Vous êtes sur la page 1sur 26

BlogEnfermagem.

com
A Enfermagem
A enfermagem a arte em que se pode desenvolver uma tcnica para prestar um cuidado adequado e com qualidade. Uma cincia em que os princpios fundamentais do cuidado de enfermagem relacionam-se ao conhecimento de outras cincias. No Brasil, a enfermagem ainda hoje uma profisso com predominncia do sexo feminino, caracterstica explicada por sua origem, com nfase em valores ticos e morais e na postura profissional.

Breve Histrico da Enfermagem


No perodo pr-cristo, as doenas eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do Demnio. O tratamento, assim, consistia em sacrifcios. Os cuidados garantiam s pessoas a sua sobrevivncia e a manuteno da sua sade e eram prestados, na maioria das vezes, pelas mulheres, caracterizando, desde ento, o predomnio do sexo feminino para o cuidar. As primeiras prticas de enfermagem descritas referem-se prtica domiciliar da assistncia e realizao do parto, executadas pelas mulheres de classe social mais elevada e pelos sacerdotes. Nas aes realizadas, em que se predominava o carter mgico, valorizava-se muito o misticismo e as especificidades de cada religio. Entretanto, com o advento de escolas que ensinavam a arte do curar, houve progressos e o incio ainda tmido de pesquisas sobre o funcionamento do corpo humano, seus distrbios e doenas, marcando, dessa forma, a fase emprica dos conhecimentos sobre a sade humana. Com o surgimento da filosofia, as prticas, que antes eram realizadas de maneira emprica, passaram a adquirir uma fundamentao baseada nos conhecimentos adquiridos sobre a natureza e o corpo humano. Destaca-se, nesta poca, a figura de Hipcrates, que exclua o misticismo e a religiosidade do cuidar, utilizando- se de mtodo cientfico.

Foi somente no mundo moderno e com a Revoluo Industrial que a enfermagem surgiu como uma prtica profissional; at ento, era tida como sacerdcio, realizada de maneira leiga,muitas vezes at como um simples servio domstico. As prticas da sade foram evoluindo, conforme o progresso da cincia, o que gerou tambm um avano na medicina e a reorganizao da instituio hospitalar. A partir da, a enfermagem passou a atuar, destacando-se neste perodo a figura de Florence Nightingale.

Florence Nightingale A Dama da Lmpada


Nasceu em 12 de maio de 1820, em Florena, Itlia. Era filha de uma famlia de ingleses nobre e aristocrtica e, por isso, pde estudar e ser bem educada. Por ter aspiraes em relao ao trabalho social, envolveu-se na Guerra da Crimia, com postura revolucionria em relao s condies da assistncia prestada aos soldados ingleses feridos. Resistiu burocracia, buscando melhorar a qualidade dessa assistncia e brigando por materiais especficos, alm de alimentos, leitos e material de higiene ambiental e pessoal nos alojamentos. Envolvida nessa incessante busca por uma qualidade na assistncia, criava condies para o bem-estar dos feridos de guerra ou no, incentivando e exigindo infra-estrutura humanitria e social, como lavanderia, biblioteca, redao de cartas e at meios para que os soldados tivessem como economizar seus salrios e um hospital para as famlias que estivessem na frente das batalhas. Preocupava-se com o conforto dos enfermos e dos que estavam em estado terminal. Sua misso na Crimia, na vida militar, foi extremamente penosa pela rejeio mulher neste tipo de condio. Encontrou no campo de batalha alojamentos assistenciais precrios e infestados de insetos, ratos, esgotos a cu aberto, possibilitando a ocorrncia de infeces letais e transmissveis entre os feridos e os sadios. A taxa de mortalidade, por volta de 43%, era caracterizada muito mais pela transmisso de contaminantes biolgicos que por ferimentos na batalha. A sua interveno ambiental reduziu, em menos de seis meses, esta taxa para apenas 2,2%, conquistando respeito e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Florence enfatizava a importncia da ventilao e da iluminao nos quartos dos pacientes e interpretava a doena como um processo reparador, definindo a enfermagem como diagnstico e tratamento das respostas de sade aos problemas vigentes ou potenciais (American Nurses Association, 1980). Trabalhou tambm com enfoque das caractersticas ambientais gerais, como iluminao, rudo, ventilao, higiene ambiental, cama, roupa de cama e nutrio e enfatizou que o desequilbrio entre eles seria prejudicial recuperao e reabilitao do enfermo. Chamava a ateno para a importncia da luz solar na sade e alertava para o fato de os hospitais da poca no se importarem com esse aspecto durante suas respectivas construes. Como voluntria na guerra, percorria enfermarias e campos escuros para atender os doentes a qualquer hora do dia e da noite e, para tal, utilizava-se de uma lanterna. Por esse motivo, ficou conhecida como a Dama da Lmpada. Finda a guerra, dedicou-se ao ensino da enfermagem, estimulando e abrindo escolas de enfermagem, marcando sua poca nessa profisso. Faleceu no dia 13 de agosto de 1910 e esta data at hoje celebrada na Igreja de St. Margaret, em East Wellow, Inglaterra. Florence, merecidamente, considerada a me da enfermagem moderna.

