Vous êtes sur la page 1sur 58

LEI N 3.074, DE 28 DE ABRIL DE 2.011.

Institui o Plano Diretor Participativo e Sistema de Planejamento Integrado e Gesto Participativa do Municpio de Carapicuba, nos termos dos artigos 182 e 183 da Constituio Federal , do captulo III da Lei Federal n 10.257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade e da Lei Orgnica de Carapicuba". SERGIO RIBEIRO SILVA, Prefeito do Municpio de Carapicuba, usando das atribuies que lhes so conferidas por lei, FAZ SABER que, a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:

Art. 1 Em atendimento s disposies dos artigos 182 e 183 da Constituio Federal e do Captulo III da Lei Federal n 10.257, de 10 de julho de 2001 Estatuto da Cidade - fica aprovado, nos termos desta Lei, o Plano Diretor Participativo do Municpio de Carapicuba.

TTULO I DA CONCEITUAO, PRINCPIOS, DIRETRIZES E OBJETIVOS GERAIS

Captulo I Conceituao

Art. 2 - O Plano Diretor Participativo abrange a totalidade do territrio do municpio de Carapicuba, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento urbano do municpio e integra o processo de planejamento municipal. Art. 3 - Este Plano Diretor Participativo institui o Sistema de Planejamento Integrado e Gesto Participativa, estabelece diretrizes e objetivos das polticas de desenvolvimento urbano, regulamenta instrumentos urbansticos e define aes, programas, projetos e obras a serem seguidos at o ano de 2021. Pargrafo nico - Entende-se por poltica de desenvolvimento urbano todas as polticas pblicas municipais que atuam sobre o meio fsico, as relacionadas com o urbanismo e desenvolvimento econmico e social, em Particular, uso do solo, meio ambiente, habitao, localizao dos equipamentos sociais, saneamento, mobilidade e patrimnio histrico. Art. 4 - O Sistema de Planejamento Integrado e Gesto Participativa consiste na articulao do planejamento com a gesto das polticas pblicas e, de acordo com o artigo 4 da Lei Federal n 10.257, de 10 de julho de 2001 Estatuto da Cidade, compreende os seguintes instrumentos: I. Plano Diretor Participativo; II. Plano Plurianual; III. diretrizes oramentrias e oramento anual; IV. planos, programas e projetos setoriais; V. planos de desenvolvimento econmico e social.

1 - Todos os instrumentos referidos no caput deste artigo devem ser elaborados por meio de processos participativos. 2 - O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e o Oramento anual devem incorporar as diretrizes e as prioridades contidas neste Plano Diretor Participativo e serem elaborados utilizando uma metodologia que garanta uma gesto oramentria Participativa, de acordo com os artigos 40 e 44 do Estatuto da Cidade. 3 - O Plano Plurianual ser elaborado no primeiro ano de cada administrao municipal, de acordo com os princpios, diretrizes e objetivos estabelecidos neste Plano Diretor Participativo.

Captulo II Dos Princpios e Diretrizes Desenvolvimento Urbano Gerais da Poltica de

Art. 5 - A Poltica de Desenvolvimento Urbano a ser desenvolvida pelo municpio de Carapicuba dever estar fundamentada nos seguintes princpios: I. funo social da cidade; II. funo social da propriedade; III. direito cidade para todos, compreendendo o direito terra urbana, moradia digna, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte, aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer; IV.desenvolvimento sustentvel; V. justia social; VI. equidade; VII. reduo da desigualdade; VIII. sustentabilidade ambiental; IX. universalizao da mobilidade e acessibilidade; X. fortalecimento do setor pblico e das suas funes de planejamento e fiscalizao; XI. gesto democrtica e participativa.

Art. 6 - A cidade cumpre sua funo social quando: I. garante o direito cidade, definido no artigo 5, inciso III desta Lei; II. proporciona condies para o desempenho de atividades econmicas; III. garante a preservao do patrimnio ambiental e cultural e da paisagem urbana; IV. possibilita os espaos de referncia e identidade urbana; V. cria mecanismos de participao, informao, comunicao e controle social entre o Poder Pblico municipal e o cidado e suas diversas formas de organizao. Art. 7 - A propriedade imobiliria cumpre sua funo social quando, respeitada a funo social da cidade, for utilizada de acordo com o estabelecido neste Plano Diretor Participativo e de forma compatvel com: I. a capacidade da infra-estrutura, equipamentos e servios pblicos disponveis; 2

II. a preservao do meio ambiente e a preservao do patrimnio cultural e urbano; III. as necessidades dos cidados quanto implantao de equipamentos sociais e reas verdes; IV. a segurana, bem-estar e sade de seus usurios e vizinhos; V. as necessidades de implantao de projetos de habitao de interesse social. Art. 8 - Na Poltica de Desenvolvimento Urbano devero ser observadas as seguintes diretrizes: I. compatibilizao entre o desenvolvimento econmico e urbano e a sustentabilidade ambiental e social; II. incluso social e urbana, evitando que a populao de baixa renda seja excluda dos benefcios gerados pelo desenvolvimento urbano; III. reduo das desigualdades territoriais, em todas as polticas urbanas desenvolvidas no municpio; IV. incluso em todas polticas urbanas, o respeito aos Direitos Constitucionais, sem distino de qualquer natureza; V. combate desigualdade de raa, cultura e gnero, por meio de aes afirmativas para sua correo e promoo de igualdade de acesso fruio de bens, servios e oportunidades nas esferas pblico e privada; VI. combate ao uso especulativo da terra e imveis urbanos, que resulte na sua subutilizao ou no utilizao, assegurando o cumprimento da funo social da propriedade; VII. garantia da justa distribuio dos benefcios e nus decorrentes do processo de urbanizao, recuperando e transferindo para a coletividade a valorizao imobiliria decorrente da ao do Poder Pblico Municipal; (Cont. Autgrafo de Lei n 1.285/2011) VIII. aumento da eficincia da cidade, ampliando os benefcios sociais e reduzindo os custos operacionais para os setores pblico e privado; IX. promoo da eficincia dos investimentos pblicos e privados em termos sociais, econmicos, urbansticos e ambientais; X. reconhecimento e regularizao fundiria e urbanstica dos assentamentos existentes, desde que sua urbanizao seja compatvel no impliquem risco segurana dos moradores e sejam compatveis com o interesse pblico e social e o respeito s condies ambientais; XI. subordinao da realizao de parcerias entre os setores pblico e privado ao atendimento do interesse pblico, da funo social da cidade e dos objetivos deste Plano Diretor Participativo; XII. priorizao do transporte coletivo pblico em relao ao individual na utilizao do sistema virio principal; XIII. garantia de acessibilidade para as pessoas com deficincia e locomoo mobilidade reduzida em todos os espaos de uso pblico; XIV. proteo ao meio ambiente e ao patrimnio histrico; XV. estmulo recuperao da memria do municpio, como aspecto indispensvel da formao de sua identidade.

TTULO II DOS OBJETIVOS E AES DESENVOLVIMENTO URBANO DA POLTICA DE

Captulo I Do Uso do solo

Art. 9 - A poltica de uso do solo tem como objetivo geral promover a estruturao da cidade e o ordenamento territorial de modo a harmonizar as atividades econmicas com a qualidade de vida dos moradores e a preservao do ambiente natural e cultural. Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. controlar o adensamento construtivo, garantindo sua compatibilizao com a infraestrutura urbana existente e a prevista, de acordo com as caractersticas de cada rea homognea, por meio de: a) diretrizes de ocupao e de uso diferenciadas que respeite as diretrizes estabelecidas nesta lei para as rea homognea; b) reviso da legislao que disciplina do uso e ocupao do solo. II. consolidar as centralidades existentes e estimular a formao de novas, de acordo com o Mapa 07 integrante desta lei, aproximando servios e comrcio dos locais de moradia e qualificando os bairros por meio de: a) investimentos em infraestrutura para qualificar as centralidades existentes; b) incentivos localizao de comrcio e servios pblicos e privados nas centralidades de bairro; c) interligao dos centros de bairros com as estaes e terminais de transporte coletivo; d) melhoria das reas pblicas e de caladas. III. Ampliar as reas com vegetao e as reas permeveis melhorando o meio ambiente urbano e combatendo enchentes, por meio de: a) reviso da legislao de uso e ocupao do solo estabelecendo taxas de permeabilidade para novos empreendimentos; b) plantio de rvores nas ruas, nas praas, nos parques pblicos e ao longo das vias de fundo de vale nas interligaes entre as Zonas Especiais de Interesse Ambiental - ZEIA; c) aumento da vegetao nos parques pblicos; d) utilizao de pavimentao drenante em vias locais; e) estudo de dispositivos para retardar a chegada das guas pluviais no sistema de drenagem urbano. IV. evitar a proximidade ou conflito entre usos incompatveis ou inconvenientes, por meio de: a) regras na lei de uso e ocupao do solo; b) aperfeioamento do controle do processo de ocupao do solo, mediante monitoramento, fiscalizao e estruturao de um sistema de informao; c) implementao de estrutura institucional para possibilitar o controle e fiscalizao do uso e ocupao do solo. V. elaborar legislao especfica de estudo de impacto de vizinhana baseada nas diretrizes das reas homogneas estabelecidas nesta lei.

Captulo II Do Desenvolvimento Econmico

Art. 10 - A poltica de Desenvolvimento Econmico tem como objetivo geral fomentar a implantao de atividades econmicas que gerem renda e emprego para o muncipe. Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. promover o desenvolvimento econmico local, para que os trabalhadores do municpio nele exeram suas atividades, por meio de:

a) promoo de estudo para a identificao dos segmentos industriais compatveis com a insero regional do municpio que se enquadrem como no poluentes e que no gerem impacto de vizinhana, observadas a legislao estadual e federal pertinente; b) reviso da Lei n 1.652 de 16 de dezembro de 1993 e Lei 1.727 de 30 de outubro de 1994 que estabeleceu incentivos para a instalao de indstrias no municpio. II. fortalecer e potencializar a vocao de Carapicuba como plo de comrcio e servios na regio Oeste da RMSP por meio de: a ) estmulo implantao de atividades comerciais e de servios de grande porte na rea de Reurbanizao Planejada I e II definidas nesta lei; b) incentivo verticalizao voltada s atividades de servios; c) fortalecimento do comrcio local, nas centralidades de bairro; d) estmulo, por meio de aes de marketing, ao consumo no comrcio local; e) incentivo construo de shopping center ou conjuntos multifuncionais que abriguem tambm servios e lazer. III. fortalecer e potencializar a vocao turstica e cultural da Aldeia de Carapicuba, por meio de: a) promoo do turismo histrico e cultural dando suporte continuado s manifestaes culturais e festas populares; b) qualificao da infraestrutura da regio minimizando o impacto no sistema virio; c) ampliao dos equipamentos para recebimento de turistas, como estacionamentos, banheiros e outros equipamentos de suporte a atividade turstica; d) incentivo construo de centro de eventos na rea homognea de Proteo e Urbanizao Controlada definida nesta lei, para dar suporte vocao turstica da regio. IV. qualificar a mo-de-obra local, de forma direta ou em parceria, por meio de: a) promoo de cursos profissionalizantes para jovens e adultos; b) incentivo aos servios voluntrios de formao de cidados; c) promoo de cursos para qualificao de empreendedores. V. apoiar, financiar e desburocratizar a implantao de atividades econmicas, por meio de: a) incremento da atuao do Banco do Povo no financiamento s pequenas empresas e incubadoras; 5

b) apoio ao financiamento das atividades que promovam o desenvolvimento econmico do municpio; c) promoo de programas de regularizao administrativa e tributria das atividades instaladas no municpio;

d) diminuio da burocracia para a instalao e funcionamento das empresas. VI. criar formas alternativas de gerao de renda, por meio de: a) incentivo e a promoo do associativismo e o cooperativismo nas comunidades; b) orientao e o suporte s atividades de coleta seletiva e reciclagem de resduos slidos, observando o cuidado com a origem e a periculosidade e toxidade dos materiais. VII. organizar o comrcio ambulante de produtos lcitos e criar mercados populares, por meio de: a) destinao de reas especificas para a implantao de mercados populares; b) implantao de bolses para ambulantes em local adequado sem a perda de espao pblico; c) incentivo organizao e formalizao das atividades informais.

Captulo III Da Mobilidade Urbana

Art. 11 - A poltica de Mobilidade tem como objetivo geral estruturar a rede viria e criar um sistema articulado de transporte coletivo, reduzindo seu custo e aumentando sua qualidade e a eficincia. 1 - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. estabelecer hierarquia viria de acordo com a classificao de vias utilizadas pelo Departamento Nacional de Trnsito DENATRAN; II. qualificar o sistema virio, eixos e vias principais, facilitando a ligao entre os bairros, por meio de: a) complemento do sistema virio com a abertura de novas vias e a interligao de vias existentes criando novas opes de circulao no sentido Norte-Sul e LesteOeste; b) melhoria da pavimentao das vias com a adoo de sistemas alternativos e eficazes; c) interveno prioritria nas vias estruturais e coletoras, de grande circulao; d) instalao de sinalizao indicativa, nome de ruas e servios. III. melhorar a fluidez do trfego, prevenindo acidentes e congestionamentos, por meio de: a) organizao do trnsito com a implantao de sinalizao adequada e medidas de segurana necessrias;

b) organizao da circulao de veculos com prioridade para o transporte coletivo; c) estabelecimento de rotas e horrios para disciplinar a circulao de veculos de carga pesada; d) campanhas peridicas de educao e conscientizao no trnsito; e) fiscalizao contnua e rigorosa; f) garantia de condies adequadas circulao de pedestres, ciclistas e acessibilidade de pessoas com deficincia e mobilidade reduzida; g) incentivo ao uso da bicicleta e criao de rede de ciclovias; h) a reduo de barreiras urbansticas e a garantia de meios de mobilidade e acessibilidade para as pessoas com deficincia; i) a criao de norma para a adequada execuo de caladas e de um programa de reconstruo de caladas prprias circulao dos pedestres e de pessoas com deficincia. IV. implantar um sistema articulado de transporte coletivo, ampliando a cobertura e otimizando a rede, tornando-o mais acessvel e confortvel, procurando integrar as linhas dos sistemas municipal e regional, estudando a reduo e unificao de tarifas, por meio de: a) reduo dos custos efetivos do sistema de transporte coletivo para os usurios; b) reestruturao do sistema de transporte coletivo do municpio, revendo a forma de prestao do servio e as concesses, visando: 1. a ampliao da oferta, frequncia e qualidade do transporte coletivo; 2. o estudo para reestruturao de linhas interligando os centros de bairro e ampliando o nmero de vias servidas pelo transporte pblico; 3. o estudo de viabilidade para a implantao de corredores de circulao exclusiva ou prioritria de nibus; 4. criao de terminal de nibus interligado Estao da CPTM Santa Therezinha visando atender os bairros da regio Oeste da cidade tendo como principal via arterial a marginal do crrego Cadaval, no sentido de desafogar o terminal central; 5. estudo para implantao de novos terminais nos bairros de forma a desconcentrar o volume de veculos na regio central e gerar uma melhor distribuio das linhas. V. fazer gestes junto ao Governo do Estado para a integrao tarifria das linhas de nibus intermunicipal com a ferrovia e as linhas municipais; VI. fazer gestes junto ao Governo do Estado para ampliar o atendimento das linhas intermunicipais de nibus, ampliando a frequncia e as reas servidas no municpio; VII. regulamentar o transporte de vans e micro nibus;

VIII. criar novos acessos ao municpio, melhorar os existentes e rever a situao dos pedgios, por meio de: a) qualificao dos acessos cidade e a negociao de acesso ao rodoanel; b) ampliao das alas de acessos cidade previstas no Mapa 1 Sistema Virio;

c) gesto junto ao Governo do Estado e Concessionria do Rodoanel visando a reviso e o aumento do repasse de recursos obtidos com o pedgio, como contrapartida pelo significativo aumento do trnsito no municpio; d) gesto junto ao Governo do Estado para a construo de acesso, entrada e sada no pedagiadas pelo Rodoanel. IX. fiscalizao intensiva do transporte escolar; X. fazer gestes junto ao governo do Estado e ao municpio de Barueri para implantao de ligao por meio de Veculo Leve sobre Trilhos VLT entre Barueri e a Estao Carapicuba da CPTM; XI. criar alternativas para suprir a necessidade de reas de estacionamento, por meio de: a) incentivo construo de estacionamentos verticais; b) criao de bolses de estacionamento tarifado prximos ao centro e s reas de lazer; c) fiscalizao impedindo o estacionamento sobre as caladas.

2 - Lei especfica, no prazo de 180 dias, dever criar o Conselho de Trnsito, Transporte e Mobilidade, definindo sua composio e atribuies em consonncia com a legislao estadual e federal pertinente. Art. 12 - Para fins do disposto no inciso I do pargrafo nico do artigo anterior, o Sistema Virio do municpio ser composto pelos seguintes tipos de vias: I. vias Arteriais; II. vias Coletoras; III. vias Locais. Art. 13 - As Vias Arteriais formam a estrutura viria principal do municpio, recebem os fluxos veiculares das vias coletoras e locais, permitem a articulao e o deslocamento entre os pontos extremos das regies do municpio e fazem a interligao com os municpios vizinhos. Pargrafo nico - As Vias Arteriais so caracterizadas por intersees em nvel, geralmente controladas por semforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e s vias secundrias e locais, possibilitando o trnsito entre as regies da cidade. Art. 14 - As Vias Coletoras so aquelas destinadas a coletar e distribuir o trnsito de entrada e sada entre as vias locais e as vias arteriais e de trnsito rpido, possibilitando o trnsito de passagem dentro das regies da cidade e acesso aos lotes.

