Vous êtes sur la page 1sur 8

INTENSIDADE DE ESFORO EM ATLETAS DE BASQUETEBOL, SEGUNDO AES DE DEFESA E ATAQUE: estudo a partir de equipe infanto-juvenil do campeonato paulista de 1996.

Joo Paulo Borin


Doutorando

Aguinaldo Gonalves
Prof. Ms. Chefe do Departamento de Cincias do Esporte Faculdade de Educao Fsica Unicamp Campinas SP.

Carlos Roberto Padovani


Prof. Ms.

Flvio Ferrari Aragon


Prof. Ms. Departamento Bioestatstica do Instituto de Biocincias Universidade Estadual Paulista Botucatu SP.

RESUMO
RESUMO

Nos ltimos anos, registra-se crescente participao de crianas e adolescentes que iniciam a prtica desportiva: uma modalidade que se destaca o basquetebol. Neste contexto esportivo, ponto relevante volta-se intensidade do esforo a que esses jogadores so submetidos durante as partidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo, conhecer o comportamento da freqncia cardaca (FC) durante aes de ataque e defesa ocorridas ao longo das partidas em turno da fase de classificao do campeonato paulista de basquetebol categoria infanto-juvenil. A coleta de dados foi realizada nos doze jogadores da equipe do Clube 22 de Agosto/ Araraquara. Utilizou-se de monitor de freqncia cardaca (Polar Sport Tester ) para registro dos batimentos cardacos e, para anlise dos movimentos, cmera filmadora. Os dados coletados foram armazenados em banco computacional, produzindo-se informaes no plano descritivo, sob formas tabular e grfica, e inferncial. Os resultados apresentam em todas as posies, na maioria das medidas analisadas, FC de ataque mais elevada que a de defesa e, especificamente quanto s posies, os alas apresentam diferena significante, contrariamente aos armadores e pivs que mostram similariedade de respostas cardacas. Palavras chave: esforo fsico, freqncia cardaca, basquetebol.

ABSTRACT
ABSTRACT

In the recent years, it has been registered an increasing participation of children and teenagers that take up the sports pratice: a modality that has been pointing out is basketball. In the Sports context, a relevant point leads to the intensity of effort that these players are put through during the games. Thus, the present work had as its aim to acknowledge the heartbeat behavior (HB) during the moves of attach and deffense in the games of the classification of the male Paulista Championship of Basketball 15 years old players. From this descriptive observational perspective, the collecting of the data was done with twelve players of the 22 de Agosto Club team of Araraquara, Brazil. A monitor of heart rate ( Polar Sport Tester ) was used to register the heartbeats and, a video camera to analyse moves. Collected data were kept in computer, producing the information in a descriptive way, through graphics and tables of the measures of centrality and dispersion. Statistical analysis was achieved by tests of Kuskal-Wallis and Mann-Withney. In general trends, HB values were higher in attack than in defense; specifically statistical significance was observed only in the forwards. Key words: exertion, heart rate, basketball.

