Vous êtes sur la page 1sur 8

Grupo I: composto pelos ctions: Ag+ , Pb+ , Hg22+e Hg2+ Mercrio: O mercrio um dos elementos mais antigos que

ue se conhece, possivelmente porque se encontra nativo e porque fcil de obt-lo (aquecendo-o ao ar) a partir do cinbrio, HgS, seu mineral mais importante. Os alquimistas consideraram o Hg como uma qualidade inerente a todos os metais, aos que lhes conferiria o carter metlico e a volatilidade. o nico metal lquido temperatura ambiente (a uns 30C tambm o glio, o csio e o frncio so lquidos). de cor branca, com brilho de prata, inaltervel ao ar, inclusive em ambientes midos. Devido a sua elevada tenso superficial, tende a se dividir em pequenas gotas quando espalhado em uma superfcie plana. Possui elevada densidade (13,6) e no molha os recipientes que o contm, pelo que seu menisco, contrariamente maioria dos lquidos, convexo. temperatura ambiente conduz mal a corrente eltrica, mas transforma-se em um excelente condutor nas proximidades do zero absoluto (supercondutor). Tambm a elevada temperatura, no estado de vapor, conduz a eletricidade (lmpada de vapor de Hg, rica em raios ultravioleta). Seu coeficiente de dilatao trmica praticamente uniforme entre 0 e 300 C, pelo que se utiliza para fabricar termmetros. Por sua elevada densidade e baixa presso de vapor emprega-se tambm em barmetros e bombas de vcuo. Liga-se facilmente com um grande nmero de metais (amlgamas); porm, apenas o faz com o ferro; por isso conserva-se e comercializa-se em frascos deste metal. O Hg lquido ingerido por via oral no txico: no entanto seus vapores sim o so quando inalados. Mesmo pequenas quantidades de vapor de Hg na atmosfera dos laboratrios podem produzir, com o tempo, intoxicaes graves, caracterizadas por cansao, depresso, perda de memria e da capacidade de concentrao, chagas na boca, inflamao das gengivas e amdalas, fraqueza de ouvido, etc. Por isto, deve-se manipular o Hg com as devidas precaues, visto que emite vapores temperatura ambiente. Pequenas quantidades espalhadas no laboratrio podem originar srio risco sade.

Pertence ao grupo II b da tabela peridica e sua estrutura eletrnica externa 5d10 6s2. Apesar da semelhana eletrnica com os elementos de seu grupo (Zn e Cd), as analogias de tipo analtico so escassas. Funciona com os estados de oxidao (I) e (II), originando compostos mercuriosos e mercricos, respectivamente. O estado de oxidao (I) s aparente, j que na realidade um dmero formado por dois ons Hg(I) covalentemente ligados, +Hg - Hg+.

Parte experimental: -Materiais: Tubo de ensaio Centrfuga Capela Basto de vidro Conta gotas Pina de madeira

-Reagentes Hg2(NO3) (Nitrato de mercrio (II)) HCl (cido clordrico) CH3CSNH2 (tioacetamida TA) NH4NO3(nitrato de amnio) NH4OH (hidrxido amnio) NaOH (hidrxido de sdio) K2CrO4 (cromato de potssio) NaI (Iodeto de sdio) Na2CO3 (carbonato de sdio) Sncl2 (cloreto de estanho II)

Pb(NO3)2 (nitrato de chumbo II) (NH4)2SO4 (sulfato de amnio) HAC( Na2HPO4 (Fosfato dissdico de hidrognio) AgNO3 (nitrato de prata) NaBr (brometo de sdio)

Procedimento experimental 1.1Reaes do ction Hg2+2 / Hg+2 (mercrio I e II) Utilizando um tubo de ensaio adicionou-se 10 gotas de nitrato de mercrio II (Hg2(NO3)) e em seguida adicionou-se 5 gotas de cido clordrico (HCl) 6M, centrifugamos a soluo e obtivemos um precipitado branco. Em um outro tubo de ensaio adicionamos 10 gotas de Hg2(NO3) e 5 gotas de tioacetamida (TA) e levamos ao banho maria na capela, deixamos a soluo 5 minutos e em seguida centrifugamos a soluo, notamos a formao de um precipitado negro. No terceiro tubo de ensaio adicionamos 10 gotas de Hg2(NO3), adicionamos 5 gotas de nitrato de amnio (NH4NO3) e mais 6 gotas de hidrxido de amnio (Na4OH) 15M, a amostra foi centrifugada e depois notou-se a formao de um precipitado negro. Em um quarto tubo de ensaio adicionou-se 10 gotas de Hg2(NO3), e em seguida adicionamos 8 gotas de hidrxido de sdio (NaOH) 0,5M, a amostra foi centrifugada notou-se a formao de um precipitado negro.