Art. 15 - As Vias Locais so aquelas caracterizadas por interseces em nvel no semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a rea restritas, nas quais a acessibilidade prioritria em relao circulao, permitindo acesso a lotes, e seu fluxo veicular interrompido. Art. 16 - As Vias integrantes da estrutura viria principal do municpio se encontram relacionadas e indicadas no Quadro 1 e Mapa 1, integrantes desta Lei. Pargrafo nico - O Plano Municipal de Mobilidade previsto no artigo 19 desta lei poder rever a classificao das vias, substituindo o quadro e o mapa citados no caput. Art. 17 - Para implantar a estrutura viria principal do municpio, ficam definidas como prioritrias as seguintes intervenes: I. abertura de novas vias; II. implantao de passagens de nvel e viadutos; III. qualificao de vias existentes, com ampliao do leito carrovel, caladas e sinalizao. 8

Pargrafo nico - As intervenes de que trata o caput deste artigo se encontram relacionadas e indicadas no Quadro 2 e Mapa 2, integrantes desta Lei. Art. 18 - Para implantar a estrutura cicloviria do municpio, fica definida a ciclovia ou ciclofaixa onde couber, que interliga os quatro parques municipais, acompanhando o trajeto de vias arteriais. 1 - A ciclovia est indicada no Mapa 2 integrante desta lei. 2 - Alm dessa ciclovia, podero ser criadas ciclofaixas em outras vias, onde ser prioritria a circulao de bicicletas. 3 - Nos terminais de transporte coletivo e nos pontos finais de parada de nibus de grande fluxo e associados a equipamentos pblicos devero ser implantados bicicletrios. 4 - O Poder Pblico Municipal dever desenvolver campanhas educativas visando estimular o uso da bicicleta como meio complementar de transporte, assim como aumentar a segurana na sua utilizao, buscando ampliar o respeito dos motoristas e dos cidados em geral pelos ciclistas. Art. 19 - Com base nos objetivos, diretrizes e aes enunciados nesta Lei, o Executivo elaborar o Plano Municipal de Mobilidade, estabelecendo, no mnimo: I. reviso da hierarquizao das vias para organizao do trfego; II. definio detalhada do sistema virio principal com os traados definitivos das vias arteriais; III. mecanismos de integrao entre o sistema de transporte coletivo municipal e sistemas de transporte coletivo intermunicipal e metropolitano; IV. hierarquizao e integrao dos sistemas de transporte coletivo estrutural e local; V. distribuio geogrfica dos terminais e paradas de nibus;

VI. definio dos locais prioritrios para a implantao, de abrigos e pontos de nibus, a distncia mnima obrigatria entre eles e um programa para sua conservao e manuteno; VII. implantao de mobilirio urbano nos terminais, especialmente bicicletrios, lixeiras e bancos; VIII. garantia da acessibilidade de todos, inclusive das pessoas com deficincia e mobilidade reduzida, ao sistema pblico de transportes do municpio; IX. definio das rotas dos veculos de carga pesada; X. traado definitivo das ciclovias e ciclofaixas, assim como localizao dos bicicletrios; XI. identificao implementao e qualificao. Pargrafo nico - O Plano Municipal de Mobilidade dever ser elaborado e divulgado para debate, pelo Poder Pblico municipal no prazo de 360 dias a partir da entrada em vigor desse Plano Diretor Participativo. dos percursos dos pedestres, para sua

Captulo IV Da Habitao

Art. 20 - A Poltica de Habitao tem como objetivo geral ampliar a qualidade de vida no municpio gerando condies dignas de moradia incluindo segurana na posse, urbanizao adequada e infraestrutura e reduzindo substancialmente as necessidades habitacionais do municpio, tanto no que se refere ao dficit quantitativo quanto inadequao habitacional. 9

Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. promover, estimular e ampliar a produo de Habitao de Interesse Social e de Mercado Popular no municpio, tendo em vista a reduo do dficit habitacional, por meio de: a) identificao e delimitao de reas definidas como Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS 2 de acordo com o estabelecido no captulo III do ttulo III desta lei; b) elaborao de Lei de Habitao de Interesse Social com parmetros e ndices construtivos especficos; c) desenvolvimento de programas de produo habitacional por parte do municpio e incentivo para a promoo privada de HIS e HMP; d) prioridade de atendimento populao moradora no municpio, com o estabelecimento de regras claras de enquadramento e seleo; e) ao integrada com as concessionrias de servios estaduais para a implementao de tarifas sociais mnimas de gua, esgoto, energia eltrica e gs nas reas de interesse social.

II. promover a regularizao urbanstica e fundiria de assentamentos precrios existentes no municpio reduzindo a inadequao habitacional, por meio de: a) identificao e delimitao de reas definidas como Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS 1 de acordo com o estabelecido no captulo III do ttulo III desta lei; b) implantao de programas de urbanizao e regularizao fundiria e de melhoria e legalizao das moradias existentes; c) complemento da urbanizao nas reas que apresentem infraestrutura incompleta; d) regularizao dos loteamentos e legalizao da moradia; e) construo de novas unidades destinadas s famlias removidas por necessidade de obras de urbanizao e de reas de risco; f) fazer gestes junto a Ministrio Pblico, Cartrios de Registro de Imveis e Poder Judicirio para agilizao dos procedimentos necessrios para a regularizao de imveis. III. inibir a expanso de assentamentos irregulares por meio de: a) notificao ao Ministrio Pblico para punio e cobrana do loteador irregular; b) promoo de programas educativos aliada fiscalizao para evitar a construo em reas imprprias e adensamento do assentamento; c) instalao de canal de comunicao para a populao denunciar, facilitando a ao da fiscalizao. IV. estimular a construo de empreendimentos habitacionais garantindo qualidade de ocupao, por meio de: a) orientao e o estmulo produo de habitao por setores privados nas reas com infraestrutura e acesso a servios e equipamentos; b) reviso do Cdigo de Obras; c) agilizao da aprovao de empreendimentos habitacionais. V. dar tratamento e controlar a ocupao de reas de risco, por meio de: 10

a) conteno da ocupao de reas inadequadas que ofeream risco vida; b) retirada de moradores que ocupem reas que ofeream risco vida, transferindo-os para solues habitacionais adequadas; c) reurbanizao das reas desocupadas e as que se encontram a beira de crregos para evitar a ocupao.

VI. dar tratamento legal aos loteamentos fechados irregularmente por meio de: a) aes administrativas e judiciais com o objetivo de sanar a irregularidade; b) elaborao de lei especfica que trate da possibilidade de regularizao de loteamentos fechados, respeitado o interesse pblico e a viabilidade urbanstica, relacionada concesso de direito real de uso onerosa e a criao de fundo para a implantao de espaos de uso pblico e equipamentos urbanos e comunitrios nas reas da cidade mais carentes desses espaos, como forma de contrapartida urbanstica e ambiental prevista no pargrafo segundo do artigo 51 da Lei federal 11.977 de 7 de Julho de 2009 (Minha Casa Minha Vida) Art. 21 - Para fins do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo ficam definidos: I. Habitao de Interesse Social - HIS a moradia que se destina s famlias com renda igual ou inferior a R$ 1.740,00 (um mil, setecentos e quarenta reais), com padro de unidade habitacional com at 60m2 (sessenta metros quadrados) de rea construda computvel, 1 (um) sanitrio e at uma vaga de garagem a cada 3 (trs) unidades habitacionais. Pargrafo nico - Para efeito de atualizao anual da renda familiar relacionada definio de habitao de interesse social HIS do inciso I do caput, dever ser usado o ndice nacional de preos ao consumidor amplo INPC (ndice Nacional de Preos ao Consumidor), determinado pelo IBGE para cada exerccio. II. Habitao de Mercado Popular a moradia que se destina s famlias com renda superior a R$ 1.740,00 (um mil, setecentos e quarenta reais) e igual ou inferior a 10 (dez) salrios mnimos, com padro de unidade habitacional com at 80m (oitenta metros quadrados) de rea construda computvel, at 2 (dois) sanitrios e at uma vaga de garagem por unidade; III. assentamentos precrios so pores do territrio onde predominam moradores de baixa renda, cujas moradias apresentam algum tipo de carncia do ponto de vista construtivo, de infraestrutura urbana e de habitabilidade. Art. 22 - Com base nos objetivos, diretrizes e aes enunciados nesta lei, o Poder Pblico Municipal elaborar o Plano Municipal de Habitao - PMH, de acordo com as exigncias federais de adeso ao SNHIS, contendo no mnimo: I. diagnstico das condies de moradia no municpio; II. identificao das demandas; III. detalhamento dos objetivos, diretrizes e aes estratgicas para a Poltica Municipal de Habitao definida nesta lei; IV. programas e projetos propostos, incluindo fontes de recursos, formas de contrato e condies de retorno do financiamento; V. definio dos critrios de priorizao dos programas e projetos; VI. definio de metas de atendimento da demanda, com prazos; 11

VII. critrios de priorizao para atendimento da demanda.

Pargrafo nico - O Plano Municipal de Habitao dever ser elaborado e divulgado para debate, pelo Poder Pblico Municipal no prazo de 360 dias a partir da entrada em vigor desse - Plano Diretor Participativo. Art. 23 - Devero ser garantidas todas as condies necessrias para adeso plena do municpio ao Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social (SNHIS), articulando a poltica municipal s polticas estadual e federal para ampliar a destinao de recursos para a promoo de programas habitacionais. Art. 24 - Em complementao ao Plano Municipal de Habitao o Executivo dever elaborar: I. Plano de Regularizao Fundiria, incluindo, no mnimo, os aspectos de: a) diagnstico das condies fundirias; b) identificao de alternativas de regularizao; c) instrumentos jurdicos de regularizao fundiria utilizados pelo programa; d) prioridades de atendimento. II. Plano Municipal de Reduo de Riscos, incluindo, no mnimo, os aspectos de: a) mtodo e procedimentos adotados no mapeamento das reas de risco; b) indicao de alternativas de intervenes estruturais; c) alternativas habitacionais para a populao removida das reas de risco; d) propostas para evitar a reocupao das reas de risco que foram atendidas por programas habitacionais; e) estimativa de custo das intervenes estruturais; f) critrios para priorizao das intervenes. Pargrafo nico - Os planos de que tratam os incisos I e II deste artigo devero ser elaborados e divulgados para debate, pelo Poder Pblico Municipal no prazo de 360 dias a partir da entrada em vigor desse Plano Diretor Participativo.

Captulo V Do Saneamento e Infraestrutura

Art. 25 - A poltica de Saneamento e Infraestrutura tem como objetivo geral universalizar o acesso ao saneamento bsico e infraestrutura urbana. Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. ampliar a participao do municpio na gesto dos servios geridos pela concessionria dos servios de saneamento, por meio de:

a) elaborao de Plano Municipal de Saneamento Bsico contendo, no mnimo, as reas prioritrias de atendimento para a ampliao das redes de servio de gua e esgoto, metas de atendimento;

12

b) discusso com a concessionria sobre investimentos na captao, fornecimento e tarifas dos servios prestados, de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Bsico; c) discusso sobre os termos de concesso dos servios de gua e esgoto e garantias de regularidade de cobertura; d) elaborar programa de sensibilizao estimulando as ligaes domiciliares rede de esgoto, eliminando ligaes na rede de guas pluviais e posteriormente, por meio de lei, tornar as ligaes obrigatrias; e) criar instrumento legal que obrigue os responsveis pelas edificaes de grande porte e atividades de grande consumo de gua a implantar instalaes para reso de gua para fins no potveis, em conformidade com as normas tcnicas aplicveis. II. expandir e garantir a regularidade do servio de coleta de lixo e incentivar a coleta seletiva, por meio de: a) universalizao da coleta de lixo; b) criao do programa de coleta seletiva abrangendo toda cidade, criando postos de coleta e reestruturando a usina existente; c) promoo de programas de educao e conscientizao nos bairros nas escolas sobre descarte de lixo e coleta seletiva. III. estruturar o servio municipal para coleta, descarte e reciclagem de entulho incluindo a fiscalizao e o controle do descarte em terrenos baldios e a criao de locais de entrega em regies da cidade; IV. garantir a drenagem de guas pluviais na totalidade do territrio minimizando enchentes, reduzindo a contaminao de crregos e rios, por meio de: a) elaborao de um Plano Municipal de Drenagem; b) ampliao da rede de drenagem de guas pluviais; c) adequada manuteno dos componentes do sistema de drenagem; d) incentivo a no impermeabilizao das reas livres, pblicas e privadas. V. expandir e manter a rede de iluminao pblica, de forma a abranger todas as vias pblicas incluindo projetos especiais de iluminao na Aldeia e parques pblicos; VI. elaborar projeto de cesso do espao areo e subterrneo para a implantao de cabeamento e redes de fibra tica, especialmente nas reas de Projetos Urbanos Especiais e a rea de Reurbanizao I ampliando as oportunidades de atrao econmica da regio.

Captulo VI Dos Equipamentos Sociais e Espaos Pblicos

Art. 26 - A poltica para os equipamentos sociais tem como objetivo geral completar a rede garantindo equipamentos localizados prximos demanda, de forma articulada com o Plano de Mobilidade Urbana, de forma a permitir o acesso adequado a todas as parcelas da populao e em conformidade com padres estabelecidos pelas polticas especficas.

Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. garantir a universalizao do acesso aos equipamentos de educao, por meio de: 13

a) implantao de creches em locais de fcil acesso, distribudas adequadamente de acordo com a demanda; b) ampliao dos equipamentos de ensino infantil adequando seu nmero e localizao demanda real nas regies onde a acessibilidade seja facilitada; c) manuteno da capacidade adequada de atendimento dos equipamentos do ensino fundamental e mdio, em colaborao com o Governo do Estado; d) articulao com Governo do Estado para a ampliao de rede de atendimento de escolas tcnicas profissionalizantes; e) gestes junto ao Governo Federal para a implantao de plo educacional universitrio; II. garantir a universalizao do acesso aos equipamentos de sade, por meio de: a) ampliao da rede de equipamentos de sade e assistncia social e a melhoria do acesso aos equipamentos existentes; b) adequada distribuio dos postos de sade, pronto-socorros e unidades de pronto atendimento no municpio dando prioridade s reas de melhor acesso localizadas nos bairros mais populosos. III. garantir a universalizao do acesso aos servios de assistncia social, mediante a ampliao da rede de equipamentos de Assistncia Social, implantando no mnimo uma unidade em cada macro regio da cidade; IV. reforar a segurana pblica no municpio, mediante: a) a descentralizao e melhor distribuio das delegacias pelas regies da cidade; b) a criao de bases comunitrias da Guarda Civil Municipal e da Polcia Militar nos bairros mais populosos em locais estratgicos; c) a implantao de Brigada do Corpo de Bombeiros; d) a ampliao do efetivo de segurana nos equipamentos pblicos. V. criar incentivos para a ampliao de servios pblicos ou privados que beneficiem a populao, por meio de:

a) incentivo implantao de agncias bancrias nos centros de bairro; b) implantao do Pao Municipal agregando secretarias e servios municipais; c) construo de novo prdio para a Cmara de Vereadores, com instalaes adequadas Participao da populao em audincias pblicas e debates; d) gestes junto ao Governo do Estado para a implantao de um posto do Poupa Tempo; e) criao e ampliao do servio funerrio municipal pblico com a implantao de novas reas para cemitrio e velrio; f) construo de albergue em local adequado. VI. ampliar a rede de equipamentos socioculturais, por meio de: a ) implantao de novas bibliotecas pblicas e da reforma e da ampliao do acervo das existentes; b) implantao de casas de cultura e centros de vivncia em todas as regies da cidade, prioritariamente nos bairros mais populosos; c) implantao de centros de lazer para a terceira idade; d) associao de equipamentos educacionais a equipamentos culturais e esportivos. 14

VII. criar e manter espaos pblicos devidamente equipados para viabilizar atividades esportivas, culturais e de lazer, por meio de: a) incluso de atividades culturais nos equipamentos de esporte e lazer; b) criao de centros esportivos em todas as regies da cidade; c) reestruturao do campo do Niteri para a prtica de outras atividades esportivas como atletismo e ciclismo; d) regularizao dos campos de futebol existentes; e) construo de piscinas pblicas. VIII. garantir a identificao e denominao de todas as vias pblicas, por meio de: a) placas de denominao de logradouros; b) criao de cadastro de logradouros e de banco de nomes para evitar a homonmia; c) lei que discipline a parceria entre setor pblico e privado para o emplacamento. IX. promover a melhoria da paisagem urbana, por meio de: a) lei que discipline a publicidade ao ar livre articulada ao programa Carapicuiba Cara Limpa; b) programas de requalificao de ruas e fachadas, com parcerias.

X. estabelecer poltica para a preservao e uso das reas pblicas tendo como princpios o interesse pblico e a funo social na utilizao dessas reas, por meio de: a) levantamento das reas pblicas cedidas, concedidas e com permisso de uso visando reviso desses instrumentos com base nos princpios afirmados no inciso IX; b) levantamento de reas pblicas ocupadas irregularmente e encaminhamento para sua adequao; c) criao de um sistema de planejamento e controle de utilizao das reas pblicas; d) criao de um cadastro georeferenciado das reas pblicas contendo suas dimenses, caractersticas e forma de utilizao; e) elaborao de um plano diretor de reas pblicas; f) lei que discipline a cesso de espao pblico para publicidade e anncios.