artigo original

R EVISTA T REINAMENTO D ESPORTIVO

19

20

BORIN, GONALVES, PADOVANI & ARAGON

1 INTRODUO
Na elaborao de programas de preparao fsica em qualquer modalidade esportiva, torna-se necessrio o estabelecimento de alguns componentes que so aplicveis ao desenvolvimento dos exerccios a serem realizados (ACSM, 1996). Nesse sentido, um dos que vem se tornando alvo destacado de estudos, tanto no patamar nacional (CERVI et al, 1989; MONTGOMERY, 1990; ROMERO & DENADAI, 1995), quanto internacional (BOYLE et al, 1994; LOAT & RODES, 1993; ANTONUTTO & DI PRAMPERO, 1995), refere-se questo da intensidade do esforo (IE) a que os praticantes esto sujeitos durante a prtica de atividades fsicas. Segundo BOUCHARD et al. (1988), IE pode ser expressa tanto em termos absolutos quanto relativos, sendo que, na primeira, refere-se a taxa de energia dissipada e freqentemente utilizada para avaliar atividades fsicas ocupacionais e em estudos epidemiolgicos, ao passo que a segunda reporta-se energia gasta de atividades expressas em porcentagem do esforo mximo individual e costumeiramente usada para descrever a intensidade em estudos fisiolgicos. Vrios parmetros fisiolgicos podem ser utilizados na sua percepo; geralmente tm-se utilizado a ventilao pulmonar, unidade metablica (METs), consumo de oxignio (VO2 mx.), depleo de substratos, freqncia cardaca, ndice de esforo percebido e limiar anaerbio (FOX & MATHEWS,1986). Dentre os indicadores citados, diversos autores como ARAUJO (1986), MCARDLE et al (1987), VOGEL et al (1994), apontam a utilizao de mtodo fcil para mensurar IE que o da freqncia cardaca (FC). Estudos utilizando esta medida como controle de esforo foram feitos por DE ROANNE et al (1971) em jogadores de futebol; NERY et al (1994)

em alunos de natao; BOYLE et al (1994) em atletas de hquei e POTTEIGER & EVANS (1995) em corredores de elite. Particularmente no basquetebol, alguns estudos utilizando esta metodologia procuraram gerar maiores informaes sobre a modalidade. No feminino, atletas em nvel escolar foram estudadas por KERR (1968), McARDLE et al (1971) e HIGGS et al (1982); j no masculino, RAMSEY et al (1970), NAUGHTON & CARLSON (1990) e McINNES et al (1995), monitoraram a resposta cardaca de atletas colegiais durante competies. Nesse sentido, destaca-se que, na maioria dos estudos apresentados, a resposta cardaca analisada de maneira contnua, sem considerar as aes caractersticas da modalidade, tanto nos movimentos defensivos quanto ofensivos. Ponto este de importncia fundamental na elaborao de treinamentos tanto para o sistema de defesa quanto para o de ataque. A partir do exposto, o presente trabalho teve como objetivo, conhecer o comportamento da freqncia cardaca nas trs posies do basquetebol, durante aes de defesa e ataque, ao longo das disputas do turno da fase de classificao de campeonato paulista.

2 METODOLOGIA
As unidades observacionais estudadas constituiram-se de doze atletas do sexo masculino, pertencentes equipe do Clube 22 de Agosto/ Fundesport de Araraquara, participante do Campeonato Paulista de Basquetebol, verso 1996, evento promovido pela Federao Paulista de Basquetebol, na categoria infanto-juvenil (nascidos em 1980). As caractersticas dos atletas so sumarizadas na tabela 1. O certame contou com a participao de doze equipes, divididas em dois grupos de seis, disputando o ttulo de campeo em fases classificatria (turno e returno); semi-final (turno e returno) e final (quadrangular).

R EVISTA T REINAMENTO D ESPORTIVO

21

Para efeito de anlise das partidas, observouse o turno da fase de classificao, compreendendo o perodo de abril a junho de 1996, durante o qual a equipe em questo disputou cinco partidas, uma contra cada participante do seu grupo. A intensidade do esforo a que cada jogador submeteu-se foi mensurada por monitor de FC - Polar Sport Tester, adaptando-se a unidade transmissora no trax e a receptora na regio abdominal. Esta ltima foi ajustada para efetuar registros a cada 5 segundos e todos os atletas estavam familiarizados com o procedimento. Cabe ressaltar que, em todas as partidas, os doze atletas estavam monitorizados com o equipamento. Em relao s informaes referentes aos atletas estudados na execuo dos diversos tipos de fundamentos, adotou-se, como critrio de anlise, todo o conjunto de dados - pool, sendo estes separados por posio e no efetuado de maneira individual. Quanto aos gestos desportivos, seguiu-se classificao de Ferreira, De Rose Junior (1987) - Sada Rpida, Parada Brusca, Drible Baixo, Drible Alto, Drible em Velocidade com Mudana de Direo, Bandeja, Jump, Lance Livre, Rebote Defesa e Rebote de Ataque. Utilizou-se para anlise das aes de defesa o rebote defensivo e para ataque os demais tipos de fundamentos. Com vistas a consecusso dos objetivos formulados, montou-se banco de dados em programa computacional em dBase III (JONES, 1986) e para anlise inferncial empregou-se SAEG - 5.0 (EUCLYDES, 1987). O estudo da comparao da FC nas diferentes posies e aes, foi realizado atravs da tcnica no paramtrica de Kruskal-Wallis e Mann-Withney, respectivamente (NORMAN & STREINER, 1994). Todas as discusses foram realizadas no nvel de 5% de significncia.

