Vous êtes sur la page 1sur 9

FLUSSER STUDIES 03

Rachel Ceclia de Oliveira Costa Do Funcionrio e de suas implicaes

O trabalho uma caracterstica humana comum que diz sobre sua dignidade (ST: 43) 1. Atravs dele podemos construir a histria da humanidade. Fbricas so lugares em que novos tipos de seres humanos so sempre produzidos: primeiro o homem-mo, depois o homem-ferramenta, depois o homem-mquina, e finalmente o homem-rob. Repetindo: Esta a histria da humanidade (ST: 44-45). O objetivo do presente artigo analisar a sociedade contempornea a partir da contraposio entre trabalho e funcionamento, explicitando suas relaes e implicaes a partir da figura do FUNCIONRIO. A ontologia se ocupa do problema de como o mundo, enquanto que a deontologia cuida de como ele deveria ser e a metodologia, da maneira de transform-lo. No se pode utilizar uma dessas trs categorias separadamente, pois elas esto entrelaadas: o saber como o mundo implica o questionar como ele deveria ser, que implica o pensar sobre as maneiras de transformlo. Na antigidade o trabalho implicava esses trs aspectos indistintamente. A separao dos trs d incio histria, e essa pode ser entendida como uma elaborao dessa tripartio. Assim posto, a histria nos oferece trs modelos de trabalho: o trabalho clssico (comprometido), o trabalho moderno (investigador) e o trabalho presente (funcional)2. A ontologia dominante na histria se manifesta no trabalho como uma relao entre capitalista e proletrio. O capitalista modela sua matria-prima para que se adeque a seus projetos, e modela do mesmo modo o seu proletrio para que ele tambm se adeque ao projeto, transformando-o em massa. O capitalista possui uma viso embasada em teorias cientficas; teoria, em tal ontologia, uma elaborao de formas mutveis (PH: 34). como se a cincia existisse para resolver problemas prticos. a mquina quem ocupa o lugar do homem, e ele passa a ser apenas um instrumento dela (FCP: 21). O proletrio revolucionrio, e o devido ontologia que o domina (PH: 37). Segundo Krause, Flusser entende trabalho como transformao consciente da matria e da natureza que, por sua vez, transforma quem trabalha3.

Usaremos as abreviaes a seguir: para o livro Ps Histria: vinte instantneos e um modo de usar: PH; para o livro Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia: FCP; para o livro A Dvida: AD; para o livro Da Religiosidade: DR, para o livro Fices Filosficas: FF; para o livro Writings: WR; para o livro Choses et non-choses: CC; para o livro The Shape of Things: ST. Os artigos e as referncias secundrias sero citados em nota de p de pgina. 2 FLUSSER, V. Para Alm das Mquinas. 3 KRAUSE, G. O Funcionrio Fascinado.
1