Captulo VII Do Meio Ambiente e das reas Verdes

Art. 27 - A poltica relacionada ao meio ambiente tem como objetivo geral melhorar a qualidade do ambiente urbano a partir da valorizao da rede hdrica e da ampliao de reas com vegetao na cidade. Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. preservao e recuperao dos fundos de vale por meio de: 15

a) restrio do processo de ocupao, em particular, das reas de proteo permanente; b) remoo de construes das beiras de crregos, exceto das habitaes de interesse social HIS, cuja permanncia ou remoo dever ser objeto de definio pela poltica de habitao; c) proibio de extrao de areia; d) maior fiscalizao em relao ao despejo clandestino de entulho; e) requalificao das margens de rios e crregos com o plantio de vegetao; f) implantao de parques lineares ao longo de rios e crregos; g) criao de poltica e de incentivos para a proteo das nascentes. h) investir na recuperao dos cursos d'gua por meio de canalizao, eliminao de esgoto a cu aberto, recuperao e arborizao das margens por meio de: a) afastamento de poluentes e de ligaes clandestinas de esgoto; b) ampliao de reas permeveis; c) criao de unidades de conservao; d) recuperao das margens com vegetao e controle para no ocupao; e) participar ativamente nos rgos colegiados de gesto de recursos hdricos. III. proteger e recuperar a cobertura vegetal no municpio, por meio de: a) implantao de uma unidade de conservao na Chcara do Quiriri reservando rea de preservao, destinando rea para centro de educao ambiental e para reassentamento de moradores; b) preservao das reas verdes existentes e a arborizao das praas e vias; c) recuperao de reas verdes com o resgate de espcies nativas; d) criao de novas reas verdes e de lazer distribudas nas regies mais populosas; e) criao de um programa de educao ambiental para jovens e de campanhas educativas junto populao. IV. qualificar os parques existentes na cidade, por meio de: a) implantao de banheiros pblicos; b) criao de pistas de caminhada e corrida com demarcao de distncia; c) implantao de equipamentos e aparelhos para a prtica de esportes; d) implantao de aparelhos para a recreao infantil; e) criao de cursos e oficinas para prtica de esportes e atividades culturais; f) garantia de segurana para os frequentadores; g) realizao de audincias pblicas para discutir o cercamento dos principais parques pblicos. 16

Captulo VIII Do Patrimnio Histrico e Identidade da Cidade

Art. 28 - A poltica relacionada ao Patrimnio Histrico e Cultural e Identidade da Cidade tem como objetivo geral potencializar o sentimento de pertencimento dos cidados carapicuibanos e reforar a identidade da cidade de Carapicuba. Pargrafo nico - O objetivo geral estabelecido no caput desdobra-se em objetivos especficos a seguir enumerados seguidos das aes a eles correspondentes: I. valorizar o patrimnio cultural e histrico da cidade, estimulando atividades de turismo no predatrias e de educao patrimonial, por meio de: a) criao de mecanismo de resgate, preservao e divulgao da histria da cidade; b) criao de poltica de preservao e tombamento de imveis de interesse cultural e de preservao do patrimnio imaterial; c) criao de Zonas de Interesse Cultural no mbito do municpio; d) criao de programa que promova nas escolas a cultura e a histria da cidade, com visitas monitoradas aos lugares histricos da cidade; e) ampliao da infraestrutura voltada para o turismo; f) criao de um plano de ocupao e uso cultural para a rea tombada da Aldeia, reavaliando o uso atual.

II. promover a realizao de atividades culturais no municpio, por meio de: a) elaborao do projeto voltado utilizao cultural do Parque da Aldeia; b) criao de um calendrio cultural elaborado com a participao dos moradores e o incentivo a apresentao de artistas locais; c) incentivo e a promoo de atividades artsticas em vias fechadas, como o programa ruas de lazer, nas praas e outros espaos pblicos; d) criao de um centro de convenes e eventos localizados na rea Homognea de Preservao, prximo a Aldeia; e) valorizao e divulgao das festas histricas; f) desenvolvimento de aes permanentes de formao em todas as linguagens artsticas; g) reativao da banda municipal.

TTULO III DO ORDENAMENTO TERRITORIAL

17

Captulo I Das reas Homogneas

Art. 29 - O territrio do municpio de Carapicuba, apresentando diferentes graus de consolidao e qualificao urbana, fica dividido, para orientar o desenvolvimento urbano e dirigir a aplicao dos instrumentos urbansticos e jurdicos, em reas homogneas delimitadas no Mapa 3 e descritas no Quadro 3 integrantes desta lei: I. rea de Reurbanizao Planejada I e II; II. rea de Regularizao e Qualificao Urbana; III. rea de Urbanizao e Regularizao; IV. rea de Urbanizao Controlada; V. rea de Proteo e Urbanizao Controlada.

Seo I rea de Reurbanizao Planejada I

Art. 30 - A rea de Reurbanizao Planejada I fica dividida em trs setores, Entorno da Ferrovia e Lagoa, Centro, e entorno do Ribeiro Carapicuba e Distrito Industrial.

Art. 31 - O setor do Entorno da Ferrovia e Lagoa inclui a orla ferroviria at a divisa do municpio ao norte, fica prximo s rodovias e via fluvial do Tiet, integra a Zona de Uso Controlado da APA Vrzea do Tiet, nele se localizam as estaes e os terminais de transporte de massa e o Parque da Lagoa; neste setor h grandes reas no ocupadas e os empreendimentos em andamento indicam uma tendncia de transformao que aliada a sua insero regional o caracteriza como eixo de interesse para o mercado imobilirio. Pargrafo nico - Para o setor do Entorno da Ferrovia e Lagoa a diretriz principal a de transformao e renovao urbana, por meio de: I. estabelecimento de um padro de ocupao que permita alta densidade construtiva e verticalizao, e que observe as diretrizes estabelecidas para a Zona de Uso Controlado da APA Vrzea do Tiet; II. complementao da estrutura viria e de transporte coletivo; III. participao da iniciativa privada e em parceria com o Poder Pblico municipal nas intervenes necessrias transformao desejada; IV. implantao de empreendimentos e atividades geradores de desenvolvimento econmico; V. requalificao da rea da Estao de Carapicuba; VI. implantao de equipamentos de educao, lazer e cultura; VII. previso de reas para uso habitacional. Art. 32 - O setor Centro contm o principal plo comercial e de servios da cidade e a rea ao longo da Avenida Deputado Emlio Carlos, que liga Carapicuba a Osasco e Barueri; tem urbanizao consolidada, lotes pequenos e grande adensamento construtivo com pouca verticalizao e um sistema virio insuficiente, sua localizao e caractersticas apontam para uma necessria reestruturao. Pargrafo nico - Para o setor Centro a diretriz principal a de requalificao urbana, por meio de: I. incentivos para a transformao da rea;

18

II. criao de um padro de ocupao que incentive o remembramento de lotes, a alta densidade construtiva e a instalao de atividades geradoras de renda e emprego; III. intervenes para melhoria e qualificao do sistema virio; IV. participao da iniciativa privada e em parceria com o Poder Pblico municipal nas intervenes necessrias transformao desejada. Art. 33 - O setor do Ribeiro Carapicuba e do Distrito Industrial contm a faixa paralela ao Rodoanel ao longo do Ribeiro Carapicuba e a rea ocupada pelo Distrito Industrial, na divisa leste do municpio, caracterizada pela proximidade ao acesso ao Rodoanel e por lotes grandes parcialmente desocupados caractersticas que indicam potencial transformao de uso e necessidade de reestruturao. Pargrafo nico - Para o setor do Ribeiro Carapicuba e do Distrito Industrial a diretriz principal a de dar nova destinao a rea, por meio de: I. incentivos para a atrao de empreendimentos e atividades geradoras de renda e emprego, em especial indstrias no poluentes e servios, sem a excluso de empreendimentos verticais de uso residencial; II. criao de um padro de ocupao que incentive a alta densidade construtiva e a verticalizao, garantindo adequada transio para proteo da rea tombada da Aldeia e a preservao e recuperao de fundos de vale e reas ambientalmente sensveis; III. intervenes na estrutura viria; IV. participao da iniciativa privada e em parceria com o Poder Pblico municipal nas intervenes necessrias transformao desejada. Art. 34 - Na rea de Reurbanizao Planejada I, em consonncia com as diretrizes e as aes preconizadas para os trs setores que a compem podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. lei de uso e ocupao do solo; II. Outorga Onerosa do Direito de Construir; III. Operao Urbana Consorciada; IV.Concesso Urbanstica; V. Parcelamento e Edificao Compulsria; VI. Direito de Preempo; VII. licenciamento ambiental; VIII. Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental; IX. Estudo de Impacto de Vizinhana e Relatrio de Impacto de Vizinhana.

Seo II rea de Reurbanizao Planejada II

Art. 35 - A rea de Reurbanizao Planejada II fica dividida em trs setores: Inocncio Serfico, Cadaval e Rio Cotia. Art. 36 - O setor Inocncio Serfico abrange a rea ao longo avenida com o mesmo nome, que o principal eixo de circulao norte-sul, de nibus e automveis, com capacidade inferior demanda apresentando problemas crnicos congestionamento; a principal centralidade linear de comrcio e servios; tem um padro da de de de 19

ocupao caracterizado por lotes pequenos, adensamento construtivo com pouca verticalizao e poucas reas livres; rea com potencial de valorizao e caractersticas que apontam para necessidade de interveno. 1 - Para o setor Inocncio Serfico a diretriz principal a de requalificao da via e transformao do entorno, por meio de: I. interveno para requalificao da via, leito, passeio e mobilirio urbano, com especial ateno para a acessibilidade; II. reorganizao do trfego com a retirada de parte da circulao de veculos, dando prioridade ao transporte coletivo; III. incentivos para a construo de estacionamentos; IV. criao de padro de ocupao compatvel com a funo de centralidade linear. 2 - No setor Inocncio Serfico, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. lei de uso e ocupao do solo; II. Outorga Onerosa do Direito de Construir; III. Parcelamento e Edificao Compulsria; IV. Direto de Preempo; V. desapropriao; VI. dao em pagamento.

Art. 37 - O setor do Cadaval abrange a rea ao longo do crrego e da avenida com mesmo nome, se caracteriza por obras de canalizao, abertura e prolongamento da via, pela necessidade de reassentamento de famlias desalojadas pelas obras e pelo potencial interesse do mercado imobilirio na rea lindeira a nova avenida, caractersticas que apontam para a necessidade de controle e regulao da ocupao. 1 - Para o setor Cadaval a diretriz principal a de renovao e qualificao urbana, por meio de: I. criao de padro de ocupao de maior densidade coerente com a valorizao decorrente da abertura da avenida; II. complementao da abertura da avenida ao longo do Crrego Cadaval em direo ao sul at a Estrada da Fazendinha; III. complementao da abertura da avenida ao longo do Crrego Cadaval em direo norte at o cruzamento com a Avenida Emlio Carlos, criando eixo de ligao com o terminal Santa Therezinha de transporte coletivo previsto nesta lei; IV. participao da iniciativa privada e em parceria com o Poder Pblico Municipal nas intervenes necessrias transformao desejada; V. complementao do sistema virio com a construo de ciclovia e ciclofaixas; VI. criao de corredores verdes ao longo das margens e da avenida; VII. qualificao dos espaos pblicos ao longo da avenida. 2 - No Setor Cadaval, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. lei de uso e ocupao do solo; II. Outorga Onerosa do Direito de Construir; III. Transferncia do Direito de Construir; 20

IV. Parcelamento e Edificao Compulsria; V. Direito de Preempo; VI. desapropriao. Art. 38 - O setor Rio Cotia abrange a rea ao longo do rio na divisa oeste do municpio, e caracterizado pela presena de ocupaes irregulares e inundaes na rea da vrzea; por um padro de urbanizao precrio nas reas ocupadas e pela presena da maior rea de propriedade privada desocupada do municpio, caractersticas que requerem um controle de ocupao coerente com as diretrizes de preservao ambiental em estudo pelo Governo do Estado para a APRM-C- rea de Proteo e Recuperao dos Mananciais do Rio Cotia. 1 - Para o Setor Rio Cotia a diretriz principal a de requalificao com preservao ambiental, por meio de: I. preservao de reas livres ao longo do Rio Cotia, com implantao de corredor verde e parque;

II. urbanizao controlada com padro de baixa densidade construtiva, respeitadas as caractersticas da Zona Especial de Interesse Ambiental ZEIA ao longo do Rio Cotia; III. criao de Zona Especial de Interesse Social ZEIS para reassentamento das famlias a serem removidas na rea da ZEIA ao longo do Rio Cotia; IV. aes de preservao e recuperao da vegetao na rea da vrzea; V. incentivo preservao de reas verdes privadas atravs de benefcios de natureza urbanstica; VI. abertura de via em continuao Rua Vitrio Fornazaro at a Estrada do Jacarand e execuo de ponte interligando nova via ao municpio de Barueri. 2 - No Setor Rio Cotia, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. demarcao de reas de preservao ambiental; II. lei de uso e ocupao do solo; III. Zona Especial de Interesse Ambiental ZEIA; IV. Zona Especial de Interesse Social ZEIS; V. licenciamento ambiental; VI. Transferncia do direto de construir; VII. Direito de preempo; VIII. desapropriao.

Seo III rea de Regularizao e Qualificao Urbana

Art. 39 - A rea de Regularizao e Qualificao Urbana corresponde rea da COHAB, com urbanizao consolidada, infraestrutura completa, alguns terrenos vazios, a ocupao irregular de reas com atividades de comrcio e servios, carncia de equipamentos e servios essenciais e a presena de assentamento precrio denominado Vila Municipal. 1 - Para a rea de Regularizao e Qualificao Urbana a diretriz principal a de complementao da ocupao e qualificao da rea, por meio de: 21

I. regularizao do conjunto, com a doao ao municpio das vias, espaos livres de uso pblico e reas de equipamento urbano e comunitrio; II. requalificao dos espaos pblicos e do patrimnio construdo; III. destinao de terrenos vazios para a produo de Habitao de Interesse Social HIS e implantao de equipamentos pblicos; IV. consolidao da centralidade existente, com a implantao planejada de equipamentos pblicos e privados, que se somem aos institucionais existentes; V. regularizao do Parque dos Paturis com a criao de Zona Especial de Interesse Ambiental; VI. gesto junto COHAB-SP para a reassentamento das famlias da Vila Municipal em rea prxima; VII. aes que viabilizem a regularizao das reas ocupadas irregularmente com atividades de comrcio e servios, respeitado o interesse pblico. 2 - Na rea de Regularizao e Qualificao Urbana, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. lei de uso e ocupao do solo, com padres adequados consolidao da centralidade existente; II. Zona Especial de Interesse Social ZEIS, destinada a realocao das famlias removidas da Vila Municipal; III. regularizao fundiria prevista na Seo III do Captulo III do Ttulo III.

Seo IV rea de Urbanizao e Regularizao

Art. 40 - A rea de Urbanizao e Regularizao contm a maior parte dos bairros da cidade, rea de alta densidade com predominncia da populao de baixa renda, caracterizada por um padro de urbanizao precrio, pela insuficincia de infraestrutura e equipamentos sociais, pela ausncia de reas verdes e pblicas, e pela forte presena de favelas e loteamentos irregulares. 1 - Para a rea de Urbanizao e Regularizao a diretriz principal a melhoria do padro de urbanizao e a regularizao fundiria, por meio de: I. implantao ou complementao da infraestrutura bsica, redes de gua e esgoto, drenagem e iluminao pblica; II. qualificao das vias e da abertura de vias de interligao entre os bairros e entre as regies; III. implantao de equipamentos sociais nas reas com carncia de atendimento; IV. implantao de reas verdes e de recreao; V. criao de novas centralidades nos bairros, consolidando tendncias e potencialidades. 2 - Na rea de Urbanizao e Regularizao, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. lei de uso e ocupao do solo, com padres de maior densidade construtiva e mescla de usos nas centralidades; II. Zona Especial de Interesse Social ZEIS; III. Parcelamento e Edificao Compulsria; 22

IV. Direito de Preempo; V. desapropriao; VI. regularizao fundiria prevista na Seo III do Captulo III do Ttulo III; VII. parcerias para implantao e manuteno de reas verdes e equipamentos pblicos.

Seo V rea de Urbanizao Controlada

Art. 41 - A rea de Urbanizao Controlada localizada na regio sul do municpio caracterizada por uma ocupao de baixa densidade construtiva e populacional, de padro horizontal mono-funcional residencial, em loteamentos de mdio e alto padro, alguns fechados irregularmente; pela presena significativa de reas no ocupadas, pblicas e privadas e pela localizao de comrcio e servios ao longo das principais vias de acesso. 1 - Para a rea de Urbanizao Controlada a diretriz principal a manuteno da qualidade ambiental e da baixa densidade construtiva, por meio de: I. manuteno da baixa densidade construtiva e do padro horizontal de ocupao compatveis com os estudos da APRM do Rio Cotia; II. manuteno das reas cobertas por vegetao; III. estabelecimento de padro ocupao e uso adequado aos corredores de comrcio e servios ao longo da Avenida So Camilo, compatveis com a vizinhana residencial; IV. abertura de vias pblicas, reas destinadas a equipamentos urbanos e comunitrios e espaos livres de uso pblico fechados irregularmente; V. estmulo ao aproveitamento dos espaos livres de uso pblico e reas destinadas a equipamentos urbanos e comunitrios com finalidade de recreao, esportes e programas de educao ambiental; VI. estabelecimento de regras, por meio de lei especfica, para a regularizao do fechamento de vias pblicas, respeitado o interesse pblico e a viabilidade urbanstica; VII. interveno para a qualificao das principais vias de acesso. 2 - Na rea de Urbanizao Controlada, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. lei de uso e ocupao do solo; II. Estudo de Impacto de Vizinhana e Relatrio de Impacto de Vizinhana; III. lei especfica para a regularizao do fechamento de vias pblicas de bolses residenciais, com previso de concesso de direito real de uso onerosa de reas pblicas e de fundo para implantao de reas verdes nas regies mais carentes do municpio.

