Vous êtes sur la page 1sur 19

A IDEIA DE PODER EM FOUCAULT: O ESTADO E A ARTE DE GOVERNAR

THE IDEA OF POWER IN FOUCAULT: THE STATE AND THE ART OF GOVERNING Ailton Jos da Silva
1

Resumo: Este artigo resultado da compreenso da ideia de Poder


contida na filosofia de Paul-Michel Foucault e apresentada como Monografia final, no curso de Ps-Graduao da FAFICH/UFMG: Especializao em Temas Filosficos. Nele procuramos identificar a perspectiva poltica de um poder originrio e constitudo na multiplicidade das aes e das relaes humanas. na obra: Microfsica do Poder e em outros pensadores que ajudaram a elucidar o conceito de poder, na esfera do Estado como prtica de governo, no contexto da mentalidade moderna e contempornea, que fundamentamos nossa reflexo.

Palavras-chave: Poder, Relaes, Governamentalidade

Abstract: This article is the result of understanding the idea of power


contained in the philosophy of Paul-Michel Foucault and presented as a final monograph, in the Post-Graduation FAFICH / UFMG: Specialization in Philosophical Issues. We wanted to identify the political perspective of an original power and consists in the multiplicity of actions and human relations. It is in the works: Microphysics of Power and other thinkers who helped clarify the concept of power in the sphere of state and government practice in the context of modern and contemporary mentality, that we base our thinking.

Keywords: Power, Relationship, Governmentality

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de So Joo del -Rei UFSJ e Ps-Graduao, modalidade Especializao, pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Atualmente Professor de Filosofia vinculado a Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais - SEE/MG.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

20 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

1. Consideraes iniciais
filosofia de Paul-Michel Foucault (1926 1984), isto , a anlise que faz sobre as estruturas do poder e das hierarquias sociais, no podem ser compreendidas se no entendermos seu contexto, sua poca e o pensamento de sua poca, bem como sua crtica e a perspectiva que ele quer alcanar com seu pensamento. A racionalidade moderna apresentou a possibilidade de ordenar, compreender e desvendar toda a realidade por intermdio da razo. Entretanto, o que se v na contemporaneidade que o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento no correspondem mais perspectiva ordenada, moral, evolutiva. Isto fez com que alguns pensadores comeassem a ter cautela ao analisar os resultados inferidos pelos filsofos dos sculos passados. As transformaes sociais que vieram com o sistema capitalista contriburam para tornar o homem cada vez mais distante da sua humanizao e da sua civilidade cultural e serviu de combustvel bsico para funcionar a crtica elaborada pelas Cincias Humanas e pela Filosofia nos sculos seguintes. Portanto, entendemos melhor a crtica que Foucault faz de como exercido ou praticado o poder, quando compreendemos sua tentativa de responder a problemtica vivida pelo homem contemporneo, bem como a valorizao do corpo, da singularidade, das prticas e das relaes sociais, econmicas e culturais, da linguagem e da arte como formas autnticas da produo da vida e existncia humana no mundo.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 21 SILVA, Ailton Jos da

2. Governamentalidade: Governo e Poder Para Foucault, o poder o que estrutura a sociedade e a mantm hierarquicamente organizada. o conjunto de poderes menores se exercendo continuamente no seu interior, quase imperceptvel, que d sociedade sua organizao. Neste sentido, o poder do Estado um dos importantes poderes existentes na sociedade, uma vez que ele fundamental para a organizao e administrao do Estado. Quando observamos apressadamente o Estado - na sua forma constituda como a est - nos escapa o fato de que ele resultado de inmeras mudanas internas provocadas pelas lutas polticas que buscam se afirmar hegemonicamente. Estas lutas so formadas a partir da disputa dos poderes. Os modelos de governo ou formas de governar procuraram se afirmar neste jogo. As reivindicaes da sociedade desenvolvem uma lgica de necessidades ou demandas a serem atendidas pelo Estado e a arte de governar apresentase como um conjunto de habilidades e compreenses acerca deste processo de conhecimento ou saber sobre a sociedade e suas reivindicaes. Isto pode ser traduzido como disputa de poder. Este poder uma governamentalidade, ou seja, um processo que se constitui historicamente, somando administrao, organizao e saberes. Constri-se um governo a partir do entendimento das questes que envolvem uma populao e a utilizao de recursos tcnicos para suas aes. Para o autor, a segurana um tema importante no sentido de conduzir rumo formao de um governo. A preocupao em governar, tendo como referncia os indivduos, apia-se em um trip: segurana, populao e governo constitudo. Porm, ao longo da histria os governos se voltaram para problemticas diferentes a cada poca da existncia do Estado, evoluindo na superao dos problemas e gerando um Estado cada vez mais complexo.
Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