FLUSSER STUDIES 03

Trabalho implica metodologia, ou seja, que as coisas devem e podem ser modificadas4. O trabalho caracteriza tanto a relao pr-histrica como a histrica. Na ps-histria5 a modificao da ontologia implica mudana no significado do termo teoria. O que entendemos como teoria, contemporaneamente, diferente do que os modernos entenderam. A sociedade ps-industrial funcionaliza e modifica as relaes e as formas de produo, assim como as sociedades anteriores. Essa alterao ontolgica, modifica a experincia, a viso e a ao da sociedade (PH: 34). Assim, a ontologia dominante em nossa sociedade revela questes que permitem uma anlise detalhada da situao. A fonte da ontologia atual a prxis do funcionrio resumidamente, a manipulao de smbolos em um mundo codificado. A situao ps-histrica se caracteriza pelo funcionamento do homem em prol dos aparelhos; a grande diferena entre a histria e a ps-histria que, na primeira, as mquinas e os operrios trabalham para modificar o mundo, enquanto na segunda os aparelhos funcionam para modificar o homem. Aparelhos so uma nova categoria de instrumentos, diferentes dos utilizados at ento. Os funcionrios tambm so uma nova entidade que no pode ser chamada de humana, por ser coisificada (DR: 85). Funcionrios no trabalham, no sentido moderno do termo, eles produzem informao. Pode-se alegar que essa funo sempre existiu, mas a principal diferena, agora, que esse tipo de atividade de produo e manipulao simblica, antes exercida por homens, agora , na sua grande maioria, exercida por aparelhos (FCP: 22). A funo de modificar o mundo no cabe mais aos homens, mas aos aparelhos (FCP: 23). Por isso, a linguagem, com suas categorias modernas, no abarca a situao ps-histrica: necessrio elaborar novas categorias para que possamos compreender o clima (Stimmung) ps-histrico (FCP: 22-23). A antigidade, representada pelo pensamento religioso, caracteriza a primeira etapa do desenvolvimento da tripartio ontologia, deontologia e metodologia. Ela projeta uma existncia que tem uma meta a ser cumprida, o que faz com que o ser humano a ela se oponha. A imagem religiosa, imagem finalstica, pede que pensemos a questo da liberdade, pois se existe realmente um destino, h espao para a liberdade? Esta se torna uma questo de emancipao do pecado. A questo dos valores a mais importante para essa viso de mundo. J a idade moderna, representada pelo pensamento cientifico, aparece na segunda etapa do desenvolvimento da tripartio, projetando a existncia como relao de cadeias causais. Para que se desenvolva, se desvincula do aspecto religioso e passa a ser sem valores. Essa segunda imagem d impresso de possibilidade de liberdade. Como as causas so variadas e os efeitos imprevisveis, existe uma
FLUSSER, V. Para Alm das Mquinas. O conceito de ps-histria foi elaborado com o intuito de caracterizar a sociedade contempornea, abordando suas mazelas tecnolgicas e a influncia crucial dos meios de comunicao. A nomenclatura pressupes trs etapas: a prhistria, a histria e a ps-histria.
4 5

FLUSSER STUDIES 03

sensao subjetiva de liberdade; no entanto, a relao de causa e efeito mecnica. Como, ento, se livrar da necessidade da relao da causa e do efeito? interessante perceber que as duas imagens da existncia possuem estrutura linear idntica, isto , a estrutura da imagem finalstica motivo-meta e a estrutura da imagem causalstica causa-efeito, o que significa que as duas podem conviver simultaneamente (PH: 31). O problema que essas duas imagens da existncia so insustentveis atualmente, pois nos encontramos em existncia programtica (PH: 25). Nela, a coexistncia das imagens finalstica e causalstica no se sustentam. A viso programtica composta de vrias dimenses, sendo a finalidade e a causalidade duas delas, mas essas duas imagens j no so como descritas acima, foram modificadas. A imagem programtica no admite outra viso de mundo concomitante (PH: 30), os valores no tm mais sentido nessa situao. Nela parece impossvel a existncia de liberdade, parece que essa questo j no cabe mais (PH: 26), pois, ao levar em considerao que a sociedade programtica funciona sem a existncia de causas para tanto, a questo da liberdade passa a no ser possvel (PH: 29). Na verdade, vivemos em um mundo duplo: a escola ensina o mundo como conjunto de cadeias causais, como tecido de causa e efeito. A vivncia ensina o mundo como amontoado de acasos, pelo qual se acotovelam as vontades dos seres vivos para penetr-lo por seu esforo, se tiverem sorte (HD: 108). Ou melhor, vivemos em um mundo triplo, j que a imagem finalista tambm est presente em nosso cotidiano. Ora, isso indica que perdemos o senso de realidade. A separao entre fazer e ser faz com que o aspecto ontolgico tambm se separe do deontolgico e do metodolgico, ou seja, o como deixa de se vincular ao como deveria ser e ao como transform-lo. Logo, essa desvinculao ocasiona a dominao do aspecto metodolgico. Com isso, os outros dois aspectos deixam de ter significado, sendo que sem a pergunta pra qu? o trabalho se torna sem sentido6. Funcionar permutar smbolos programados (FCP: 25), um processo no qual variam os valores das entidades empenhadas no funcionamento (DR: 84). O funcionrio vive para funcionar e garantir os seus direitos, isso uma ontologia formalista que retira os significados da poltica, o proletrio revolucionrio j no tem sentido nesse contexto. (...) [O] funcionrio exerce funo, isto : o funcionrio uma propriedade, um atributo do aparelho (DR: 87). Todo movimento dele mostra a vontade do aparelho. E essa vontade o projeto do aparelho sendo praticado. Nem este, nem o funcionrio so humanos, por isso no podem ser julgados com categorias humanas (DR: 87). A vida do funcionrio um eterno retorno do sempre idntico, nas palavras de Nietzsche, mas esse eterno retorno no infinito, no eterno porque chega um momento em que ele pra de funcionar, se aposenta (DR: 86).
6

