Vous êtes sur la page 1sur 2

1 PROF:.

EQUIPE
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!
CLASSICISMO RENASCENTISTA: O Classicismo foi conseqncia do Renascimento, importante movimento de renovao cientfica e cultural ocorrido na Europa que marca o nascimento da Idade Moderna. O marco inicial do Classicismo portugus em 1527, quando se d o retorno do escritor S de Miranda de uma viagem feita Itlia, de onde trouxe as idias de renovao literria e as novas formas de composio potica, como o soneto. O perodo encerra em 1580, ano da morte de Lus Vaz de Cames e do domnio espanhol sobre Portugal. CAMES: Pouco se sabe com segurana sobre a vida de Lus Vaz de Cames. O autor nasceu, provavelmente, na cidade de Lisboa, por volta do ano de 1525. Estudou na Universidade de Coimbra, um dos mais conceituados centros de estudo em toda a Europa. Lutando contra os mouros, na investida portuguesa em Ceuta em 1549, perdeu a vista direita, motivo pelo qual futuramente suas imagens sempre mostrariam o autor com um tapa-olho. Foi preso em 1552 por se envolver em uma briga com um ofi cial da corte. Durante os nove meses em que passou na cadeia comeou a escrever Os Lusadas. Livre, embarcou para o Oriente em 1553, a servio militar. Viveu na misria em Goa e em Moambique durante 16 anos e chegou a ter o seu Auto de Filodemo representado na ndia. Graas ajuda fi nanceira de amigos, voltou a Lisboa em 1569. Data desse perodo de dura peregrinao pelas colnias ultramarinas portuguesas a imagem de Cames que os romnticos haveriam de perpetuar: a do poeta miservel, exilado e saudoso de sua terra, sofrendo humilhaes no cotidiano e, mesmo diante disso tudo, escrevendo os mais sublimes versos. A conhecida histria de seu relacionamento com Dinamene, a companheira chinesa do poeta, refora essa imagem. Navegando pelo rio Mecon, na Indochina, o casal sofreria um naufrgio. Diz a lenda que Cames teria conseguido salvar a si e aos manuscritos de Os Lusadas, enquanto Dinamene morria afogada. Cames dedicaria amada morta vrios de seus poemas lricos, procurando elev-la s mesmas alturas da Laura, de Petrarca, ou da Beatriz, de Dante. Retornando a Portugal, conseguiu publicar, em 1572, sua obra-prima Os Lusadas e passou a viver de uma modesta penso oferecida por Dom Sebastio, rei de Portugal, a quem dedicou seu poema pico. Lus de Cames morreu em 1580, mesmo ano em que Portugal perdeu sua autonomia poltica, caindo no domnio da Espanha. Em carta a Dom Francisco de Almeida, o poeta sintetizou esse momento: "[...] acabarei a vida e vero todos que fui to afeioado minha Ptria que no me contentei em morrer nela, mas com ela". CAMES LRICO E RENASCIMENTO Sendo um dos grandes gnios artsticos do Renascimento, Cames desenvolveu em sua obra uma variedade de temas, dentro do padro formal dessa esttica clssica, sem perder, contudo, sua originalidade. Encontramos em sua obra:

CLASSICISMO RENASCENTISTA I
CONTEDO PROGRAMTICO
LU 100310 PROT: 3107

01
PLATONISMO

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

O resgate da fi losofi a do discpulo de Scrates uma marca de Cames. Verifi camos pontos de contato entre a obra de Cames e as idias platnicas em poemas que revelam o amor conduz o esprito amante; o amante elevado Beleza Absoluta pelo amor. Pode-se extrair trs idias acerca do platonismo amoroso nos poemas de Cames: - o amor idealizado ala a tal altura o esprito, que o faz contemplar uma realidade extra-terrena;-negao da sensualidade. - esse amor, chama orientadora do esprito, se dirigido para o Bem, ilumina a realidade inteligvel; - negao da ignorncia. - sublimado na ausncia ou a contemplao da mulher amada, refl exo da Beleza Divina, o amor, enobrece a alma e nela executa a imagem incorporal; - negao da materialidade. No podemos esquecer que tudo aquilo sentido pelo amante parte da observao fsica. Assim, a contemplao da beleza material seria o princpio da percepo de uma beleza absoluta, arquetpica. No podemos esquecer que tudo aquilo sentido pelo amante parte da observao fsica. Assim, a contemplao da beleza material seria o princpio da percepo de uma beleza absoluta, arquetpica. PETRARQUISMO E O ESTILONOVISMO Francesco Petrarca, poeta italiano do sculo XIV, desenvolveu algumas tendncias que sero inspirao para a criao camoniana: as contradies que a fi losofi a amorosa despertam no ser humano - prazer e sofrimento, esperana e desespero; a serenidade diante dessas contradies, pois fazem parte de um percurso purifi cador; a mulher amada como representao de um ideal de Beleza e Perfeio; a razo e o labor, como modo de criao, dando ao texto uma forma racional e um contedo e equilibrado. preferncia pelo soneto e pela nova medida (verso decasslabo). Leitura

CONTEDO - 2011

SeteanosdepastorJacservia Labo,paideRaquel,serranabela; Masnoserviaaopai,serviaaela, Eaelasporprmiopretendia. Osdias,naesperanadeumsdia, Passava,contentandosecomvla; Pormopai,usandodecautela, EmlugardeRaquellhedavaLia. Vendootristepastorquecomenganos Lheforaassimnegadaasuapastora Comoseanotiveramerecida, Comeadeserviroutrosseteanos, Dizendo:maisservira,senofora Paratolongoamortocurtaavida! BusqueAmornovasartes,novoengenho, paramatarme,enovasesquivanas; quenopodetirarmeasesperanas, quemalmetiraroqueeunotenho.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Olhaidequeesperanasmemantenho! Vedequeperigosasseguranas! Quenotemocontrastesnemmudanas, andandoembravomar,perdidoolenho. Mas,conquantonopodehaverdesgosto ondeesperanafalta,lmeesconde Amorummal,quemataenosev. Quediashquen'almametemposto umnoseiqu,quenascenoseionde, vemnoseicomo,edinoseiporqu.

