Vous êtes sur la page 1sur 3

6 frases que voc no deve usar com seus funcionrios

Especialistas afirmam que determinadas frases podem desmotivar a equipe e limitar ideias inovadoras em pequenas empresas Camila Lam, de So Paulo Seja em uma pequena ou mdia empresa, o chefe tem um papel fundamental para que o ambiente de trabalho seja agradvel e produtivo. Por isso, recorrer frequentemente a algumas frases podem ser prejudiciais no s para a relao chefe e funcionrio quanto para a empresa.

Para Andrea Piscitelli, consultora e especialista em gesto de pessoas, s vezes a inteno no ruim. Entretanto, preciso cuidado para que o contedo da frase no possa ser interpretado como um assdio moral. diferente expor o funcionrio para outras pessoas e falar que ele desleixado, com a inteno de falar que ele descompromissado com a empresa, exemplifica. Com a ajuda de especialistas, confira seis frases que um chefe no deveria dizer aos funcionrios.

No quero problemas, quero solues.


O papel do chefe, nesse caso, de fazer acontecer por meio das pessoas e ajud-las a se desenvolver. Para Caroline Pfeiffer, diretora de marketing e vendas da consultoria LHH/DBM, como o capito Francesco Schettino que abandonou o navio Costa Concordia na Itlia e o

problema, sendo que era de sua responsabilidade. A mensagem deveria ser `vamos resolver isso junto`, afirma. Ricardo Munhoz, diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, explica que ao dizer frequentemente esta frase, o chefe demonstra que no tem pacincia para ouvir o funcionrio e acaba desmotivando no s ele como toda a equipe. Isso acaba com o interesse em gerar novas ideias e pode tambm ocasionar a perda de profissionais qualificados, diz.

No acho que isso seja prioridade agora.


Andrea, que tambm professora na Fundao Getlio Vargas (FGV), Fundao Armando lvares Penteado (FAAP) e Fundao Instituto de Administrao (FIA), explica que quando um funcionrio tem uma ideia ou uma sugesto e o chefe se limita a dizer que h outros assuntos prioritrios no momento, acaba infantilizando a relao. Algumas empresas incitam uma cultura de inovao e s vezes o gestor que no est preparado para aceitar sugestes, afirma. Para Caroline, ouvir o funcionrio pode custar um pouco do tempo do chefe, mas o ideal que esse tempo seja gasto com uma explicao breve sobre a razo do assunto no ser o foco do momento. Munhoz completa que recomendado que o chefe se mostre disponvel para agendar uma conversa com o funcionrio em vez de deixar para outra ocasio.

Voc no fez nada mais do que a sua obrigao.


Dizer que o o funcionrio ter batido uma meta no foi nada alm do esperado como um balde de gua fria. "O chefe acaba criando uma barreira para o prximo ms, explica Munhoz. As pessoas sempre exigem mais do que o limite delas, mas alm da frase soar grosseira, preciso entender que elas produzem por uma causa, afirma Caroline. Para Andrea, quando o chefe no estimula o funcionrio, no o incentiva e reconhece acaba deixando de estimular que ele pense fora da caixa. Quanto mais tenso o ambiente da empresa, menos pensamento criativo, diz.

Eu tambm no concordo com a ordem, mas temos que fazer.


Ele acaba falando que no vai dar certo, diz Caroline. O chefe, neste caso, representa a empresa, e por isso mostrar a opinio pessoal no aconselhvel. O ideal seria unir os funcionrios e pensar de que maneira eles podem fazer dar certo.

No vou te explicar isso, pode deixar que eu fao.


Munhoz afirma que ensinar um dos papis de um gestor de pessoas e, ao recorrer a essa frase quando se est sem pacincia ou tempo, corre-se o risco do funcionrio se sentir decepcionado, j que ele est ali tambm para aprender. Alm de adotar uma postura que o afastar da equipe, o funcionrio sentir medo das prximas vezes, explica. Como chefe, ele deveria perguntar qual a dificuldade que o funcionrio est tendo, afirma Andrea. Ela diz que em determinadas situaes, foi o prprio chefe que pode no ter sido claro nas instrues.

o que temos para hoje.


Para Caroline, essa frase acaba transmitindo a mensagem de que o chefe no quer falar mais sobre o assunto e encerrar a conversa. No que ele no tenha mais informaes, afirma. Ela explica que esse tipo de comportamento demonstra que papel dele de limitar o questionamento do funcionrio.

Vous aimerez peut-être aussi