22 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

2.1 A Forma de Governar Medieval Se fizermos uma retrospectiva histrica, compreenderemos melhor a reflexo de Foucault a cerca do problema: a forma de governo. Primeiro devemos compreender a seguinte proposio: governar e exercer poder seguem a mesma orientao. Deste modo, na Idade Mdia a questo do poder estava voltada para Deus e seus pressupostos teocntricos. Isto de certa forma alimentava a preocupao do Governo, uma vez que necessitava da cultura teocntrica para manter seu poder como Poder outorgado por Deus, ou seja, na Idade Mdia o poder terreno dos reis se originava do poder divino. Diz Foucault:
Certamente, na Idade Mdia ou na Antiguidade grecoromana, sempre existiram tratados que se apresentavam como conselhos ao prncipe quanto ao modo de se comportar, de exercer o poder, de ser aceito e respeitado pelos sditos; conselhos para amar e obedecer a Deus, introduzir na cidade dos homens a lei de Deus, etc. (FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. [Organizao e traduo de Robert Machado]. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1979, pg. 277).

A partir do sculo XVI surge a concepo de bom governo ou bem governar, ou seja, a ideia de poltica aparece associada a uma arte de governar, uma tcnica ou um conjunto de procedimentos e compreenso sobre a sociedade. A partir do sculo XVI at o final do sculo XVIII, v-se desenvolver uma srie considervel de tratados que se apresentam no mais como conselhos aos prncipes (...) mas como arte de governar2. Deste modo, o governo aquele que pode arrebanhar e conduzir seus sditos ao bem viver na
2

FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 277.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 23 SILVA, Ailton Jos da

sociedade ou garantir a convivncia. Introduz-se a ideia de coletividade. O governo foca sua preocupao nos seus problemas internos e humanos. Com o Renascimento Cultural a concepo antropocntrica suplanta a teocntrica. Portanto, a sociedade moderna, desenvolver tambm uma ideia moderna de homem e de governo. A arte de governar encontra-se voltada, tambm, para o aspecto terreno das relaes que os homens estabelecem.

2.2 A Mentalidade Moderna Nesse sentido, convm compreender a concepo de homem ocidental produzida pelo Cristianismo, a partir do renascimento cultural. Segundo a historiadora de mentalidades Agnes Heller, no texto intitulado: Homem do Renascimento3, na introduo: Ter Havido um Ideal Renascentista do Homem?, nos d a ideia de que o renascimento cultural produziu um ideal de homem para a modernidade. Este ideal encontra-se fundado na concepo de um homem dinmico, isto , a idia de um homem capaz de conduzir-se no mundo com referenciais que combinam dinamismo e eticidade crist. Em outras palavras, um homem que pudesse mediar a hipocrisia absoluta (proposta pela filosofia poltica de Maquiavel) e a ingenuidade absoluta (proposta pela filosofia poltica platnica), sabendo que tanto o ingnuo quanto o hipcrita esto condenados ao fracasso, deveria, portanto, este homem constituir-se de modo astuto para perceber diante de si a hipocrisia humana e ao mesmo tempo no deixar-se levar ingenuamente, tendo a possibilidade de fazer suas escolhas com referncia a um bem e capaz de ir alm
3 HELLER, Agnes. O Homem do Renascimento. Traduo de Conceio Jardim e Eduardo Nougueira. Lisboa: Presena, 1982.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

