Vous êtes sur la page 1sur 56

UNIVERSIDADE DE SO PAULO INSTITUTO OCEANOGRFICO

CURSO DE PS- GRADUAO EM OCEANOGRAFIA FSICA IOF 5850 -1 OCEANOGRAFIA FSICA OBSERVACIONAL

PROF. DR. ILSON CARLOS ALMEIDA DA SILVEIRA PROF. DR. BELMIRO MENDES DE CASTRO FILHO

ELABORAO PROFa. SUELI SUSANA DE GODOI

So Paulo maro de 2000

1- INTRODUO

O objetivo do oceangrafo fsico obter uma descrio quantitativa e sistemtica das caractersticas das guas do oceano e de seus movimentos. Para tanto, teoria e observao devem caminhar juntas para que os erros decorrentes de cada uma sejam minimizados. Uma teoria simplesmente uma explicao baseada na observao, medida e fundamentos. Uma observao de qualidade possibilita fornecer informaes para o desenvolvimento de novas teorias; consequentemente, novas teorias sugerem melhores formas de efetuar observaes. Em Oceanografia , os navios, plataformas e bias atuam como base para a instalao e ou operao dos instrumentos destinados s medies. Estes instrumentos so usados, por exemplo, para medir as propriedades da gua do mar como temperatura e salinidade na coluna de gua, correntes, mars, ondas e tambm as propriedades do ar sobre os oceanos. A presente apostila tem por finalidade introduzir alguns aspectos bsicos relacionados com a intrumentao oceanogrfica, destinada s medies de propriedades da gua do mar tais como, temperatura, salinidade, presso , correntes e nvel do mar A seguir feita uma breve descrio das caractersticas de alguns instrumentos associados as propriedades de medio. So colocados tambm alguns aspectos relacionados com esquemas de fundeio de equipamentos. dado enfoque no s ao princpio de funcionamento dos equipamentos e mtodos de coletas, m tambm a sua evoluo e as limitaes de uso prtico. Algumas consideraes gerais so feitas abordando os seguintes aspectos: 2 - Hidrografia 2.1 - Instrumentos para Medio Discreta de Temperatura e Salinidade 2.1.1 - Garrafas de coleta de gua Garrafas de Nansen Garrafas de Niskin 2.1.2 -Termmetros de Reverso Termmetros de reverso de mercrio e digital 2.1.3 - Salinmetros Salinmetro Indutivo AUTOSAL 2

2.2 - Instrumentos para Medio Contnua de Temperatura e Salinidade 2.2.1 - BT Batitermgrafo 2.2.2 - XBT Batitermgrafo Descartvel 2.2.3 - CTD Conductivity, Temperature and Depth Perfilador de condutividade e temperatura em funo da profundidade 2.3 - Rosette 3 - Calibrao dos sensores de temperatura e salinidade 4 - Velocidade 4.1 - Instrumentos para Medio de Velocidade 4.1.1 - Instrumentos com rotores 4.1.2 - Instrumentos com sensores eletromagnticos 4.1.3 - Instrumentos com sensores acsticos 5 - Nvel do mar 5.1 Margrafo / Ondgrafo

2 - H IDROGRAFIA O levantameno hidrogrfico de uma regio consiste em obter informaes sobre as propriedades fsico/qumica da gua do mar. A regio de estudo amostrada, geralmente, em radiais compostas por estaes oceanogrficas, cujo espaamento escolhido em funo do fenmeno de interesse. Em cada estao oceanogrfica obtm-se perfis verticais das propriedades de interesse para o estudo. Com isso, se vrias radiais forem realizadas possvel conhecer as caractersticas da regio em uma viso tri-dimensional. Normalmente, so realizados cruzeiros oceanogrficos em diferentes pocas do ano, com a finalidade de observar as variaes sazonais das propriedades. Uma das tcnicas de amostragem em hidrografia consiste em utilizar garrafas de coleta de gua, tais como, Nansen ou Niskin, equipadas com termmetros de reverso. O CTD Conductivity Temperature and Depth um perfilador de condutividade e temperatura em funo da profundidade. Este equipamento permite que as informaes sejam obtidas em tempo reduzido. No primeiro caso, a amostragem da coluna de gua feita em profundidades padro espaadas de tal forma a monitorar com maior resoluo zonas de maior estratificao, como a termoclina principal. No segundo caso, o uso do CTD possibilita obter um perfil vertical dos parmetros de estado da gua do mar quase que contnuo, como ser visto na descrio das caractersticas deste instrumento. Entretanto, recomenda-se que para efeitos de calibrao dos dados deste instrumento sejam usadas simultaneamente medies efetuadas, por exemplo, por garrafas de Niskin. Na sequncia so apresentadas algumas caractersticas desses ins trumentos.

2.1 Instrumentos para Medio Discreta de Temperatura e Salinidade 2.1.1 - Garrafas de amostra de gua Garrafa de Nansen A garrafa de Nansen usada para coleta de gua do mar ; simultaneametne, a medio da temperatura in situ pode ser efetuada por termmetros de reverso acoplados s garrafas. As primeiras garrafas de Nansen foram construdas em metal (Fig. 2.1 a). Conforme ilustra a Figura 2.1 a , apresentam formato tubular com comprimento de aproximadamente 50 cm e 10 cm de dimetro.Suas extremidades possuem vlvulas, as quais so acionadas por um dispositivo mecnico enviado da superfcie, permitindo a reteno do volume de gua contido no interior da garrafa.

O processo inicial de lanamento consiste em conectar as garrafas ao cabo de um guincho oceanogrfico, em posies pr determinadas. Um ponto a notar que, a estrutura vertical das propriedades ocenicas variam mais bruscamente nas camadas superficiais. Portanto, nestas camadas recomendvel que se tenha um menor espaamento entre as garrafas. Em regies mais profundas, onde as mudanas das propriedades so bem menores o espaamento pode ser aumentado. As profundidades de amostragem tradicionalmente usadas em Oceanografia Fsica so 10, 20, 30, 50, 75, 100, 150, 200, 300, 400, e 500 metros para amostragens em guas rasas, e em 600, 700, 800, 1000, 1200, 1500, 2000, 2500, 3000, 4000,..., metros para amostragens em guas profunda e de fundo. No caso de anlises qumicas especficas, como de metais, deve-se optar por garrafas construdas com materiais inertes, como o policarbonato. Este tipo de garrafa de Nansen est ilustrado na Figura 2.1b. Estas garrafas possuem uma vlvula para equilibrar a presso pois, uma vez as garrafas fechadas em altas profundidades, estas sofrem uma certa expanso ao serem iadas para bordo.

(b) (a)

Figura 2. 1 - (a) Garrafa de Nansen de metal (b) Garrafa de Nansen material sinttico ( Fonte: LIO - USP/ Foto:Pimenta ) (c) Garrafa de Nansen sendo liberada por um mensageiro: antes da inverso; durante e aps a inverso. (Fonte: Neumann and Pierson, 1966) (c)

Uma vez lanado todo o cabo, com as garrafas todas armadas, posicionadas nas profundidades especficas (abertas, com os termmetros de reverso posicionados e mensageiros presos base), pode-se iniciar o processo de fechamento das garrafas. recomendvel que se considere um tempo de ajuste da ordem de 2 3 minutos para o equilbrio trmico do equipamento. Uma garrafa de Nansen equipada com termmetros de reverso est representada na Figura 2.1c. O esquema mostra a garrafa presa em um cabo antes da inverso, durante a inverso e aps a inverso. O acionamento da garrafa de Nansen efetuado pelo operador a partir da superfcie. Um peso de metal, denominado mensageiro, preso ao cabo e liberado para deslizar pelo mesmo (Fig. 2.1 c ). Este mensageiro faz com que a garrafa de Nansen seja liberada e invertida. Assim que a primeira garrafa invertida, um segundo mensage iro liberado indo deslizando em direo a segunda garrafa e invertendo-a . Esta segunda garrafa de Nansen ento libera o terceiro mensageiro indo liberar a prxima e assim sucessivamente. Assim que a garrafa de Nansen inverte, esta se fecha coletando ento a amostra de gua em uma dada profundidade e registrando a temperatura in situ , atravs do uso de termmetros de reverso.A amostra de gua coletada pela garrafa permite estimar, dentre outras propriedades, a salinidade da gua do mar atravs de salinmetros indutivos, por exemplo. Garrafa de Niskin A garrafa de Niskin possui a mesma funo da garrafa de Nansen. A configurao desta garrafa pode ser observada na Figura 2.2. Nota-se que esta garrafa possui duas tampas nas suas extremidades que so ligadas uma a outra por meio de um elstico, o qual passa pelo interior da mesma. Os termmetros ficam alocados em um estojo junto a garrafa, s que sua reverso ocorre pela rotao de seu dispositivo de apoio ( Fig. 2.2 ). Estas garrafas possuem uma grande variedade de volume, entre 1,2 e 30 litros, e so feitas de material inerte, como policarbonato. Tambm possuem vlvulas de presso e torneiras para retirar a amostra de gua. Ainda, podem ser utilizadas tanto em cabos ligados guinchos isoladamente, quanto em equipamentos denominados de Rosettes.