Seo VI rea de Proteo e Urbanizao Controlada

Art. 42 - A rea de Proteo e Urbanizao Controlada contm a rea tombada da Aldeia de Carapicuba, sua rea envoltria e entorno, a rea da Chcara do 23

Quiriri e do Sanatrio, assentamentos precrios, algumas reas livres, loteamentos e condomnios com diversificado padro de ocupao. 1 - Para a rea de Proteo e Urbanizao Controlada a diretriz principal a preservao patrimonial e ambiental com a recuperao da centralidade da Aldeia, por meio de: I. aes voltadas formao de centralidade cultural aproveitando o potencial histrico, ambiental e turstico; II. aes voltadas preservao ambiental; III. urbanizao e regularizao de assentamentos precrios, de forma compatvel com a diretriz principal dessa rea homognea; IV. disciplina a ocupao do solo de baixa densidade construtiva, compatvel com a diretriz principal dessa rea homognea, com proibio de usos inadequados e restrio verticalizao; V. fiscalizao rigorosa para evitar o surgimento e a ampliao de assentamentos precrios. 2 - Na rea de Proteo e Urbanizao Controlada, em consonncia com a diretriz e as aes preconizadas no caput e no pargrafo primeiro, devero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. Unidade de Conservao Ambiental, espcie Parque, na rea da Chcara do Quiriri; II. rea de Proteo do Entorno da Aldeia, disciplinando de forma restritiva a ocupao do solo no entorno da rea tombada; III. Estudo de Impacto de Vizinhana e Relatrio de Impacto de Vizinhana; IV. Direito de Preempo; V. lei de uso e ocupao do solo; VI. Zona Especial de Interesse Social ZEIS; VII. Zona Especial de Interesse Ambiental ZEIA; VIII. reviso das cesses de rea pblica, inclusive do contrato de cesso em comodato da rea do Sanatrio Anhembi, para garantir o interesse pblico e o cumprimento da funo social da propriedade.

Captulo II Do Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo

Seo I Das diretrizes para a disciplina de parcelamento do solo, uso e ocupao do solo

Art. 43 - A legislao que disciplina e ordena o parcelamento, uso e ocupao do solo, considerando os princpios e objetivos estabelecidos neste Plano Diretor Participativo para o desenvolvimento urbano do municpio, estabelecer normas relativas ao controle de: I. parcelamento do solo e sua relao com a estrutura viria e a destinao de reas pblicas; II. densidades construtivas e densidades populacionais; III. gabarito e volumetria das edificaes; IV. relao entre espaos pblicos e privados; 24

V. plos geradores de trfego e estacionamentos; VI. insolao, aerao, permeabilidade do solo e cobertura vegetal; VII. usos, atividades e o impacto de seu funcionamento na vizinhana. Pargrafo nico - Para o estabelecimento das normas a que se referem os incisos do caput, devero ser considerados os objetivos e as aes estabelecidos para a poltica de uso do solo no captulo I do ttulo II desta lei, as diretrizes para o tratamento das reas homogneas do municpio no captulo I do ttulo III desta lei, alm das condies fsicas e ambientais: I. topografia conforme a declividade e a situao do terreno; II. drenagem das guas pluviais conforme a localizao do terreno; III. condies do solo quanto sua permeabilidade, erodibilidade, nvel do lenol fretico e outros aspectos geotcnicos; IV. condies atmosfricas, as correntes areas e a formao de ilhas de calor; V. existncia de vegetao arbrea significativa. Art. 44 - A lei de parcelamento, uso e ocupao do solo, fixar coeficientes de aproveitamento mximo CAmax para cada zona de uso, considerando a proporcionalidade entre a infra-estrutura existente e o aumento de densidade projetado para cada uma delas. Pargrafo nico - A lei a que se refere o caput no poder alterar os coeficientes de aproveitamento mnimo CAmin e bsico CAbas fixados por este Plano Diretor Participativo. Art. 45 - Alm do disposto no artigo 44 desta lei, em conformidade com os princpios objetivos e diretrizes estabelecidos por este Plano Diretor Participativo, a lei de parcelamento, uso e ocupao do solo, poder: I. delimitar reas para projetos urbanos especiais com parmetros diferenciados de uso e ocupao do solo, em todo o territrio do Municpio; II. delimitar zonas de interesse social ZEIS; III. delimitar zonas de interesse ambiental ZEIA; IV. delimitar permetros onde podero ser aplicados quaisquer dos instrumentos especificados neste Plano Diretor Participativo; V. fixar parmetros para controle da localizao de atividades, definindo critrios de compatibilidades o meio fsico, com as condies das vias de acesso e caractersticas da vizinhana; VI. fixar parmetros para controle de empreendimentos que provoquem significativo impacto no ambiente ou na infra-estrutura urbana; VII. fixar parmetros de utilizao das reas pblicas. Art. 46 - Projeto de lei de reviso da legislao em vigor que disciplina o parcelamento, uso e ocupao do solo, com base nas disposies deste Plano Diretor Participativo, dever ser elaborado pelo Executivo no prazo de 180 dias contados a partir da data de publicao desta lei.

Seo II Das medidas de aplicao parcelamento do solo imediata da disciplina de

Art. 47 - O parcelamento do solo em todo territrio municipal dever observar as disposies da Lei Federal 6.766 de 1979 com as modificaes introduzidas 25

pela Lei Federal 9.785 de 1999, e as condies e parmetros fixados por este Plano Diretor Participativo, que tero aplicao imediata aps a data de publicao desta lei.

Pargrafo nico - No ser admitido o parcelamento das reas sujeitas ao direito de preempo e localizadas nas zonas de interesse ambiental ZEIA.

Art. 48 - Nos parcelamentos definidos como loteamento ser obrigatria a destinao de reas pblicas proporcionais rea total da gleba a ser loteada, com no mnimo: I. 20% (vinte por cento) para os sistemas de circulao; II. 15% (quinze por cento) para espaos livres de uso pblico; III. 5% (cinco por cento) para implantao de equipamentos pblicos e comunitrios.

1 - No caso da rea correspondente ao sistema de circulao no atingir o mnimo fixado no inciso I do caput, a diferena dever ser acrescida a rea destinada aos espaos livres de uso pblico.

2 - As reas classificadas como reas de Preservao Permanente APP no podero integrar o percentual mnimo fixado no inciso II do caput.

Art. 49 - Nos parcelamentos definidos como desmembramento ser obrigatria a destinao de reas pblicas proporcionais rea total da gleba a ser desmembrada, com no mnimo: I. 15% (quinze por cento) para espaos livres de uso pblico. II. 5% (cinco por cento) para implantao de equipamentos pblicos e comunitrios.

Pargrafo nico - As reas classificadas como reas de Preservao Permanente APP no podero integrar o percentual mnimo fixado no inciso I do caput.

Art. 50 - Quando as reas a parcelar situarem-se na rea homognea de urbanizao controlada, a destinao de reas pblicas para espaos livres de uso pblico e equipamentos urbanos e comunitrios poder ocorrer em outras reas, de valor equivalente, a critrio do rgo responsvel pela aprovao do parcelamento, localizadas na rea homognea de urbanizao e regularizao. 1 - A localizao das reas pblicas referidas no caput dever ser decidida com base em critrios que levem em conta a carncia dos bairros com relao existncia de reas livres e a demanda da populao local por equipamentos urbanos e comunitrios. 2 - A equivalncia de valor entre as reas ter como base o valor do metro quadrado do terreno fixado na Planta Genrica de Valores para o lanamento do imposto predial e territorial urbano IPTU. 3 - Na fase de diretrizes, o rgo responsvel dever comunicar ao responsvel pelo parcelamento a opo pela medida preconizada no caput e indicar o bairro ou regio da cidade onde devem se localizar as reas pblicas. 4 - O registro do parcelamento, entre as outras condies previstas na legislao, ficar condicionado ao registro da doao das reas a que se refere o caput ao Municpio. 26

5 - O procedimento administrativo destinado a viabilizar as disposies do caput ser objeto de regulamentao por Ato do Executivo no prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

Art. 51 - Nos loteamentos ser exigida infraestrutura constituda de no mnimo: I. rede de drenagem; II. rede de gua e esgoto; III. rede de energia eltrica; IV. iluminao pblica; V. vias de circulao pavimentadas; VI. arborizao das caladas; VII. paisagismo dos espaos livres de uso pblico.

Art. 52 - Devero ser observados os procedimentos administrativos para a aprovao dos projetos de parcelamento e outras disposies da legislao em vigor, que no conflitem com condies e parmetros fixados por este Plano Diretor Participativo, sem prejuzo da aplicao da legislao federal e estadual pertinentes.

Seo III Das medidas de aplicao imediata da disciplina de uso e ocupao do solo

Art. 53 - O uso e a ocupao do solo em todo territrio municipal dever observar as condies, restries e parmetros estabelecidos por este Plano Diretor Participativo, que tero aplicao imediata a partir da data de publicao desta lei. Art. 54 - Em consonncia com as disposies da Lei Federal 10.257 de 10 de julho de 2001 Estatuto da Cidade, ficam estabelecidos os ndices de ocupao do solo necessrios aplicao dos instrumentos, parcelamento, edificao e utilizao compulsrios, outorga onerosa do direito de construir e transferncia de potencial construtivo: I. coeficiente de aproveitamento mnimo - CAmin igual a 0,5 (cinco dcimos) para todo o territrio do municpio, exceto para as zonas de interesse ambiental, para a rea tombada da Aldeia e sua rea envoltria de proteo; II. coeficiente de aproveitamento bsico CAbas igual a 1 (um) para toda rea do municpio exceto: a) para as zonas de interesse ambiental, onde o CAbas igual a 0,1 (um dcimo); b) para a rea tombada da aldeia onde no so permitidas novas construes. III. coeficiente de aproveitamento mximo CAmax igual aos coeficientes de aproveitamento fixados pela legislao em vigor, at sua reviso, exceto: a) nas zonas de interesse social, onde o CAmax igual a 4,0 (quatro); b) nas zonas de interesse ambiental, onde o CAmax igual a 0,1 (um dcimo). 1 - Para os efeitos desta lei, coeficiente de aproveitamento a relao entre a rea edificvel e a rea do terreno.

27

2 - Em todo territrio municipal, a rea edificvel sem o pagamento da outorga onerosa do direito de construir ou sem a transferncia do potencial construtivo fica limitada a resultante da aplicao do coeficiente de aproveitamento bsico. 3 - A rea edificvel correspondente a aplicao dos coeficientes de aproveitamento mximos fixados para cada zona s poder ser alcanada atravs da outorga onerosa do direito de construir e da transferncia do direito de construir, exceto para as edificaes destinadas a habitao de interesse social HIS. Art. 55 - Com o objetivo de proteo a paisagem urbana no entorno da rea tombada da Aldeia de Carapicuba, fica estabelecido o gabarito de altura das edificaes de 12 (doze) metros num raio de 500 (quinhentos) metros do centro geomtrico da Aldeia. 1 - Para efeito do disposto no caput, a altura da edificao ser medida a partir do perfil natural do terreno. 2 - Limitao mais restritiva originria do rgo responsvel pelo tombamento prevalecer ao disposto no caput. Art. 56 - Projetos de condomnios de uso residencial ou empreendimentos de uso no residencial, com tipologia de edificao horizontal ou vertical, com rea de terreno superior a 15.000 m2 (quinze mil metros quadrados), sem a abertura de vias pblicas, devero destinar reas pblicas proporcionais rea total do terreno, com no mnimo: I. 15% (quinze por cento) para espaos livres de uso pblico; II. 5% (cinco por cento) para implantao de equipamentos pblicos e comunitrios. 1 - Aplica-se aos empreendimentos a que se refere o caput o disposto no artigo 50 desta lei. 2 - A obrigao a que se refere o caput e seus incisos no se aplica no caso de terrenos resultantes de parcelamentos que j destinaram rea pblica. Art. 57 - Devero ser observados os procedimentos administrativos para a aprovao dos projetos de edificao e para o licenciamento de atividades, bem como outras disposies da legislao em vigor,

Captulo III Das zonas especiais

Seo I Da Zona especial de interesse social ZEIS

Art. 58 - Para alcanar os objetivos estabelecidos neste Plano Diretor Participativo relativos ao equacionamento do problema habitacional ficam criadas as Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS.

Art. 59 - As Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) so pores do territrio, de propriedade pblica ou privada, destinadas prioritariamente promoo da regularizao urbanstica e fundiria dos assentamentos precrios e conjuntos habitacionais de baixa renda existentes e consolidados e ao desenvolvimento de programas habitacionais de interesse social e de mercado popular em assentamentos precrios e em reas no edificadas, no utilizadas ou subutilizadas, estando sujeitas a critrios especiais de edificao, parcelamento, uso e ocupao do solo. Art. 60 - As Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS so demarcadas a partir da existncia de: 28

I. favelas; II. habitaes coletivas precrias; III. parcelamento e loteamentos irregulares de baixa renda; IV. conjunto habitacional de promoo pblica; V. conjunto de unidades habitacionais precrias; VI. imveis no edificados ou subutilizados com potencial de ocupao por Habitao de Interesse Social. Art. 61 - As Zonas Especiais de Interesse Social se subdividem nas seguintes categorias: I. Zonas Especiais de Interesse Social 1 (ZEIS 1) reas pblicas ou privadas caracterizadas pela existncia de assentamentos definidos nos incisos I a V do artigo anterior, ocupadas predominantemente por populao de baixa renda, de interesse pblico na promoo da regularizao urbanstica e fundiria; II. Zonas Especiais de Interesse Social 2 (ZEIS 2) - reas com predominncia de imveis definidos no inciso VI do artigo anterior, adequados urbanizao, de interesse pblico na promoo de Habitao de Interesse Social HIS, destinada demanda definida no inciso I do artigo 21 desta lei. Pargrafo nico - A localizao e os limites das zonas de que trata este artigo so os constantes do Mapa 4 e Quadro 4 , desta Lei. Art. 62 - As Zonas Especiais de Interesse Social 1 (ZEIS 1) se destinam a: I. cumprimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana; II. regularizao urbanstica e fundiria dos assentamentos precrios ocupados pela populao de baixa renda; III. eliminao de riscos decorrentes de ocupaes em reas inadequadas; IV. oferta de infraestrutura urbana e equipamentos comunitrios, garantindo qualidade ambiental aos seus habitantes; V. recuperao de imveis degradados ou em condies precrias de habitabilidade; VI. proviso habitacional para desadensamento e eliminao de coabitaes;

VII. proviso de espaos pblicos e equipamentos sociais complementares habitao; VIII. proviso de espaos comunitrios destinados a capacitao profissional e promoo de atividades de gerao de emprego e renda complementares habitao; IX. desenvolvimento social e econmico dos seus ocupantes. 1 - Nas Zonas Especiais de Interesse Social 1 (ZEIS 1), em consonncia com os objetivos preconizados nos itens do caput deste artigo, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. concesso de uso especial para fins de moradia; II. usucapio especial de imvel urbano; III. concesso de direito real de uso; IV. autorizao de uso; V. cesso de posse; 29

VI. assistncia tcnica e jurdica gratuita; VII. direito de preempo; VIII. transferncia do potencial construtivo. 2 - A transferncia de potencial construtivo das ZEIS poder ser aplicada no caso de doao de imvel considerado adequado destinao de HIS, a critrio do Executivo. Art. 63 - O Poder Pblico Municipal dever elaborar um Plano de Urbanizao para cada ZEIS 1, setor ou conjunto de ZEIS 1, com a Participao da populao moradora da rea e do entorno da rea delimitada como ZEIS. 1 - O Plano de Urbanizao de que trata o caput deste artigo dever prever: I. diretrizes, ndices e parmetros urbansticos e usos permitidos para o parcelamento, uso e ocupao do solo e instalao de infra-estrutura urbana, respeitadas as normas estabelecidas na legislao e nas normas tcnicas pertinentes; II. diagnstico da ZEIS que contenha no mnimo: a) anlise fsico-ambiental da rea que compreende a ZEIS e seu entorno; b) anlise urbanstica e fundiria; c) caracterizao socioeconmica da populao residente; d) estudo de viabilidade econmico-financeira. III. os projetos e as intervenes urbansticas necessrias recuperao fsica da rea, incluindo infra-estrutura bsica, sistema virio, remembramentos de lotes e recuperao ambiental e, quando for necessrio, eliminao das situaes de risco e estabilizao de taludes e margens de crregos; IV. instrumentos aplicveis para a regularizao fundiria; V. forma de integrao das aes dos diversos setores pblicos cuja ao tenha interface no permetro da ZEIS objeto do Plano; VI. fontes de recursos para a implementao das intervenes; VII. plano de ao social, incluindo formas de Participao da populao e atividades de gerao de emprego e renda, onde for possvel. 2 - No caso de ZEIS 1 inserida em Parte ou em seu todo em rea de Preservao Permanente - APP, alm dos requisitos definidos no 1 deste artigo, o Plano de Urbanizao dever considerar critrios que permitam a recuperao ambiental da rea. 3 - Nos Planos de Urbanizao das ZEIS 1 o Poder Pblico Municipal dever promover a implantao de equipamentos sociais e reas livres equipadas para uso pblico na dimenso adequada populao prevista para o respectivo assentamento, quando for necessrio. 4 - As reas livres e institucionais a serem doadas ao Poder Pblico Municipal, necessrias para a regularizao do assentamento, podero estar localizadas fora deste, quando o Plano de Urbanizao indicar a inviabilidade de sua aplicao na prpria rea. 5 - Os logradouros e demais reas reservadas para uso pblico situados em ZEIS 1 quando necessrios para implementao do Plano de Urbanizao, em todos os seus aspectos, devero ser desafetados do uso pblico, garantido o estabelecido no 3 deste artigo. 6 - Para o desenvolvimento e implementao dos Planos de Urbanizao das ZEIS 1, o Executivo poder disponibilizar assessoria tcnica, jurdica e social populao moradora, ficando autorizado a firmar convnios com entidades sem fins lucrativos para a prestao dessas assessorias.

