Vous êtes sur la page 1sur 7

Lembrete: concursos.

Comece

por

aquela

primeira

parte

que

imprimimos,

depois

parta

para

essa.

Leia at decorar os conceitos, resolva alguns exerccios bsicos e posteriormente parta para os exerccios de

1.

CONECTIVOS LGICOS Conectivos lgicos so palavras usadas para conectar as proposies formando novas sentenas. Os principais conectivos lgicos so:

2. NOTAO E REPRESENTAO A notao dos conjuntos feita mediante a utilizao de uma letra maiscula do nosso alfabeto e a representao de um conjuntopode ser feita de diversas maneiras, como veremos a seguir. A. Listagem dos Elementos Apresentamos um conjunto por meio da listagem de seus elementos quando relacionamos todos os elementos que pertencem aoconjunto considerado e envolvemos essa lista por um par de chaves. Os elementos de um conjunto, quando apresentados na forma de listagem, devem ser separados por vrgula ou por ponto-e-vrgula, caso tenhamos a presena de nmeros decimais. Exemplos 1) Seja A o conjunto das cores da bandeira brasileira, ento: A = {verde, amarelo, azul, branco} 2) Seja B o conjunto das vogais do nosso alfabeto, ento: B = {a, e, i, o, u} 3) Seja C o conjunto dos algarismos do sistema decimal de numerao, ento: C = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} B. Uma Propriedade de seus elementos A apresentao de um conjunto por meio da listagem de seus elementos traz o inconveniente de no ser uma notao prtica para os casos em que o conjunto apresenta uma infinidade de elementos. Para estas

situaes, podemos fazer a apresentao doconjunto por meio de uma propriedade que sirva a todos os elementos do conjunto e somente a estes elementos. A = {x / x possui uma determinada propriedade P} Exemplos 1) Seja B o conjunto das vogais do nosso alfabeto, ento: B = {x / x vogal do nosso alfabeto} 2) Seja C o conjunto dos algarismos do sistema decimal de numerao, ento: C = {x/x algarismo do sistema decimal de numerao} C. Diagrama de Euler-Ven A apresentao de um conjunto por meio do diagrama de Euler-Venn grfica e, portanto, muito prtica. Os elementos so representados por pontos interiores a uma linha fechada no entrelaada. Dessa forma, os pontos exteriores linha representam elementos que no pertencem ao conjunto considerado. Exemplo

3. Relao de Pertinncia Quando queremos indicar que um determinado elemento x faz parte de um conjunto A, dizemos que o elemento x pertence ao conjunto A e indicamos:

em que o smbolo uma verso da letra grega epslon e est consagrado em toda matemtica como smbolo indicativo de pertinncia. Para indicarmos que um elemento x no pertence ao conjunto A, indicamos:

Exemplo Consideremos o conjunto: A = {0, 2, 4, 6, 8} O algarismo 2 pertence ao conjunto A:

O algarismo 7 no pertence ao conjunto A:

4. Relao de Incluso Subconjuntos Dizemos que o conjunto A est contido no conjunto B se todo elemento que pertencer a A, pertencer tambm a B. Indicamos que oconjunto A est contido em B por meio da seguinte smbologia:

Obs. Podemos encontrar em algumas publicaes uma outra notao para a relao de incluso:

O conjunto A no est contido em B quando existe pelo menos um elemento de A que no pertence a B. Indicamos que o conjunto Ano est contido em B desta maneira:

Se o conjunto A est contido no conjunto B, dizemos que A um subconjunto de B. Como todo elemento do conjunto A pertence aoconjunto A, dizemos que A subconjunto de A e, por extenso, todo conjunto subconjunto dele mesmo. Importante A relao de pertinncia relaciona um elemento a um conjunto e a relao de incluso refere-se, sempre, a dois conjuntos.