Fig. 2. 2 Garrafa de Niskin. Observar receptculo giratrio dos termmetros (Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta)

Pelo uso da Rosette, a ser discutida posteriormente, vrias garrafas de Niskin podem ser lanadas simultaneamente, otimizando desta forma o tempo de amostragem da coluna de gua. Neste caso, o fechamento da garrafa comandado da superfcie eletronicamente. Este equipamento permite o acoplamento simultneo de um CTD junto ao cabo de lanamento, como ser ilustrado no decorrer do texto. 2.1.2 - Termmetros de Reverso Termmetros de reverso de mercrio Termmetros de reverso foram desenvolvidos especialmente para uso em oceanografia, por Negretti & Zambra em 1874, em Londres, e aperfeioados na Alemanha na dcada seguinte. A preciso destes instrumentos chegam a 0,01 0 C (Neumann and Pierson, 1966 ) . Estes termmetros se constituem de um sistema termomtrico, que utiliza a dilatao diferencial mercrio- vidro para medir a temperatura da gua do mar. Os detalhes da construo de termmetros oceanogrficos podem ser observados na Figura 2.3, esquerda o termmetro de reverso protegido e direita o termmetro de reverso desprotegido. O primeiro fornece a t mperatura in situ da gua do mar e o segundo e fornece a profundidade termomtrica. Na Figura 2.3 os termmetros esto na posio quando iados superfcie. O esquema mostra um detalhe do capilar do termmetro na parte do apndice. Na posio de medio o termmetro de reverso funciona como um termmetro comum, com a coluna de mercrio do tubo capilar atingindo um comprimento que depende da temperatura. Depois de atingido o equilbrio trmico, o que ocorre em um perodo de 30 segundos a um minuto, o processo de inverso das garrafas faz com que o termmetro gire em 1800 . Nesta etapa, a coluna de mercrio separa-se do capilar, na posio denominada apndice, fluindo para a sua extremidade oposta e indicando desta forma a temperatura in situ ( T ). Tecendo alguns comentrios quanto a correo dos valores de temperatura in situ (T), baseado em Miranda (1998). Primeiramente, a leitura da temperatura in situ (T) efetuada pelo uso de uma lupa tica no laboratrio do navio. Como esta leitura efetuada uma temperatura ambiente t, a dilatao ou contrao trmica do sistema termomtrico far com que a coluna de mercrio passe da indicao T para um valor T ', em decorrncia da variao da temperatura ambiente de T para t. Este valor da temperatura ambiente, na qual a leitura T ' efetuada, medida por um termmetro comum denominado termmetro auxiliar, localizado ao lado do termmetro de reverso. Prosseguindo, as leituras efetuadas por estes termmetros devem ser corrigidas devido aos erros decorrentes da dilatao diferencial do sistema termomtrico mercrio-vidro (? T) e ndice I. Correo do ndice I necessria devido as imperfeies do dimetro ao longo do tubo capilar e efeitos decorrentes do envelhecimento do sistema termomtrico. Esta correo determinada experimentalmente pelo fabricante do instrumento. A aferio feita pela comparao com um termmetro padro. Cada termmetro possui um certificado de aferio. Importncia dessas correes que os trabalhos em oceanografia requerem uma preciso de 0.02 0 C , na camada superior do oceano e 0.001 0 C em regies 7

profundas e altas latitudes. Os instrumentos de mercrio, embora sejam um dos mais antigos utilizados em Oceanografia, so ainda usados atualmente para a medio da temperatura da gua do mar. Estes instrumentos so utilizados, tambm, na comparao e correo de valores obtidos com sensores mais sofisticados, tais como termistores e termmetros de platina A seguir so apresentadas as principais frmulas de correo para os termmetros de reverso protegido e desprotegido, baseado em Miranda (1998). Definindo primeiramente: T T t I ?T V0 VT Vt ? Hg ?v temperatura in situ leitura do termmetro de reverso no laboratrio temperatura do termmetro auxiliar ndice de correo experimental correo da dilatao volumtrica volume de mercrio separado no bulbo termomtrico a 00 C volume de mercrio separado no bulbo termomtrico quando da reverso e medio de T volume de mercrio contido no bulbo termomtrico a temperatura de leitura t. coeficiente de expanso volumtrica do mercrio coeficiente de expanso volumtrica do vidro inverso do coeficiente de expanso volumtrica diferencial do sistema termomtrico

K = ( ? Hg - ? v ) -1

Entre as quantidades acima definidas, I, V0 e K so dadas pelo fabricante no Certificado do termmetro. Os volumes V0 , VT e Vt so expressos em unidade de 0 C , visto que so proporcionais ao comprimento da coluna de mercrio no tubo capilar.

Termmetro protegido Segundo Miranda (1998) e Keyte ( 1965) segue-se que a temperatura in situ T dada em funo de uma leitura T, de acordo com a seguinte equao: T = T + ? T + I Primeiramente, assume-se que a correo experimental I tenha sido adicionada algebricamente a T e portanto, ? T = T T E aps uma srie de consideraes e manipulaes algbricas obtm-se a seguinte expresso deduzida por Hansen ( 1934) : + T ) (T t )] [ K ( T + V 0 ) ( T- t ) ] -1 8

?T = [( V

Termmetro desprotegido A correo do comprimento do cabo lanado e consequente estimativa da profundidade termomtrica ( z T ) realizada atravs da utilizao do termmetro desprotegido. Definindo T = Tn T = Tn temperatura corrigida do termmetro desprotegido leitura do termmetro desprotegido no laboratrio

Analogamente, ?T = T n - Tn Da mesma forma, atravs de uma srie de consideraes e manipulaes algbricas obtmse a seguinte frmula deduzida por Keyte (1965): ? T = [ ( V 0 + Tn ) ( T t ) ] [ K ( T - t ) ] - 1

De acordo com Miranda (1998) , a frmula para a estimativa de ( z que o oceano essencialmente hidrosttico : ? onde: ? g p z densidade acelerao da gravidade presso profundidade
-1

parte do princpio

?p/?z =-g

A variao da presso entre a superfcie e a de um ponto profundidade z : ?p = ? g ?z A estimativa de ?p feita por : ?p = 1 0 ( T n - T ) Q 1 onde: Q coeficiente de compressibilidade do termmetro no protegido ( o C Kgf -1 cm
-2

) 9

Entretanto, historicamente ?p = ? g ?z 10 4 dinas cm 2 onde ? [ cgs] g [ SI ] ? z [ SI ] como 1 dbar = 10 5 dinas cm -2 ?p = ? g ?z 10 1 dbar e ?p ?z numericamente

Assim, combinando as equaes hidrosttica e de correo, tem-se : 1 0 ( T n - T ) Q 1 = ? g ?z 10 1

?z = z

= 1 0 ( T n - T ) Q -1 ? -1 m entre 200 e 1000 m para profundidades maiores que 1000 m

Preciso : +/- 5 m 0,5%

Termmetros de reverso digitais Com a finalidade de apresentar algumas caractersticas dos termmetros de reverso digitais ser tomado como exemplo o tipo RTM 4002 (Fig.2.4). Este termmetro tem as mesmas caractersticas do termmetro de reverso clssico, mas com algumas vantagens conforme consta em seu Manual de Instrues (SIS, s.d.) O valor lido no visor o valor real da amostra, e no necessrio avaliar o valor real sob consideraes de um termmetro secundrio. Leitura do valor com preciso mxima no necessita de lupa tica. O valor da amostra protegido contra indesejveis inverses posteriores. Um instrumento com um intervalo entre - 2 0C e 40 0C substitui um conjunto de termmetros de reverso de mercrio de alta preciso.

O RTM 4002 atua em um intervalo de profundidade superior a 10 000 metros. O compartimento de presso feito de um tubo de vidro selado em suas extremidades por uma tampa de metal. Um lado contm o sensor de platina e no outro est o compartimento da bateria. A preciso destes termmetros de aproximadamente 0.015 o C entre 20o e 40o C e de 0.005o C para temperaturas medidas no intervalo de 2o C a 20o C. 10

O instrumento acionado por um interruptor magntico programado para operar seqencialmente nos modos "HOLD", "CONT" & "SAMP" ( Miranda, 1998) : Modo HOLD : ativado por um simples acionamento da chave magntica. O mostrador indica digitalmente o ltimo valor amostrado e depois de 10 segundos o instrumento desliga automaticamente. Modo CONT: ativado magneticamente aps o modo HOLD. Neste modo, o instrumento registra a temperatura por 60 segundos, indicando o seu valor digitalmente no mostrador. Depois desse intervalo de tempo o mesmo desliga automaticamente, e o ltimo valor registrado na memria. Modo SAMP : Este modo acionado seqencialmente aps o modo CONT . Este modo prepara o instrumento para medir a temperatura quando da inverso do termmetro. Portanto, neste modo o instrumento estar operando como um termmetro de reverso e quando for revertido e permanecer por mais de 10 segundos nessa posio, um valor de temperatura ser registrado na memria do instrumento.