Em um quinto tubo de ensaio adicionou-se 10 gotas de Hg2(NO3), depois adicionamos 5 gotas de cromato de potssio (K2CrO4), a amostra foi centrifugada notou-se a formao de um precipitado amarelo. Em um sexto tubo de ensaio adicionou-se 10 gotas de Hg2(NO3), em seguida adicionou-se 5 gotas de NaI, a amostra foi centrifugada notou-se a formao de um precipitado verde. Em um stimo tubo de ensaio adicionou-se 10 gotas de Hg2(NO3), e adicionou-se 5 gotas de carbonato de sdio (Na2CO3) 0,2M, a amostra foi centrifugada notou-se a formao de um precipitado amarelo. Em um oitavo tubo de ensaio adicionou-se 10 gotas de Hg2(NO3), e adicionou-se de esptula de cloreto de estanho II (SnCl2), a amostra foi centrifugada notou-se a formao de um precipitado cinzento.

Resultados e discusses Reaes com o ction mercrio (II) ou Hg22+:

Reao 1.1.1 - Ao adicionar o nitrato de mercrio II e cido clordrico temos a formao de um precipitado branco. Temos as reaes: Hg2(NO3)(aq) +2HCl(aq) 2 HNO3 + HgCl2 Hg2+ + 2NO3- + 2H+ + 2cl- 2H+ +2NO3- + HgCl2 Hg2+2 2 + Cl- HgCl2 Formao de cloreto de mercrio I, precipitado insolvel em cidos diludos. Reao 1.1.2 - Adicionamos Hg2(NO3)2 e tioacetamida e temos a reao:

Hg22+ +TA HgS + Hg. A tioacetamida sofre hidrolise liberando S2-. Reao 1.1.3 Na reao entre o Hg2(NO3)2, NH4NO3 e NH4OH temos o seguinte resultado: Hg22+ + NO3- + NH4OH HgO.HgNH2NO3 + Hg Precipitado negro de uma mistura de Hg elementar (preto) e um sal bsico aminomercrico (branco) 2Hg22+ + NO3- + 4NH3 + H2O 2Hg + HgO Hg + 3 NH4+

Esta reao diferencial do on Hg2+, que unicamente origina o precipitado. branco do sal bsico aminomercrico. Reao 1.1.4 - Ao adicionarmos o Hg2(NO3)2 ao NaOH, temos: Hg22+ + 2OH Hg2O + H2O

Formao de precipitado preto. Reao 1.1.5 - Temos o Hg2(NO3)2 e o K2CrO4 formando: Hg22+ + CrO42-- Hg2CrO4 Precipitado Hg2CrO4, que a frio amorfo e cor parda e que a quente torna-se cristalino e cor vermelha. Reao 1.1.6 - Adicionamos o Hg2(NO3)2 ao NaI e tivemos a reao: Hg22+ + 2I- (no em excesso) Hg2I2 Hg2I2 + 2I- Hg + HgI42 Precipitado amarelo vivo de Hg2I2 que, com excesso de iodeto, toma cor verde. Reao 1.1.7 Nessa reao ao tubo de ensaio colocamos Hg2(NO3)2 junto do Na2CO3 e obtivemos: Hg22+ + CO32- Hg2CO3 Hg2CO3 + OH HgO + Hg + HCO3-

Origina primeiro precipitado. amarelo de Hg2CO3 que em seguida enegrece, ou torna-se cinzento, pela dismutao em HgO e Hg, formando-se simultaneamente HCO3-. Reao 1.1.8 - Ao adicionarmos o Hg2(NO3)2 e de esptula de SnCl2 temos: Hg22+ + Sn+2 Hg0 Formao de precipitado cinza de Hg0.

Vous aimerez peut-être aussi