3 RESULTADOS
Em consonncia com os objetivos propostos, as tabelas 2 e 3 apresentam exploratriamente as medidas descritivas da freqncia cardaca dos atletas nas trs posies na situao de estudo, no Rebote Defensivo e no Jump, tornados como fundamentos descritores da Defesa e do Ataque. Nota-se ausncia de diferenas significativas nos resultados dos testes (1,91 e 3,38, respectivamente). As medidas descritivas da mesma varivel por defesa e ataque so apresentadas nas tabelas 4, 5 e 6, segundo se refiram a armador, ala e piv, obtendo-se significncia estatstica apenas nos valores relativos segunda posio, com p < 0,01.

4 DISCUSSO
Atualmente, buscam-se melhores rendimentos dentro da preparao desportiva e qualquer modalidade solicita, cada vez mais, a realizao de trabalhos especficos, sendo necessrio, para isso, noes das vrias reas que compem a totalidade do treinamento, com propsito de propiciar aos atletas desenvolvimento equilibrado e harmonioso. Particularmente no mbito do basquetebol, apesar de ser considerado esporte acclico e desenvolvido atravs do conjunto de aes rpidas, dinmicas e consecutivas, na passagem do sistema de defesa para o ataque e vice-versa - chamado de transio -, o conhecimento de informaes isoladas como nmero de gestos efetuados, distncia percorrida, gasto energtico, freqncia, durao e intensidade da atividade, entre outras, so de suma importncia para tcnicos e preparadores fsicos na elaborao de programas de treinamentos. De fato, os dados descritivos deste estudo apontam valores da IE obtidos atravs da FC nos diferentes tipos de fundamentos realizados, com ampla variabilidade: percebe-se, pela oscilao dos resultados o dinamismo das aes do jogo de basquetebol, com variaes de valores nos diferentes gestos. Relatos de vrios estudos

22

BORIN, GONALVES, PADOVANI & ARAGON

(McARDLE et al, 1987) pontuam a necessidade de o trabalho a ser desenvolvido durante os treinamentos, principalmente na etapa competitiva, receber estmulos o mais prximo possvel caractersticos da especificidade do desporto, objetivando assim, desencadear adaptaes especficas tanto a nvel crdio-respiratrio quanto neuro-muscular. Outro ponto fundamental de contribuio ao treinamento desportivo volta-se classificao da zona de intensidade a que praticantes de basquetebol so submetidos durante as partidas. KOKUBUN & DANIEL (1992), com atletas femininas de elite, buscaram traar perfil da atividade e a relao com o metabolismo predominante em partidas de basquetebol, atravs do lactato sangneo: os resultados destacam que, ao longo da durao de uma partida, os perodos de atividade intensa so curtos e os de atividade leve so longos, com maior distribuio do sistema anaerbico altico de energia. Procurando caracterizar o ciclo de energia predominante na modalidade, GUYTON (1988) aponta para os sistemas do fosfageno e glicognio-cido lctico. Mais detalhadamente, FOX & MATHEWS (1986) mostram que 85 % da energia exigida no basquetebol foram encontrados atravs do esgotamento de adenosina trifosfato e creatina fosfato e 15 % gliclise. Nesse sentido, observa-se no presente trabalho que, associando-se os percentis do 25 ao 75 classificao de ZAKHAROV (1992), nas trs posies e em ambas as aes, h predomnio do percentil 25 ao 50 na zona de intensidade mista (aerbia/anaerbia) e do 50 ao 75, na anaerbia glicoltica. Isto significa dizer que o metabolismo aerbio, apesar da pequena participao, torna-se importante, pois dados da literatura (FOX & MATHEWS, 1986) indicam a necessidade, para trabalhos intermitentes, de o atleta possuir valores considerveis do componente aerbico. Desse modo, viabiliza-se que, nos momentos de baixa intensidade, a ressntese dos estoques energticos seja feita de maneira rpida e eficiente, assim como na remoo e utilizao do lactato.