11

Fig. 2.3 a Detalhes da construo de termmetros de reverso mercrio (Fonte: Neumann and Pierson, 1966) 12

Depois de ter registrado um valor de temperatura durante a reverso, o modo HOLDpermite a leitura do valor registrado sem possibilitar a ativao do modo CONT. Logo, qualquer valor registrado quando da reverso permanece protegido contra eventuais tentativas de apag- lo da memria. O instrumento tem dois elementos operacionais: a) Uma chave magntica ativada passando sobre esta uma pequena barra magntica, a qual acompanha o instrumento. b) Uma chave interna de mercrio ativada pela reverso do instrumento. Observar que necessita-se um tempo de pelo menos 1 segundo entre dois acionamentos da chave magntica. O instrumento em seu modo normal , isto no invertido, tem a cabea do sensor apontada para baixo. Com a finalidade de substituir os termmetros desprotegidos clssicos, tambm foram desenvolvidos medidores digitais de presso. Estes medem a presso hidrosttica por meio de um sensor de alta preciso, com uma resoluo de 0,5% do fundo de escala. Analogamente, seus sensores operam atravs de baterias e so acio nados por chaves magnticas. Os fundos de escala mais comuns so 2 000, 6 000 e 10 000 dbar. Assume-se erros no superiores a +/- 50 dbar para fundo de escala de 10 000 dbar

13

Fig. 2.4 Termmetro de reverso eletrnico (Fonte: SIS s.d. )

14

2.1.3 Salinmetros De acordo com Miranda (1998), para os propsitos prticos da Oceanografia Fsica, a gua do mar considerada como uma soluo de apenas dois componentes: a gua pura (solvente) e a salinidade (soluto). Segundo este autor, a concentrao de sais dissolvidos nos oceanos - a salinidade - pode ser estimada atravs de medidas gravimtricas, qumicas ou pela condutividade eltrica. A medida gravimtrica de salinidade um mtodo difcil devido a evaporao de alguns sais pelo efeito de aquecimento. Medidas qumicas de salinidade, baseadas em titulao volumtrica para determinar a clorinidade, constituam o procedimento padro de medio at 1960. Entretanto, estas foram substitudas gradativamente por mtodos baseados na medio da condutividade eltrica. Uma frmula emprica usada para converter razo de condutividade, de uma amostra de gua do mar com relao a um padro, em salinidade. Salinmetro Indutivo O Salinmetro Porttil Indutivo - Modelo Beckman RS10 ( Fig.2.5 a) um aparelho que mede a razo de condutividade eltrica de uma amostra de gua, a uma temperatura conhecida. Como a condutividade dependente da temperatura, os salinmetros possuem mecanismo de controle de temperatura das amostras ou sistemas que compensam possveis variaes de temperatura entre amostras diferentes. Basicamente, todos os salinmetros so constitudos de uma clula de condutividade e ponte de condutividade. As clulas so compostas de dois torides montados num invlucro de resina plstica com geometria definida. Esse conjunto montado dentro de uma cuba de plstico transparente, que possui um sistema de agitao e um sensor de temperatura. Um sinal eltrico alternado de frequncia e intensidade constante aplicado a um dos torides, chamado de primrio, produzindo um campo eletromagntico. Este campo induz uma corrente no segundo toride, secundrio, proporcional corrente aplicada no primrio em condies padro. Quando a amostra de gua do mar colocada entre os torides, esse campo alterado e, consequentemente, a corrente induzida no secundrio modificada. A alterao desse campo proporcional a condutividade eltrica da amostra. Medindo-se a corrente no toride secundrio pode-se determinar a condutividade e, conseqentemente, a salinidade. O princpio de funcionamento da ponte de condutividade se baseia no mesmo princpio da Ponte de Wheatstone (Fig. 2.5 b). Neste tipo de circuito, quando a diferena de potencial entre os pontos A e B for nula, ( R3 R2 ) ser igual a ( R4 R1 ) e a ponte estar balanceada, com o galvanmetro ( G ) indicando valor zero. Na prtica, a ponte balanceada introduzindo-se um padro de gua do mar, com condutividade conhecida na clula , sendo este o valor de R3 . Ento varia-se R1 at que o galvanmetro marque zero.

15

Fig. 2.5 Salinmetro Porttil Indutivo (Fonte: Rosemount, Inc. 1988)

01) galvanmetro 02) seletor de modo de operao ( S e T) 03) ajuste para razo de condutividade 04) ajuste da bomba de vcuo 05) termmetro 06) cuba da amostra 07 ) torides 08) luz indicadora de que a cuba (5) est cheia 09) parafuso de fixao (6) 10) torneiras de 3 vias: fill = encher, shut = fechada, drain = esvaziar 11) stir = agitao, off = desligado fill = liga a bomba de vcuo 12) cuba para excesso de gua 13) indicador de temperatura da cuba da amostra 14) calibrao de condutividade 15) ligar o aparelho 16) luz indicadora de que o aparelho est ligado 17) fusvel 16

18) entrada de fora do aparelho 19) calibrao da temperatura de compensao 20) conector de 25 pinos

Fig. 2.5 b Ponte de Condutividade

O processo para anlise das amostras de gua do mar inicia-se pela calibrao do salinmetro, com uma ampola de gua normal padro da International Associoation of Physical Sciences of the Ocean IAPSO / Standard Seawater Service. O padro introduzido na clula e o instrumento ajustado de forma a fornecer uma leitura idntica a um valor da razo de condutividade conhecido previamente, por exemplo, 34,992 ( partes por mil ) = 0,99980. Quando a clula ento drenada e recarregada com qualquer amostra de gua do mar, o instrumento fornecer a razo entre a condutividade da amostra e a da gua normal. Esta razo convertida em salinidade com a ajuda de tabelas tais como as publicadas por UNESCO (1987) ou pelo prprio manual do instrumento. Atualmente, subrotinas computacionais SEAWATER ( Morgan,1994) tm sido usadas para proceder a converso da razo de condutividade em salinidade. Maiores detalhes quanto ao referido salinmetro pode ser encontrado em seu manual de instruo publicado por Rosemount, Inc. (1988). A seguir apresentado um roteiro do procedimento experimental para calibrao do salinmetro e an lise das amostras da gua do mar, baseado em Braga (s.d.); Ito (s.d.) e Montone (s.d.). Na sequncia, apresentada a Escala Prtica de Salinidade de 1978 para estimar salinidade atravs das leituras da razo de condutividade, via salinmetro indutivo (Miranda, 1998).

17

Procedimento Experimental

Amostragens As amostras para a Salinidade Prtica devem ser coletadas em frascos de vidro de borosilicato, com capacidade de 250 ml e com tampas que as mantenham hermticas, evitando problemas de contaminao e evaporao.Durante a coleta, lava-se o frasco com a prpria amostra trs vezes antes da coleta final.

Calibrao

O Salinmetro deve ser ligado pelo menos uma hora antes do incio da operao para estabilizao tcnica do circuito eltrico.

Roteiro: Quebrar uma das pontas da ampola de gua do mar padro e adaptar na mangueira mais curta da amostra. Colocar a torneira (10) na posio fill. Inverter a posio e quebrar a outra ponta da mesma. Deixar a cuba encher por gravidade e colocar a torneira (10) na posio shut. Ligar a agitao (boto 11 - stir) e deixar agitando por algum tempo (~30 segundos). Desligar a agitao e colocar a torneira (10) na posio drain. Repetir a mesma operao mais uma vez. Encher novamente a cuba com o restante da gua do mar padro, fechar a torneira e ligar a agitao. Ajustar o aparelho com o valor de condutividade indicado na ampola com os botes (3). Colocar o seletor (2) na posio temperatura. Com o indicador de temperatura (13) ajustar o galvanmetro na posio zero e anotar o valor da temperatura. Colocar o seletor (2) na posio salinidade. Ajustar o galvanmetro na posio zero (14) e fixar este valor no painel.

18

Antes de escoar a gua da cuba, voltar o boto (2) para a posio temperatura (evitando que o ponteiro do galvanmetro fique sob tenso no fundo de escala) e desligar a agitao. Escoar a cuba.

Anlise das amostras Encher a cuba com a amostra, agitar e escoar a gua duas vezes. Ao encher a cuba pela terceira vez, deixar a gua sob agitao, colocar (2) em temperatura e ajustar o galvanmetro em zero com o boto (13). Colocar (2) em salinidade e ajustar o galvanmetro em zero atravs dos ajustes de condutividade (3). Anotar os valores de temperatura e razo de condutividade na ficha de salinidade. Antes de escoar a cuba, girar (2) para a posio temperatura e desligar a agitao. A Escala Prtica de Salinidade EPS 78 Prtica (Sx103 ) pode ser obtida pelo seguinte

Na forma mais geral, a Salinidade polinmio (Miranda, 1998):

Sx103 = ai (R t) i/2 + S = a0 + a1 Rt1/2 + a2 Rt + a3 Rt 3/2 + a4 Rt 2 + a5 Rt 5/2 + ( t - 15) . (b0 + b1 Rt 1/2 + b2 Rt + b3 Rt 3/2 + b4 Rt 2 + b5 Rt 5/2 ) 1+ A(t-15)

onde: ttemperatura da amostra

Rt - razo entre a condutividade da amostra e o padro a uma temperatura t S correo do valor de salinidade quando a medio da razo de condutividade eltrica feita a uma temperatura diferente de 15 o C.