Podemos notar que existe uma diferena entre 2 e {2}. O primeiro o elemento 2, e o segundo o conjunto formado pelo elemento 2. Um par de sapatos e uma caixa com um par de sapatos so coisas diferentes e como tal devem ser tratadas. Podemos notar, tambm, que, dentro de um conjunto, um outro conjunto pode ser tratado como um de seus elementos. Vejamos o exemplo a seguir: {1, 2} um conjunto, porm no conjunto A = {1, 3, {1, 2}, 4} ele ser considerado um elemento, ou seja, {1, 2} A. Uma cidade um conjunto de pessoas que representam os moradores da cidade, porm uma cidade um elemento do conjunto de cidades que formam um Estado. 5. Conjuntos Especiais Embora conjunto nos oferea a idia de reunio de elementos, podemos considerar como conjunto agrupamentos formados por um s elemento ou agrupamentos sem elemento algum. Chamamos de conjunto unitrio aquele formado por um s elemento. Exemplos 1) Conjunto dos nmeros primos, pares e positivos: {2} 2) Conjunto dos satlites naturais da Terra: {Lua} 3) Conjunto das razes da equao x + 5 = 11: {6} Chamamos de conjunto vazio aquele formado por nenhum elemento. Obtemos um conjunto vazio considerando um conjuntoformado por elementos que admitem uma propriedade impossvel. Exemplos 1) Conjunto das razes reais da equao: x2 + 1 = 0 2) Conjunto: O conjunto vazio pode ser apresentado de duas formas: ou { } ( uma letra de origem }, pois

norueguesa). No podemos confundir as duas notaes representando o conjunto vazio por {

estaramos apresentando um conjunto unitrio cujo elemento o . O conjunto vazio est contido em qualquer conjunto e, por isso, considerado subconjunto de qualquer conjunto, inclusive dele mesmo. Demonstrao Vamos admitir que o conjunto vazio no esteja contido num dado conjunto A. Neste caso, existe um elemento x que pertence aoconjunto vazio e que no pertence ao conjunto A, o que um absurdo, pois o conjunto vazio no tem elemento algum. Concluso: oconjunto vazio est contido no conjunto A, qualquer que seja A.

6. Conjunto Universo Quando desenvolvemos um determinado assunto dentro da matemtica, precisamos admitir um conjunto ao qual pertencem os elementos que desejamos utilizar. Este conjunto chamado de conjunto universo e representado pela letra maiscula U. Uma determinada equao pode ter diversos conjuntos soluo de acordo com o conjunto universo que for estabelecido. Exemplos 1) A equao 2x3 5x2 4x + 3 = 0 apresenta:

7. Conjunto de Partes Dado um conjunto A, dizemos que o seu conjunto de partes, representado por P (A), o conjunto formado por todos os subconjuntos do conjunto A. A. Determinao do Conjunto de partes Vamos observar, com o exemplo a seguir, o procedimento que se deve adotar para a determinao do conjunto de partes de um dadoconjunto A. Seja o conjunto A = {2, 3, 5}. Para obtermos o conjunto de partes do conjunto A, basta escrevermos todos os seus subconjuntos: 1) Subconjunto vazio: , pois o conjunto vazio subconjunto de qualquer conjunto.

2) Subconjuntos com um elemento: {2}, {3}, {5}. 3) Subconjuntos com dois elementos: {2, 3}, {2, 5} e {3, 5}. 4) Subconjuntos com trs elementos:A = {2, 3, 5}, pois todo conjunto subconjunto dele mesmo. Assim, o conjunto das partes do conjunto A pode ser apresentado da seguinte forma: P(A) = { {3}, {5}, {2, 3}, {2, 5}, {3, 5}, {2, 3, 5}} , {2},

B. Nmero de Elmentos do conjunto de partes Podemos determinar o nmero de elementos do conjunto de partes de um conjunto A dado, ou seja, o nmero de subconjuntos do referido conjunto, sem que haja necessidade de escrevermos todos os elementos do conjunto P (A). Para isso, basta partirmos da idia de que cada elemento do conjunto A tem duas opes na formao dos subconjuntos: ou o elemento pertence ao subconjunto ou ele no pertence ao subconjunto e, pelo uso do princpio multiplicativo das regras de contagem, se cada elemento apresenta duas opes, teremos:

Observemos o exemplo anterior: o conjunto A = {2, 3, 5} apresenta trs elementos e, portanto, de se supor, pelo uso da relao apresentada, que n [P (A)] = 23 = 8, o que de fato ocorreu. 8. Igualdade de Conjuntos Dois conjuntos so iguais se, e somente se, eles possurem os mesmos elementos, em qualquer ordem e independentemente do nmero de vezes que cada elemento se apresenta. Vejamos os exemplos: {1, 3, 7} = {1, 1, 1, 3, 7, 7, 7, 7} = {7, 3, 1} Observao Se o conjunto A est contido em B (A B) e B est contido em A (B A), podemos afirmar que A = B.