Em relao aos dados coletados e apresentados com significncia estatstica para os alas com comportamento diferenciado em relao s demais posies, de fato, estudos feitos por COLLI & FAINA (1987) e BRANDO (1992), objetivando quantificar os esforos dos atletas em relao s distncias percorridas e intensidade de movimentao, por posio, mostraram que so eles os mais exigidos nas partidas, pois percorrem maior distncia (em mdia 6 Km) e predominncia da corrida lenta nos deslocamentos. Realmente quanto s funes exercidas pelos atletas durante as partidas, lembra MORENO (1987), os armadores distinguem-se pela elaborao das jogadas, os pivs predominam nos rebotes e os alas exercem papel importante no desenvolvimento das aes tanto defensivas quanto ofensivas: destacados na marcao, consequentemente, dependendo do sistema defensivo utilizado, sero responsveis pelos jogadores de melhor ataque adversrio. Por outro lado, nas aes ofensivas, so os responsveis pelo maior nmero de aes finalizadoras cesta (arremessos e bandejas), devendo receber ateno nos sistemas defensivos de seus adversrios. Inferese, assim, que os jogadores que desempenham as tarefas desta ltima posio devem possuir considervel condio fsica, para suprir as necessidades advindas dos fundamentos de defesa e ataque. Corroborativamente, indica a tabela 1 que, no presente trabalho, a maioria dos alas coloca-se na classificao boa e dois na excelente, nos teste realizados.

5 AGRADECIMENTOS
Os Professores Doutores Roberto Rodrigues Paes (FEF/UNICAMP) e Djalma Carvalho Moreira Filho (FCM/ UNICAMP) contriburam substancialmente na discusso de todo estudo, bem como a Federao Paulista de Basquetebol, os atletas, comisso tcnica e diretoria do Clube 22 de Agosto/Araraquara autorizaram e viabilizaram a realizao deste trabalho. Intensity of effort in Basketball athletes, according to defense and attack actions: study from an infantile-juvenile team of the State of So Paulo Championship of 1996.

R EVISTA T REINAMENTO D ESPORTIVO


Tabela 1 Caractersticas fsicas, posio e desempenho no teste de potncia aerbia dos atletas estudados.

23

Atletas
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 MDIA DESVIOPADRO

Posio
ALA ARMADOR ALA PIV PIV ARMADOR PIV ALA PIV ARMADOR ALA ALA -

Peso (Kg)
65,5 79,0 79,0 83,5 88,0 69,0 82,0 72,5 89,0 63,5 74,0 60,0 75,4 9,5

Distncia FC Mxima Estatura VO2Mximo Classificao Percorrida Atingida (cm) (ml/Kg/min) (m) (bpm)
183 173 186 194 195 171 193 178 192 174 186 173 183,1 9,1 2750 2420 2850 2420 2800 2650 2420 2650 2450 2650 2440 3570 2672,5 324,1 192 204 192 202 191 195 182 194 191 197 195 201 194,6 5,9 50,0 42,7 52,2 42,7 51,1 47,7 42,7 47,7 43,3 47,7 43,1 68,2 48,2 7,2 BOA BOA EXCELENTE BOA BOA BOA BOA BOA BOA BOA BOA EXCELENTE -

Tabela 2 Medidas descritivas da freqncia cardaca no tipo de fundamento. Rebote Defensivo segundo posies e resultado do teste estatstico.