19

Os coeficientes ai so dados por :

a0 = a1 = a2 = a3 = a4 = a5 = ai A = 0,0162

0,0080 -0,01692 25,3851 14,0941 -7,0261 2,7081 35,000

Os coeficientes bi so dados por: b0 = b1 = b2 = b3 = b4 = b5 = bi Intervalo de validade: 2 S 42 -2 T 35 o C. A maioria dos salinmetros indutivos apresentam uma reprodutibilidade de 0.003 a 0,002x10-3 S. AUTOSAL Um outro tipo de salinmetro disponvel no LIO o salinmetro Modelo 8400 A Laboratory Salinometer - Guildline, comumente conhecido com AUTOSAL (Fig. 2.6) . O instrumento semi-porttil, semi-automtico, e usado para determinar nveis de salinidade em amostras de gua pela medida da razo de condutividade equivalente, similar ao salinmetro indutivo. 0,0005 -0,0056 -0,0066 -0,0375 0,0636 -0,0144 0,0000

20

Basicamente, o instrumento fora a passagem da gua da amostra por uma clula de condutividade, a qual efetua a medio da condutividade eltrica da amostra. A clula de condutividade contm quatro eletrodos de platina-rdio dispostos em um arranjo geomtrico especfico. Dois dos eletrodos foram a passagem de corrente eltrica, atravs da gua contida na clula . Por outro lado, os outros dois eletrodos medem a diferena de potencial na gua gerada pela passagem de corrente. Desta forma, obtm-se a condutividade da amostra de gua. Atravs de circuitos eletrnicos obtida a razo de condutividade entre amostra sob anlise e a gua normal padro, utilizada durante a padronizao do instrumento. O intervalo de amostragem encontra-se entre 0,005 e 42 partes por mil ppm (salinidade equivalente) . A exatido melhor que 0,003 ppm para 24 horas sem repadronizao. A mxima resoluo melhor que 0,0002 ppm em 35 ppm. O mximo volume da amostra requerido 100 ml incluindo o volume para lavagem da clula , aproximadamente 50 ml para uma diferena de 3 ppm entre amostras. O volume do banho 16,8 litros.A temperatura do banho selecionada desde 18 o C at 33 o C em intervalos de 3 o C com exatido de 0,02 o C , estabilidade 0,001 o C por dia. Temperaturas selecionadas devem estar entre + 4 o C (ambiente) e 2 o C (ambiente) . Escala linear da razo de condutividade apresenta 22 intervalos de 0 at 2,2 onde 2,0 corresponde gua do mar de 35 ppm . Mxima leitura 2,29999, correspondendo aproximadamente 42 ppm.

Fig. 2.6 Salinmetro AUTOSAL (Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta) 21

Com o advento tecnolgico foram desenvolvidos instrumentos oceanogrficos capazes de medir temperatura, salinidade em funo da presso, com uma resoluo mais refinada. Isto vem possibilitando obter um perfilamento refinado da estrutura vertical da coluna de gua ou seja, praticamente contnuo. A seguir, so apresentados alguma s caractersticas de tais instrumentos, como o batitermgrafo, XBT e CTD. 2.2 Instrumentos para Medio Contnua de Temperatura e Salinidade 2.2.1 Batitermgrafo O batitermgrafo ( Fig. 2.7 a ) ou simplesmente BT um equipamento mecnico, inventado por Spilhaus entre 1937-1938 (Neumann and Pierson, 1966) . Este instrumento possibilita amostrar um perfil vertical de temperatura de forma praticamente contnua.Deste modo, os registros eram efetuados com grande praticidade e baixo tempo. Atualmente, este equipamento j no to utilizado dada a evoluo da instrumentao oceanogrfica. O instrumento apresenta o formato de um torpedo com cerca de 85 cm de comprimento. Basicamente, composto por uma cabea hidrodinmica, onde preso o cabo do guincho, e aletas de direcionamento na parte posterior. O instrumento possui um carretel com um grande comprimento de tubo capilar enrolado. Esta a parte do equipamento responsvel pela medio da temperatura. Este sensor possui um problema que a relativa demora em se equilibrar com o ambiente, ou seja, este sensor possui um alto tempo de resposta s variaes de temperatura ambientais. O registro de temperatura varia entre 2 e 30 o C e profundidades at 275 metros. O BT pode ser rebocado em velocidades desde 6 at 20 ns, dependendo da profundidade operacional. Normalmente, o BT calibrado para uso na gua do mar , mas tambm encontra-se disponvel para amostragens em lagos ou reservatrios (GMMFG. & Instrument Corp. s.d.) O princpio de funcionamento do equipamento se baseia na dilatao e contrao de um lquido contido no interior do tubo capilar, devidas as mudanas de temperatura da gua. O registro se d por meio de uma pena de metal, conectada ao tubo capilar, que se apoia sobre uma pequena placa de vidro recoberta por uma pelcula de ouro. O suporte da lmina fixado sobre um diafragma que se deforma em funo da presso. Esta deformao causa o deslocamento da lmina, numa direo perpendicular ao movimento da pena. O movimento da pena causa a retirada localizada da pelcula metlica, esboando o grfico de temperatura em funo da profundidade. O mecanismo de funcionamento est diagramado na Figura 2.7 b e as placas de registro do BT podem ser observadas na Figura 2.7 c. Embora bem rstico quando comparado aos CTDs atuais, deve-se ressaltar que este equipamento foi um precursor nas medidas de forma contnua da coluna de gua. Entretanto, deve-se ter em mente que os registros eram discretos lidos e tomados em folhas 22

de bordo a partir de uma lmina esfumaada. Maiores detalhes quanto s caractersticas deste instrumento podem ser encontrados nos manuais disponveis no LIO USP.

Fig. 2.7 (a) Batitermgrafo -BT ; (b) um diagrama mostrando sua construo interna e (c) amostras de placas de BT. ( Fonte: Neumann and Pierson, 1966 )

2.2. 2 - Batitermgrafo Descartvel Basicamente, o batitermgrafo descartvel ou XBT (Fig. 2.8) um equipamento com a mesma funo do Batitermgrafo, realizando registros contnuos da temperatura ao longo da coluna de gua. Assim como o BT o XBT pode ser lanado com a embarcao em movimento, entretanto um equipamento descartvel.

23

Sua configurao constitui-se de duas partes principais. Uma consiste na base de lanamento com formato tubular, a qual contem em seu interior uma sonda de formato hidrodinmico e que lanada ao mar. Esta constitui a parte descartvel, com aproximadamente 25 cm de comprimento. O sensor localiza-se na extremidade anterior da cabea da sonda. Ao ser lanada, a ogiva se mantm ligada base de lanamento por um finssimo fio de cobre, atravs do qual envia-se continuamente sinais do sensor de temperatura para a superfcie. Observar que existem dois carretis de cobre, um na sonda e outro na base de lanamento. A velocidade de descida da sonda na coluna de gua alta e praticamente constante. Desta maneira a profundidade pode ser estimada facilmente com a medida do tempo de descida. Deve-se notar que estes instrumentos registram apenas a temperatura da coluna de gua . Entretanto, a estrutura vertical de salinidade abaixo da camada de mistura pode ser estimada, com cautela, a partir de curvas de Temperatura Salinidade tericas, pelo conhecimento prvio das propriedades termohalinas da regio (Signorini et al., 1989).

Fig. 2.8 - Batitermgrafo Descartvel - BT (Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta)

2.2.3

- Perfilador Descartvel de Condutividade e Temperatura em funo da Profundidade XCTD Expendable Conductivity Temperature and Profiling System

O Sistema Perfilador de Condutividade, Temperatura e Profundidade Descartvel XCTD Expendable Conductivity, Temperature and Profiling System Sippican Inc. - cons iste de uma sonda descartvel com sensores de temperatura e condutividade, um Sistema de Aquisio de Dados Oceanogrficos MK12 e um lanador (Fig. 2.9 ). Juntos compem um sistema que capaz de coletar medidas de temperatura e condutividade. Estas medidas 24

so amostradas em uma taxa que fornece uma resoluo vertical de um metro com uma profundidade nominal com acurcia de 5 metros ou 2 % da profundidade.Uma feio adicional disponvel no XCTD o ponto de presso : um sensor interno, o qual permite que a sonda fornea uma profundidade cinco vezes mais exata, ou dentro de 2 m, dos XCTDs regulares. O XCTD pode ser lanado em uma velocidade mdia de navio de at 10 ns ( Sippican, Inc. 2000).

Fig. 2.9 - Perfilador Descartvel de Condutividade e Temperatura em funo da Profundidade XCTD ; Lanador e Sistema MK12. ( Fonte: Sippican, Inc.)

25

Caractersticas dos sensores - XCTD Temperatura : faixa: - 2,2 a 30 o C preciso: 0,035 o C faixa: preciso: 20 a 75 mS/cm 0,035 mS/cm

Condutividade:

Profundidade:

faixa: 0 a 1000 m preciso: 5 cm ou 2% de profundidade 1m

Resoluo vertical

A seguir so apresentadas as caractersticas do Perfilador de Cond utividade e Temperatura em funo da Profundidade - CTD Conductivity Temperature and Depth - um perfilador percursor do XCTD. Como ser visto, o CTD um equipamento cujos sensores apresentam uma melhor resoluo comparada aos do XCTD.