A Sade no Brasil
Havia poucos hospitais e os cuidados eram prestados por escravos e religiosos e a assistncia mulher era realizada por parteiras, tambm conhecidas como curandeiras. No incio do sculo XIX, graves problemas de sade pblica se faziam presentes no Brasil, como doentes mentais perambulando pelas ruas, a falta de saneamento das cidades, a precariedade das habitaes, a necessidade de controle de epidemias e controle sanitrio nos portos. Ana Nri Nossa Primeira Grande Enfermeira Ana Justina Ferreira nasceu no dia 13 de dezembro de 1814, na Bahia, casou-se com Isidoro Antonio Nri e enviuvou aos 30 anos. Quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870), no resistiu separao da famlia e partiu como voluntria nos campos de batalha, onde improvisava hospitais e no media esforos em prol dos brasileiros. Aps 5 anos, retornou ao Brasil e foi acolhida com carinho e louvor. Sua morte foi em 20 de maio de 1880. A primeira escola de enfermagem no Brasil recebeu o seu nome.

Enfermagem no Brasil
1890: Criao da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto no Rio de Janeiro. 1914: Tem incio a 1a Guerra Mundial, com a participao da Cruz Vermelha Brasileira, onde se inicia o preparo de voluntrios para trabalhar em enfermagem. 1923: Primeira escola de enfermagem baseada na adaptao do modelo nigh tingaleano, a Escola Anna Nery, que redimensionou todo o modelo da enfermagem brasileira, selecionando moas da sociedade para a prtica, com o apoio de uma poltica interessada no desenvolvimento da profisso, passando a ser reconhecida como padro de referncia para as demais escolas. 1926: Fundao da Associao de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras, atual Associao Brasileira de Enfermagem (ABEN), entidade cultural que tem por finalidade o desenvolvimento profissional dos associados pelo aprimoramento cientfico-cultural.

1949: Pela Lei n. 775, passouse exigir que a educao em enfermagem fosse centralizada em ncleos universitrios. 1961: A Lei n. 2995/56 passou a exigir dos estudantes o nvel secundrio completo (atuais nveis fundamental e mdio). 1962: Criao do curso superior em enfermagem. 1973: Criao do Conselho Federal de Enfermagem, rgo disciplinador do exerccio profissional (COFEN COREN) que, junto com o sindicato e a ABEN, completam-se no que diz respeito assistncia, educao e defesa dos enfermeiros brasileiros: COFEN: normatiza as atividades de enfermagem; COREN: fiscaliza o cumprimento das leis do exerccio profissional (CORENs de cada estado da Federao); Sindicatos: entidades de defesa e representao das categorias nas questes trabalhistas. 1975: Reconhecimento do curso de auxiliar de enfermagem. 1981: Regularizao do curso de mestrado em enfermagem. 1986: Criao do Sistema nico e Descentralizado de Sade (SUDS), fato que marcou a transio para a descentralizao de recursos humanos, fsicos e financeiros da mquina previdenciria, at ento, da responsabilidade dos Estados. A promulgao da Lei n. 7.498 trouxe no art. 23 a autorizao aos agentes sem formao especfica legalmente regulada mas que executavam atividades compreendidas nos servios de enfermagem para exercerem essas atividades por um prazo de dez anos, ou seja, at 1996. Publicaes posteriores regulamentaram e autorizaram o atendente de enfermagem para exercerem atividades de enfermagem at esta data. 1988: Publicada a Constituio Federativa com incluso de um captulo de sade, instituindo o Sistema nico de Sade (SUS) com nova formulao poltica e organizacional para o reordenamento dos servios e aes de sade. Segundo o Ministrio da Sade, os princpios doutrinrios do SUS so: Universalidade: garantia de ateno a todo o qualquer cidado. Integralidade da ateno: perceber o homem como ser integral (biopsicossocial). Eqidade: garantia de aes de servios em todos os nveis, sem privilgios nem barreiras.

