em obedincia ao princpio da competncia: a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente de sua realizao em moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

8. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

Os Princpios Fundamentais de Contabilidade representam a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos cientfico e profissional. Os princpios so aplicveis contabilidade no seu sentido mais amplo de cincia social, cujo objeto o Patrimnio das Entidades. So Princpios Fundamentais de Contabilidade:

12

O PRINCPIO DA ENTIDADE - O Princpio da ENTIDADE reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqncia, nesta acepo, o Patrimnio no se confunde com aqueles dos seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio. O PRINCPIO DA CONTINUIDADE - A CONTINUIDADE ou no da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provvel, devem ser consideradas quando da classificao e avaliao das mutaes patrimoniais, quantitativas e qualitativas. O PRINCPIO DA OPORTUNIDADE - O Princpio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram. O PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL - Os componentes do patrimnio devem ser registrados pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do Pas, que sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da ENTIDADE. O PRINCPIO DA ATUALIZAO MONETRIA - Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis atravs do ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais. O PRINCPIO DA COMPETNCIA - As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. O PRINCPIO DA PRUDNCIA - O Princpio da PRUDNCIA determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido.

13

8.1 OBSERVNCIA OBRIGATRIA

A observncia dos Princpios Fundamentais de Contabilidade obrigatria no exerccio da profisso e constitui condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Por exemplo, o princpio de competncia, que exige o registro das receitas e despesas no perodo que ocorrerem, no pode ser substitudo por adoo do regime de caixa (onde as receitas e despesas so registradas somente por ocasio de seu pagamento).

9. CONSIDERAES FINAIS

O presente relatrio teve como objetivo principal rever os principais conceitos contbeis aplicados a escriturao de uma entidade. O trabalho explicita conhecimentos bsicos que devemos ter ao registrar uma empresa e efetuar sua escriturao. Muitas vezes o processo de registro fica estagnado, ou demonstra vrios erros devido falta de observncias desses conceitos e dos princpios fundamentais da contabilidade no registro contbil das entidades. Pois, infelizmente nos dias atuais a funo do profissional contbil vem sendo distorcida por alguns, que vem a utilizando apenas para atender as exigncias fiscais. Como se pode observar, a contabilidade um instrumento fundamental para que se possa administrar com eficincia um empreendimento. De posse desta gama de informaes contbeis, o administrador poder planejar o futuro desejado para a sua empresa onde sero traadas as metas e objetivos com vistas aos resultados. Por isso necessrio que haja uma valorizao por parte do contabilista, e uma conscientizao nossa como estudantes, pois s assim seremos reconhecidos como profissionais altamente qualificados e capacitados a fornecer informaes rpidas e precisas, auxiliando as empresas a alcanar o maior nvel de qualidade e controle de seu patrimnio.

14

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/registroscontabeis.htm http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1.htm http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t21.htm http://www.cfc.org.br/uparq/NBCT16_5.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Escritura%C3%A7%C3%A3o_cont%C3%A1bil http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/escrituracaocontabil.htm http://www.portalprudente.com.br/apostilas/Contabilidade/Apostila_CONTGERAL.pdf http://www.portaldecontabilidade.com.br/glossario.htm http://www.aplicms.com.br/contabilidade2.htm http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm

15

Vous aimerez peut-être aussi