2.2.4

- Perfilador de Condutividade e Temperatura em funo da Profundidade - CTD Conductivity Temperature and Depth

O CTD SeaBird SeaCat um perfilador de alta preciso de condutividade e temperatura em funo da profundidade. A Figura 2.10 a mostra o CTD acoplado em sua estrutura de lanamento.Os dados coletados so armazenados internamente ao instrumento, em memrias semicondutoras.O instrumento alimentado por baterias alcalinas comerciais, instaladas internamente. Em adio aos sensores padro (condutividade, temperatura e presso) outros sensores podem ser acoplados ao CTD, tais como sensores de oxignio ou pH, fluormetro ou turbidmetro ( Nonato, 1997) . A Figura 2.10 b ilustra o sensor de condutividade. A taxa de amostragem ajustada via software, desde 02 amostras por segundo at 01 amostra cada 4 minutos. A utilizao de baixa frequncia de amostragem permite o emprego do instrumento para a coleta de sries temporais de curto perodo, ao redor de alguns dias. O instrumento permite o armazenamento de diversos lanamentos consecutivos, mximo de 100, podendo os dados coletados serem transferidos a posteriori para um computador. Utilizando-se a mxima taxa de amostragem, 02 amostras por segundo, possvel armazenar dados correspondentes por cerca de 03 horas de medio.As baterias permitem a operao do instrumento ao redor de 40 horas, caso se utilizem apenas os sensores-padro.

26

Caractersticas dos sensores - CTD -5 a 35 0 C 0,001 0 C 0,01 0 C 0a7 0,0001 0,001 S/m (aprox. 0 a 52 PSU) S/m (aprox. 0,0008 PSU) S/m (aprox. 0,008 PSU)

Temperatura:

faixa : resoluo: preciso: faixa : resoluo: preciso: faixa : resoluo: preciso:

Condutividade :

Presso :

depende do sensor instalado 0.015 % de fundo de escala 0.25 % de fundo de escala

Comparando as caractersticas dos sensores do XCTD com as do CTD observa-se que este ltimo apresenta uma preciso relativamente maior em todos os sensores. Um outro ponto a notar que os XCTDs apresentam um custo relativamente alto ao CTD. O CTD preso ao cabo do guincho do navio, e pode ser descido at a profundidade mxima, a qual depende da resistncia do aparelho presso. A medida que o CTD percorre a coluna de gua so realizadas as medies. Antigamente, os dados eram registrados em papel. Estes dados tinham de ser, ento, digitalizados, o que um processo bastante trabalhoso, alm de introdutrio de erros. Atualmente, os CTDs so providos de memria, onde os dados so armazenados na forma digital para posterior descarga. Os CTDs tambm podem ser ligados atravs de um cabo eletro- mecnico ao computador durante a perfilagem, fornecendo os dados instantaneamente. Neste caso, pode-se ter um controle maior dos dados, possibilitando a amostragem de gua nas profundidades onde h alguma estrutura termohalina de interesse. O CTD pode coletar dados tanto durante a descida quanto durante a subida. Normalmente, os dados de descida que so usados, uma vez que a coluna de gua encontra-se pouco influenciada pelo volume do instrumento. Uma das formas de se medir a presso atravs de um sensor tipo strain gage. A gua exerce presso sobre uma lmina, a qual se deforma. Medindo esta deformao, o aparelho consegue estimar a presso ambiente. A temperatura e a salinidade so medidas internamente em um pequeno recipiente no CTD (um pequeno tubo), garantindo, desta forma, que a mesma gua seja utilizada nas medies.

27

(b) (a) Fig. 2.10 (a) - CTD e estrutura para lanamento (b) Sensor de condutividade (Fonte: LIO USP/ Foto: Pimenta)

Fig. 2.11 Preparao a bordo do navio para lanamento do CTD (Fonte: LIO USP)

28

O CTD tornou-se bem mais prtico pela incorporao de mmoria e baterias ao equipamento, passando ento a ser descido por guinchos simples com cabos de ao. A Figura 2.11 ilustra a preparao a bordo do navio para lanamento do CTD. Os registros dos perfis so descarregados em computadores na superfcie. Estes equipamentos hoje em dia encontram-se bem versteis, precisos e leves. Pelo uso de softwares fornecidos pelos fabricantes dos equipamentos, pode-se obter rapidamente a salinidade e calcular a densidade atravs da coluna de gua. Tambm, na superfcie pode-se ajustar a frequncia de leitura dos sensores.

2.3 - ROSETTE De modo geral, a Rosette um sistema de dois componentes compreendendo uma unidade de comando de bordo e um arranjo de garrafas submersveis que, juntos, permitem um operador ativar remotamente uma seqncia de garrafas de amostras de gua (General Oceanics, 1990). O corpo cilndrico principal contm o sub-sistema eletrnico de atuao e baterias. Ao redor deste corpo esto dispostas garrafas de coleta, e um frame ou grade cilndrica de sustentao e proteo, principalmente a choques na embarcao durante o ncio de sua descida. As Rosettes variam em tamanho, mas em geral possuem cerca de 12 a 24 garrafas. Equipamentos como CTD e garrafas de Niskin podem ser acopladas Rosette . As Figuras 2.12 e 2.13 ilustram alguns modelos de Rosette e a disposio dos equipamentos. O conjunto lanado ao mar atravs de um guincho. O mecanismo de fechamento das garrafas de Niskin eletrnico podendo ser acionado da superfcie, ou programado para ser acionado em profundidades especficas. A grande vantagem do uso da Rosette est no fato da rpida coleta de amostras de gua simultaneamente a coleta de dados pelo CTD. As amostras de gua geralmente so destinadas a anlises qumicas, podendo ainda ser utilizadas para calibrao dos sensores do CTD (salinidade, oxignio dissolvido etc.). Da mesma maneira, os termmetros podem aferir os sensores de temperatura do CTD. Existem softwares fornecidos por fabricantes que possibilitam a programao da Rosette em conjunto com o CTD e a retirada dos dados e aferio dos equipamentos.

29

Fig. 2.12Rosette equipada com garrafas de Niskin e CTD (Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta)

Fig. 2.13 - Modelos de Rosettes equipadas com garrafas de Niskin e CTD (Fonte : General Oceanics Inc. 1990 )

30

3 - CALIBRAO DOS SENSORES DE TEMPERATURA, SALINIDADE E PRESSO

De acordo com Nonato (2000), os sensores utilizados em CTDs so sub-sistemas eletrnicos que fornecem um sinal eltrico (tenso eltrica ou frequncia) que funo dos valores dos parmetros fsicos a serem medidos. Assim, de primordial importncia que esta funo seja conhecida com preciso. Para a determinao desta funo, o procedimento mais freqentemente utilizado, no caso de sensores de CTD, sua calibrao em condies simuladas de operao. O processo de calibrao em laboratrio implica, usualmente, na colocao do instrumento ou sensores a calibrar em um recipiente com gua do mar ( banho de calibrao ) ; a temperatura, condutividade e presso deste banho so ento modificadas de forma controlada, enquanto monitora-se a resposta do instrumento ou dos sensores. Confrontando-se os dados fornecidos pelo instrumento ou sensores e os valores dos parmetros do banho, medidos por sensores de referncia, possvel determinar a curva de calibrao desejada ( Nonato, 2000 ) . Na calibrao em laboratrio diversos procedimentos alternativos podem ser adotados. Por exemplo, os diversos sensores do instrumento podem ser calibrados separadamente ou o instrumento completo calibrado de uma s vez : com relao aos sensores de condutividade pode-se calibr-los atravs da variao da salinidade do banho ou, unicamente, da condutividade mantendo-se a salinidade constante e variando-se a temperatura; na calibrao de sensores de presso, o instrumento completo pode ser colocado em uma cmara de presso ou a presso ser aplicada unicamente no sensor respectivo.

O Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica - LIO - do Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo IOUSP conta com um Centro de Calibrao , o qual vem sendo usado para calibrar no s os sensores que compem o CTD bem como outros instrumentos.O Centro de Calibrao do LIO possui um reservatrio de gua do mar natural, cuba de calibrao, trocador de calor, bomba, caixa de distribuio eltrica, quadro de comando entre outros. Um tanque de calibrao um tanque com gua do mar, isolado termo- halinamente do ambiente (Fig. 3.1), ou seja, um tanque adiabtico. Com isso, evitase que trocas ambientais interfiram na calibrao. O isolamento da face superior do tanque realizado atravs do uso de bolas de plstico, preferencialmente brancas, que flutuam na superfcie do tanque. 31

(a)

(b) Fig. 3.1 (a) - Tanque de calibrao com CTD (b) - Detalhe do isolamento do tanque de calibrao (Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta)

O Centro de Calibrao do IOUSP segue o procedimento de calibrao estabelecido pelo Institut fur Meereskunde da Universidade de Kiel Alemanha ( Nonato, 2000) . Neste procedimento so usados os seguintes instrumentos de referncia, para calibrar sensores de condutividade / salinidade, temperatura e presso.

Calibrao dos sensores de condutividade/salinidade A calibrao dos sensores de condutividade / salinidade inicia-se pela anlise de amostras da gua do banho em um salinmetro de alta preciso Guildline AUTOSAL (Fig. 3.2). A calibrao consiste em variar a salinidade entre valores encontrados nos oceanos, e realizar medidas simultneas com um salinmetro padro e com o sensor que se quer calibrar. Posteriormente, faz-se um ajuste de curvas para estimar uma equao de correo.