FLUSSER, V. Para Alm das Mquinas.

FLUSSER STUDIES 03

Acresce que a motivao do funcionrio quer, ou no quer, produzir aquele produto especfico? no tem importncia nenhuma. Importa-lhe o emprego, ou, em outras palavras, importa-lhe estar funcionando e ser funcionrio7. Ele parte de uma massa amorfa que vive em funo do seu trabalho e no precisa utilizar nenhuma capacidade intelectual para realizlo: eles apenas apertam botes, continuam no conhecendo o funcionamento do aparelho no qual trabalham. O funcionrio no consegue compreender a finalidade do aparelho em ltima instncia, aparelh-lo. Seus movimentos so caracterizados pela circularidade ou pela serialidade: cada um imita o outro para ser ningum, ou todo mundo8. Para entendermos a situao do funcionrio precisamos pensar no que manipulao simblica, j que essa a funo dele. E, para tanto, temos, primeiramente, que entender o que Flusser est chamando de smbolo. O smbolo deixou de significar a realidade, a realidade que passou a dar significado ao smbolo: as relaes significativas foram invertidas na pshistria (PH: 36). O homem primitivo alienado pelo seu meio e a expresso de sua cultura. J na relao entre homem e aparelho a varivel o homem (ST: 45). Com a inverso do vetor de significao, a pessoa se transformou no que significa a codificao simblica emitida pelo funcionrio nas aberturas do aparelho, pelo input e output. a pessoa o smbolo e, por exemplo, sua fotografia o significado. Vivemos em um mundo codificado no qual smbolos so fenmenos decifrveis (PH: 35) que, na verdade, no so decifrados; por isso, o mundo codificado passa a ser a realidade do funcionrio. Ele quer que o aparelho modifique a sua realidade, que lhe d seus direitos, logo, para ele, os smbolos so a prpria realidade, no so como, para o lgico, fenmenos convencionados para terem significado (PH: 36). Flusser denomina o homem contemporneo de homo ludens, pois para viver em uma sociedade programada como a nossa necessrio jogar, jogar contra o programa para tentar esgot-lo. O funcionrio uma espcie de trabalhador da contemporaneidade, um manipulador de bens simblicos caractersticos de um mundo codificado (PH: 33). uma pessoa que brinca com o aparelho e age em funo dele (FCP: 77). [A]parelhos so caixas pretas9 que simulam o pensamento humano graas a teorias cientficas, as quais, como o pensamento humano, permutam smbolos contidos em sua memria, em seus programas (FCP: 28). Isto , aparelhos so mquinas ps-industriais que funcionam a partir de um programa finito, o qual funciona por permutao, simulando o

KRAUSE, G. O Funcionrio Fascinado. KRAUSE, GB.. A dvida de Flusser, p. 170. 9 O termo caixa-preta veio da eletrnica, que o usava para designar parte complexa de um circuito eletrnico omitida intencionalmente no desenho de um circuito maior e substituda por uma caixa (box) vazia, sobre a qual se escreve apenas o nome do circuito omitido (KRAUSE, G. A Arte de Escrever com Luz: Memria, Fotografia e Fico).
7 8