24 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

das fronteiras geogrficas e estabelecer relaes polticas em projees mundiais. Isto em decorrncia da complexidade vivida pela fase moderna, bem como o desenvolvimento econmico, da cincia e as extenses territoriais e os aumentos populacionais no mbito do Estado Moderno. Consequentemente gerou-se dois problemas: de um lado, grandes Estados a serem administrados somados aquisio de uma corrida poltica colonialista; e de outro, processos diversos de organizao do Estado para atender esta demanda que se torna cada vez mais complexa. Outra referncia importante na ideia de constituio de governo, na fase moderna, assenta-se sobre as orientaes de Maquiavel, uma vez que, separado por um perodo na histria, os objetivos do Estado e as reivindicaes por poder se constituem em aspectos semelhantes e amparam-se nas orientaes dadas por Maquiavel ao prncipe:
O que se deu no contexto preciso da Revoluo Francesa e de Napoleo, quando se colocou a questo de como e em que condies se pode manter a soberania de um soberano sobre um Estado; no contexto do aparecimento, com Clausewitz, da relao entre poltica e estratgia e da importncia poltica, manifestada por exemplo pelo Congresso de Viena, em 1815, que se atribuiu ao clculo das relaes de fora considerado como princpio de inteligibilidade e de racionalizao das relaes internacionais; finalmente, no contexto da unificao territorial da Itlia e da Alemanha, na medida em que Maquiavel foi um dos que procuraram definir em que condio a unificao territorial da Itlia poderia ser realizada (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 277).

Apesar de ser uma obra moderna, O Prncipe, de Maquiavel, encontrou fortes oposies a sua proposio poltica. Esta oposio diz respeito, prioritariamente, ao princpio de governabilidade que o mesmo d ao monarca. O governo nesta proposta se constituiria a partir dos seguintes aspectos: um governo imposto pela fora ou dominao de
Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 25 SILVA, Ailton Jos da

principados mais fracos; constituindo-se assim um governo exterior, estrangeiro e estranho ao povo dominado; a Monarquia hereditria concebe um governante doado e no escolhido por qualidade dos seus sditos e transcende o povoado uma vez que no h um pertencimento natural aos sditos e um governo conquistado por alianas, sendo estranho organizao interna do povoado. Este conjunto de fatores torna o domnio do Prncipe fragilizado, uma vez que no estabelece relaes mais estreitas com seus dominados. No se tem uma relao essencial que torna possvel uma unidade administrativa. No h confiana. Todos podem se apresentar aparentemente como inimigo, uma vez que a relao entre eles no natural e nem garantida pela lei. (...) Na medida em que uma relao de exterioridade, ela frgil e estar sempre ameaada, exteriormente pelos inimigos do prncipe que querem conquistar ou reconquistar seu principado e internamente, pois no h razo a priori, imediata, para que os sditos aceitem o governo do prncipe4. Desse modo, a unidade encontra-se comprometida. O domnio externo no garantiu uma unidade interna e sim uma ameaa, uma oposio. Em outras palavras, o poder gera sempre o seu contrrio: o contra-poder. Cabe ao Prncipe nessas condies ficar sempre atento e vigilante para no lhe escapar o poder. Desenvolver habilidades para garantir a durao de seu reinado e conservar-se no poder. Entretanto, a oposio em relao a esta concepo de Maquiavel surge no sentido de diferenciar, para a reflexo moderna de Estado e poder, a habilidade de conservar o poder com a arte de governar. O Prncipe de Maquiavel essencialmente um tratado da habilidade do prncipe em conservar seu principado e isto que a literatura antiMaquiavel quer substituir por uma arte de governar. Ser hbil
4

FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, p. 279.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

26 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

em conservar seu principado no de modo algum possuir a arte de governar5. Desse modo, a arte de governar surge diante de uma necessidade de compreender melhor a poltica como reflexo da ao e da organizao dos homens em sociedade. Assim, devemos compreender que no existe mais apenas um poder central exercido pelo Prncipe, e, sim mltiplos poderes onde o governante no mais o detentor exclusivo dele. A arte de governar resultante de uma poltica mais cientifica e reflexiva que apresenta o governante como mais uma parte deste poder que se organiza no interior do Estado ou da Sociedade. Por isso, a arte representa uma tcnica de governar. 3. A Arte de Governar: o Exerccio do Poder pelo Saber O poder, como manifestao mltipla, est entrelaado na sociedade, sendo a possibilidade dela se estruturar hierarquizada e ordenadamente. Ele permite que a sociedade se organize e por meio da linguagem pulverize o poder desde sua base at o seu pice. (...) No fundo em qualquer sociedade, existem relaes de poder mltiplas que atravessam, caracterizam e constituem o corpo social e que estas relaes de poder no podem se dissociar, se estabelecer nem funcionar sem uma produo, uma acumulao, uma circulao e um funcionamento do discurso6. Deste modo, o poder se encontra diludo em todas as esferas sociais, na famlia, nas instituies do estado, nas instituies religiosas e educativas, econmicas, nas prticas culturais e, enfim, disseminada em toda a extenso do corpo social.

5 6

Id. Ibd p. 280. FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 179.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 27 SILVA, Ailton Jos da

Por isso, possuir a arte de governar est para alm de ter uma habilidade. necessrio que a continuidade ascendente no sentido em que aquele que quer poder governar o Estado deve primeiro saber governar, sua famlia, seus bens, seu patrimnio. esta espcie de linha ascendente que caracterizar a pedagogia do prncipe7. Esta continuidade leva-nos a compreender que a arte de governar converge no sentido de que em todas as esferas sociais constitui-se um governo diferente. Por exemplo, o pai de famlia exerce o governo de sua casa; o padre o governo na parquia e de seus seguidores e o professor governa na sala de aula seus alunos. Assim, eles exercem poder e por isso governam. Isto no implica, no entanto, que sejam esferas autnomas e independentes dentro do Estado ou da Sociedade. Ao mesmo tempo em que governam, so tambm governados na sua interao com outros membros da sociedade. Um necessita do outro assim como, no corpo humano os membros agem em conexo com o crebro. , tambm, um processo pedaggico que instrumentaliza toda a sociedade para esta relao de poder. Para governar necessrio primeiro aprender a governar a prpria vida. um processo determinado internamente na relao que a sociedade estabelece com seus indivduos, isto , na relao privada da famlia por exemplo. Depois se estende para outras esferas maiores e pblicas. Quando o Estado bem governado, os pais de famlia sabem como governar suas famlias, seus bens, seu patrimnio e por sua vez os indivduos se comportam como devem8. Este conjunto de relaes e trocas faz surgir uma pedagogia poltica para imprimir um bom governo. Entre o governo e o povo, governo e famlia que surge a necessidade de se aprender a governar as diferentes habilidades existentes na esfera do
7 8

Id Ibd. p. 281. Id Ibd p. 281.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