30

7 - Os proprietrios de lotes ou glebas no permetro das ZEIS 1 e as entidades representativas dos moradores de ZEIS podero elaborar Plano de Urbanizao de acordo com orientao do Executivo. Art. 64 - O plano de urbanizao da ZEIS n 23 (vinte e trs) alm da legislao e normas aplicveis, dever utilizar a rea desocupada para o desadensamento do assentamento existente e para a implantao de reas livres de uso pblico. Art. 65 - As Zonas Especiais de Interesse Social 2 (ZEIS 2) se destinam a: I. ampliar a oferta de moradia para a populao de baixa renda; II. combater o dficit habitacional do municpio; III. induzir os proprietrios de terrenos vazios a investir em programas habitacionais de interesse social. 1 - Nas Zonas Especiais de Interesse Social 2 (ZEIS 2), em consonncia com os objetivos preconizados nos itens do caput deste artigo, podero ser aplicados os seguintes instrumentos jurdicos e urbansticos: I. Parcelamento, edificao e utilizao compulsrios; II. IPTU progressivo no tempo; III. desapropriao para fins de moradia; IV. Consrcio imobilirio; V. Direito de preempo; VI. Transferncia do direito de construir; VII. dao em pagamento. 2 - O direito de preempo e a edificao, parcelamento e utilizao compulsrios devero ser aplicados a todos os imveis particulares localizados nas ZEIS 2. Art. 66 - As reas definidas como ZEIS-2, devem ser ocupadas predominantemente com a promoo de Habitao de Interesse Social HIS, observados os seguintes critrios: I. no mnimo 60% (sessenta por cento) da rea construda computvel dever ser destinada a HIS; II. no mximo 20% (vinte por cento) da rea construda computvel poder ser destinada Habitao de Mercado Popular HMP; III. no mximo de 20% da rea construda computvel poder ser destinada para outros usos. Art. 67 - O projeto e a implantao dos empreendimentos destinados habitao de interesse social HIS na zona de interesse social ZEIS n 26 (vinte e seis) devero observar, alm da legislao e normas aplicveis, as seguintes diretrizes especiais: I.io percentual de reas verdes exigido para a aprovao dos empreendimentos deve se concentrar na faixa de terreno lindeira ou paralela Avenida So Camilo; II. a altura das edificaes, incluindo coberturas, ticos e caixas dgua no poder ultrapassar 15 (quinze) metros medidos a partir perfil natural do terreno. Art. 68 - O Plano Municipal de Habitao e o Plano Municipal de Regularizao Fundiria, mencionado nos artigos 22 e 24 desta Lei, podero revisar os permetros, bem como indicar outros, a serem enquadrados como Zonas Especiais de Interesse Social. Pargrafo nico - A indicao de outros permetros de que trata o caput deste artigo poder ser definida na Lei Municipal de Uso e Ocupao do Solo, quando da sua reviso ou por outro dispositivo legal especfico para esse fim. 31

Art. 69 - Outras reas podero ser demarcadas como ZEIS 1 desde que tenham simultaneamente as seguintes caractersticas: I. ocupao predominante por populao de baixa renda; II. ocupao consolidada h no mnimo 5 (cinco anos), contados at a data de publicao dessa lei; III. uso predominantemente residencial; IV. passvel de regularizao fundiria e urbanstica; V. ausncia ou precariedade de servios de infraestrutura bsica. Pargrafo nico - As reas de que trata o caput deste artigo sero aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao. Art. 70 - Outras reas podero ser demarcadas como ZEIS 2 desde que atendam simultaneamente aos seguintes critrios: I. sejam no edificadas, no utilizadas ou sub-utilizadas; II. no tenham caractersticas fsicas que inviabilizem seu aproveitamento para fins de promoo habitacional; III. sejam dotadas de infraestrutura urbana bsica ou viabilidade econmica para sua implantao. Pargrafo nico - As reas de que trata o caput deste artigo sero aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao.

Seo II Da Zona Especial de Interesse Ambiental ZEIA

Art. 71 - As Zonas Especiais de Interesse Ambiental (ZEIA) so zonas criadas com a finalidade de proteo e recuperao da paisagem e do meio ambiente, caracterizadas por ocupao de muito baixa densidade e destinadas preferencialmente ao lazer, e uso pblico e preservao ambiental. 1 - As zonas de interesse ambiental podero conter: I. reas verdes pblicas, parques e unidades de conservao, com funes de proteo s caractersticas ambientais existentes e oferta de espaos qualificados para o lazer e preservao ambiental; II. reas pblicas ou privadas em situao de degradao ambiental, que devam ser recuperadas de forma a contribuir para o equilbrio ambiental; III. reas pblicas ou privadas com a presena de vegetao significativa ou classificadas como rea de preservao permanente APP, com o objetivo de preservao. 2 - As Zonas Especiais de Interesse Ambiental (ZEIA) esto demarcadas no Mapa 05 e descritas no Quadro 07. 3 - Lei poder criar novas zonas especiais de interesse ambiental ZEIA, com base nos objetivos e diretrizes estabelecidos neste Plano Diretor Participativo. Art. 72 - Lei poder criar mecanismos de incentivo preservao e recuperao das reas classificadas como zonas especiais de interesse ambiental. Pargrafo nico - A transferncia de potencial construtivo poder ser utilizada como um dos mecanismos a que se refere o caput.

Seo III Das zonas especiais de interesse cultural ZEIC 32

Art. 73 - As zonas especiais de interesse cultural (ZEIC) so reas formadas por espaos pblicos ou privados, conjunto de edifcios ou edifcios isolados, monumentos, de relevante expresso cultural, histrica ou paisagstica, cuja manuteno seja necessria preservao do patrimnio cultural do municpio.

1 - As Zonas Especiais de Interesse Cultural (ZEIC) esto demarcadas no Mapa 06 e descritas no Quadro 05. 2 - Lei poder criar novas zonas especiais de interesse cultural (ZEIC), com base nos objetivos e diretrizes estabelecidos neste Plano Diretor Participativo. Art. 74 - Lei poder criar mecanismos de incentivo preservao e recuperao das reas classificadas como zonas especiais de interesse cultural. Pargrafo nico - A transferncia de potencial construtivo poder ser utilizada como um dos mecanismos a que se refere o caput.

Captulo IV Dos Instrumentos Urbansticos

Art. 75 - Para a promoo, planejamento, controle e gesto do ordenamento do territrio urbano, podero ser adotados os seguintes instrumentos urbansticos e jurdicos: I. instrumentos indutores do uso social da propriedade: a) Parcelamento, Edificao ou Utilizao Compulsrios; b) Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) Progressivo no Tempo; c) Desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica; d) Direito de Preempo. II. instrumentos indutores do desenvolvimento urbano: a) Outorga Onerosa do Direito de Construir; b) Transferncia de Potencial Construtivo; c) Operao Urbana Consorciada; d) Projetos Urbanos Especiais.

Seo I Dos Instrumentos Indutores do Uso Social da Propriedade

Art. 76 - O Executivo, na forma da lei, dever exigir do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado, ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I. parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios; II. Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo no Tempo; III. desapropriao com pagamento por meio de ttulos da dvida pblica.

Subseo I Do parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios 33

Art. 77 - So passveis de parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios, nos termos do artigo 182 da Constituio Federal e dos artigos 5 e 6 do Estatuto da Cidade, os imveis no edificados, subutilizados ou no utilizados situados nas Zonas Especiais de Interesse Social 2 ZEIS 2 e indicados no quadro 04 e mapa 04. 1 - O instrumento de que trata o caput no se aplica aos imveis: I. com rea igual ou inferior a 500m (quinhentos metros quadrados); II. situados na Zona Especial de Interesse Ambiental - ZEIA; III. de interesse do patrimnio cultural ou ambiental; IV. ocupado por clubes ou associaes de classe; V. de propriedade de cooperativas habitacionais; VI. que exeram funo ambiental essencial, tecnicamente comprovada pelo rgo municipal competente. 2 - Considera-se solo urbano no edificado os terrenos e glebas onde no h construo e subutilizados aqueles cujo coeficiente de aproveitamento seja inferior ao Coeficiente de Aproveitamento Mnimo CAmin definido por esta lei. 3 - Para efeito da aplicao do instrumento referido no caput, fica estabelecido o coeficiente de aproveitamento mnimo nico igual a 1 (um) para toda a rea urbana do municpio, exceto para as zonas de interesse ambiental e para a rea tombada da Aldeia e sua rea envoltria de proteo. 4 - Dependendo de anlise e deciso do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao, podero no ser considerados no edificados, subutilizados ou no utilizados os imveis: I. ocupados por atividades econmicas que no necessitem de edificaes para seu desenvolvimento, exceto estacionamentos e campos ou quadras para a prtica de esportes, quando de propriedade privada; II. situado em reas sujeitas a enchentes recorrentes. 5 - Considera-se solo urbano no utilizado todo tipo de edificao que esteja comprovadamente desocupada h mais de dois anos. 6 - Fica o Executivo autorizado a firmar Consrcio Imobilirio com os proprietrios dos imveis de que trata o caput, e esses a propor seu estabelecimento, conforme disposies do artigo 46 do Estatuto da Cidade, para cumprir os objetivos definidos nesta lei. Art. 78 - Os proprietrios dos imveis no edificados, subutilizados ou no utilizados, nas condies definidas pelo artigo anterior, devero ser identificados e notificados pelo Executivo no prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps a entrada em vigor desta lei.

1 - A notificao dever ser entregue diretamente ao proprietrio do imvel ou a seu representante legal, frustradas trs tentativas de entrega, dever ser feita por edital a ser publicado em rgo oficial e em pelo menos um jornal de grande circulao. 2 - A notificao dever ser informada ao Cartrio de Registro de Imveis competente, que dever averb-la na matrcula correspondente ao imvel. 3 - A transmisso do imvel, por ato inter vivos ou causa mortis, posterior data da notificao, transfere ao sucessor do proprietrio notificado as obrigaes de parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios, sem interrupo ou dilatao dos prazos fixados nos artigos 79 e 80 desta lei. Art. 79 - Os proprietrios dos imveis sujeitos ao parcelamento e edificao compulsrios devero, no prazo mximo de um ano a partir da notificao feita nos termos do artigo 78, protocolar pedido de aprovao de projeto para execuo de edificao e quando necessrio de parcelamento, simultaneamente. 34

1 - O incio das obras de parcelamento e edificao dever ser comunicado oficialmente ao Executivo e deve ocorrer impreterivelmente no prazo de 2 (dois) anos a contar da data de aprovao do projeto. 2 - A concluso das obras de parcelamento e edificao dever ser comunicada oficialmente ao Executivo e deve ocorrer impreterivelmente no prazo de 2 (dois) anos a contar de seu incio. 3 - Em empreendimentos de grande porte, em carter excepcional, poder ser prevista a concluso em etapas, assegurando-se que o projeto aprovado compreenda o empreendimento como um todo. Art. 80 - Os proprietrios dos imveis sujeitos utilizao compulsria devero, no prazo mximo de um ano a partir da notificao feita nos termos do artigo 78, comunicar oficialmente ao Executivo a ocupao do imvel por meio de documentao cabvel, que dever ser verificada e atestada pelo Executivo.

Subseo II Do IPTU Progressivo no Tempo e da Desapropriao com Pagamento em Ttulos da Dvida Pblica

Art. 81 - Em caso de descumprimento de qualquer dos prazos estabelecidos nos artigos 79 e 80, o Poder Pblico Municipal dever iniciar a cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU desses imveis com a aplicao de alquotas progressivas no tempo. 1 - As alquotas dobraro a cada ano, pelo perodo de 5 (cinco) anos consecutivos, respeitado o limite mximo de 15% (quinze por cento) do valor venal do imvel. 2 - A partir do sexto ano, o Poder Pblico Municipal manter a cobrana pela alquota mxima utilizada para o clculo do imposto do exerccio anterior. 3 - Fica vedada a concesso de isenes ou de anistias relativas ao imposto predial e territorial urbano - IPTU dos imveis sujeitos ao parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios.

4 - A aplicao das alquotas progressivas no tempo s ser interrompida aps o cumprimento da obrigao de parcelar, edificar ou utilizar o imvel, que dever ser demonstrado por meio de documento oficial que comprove que foram tomadas as providncias e esto sendo observados os prazos determinados nos artigos 79 e 80 desta lei. 5 - Lei especfica baseada no 1. artigo 7 do Estatuto da Cidade, estabelecer a gradao anual das alquotas progressivas e a aplicao deste instituto. Art. 82 - Decorridos 5 (cinco) anos de cobrana do IPTU Progressivo no Tempo sem que o proprietrio tenha cumprido a obrigao de parcelamento, edificao e utilizao, o Poder Pblico Municipal poder proceder desapropriao do imvel com pagamento com ttulos da dvida pblica. 1 - Os ttulos da dvida pblica sero emitidos com autorizao do Legislativo Municipal por meio de lei especfica, tero prvia aprovao pela Cmara Municipal e sero resgatados no prazo de at dez anos, em prestaes anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais de seis por cento ao ano. 2 - O valor a ser pago pela desapropriao do imvel refletir ao valor da base de clculo do IPTU e no poder incluir expectativas de ganhos, lucros cessantes e juros compensatrios. 3 - No pagamento da desapropriao, desde que no haja controvrsia administrativa ou judicial, dever ser abatido o valor de IPTU devido referente ao imvel desapropriado. 4 - Os ttulos de que trata este artigo no tero poder liberatrio para pagamento de tributos. 35

5 - O Poder Pblico Municipal dever proceder o adequado aproveitamento do imvel, visando os objetivos definidos nesta lei, no prazo mximo de dois anos, contados a partir da sua incorporao ao patrimnio pblico. 6 - O aproveitamento do imvel poder ser efetivado diretamente pelo Poder Pblico Municipal ou por meio de alienao ou concesso a terceiros, observando-se, nestes casos, o devido procedimento licitatrio e os objetivos do Plano Diretor Participativo.

Subseo III Do Direito de Preempo

Art. 83 - O direito de preempo confere ao Poder Pblico Municipal preferncia para a aquisio de imvel urbano, objeto de alienao, conforme disposto nos artigos 25, 26 e 27 do Estatuto da Cidade. 1 - O direito de preempo fica assegurado por um prazo de vigncia de 5 (cinco) anos, renovvel por igual perodo a partir de um ano do decurso do prazo inicial, independentemente do nmero de alienaes referentes ao mesmo imvel. 2 - O direito de preempo ser exercido sempre que o Poder Pblico Municipal necessitar de reas, conforme os objetivos, estratgias e finalidades previstas neste Plano Diretor Participativo, para: I. regularizao fundiria;

II. execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; III. reserva fundiria; IV. ordenamento e direcionamento da expanso urbana; V. implantao de equipamentos urbanos e sociais; VI. criao de espaos pblicos de lazer e reas verdes; VII. criao de unidades de conservao ou proteo de outras reas de interesse ambiental; VIII. proteo de reas de interesse histrico, cultural ou paisagstico. Art. 84 - O direito de preempo, a partir da data de publicao desta lei, incidir sobre os imveis: I. delimitados no Mapa 08 e relacionados, com a indicao das respectivas finalidades, no Quadro 06 integrantes desta lei; II. inseridos nas Zonas Especiais de Interesse Social 2 ZEIS 2, com a finalidade de produo de habitao de interesse social, implantao de equipamentos urbanos e sociais e criao de reas verdes e de lazer; III. no edificados ou sub-utilizados inseridos nas Zonas de Interesse Social 1 ZEIS 1, com a finalidade de regularizao fundiria, produo de habitao de interesse social, implantao de equipamentos urbanos e sociais e criao de reas verdes e de lazer; IV. de propriedade privada inseridos nas Zonas Especiais de Interesse Ambiental - ZEIA com a finalidade de criao de reas verdes e de lazer e criao de unidades de conservao ou proteo ambiental. 1. Lei especfica poder delimitar novas reas nas quais incidir o direito de preempo para as finalidades relacionadas nos incisos do pargrafo 2 do artigo 83, para os imveis situados nessas reas, o prazo de vigncia do direito de preempo passar a valer a partir da data de publicao da lei especfica. 36

2. O Executivo dever informar aos Cartrios de Registro de Imveis a relao e a delimitao dos imveis sobre os quais incide o direito de preempo e as restries decorrentes da aplicao desse direito. Art. 85. O proprietrio de imvel situado nas reas de incidncia do direito de preempo dever notificar sua inteno de alienar o imvel, para que o Poder Pblico Municipal, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, manifeste seu interesse. 1 - A notificao mencionada no caput dever conter a identificao e endereo do proprietrio e estar acompanhada de: I. certido de inteiro teor da matrcula do imvel, expedida pelo Cartrio de Registro de Imveis da circunscrio imobiliria competente; II. declarao, sob as penas da lei, quanto a incidncia de encargos e nus existentes sobre o imvel, inclusive os de natureza real, tributria e executria; III. proposta de compra assinada por interessado na aquisio do imvel, na qual devero constar preo, condies de pagamento e prazo de validade.