FLUSSER STUDIES 03

pensamento humano. Por exemplo: computador, mquina fotogrfica. O funcionrio tanto se perde quanto domina o aparelho (FCP: 24), pois opera um aparelho que no sabe como funciona. Ele apenas domina o input e o output do aparelho, o que acontece dentro da caixa-preta ele no consegue desvendar. Para funcionar, os aparelhos possuem programas compostos de smbolos permutveis. Como em toda permutao matemtica, h um nmero de virtualidades contidas mais ou menos provveis de acontecer; mas, no decorrer das permutaes, necessariamente todas iro ocorrer (FCP: 23-26). O programa deve ser rico e mais elaborado do que as capacidades do funcionrio, pois um jogo10 de smbolos permutveis, e o jogo deve superar a capacidade do funcionrio que joga. O funcionrio joga contra o programa, no intuito de super-lo. A questo que ele sabe jogar o jogo, mas no domina o programa (FCP: 25). O programa gera a iluso de que o funcionrio livre, de que ele pode escolher, mas na verdade, para exercer a liberdade, ele precisa superar o programa. O homem passou de homo faber para homo ludens (FCP: 24) e a sociologia ainda no conseguiu administrar essa mudana. Vivemos em um mundo em que predominam jogadores, mas as teorias so elaboradas em cima de trabalhadores (DR: 83). Os programadores so jogadores em programas que priorizam o jogo em detrimento do mundo concreto (PH: 37). A nica realidade existente para o programador o funcionamento em uma ontologia programtica. O homem transformado em um smbolo do programa (PH: 38). Para eles, viver jogar com smbolos, o jogo do funcionamento, e toda a sua realidade so os smbolos, mas seu significado no articulvel. O mundo se divide em: jogadores e marionetes: os primeiros criam os programas e os ltimos so programados (CC: 108). O desenvolvimento tecnolgico transformou o trabalho fsico em algo desnecessrio; mesmo as classes menos abastadas da sociedade conseguem, em grande parte, usufruir da possibilidade de no trabalhar, de apenas funcionar (DR: 83). O totalitarismo programtico nos liberta do trabalho (CC: 108), ou melhor, produz a iluso de que somos liberados do trabalho, mas somos apenas transferidos de funo, passamos de operrios a funcionrios (FCP: 25). Agora comeamos a desconfiar de que a circunstncia de ser liberado do trabalho pela mquina no equivale a ser o sujeito da histria, mas equivale melhor a um funcionar melhor, em forma de consumo-consumidor, como uma funo do aparato 11. O funcionrio no se d conta do que acontece no sistema porque est imerso nele. Funciona em funo do aparelho. Se ele conseguisse superar as engrenagens do sistema deixaria de ser funcionrio e passaria a ser ser-humano (DR: 85). Existe uma hierarquia dos programas, se programadores programam em funo de um meta-programa (FCP: 26); podemos, ento, considerar um aparelho como um funo de um
10 Que jogo seja todo sistema composto de elementos combinveis de acordo com regras (Jogos, OESP, 09/12/67). 11 KRAUSE, G. O Funcionrio Fascinado.