Descentralizao poltico administrativa com direo nica em cada esfera do governo, porque quem est prximo da populao tem maior probabilidade de acerto. Participao da comunidade: atravs dos conselhos regionais intensificando a democracia do sistema. 2003: Resoluo COFEN n. 273 regula a concesso de Inscrio Provisria ao Auxiliar de Enfermagem no prazo mximo de cinco anos. A quinta e ltima concesso de Inscrio Provisria, s poder ser efetivada pelo COREN, se o interessado comprovar que est dando continuidade aos estudos para a concluso da habilitao em Tcnico de Enfermagem ou se estiver cursando a graduao de Enfermagem.

Sinais Vitais
A verificao dos sinais vitais um procedimento essencial para a realizao do exame fsico, pois eles so os principais indicadores das condies de sade do paciente. Esses sinais podem mostrar alteraes orgnicas que chamam a ateno do enfermeiro. Porm, fatores como temperatura do ambiente, ansiedade, choro, dor, esforo fsico, alteraes hormonais e nutricionais podem provocar variaes nos sinais vitais e, por isso, devem ser considerados.

Temperatura
Limites de normalidade Temperatura axilar Temperatura oral Temperatura retal 35,7 a 36,9 C 36,0 a 37,6 C 36,3 a 38,2 C

Variaes da temperatura acima do normal Febrcula Estado febril Febre Pirexia Hiperpirexia 36,9 a 37,4 C 37,5 a 38 C 38 a 39 C 39 a 40 C 40 a 41 C

Valores de temperatura axilar em pediatria Normal Febrcula Hipertemia 35,8 a 37,0 C 37,1 a 37,5 C acima de 37,8 C

Freqncia Cardaca
Limites de normalidade Recm-nascido Lactente Adolescente Mulher Homem 120 a 140 batimentos por minuto (bpm) 100 a 120 bpm 80 a 100 bpm 65 a 80 bpm 60 a 70 bpm

Respirao
Limites de normalidade Lactente Criana Mulher Homem 30 a 40 movimentos respiratrios por minuto (mrpm) 20 a 24 mrpm 18 a 20 mrpm 15 a 20 mrpm

Presso Arterial
Limites de normalidade Presso sistlica Preso diastlica 90 a 140 mmHg 60 a 90 mmHg

Interpretao da Dor (5 Sinal Vital)


A dor um fenmeno subjetivo e universal, contudo, no expressa da mesma forma em todas as culturas e no sentida de maneira idntica em todos os indivduos. A Comisso de Taxonomia da Associao Internacional para Estudo da Dor (IASP) define dor como uma experincia desagradvel, sensorial e emocional associada a uma leso tecidual real ou potencial ou descritas em tais termos. A dor ultrapassa o sentimento do corpo, transcende limites e, mesmo sendo individual, compreendida como algo ruim, chegando a ser definida como o pior sentimento vivido por algum. Ela afetada por influncias biolgicas, intelectuais, emocionais e culturais. Mesmo assim, alguns profissionais ainda esto muito centrados na patologia e, por isso, esquecem que o paciente sofre e sente cada procedimento ao qual submetido. Talvez isso seja reflexo da carncia de treinamento adequado para avaliar, valorizar e tratar a dor do paciente. Com freqncia, a falta de interpretao citada como uma das principais causas para o no-alvio da dor, tanto em crianas como em adultos; por isso, pode-se afirmar que a dor ainda no tem recebido a ateno merecida por parte do profissionais. Para interpretar a dor, o enfermeiro deve atribuir um significado a ela, entendendo, importando-se e principalmente acreditando na dor da pessoa que recebe o cuidado. Isso propicia uma interveno eficaz com possibilidades facilitadoras de melhora clnica e psicolgica do paciente. Assim, alm de beneficiar o paciente, possvel aliviar a ansiedade da famlia e tornar a hospitalizao menos traumtica. Determinadas escalas podem atuar como coadjuvantes na interpretao da presena, da intensidade e da evoluo da dor.