32

Fig. 3.2 Salinmetro AUTOSAL (Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta)

Calibrao dos Sensores de Temperatura Na calibrao dos sensores de temperatura, o equipamento colocado em um tanque adiabtico . A temperatura do tanque medida por um aparelho de alta preciso, a Ponte de Medida de Resistncia para Termmetro de Platina (Fig. 3.3). No LIO utiliza-se um termmetro de platina de preciso Pt25 Rosemount mod. 162 CE para calibrar o sensor de temperatura do CTD. No referido tanque adiabtico pode-se, tambm, verificar o funcionamento e acuidade de termmetros de reverso A aferio do termmetro de platina feita atravs de clulas de ponto triplo (slido, lquido e gasoso) da gua (Fig. 3.4 ) Jarrett mod. B-16 e clula de glio (Fig. 3.5) Isotech mod. ITL M 17401. Portanto, o procedimento de calibrao consiste em fazer variar a temperatura da gua do tanque, dentro da faixa de variao encontrada nos oceanos. Uma vez estabilizada a temperatura mede-se, simultaneamente, a temperatura da gua do banho atravs da referida Ponte (Fig. 3.3) e do sensor de temperatura que se quer calibrar. Comparando-se os dados medidos pela ponte e pelo sensor em calibrao possvel obter-se uma curva de correo para o mesmo.

33

Fig. 3.3 Ponte de Medida de Resistncia para Termmetro de Platina (Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta)

Fig. 3.4 Clula de Ponto Triplo da gua (Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta)

Fig. 3.5 Clula de Glio (Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta) 34

Calibrao dos sensores de presso Uma balana de peso morto (Fig. 3.6 b) Desgranges et Huot mod. 5303 usada para calibrar o sensor de presso. Nesta calibrao conecta-se o sensor de presso do CTD, por exemplo, esta balana. Atravs de um mecanismo hidrulico, pode-se exercer presses padronizadas com esta balana. Para tanto, utiliza-se discos de preciso aferidos com massa conhecida (Fig. 3.6 a) Mais uma vez, o procedimento de calibrao basicamente o mesmo. Varia-se a presso , via balana de peso morto, utilizando-se massas conhecidas. Atravs de ajustes de curvas, estima-se uma equao que ajusta os dados medidos pelo sensor aos valores simulados pela balana.

(a)

( b)

Fig. 3.6 (a) Conjunto de discos de preciso (b) - Balana de Peso Morto (Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta) A Tabela 3.1 apresenta os intervalos de variao, comumente encontrados nos oceanos, dos parmetros de estado da gua do mar Temperatura, Salinidade e presso, .associados a preciso e resoluo das medies. Tabela 3.1 - Parmetros de estado da gua do mar associados aos intervalos de variao, preciso e resoluo. PARMETRO Temperatura Salinidade Presso
INTERVALO DE VARIAO

Preciso 0,002 o C 0,002 UPS 3 dbar

resoluo 0,0005 o C 0,001 UPS 1 dbar

-2 o a 35 o C 0 a 40 UPS 0 a 6000 dbar

Maiores detalhes quanto a aquisio, calibrao e anlise dos dados de CTD podem ser encontrados em UNESCO (1988) . Tambm, Nonato (2000) apresenta breves comentrios quanto a operao e processamento de dados do CTD. 35

4 - VELOCIDADE

H duas formas bsicas de descrever o escoamento de um fluido, o mtodo Euleriano no qual a velocidade, isto velocidade e direo, estabelecida em todos os pontos do fluido, e o mtodo Lagrangeano no qual o curso seguido por cada partcula do fluido estabelecido em funo do tempo. Nos estudos tericos o mtodo Euleriano mais fcil de usar, mas na descrio da circulao dos oceanos o mtodo Lagrangeano frequentemente mais usado (Pickard and Emery, 1990) No monitoramento do campo de velocidades pode-se utilizar instrumentos Eulerianos ou Lagrangeanos. Como exemplo de instrumentos Eulerianos pode-se citar os correntmetros e conrrentgrafos. Correntmetros so utilizados para efetuar medidas de velocidade a partir da embarcao. Por outro lado, os correntgrafos so utilizados principalmente em sistemas de fundeios. Estes ltimos oferecem uma srie temporal do campo de velocidades. De acordo com Castro (comunicao pessoal ) a autonomia desses instrumentos, principalmente relacionado ao correntgrafo, limitada por: Taxa de amostragem ( ? t ) - intervalo de tempo entre cada registro. Capacidade de armazenamento dos dados Vida til da bateria , a qual depende da temperatura da gua Apesar da sofisticao eletrnica, correntgrafos e correntmetros so equipamentos robustos.

A maioria dos equipamentos pode ser utilizada at 1000 2000 metros de profundidade. Verses especiais atingem profundidades de at 6000 metros. Outras verses de custo mais baixo tm utilizao restrita plataforma continental. A maioria dos aparelhos permite a adio de sensores para medio de outros parmetros, como temperatura, salinidade, presso e turbidez. As diferenas entre os instrumentos Eulerianos devem-se basicamente ao tipo de sensor utilizado para medir a intensidade e a direo da corrente e forma de processamento e armazenamento interno dos dados. A maior parte dos aparelhos mede o mdulo do vetor velocidade e a direo do mesmo, e no as componentes de velocidade zonal (u), meridional (v) e vertical (w). A direo do escoamento em relao ao eixo do instrumento medida por um leme ou pela configurao dos sensores ao longo dos trs eixos perpendiculares. A orientao do instrumento com relao ao campo magntico terrestre medida por uma bssola e h necessidade de correo devida declinao magntica. O monitoramento do campo de velocidade pode ser feito pelo uso de tcnicas de fundeio de equipamentos bem como atravs de perfiladores de correntes. A tcnica de fundeio se utiliza de instrumentos como os correntgrafos, os quais podem ser constitudos de rotores ou de sensores acsticos. Instrumentos com sensores eletro- magnticos so tambm utilizados. Esta tcnica de amostragem de dados necessita tambm de equipamentos tais como, liberadores acsticos, bias de meia gua, topo e de sinalizao. 36

Aa Figuras 4.1 a ,b mostram dois tipos de esquemas de fundeio: Tipo U e Tipo I . O primeiro composto por dois ramos interligados por um cabo de fundo. O ramo que contem os instrumentos chamado ramo principal e o outro ramo chamado ramo secundrio. Normalmente, o fundeio tipo "U" usado no monitoramento de guas costeiras at 50 / 100 metros de profundidade , e em regies onde h necessidade de sinalizao do fundeio. O segundo tipo de fundeio composto por um nico ramo, que fica totalmente submerso. A possibilidade de manter o ramo submerso minimiza as interferncias da superfcie no fundeio. Este tipo rotineiramente usado em guas ocenicas, a partir de 50 / 100 metros, e em regies onde o fundeio no precisa ser sinalizado. Normalmente conta com um sistema liberador ( Vicentini Neto, comunicao pessoal ). Este sistema est mostrado na Figura 4.2 a. A Figura 4.2 b mostra um conjunto de bias sinalizadoras e de topo, utilizadas em fundeios.

Fig.4.1 (a) Esquema de Fundeio tipo U (b) Esquema de Fundeio tipo I ( Fonte : LIO USP )

37

(a)

( b)

Fig. 4.2 ( a) - esquerda : liberador acstico direita : detalhe do engate do liberador ( b ) esquerda: bias oceanogrficas sinalizadoras ; direita: bias oceanogrficas sinalizadoras, ao fundo, e bias oceanogrficas de topo, frente. ( Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta )

38

4. 1 Instrumentos para Medio de Velocidade

4.1.1 - Instrumentos com Rotores Correntmetro / Correntgrafo A Figura 4.3 mostra um tipo de correntmetro ( Fig. 4.3 a) / correntgrafo (Fig. 4.3 b) com rotor. A intensidade medida pelo nmero de rotaes do rotor por unidade de tempo. Estes instrumentos so sensveis deposies biolgicas nas proximidades do rotor, alterando a resposta ou at mesmo travando. Portanto h necessidade de manuteno peridica ou at mesmo substituio do instrumento. Como exemplo, pode-se citar o rotor Savonius o qual consiste de dois meios cilindros ocos, montados sobre um eixo vertical com lminas planas nas extremidades e tem a vantagem de produzir um grande torque mesmo em correntes pequenas (Pickard and Emery, 1990). O rotor, feito de plstico, sensvel a correntes to pequenas quanto 2 cm/s. O rotor carrega vrios pequenos ims e assim que cada um passa numa bobina sobre a armao ele induz um pulso de corrente eltrica momentneamente. O nmero de pulsos por segundo proporcional a velocidade da corrente. A direo da corrente determinada eletricamente com referncia a bssola magntica. Os registros so armazenados internamente e recuperados posteriormente via computador. Correntgrafos com rotor Savonius no so adequados para medies em regies afetadas por movimentos ondulatrios da superfcie, particularmente ondas de gravidade ( Castro, comunicao pessoal ). Isso devido ao chamado bombeamento de onda ( wave pumping ) . A intensidade pode ser aumentada at cinco vezes devido ao bombeamento. O espectro de energia tambm indica aumento tanto em altas como em baixas frequncias. Recomenda-se que estes no sejam usados prximo superfcie, quando a ao das ondas for grande, e tambm pendurados em bias de superfcie. Outro problema do rotor Savonius a resposta imprpria em baixas intensidades, o que tambm acontece com outros rotores, devido ao atrito entre o eixo e o mancal ( apoio do eixo ) . Nos correntgrafos tipo AANDERAA (Fig. 4.3 c ) a intensidade mnima de 2 cm / s. Entre 2,5 cm/s e 250 cm/s a resposta linear e neste caso a acurcia da medio o maior valor entre 1 cm /s e +/- 2 % da intensidade (Castro, comunicao pessoal ) . Calibraes peridicas dos dois sensores ( intensidade e direo ) so necessrios.