3. AS RELAES DE IGUAL, MAIOR, MENOR...


Antes de mais nada, vamos interpretar o nome "Inequaes Exponenciais". uma inequao porque no uma equao (hehehe, at parece brincadeira), ou seja, pois na expresso no h uma IGUALDADE ou um sinal de igual (=). "Exponencial" pois em um dos termos da inequao h um expoente com uma incgnita, ou tambm chamada, varivel (normalmente "x"). Veja uns exemplos de inequaes exponenciais:

23x > 4x

54x2 < 253x

Note que nestas expresses no aparece o sinal de igualdade (=), e sim outros sinais. So eles:

Smbolo

Significado maior menor maior ou igual

> <

menor ou igual Veja tambm, algumas frases matemtica que utilizam estes simbolos: Frase 2<3 43 > 40 23 100 Como se l Dois menor que trs. Quarenta e trs maior que quarenta. Vinte e trs maior ou igual que cem. Dois teros menor ou igual a quatro teros. 55 Cinco maior ou igual a cinco. V/F VERDADEIRO VERDADEIRO FALSO VERDADEIRO VERDADEIRO

OBS.: Na inequao acima, como o sinal significa "maior OU igual" pode ser ou maior ou igual. No exemplo igual, por isso verdadeiro. Devemos lembrar que, em uma inequao, quando trocarmos o lado direito da desigualdade pelo lado esquerdo da mesma, o sinal deve tambm inverter. Ou seja: 25 < 50 50 > 25 23x 32x 32x 23x Agora vamos colocar o 25 para direita e o 50 para esquerda. Note que o sinal teve que obrigatoriamente inverter. Esta regra tambm vale para inequaes exponenciais. Ao inverter os lados: Devemos inverter o sinal de desigualdade, qualquer que seja ele.

A resoluo de INEquaes exponenciais inicia com o mesmo objetivo de uma Equao exponencial: IGUALAR AS BASES. Podemos dividir as inequaes em dois tipos. O 1o tipo que iremos ver, no tem diferena nenhuma no modo de resolver em relao as equaes. Veja um exemplo do 1o tipo resolvido abaixo:

2x < 83 2x < (23)3 2x < 29

Como em uma equao, vamos fatorar ambos os lados: Aplicando as propriedades de potenciao Pronto, com as bases iguais podemos cort-las e trabalhar somente com os expoentes. Gran finale!! Esta a resposta

x<9

Se voc estudou bem as equaes, no ter dificuldades em inequaes. O 2o tipo tem uma pequena diferena, mas nada que d para assustar. Faz de conta que no sabemos que existe tal diferena e vamos resolver o problema abaixo:

Bom, como o objetivo igualar as bases, j conseguimos. O exerccio nos entregou quase pronto. Agora s cortar as bases e trabalhar com os expoentes. 4x + 5 2x + 3 4x - 2x 3 - 5 2x -2 x -1 Vamos resolver Esta seria a resposta que ns acharamos, se no soubssemos o segundo tipo. Vamos verificar se d certo?

Se esta resposta for a certa, qualquer valor maior do que -1 (ou o prprio -1) que substituirmos na inequao inicial deveremos achar uma frase verdadeira. Vamos testar com o valor 0.

Note que no chegamos em uma verdade pois nem igual a .

no maior

Isto sempre ir acontecer quando tivermos como base um nmero que seja menor que 1 e maior que 0 (0<base<1). Repare que esta a mesma restrio para se ter uma funo exponencial DECRESCENTE. Veja o grfico abaixo de uma funo exponencial decrescente:

Note que se aumentarmos o valor de x, iremos diminuir o valor de y (x2>x1 <=> ax2<ax1). Isto nos indica que quando "cortarmos" as bases de uma inequao com 0<base<1 devemos inverter a desigualdade.

Veja o exemplo acima resolvido corretamente:

J igualadas as bases, vamos cort-las. Mas com o cuidade de inverter a desigualdade. 4x + 5 2x + 3 Agora s resolver. 4x - 2x 3 - 5 2x -2 x -1

Agora sim esta a resposta certa!

OBSERVAO Sempre que tivermos uma base menor que 1 e maior que 0(0<base<1) devemos INVERTER o sinal da desigualdade ao "cortar" as bases da inequao.

Vous aimerez peut-être aussi