Escala numrica de 1 a 10

10

Escala de categorias

sem dor

dor leve

dor moderada

dor intensa

dor insuportvel

Escala visual analgica

sem dor

pior dor imaginvel

Escala de faces Wong-Baker

II

III

IV

10

Classificao das reas Hospitalares


As reas hospitalares classificamse em: crticas, semicrticas e nocrticas. reas crticas: locais em que h maiores chances de transmisso de infeces, devido ao estado de pacientes graves ou que foram submetidos a procedimentos invasivos, ou ainda os imunodeprimidos (UTI, berrio, sala de parto etc.). reas semicrticas: todas as demais onde se encontram pacientes internados, mas cujo risco de transmisso de infeces menor, como enfermarias em geral e ambulatrios. reas no-crticas: todas as reas hospitalares no ocupadas por pacientes, como escritrios, secretarias, almoxarifado, salas de aula e outros.

11

Calendrio de Vacinao

Idade Ao nascer 1 ms 2 meses

Vacina BCG - ID Vacina contra hepatite B


(1)

Dose Dose nica 1 dose


a a a a

Doena evitada Formas graves de tuberculose Hepatite B Hepatite B Poliomielite ou paralisia infantil Difteria, ttano, coqueluche, meningite e outras infeces causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B

Vacina contra hepatite B VOP (vacina oral contra plio) Vacina tetravalente (DTP + Hib)
(2)

2 dose 1 dose 1 dose

Vacina oral contra rotavrus 4 meses VOP (vacina oral contra plio) Vacina tetravalente (DTP + Hib)

1 dose
a a a

Diarria por rotavrus Poliomielite ou paralisia infantil Difteria, ttano, coqueluche, meningite e outras infeces causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B

2 dose 2 dose

Vacina oral contra rotavrus 6 meses VOP (vacina oral contra plio) Vacina tetravalente (DTP + Hib)

2 dose
a a a

Diarria por rotavrus Poliomielite ou paralisia infantil Difteria, ttano, coqueluche, meningite e outras infeces causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B

3 dose 3 dose

Vacina contra hepatite B 9 meses 12 meses 15 meses 4 a 6 anos 6 a 10 anos Vacina contra febre amarela SRC (trplice viral) VOP (vacina oral contra plio) DTP (trplice bacteriana) DTP (trplice bacteriana) SRC (trplice viral) BCG - ID
(4) (3)

3 dose
a

Hepatite B Febre amarela Sarampo, rubola e caxumba Poliomielite ou paralisia infantil Difteria, ttano e coqueluche Difteria, ttano e coqueluche Sarampo, rubola e caxumba Formas graves de tuberculose Difteria, ttano e coqueluche

Dose nica Dose nica Reforo 1 reforo


o

2o reforo Reforo Reforo Reforo (intervalo de 10 em 10 anos)

10 anos e mais dT (dupla adulto)

Vacina contra febre amarela

Reforo

Febre amarela

12

Legenda
(1) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recm-nascido. O esquema bsico constitui-se de 3 doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. (2) O esquema de vacinao atual feito aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade com a vacina tetravalente e 2 reforos com a trplice bacteriana (DTP). O primeiro reforo aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos. (3) A vacina contra febre amarela est indicada para crianas a partir dos 9 meses de idade, que residem ou que iro viajar para rea endmica (estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), rea de transio (alguns municpios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e rea de risco potencial (alguns municpios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para reas de risco, vacinar contra febre amarela 10 dias antes da viagem. (4) Em alguns estados, esta dose no foi implantada. Aguardando concluso de estudos referentes a efetividade da dose de reforo. Fonte: Secretaria de Vigilncia em Sade, 2005; Centro de Vigilncia Epidemiolgica, disponvel em URL: <http://www.cve.saude.sp.gov.br>; acesso em 10.5.06.