FLUSSER STUDIES 03

aparelho mais desenvolvido (DR: 85). Em conseqncia, na relao aparelho x funcionrio no existe mais um proprietrio dos aparelhos, o que realmente importa se se consegue esgotar as potencialidades do programa. O poder est nas mos apenas de quem supera o programa. As relaes foram completamente desumanizadas (FCP: 27). Em um sentido lgico, o homem um atributo do aparato, pois durante o trabalho pode ser substitudo por outro homem, ainda que em sentido jurdico continuem existindo alguns proprietrios humanos da mquina. Na relao mquina-homem precisamente a mquina a constante e o homem a varivel. O que no deixa de fazer problemtico o conceito mesmo de propriedade: o capitalista se converte assim mesmo em propriedade da mquina, que dona tambm do proletrio, ainda que de maneira diferente. Assim, pois, liberar-se significa liberar-se da mquina e no atravs da mquina, e a pergunta quem deve possuir a mquina? significa, por conseqncia, o seguinte: h algum, ou algo, mais alm da mquina?.12 Por isso no podemos pensar finalisticamente, no encontraremos ningum por trs dos aparelhos, eles se autonomizaram. Toda Kulturkritik atual anacronismo (PH: 30). Ns somos na verdade funcionrios dos aparelhos, a nossa crtica feita em funo deles. Vivemos sob a hegemonia dos programas e j perdemos o controle. Os aparelhos funcionam por inrcia e, depois de algum tempo, se desvencilham de qualquer tipo de controle (PH: 14). Os prprios programadores e criadores dos programas j no os controlam mais, eles so agora apenas funcionrios, eles criam os programas para os meta-programas os impelirem e assim ad infinitum (FCP: 26-7). o acaso que gere a sociedade programtica (PH: 28). Isso algo novo em relao s sociedades anteriores: a finalstica (religiosa) e a causalstica (cientfica). Nessas duas perspectivas no h possibilidade de existncia do novo, o acaso se caracterizaria como algo desconhecido; j para a sociedade programtica a causa e o efeito so acasos mal interpretados (PH: 28). A disseminao dos aparelhos e a constante busca pela prpria superao, para a inveno de algo melhor, coloca o homem em um eterno retorno de esforos para superar o que j foi realizado anteriormente, transformando-o em funcionrio dos aparelhos (PH: 29). A pshistria caracteriza um tempo no qual as pessoas vivem em um presente constante. Futuro corresponde s virtualidades ainda no realizadas; elas iro se realizar em todos os aspectos, no presente; e elas se aproximam umas das outras no sentido espacial e temporal da palavra. Passado corresponde s virtualidades j realizadas, mas o passado presente: ele o presente no

12

FLUSSER, V. Para Alm das Mquinas.

FLUSSER STUDIES 03

sentido de um dique que traz de volta as virtualidades realizadas. O futuro e o passado somente so reais quando feitos no presente.(WR: 118)13 O problema da sociedade ocidental est na tentativa de transformao do homem em objeto. Os mesmos aparelhos que auxiliam o homem, emancipando-o do trabalho (PH: 14), o desumanizam. Assim, a principal caracterstica da nossa cultura a capacidade de transcendncia objetivante, justamente essa caracterstica que impele a transformao de tudo em objeto de conhecimento e manipulao. Objetivao tcnica social levada ao extremo (PH: 15). Vivenciamos uma situao insustentvel, pois chegamos ao ponto de existir uma certeza: a certeza na objetividade do homem. O rob faz apenas o que o homem quer, mas o homem pode querer apenas o que o rob pode fazer. um novo mtodo: o homem uma funcionalidade do rob que funciona como uma funo dele (ST: 48). Isso nos coloca em situao existencial incomparvel a qualquer outra. Nossa vida programada por aparelhos. Por exemplo: a programao da famlia uma questo estratgica na atualidade. O avano da medicina diminui a mortalidade infantil, mas isso fato principalmente nos pases subdesenvolvidos, pois nos pases de 1 mundo o aborto direito gratuito das mulheres. Nos pases em desenvolvimento os pais no conseguem nutrir seus filhos, nos desenvolvidos os filhos no conseguiro nutrir seus pais aposentados (PH: 49). Essa situao implica aspectos econmicos sociais, polticos e ticos. Mas h, tambm, um problema epistemolgico envolvido: (...) at que ponto o homem e a sociedade podem ser objetivados, e manipulados como objetos? (PH: 50). Quanto mais se conhece o homem, menos ele se reconhece nele, sendo que, na verdade, [e]nquanto sujeito o homem um estar-comigo (Mitsein) no qual me reconheo (PH: 50). A sociedade ps-histrica uma tecnocracia na qual os funcionrios so cada vez mais invisveis no interior das caixas-pretas. A classe dominante a dos aparelhos, formando uma sociedade des-humana (PH: 37). Uma espcie de encenao do Processo de Kafka, com engrenagens invisveis das quais no se pode desvencilhar (DR: 88). Mas sim, sobretudo, porque o aparato se tem convertido na nica justificativa e no significado nico de nossa vida. No h nada mais alm do aparato; e qualquer especulao ontolgica e tica que v mais alm dele mesmo, isto , qualquer questionamento da funo e do funcionamento se tem transformado em metafsica e perdido seu sentido (isto precisamente o desespero)14. tarefa poltica reformular o tecido da sociedade. No existe repblica atualmente, j que essa um espao pblico dos dilogos circulares (PH: 63). Vista externamente, a crise estrutural: necessria a existncia de espao para a intersubjetividade. A crise da cincia deve ser
Future corresponds to these as yet unrealized possibilities; they are coming from all sides into the present, and they approach each other in the spatial and temporal senses of the word. Past corresponds to the already realized possibilities, but the past is present: it is present in the sense of a dam holding back already realized possibilities. The future and the past are only real when they are made present (WR: 118) 14 FLUSSER, V. Para Alm das Mquinas.
13