2 - O Poder Pblico Municipal far publicar, em rgo oficial e em pelo menos um jornal local ou regional de grande circulao, edital de aviso da notificao recebida nos termos do caput e da inteno de aquisio do imvel nas condies da proposta apresentada. 3 - Transcorrido o prazo mencionado no caput sem manifestao, fica o proprietrio autorizado a realizar a alienao para terceiros, nas condies da proposta apresentada, sem prejuzo do direito de preferncia do Poder Pblico Municipal em face de outras propostas de alienao do imvel dentro do prazo de vigncia do direito de preempo. 4 - Concretizada a venda a terceiro, o proprietrio fica obrigado a apresentar ao Poder Pblico municipal, no prazo de trinta dias, cpia do instrumento pblico de alienao do imvel, sob pena de aplicao de multa diria no valor equivalente a 0,5% (meio por cento) do valor total da alienao. 5 - A alienao processada sem a notificao de que trata o caput ou em condies diversas da proposta apresentada nula de pleno direito. 6 - Ocorrida a hiptese prevista no 5o o Poder Pblico Municipal dever proceder as providncias cabveis para a declarao judicial de nulidade da alienao e poder adquirir o imvel pelo menor valor entre o valor da base de clculo do IPTU e o valor indicado na proposta apresentada.

Seo II Dos instrumentos indutores do desenvolvimento urbano

Art. 86 - O Executivo, com o objetivo de garantir a justa distribuio dos benefcios e nus decorrentes do processo de urbanizao, recuperar e transferir para a coletividade a valorizao imobiliria decorrente da ao do Poder Pblico Municipal, poder utilizar os seguintes instrumentos: I. Outorga Onerosa do Direito de Construir; II. Transferncia de Potencial Construtivo; III. Operao Urbana Consorciada.

Subseo I Da outorga onerosa do direito de construir

Art. 87 - Outorga onerosa o instrumento por meio do qual o proprietrio de um imvel adquire o direito de construir acima do resultante da aplicao do 37

coeficiente de aproveitamento bsico at o limite determinado pela aplicao do coeficiente de aproveitamento mximo. Art. 88 - O Executivo aplicar a outorga onerosa do direito de construir nas reas onde o coeficiente de aproveitamento mximo for superior ao coeficiente de aproveitamento bsico, exceto: I. nas reas inseridas nas zonas especiais de interesse ambiental; II. nas zonas especiais de interesse social;

III. na rea tombada da Aldeia e em sua rea envoltria de proteo. Pargrafo nico - A concesso da outorga onerosa do direito de construir poder ser negada pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao caso se verifique possibilidade de impacto no suportvel pela infra-estrutura ou o risco de comprometimento da paisagem urbana. Art. 89 - O coeficiente de aproveitamento bsico nico igual a 1 (um) fica estabelecido para toda a rea urbana do municpio, exceto para as zonas de interesse ambiental e para a rea tombada da Aldeia. Art. 90 - Os coeficientes de aproveitamento mximo devero ser fixados na leis de uso e ocupao do solo e das Operaes Urbanas Consorciadas. 1 - Os coeficientes de aproveitamento mximo sero fixados considerando a proporcionalidade entre a infra-estrutura existente, o aumento de densidade esperado em cada rea e as diretrizes de desenvolvimento urbano estabelecidas neste PDP, tendo como limite o coeficiente 6 (seis). 2 - A outorga onerosa ser aplicada com base nos coeficientes de aproveitamento mximos definidos na legislao de uso e ocupao do solo em vigor, at sua reviso. Art. 91 construir ser feito com base na frmula: O clculo do valor da outorga onerosa do direito de

Vo = [At x (CAp - CAbas)] x Vt, Onde: At - rea do terreno (m2), CAp coeficiente de aproveitamento do projeto, CAbas coeficiente de aproveitamento bsico, VT valor do m2 do terreno na Planta Genrica de Valores (R$/m2), Art. 92 - Os recursos auferidos com a adoo da outorga onerosa do direito de construir devero ser depositados no Fundo de Desenvolvimento Urbano e Habitao criado nos termos do artigo 141 desta lei.

Subseo II Da Transferncia de Potencial Construtivo

Art. 93 - Lei especfica, baseada neste PDP, poder autorizar o proprietrio de imvel urbano, privado ou pblico, a exercer em outro local, ou alienar, mediante escritura pblica, o direito de construir decorrente do coeficiente de aproveitamento estabelecido para esse fim, quando o referido imvel for considerado necessrio para fins de: I. implantao de equipamentos urbanos e comunitrios; II. preservao, quando o imvel for considerado de interesse histrico, ambiental, paisagstico, social ou cultural; 38

III. servir a programas de regularizao fundiria, urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda e habitao de interesse social. Pargrafo nico - A mesma faculdade poder ser concedida ao proprietrio que doar ao Poder Pblico Municipal seu imvel, ou parte dele, para os fins previstos nos incisos I a III do caput.

Subseo III Das Operaes Urbanas Consorciadas

Art. 94 - Operaes Urbanas Consorciadas so o conjunto de intervenes e medidas coordenadas pelo Poder Pblico Municipal com a participao dos proprietrios, moradores, usurios permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcanar transformaes urbansticas estruturais, melhorias sociais, melhorias de infra-estrutura e virio, ampliao dos espaos pblicos e valorizao ambiental, num determinado permetro contnuo ou descontinuado. Art. 95 - As Operaes Urbanas Consorciadas sero utilizadas com as seguintes finalidades: I. desenvolvimento urbano; II. intervenes urbansticas de porte para reestruturao e aproveitamento adequado de reas consideradas subtilizadas; III. implantao de programas de HIS; IV. ampliao e melhoria da rede viria e de transporte pblico coletivo; V. implantao de espaos pblicos; VI. valorizao e criao de patrimnio ambiental, histrico, arquitetnico, cultural e paisagstico; VII. melhoria e ampliao da infraestrutura. Art. 96 - Ficam permitidas Operaes Urbanas Consorciadas nas reas Homogneas de Reurbanizao Planejada I e II. Art. 97 - Cada Operao Urbana Consorciada ser criada por lei especfica que, de acordo com as disposies desta lei e dos artigos 32 a 34 do Estatuto da Cidade, e dever conter, no mnimo: I. delimitao do permetro da rea de abrangncia; II. finalidade da operao; III. programa bsico de ocupao da rea e intervenes previstas; IV. definio de critrios e estabelecimento dos estoques de potencial construtivo adicional; V. Estudo Prvio de Impacto Ambiental e de Vizinhana; VI. programa de atendimento econmico e social para a populao diretamente afetada pela operao; implantao de equipamentos estratgicos para o

39

VII. soluo habitacional dentro de seu permetro ou na vizinhana prxima, no caso da necessidade de remover moradores de favelas e cortios; VIII. garantia de preservao dos imveis e espaos urbanos de especial valor cultural e ambiental, protegidos por tombamento ou lei; IX. contrapartida a ser exigida dos proprietrios, usurios permanentes e investidores privados em funo dos benefcios recebidos; X. forma de controle e monitoramento obrigatoriamente compartilhado com representao da sociedade civil; da operao,

XI. conta ou fundo especfico que dever receber os recursos de contrapartidas financeiras decorrentes dos benefcios urbansticos concedidos. 1 - Todas as Operaes Urbanas devero ser previamente aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento e Habitao. 2 - Os recursos obtidos pelo Executivo na forma do inciso IX deste artigo sero aplicados exclusivamente no programa de intervenes, definido na lei de criao da Operao Urbana Consorciada. Art. 98 - A Outorga Onerosa do Direito de Construir das reas compreendidas no interior dos permetros das Operaes Urbanas Consorciadas se reger pelas disposies de suas leis especficas. Pargrafo nico - Os imveis localizados no interior dos permetros das Operaes Urbanas Consorciadas, no so passveis de receber o potencial construtivo transferido de imveis no inseridos no seu permetro. Art. 99 - A lei especfica que criar a Operao Urbana Consorciada poder prever a emisso pelo Poder Pblico Municipal de quantidade determinada de Certificados de Potencial Adicional de Construo - CEPAC, que sero alienados em leilo ou utilizados diretamente no pagamento das obras e desapropriaes necessrias prpria Operao. 1 - Os Certificados de Potencial Adicional de Construo CEPAC sero livremente negociados, mas convertidos em direito de construir unicamente na rea objeto da Operao. 2 - Os Certificados de Potencial Adicional de Construo CEPAC sero vinculados ao terreno no ato da aprovao de projeto de edificao por meio de declarao da Municipalidade, que dever ser objeto de Certido. 3 A lei a que se refere o "caput dever estabelecer:

I. a quantidade de Certificados de Potencial Construtivo Adicional de Construo - CEPACs, a ser emitida, obrigatoriamente proporcional ao estoque de potencial construtivo adicional previsto para a Operao; II. o valor mnimo do CEPAC; III. as formas de clculo das contrapartidas; IV. as formas de converso e equivalncia dos CEPACs em metros quadrados de potencial construtivo adicional.

Subseo IV Dos Projetos Urbanos Especiais

Art. 100 - Projetos Urbanos Especiais so intervenes coordenadas pelo Municpio, que podero ter a Participao da iniciativa privada, destinadas a implantar projetos estratgicos para o desenvolvimento econmico e social e a valorizao ambiental e urbanstica. 1 - As reas demarcadas no Mapa 08 integrante desta lei destinam-se implantao dos seguintes projetos urbanos especiais: I.iCentro Novo; II.iCentro de Convenes. 40

2 - As reas destinadas implantao de projetos urbanos especiais podero ter, na forma da lei, ndices e parmetros de parcelamento, uso e ocupao do solo especiais coerentes com as finalidades do projeto. 3 - O instrumento a que se refere o caput poder ser utilizado em conjunto com um ou mais dos instrumentos urbansticos tratados no Captulo IV do Ttulo III.

Seo III Instrumentos de Regularizao Fundiria de Interesse Social

Art. 101 - A regularizao fundiria abrange o conjunto de medidas jurdicas, urbansticas, ambientais e sociais que visam regularizao de assentamentos irregulares e titulao de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social moradia, o pleno desenvolvimento das funes sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Pargrafo nico - A regularizao fundiria dever respeitar as diretrizes estabelecidas na Lei Federal 10.257 de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade, as disposies determinadas pela Medida Provisria 2.220 de 04 de setembro de 2001, e os princpios fixados nos incisos do artigo 48 da Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009. Art. 102 - O Executivo dever promover a regularizao fundiria dos assentamentos informais e irregulares, localizados em rea pblica ou privada, ocupados predominantemente por moradia de populao de baixa renda por meio dos seguintes instrumentos: I. zoneamento especial de interesse social; II. auto de demarcao urbanstica, de acordo com a Lei Federal 11.977 de 2009; III. ttulo de legitimao na posse, de acordo com a Lei Federal 11.977 de 2009; IV. projeto de regularizao fundiria, de acordo com a Lei Federal 11.977 de 2009; V. concesso de direito real de uso, de acordo com o Decreto-Lei Federal 271 de 28 de fevereiro de 1967;

VI. usucapio especial de imvel urbano; e VII. assistncia tcnica, urbanstica, jurdica e social gratuita, de acordo com a Lei Federal11.888/08 Pargrafo nico - A regularizao fundiria tambm poder ser promovida por: I. seus beneficirios, individual ou coletivamente; e II. cooperativas habitacionais, associaes de moradores, fundaes, organizaes sociais, organizaes da sociedade civil de interesse pblico ou outras associaes civis que tenham por finalidade atividades nas reas de desenvolvimento urbano ou regularizao fundiria.

Subseo I Do zoneamento de interesse social

Art. 103 - Este PDP ou lei especfica instituir zonas especiais de interesse social para fins de regularizao fundiria, delimitando reas, de domnio pblico ou privado, ocupadas predominantemente por moradia de populao de baixa renda caracterizadas 41

como assentamentos informais e irregulares, bem como estabelecer regras especficas de parcelamento, uso e ocupao do solo para estas zonas.

Subseo II Do Auto de Demarcao Urbanstica

Art. 104 - O auto de demarcao urbanstica o procedimento administrativo pelo qual o Poder Pblico Municipal, no mbito da regularizao fundiria de interesse social, demarca imvel de domnio pblico ou privado, definindo seus limites, rea, localizao e confrontantes, com a finalidade de identificar seus ocupantes e qualificar a natureza e o tempo das respectivas posses. Pargrafo nico - O auto de demarcao urbanstica ser lavrado, instrudo e enviado ao Cartrio de Registro de Imveis de acordo com o disposto nos artigos 56 e 57 da Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009.

Subseo III Do Projeto de Regularizao

Art. 105 - O projeto de urbanizao dever ser elaborado a partir da averbao do auto de demarcao urbanstica e de sua anlise e aprovao pelo Poder Pblico Municipal depender a regularizao fundiria. A aprovao prevista no caput corresponde ao 1 licenciamento ambiental e urbanstico do projeto de regularizao fundiria de interesse social. 2o - O projeto de regularizao fundiria de interesse social dever considerar as caractersticas da ocupao e da rea ocupada para definir parmetros urbansticos e ambientais especficos, alm de identificar os lotes, as vias de circulao e as reas destinadas a uso pblico. 3o - projeto de regularizao fundiria dever definir, no mnimo, os seguintes elementos: I. as reas ou lotes a serem regularizados e, se houver necessidade, as edificaes que sero relocadas; II. as vias de circulao existentes ou projetadas e, se possvel, as outras reas destinadas a uso pblico; III. as medidas necessrias para a promoo da sustentabilidade urbanstica, social e ambiental da rea ocupada, incluindo as compensaes urbansticas e ambientais previstas em lei; IV. as condies para promover a segurana da populao em situaes de risco; e V. as medidas previstas para adequao da infraestrutura bsica. 4 - O projeto de que trata o caput no ser exigido para o registro da sentena de usucapio, da sentena declaratria ou da planta, elaborada para outorga administrativa, de concesso de uso especial para fins de moradia. 5 - Aprovado o projeto de regularizao, dever ser registrado o parcelamento dele resultante nos termos dos artigos 64 a 68 da Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009. Art. 106 - Na regularizao fundiria de assentamentos consolidados anteriormente publicao desta lei, o Poder Pblico Municipal poder autorizar a reduo do percentual de reas destinadas ao uso pblico e da rea mnima dos lotes definidos na legislao de parcelamento do solo urbano. 42

Art. 107 - O Poder Pblico Municipal poder, conforme disposies dos pargrafos 1 e 2 do artigo 54 da Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009, admitir a regularizao fundiria de interesse social em reas de Preservao Permanente, ocupadas at 31 de dezembro de 2007 e inseridas em rea urbana consolidada. Art. 108 - Na regularizao fundiria de interesse social, caber ao Poder Pblico Municipal, diretamente ou por meio de seus concessionrios ou permissionrios de servios pblicos, a implantao do sistema virio e da infraestrutura bsica, previstos no 6 do artigo 2 da Lei Federal n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, ainda que promovida pelos legitimados previstos nos incisos I e II do pargrafo nico do artigo102 desta lei. Pargrafo nico - A realizao de obras de implantao de infraestrutura bsica e de equipamentos comunitrios pelo Poder Pblico Municipal, bem como sua manuteno, pode ser realizada mesmo antes de concluda a regularizao jurdica das situaes dominiais dos imveis.

Subseo IV Do Ttulo de Legitimao de Posse

Art. 109 - O ttulo de legitimao de posse o instrumento por meio do qual o Poder Pblico Municipal reconhece a posse de imvel objeto de demarcao urbanstica, com a identificao do ocupante e do tempo e natureza da posse.
o 1 O ttulo referido no caput ser concedido pelo Poder Pblico Municipal aps o registro do parcelamento de que trata o pargrafo 5 do artigo 105 desta lei.

2 - O ttulo referido no caput ser concedido aos moradores cadastrados desde que atendidas as condies determinadas nos incisos do pargrafo nico do artigo 59 da Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009. 3o - O ttulo de que trata o caput ser concedido preferencialmente em nome da mulher e registrado na matrcula do imvel. 4 - A legitimao de posse devidamente registrada constitui direito em favor do detentor da posse direta para fins de moradia. Pargrafo nico - A legitimao de posse ser concedida aos moradores cadastrados pelo Poder Pblico Municipal, desde que preenchidos os requisitos legais previstos nos pargrafos anteriores. Art. 110 - Sem prejuzo dos direitos decorrentes da posse exercida anteriormente, o detentor do ttulo de legitimao de posse, aps 5 (cinco) anos de seu registro, poder requerer ao oficial de registro de imveis a converso desse ttulo em registro de propriedade, tendo em vista sua aquisio por usucapio, nos termos do artigo 183 da Constituio Federal, segundo o disposto no artigo 60 da Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009.

