Vous êtes sur la page 1sur 4

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO DE INSTRUO E ADAPTAO DA AERONUTICA CONCURSO DE ADMISSO CAFAR 2002

08 - Em relao ao Toxoplasma gondii, correto afirmar que a) em seu ciclo biolgico , o estgio sexual ocorre no intestino delgado do homem. b) o estgio assexual ocorre no intestino delgado do gato. c) a transmisso ao homem ocorre por ingesto de trofozotas oriundas do gato ou rato. d) baratas, minhocas, caracis e lesmas podem servir como hospedeiros transportadores de oocistos .

PROVA DE FARMCIA BIOQUMICA


19 de novembro de 2001.

Transcreva estes dados para seu carto de respostas:

PROVA:

MATRIA:

60

09 - As caractersticas importantes para a identificao laboratorial do Plasmodium malariae so a) eritrcitos aumentados e plidos, grnulos de Schffner em geral proeminentes. b) trofozotas em forma de meia-lua ou banana. c) os esquizontes no observados, exceto na doena fulminante e, nesse caso, caracterstica a presena de vinte e quatro segmentos ou mais. d) eritrcitos de tamanho normal sem grnulos ou estrias.

ATENO! ESTA PROVA CONTM 40 QUESTES.

01 - Nas leses hepatocelulares, est diminuda a atividade sangnea da a) b) c) d) gama-GT. TGO. colinesterase. fosfatase alcalina.

10 - O parasito que tem como habitat comum as pores altas do intestino delgado o a) b) c) d) Schistossoma mansoni. Enterobius vermicularis. Strongylides stercoralis. Echinococcus granulosus.

02 - A protena transportadora de ferro plasmtico, transferrina, tem mobilidade eletrofortica e migra, na eletroforese de protena, na regio das globulinas. A frao das globulinas em que a transferrina est presente a) b) c) d) alfa-1. alfa-2. beta. gama.

11 - No tocante coleta de amostras de fezes para exames parasitolgicos, INCORRETO afirmar que a) uma desvantagem em relao ao uso de formalina a 5% como fixador, que so inadequadas para preparao de esfregaos com colorao permanente. b) os trofozotas sofrem rpida desintegrao aps evacuao e devem ser examinados dentro de, no mximo, 60 minutos aps a chegada ao laboratrio. c) nas fezes formadas, nas quais no esperada a presena de trofozotas, podem ser examinadas 24 horas depois da evacuao. d) as amostras de fezes nunca devem ser congeladas e descongeladas ou colocadas em estufa, porque as formas parasitrias podem deteriorar-se rapidamente.

03 - A ausncia de HDL lipoprotena caracteriza a) b) c) d) doena de Tanger. abetalipoproteinemia. doena de Gancher. doena de Wilson.

04 - A hiperbilirrubinemia no-conjugada do tipo pr-heptico chamada de a) b) c) d) ictercia hemoltica. ictercia obstrutiva. colestase hepatocelular. coledocolitase.

12 - A anlise microscpica de um cisto de protozorios, demonstrou a presena de quatro ncleos, cromatina perifrica grosseira, granular e com distribuio irregular em grumos, mas um pouco mais homognea que nos trofozotas e cariossoma excntrico. O citoplasma pode apresentar corpos cromatides (infreqentes), mas com extremidades irregulares e lascadas. Diante das caractersticas acima, tal protozorio, provavelmente, uma Entamoeba a) b) c) d) coli. histoltyca. btschlii. fragilis.

05 - O clcio em sua totalidade, no se encontra difusvel. Cerca de 50% do clcio total apresenta-se ligado a a) b) c) d) citratos. globulinas. albumina. aminocidos.

06 - A uremia pode servir de indicador para a/o a) b) c) d) funo tubular proximal. funo tubular distal. funo glomerular. fluxo renal.

13 - Assinale a alternativa que apresenta a relao correta entre o microorganismo inoculado no meio de cultura e as reaes esperadas. a) Escherichia coli em gar MacConkey colnias azuis. b) Streptococcus pneumoniae em gar sangue alfa hemlise. c) Haemophilus influenzae em gar chocolate nenhum crescimento. d) Klebsiella pneumoniae em gar eosina-azul-de-metileno bom crescimento, colnias transparentes e brilho metlico.

07 - Na insuficincia respiratria aguda, a reteno de CO2 produzir a) b) c) d) acidose metablica. acidose respiratria. alcalose metablica. alcalose respiratria.