39

(b)

(a)

( c )

Fig. 4.3 ( a ) - Correntmetro com rotor tipo Savonius ( b ) Correntgrafo com rotor SensorData SD 6000 ( Fonte : LIO USP/ Foto:Pimenta ) (c ) - Correntgrafo AANDERAA (Fonte : AANDERAA Instruments A / S) 40

4.1.2 - Instrumentos com Sensores Eletromagnticos Correntgrafo Os correntgrafos eletromagnticos so baseados na Lei de Induo de Faraday. A gua do mar um condutor eltrico em movimento. Ao atravessar um campo magntico h gerao de uma fora eletromotriz diretamente proporcional intensidade de corrente e perpendicular tanto ao campo magntico quanto direo da corrente (Castro, 2000).O correntgrafo com dois eixos mede dois componentes de velocidades horizontais. A transformao para coordenadas geogrficas feita utilizando uma bssola interna. A Figura 4.4 mostra um correntgrafo tipo S4, o qual tem sido designado para medir a magnitude e direo verdadeira do movimento da corrente em qualquer meio ambiente ocenico, incluindo reas de movimento vertical de gua e regimes de baixa correntes (InterOcean, 1985). A gua escoa atravs do campo eletromagntico criado pelo instrumento, e consequentemente produz uma voltagem a qual proporcional a magnitude da velocidade da gua. Esta voltagem ento sentida pelos dois pares de eletrodos titnicos localizados simetricamente em cada lado da cpsula esfrica.

Fig. 4.4 Correntgrafo com sensor eletromagntico ( Fonte : InterOcean, 1985) 41

4.1.3 - Instrumentos com Sensores Acsticos Correntgrafo Um outro mtodo considerado no desenvolvimento de correntgrafos o tempo acstico de viagem . Este princpio baseado na medida do tempo que uma onda acstica leva para viajar sobre uma distncia fixada. O tempo de viagem decresce se a gua est se deslocando ao longo do pulso sonoro, e vice- versa. O som frequentemente enviado via um refletor para minimizar a influncia do instrumento sobre o escoamento da gua . A Figura 4.5 mostra o 3D-ACM Acoustic Current Meter Falmouth Scientific, INC. , o qual mede a velocidade da corrente em trs dimenses, temperatura da gua e, opcionalmente, pode ter um sensor de presso. Este sistema pode fazer, tambm, uma interface com um CTD. Detalhes quanto ao instrumento podem ser encontrados no manual do usurio (Falmouth Scientific, INC.)

Fig. 4.5 - Correntgrafo com sensor acstico (Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta)

ADCP Acoustic Doppler Current Profiles - Perfilador Acstico de Correntes por efeito Doppler Uma outra forma de medida acstica das correntes ocenicas tem sido desenvolvida recentemente o "Doppler log " ,o qual mede correntes relativa ao movimento do navio ( Pickard and Emery, 1990). O " Doppler log " mede a velocidade do navio pelo envio de um pulso acstico o qual ento refletido de volta ao navio pelas partculas na gua, tais como plncton. O deslocamento "Doppler do sinal de retorno torna possvel calcular a velocidade do navio com relao a gua. Inversamente, este mesmo sistema permite medir o movimento da gua com relao ao navio cujo movimento pode ser acuradamente 42

calculado atravs de satlite e informao de radio navegao. Pelo controle do feixe acstico, o sistema "Doppler" reflete a corrente em diferentes profundidades abaixo do navio. Alternativamente, o sistema acstico pode ser sustentado por um bia ancorada sobre o fundo . O sistema baseado no princpio de funcionamento acima descrito denomina-se ADCP Acoustic Doppler Current Profilers ( Fig. 4.6) . Em geral, estes sistemas so capazes de perfilar as correntes a uma distncia de 300 m do instrumento. Usando um suporte com quatro sensores , um ADCP capaz de resolver velocidade e direo dos movimentos da gua com relao ao sensor. Para uso abordo de navio, todos os dados registrados precisam ser corrigidos dos movimentos do navio determinados atravs de satlite ou outro posicionamento de radio comunicao. Atualmente, a maioria das embarcaes de pesquisas oceanogrficas transportam um sistema ADCP abordo operando-o durante um cruzeiro. Detalhes deste instrumento podem ser encontrados em RD Instruments (1996).

Fig. 4.6 ADCP Acoustic Doppler Current Profilers (Fonte : RD Instruments )

Perfilador PEGASUS O campo de velocidade pode ser monitorado pelo uso de instrumentos Lagrangeanos para perfilagem, tal como, o perfilador PEGASUS (Fig. 4.7 a) .A descrio do sistema PEGASUS que se segue baseada em Nonato (1997). O sistema PEGASUS um conjunto de equipamentos que permite a medio do perfil de velocidade da corrente em reas profundas do oceano. Seu elemento principal o PEGASUS, o qual lanado de uma embarcao.

43

Na realizao de um levantamento utilizando este sistema, inicialmente instalam-se no fundo ocenico dois transponders acsticos (Fig. 4.7 b) , distantes entre si de alguns quilmetros. Os transponders so instrumentos que, ao receberem um pulso acstico, em uma frequncia especfica, transmitem um segundo pulso em uma frequncia diferente ( especfica para cada transponder ). A funo dos transponders atuar como referncia de posio para o PEGASUS. Uma vez fundeados os transponders e determinada com preciso sua posio e profundidade, lana-se o PEGASUS ao mar. Ao ser lanado, o instrumento incorpora um lastro, fazendo com que o mesmo apresente flutuabilidade negativa e acarretando sua lenta descida na coluna de gua. intervalos de cerca de 15 s, o instrumento emite um pulso sonoro. Este pulso recebido pelos transponders , os quais transmitem pulsos de resposta; estes so, por sua vez, recebidos pelo PEGASUS (Fig. 4.8 b direita painel inferior ). Os intervalos de tempo decorridos entre a transmisso do pulso original e o recebimento das duas respostas so armazenados internamente ao PEGASUS, juntamente com os valores da temperatura e presso locais. Uma vez atingida uma profundidade pr-estabelecida, um sistema de liberao por presso causa a soltura do lastro. Caso tal no ocorra, um sistema de segurana, composto por um elemento corrosvel, permite a liberao do lastro aps um perodo de algumas horas. O PEGASUS passa, neste instante, a ter flutuabilidade positiva, retornando superfcie. Chegando superfcie, o instrumento recolhido e os dados armazenados so transferidos um computador; os transponders no so recuperveis. O tempo total de permanncia do aparelho na gua de algumas horas. Sua operao esquematizada pela Figura 4.8 b (direita painel superior) Conhecendo-se os tempos transcorridos entre a transmisso e a recepo dos pulsos sonoros e presso local, para cada ponto do percurso do aparelho, e tambm as posies dos transponders, possvel determinar, com grande preciso, a posio do PEGASUS. Os perfis de velocidade horizontal, com exatido de 1 cm/s, so estimados a partir da trajetria do PEGASUS. Os transportes de volume podem ser calculados diretamente dos perfis. Segundo Spain et al (1981), o perfilador PEGASUS se caracteriza por ser compacto, levc, barato e fcil de ser usado no mar.

44

(a)

(b)

Fig. 4.7 - ( a ) Perfilador PEGASUS ( b ) Transponder ( Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta )

45

(a )
Perfilador de correntes PEGASUS

PEGASUS

corrente

conector para comunicao cmara estanque subsistema eletrnico baterias

transponder

Sensores

Operao do perfilador
transdutor acstico

t1

t2 t1 t2

liberador por presso elemento corrosvel

Tr2

lastro
Tr1

t1, t2 - tempo de propagao do pulso sonoro entre o PEGASUS e um transponder

Estrutura do perfilador

Comunicao acstica entre o perfilador e os transponders (mtodo para posicionamento do PEGASUS)


Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica Instituto Oceanogrfico - USP

(b)

Fig. 4.8 ( a ) Lanamento do perfilador PEGASUS. ( b ) esquerda : Esquema da estrutura do perfilador PEGASUS direita : Esquema do lanamento / operao do perfilador PEGAGUS / Transponders ( Fonte : LIO USP ) 46

5 NVEL DO MAR

5.1 Margrafo e Ondgrafo Uma outra importante varivel a ser medida para estudos dos oceanos a vario da superfcie do mar causada pela ao das mars. A seguir so apresentados algumas caractersticas dos Margrafos de B ia e Contrapeso e Margrafos / Ondgrafos de Presso. Margrafo de Bia e Contrapeso Margrafos de bia e contrapeso so equipamentos de concepo mais antiga, prprios para instalao em estruturas fixas, tais como piers (Fig. 5.1a). Este instrumento mede o deslocamento vertical de uma bia colocada na superfcie do mar. Um sistema de cabo e contrapeso permite o acoplamento da bia a uma polia ligada a um registrador mecnico ou eletrnico ( Fig. 5.1b). Assim, o movimento da bia acarreta alteraes na posio angular da polia, alterao esta diretamente proporcional variao de posio da bia. A Figura 5.2 mostra o registrador de mar. Com a finalidade de evitar que as medies sejam influenciadas por sinais de alta frequncia, como ondas, a bia usualmente instalada dentro de um tubo fechado, com pequeno orifcio, cerca de alguns milmetros de dimetro, para ligao com o ambiente marinho externo. Este pequeno orifcio no permite a passagem de elevados fluxos de gua entre o interior do tubo e o meio externo, agindo como um filtro passa-baixas.