Medidas Descritivas
No. Observaes Valor Mnimo Percentil 25 Percentil 50 Percentil 75 Valor Mximo Resultado do teste

Posies Armador
16 146,0 168,0 180,0 192,0 198,0 1,91 (P>0,05)

Ala
60 125,0 158,0 170,0 190,0 205,0 Armador =

Piv
58 97,0 163,0 176,0 188,0 212,0 Ala = Piv

Tabela 3 Medidas descritivas da freqncia cardaca no tipo de fundamento. Jump segundo posies e resultado do teste estatstico.

Medidas Descritivas
No. Observaes Valor Mnimo Percentil 25 Percentil 50 Percentil 75 Valor Mximo Resultado do teste

Posies Armador
29 159,0 178,0 192,0 197,0 206,0 3,38 (P>0,05)

Ala
144 129,0 166,0 180,0 195,0 207,0 Armador =

Piv
62 142,0 173,0 180,0 192,0 213,0 Ala = Piv

24

BORIN, GONALVES, PADOVANI & ARAGON

Tabela 4 Medidas descritivas da freqncia cardaca na posio de armador segundo aes de defesa e ataque e resultado do teste estatstico.

Medidas Descritivas Defesa


No. Observaes Valor mnimo Percentil 25 Percentil 50 Percentil 75 Valor Mximo Resultado do teste 16 146,0 168,0 180,0 192,0 198,0 0,80

Aes Ataque
397 107,0 170,0 184,0 195,0 209,0 (P>0,05) Defesa = Ataque

Tabela 5 Medidas descritivas da freqncia cardaca na posio de ala segundo aes de defesa e ataque e resultado do teste estatstico.

Medidas Descritivas Defesa


No. Observaes Valor mnimo Percentil 25 Percentil 50 Percentil 75 Valor Mximo Resultado do teste 60 125,0 158,0 170,0 190,0 205,0 2,36

Aes Ataque
600 124,0 165,0 178,0 192,0 219,0 (P< 0,01) Defesa Ataque

Tabela 6 Medidas descritivas da freqncia cardaca na posio de piv segundo aes de defesa e ataque e resultado do teste estatstico.

Medidas Descritivas Defesa


No. Observaes Valor mnimo Percentil 25 Percentil 50 Percentil 75 Valor Mximo Resultado do teste 58 97,0 163,0 176,0 188,0 212,0 1,91