28 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

Estado, assegurando assim o funcionamento da sociedade como um todo da relao de poder. Conseqentemente, governar pactuar. governar e saber que deve ter um retorno e subordinar-se a uma vontade maior, a vontade dos outros. compreender que ningum exerce o poder sozinho. Est implcito nesta relao, que o poder de governar baseado no consenso e outorgado pelo outro. No h poder de governar incondicionado ou transcendente. O poder de governar fruto das relaes empricas que os homens estabelecem. Para ser bom soberano, preciso que tenha uma finalidade: o bem comum e a salvao de todos. (...) S lhe ser conferida autoridade soberana para que ele se sirva dela para obter e manter a utilidade pblica9. A finalidade do poder para o governo a de aproximar-se de objetivos e interesses que se definem com a ampliao da vontade comum que pretende defender. Em suma, o poder um pacto, um acordo que - no se restringe aqui a jurisdio, justia ou lei - o soberano deve ter um propsito coletivo mais amplo, que englobe a populao. A arte de governar exige, nesta direo, que se v para alm das leis. Na perspectiva do governo, a lei no certamente o instrumento principal, (...) quando, economistas e fisiocratas dos sculos XVII e XVIII, explicam que no certamente atravs da lei que se pode atingir os fins de governo10. Assim, necessrio para bem governar, ter virtudes como: a pacincia, a sabedoria e a diligncia. Este conjunto de virtus11 como capacidade ou potncia moral do homem que dar equilbrio ao governante. A pacincia necessria para que a fora d lugar diplomacia, isto , nem sempre necessrio utilizar armas ou fora
Id. Ibd. p. 283. FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 284-285. 11 ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. [Traduo da 1 edio brasileira coordenada e revisada por Alfredo Bossi; reviso da traduo e traduo de novos textos de Ivone Castilho Benedetti]. 5 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007.
10
9

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 29 SILVA, Ailton Jos da

mesmo possuindo-as. O conhecimento fundamental para dar noo ou conscincia daquilo que rodeia o governo, seu real poder. O conhecimento das coisas, dos objetivos que deve procurar atingir e da disposio para atingi-los; este conhecimento que constituir a sabedoria do soberano12. E a diligncia justamente o que dar ao governo sua medida, colocando-o como instrumento do povo a atingir esta finalidade. Podemos dizer, de acordo com o autor, que o Estado tem uma dinmica prpria que pode ser racionalizada. Esta dinmica ancora-se nas suas regularidades e nas suas leis. Ela lgica e por isso pode ser conhecida e compreendida pelo entendimento humano. O Estado se governa segundo as regras racionais que lhe so prprias, que no se deduzem nem das leis naturais ou divinas, nem dos preceitos da sabedoria ou da prudncia; o Estado, como a natureza, tem sua racionalidade prpria, ainda que de outro tipo13. Assim, cabe ao governante compreender esta lgica ou dinmica, uma vez que ela criada pelo acordo entre os homens, e materializada quando transformada em prtica social. Em suma, isto que se exige em uma arte de governo a partir do sculo XVIII, tcnica, conhecimento e pacincia. Se procurarmos o meio termo ou o ponto de passagem para esta exigncia moderna, veremos que o Mercantilismo paradoxal na relao Mercado-Estado. Se por um lado, o Mercantilismo, como prtica de mercado, possibilitou regras claras para a comercializao em escala mundial ou transcontinental, criou leis para este mercado e uma regularidade sendo administrada no interior do Estado; por outro, serviu de suporte ao soberano para cada vez mais se armar, criando exrcitos e armamentos, conservando-o no poder. O mercantilismo a primeira racionalizao do
12 13

FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, p. 285. Op. cit p. 286.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

30 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

exerccio do poder como prtica de governo; com ele que se comea a construir um saber sobre o Estado que pode ser utilizvel como ttica de governo14. Para se organizar numa ao mercantil foi necessria uma racionalidade por parte do Estado, isto , o mercantilismo possibilitou a regularidade: leis, ordens e regulamentos; mas nas mos do monarca serviu para concentrar fora e poder. Este requerimento moderno de uma racionalidade para a organizao do Estado foi algo positivo. As leis e regularidades permitiram que o Estado ordenado e regularmente administrado pudesse ser racionalizado e conhecido logicamente. Elas fomentaram, portanto, a constituio de um governo de muitos. Um governo consentido, pactuado e acordado, dando origem concepo de democracia. Contrariamente, coisa que no acontecia antes do sculo XVIII, com o governo soberano, que trazia a ideia de governo para poucos ou governo de um s, tornavase tirano, destruindo a continuidade do desenvolvimento do Estado. Com efeito, diante desta questo, os pensadores polticos passaram a reformular a concepo acerca da teoria de governo. Diz Foucault:
neste sentido que os juristas do sculo XVIII formularam ou reatualizam a teoria do contrato: a teoria do contrato ser precisamente aquela atravs da qual o contrato fundador o compromisso recproco entre o soberano e os sditos se tornar uma matriz terica a partir de que se procurar formular os princpios gerais de uma arte do governo (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 285).