LIRISMO TRADICIONALISTA Primeiro vamos prestar ateno corrente peninsular pela qual foi inspirada de maneira signifi cativa a obra lrica camoniana. Se falamos da lrica peninsular, no podemos deixar de mencionar que esta chegou para os tempos de Cames no s atravs dos antigos Cancioneiros, mas sobre tudo por meio do Cancioneiro Geral. Embora este cancioneiro colecione a poesia palaciana, mantm a herana do trovadorismo peninsular captando mesmo a transio do lirismo medieval para o renascentista.

A experincia amorosa, como se v, nem sempre apresentada como positiva. Alis, a lrica camoniana aborda as mltiplas facetas desse sentimento, desde o encantamento graas ao contato com o objeto amado at a dor provocada pela frustrao de expectativas ou pelo fi m de um relacionamento. Mas o mais chamativo, como se disse, este segundo aspecto, que faz o poeta encarar o conhecimento amoroso como produtor de dores e decepes. Ainda assim, curioso notar que o poeta ainda consegue, por pior que seja a sua situao, expressar, no quinto verso, uma ironia, amarga, mas que revela um carter espirituoso. No entanto, seu lirismo no se coloca restrito ao amor. H tambm em Cames uma abordagem filosfica que se envereda pelos problemas que afetam a existncia humana, como se detecta no texto a seguir. Almaminhagentil,quetepartiste tocedodestavidadescontente, repousalnoCueternamente, evivaeucnaterrasempretriste. Selnoassentoetreo,ondesubiste, memriadestavidaseconsente, noteesqueasdaqueleamorardente quejnosolhosmeustopuroviste. Eseviresquepodemerecerte algacousaadorquemeficou damgoa,semremdio,deperderte, rogaaDeus,queteusanosencurtou, quetocedodecmeleveaverte, quocedodemeusolhostelevou. Esse texto trabalha com oposies entre l e c, Cu e terra, repousa (...) eternamente e viva (...) sempre triste, que podem ser interpretadas como uma antinomia entre feminino e masculino: amada cabem os primeiros termos; ao eu-lrico, os segundos. Mas pode ser vista tambm uma oposio entre cu/esprito (ela), com caractersticas positivas, e terra/carne (ele), com caractersticas negativas. Esse o contraste bsico do neoplatonismo, de acordo com o qual a matria, a carne, o corpreo, inferior ao ideal, ao espiritual. dentro desse terreno que surge a expresso amor platnico, ou seja, aquele que se manifesta plenamentesem a necessidade do carnal, do corpreo, preso apenas idia, ao pensamento. a tese presente nos quartetos do outro soneto, Transforma-se o amador na cousa amada. No entanto, os versos 7-8 de Alma minha gentil, que te partiste demonstram como Cames reinterpreta essa teoria. Basta observar que o eu-lrico pede que sua amada, um esprito, lembrese do amor ardente (obviamente, de valor carnal) que ele j mostrara to puro nos prprios olhos (obviamente, um valor espiritual). H, portanto, uma fuso entre carnal e espiritual, ou seja, entre matria e idia o espiritual tem elementos carnais e o carnal tem elementos espirituais. Essa mesma fuso percebida em Transforma-se o amador na cousa amada, basicamente entre a idia dos quartetos (primado do espiritual) e os tercetos (primado do carnal). Sua concluso a de que a idia precisa da matria para se realizar plenamente. O soneto anteriormente exposto, ao opor masculino e feminino, acaba derramando elementos carnais ao homem e quase os eliminando por completo na mulher, que acaba se tornando uma fi gura etrea, divina. Eis outra clara infl uncia petrarquista.

De qualquer forma Cames parece ter-se inspirado nas antigas cantigas de amigo, retomando sobre tudo o tema que at nos faz lembrar as canes populares. Por outro lado, na forma do poema, podemos encontrar os vestgios do Cancioneiro Geral. O autor com freqncia usa a forma da redondilha mantendo simultaneamente um certo paralelismo medieval no refro, como podemos ver no seguinte poema. DESCALA VAI LEANOR MOTE:Descalavaiperaafonte Leanorpelaverdura, Vaifermosaenosegura. VOLTAS Levanacabeaopote, Otestonasmosdeprata. Cintadefinaescarlata, Sainhodechamalote, Trazavasquinhadecote Maisbrancaqueanevepura. Vaifermosa,enosegura. Descobreatoucaagarganta, Cabelosdeouroentranado, Fitadecordeencarnado, Tolindaqueomundoespanta. Chovenelagraatanta, Quedgraaafermosura. Vaifermosa,enosegura. Como tivemos ocasio de observar, o tema deste vilancete como se estivesse tirado dos antigos cancioneiros medievais, incluindo os elementos buclicos, tpicos para as pastorelas, como a fonte ou o caminho cheio da verdura. Tambm a mtrica dos versos faz nos lembrar o medieval, usando o autor a medida velha, ainda acentuada pelo uso do refro em cada estrofe (inclusive no mote). Os vestgios da transio da poesia medieval para a renascentista (fenmenos sintomticos para o Cancioneiro Geral) possvel ver no retrato da Leanor, que de certa maneira podia at ser considerada como uma mulher petrarquiana: loira, bela e graciosa, acentuando a graa espiritual.
REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2010

Vous aimerez peut-être aussi