Vous êtes sur la page 1sur 7

Circuitos de Geradores de Altas Tenses

Prof. Luiz Ferraz Netto

Circuito 1 Esse , provavelmente, o mais simples dos circuitos osciladores, que usa flyback para gerar altas tenses. Ele incorpora dois transistores de potncia (2N3055) na configurao de um oscilador em 'push-pull'. Nada h de crtico para os valores dos resistores e suas potncias, desde que no se estenda por demais os tempos de usos. Vejamos o circuito esquemtico:

O circuito aceita para sua 'alimentao' desde 12 VCC at algo pouco acima de 24 VCC. Todavia, nesse extremo, no devemos exceder o tempo de uso para alm de poucos minutos, sob o risco de queimar o flyback. Existem velhos flybacks de receptores de TV valvulados e mesmo branco/preto que se adaptam perfeitamente a esse projeto. Deles s iremos usar o ncleo de ferrite e o enrolamento de alta tenso; tanto o enrolamento primrio como aquele da realimentao devem ser feitos pelo construtor. A fonte de alimentao para esse gerador de alta tenso deve prover a intensidade de corrente necessria para cada d.d.p. utilizada (12 ou 24 V). Essa

fonte deve estar dotadas de bons retificadores, capacitor de filtro e mesmo o uso de um "choque" recomendvel. O enrolamento primrio feito na perna do ncleo, oposta quela da alta tenso, e consiste de 10 espiras de fio rgido #16 encapado, com 'center tape'; o enrolamento de re-alimentao feito sobre o enrolamento primrio e consta de 4 espiras de fio rgido #22 encapado, com 'center-tape'. Se no se detetar produo de alta tenso no enrolamento devido, deve-se inverter os fios que vo s bases dos transistores, para se ajustar adequadamente as fases para promover as oscilaes. Os transistores 2N3055 pode (e at tem certas vantagens, em alguns casos) ser substitudo por aqueles de sada horizontal de TV. Tambm podem ser usados transistores do tipo PNP, desde que se inverta as polaridades de entrada de tenso no oscilador. Esse circuito, dependendo do flyback utilizado, trabalhar muito bem, fornecendo de 15 a 40 kV e poder ser usado em experimentos tais como: chifre eltrico, lmpada de plasma etc. Circuito 2 Esse circuito, tambm bastante simples, poder fornecer tenses entre 15 e 40 kV e produzir generosas fascas a partir de uma bobina de ignio automotiva (12V). A alimentao desse circuito dever ser de 12 VDC com intensidade de corrente entre 5 e 6 ampres. As fascas produzidas tero de 2 a 3 cm de comprimento. Vejamos o circuito esquemtico:

Como se observa, o transistor de potncia 2N3055 (NPN) excitado (pulsado) mediante ondas quadradas provenientes do CI - 555 (timer). A freqncia desses pulsos depender dos valores dos resistores postos entre os pinos 7 e 8 e entre os pinos 7 e 6. Tal pulso tambm algo dependente do valor do capacitor ligado ao pino 2. Tal capacitor pode ser de tntalo ou do tipo[o 'mylar' mas, mesmo capacitores cermicos podem ser experimentados. Recomendados que experimente com vrios valores (desde valores bem menores que .1uF at valores bem superior a isso). Voc notar interessantes mudanas nas caractersticas das fascas. Repare que sob altas freqncias as fascas sero razoavelmente curtas e sob baixas freqncias teremos longas e 'quentes' fascas! Em suma, um circuito "didtico", onde toda experimentao recomendada. Esse circuito 'pulsador' pode (e deve) ser testado com flyback em substituio bobina de ignio automotiva. Para acionar o flyback recomendamos um enrolamento primrio de 10 a 12 espiras na perna inferior desse flyback. Com essa montagem alternativa o dispositivo poder ser usado para 'carregar' capacitores para aplicaes com lmpadas xnon para 'flash'. Muito bom para lmpadas de plasma. Se voc precisar de maiores valores de tenses, poder tentar associar duas bobinas de ignio, com os primrios em paralelo e as altas tenses em srie. Experimente tambm tal associao usando dois flybacks (primrios em paralelo, altas tenses em srie). Voc enfrentar alguns problemas de fugas ... resolvaos! Circuito 3 Esse outro bom e eficiente circuito gerador de alta tenso usando flyback. O circuito usa um MOSFET; um CI-555 (timer) para lanar pulsos com ondas quadradas sobre o 2N2222 e um ramo capacitor - potencimetro para o devido ajustes dessas freqncias. O 2N2222 comanda a porta do MOSFET e esse, por sua vez, controla os pulsos agudos para o enrolamento extra de 10 espiras efetuado no flyback. Eis o circuito:

Um acurado ajuste em ambos os potencimetros permitir a obteno de compridos arcos eltricos no terminal de alta tenso. A fonte de alimentao para tal circuito poder fornecer desde + 12 VCC at +15 VCC, sob corrente de 3 A. O MOSFET requer bom dissipador de calor. Se usar o aparelho por algum tempo para demonstraes em sala de aula ou feira de cincias escolares e perceber que o MOSFET est esquentando muito recomenda-se a insero de um resistor de 4 ohms (se a fonte fornecer 12 V) ou de 5 ohms (se a fonte fornecer 15 V ou mais) entre o terminal 'fonte' do MOSFET e o enrolamento primrio do flyback. D preferncia a flybacks mais antigos com o enrolamento de alta tenso em forma de 'rosca' (toride) e no aos mais modernos com tal enrolamento 'cilndrico'. Circuito 4 Este circuito bastante recomendado para voc produzir facilmente seus 10 a 20 kV, dependendo da bobina de ignio automotiva que conseguir. Usamos um TRIAC e um DIAC. Poderemos obter desse circuito agudas altas tenses, acima de 40 kV, a partir da rede eltrica domiciliar de 110 VAC.

Tais limites de tenso podem ser obtidos substituindo-se o capacitor de .1F por outro de .3 ou .4 F. Circuito 5 Fcil de construir, este gerador de alta tenso capaz de produzir at 50KV; todavia, devido tenso de colapso da bobina, temos, na prtica, uma tenso de sada um pouco mais baixa. T2 um a bobina de ignio de carro, assim como o capacitor 0.5F ( vem do platinado; realmente sugiro usar s este tipo de capacitor). T1 um pequeno transformador feito com um ncleo laminado de ferro, com uma seo quadrada de (7x7) mm e 57 mm de comprimento; ele apresenta 75 espiras no lado de coletor e 25 espiras no lado da base --- use fio de cobre esmaltado de 1 mm. Sua construo no crtica e espero (no testei!) que o circuito trabalhe bem com uma boa variedade de transformadores, inclusive aqueles com ncleo de ferrita. Tente inverter os terminais de um dos enrolamentos se o circuito no oscila. O transistor trabalhar relativamente frio e se for montado numa chapa de metal (lateral da prpria caixa da montagem) no ir requerer um dissipador de calor (radiador); todavia, se necessrio, um pequeno de 5C/ W bastar. A freqncia de operao fica ao redor dos 1,2 kHz.

Circuito 6
Este oscilador permite obter, a partir de pequena tenso contnua (3 a 6V), uma alta tenso alternada, com baixa corrente. O trafo pode ser um comum para alimen tao, com primrio de 0/110/220V e secundrio para 3/6/9/12V onde, nesse oscilador, o secundrio quem vai ligado ao circuito e o primrio de onde se recolhe a alta tenso.

Circuito 7

Para quem vai iniciar seus experimentos com lmpada de plasma, eis o circuito indicado que utiliza um s transistor NPN (2N3055) e um flyback, no qual se acrescentou dois novos enrolamentos na perna central livre: um com duas espiras de cabinho 22, capa plstica e outro com 5 espiras de fio 18, capa plstica. O terminal de alta tenso pode ser ligado a um dos terminais de uma lmpada incandescente comum de 100 ou 200W (mesmo que tenha o filamento queimado/quebrado). Uma bonita lmpada de plasma!

Vous aimerez peut-être aussi