Subseo V Da concesso de direito real de uso

Art. 111 - A Concesso de direito real de uso, instituto criado pelo Decreto Lei Federal 279 de 28 de fevereiro de 1967, o contrato administrativo de direito real, transmissvel por ato inter-vivos e causa mortis, que pode ser utilizado na transmisso de posse direta de bens pblicos a terceiros, de forma gratuita ou remunerada, visando dar cumprimento funo social do bem, segundo sua localizao e uso na cidade.

Pargrafo nico - Nos casos em que o instrumento a que se refere o caput for utilizado sem que fique claramente demonstrado o interesse social, a concesso dever ser obrigatoriamente remunerada. 43

Subseo VI Da concesso de uso especial para fins de moradia

Art. 112 - O Executivo, nos termos da Medida Provisria n 2.220 de 4 de setembro de 2001 dever outorgar quele que, at 30 de julho de 2001, residia em rea urbana de at 250m2 (duzentos e cinquenta metros quadrados), de propriedade pblica, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, ttulo de Concesso de Uso Especial para Fins de Moradia relativa mesma rea, desde que no seja proprietrio ou concessionrio de outro imvel urbano ou rural. 1 - Quando o direito a que se refere o caput deste artigo for concedido de ofcio pelo Executivo, dever ser dada prioridade aos terrenos com rea de at 125 m2 (cento e vinte e cinco metros quadrados). 2 - O Executivo dever assegurar o exerccio do direito de concesso de uso especial para fim de moradia, individual e coletivamente, em local diferente daquele que gerou esse direito, nas hipteses de a moradia estar localizada em rea que cause risco vida ou sade dos moradores. 3 - O Executivo poder assegurar o exerccio do direito de concesso de uso especial para fins de moradia, individual ou coletivamente, em local diferente daquele que gerou esse direito, nas hipteses de: I. ser rea de uso comum do povo com outras destinaes prioritrias de interesse pblico; II. ser rea destinada a projeto e obra de urbanizao; III. ser rea de comprovado interesse da defesa nacional, da preservao ambiental e da proteo dos ecossistemas naturais; IV. ser rea reservada construo de represas e obras congneres; lagoas de reteno de guas pluviais ou parques; V. ser rea situada em via de comunicao. 4 - Para atendimento do direito previsto nos pargrafos anteriores, a moradia dever estar localizada prxima ao local que deu origem ao direito de que trata este artigo, e em casos de impossibilidade, em outro local. 5 - A concesso de Uso Especial para Fins de Moradia poder ser solicitada de forma individual ou coletiva. 6 - Buscar-se- respeitar, quando de interesse da comunidade, as atividades econmicas locais promovidas pelo prprio morador, vinculadas moradia, como pequenas atividades comerciais, indstria domstica, artesanato, oficinas de servios e outros. 7 - Extinta a Concesso de Uso Especial para Fins de Moradia, o Poder Pblico Municipal recuperar o domnio pleno do terreno. 8 - responsabilidade do Poder Pblico Municipal promover as obras de urbanizao nas reas onde foi obtido ttulo de Concesso de Uso Especial para Fins de Moradia.

Subseo VII Do Usucapio Especial de Imvel Urbano

44

Art. 113 - O Executivo poder promover Plano de Urbanizao com a Participao dos moradores de reas usucapidas, para a melhoria das condies habitacionais e de saneamento ambiental nas reas habitadas por populao de baixa renda e usucapidas individual ou coletivamente por seus possuidores para fins de moradia, nos termos do Estatuto da Cidade. Pargrafo nico - O Executivo poder oferecer assessoria jurdica gratuita a indivduos ou entidades, grupos comunitrios e movimentos da rea de Habitao de Interesse Social para a viabilizao do direito usucapio especial, garantido pela Constituio da Repblica e pelo Estatuto da Cidade.

Subseo VIII Da Assistncia Tcnica Pblica e Gratuita

Art. 114 - Cabe ao Executivo garantir assistncia tcnica pblica e gratuita s famlias de baixa renda para o projeto e construo, reformas e ampliao de habitao de interesse social bem como para os projetos de regularizao fundiria, nos termos da Lei Federal 11.888 de 24 de dezembro de 2008. Pargrafo nico - A assistncia referida no caput dever ser complementada por assistncia jurdica pblica e gratuita para garantir o direito social moradia previsto no artigo 6 da Constituio Federal e consoante o especificado na alnea r do inciso V do caput do artigo 4 da Lei Federal 10.257 de 10 de julho de 2001 Estatuto da Cidade.

Seo IV Instrumentos de Gesto Ambiental

Art. 115 - O Executivo, de acordo com as diretrizes e objetivos estabelecidos neste Plano Diretor Participativo, poder utilizar para a conservao de recursos naturais e a proteo do patrimnio ambiental contra a degradao os seguintes instrumentos: I. Zoneamento Ambiental; II. Estudos e Relatrios de Impacto Ambiental EIA/RIMA e de Vizinhana EIV/RIV; III. Termos de Compromisso.

Subseo I Zoneamento Ambiental

Art. 116 - Lei poder instituir o zoneamento ambiental do municpio, como instrumento definidor das aes e medidas de promoo, proteo e recuperao da qualidade ambiental do espao fsico-territorial, segundo suas caractersticas ambientais. Pargrafo nico - O zoneamento ambiental dever ser observado na legislao de Uso e Ocupao do Solo.

Subseo II Dos Estudos de Impacto Ambiental - EIA/RIMA e de Vizinhana - EIV/RIV 45

Art. 117 - A localizao, construo, instalao, ampliao, modificao e operao de empreendimentos e atividades que utilizem recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os empreendimentos e atividades capazes, sob qualquer forma, de causar significativa degradao ambiental, de acordo com a Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA n 001/86 ou legislao que venha a suced-la, dependero de prvio licenciamento do rgo ambiental municipal competente, nos termos da Lei federal n 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, sem prejuzo de outras licenas legalmente exigveis. 1 - A Licena Ambiental para empreendimentos ou atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradao do meio ser emitida somente aps a avaliao do prvio Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA/RIMA). 2 - Para os empreendimentos ou atividades cujos impactos ambientais, efetivos ou potenciais, tenham carter menos abrangente, o rgo ambiental competente, nos termos das Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, definir: I. os estudos ambientais pertinentes; II. os procedimentos do processo de licenciamento ambiental.

3 - O estudo a ser apresentado para a solicitao da Licena Ambiental dever contemplar, entre outros, os seguintes itens: I. diagnstico ambiental da rea; II. descrio da ao proposta e suas alternativas; III. identificao, anlise e previso dos impactos significativos, positivos e negativos. 4 - At a aprovao de lei que defina os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental municipal, bem como os procedimentos e critrios aplicveis, dever ser adotada a legislao ambiental vigente.

Art. 118 - Quando o impacto ambiental previsto corresponder, basicamente, as alteraes das caractersticas urbanas do entorno, os empreendimentos ou atividades especificados em lei municipal estaro dispensados da obteno da Licena Ambiental referida no artigo anterior, mas estaro sujeitas avaliao do Estudo de Impacto de Vizinhana e seu respectivo Relatrio de Impacto de Vizinhana (EIV/RIV) por parte do rgo ambiental municipal competente, previamente emisso das licenas ou alvars de construo, reforma ou funcionamento, conforme dispe o Estatuto da Cidade. 1 - O Estudo de Impacto de Vizinhana dever contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto qualidade de vida da populao residente na rea e suas proximidades, incluindo a anlise, dentre outras, das seguintes questes: I. adensamento populacional em relao ao adensamento construtivo, contra partida e infra-estrutura prevista; II. equipamentos urbanos e comunitrios; III. uso e ocupao do solo; IV. valorizao imobiliria; V. gerao de trfego e demanda por transporte pblico; VI. paisagem e espao urbanos e patrimnio natural e cultural; VII. definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, bem como daquelas intensificadoras dos impactos positivos.

46

2 - Os empreendimentos sujeitos ao Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente sero dispensados do Estudo de Impacto de Vizinhana e seu respectivo Relatrio de Impacto de vizinhana. 3 - A elaborao do EIV/RIV no substitui a elaborao do EIA/RIMA. Art. 119 - O Executivo, com base na anlise dos estudos ambientais apresentados, poder exigir do empreendedor a execuo, s suas expensas, das medidas atenuadoras e compensatrias relativas aos impactos decorrentes da implantao da atividade. Art. 120 - Ser dada publicidade aos documentos integrantes dos EIV/RIV e EIA/RIMA, que ficaro disponveis para consulta, no rgo municipal competente, por qualquer interessado. 1 - Cpia do Relatrio de Impacto de Vizinhana RIV ser fornecida gratuitamente quando solicitada pelos moradores da rea afetada ou suas associaes. 2 - O rgo pblico responsvel pelo exame do Relatrio de Impacto de Vizinhana RIV e do Relatrio de Impacto Ambiental RIMA dever realizar audincia pblica divulgada em rgos de imprensa local, antes da deciso sobre o projeto.

Subseo III Dos Termos de Compromisso

Art. 121 - Termos de Compromisso so ttulos executivos extrajudiciais celebrados entre o rgo pblico municipal integrante do SISNAMA e os responsveis por atividades e empreendimentos efetiva ou potencialmente causadores de degradao ambiental, com o objetivo de preveno e reparao de danos ambientais. 1 - Os termos de compromisso sero firmados com base nas leis Federais 7.347 de 24 de julho de 1985 e 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, segundo as condies e especificidades por elas determinadas. 2 - A utilizao dos termos de compromisso no mbito da poltica ambiental do municpio dever ser objeto de regulamentao por ato do Executivo no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias, contados a partir da entrada em vigor desta lei.

Seo V Dos Instrumentos de Parceria do Poder Pblico Municipal com o Setor Privado

Art. 122 - O Executivo poder promover aes conjuntas com o setor privado, visando alcanar objetivos estabelecidos neste Plano Diretor Participativo, por meio dos seguintes instrumentos: I. Consrcio Imobilirio; II. Concesso Urbanstica; III. Das Parcerias Pblico-Privadas.

Subseo I Do Consrcio Imobilirio

Art. 123 - Considera-se Consrcio Imobilirio a forma de viabilizao de planos de urbanizao ou edificao por meio do qual o proprietrio transfere ao 47

Poder Pblico Municipal o seu imvel e, aps a realizao das obras, recebe como pagamento, unidades imobilirias devidamente urbanizadas ou edificadas. 1 - O Poder Pblico Municipal poder promover o aproveitamento do imvel que receber por transferncia, direta ou indiretamente, por meio de concesso urbanstica ou outra forma de contratao. 2 - O valor das unidades imobilirias a serem entregues ao proprietrio ser correspondente ao valor da base de clculo do IPTU do imvel, antes da execuo das obras, excludos expectativas de ganhos, lucros cessantes e juros compensatrios, de acordo com as disposies do 2 do artigo 46 e do 2 do artigo 8 do Estatuto da Cidade.

Art. 124 - O Poder Pblico Municipal poder estabelecer Consrcio Imobilirio para: I. viabilizar financeiramente o aproveitamento de imvel sujeito ao parcelamento, edificao ou utilizao compulsria, a requerimento do proprietrio, conforme previsto no artigo 46 do Estatuto da Cidade; II. viabilizar empreendimentos de habitao de interesse social HIS; III. viabilizar projetos urbanos especiais PUE.

Subseo II Da Concesso Urbanstica

Art. 125 - A concesso urbanstica o instrumento por meio do qual o Poder Pblico Municipal transfere ao agente privado a execuo de urbanizao, renovao urbana ou projetos urbanos especiais. 1 - As intervenes referidas no caput podero abranger obras de infraestrutura, implantao e reformulao do virio, criao de espaos pblicos, loteamento, reloteamento, demolio, reconstruo e construo de conjuntos de edificaes. 2 - A transferncia a que se refere o caput dever ser feita por meio de licitao, da qual podero participar empresas isoladamente ou em consrcio. 3 - A empresa concessionria ficar responsvel: a) pela aquisio dos imveis necessrios realizao das obras concedidas; b) pelas desapropriaes necessrias viabilizao dos projetos; c) pelo desenvolvimento dos projetos bsico e executivo; d) pela elaborao dos estudos de impacto ambiental e de vizinhana; e) pela execuo e gerenciamento das obras objeto da concesso; f) pelas obras e outras providncias necessrias mitigao do impacto gerado pela implantao do projeto. 4 - A empresa concessionria obter sua remunerao por meio da explorao, por sua conta e risco, dos terrenos e edificaes destinados a usos privados que resultarem da obra realizada e da renda derivada da explorao de espaos pblicos, nos termos que constarem no respectivo edital de licitao e contrato de concesso urbanstica. 5 - A concesso urbanstica reger-se- pelas disposies da Lei Federal n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, com as modificaes que lhe foram introduzidas posteriormente, e, no que couber, pelo disposto no artigo 32 da Lei Estadual n 7.835, de 08 de maio de 1992. Art. 126 - O Executivo, com base em lei especfica, poder utilizar a concesso urbanstica, como meio de atingir os objetivos de desenvolvimento urbano 48

estabelecidos neste Plano Diretor Participativo, nas reas homogneas de reurbanizao planejada I e II e nas reas de projetos urbanos especiais.

Pargrafo nico - A lei especifica de que trata o caput conter no mnimo: a) finalidades da urbanizao ou reurbanizao a ser realizada; b) demarcao do permetro da rea objeto da concesso; c) demarcao e autorizao para desapropriao das reas privadas necessrias implantao do projeto; d) demarcao e autorizao para desafetao das reas pblicas necessrias implantao do projeto; e) da interveno, desenhos e memoriais que permitam a clara compreenso do resultado da interveno, com a descrio e quantificao das reas pblicas e privadas resultantes.

Subseo III Das Parcerias Pblico-Privadas

Art. 127 - A parceria pblica privada, instituda pela Lei Federal 11.079 de 30 de dezembro de 2004, o contrato administrativo de concesso de servios e obras pblicas, que poder ser utilizado pelo municpio, na forma da lei, segundo as diretrizes e objetivos estabelecidos para o desenvolvimento urbano por este Plano Diretor Participativo. Pargrafo nico - Lei especfica dar a orientao legislativa para a licitao e contratao da parceria em consonncia com a lei referida no caput, observadas as diretrizes: I. eficincia no cumprimento das misses de Estado e no emprego dos recursos da sociedade; II. respeito aos interesses e direitos dos destinatrios dos servios e dos entes privados incumbidos da sua execuo; III. indelegabilidade das funes de regulao, jurisdicional, do exerccio do poder de polcia e de outras atividades exclusivas do Estado; IV. responsabilidade fiscal na celebrao e execuo das parcerias; V. transparncia dos procedimentos e das decises; VI. Repartio objetiva de riscos entre as partes; VII. Sustentabilidade financeira e vantagens socioeconmicas dos projetos de parceria.

TTULO IV DA GESTO DEMOCRTICA E PARTICIPATIVA

Captulo I Das Diretrizes e Objetivos Gerais da Gesto Integrada e Participativa

49

Art. 128 - A Poltica de Desenvolvimento Urbano e Habitao ser formulada e executada, em todas as suas etapas, de forma democrtica, com a Participao dos diferentes segmentos da sociedade, de acordo com o disposto neste Ttulo. Art. 129 - A gesto democrtica da Poltica de Desenvolvimento Urbano dever observar as seguintes diretrizes: I. transparncia da gesto; II. articulao entre os diversos setores da administrao pblica, tendo em vista a maior eficincia e adequao das polticas pblicas; III. implementao deste Plano Diretor Participativo de forma articulada com os processos de elaborao e execuo da Lei de Diretrizes Oramentrias, do Plano Plurianual, do Oramento Municipal; IV. garantia de participao dos cidados, assegurando os meios para que eles possam participar das instncias participativas; V. garantia de informao ao cidado, promovendo uma gesto participativa mais qualificada; VI. distribuio do poder de deciso por meio dos instrumentos de gesto participativa; VII. articulao entre as diversas instncias participativas do municpio. Art. 130 - A gesto democrtica e participativa da Poltica de Desenvolvimento Urbano e Habitao tem como objetivos: I. garantir a participao da sociedade civil em sua formulao, gesto e controle; II. estabelecer prioridades e organizar estratgias para sua consecuo; III. garantir o acompanhamento e a fiscalizao da implementao das intervenes, programas e aes previstos neste Plano Diretor Participativo; IV. criar mecanismos de fiscalizao e informao, aumentando a transparncia da administrao pblica.

