Vous êtes sur la page 1sur 14

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE MecnicadosFluidos:CondutosforadosParte01 Leisaplicveis: ConservaodeMassa; SegundaLeideNewton; PrimeiraLeidatermodinmica; SegundaLeidatermodinmica;

ConceitosbsicosdeSistemaeVolumedeControle Sistema:Emumsistemaaquantidademassafixaeidentificvel.Asfronteirasdeumsistema separamnodoambiente,podendoserfixasoumveis,assim,nohtransfernciademassa atravs das fronteiras do sistema. Entretanto, trabalho (W) e calor (Q) podem cruzar as fronteirasdosistema. Exemplo:

Entretanto, na soluo de problemas de mecnica dos fluidos nem sempre possvel identificar uma quantidade fixa de matria a fim de quantificar suas propriedades fsicas ao longo do tempo. Nestes casos podese adotar uma abordagem de soluo alternativa, empregandooconceitodevolumedecontrole. VolumedeControle:umaregiodefinidadoespaoatravsdaqualhfluxodeescoamento deumdadofluido.AsfronteirasdoVolumedeControle(VC)soarbitrriasepodemserreais ouimaginrias. Exemplo:Escoamentoemumcondutoforado.

Importante: diferente de um sistema pode haver transferncia de massa atravs das fronteiras. Para escrever as Leis Bsicas num formato adequado utilizao no formato de VC, aplicaremosoTeoremadeTransportedeReynolds. 1

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE ConservaodeMassa Para um sistema, a equao de conservao de massa conseqncia direta da prpria definiodeSistema,ouseja,dentrodasfronteirasdosistemaaquantidadedematriafixa emtodoinstantedetempo.Matematicamente:

SegundaLeideNewton Para um sistema movimentandose em relao ao um referencial inicial, a soma de todas as forasexternasatuandosobreumsistemaigualataxadevariaonotempodaQuantidade deMovimento. Nasuaformamaissimplesa2LeideNewtonpodeserescritacomo:

Aquantidadedemovimento(P)podeserdefinidacomo:

PrimeiraLeidaTermodinmica Asomadataxadetrabalho(w)realizadasobreumsistemaeataxadecalor(Q)transferidaao sistema igual a taxa de variao da Energia Total do Sistema (E) em relao ao tempo. Matematicamente: onde,

so diferenciais inexatas (dependem do caminho) do calor e do trabalho, respectivamenteemrelaoaotempo. 2

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE Comoconvenodesinaiscostumaseadotar: Q>0 W>0 caloradicionadoaosistemapelomeio; trabalhoexecutadopelomeiosobreosistema;

Aenergiatotaldosistema(E)aindapodeserescritacomo:

,onde,

(e=energiaespecficatotaldosistemam2/s2noSI. Aenergiaespecficatotalaenergiatotaldosistemaporunidadedemassa. Paraaequaoacima,cadaparceladoladodireitodaequaorepresentaumtipodiferente deenergiaespecfica,asaber: u=energiainternaespecfica; v2/2=energiacinticaespecfica; gz=energiapotencialespecfica. ObservaessobreasLeisBsicas NotequeasLeisBsicasdaMecnicadosFluidosrepresentamanlisesdevariandonotempo degrandezasfsicasdeinteresse,queso:massa(m);QuantidadedeMovimento(P)eEnergia Total(E). Note ainda que estas trs grandezas fsicas podem ser escritas de maneira semelhante em termosintegrais.

Asgrandezas,m,PeEsochamadasdePropriedadesExtensivasFundamentaisdoSistema.E podemos, a cada uma delas, associar suas respectivas Propriedades Intensivas (ou propriedadesporunidadedemassa)queso:

EstastrsLeisBsicasvistastambmsoconhecidas,respectivamente,como: 3

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE EquaodaContinuidade; EquaodaQuantidadedeMovimento; EquaodaConservaodaEnergia.