13

Clculo da Data Provvel do Parto


A data da ltima menstruao a principal informao para calcular a data provvel do parto. A. Para os meses de janeiro, fevereiro e maro, soma-se sete dias ao primeiro dia da ltima menstruao e nove meses ao ms da ltima menstruao. Exemplo: 18.02.2006
+7 +9

DUM (data da ltima menstruao) (data provvel do parto)

25.11.2006

B. Para os meses de abril at dezembro, soma-se sete dias ao primeiro dia da ltima menstruao, subtrai-se trs meses ao ms da ltima menstruao e somase um ano ao ano da ltima menstruao. Exemplo: 10.05.2006
+7 3 +1

DUM (data provvel do parto)

17.02.2007

C. Para data da ltima menstruao no final do ms, altera-se o ms considerando o ms seguinte, subtrai-se dois meses ao ms, soma-se sete dias ao dia da ltima menstruao e soma-se um ano ao ano. Exemplos: 30.04.2006
+7 2 +1

(como final de abril, considera-se maio) (data provvel do parto) (como final de outubro, considera-se novembro) (data provvel do parto)
14

07.02.2007 28.10.2006
+7 2 +1

04.08.2007

Escala de Coma de Glasgow


Utilizada para a graduao de trauma, sendo realizada apenas pelo mdico ou enfermeiro. Avalia e pontua a abertura ocular, a melhor resposta verbal e a melhor resposta motora; variando entre 3 e 15 pontos. Possuem traumatismo leve os pacientes com pontos entre 13 e 15, moderado entre 8 e 12 pontos; e grave, pacientes com menos de 8 pontos.

Abertura ocular (AO) Espontnea Comando verbal Estmulo doloroso Nenhuma Melhor resposta motora (MRM) Obedece a comando verbal Localiza estmulo doloroso Retira membro quando sente dor Flexo anormal (decorticao) Extenso anormal (descerebrao) Nenhuma Melhor resposta verbal (MRV) Orientado Confuso Palavras inapropriadas Sons inintelgveis Nenhuma

Pontuao 4 3 2 1 Pontuao 6 5 4 3 2 1 Pontuao 5 4 3 2 1

15

Clculo de Gotejamento
No de gotas = volume tempo 3 3

No de microgotas = No de gotas 3 3 Obs.: 1 gota. . . . 3 microgotas 1 ml . . . . . 20 gotas . . . . . 60 microgotas 1 hora . . . 60minutos

16

Insulina

Tipo

Via de Administrao SC IV IM SC SC SC SC

Aspecto

Incio da Ao SC 30 a 1 h IV pt Imediato IM pt 15 1a2h 1a3h 4a6h 30

Pico da Ao SC 2-4 h IV 10 IM 60 6 a 12 h 6 a 12 h 12 a 16 h 2 a 12 h

Durao da Ao SC 6-8 h IV 20 IM 120 18 a 26 h 18 a 26 h + de 24 h 24 h

Regular

Claro e incolor

NPH Lenta Ultralenta N (70%) R (30%)

Turvo Turvo Turvo Turvo

Oriente sempre o cliente explicando o que ser feito; procure tranqilizlo, pois ele provavelmente estar tenso e apreensivo. A insulina deve ser guardada em eladeira. g Faa rodzio do local de aplicao de nsulina por via SC. i

17

Soluo Salinizante e Soluo de Heparina

Salinizao
Aspirar 10 ml de NaCl 0,9% e aplicar 9 ml em push por via endovenosa.

Heparinizao
(0,1 ml de heparina sdica + 9,9 ml de gua destilada = 10 ml) Aplicar 1 ml dessa soluo.

18

Terminologia
Afagia: incapacidade para deglutir. Algia: dor. Alopcia: queda total ou parcial do plo ou cabelo. Anasarca: edema generalizado. Anastomose: comunicao entre duas ou mais artrias, veias ou nervos. Anisocoria: pupilas com dimetros diferentes. Anorexia: falta de apetite. Anoxia: falta de oxignio nos tecidos. Anria: ausncia ou diminuio do volume urinrio para 50 ml por dia ou menos. Apatia: indiferena. Apnia: parada respiratria. Ascite: acmulo de lquido na cavidade peritoneal. Astenia: sensao de fraqueza. Bradicardia: freqncia cardaca abaixo do normal. Bradipnia: freqncia respiratria abaixo do normal. Caquexia: emagrecimento intenso. Cianose: colorao azulada de pele, lbios e dedos, devido falta de oxigenao. Colria: presena de pigmentos biliares na urina. Diplopia: viso dupla. Disfagia: dificuldade para deglutir. Disfasia: dificuldade para falar. Dispepsia: dificuldade para digerir. Dispnia: dificuldade para respirar. Disria: dificuldade para urinar (s vezes acompanhada de ardor). Diurese: volume urinrio de 24 horas. Edema: reteno de lquido nos tecidos. Empiema: presena de secreo purulenta no espao pleural. Enterorragia: hemorragia intestinal. Epistaxe: sangramento nasal. Eritema: vermelhido na pele provocada por congesto de capilares.