Aqui nos parece que a arte de governar encontra suporte na concepo de Vontade Geral de Rousseau. O Contrato Social de Rousseau que estabelece os limites do governo. O poder est no contrato e os indivduos definem as regras do mesmo. O indivduo agora esta imbudo de poderes.
14

Op. cit. p. 286-287.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 31 SILVA, Ailton Jos da

Ele, em conjunto, estabelece as regras e as leis que sero conduzidas nas esferas do Estado, passando a ser uma vontade geral, a vontade da maioria. O governante apenas um instrumento. Ele o autorizado a colocar em prtica a Vontade Geral. Soberana agora esta vontade. Ela deve sufocar ou suplantar a vontade individual que conduz tirania. O Contrato Social regula no s a relao Estado-SoberanoPopulao, mas sim todas as relaes sociais. A sociedade passa a ser gerida por um contrato e a arte de governar diz respeito ao entendimento desta relao e a aplicao deste entendimento15. Em suma, na prtica de governo que opera o poder atravs do soberano nas teias de uma sociedade que contratual e com inmeras relaes reguladas por regras e leis. Outra mudana significativa, neste contexto, refere-se economia. Enquanto a economia se restringia famlia - os bens da casa - limitava a ao do governante uma vez que deveria estar voltado a defender a propriedade privada e restrita da famlia, restringindo tambm a construo de uma arte de governo mais ampliada que pudesse ser abarcada alm deste limite domstico.
A arte de governar procurou fundar-se na forma geral da soberania, ao mesmo tempo em que no pde deixar de apoiar-se no modelo concreto da famlia; por este motivo, ela foi bloqueada por esta ideia de economia, que nesta poca ainda se referia apenas a um pequeno conjunto constitudo pela famlia e pela casa. Com o Estado e o soberano de um lado, com o pai de famlia e sua casa de outro, a arte de governo no podia encontrar sua dimenso prpria (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 287).

15

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. [Traduo de lourdes Santos Machado; introduo e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado]. So Paulo: Nova Cultural, 1999, (Coleo Os Pensadores).

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

32 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

Este limite, que o autor chama de bloqueio, encontrou sua superao medida que crescia as relaes sociais e, por conseguinte, as relaes econmicas se ampliavam, fazendo surgir o conceito de populao. 4. Populao: um Conceito Novo para o Novo Governo O desbloqueio se deu em funo da necessidade de compreender os problemas econmicos numa dimenso maior que o dos familiares, isto , ampli-los ao tamanho dos problemas da populao onde a famlia apenas uma parte.
O problema do desbloqueio da arte de governar est em conexo com a emergncia do problema da populao; tratase de um processo sutil que, quando reconstitudo no detalhe, mostra que a cincia do governo, a centralizao da economia em outra coisa que no a famlia e o problema da populao esto ligados (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 288).

A separao entre famlia e economia tornou-se fundamental para que a economia ao poucos fosse ganhando fora e espao, sendo ampliada para alm da economia domstica, atingindo a populao. Assim como o Estado, a populao tem regularidade prpria, a qual se encontra, muito reduzida na famlia. Somada as caractersticas prprias que produzem efeitos especficos, a populao ganha importncia neste novo cenrio e ocupa no Estado o status que antes era da famlia. A populao a perspectiva da populao, a realidade dos fenmenos prprios populao permitir eliminar definitivamente o modelo de famlia e centralizar a noo de economia em outra coisa16. Isto possibilitou que atravs dos problemas e caractersticas da populao, dentro de suas regras e suas leis, pudessem constituir um saber
16

FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 288.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 33 SILVA, Ailton Jos da

sobre ela, uma cincia, um conhecimento racional e matematizado pelas estatsticas.