FisicamenteaequaodaContinuidadeapenasrepresentaaprpriadefiniodesistema,ou seja,nodeveocorrervariaodemassaemumsistemaaolongodotempo(quantidadefixa dematria). A Segunda Lei Bsica representa a transferncia de quantidade de movimento a um sistema comoconseqnciadaaplicaodeesforosexternosaele. ATerceiraLeiBsica,comodizoprprionome,fazmenoaConservaodeEnergiadeum Sistema,ouseja,paraquehajavariaodaEnergiaTotaldeumSistemaaolongodotempo, devehavertransfernciadessaenergiaatravsdasfronteirasdosistemanaformadetrabalho oucalor. TIPOSDEREGIMEDEESCOAMENTO RegimePermanente:EquaodaContinuidade Neste regime as propriedades do fluido no variam com o tempo, num mesmo ponto. Podendovariadepontoparaponto. Atravsdafiguraaseguirpodemosidentificaressetipoderegime:

A quantidade de gua que entra (e) idntica que sai (s), desta forma as propriedades do fluido, como velocidade, massa especfica, presso etc., em cada ponto, so as mesmas em qualquerinstante.Masdeumpontoparaoutropontovariamapresso,pelaLeideStevin,e variamavelocidade. NestasituaosovlidasasleisdaConservaodeMassaouEquaodaContinuidade: Qm(e)=Qm(s) oue.Qe=S.Qs oue.ve.Ae=S.vs.As,onde, Qm vazoemmassa;Qe,s vazonaentradaounasada;ve,s velocidadenaentrada ounasadaeAe,s reanaentradaounasada.NoSIQmdadaemkg/s. 4

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE RegimeVariado Nesteregimeaspropriedadesdofluidovariamcomotempo,nummesmoponto. Para exemplificar este tipo de regime, observando a figura anterior, se no houver fornecimento de gua (e) as propriedades do fluido variaro continuamente em cada ponto com o tempo e, assim, as leis da Conservao de Massa no so vlidas, tendo que ser utilizadasequaesconsiderandoavariaodemassaaolongodotempo. MtodosdeMediodeVazo Observando a figura abaixo, notase que a vazo em massa obtida atravs da medio do volume(V)deacordocomotempo(t)necessrioparaenchimentodessevolume.

Assim,aequaoparaesteclculoser:Q=V/t,sendoquenoSIsuaunidadeser(m/s) Outraformadeclculodestamesmavazosesoubermosotemponecessrioparapercorrer um determinado espao, teremos a velocidade (v) e sabendose a rea da seo que sai o lquido em anlise, conseguiremos determinar a vazo pela equao: Q = v.A, tambm em m/s.Assim,avazodeterminadaatravsdavazomdia,queemumatubulaorespeitao seguintediagramadevelocidade.

Portanto,comoQ=v.A,avelocidadeser:v=Q/A(emm/s,noSI). Ainda h outras formas de medio de vazo atravs de aparelhos de medio, tais como, calha Parshall, medidores ultrasnicos, rotmetros etc, os quais utilizam sempre estes princpiosparaconseguiremseusresultados. TIPOSDEESCOAMENTO A definio dos tipos de escoamento foi baseada na experincia de Reynolds (1883). Esta experinciaconstituideumreservatriocontendogua,comumtubotransparente,ligadoa este reservatrio, possuindo uma vlvula de regulagem de velocidade no final deste tubo. Dentrodoreservatriodeguafoicolocadooutropequenoreservatriocontendocoranteno eixodotubotransparente,conformefiguraabaixo.

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE

Destaexperinciaconcluiseque: 1.Aoabrirpoucoavlvula(I),formaseumfileteretoecontinuodefluidocoloridonoeixodo tubo; 2. Ao abrir um pouco mais a vlvula (II), o filete comea a apresentar ondulaes mais acentuadas. 3. Quando abrase mais ainda a vlvula as ondulaes formadas tornamse to intensas ao pontodedesaparecerem(III)depoisdecertadistnciadopontodeinjeo. Ainda em relao ao experimento em conduto forado, a variao ao longo do tempo num pontoApodeserrepresentadapelosgrficosabaixo,paracadatipodeescoamento.

O adimensional que define quantitativamente o tipo de escoamento em tubulaes o nmerodeReynolds(Re),definidopor:

E,sabendoque=/,oNmerodeReynoldspodeserexpresso:Re=vD/ Para escoamentos em tubos, na maior parte das aplicaes de Engenharia, so aceitos os seguinteslimites: Re<2100 6 EscoamentoLaminar;

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE 2100<Re<4000 Re>4000 EscoamentodeTransio; EscoamentoTurbulento

CARGAOUENERGUATOTAL(H)EMUMPONTO Acargatotalemumpontoasomatriadetrsenergias: Energia Potencial (z): tambm chamada de Cota Geomtrica (CG) a energia relativa a sua posio (altura) em relao a um Plano Horizontal de Referncia (PHR), dada em metros; EnergiadePresso(P/):oupressoemcarga,aenergiareferenteapressoexistente dentrodatubulaonopontoemanlise,dadaemmetros; Energia Cintica (EC): a energia proporcional a velocidade e pode ser calculada pela equaov2/2g.