Aes Ataque
265 111,0 168,0 180,0 195,0 213,0 (P> 0,05) Defesa = Ataque

R EVISTA T REINAMENTO D ESPORTIVO

25

6- BIBLIOGRAFIA
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE - ACSM. Teste de Esforo e Prescrio de Exerccio. 4. ed., Rio de Janeiro: Revinter, 1996. ANTONUTTO, G. & DI PRAMPERO, P. The concept of lactate threshold: a short reviw. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. v.35, no. 01, mar, p. 06-12, 1995. ARAUJO, C. G. S. Fisiologia do exerccio. Em: Ergometria & Cardiologia Desportiva. ARAJO, W. B. de, Rio de Janeiro: Medsi, 1986. BOUCHARD, C. et al. Exercise, fitness, and health: a consensus of current knowledge.Champaign: Human Kinetics, 1988. BOYLE, P. M. et al. The competitive demands of elite male field hockey. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. v.34, no.03, sep, p. 235241, 1994. BRANDO, E. Caracterizao estrutural dos parmetros de esforo no jovem basquetebolista. Revista Horizonte. no. 52, 1992. CERVI, E. C. et al. Influncia do tipo e intensidade de treinamento sobre parmetros cardiovasculares e bioqumico-energticos sanguneos de indivduos sadios submetidos ao exerccio fsico extenuante em esteira ergomtrica. Revista Brasileira de Cincia e Movimento. v.03, no. 01, jan, p. 17-25, 1989. COLLI, R. & FAINA, M. Investigation sobre el rendimento em el basket. Revista de Entrenamiento Deportivo. v. 01, no. 03, p 03-10, 1987. DE ROANNE, R. et al. Controle physiologique du jouer de football em comptition. Sport. v. 14, no. 02, p.54, 1971. EUCLYDES, R.F. Sistema para anlises estatsticas e genticas - SAEG - 5.0. Guia de uso resumido, Viosa, Fundao Arthur Bernardes, 82p. 1987. FERREIRA, A. E. X. & DE ROSE JR., D. Basquetebol: tcnicas e tticas: uma abordagem didtica-pedaggica. So Paulo: EPU, 1987. FOX, E. & MATHEWS, D. K. Bases fisiolgicas da educao fsica e dos desportos. 3 ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. GUYTON, A. C. Fisiologia Humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. HIGGS, S.L. et al. The importance of VO2 mx. in performance of a basketball game-simulated work task (abstract). Canadian Journal of Applied Sports Science. no. 07, p.237, 1982. JONES, E. dBase III: guia do usurio. So Paulo: McGraw Hill, 1986. KERR, F.B. An investigation of the relationship between the cardiac cost during a basketball game and the performance of selected basketball skills apud McINNES, S.E. et al. The physiological load imposed on basketball players during competition. Journal of Sports Science. n. 13, 1995, p. 387-397. KOKUBUN, E. & DANIEL, J.F.. Relao entre a intensidade e durao das atividades em partida de basquetebol com as capacidades aerbia e anaerbia: estudo pelo lactato sanguneo. Revista Paulista de Educao Fsica. v.06, n. 02, p.37-46, 1992. LOAT, C.E.R. & RHODES, E.C. Relationship between the lactate and ventilatory thresholds during prolonged exercise. Sports Medicine. v.15, no.02, p.104-115, 1993. McARDLE, W. D. et al. Fisiologia do Exerccio: energia, nutrio e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. McARDLE, W.D. et al. Aerobic capacity, heart rate and stimated energy cost during womens competitive basketball. Research Quarterly for Exercise and Sport. v. 42, no. 02, p.178-186, 1971. McINNES, S.E. et al. The physiological load imposed on basketball players during competition. Journal of Sports Sciences. no. 13, p. 387-397, 1995. MONTGOMERY, D. O papel do lactato em exerccios e performance desportiva. Revista Brasileira Cincia e Movimento. v. 04, no. 02., abr, p. 32-50, 1990. MORENO. J.H. La preparacin fsica especfica del jugador de bsquetbol: Quantification de los parmetros que determinam el tipo de esfuerzo solicitado. Stadium. no. 14, ago, 1987.

26

BORIN, GONALVES, PADOVANI & ARAGON

NAUGHTON, G. & CARLSON, J. Intensity of sports participation in circumpubertal children. Pediatric exercise science. v.02, p.57-64, 1990. NERY, H. J. et al. O controle da intensidade durante a atividade fsica atravs da freqncia cardaca. Revista de Educao Fsica/ U.E.M. v. 05, no. 01, out, p. 51-54, 1994. NORMAN, G.R. & STREINER,D.L. Biostatistics - The Bare Essentials. Mosby-Year Book, St. Louis. 260p., 1994. POTTEIGER, J.A. & EVANS, B.W. Using heart rate and ratings of perceived exertion to monitor intensity in runners. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. v. 35, no. 03, sep, p. 181-186, 1995. RAMSEY, J.D. et al. Heart rate recovery during a college basketball game. Research Quarterly for Exercise and Sport. v. 41, no. 04, dez, p.528-535, 1970. ROMERO, A. C. & DENADAI, B.S. Relao entre freqncia cardaca e lactato durante a ginstica aerbica de baixo impacto e o step. Revista Brasileira de Atividade Fsica e Sade. v. 01, no. 01, p. 03-08, 1995. VOGEL, J. A. et al. Consideraes ambientais no teste de esforo e treinamento. IN: Prova de esforo e prescrio de exerccio. American College of Sports Medicine. Rio de Janeiro: Revinter, 1994. ZAKHAROV, A. Cincia do Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992.

ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA: Joo Paulo Borin


Rua Voluntrios da Ptria, 4000 - CEP 14802-205 Araraquara SP e-mail: jp.borin@sunrise.com.br

Vous aimerez peut-être aussi