Captulo II Das Instncias de Gesto Integrada e Participativa

Art. 131 - A gesto da Poltica de Desenvolvimento Urbano ser realizada pela estrutura administrativa da Prefeitura de Carapicuba, com a Participao da sociedade nas seguintes instncias: I. Municipais da Cidade; II. de Desenvolvimento Urbano e Habitao; III. Audincias e Consultas Pblicas; IV. Plebiscito e Referendo Popular; V. Iniciativa Popular de projeto de lei. 1 - Dever ser criado sistema de acompanhamento da Poltica de Desenvolvimento Urbano, mediante a criao de indicadores e o estabelecimento de critrios para seu monitoramento. 2 - Dever ser criado sistema georeferenciado para o monitoramento e a fiscalizao do uso e ocupao do solo do municpio, e garantir o acesso pblico s informaes geradas por esse sistema. Art. 132 - As audincias pblicas devero ser convocadas como forma de informao, discusso e consulta populao acerca de projetos relevantes na rea do 50

desenvolvimento urbano e podero ser convocadas pelo Poder Pblico Municipal, pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao ou iniciativa de grupo de muncipes. Pargrafo nico - A convocao por iniciativa de muncipes deve ser acompanhada de assinaturas que totalizem o equivalente a 0,5% da populao do municpio computada por fontes oficiais. Art. 133 - A Conferncia Municipal da Cidade ocorrer ordinariamente a cada dois anos, e extraordinariamente quando convocada pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao. Pargrafo nico - As conferncias sero abertas Participao de todos os cidados. Art. 134 - A Conferncia Municipal da Cidade dever, dentre outras atribuies: I. avaliar e propor diretrizes para a poltica de desenvolvimento urbano e habitao; II. acompanhar e avaliar a implementao do Plano Diretor Participativo e dos demais atos relacionados ao desenvolvimento urbano e ao cumprimento da funo social da cidade e da propriedade; III. debater os planos e projetos urbanos do municpio; IV. apreciar a poltica habitacional de interesse social, propor estratgias, definir prioridades e avaliar sua implementao; V. sugerir plano de trabalho e metas para as polticas de desenvolvimento urbano e habitao para o binio seguinte.

Art. 135 - Conforme disposto na Lei Federal n 9.709 de 18 de novembro de 1998, plebiscito e referendo so consultas formuladas populao para que esta delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. 1 - O plebiscito convocado anteriormente a ato legislativo ou administrativo, cabendo populao, pelo voto, aprovar ou rejeitar o que lhe tenha sido submetido. 2 - O referendo convocado posteriormente a ato legislativo ou administrativo, cumprindo populao a respectiva ratificao ou rejeio. Art. 136 - A iniciativa popular consiste na apresentao de projeto de lei Cmara dos Vereadores, conforme as regras estabelecidas na Lei Orgnica do Municpio de Carapicuba.

Captulo III Do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao

Art. 137 - Fica criado o Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao, no mbito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao, rgo colegiado de carter permanente, deliberativo e fiscalizador, com a finalidade de propor, acompanhar e avaliar a poltica de desenvolvimento urbano, uso e ocupao do solo e habitao. Art. 138 - Ao Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao compete: I. acompanhar e avaliar a implementao deste Plano Diretor Participativo, bem como a execuo de planos, programas e projetos da Poltica de Desenvolvimento Urbano e Habitao. II. propor, debater e aprovar diretrizes para a aplicao dos instrumentos previstos neste Plano Diretor Participativo;

51

III. propor a edio de normas no mbito da legislao urbanstica e manifestar-se sobre as propostas de alterao relativas a essa matria; IV. orientar e definir normas sobre a utilizao dos espaos pblicos; V. articular suas aes com as aes dos demais conselhos municipais; VI. convocar, organizar e coordenar as Conferncias Municipais da Cidade, bem como propor seu Regimento Interno; VII. apoiar a cooperao entre os governos da Unio, do Estado, dos Municpios da Regio Metropolitana de So Paulo e a sociedade civil na formulao e execuo da poltica municipal de desenvolvimento urbano; VIII. promover a realizao de estudos, debates e pesquisas sobre a aplicao e os resultados alcanados pelos programas e projetos desenvolvidos no mbito da Poltica de Desenvolvimento Urbano; IX. definir os critrios de atendimento com base nas diferentes realidades e problemas que envolvam o desenvolvimento urbano no municpio;

X. dirimir dvidas sobre a aplicao das disposies deste Plano Diretor Participativo, bem como decidir sobre situaes no previstas na legislao urbanstica, especialmente quanto ao uso e ocupao do solo; XI. elaborar, aprovar e propor alteraes em seu regimento interno.

Art. 139 - O Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao ter a seguinte composio: I. 16 (dezesseis) representantes e seus respectivos suplentes do Poder Pblico, na seguinte proporo: a) 10 (dez) do Poder Pblico Municipal; b) 3 (trs) do Poder Pblico Estadual; c) 3 (trs)de empresas pblicas estaduais ou municipais. II. 16 (dezesseis) representantes e seus respectivos suplentes das regies do municpio, a serem eleitos diretamente pela populao de cada Regio, sendo que cada regio ter direito a 01 (um) representante e seu respectivo suplente; III. 11 (onze) representantes e seus respectivos suplentes da sociedade civil organizada, na seguinte proporo: a) 2 (dois) representantes do setor empresarial; b) 1 (um) representante de conselho profissional; c) 6 (seis) representantes de movimentos sociais, entidades ou Organizaes No-Governamentais ONGs, com atuao no municpio, considerando na escolha a diversidade de atuao, gnero, raa e credo, sendo que um deles dever representar entidade de defesa dos direitos de pessoas com deficincia; d) 1 (um) representante de sindicato de trabalhadores; e) 1 (um) representante de entidades educacionais, universitrias ou de pesquisa. 1 - Para a definio das regies a que se refere o inciso II do caput deste artigo ser adotada a diviso regional utilizada para a escolha do Grupo de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo, at que nova diviso seja estabelecida para esta finalidade por Decreto do Executivo. 2 - Os rgos e empresas pblicas mencionados no inciso I, bem como as entidades mencionadas no inciso III sero definidos na regulamentao do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao mediante Portaria ou Decreto do Executivo. 52

3 - At a instalao do Conselho os membros do Grupo de Acompanhamento do Plano Diretor, institudos pela Portaria 1.109, de 17 de setembro de 2009, constituiro a Comisso preparatria para organizao do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao. 4 - A organizao do processo eleitoral para eleio dos representantes regionais ser, em sua primeira edio, convocada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao, sendo que as eleies subsequentes sero convocadas pelo prprio Conselho.

5 - Os membros eleitos do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao tero mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos uma nica vez. Art. 140 - O Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao contar com a assessoria dos seguintes Comits Tcnicos: I. de Ordenamento Territorial e Projetos Urbanos; II. de Habitao. 1 - A composio das Comisses Tcnicas ser definida por votao do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao, devendo contar com pelo menos 1 (um) representante de cada uma das 3 (trs) categorias representadas no Conselho, definidas nos incisos I, II e III do artigo anterior. 2 - As Comisses Tcnicas sero subordinados ao Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao e tero carter consultivo. 3 - Para os fins especficos de acompanhamento e controle de contas especiais a serem criadas para alocao de recursos a serem destinados a projetos especiais, podero ser criadas Comisses com membros eleitos pelo prprio Conselho. Art. 141 - O Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao dever se reunir ordinariamente a cada trs meses. 1 - O regimento interno do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao dever ser aprovado no prazo de noventa dias a contar da data de sua instalao. 2 - Caber Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao prover o apoio administrativo e os meios necessrios execuo dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao, exercendo as atribuies de Secretaria Executiva do Conselho e de seus Comits Tcnicos. 3 - A participao no Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao, em suas Comisses e nos Comits Tcnicos no ser remunerada. Art. 142 - Para cumprimento de suas funes, o Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao contar com recursos oramentrios e financeiros consignados no oramento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao.

Captulo IV Do Fundo de Desenvolvimento Urbano e Habitao - FUNDUH

Art. 143 - Fica criado o Fundo Desenvolvimento Urbano e Habitao, composto pelos seguintes recursos: I. recursos prprios do Municpio consignados em dotaes oramentrias prprias; II. transferncias intergovernamentais; III. recursos de operaes coletivas estruturadas pela Prefeitura com o FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Servio, o FAR Fundo de Arrendamento Judicial, o FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador e outros fundos especficos; 53

IV. recursos provenientes do Sistema Nacional de Habitao e das Parcerias Pblico Privadas; V. recursos provenientes de emprstimos externos e internos voltados para programas de habitao desenvolvimento urbano; VI. transferncias de instituies privadas; VII. transferncias de pessoas fsicas; VIII. receitas provenientes da Concesso do Direito Real de Uso de reas pblicas; IX. receitas provenientes da outorga onerosa do direito de construir; X. receitas provenientes da Concesso do Direito de Superfcie; XI. recebimento de receitas decorrentes de prestaes de financiamento programas habitacionais nas suas diversas modalidades; XII. receitas provenientes da comercializao de terrenos e outros imveis integrantes de operaes coletivas estruturadas pelo Municpio; XIII. receitas provenientes de levantamentos judiciais de prestaes depositadas por adquirentes de lotes ou de cobranas feitas ao loteador para cobrir as despesas efetuadas pelo Municpio na regularizao do loteamento; XIV. rendas resultantes da aplicao financeira de seus prprios recursos; XV. doaes; XVI. multas e emolumentos provenientes das atividades de fiscalizao, aprovao e regulamentao desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao; XVII. outras receitas que lhes sejam destinadas por lei. 1 - Os recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano e Habitao sero depositados em conta especfica, mantida em instituio financeira designada pela Secretaria Municipal do Planejamento e Controle da Gesto. 2 - Contas especficas podero ser abertas no Fundo para aplicao em programas resultantes de convnios e parcerias. Art. 144 - O Fundo de Desenvolvimento Urbano ser administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao, com acompanhamento e fiscalizao de seus recursos pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao. Art. 145 - O Fundo Municipal de Poltica Urbana e Habitacional ter como agente operador a Secretaria do Planejamento e Controle da Gesto, a qual caber: I. abrir e manter a conta bancria do Fundo em instituio financeira pblica; II. efetuar e controlar as operaes financeiras de entrada e sada dos recursos do Fundo; III. elaborar relatrios contbeis de prestao de contas;

IV. prestar toda e qualquer informao solicitada pelo Conselho e pelos rgos fiscalizadores pertinentes, tal como o Tribunal de Contas do Estado ou equivalente. Art. 146 - Fica criado o Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Urbano e Habitao - FUNDUH com composio paritria, assim definida: 54

I. 5 (cinco) do Poder Pblico Municipal indicados pelo Prefeito entre os membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao; II. 5 (cinco) eleitos entre os representantes do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Habitao;

Pargrafo nico - O Conselho Gestor do FUNDUH ter carter deliberativo e fiscalizao respondendo por: I. definio de diretrizes e prioridades para a utilizao dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano e Habitao FUNDUH; II. fiscalizar a movimentao dos recursos financeiros consignados no Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao, deliberando sobre o plano de aplicao e metas do Fundo; III. acompanhar a aplicao dos recursos financeiros avaliando a gesto dos recursos e o desempenho dos programas e projetos aprovados pelo Conselho; VI. aprovar anualmente a prestao de contas do Fundo. Art. 147 - O Fundo de Desenvolvimento Urbano ter como objetivo centralizar os recursos destinados implantao da Poltica de Desenvolvimento Urbano, recursos que devero ser destinados a: I. execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; II. regularizao fundiria e urbanstica; III. aquisio de imveis e terras para constituio de reserva fundiria para a implementao dos programas definidos neste Plano Diretor Participativo; IV. ordenamento e direcionamento da expanso urbana; V. infra-estrutura, drenagem e saneamento em ZEIS; VI. recuperao de margens de crregos e aquisio de reas para implantao de praas, reas verdes e de lazer na rea Homognea de urbanizao e regularizao; VII. execuo de programas de reabilitao e requalificao urbanstica; VIII. implantao monitoramento da poltica urbana e habitacional; de sistema de informao, avaliao e

IX. apoio s aes que visem promover a assistncia tcnica as comunidades e movimentos sociais X. realizao de Conferncias, Seminrios e Oficinas sobre o desenvolvimento urbano e habitacional; XI. realizao de estudos, avaliaes e elaborao de material de divulgao, limitados a 1% (um por cento) dos recursos destinados ao Fundo. Pargrafo nico - O plano anual de aplicao dos recursos do Fundo da Cidade deve ser elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao.

Captulo V Do Sistema de Informaes Municipais

Art. 148 - Fica criado o Sistema de Informaes Municipais com os seguintes objetivos: I. reunir e manter atualizados dados, informaes e indicadores sociais, de sade, educacionais, culturais, econmicos, financeiros, patrimoniais, administrativos, 55

fsico-territoriais, de infraestrutura, ambientais, imobilirios e outros de relevante interesse para o planejamento e a gesto da poltica de desenvolvimento do Municpio; II. gerar e monitorar periodicamente os indicadores e o ndice de qualidade de vida criados especificamente para o Municpio; III. gerar informaes que permitam avaliar o desempenho das polticas pblicas em mbito municipal; IV. gerar informaes que permitam um processo de avaliao contnua da aplicao do Plano Diretor e subsdios para sua reviso peridica; V. fornecer informaes para o planejamento e a gesto democrtica e participativa do municpio, subsidiando a tomada de decises e a definio de prioridades. 1 - Fica estabelecido o prazo de 2 (dois) anos aps a publicao desta lei para o desenvolvimento, implantao e divulgao do Sistema de Informaes Municipais. 2 - Gradativamente na implantao do sistema os dados e informaes devero ser integrados a uma base cartogrfica georeferenciada, de forma a permitir uma leitura integrada do resultado das polticas pblicas no territrio.

Captulo VI Da Participao na Gesto Metropolitana Art. 149 - O Municpio de Carapicuba dever estabelecer cooperao com os demais Municpios da Regio Metropolitana de So Paulo, principalmente da Sub-Regio Oeste, articulando aes para enfrentar problemas urbanos comuns e buscando o apoio do Estado para a resoluo desses problemas. Art. 150 - Fica o Executivo autorizado a firmar convnios com o Estado e Municpios da Regio Metropolitana de So Paulo, para a implementao de aes explicitamente previstas neste Plano Diretor Participativo, em especial: I. fazer gesto junto ao Governo do Estado e ao Municpio de Barueri para reviso dos limites entre os dois municpios, passando a vigorar como divisa o leito retificado do rio Tiete;

II. fazer gesto junto ao Governo do Estado e ao Municpio de Osasco para reviso dos limites entre os dois municpios passando a vigorar como divisa o traado do Rodoanel; III. participar da elaborao de solues conjuntas para os problemas de drenagem e poluio dos cursos dgua da bacia do Ribeiro Carapicuba e Rio Cotia; IV. participar de estudos da rea de Proteo e Recuperao dos Mananciais do Rio Cotia comit gestor da bacia Pinheiros-Pirapora; V. atuar junto s concessionrias de servios estaduais para a implementao de tarifas sociais mnimas de gua, esgoto, energia eltrica e gs nas reas de interesse social; VI. buscar a integrao intermunicipal do sistema de transporte coletivo por meio do estabelecimento de uma tarifa nica; VII. fazer gesto junto ao Governo do Estado e ao Municpio de Barueri para implantao de ligao por meio de Veculo Leve sobre Trilhos VLT entre Barueri e a Estao Carapicuba da CPTM. VIII. gesto junto ao Governo do Estado e Concessionria do Rodoanel visando a reviso e o aumento do repasse de recursos obtidos com o pedgio, como contrapartida pelo significativo aumento do trnsito no municpio;

56

IX. gesto junto ao Governo do Estado para a construo de acesso, entrada e sada no pedagiadas pelo Rodoanel; X. gestes junto ao Governo do Estado para a implantao na cidade de um posto de servios do Poupa Tempo.

TITULO V DISPOSIES TRANSITRIAS

Art. 151 - At a aprovao da nova lei de uso e ocupao do solo, preconizada no artigo 43 desse Plano Diretor Participativo, na rea de Proteo e Urbanizao Controlada no poder ser licenciada nenhuma edificao com altura superior a 15 (quinze) metros ou com mais de 5 (cinco) pavimentos. TTULO VI DAS DISPOSIES FINAIS

Art.152 - Este Plano Diretor Participativo dever ser submetido a revises peridicas, associadas elaborao dos Planos Plurianuais, a cada 4 (quatro) anos.

Art. 153 - Integram este Plano Diretor Participativo os quadros e mapas a seguir enumerados: I. Mapa 1 Hierarquia Viria do Municpio; II. Mapa 2 Intervenes virias propostas; III. Mapa 3 reas Homogneas; IV. Mapa 4 Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS; V.Mapa 5 Zonas Especiais de Interesse Ambiental ZEIA; VI. Mapa 6 - Zonas Especiais de Interesse Cultural ZEIC; VII. Mapa 7 Centralidades; VIII. Mapa 8 reas sujeitas ao Direito de Preempo, de Parcelamento e Edificao compulsrios e Projetos especiais; IX. Quadro 1 Sistema Virio Principal. Vias de trnsito arteriais e coletoras; X. Quadro 2 Obras virias (Vias a serem abertas e duplicadas); XI. Quadro 3 Permetro das reas Homogneas; XII. Quadro 4 Permetro das Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS; XIII. Quadro 5 Listagem das Zonas Especiais de Interesse Cultural ZEIC; XIV. Quadro 6 Listagem das reas sujeitas ao Direito de Preempo, de parcelamento e edificao compulsrios. XV. Quadro 7 Permetro das Zonas Especiais de Interesse ambiental ZEIAS. Art. 154 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Lei 1.552, de 30 de novembro de 1.992. Prefeitura do Municpio de Carapicuiba, 28 de abril de 2.011. SERGIO RIBEIRO SILVA Prefeito Municipal

57

Registrada no livro prprio na Secretaria de Assuntos Jurdicos, nesta data.

DEILDE LUZIA CARVALHO HOMEM Secretria de Assuntos Jurdicos

58

Vous aimerez peut-être aussi