47

Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica - IOUSP

(a)

(b)

Fig. 5.1 (a) Esquema de instalao de um margrafo de bia e contrapeso (b) Detalhes do margrafo de bia e contrapeso ( Fonte: LIO USP )

48

5.2 Registrador de mar ( Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta )

Margrafo / Ondgrafo de Presso

Margrafos de presso ( 5.3) podem ser u tilizados tanto em regies costeiras quanto em regies ocenicas, e tm a vantagem de fornecer os dados na forma digital.O equipamento possui um computador interno, com baterias e memria. Esta parte eletrnica fica disposta dentro de um tubo metlico estanque. Os sensores de presso ficam dispostos na parte exterior do equipamento. Por ser um sensor de presso, e consequentemente medidor de variao do nvel do mar, alguns destes equipamentos esto aptos para obter medidas tanto de mars quanto de ondas (Fig. 5.4).

49

Fig. 5.3 Margrafo de Presso ( Fonte: LIO USP/ Foto:Pimenta )

Fig. 5.4 Margrafo / Ondgrafo de Presso ( Fonte: AANDERAA Instruments A / S)

O equipamento pode ser fundeado tanto no fundo ocenico quanto em estruturas fixas prximo superfcie. Em fundeios costeiros rasos, o equipamento pode ser fundeado via mergulhadores autnomos. Por outro lado, em fundeios ocenicos o equipamento pode ser fundeado isoladamente ou em conjunto ao fundeio de correntgrafos. 50

A profundidade recomendada para medio de dados de onda entre 5 e 15 metros, enquanto para mars pode ser instalado at grandes profundidades ( Fig. 5.5) . O instrumento pode operar continuamente, amostrando os dados ou trabalhando em ciclos. Estes ciclos so engatilhados por um relgio interno. O tempo de gravao pode ser ajustado entre 0,5 e 24 horas.

Fig. 5.5 Esquema de fundeios de margrafo / ondgrafo de presso. ( Fonte: AANDERAA Instruments A / S)

No estudo de ondas recomendvel uma taxa de amostragem ao redor de 2 medidas / segundos. A anlise espectral dos dados realizada pelo prprio equipamento e a partir destas anlises so obtidos parmetros estatsticos como altura significativa, altura mxima, perodo sgnificativo, entre outros. Quanto s medidas de mars estima-se uma mdia de cada 40 segundos de registro. A vantagem do mregrafo de presso que alm dos dados j estarem na forma digital e prprocessados, ainda podem ser obtidos em tempo real para regies costeiras. Neste caso, os dados so transmitidos por cabo para uma estao, conforme esquematizado na Figura 5.5. Se o instrumento opera armazenando os dados, ento a manuteno do equipamento vai depender da taxa de amostragem da coleta de dados pelo sensor.

51

6 -CONSIDERAES FINAIS

Os aspectos, anteriormente, abordados tiveram a finalidade de apresentar algumas caractersticas e princpios de funcionamento de alguns instrumentos usados em Oceanografia. Como se sabe, qua lquer observao das caractersticas da gua do mar, feita atravs dos referidos instrumentos, deve ser avaliada de tal forma a corrigir eventuais erros inerentes ao prprio meio de amostragem. Com isto, pode-se obter dados de qualidade para avaliar aspectos relacionados, por exemplo, aos campos da Oceanografia Fsica Observacional , Oceanografia Fsica Descritiva ou Oceanografia Dinmica.

52

AGRADECIMENTOS

A idia inicial da elaborao desta Apostila teve sua origem quando se pensou em realizar uma sntese dos relatrios referentes a aula prtica no LIO, durante a Disciplina IOF 5836 Mtodos Experimentais de Estudo da Circulao Ocenica, ministrada em 1999. Desta forma, agradecimentos so feitos esta Turma pela consulta de seus relatrios. Aos Engenheiros Francisco Luiz Vicentini Neto e Luiz Viana Nonato e Engenheira Maria de Lourdes Bastianello Jnior pelas sugestes e reviso tcnica do texto. Aos Tcnicos Frederico Ribeiro de Santana, Gilberto Ivo Sarti, Wilson Soares de Macedo Jnior e Wilson Natal de Oliveira pelo apoio dado na demonstrao dos princpios de funcionamento de instrumentos oceanogrficos. Ao Andr Campos Kersten Schmidt e Leandro Calado pela colaborao no processamento de ilustraes.

53

REFERNCIAS

AANDERAA Instruments A/S, 1988. http://www.aanderaa.com/oceanatacollect.htm Braga, E.S. s.d. Notas de aulas- IOF-209 Ciclos Biogeoqumicos dos Sais Nutrientes nos Oceanos. . Instituto Oceanogrfico. Universidade de So Paulo . So Paulo. SP. Castro, B. M. 2000 .Notas de aulas IOF 5850-1 - Oceanografia Fsica Observacional . Instituto Oceanogrfico. Universidade de So Paulo . So Paulo. SP. Falmouth Scientific, INC. 3DACM97.Configuration and Acquisition Software. User Manual. GMMFG. & Instrument Corp. Manufacturing Scientific Instruments. New York. General Oceanics, 1990. www.generaloceanics.com Model 1015 Rosette Operating Manual .

Gordon, R.L. 1996. ADCP Principles of Operation:A Pratical Primer, RD Instruments. Guildline Operating Manual for Model 8400 A AUTOSAL InterOcean systems, inc. 1985. CATALOG.San Diego. 185p. Ito, R.G. s.d. Notas de aulas- IOF-208 Gases Dissolvidos na gua do Mar. Instituto Oceanogrfico. Universidade de So Paulo . So Paulo. SP. Miranda, L.B. 1998. Anlise de Massas de gua dos Oceanos. Apostila do Curso IOF 5812 - Anlise de Massas de gua dos Oceanos. Instituto Oceanogrfico. Universidade de So Paulo. So Paulo. 200 p. Montone, R. C. s.d. Notas de aulas- IOF-212 Fundamentos de Oceanografia Qumica. Instituto Oceanogrfico. Universidade de So Paulo . So Paulo. SP. Morgan, P.P. 1994. Seawater. A Library of MATLAB Computational Routines fo r the Properties of Seawater. Version 1.2. CSIRO Marine Laboratories Report 22. Austrlia. 29p. Neumann, G. ; Pierson, W.J.Jr. 1966. Principle of Physical Oceanography. Prentice Hall, INC.88-112. Nonato, L.V. 1997. Aplicao de Algortimos Genticos no Planejamento de Levantamentos Oceanogrficos. Tese de Doutorado. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. So Paulo. SP. 163p.

54

Nonato, L . V. 1997. Operao do CTD SeaBird SeaCat. Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica. Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo. So Paulo. SP. 16 p. Nonato, L . V. 2000. CTD Operao e Processamento de Dados . Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica. Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo. So Paulo. SP. 14 p. Pickard, G.L; Emery, W.J. 1990. Descriptive Physical Oceanography. An Introduction. 5th Ed. PERGAMON PRESS. 92- 53. Pimenta, F.M. 1999. Fotografias de Equipamentos e Instrumentos Oceanogrficos. Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica - LIO . Instituto Oceano grfico. Universidade de So Paulo . So Paulo. SP. RD Instruments 1996. Acoustic Doppler Current Profilers : Principles of Operation. A Practical Primer. San Diego. 51p. http://www.adcp.com/products.html Rosemount, Inc. 1988. Beckman Industrial Division.Instruction Manual. Model RS10 Portable Induction Salinometer. 114p. Signorini, S.R.; Miranda, L. B. de; Evans, D.L.; Stevenson, M.R. & Inostroza, H.M. 1989. Corrente do Brasil: estrutura trmica entre 19o S e 25o S e circulao geostrfica. Bolm.Inst. oceanogr., S Paulo, 37(1):33-49. SIS Sensoren Instruments Systeme Reversing Thermometer RTM 4002 Instruction Manual. Kiel. Alemanha. Spain, P.F.; Dorson, D. L. ; Rossby, H.T. 1981. PEGASUS: A simple acoustically tracked, velocity profiler . Deep-Sea Research. Vol. 28A, No. 12: 1553-1567. UNESCO. 1987. International Oceanographic tables. UNESCO Technical marine science. No 40. 195 p. papers in

UNESCO. 1988.The acquisition, calibration, and ana lysis of CTD data.UNESCO Technical papers in marine science. 93p. Vicentini Neto, F. L. 2000. Tcnicas de Fundeios Oceanogrficos. Laboratrio de Instrumentao Oceanogrfica. Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo. So Paulo. 39 p.

55

56

Vous aimerez peut-être aussi