A populao tem uma regularidade prpria: nmero de mortos, de doentes, regularidade de acidentes, etc.; a estatstica revela tambm que a populao tem caractersticas prprias e que seus fenmenos so irredutveis aos da famlia: as grandes epidemias, a mortalidade endmica, a espiral do trabalho e da riqueza, etc.; revela finalmente que atravs de seus deslocamentos, de sua atividade, a populao produz efeitos econmicos especficos (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 288).

Esta representao emprica e crescente da populao inverte sua importncia na sociedade. A famlia, que antes era o alvo do Estado, perde lugar para a populao. Entretanto, a famlia continua sendo importante, porm como parte da populao. O governante para chegar famlia deve primeiro passar pela populao. Antes, a arte de governar e a economia s eram pensadas a partir do modelo de organizao familiar. Em outras palavras, junto com o conceito de populao, a famlia passa a ser um elemento secundrio; torna-se uma esfera da populao, mais tarde um grupo, perdendo o estatuto de modelo de Estado. Consequentemente, todas as aes de governo tero um foco definido,ampliado e voltados populao
A populao ser o objeto que o governo dever levar em considerao em suas observaes, em seu saber, para conseguir governar efetivamente de modo racional e planejado. (...) a passagem de uma arte de governo para uma cincia poltica, de um regime dominado pela estrutura da soberania para regime dominado pelas tcnicas de governo, ocorre no sculo XVIII em torno da populao e, por conseguinte, em torno do nascimento da economia poltica (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 290).

A populao por este motivo a finalidade de governo. A arte de governar se reafirma entre: a individualidade
Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

34 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

(conscincia do homem que faz parte da populao) e o interesse geral que a necessidade ou vontade da populao em seu conjunto. H para esta nova proposta de governar demandas e exigncias vindas da populao, gerando, assim, novas formas ou tcnicas de governo para atend-las. Uma cientificidade poltica, compreendida como saber, que traz embutida o poder de governo. A mudana de modelo de governo leva necessidade de se pensar a relao do Estado com a populao. A ideia de um novo governo da populao torna ainda mais agudo o problema do fundamento da soberania e ainda mais aguda a necessidade de desenvolver a disciplina17. A populao tambm se constitui como fonte de poder. No exerccio do poder central surge uma preocupao: como disciplinar estes inmeros poderes que brotam, sobre tudo, da populao? Enfim, um problema contemporneo complexidade da populao na constituio de um Estado. Trata-se de um tringulo: soberania disciplina gesto governamental, que tem na populao seu alvo principal e nos dispositivos de segurana seus mecanismos essenciais18. Em que se deve manter a soberania; garantir o exerccio do poder que agora mltiplo pela via da disciplina, disciplinando o poder e hierarquizando-o para administrar de forma tcnica, utilizando todos os mecanismos que a sociedade dispe para tornar efetiva a ao de governo.
(...) As tcnicas de governo se tornaram a questo poltica fundamental e o espao real da luta poltica, a governamentalizao do Estado foi o fenmeno que permitiu ao Estado sobreviver. (...) Talvez se possa assim reconstruir as grandes formas, as grandes economias de poder no Ocidente: em primeiro lugar, o Estado de justia, nascido em uma territorialidade de tipo feudal e que corresponderia grosso modo a uma sociedade da lei; em segundo lugar, o
17
18

FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 291. Id. Ibd.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 35 SILVA, Ailton Jos da

Estado administrativo, nascido em uma territorialidade de tipo fronteirio nos sculos XV-XVI e que corresponderia a uma sociedade de regulamento e disciplina; finalmente, um Estado de governo que no mais essencialmente definido por sua territorialidade, pela superfcie ocupada, mas pela massa da populao, com seu volume, sua densidade, e em que o territrio que ela ocupa apenas um componente. Este Estado de governo que tem essencialmente como alvo a populao e utiliza a instrumentalizao do saber econmico, corresponderia a uma sociedade controlada pelos dispositivos de segurana (FOUCAULT, Microfsica do Poder, 1979, pg. 292-293).