19

Eructao: arroto. Esplenomegalia: aumento do volume do bao. Eupnia: respirao normal. Fecaloma: fezes endurecidas. Fstula: canal anormal que liga dois rgos independentes fisiolgica ou anatomicamente. Flatulncia: distenso abdominal devido ao acmulo de gases no intestino. Flictena: bolha. Glicosria: presena de glicose na urina. Halitose: mau hlito. Hematmese: vmito com sangue. Hematoma: acmulo de sangue no tecido, provocado por extravasamento ou leso dos vasos. Hematria: presena de sangue na urina. Hemiplegia: paralisia de uma das metades do corpo (direita ou esquerda). Hemoptise: eliminao de sangue pela boca, resultante de leso no brnquio ou no pulmo. Hemotrax: presena de sangue na cavidade pleural. Hepatomegalia: aumento do volume do fgado. Hidrotrax: presena de lquido no espao pleural. Hipertenso arterial: presso arterial acima do normal. Hipertermia: temperatura corporal acima do normal. Hipotenso arterial: presso arterial abaixo do normal. Hipotermia: temperatura corporal abaixo do normal. Ictercia: colorao amarelada da pele e do globo ocular. Isocoria: pupilas de tamanho normal. Isquemia: reduo do fluxo sangneo em determinada regio do corpo. Leucorria: corrimento vaginal. Melena: fezes escuras decorrentes de hemorragia em qualquer elemento do sistema digestrio. Meteorismo: acmulo de gazes no estmago e no intestino. Miastenia: fraqueza muscular. Mico: ato de urinar. Midrase: pupila dilatada.

20

Miose: pupila contrada. Necrose: tecido morto devido falha na circulao local. Nictria: mico noturna freqente. Nistagmo: movimentos involuntrios do globo ocular. Normocardia: freqncia cardaca normal. Normotenso: presso arterial normal. Oligria: volume urinrio abaixo de 500 ml por dia. Ortopnia: dificuldade para respirar, que melhora com o paciente na posio sentada. Paralisia: parada de funo motora. Paraplegia: paralisia dos membros inferiores. Paresia: paralisia incompleta. Parestesia: diminuio da sensibilidade. Petquia: mancha de pequena dimenso, resultante de hemorragia capilar. Pirose: sensao de ardor estomacal, azia. Piria: presena de pus na urina. Pneumotrax: presena de ar na cavidade pleural. Polaciria: vontade freqente de urinar, sem aumentar a diurese. Polidipsia: aumento da necessidade de beber gua. Polifagia: aumento do apetite. Poliria: aumento do volume urinrio. Prurido: coceira. Ptose palpebral: queda da plpebra. Sialorria: aumento da secreo salivar. Sialosquese: diminuio da secreo salivar. Taquicardia: freqncia cardaca acima do normal. Taquipnia: freqncia respiratria acima do normal. Tetraplegia: paralisia dos quatro membros. Tosse produtiva: tosse com secreo.

21

Terminologia Cirrgica

Prefixos
adeno- relativo glndula. cisto- relativo bexiga. cole- relativo vescula. colo- relativo ao colo. colpo- relativo vagina. entero- relativo ao intestino delgado. espleno- relativo ao bao. gastro- relativo ao estmago. hepato- relativo ao fgado. hstero- relativo ao tero. nefro- relativo ao rim. oftalmo- relativo ao olho. orqui- relativo ao testculo. steo- relativo ao osso. oto- relativo ao ouvido. procto- relativo ao reto. rino- relativo ao nariz. salpinge- relativo s trompas. trqueo- relativo traquia.