CA-CCC 2002

PROVA DE FARMCIA BIOQUMICA A

14 - O protocolo padro recomendado pelo NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards) para a obteno de resultados reprodutveis de antibiogramas de isolados bacterianos aerbios e anaerbios facultativos, recomenda o meio de Mueller-Hinton gar e caldo. Assinale a alternativa que apresenta um inconveniente em relao ao meio padronizado. a) Sua formulao contra-indicada porque possui apenas infuso de carne desidratada, casena e amido de milho. b) A maioria dos patgenos cresce de maneira satisfatria, e o meio possui acentuada atividade inibitria para sulfonamidas, trimetropima e tetraciclina. c) Alguns microorganismos podem utilizar a timidina para evitar a ao da trimetropima e crescer, mesmo que sejam intrinsicamente sensveis ao antibitico. d) O gar um composto natural preparado partir de algas azuis. Tal fato dificulta uma padronizao pelos diversos fabricantes, devido a existncia de variaes na sua composio.

21 - A prova com tira reativa para nitrito um mtodo rpido em detectar infeces do trato urinrio para a) substituio da cultura de urina como principal prova de diagnstico e controle das infeces bacterianas. b) averiguar a septicemia causada por bactrias grampositivas. c) deteco precoce das infeces provocadas por enterobactrias. d) deteco precoce das infeces provocadas por Estafilococos do trato geniturinrio.

22 - Uma urina que apresenta cor vermelha, pode significar presena de hemoglobina. Porm, a cor poder ser confundida com a presena de a) b) c) d) hemcias. mioglobina. creatinina. bilirrubina.

15 - Os bacilos gram-negativos no-fermentadores so a) Pseudomonas putida, Neisseria elongata e Alcaligenes faecalis. b) Tatumella guamensis, Yersinia enterocolitica e Cedecea neteri. c) Citrobacter freundii, Morganella morganii e Bordetella hinzii. d) Ancinetobacter baumannii, Providencia alcalifaciens e Serratia rubidaea. 23 - A oligria, geralmente provocada por a) b) c) d) diabetes melito ou inspido. uso de diurticos, cafena ou lcool. desidratao, vmitos e diarria. cessao do fluxo de urina.

24 - Quanto protena de Bence Jones, INCORRETO afirmar que 16 - Em relao hemocultura, INCORRETO recomendar a coleta a) b) c) d) antes do pico febril. de trs amostras de sangue em um perodo de 24 horas. aps administrao de antimicrobianos. em caldo com peptonas suplementado. a) coagula-se em temperaturas situadas entre 40C e 60C, dissolvendo-se em 100C. b) pode-se descartar a interferncia de outras protenas precipitadas, filtrando-se a amostra a 100C. c) nem todos os pacientes portadores de mieloma mltiplo produzem quantidades detectveis dessa protena. d) em geral, a protena presente da classe das albuminas.

17 - A sensibilidade optoquina (cloridrato de etil hidrocuprena) utilizada para diferenciar a) b) c) d) Enterococcus de Streptococcus do grupo A. Streptococcus pneumoniae de Streptococcus viridans. Staphylococcus aureus de Streptococcus pneumoniae. Staphylococcus aureus de Staphylococcus saprophyticus. 25 - O reagente de Ehrlich possui, em sua composio qumica, o p-dimetilaminobenzaldedo. Esse reagente serve para pesquisar, na urina, a substncia a) b) c) d) bilirrubina. urobilinognio. cido acetoactico. mioglobina.

18 - A bactria causadora da doena de Lyme a a) b) c) d) Leptospira interrogans. Treponema carateum. Borrelia recurrentis. Borrelia burgdorferi.

26 - Os cristais encontrados no sedimento urinrio, raramente tm significado clnico, porm alguns representam anormalidades. Assinale a alternativa que corresponde aos cristais considerados anormais, quando de sua presena no sedimento urinrio. a) b) c) d) cido rico, uratos, amorfos e tirosina. Fosfatos amorfos, fosfato triplo e carbonato de clcio. cido crico, cistina e fosfato de clcio. Cistina, leucina e tirosina.

19 - Assinale a alternativa que corresponde aos agentes etiolgicos MAIS freqentes em micoses superficiais. a) Blastomyces dermatitidis, Histoplasma capsulatum e Cryptococcus neoformans. b) Cladosporium carionii, Sporothrix schenckii e Paracoccidioidis brasiliensis. c) Coccidioides immitis, Blastomyces dermatidis e Malassezia furfur. d) Trichosporon beigelii, Piedraia hortae e Epidermophyton floccosum.

27 - Assinale a alternativa que completa as lacunas abaixo. O nmero de espermatozides no smen normal situa-se, geralmente, na faixa de ________ milhes por mililitro. a) b) c) d) 20 a 40 60 a 150 80 a 100 100 a 180

20 - O termo virulncia definido como sendo a) o grau de patogenicidade de um grupo ou espcie de microorganismos. b) a capacidade de um microorganismo causar uma doena. c) uma colonizao de um hospedeiro por uma microbiota estranha. d) todas as substncias que determinam a formao de anticorpos em um animal infectado.