Desta forma, a histria dispe a seqncia dos fenmenos que deram origem ao Estado atual. A disposio do poder em seu interior como ferramenta fundamental na sua organizao. A estruturao hierarquizada do poder em seu exerccio pleno colaborou para realizar uma dinmica interna e um processo de mutao que levou a um Estado mais complexo. A populao e seus problemas colocaram o Estado diante de uma necessidade: desenvolver uma pedagogia para melhor conhecer sua constituio. Construir um saber, ter um poder. Em suma, esta governamentalizao foi preparao mental e material do Estado para esta nova fase da arte de governar. Concluso Ao tratar de uma governamentalidade, Foucault busca na histria a constituio do Estado e as diversas formas que este teve para se constituir enquanto poder. Neste processo h uma mentalidade que circula e se desenvolve, passando por vrias etapas. Sai de uma preocupao territorial mais simples e avana rumo a uma estrutura mais complexa com tcnicas avanadas de gerenciamento. O Estado utiliza como ferramenta, o saber e a cincia para organizar o poder.
Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

36 | P g i n a SILVA, Ailton Jos

O pano de fundo de toda esta reflexo o poder. Ele permite que este Estado no se desagregue, mantendo-se unificado numa hierarquia dos poderes existentes no corpo social. No mais um poder nico ou central, exercido por apenas um ser. Nem o poder transcendente, dado por um ser poderoso extra-mundano. um poder humano, concreto, real e mltiplo que se estende por toda a estrutura social. a juno de micros poderes que orbitam o poder na sociedade. Poder que transita entre a base e o pice da sociedade. Ningum to poderoso que o exera sozinho e qualquer tentativa nessa direo gera um contra-poder. Ao mesmo tempo em que se o exerce sobre algum, algum exerce o poder sobre outrem. O poder no dado. Ele fruto das relaes de poder. na convivncia e nas relaes concretas que ele aparece. Em suma, o Estado ganha, nesta concepo foucaulniana de governamentalidade, a compreenso de como desenvolvida a relao de poder nas entrelaadas teias das relaes sociais. A arte de governar utiliza-se das habilidades do saber, descobrindo o fio condutor que conecta os pontos que ligam um poder ao outro. A arte de governar a mentalidade de uma poca contribui para ordenar e controlar o poder na sociedade em uma vigilncia permanente. Referncias Bibliogrficas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. [Traduo da 1 edio brasileira coordenada e revisada por Alfredo Bossi; reviso da traduo e traduo de novos textos de Ivone Castilho Benedetti]. 5 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. BERMAN, Marsall. Tudo que Slido se Desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Cia das Letras, 1986.

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

P g i n a | 37 SILVA, Ailton Jos da

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Cincias Humanas. [traduo de Salma Tannus Muchail]. 9 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. ___________. Microfsica do Poder. [Organizao e traduo de Robert Machado]. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1979. HELLER, Agnes. O Homem do Renascimento. Traduo de Conceio Jardim e Eduardo Nougueira. Lisboa: Presena, 1982. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras Incompletas. [Seleo de textos de Gerard Lebrun; Traduo de Rubens Rodrigues Torres Filho; Prefcio de Antnio Cndido]. So Paulo: Nova Cultural, 1991, (Coleo os Pensadores). ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. [Traduo de lourdes Santos Machado; introduo e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado]. So Paulo: Nova Cultural, 1999, (Coleo Os Pensadores).

Revista Eletrnica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable , So Joo del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010

Vous aimerez peut-être aussi