FLUSSER STUDIES 03

visualizada no contexto comunicolgico. Sem espao para a poltica, essa crise parece insolvel (PH: 63). Temos que transfigurar o funcionamento programado dos aparelhos. [O] que devemos aprender assumir o absurdo, se quisermos emancipar-nos do funcionamento. A liberdade est no jogo com os aparelhos, quem no joga mera pea dessa engrenagem (PH: 31). O termo teoria na ps- histria significar, muito provavelmente, estratgia de jogos (PH: 38). Estratgias s so aplicveis quando h regras de jogo. Tanto regras como smbolos so convenes. Assim, a ontologia do mundo codificado tem o consenso como fonte do real, e a realidade radical para essa ontologia passa a ser a intersubjetividade humana. Assim ser possvel uma sociedade no totalitria, mas dialgica (PH: 39). O que falta uma distncia irnica que eleva a mente contempladora por cima do turbilho dos acontecimentos (DR: 84)

Referncias: FLUSSER, V. (1983) Ps-histria: vinte instantneos e um modo de usar. So Paulo: Duas Cidades -: (2002) Da religiosidade: a literatura e o senso de realidade. So Paulo: Escrituras -: (2002) Filosofia da caixa preta. So Paulo: Relume Dumar -: (1996) Choses et non-choses: esquisses phenomenologiques. Traduo: Jean Mouchard. Nimes: J. Chambon -: (2002) Writings. Org. A. Strhl. Minnesota: University of Minnesota Press -: (1999) The Shape of Things. Reaktion Books -: (1963) Da diverso. SUPLEMENTO LITERRIO, OESP, 7 (334): 4, 15.06.63 -: (1967) Jogos. SUPLEMENTO LITERRIO, OESP, 12 (556): 1, 09.12.67 -: (1967) Avano da industrializao. SUPLEMENTO LITERRIO, OESP, 11 (538): 3, 29.07.67 -: (1982) O instrumento do fotgrafo ou o fotgrafo do instrumento. IRIS, (351): 18-19 DUARTE, R. A. P. (2003) Das Lob der Oberflchlichkeit und ihre Kritik : Flussers Medientheorie und die Kulturindustrie-Theorie von Horkheimer und Adorno. In: DUARTE R., FAHLE O., SCHWEPPENHAUSER G. (Org.) Massenkultur : Kritische Theorien im interkulturellen Vergleich. Munster : Lit , 2003. KRAUSE, G. B; MENDES, R. (2000) (orgs.). Vilm Flusser no Brasil. RJ: Relume-Dumar. KRAUSE, G. B. (2002) A dvida de Flusser: filosofia e literatura. So Paulo: Globo. -: (2006) A Arte de Escrever com Luz: Memria, Fotografia e Fico. Disponvel em: http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoergosum/editor10.htm. Acessado em: 29/08/2006. -: (2006) Filosofar in situ. Texto apresentado em reunio do Grupo Flusser de 07/04/2006 na UFMG.

FLUSSER STUDIES 03 -: (2006) O Funcionrio Fascinado http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoergosum/flusser36.htm

Vous aimerez peut-être aussi