Sufixos
-ectomia remoo de um rgo ou parte dele. -tomia abertura de um rgo. -stomia abertura cirrgica de uma nova boca.

22

-pexia fixao de um rgo. -platia alterao da forma de um rgo. -rafia sutura. -scopia visualizao do interior de um rgo (com auxlio de aparelhos).

Operao de Abertura (Tomia)


Artrotomia abertura da articulao. Broncotomia abertura do brnquio. Cardiotomia abertura da crdia (transio esfago-gstrica). Coledocotomia abertura e explorao do coldoco. Duodenotomia abertura do duodeno. Flebotomia disseco (individualizao e cateterismo) de veia. Laparotomia abertura da cavidade abdominal. Papilotomia abertura da papila duodenal. Toracotomia abertura da parede torcica.

Operao de Remoo (Ecomia)


Apendicectomia remoo do apndice. Cistectomia remoo da bexiga. Colecistectomia remoo da vescula biliar. Celectomia remoo de colo. Embolectomia extrao de um mbolo. Esofagectomia remoo de esfago. Esplenectomia remoo de bao. Fistulectomia remoo de fstula. Gastrectomia remoo parcial ou total do estmago. Hermorroidectomia remoo de parte do hemorrida. Hepatectomia remoo de parte do fgado. Histerectomia extirpao do tero.

23

Lobectomia remoo de um lobo de um rgo. Mastectomia remoo da mama. Miomectomia remoo de mioma. Nefrectomia remoo do rim. Ooforectomia remoo do ovrio. Pancreatectomia remoo do pncreas. Pneumectomia remoo do pulmo. Prostatectomia remoo da prstata. Retossigmoidectomia remoo do retossigmide. Salpingectomia extirpao da trompa. Tireoidectomia remoo da tireide.

Construo Cirrgica de Novas Bocas (Stomia)


Citostomia abertura da bexiga para drenagem de urina. Colecistostomia abertura e colocao de dreno na vescula biliar. Coledocostomia colocao de dreno no cldoco para drenagem. Colostomia abertura do colo atravs da parede abdominal. Enterostomia abertura do intestino atravs da parede abdominal. Gastrostomia abertura e colocao de uma sonda no estmago atravs da parede abdominal. Ileostomia formao de abertura artificial. Jejunostomia colocao de sonda no jejuno para alimentao. Nefrostomia colocao de sonda no rim para drenagem de urina.

Operao de Fixao (Pexia)


Histeropexia suspenso e fixao do tero. Nefropexia suspenso e fixao do rim. Orquiopexia abaixamento e fixao do testculo em sua bolsa.

24

Operao para Alterao de Forma e/ou Funo (Plastia)


Piroplastia plstica do piloro para aumentar seu dimetro. Rinoplastia plstica no nariz. Salpingoplastia plstica na tromba para sua recanalizao. Toracoplastia plstica da parede torcica.

Operao de Sutura (Rafia)


Colporrafia sutura da vagina. Gatrorrafia sutura do estmago. Herniografia sutura da hrnia. Perineografia sutura do perneo. Tenorrafia sutura de tendo.

Operao para Observao (Scopia)


Broncoscopia exame sob viso direta dos brnquios. Ciostoscopia exame sob viso direta da bexiga. Colposcopia exame sob viso direta da vagina. Esofagospia exame sob viso direta do esfago. Gastroscopia exame sob viso direta do estmago. Laringoscopia exame sob viso direta da laringe. Laparoscopia exame sob viso direta da cavidade abdominal. Retossigmoidoscopia exame sob viso direta do retossigmide.

25

Referncias Bibliogrficas
FIGUEIREDO, N. M. A.; Viana, D. L. (Orgs). Tratado prtico de enfermagem. So Caetano do Sul: Yendis, 2006. PORTELA, C. R.; CORREA, G. T. Manual de consulta para estgio em enfermagem. So Caetano do Sul: Yendis, 2007. PORTO, A. (Org.). Curso Didtico de Enfermagem Mdulos 1 e 2. So Caetano do Sul: Yendis, 2007. VIANA, D. L.; PETENUSSO, M. Manual para realizao do exame fsico. So Caetano do Sul: Yendis, 2007.

26

Vous aimerez peut-être aussi