28 - O teste confirmatrio, indicado aps triagem positiva para a pesquisa de anticorpos para HIV, o teste a) b) c) d) Western Blot. enzimoimunoensaio. de captura de partculas. de quantificao da carga viral.

CA-CCC 2002

PROVA DE FARMCIA BIOQUMICA A

29 - Relaciona-se com a hipersensibilidade imediata do tipo I a imunoglobulina a) b) c) d) A. E. G. M.

37 - O aparecimento de grnulos grosseiros vermelho-violeta nos leuccitos, caracteriza uma doena familiar de granulao leucocitria denominada a) b) c) d) anomalia de Alder. beta talassemia menor. beta talassemia maior. anomalia de Chediak- Higashi.

30 - Dos tipos de reaes imunolgicas citadas abaixo, a que envolve a agregao de uma suspenso celular por anticorpo especfico a a) b) c) d) aglutinao. precipitao. hemaglutinao. fixao de complemento.

38 - Quanto notificao de receita, INCORRETO afirmar que a) ser retida pela farmcia ou drogaria e dever ser devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante do aviamento ou da dispensao. b) personalizada e transfervel, devendo conter, no mximo, duas substncias medicamentosas. c) no ser exigida para pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares, mdico ou veterinrio, oficiais ou particulares. d) obrigatria para medicamentos entorpecentes, psicotrpicos, retinicos de uso sistmico e imunossupressores.

31 - So vrios os testes realizados para deteco dos marcadores virais da hepatite B. Assinale o teste que descobre quase todos os casos de hepatite B aguda e a maioria dos portadores crnicos. a) b) c) d) Anticorpos da hepatite B (anti-HBc). Anticorpos da hepatite B (anti-HBs). Antgeno de superfcie da hepatite B (HBsAg). Antgeno de envoltrio da hepatite B (HBeAg).

39 - O estudo hematolgico do sangue perifrico no rcem-nato sadio (8 dias), freqentemente caracterizado por a) b) c) d) leucopenia com linfocitose relativa. leucocitose com linfocitose absoluta. leucocitose com monocitose. leucocitose com neutropenia.

32 - Entre as manifestaes da imunidade celular, incluem-se a defesa contra os vrus, fungos e microbactrias. Das clulas abaixo, a que mede essa imunidade o a) b) c) d) plasmcito. linfcito B. linfcito T. linfcito B e T.

40 - No fenmeno de Pelger-Huet, na forma homozigota, os polimorfonucleares se apresentam com uma caracterstica bastante marcante. Assinale-a. a) b) c) d) Ncleo bilobado. Ncleo nico, denso e redondo. Estrutura nuclear em faixa ou bilobado. Ncleo nico, com uma estrutura nuclear em faixa.

33 - Dos antgenos associados a tumores, o que pode detectar o aumento de concentrao a nvel srico no carcinoma de clon intestinal e reto o a) b) c) d) beta gonadotrofina corinica. antgeno carcinoembrionrio. alfa fetoprotena. antgeno CA 125.

34 - Na determinao do grupo sangneo, as aglutininas (anticorpos no soro) NO esto presentes no grupo a) b) c) d) AB. A. B. O. BOA SORTE!

35 - A hemofilia B apresenta uma deficincia do seguinte fator da coagulao: a) b) c) d) IX. VIII. VII. V.

36 - Assinale a alternativa que determina a faixa etria em que os indivduos so acometidos com MAIS freqncia pela leucemia linfide crnica. a) b) c) d) Crianas abaixo de 10 anos. Adultos entre 15 e 30 anos. Qualquer faixa etria. Indivduos com idade acima de 50 anos.

CA-CCC 2002

PROVA DE FARMCIA BIOQUMICA A

CENTRO DE INSTRUO E ADAPTAO DA AERONUTICA CONCURSO DE ADMISSO AO

CAFAR - 2002
GABARITO OFICIAL DA PROVA ESCRITA DE FARMCIA

BIOQUMICA " C"

QUESTO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

VERSO

" A"

RESPOSTAS VERSO "B"


D D B B D ANULADA C A A C C B C D B D C A A B D ANULADA D A C A C B C ANULADA D D C B B A B ANULADA C C

VERSO

C C A A C ANULADA B D D C B A B C A C B D D A C ANULADA C D B D B A B ANULADA C C B A A D A ANULADA B B

A A C C A ANULADA D B B C D C D A C A D B B C A ANULADA A B D B D C D ANULADA A A D C C B C ANULADA D D

Vous aimerez peut-être aussi