Destaforma,somandoestastrsenergias,calculamosaEnergiaTotalemumponto:

Estasomatriadeenergias,analisadaentredoispontos,nosforneceaLinhadeEnergia(LE). Aindaemrelaoanlisedasenergias,outrasomaimportanteaP/+z,estachamadade Cota Piezomtrica (CP=CG+P/) e que, na anlise entre dois pontos, nos fornece a Linha Piezomtrica(LP). PERDADECARGA(H) O sentido fsico da perda de carga representa a conveno da energia mecnica do escoamentoemenergiatrmica,porefeitosdoatrito. A existncia de H pode ser enxergada analisando as Cargas Totais entre dois pontos quaisquer em um conduto forado, assim, verificamos o fenmeno de gerao de calor que ocorreaolongodocondutoe,dessaforma,conseguesechegarnaEquaodeBernoulli.

PerdadeCarga(m) EC=EnergiaCintica(m) EnergiadePresso(m) EP=EnergiaPotencialouCota Geomtrica(CG)(m)

Assim,equacionandoasenergiasentredoispontosteremos, +H 7

EquaodeBernoulli

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE Ainda analisando a figura anterior, verificamos que tanto a EC quanto a CG tero o mesmo valor, dessa forma, elas podem ser anuladas, por terem o mesmo valor e sinais contrrios, assim,

E,portanto,simplificadamente,teremos,

Portanto, podese dizer que a perda de carga pode ser exatamente a diferena de presso entredoispontos. Ainda h uma forma de calcular a perda de carga, atravs de uma equao, chamada de FrmulaUniversal.Assim,paradescrevermatematicamenteaperdadecargapodemosaplicar oTeorema.Noescoamentofsicodeescoamentodeumfluido,comvelocidademdiaU, viscosidade dinmica e massa especfica por um duto circular de dimetro D, comprimento L e coeficiente de rugosidade , a queda de presso (P) ao longo do comprimento,podeserequacionada: P=f(,U,D,,L,).Aplicandooteorema: Se a base for: , U, D, os adimensionais caractersticos do escoamento em conduto forado sero:

Portanto,existeumafunotalque:

Equao(1) Entredoispontosdeumtubohorizontaldeseoconstantecomescoamentopermanente:

E,portanto,

Equao(2) Substituindo(2)em(1): 8

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE

Equao(3) AexperinciamostraqueaperdadecargaHproporcionalL/D.Assim:

Equao(4) Chamando Equao(5) FrmulaUniversal(FU)daPerdadeCarga ,obtmse,

Parasimplificaraanliseaperdadecargadivididaemdoistipos,PerdasDistribudas(HL), devidasaoatritoaolongodotrechoaseranalisado,nosistema,easPerdasLocalizadas(Hk), devido aos atritos atravs de singularidades (vlvulas, ts, cotovelos, variaes de dimetro etc).Paraestaperdalocalizadahumaequaoespecficaqueserabordadamaisadianteno curso. Observando a FU verificase que pode ser determinado, sabendose as caractersticas hidrulicas, as grandezas: dimetro (D), acelerao da gravidade (g), comprimento (L) e sabendose a vazo, determinase a velocidade (v). Entretanto, para determinao do coeficientedeatritofnecessriosaberotipodeescoamento,quefunodoNmerode Reynolds(Re),queparaescoamentooLaminarelepodesercalculadopelaequao:f=Re/64; MasparaoescoamentoTurbulentoaequaoparaclculodocoeficientefvariadaseguinte maneira Otipodeescoamentoinfluenciadiretamentenoclculodaperdadecarga.Porexemplo,no escoamentoLaminarpossvelcalcularanaliticamenteaperdadecarga(f=64/Re),enquanto quenoescoamentoTurbulento,devidosflutuaesaleatriasdevelocidades,nosetorna maispossvelestaanlise,devendoserecorreradadosexperimentaiseanlisedimensional. Fisicamente num escoamento turbulento podem ocorrer, junto a fronteira slida, duas condies:

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE

I) No escoamento em que a rugosidade do contorno slido (caracterizado pela grandeza : rugosidade absoluta) so totalmente cobertos pela subcamada laminar,temseEscoamentoturbulentoHidraulicamenteLiso. Paraacondioemqueasrugosidadesdocontornoslidoafloramasubcamada laminar, alcanando o ncleo turbulento, temse o Escoamento Turbulento HidraulicamenteRugoso;

II)

Existeaindaumacondiointermediriadetransioentreosdoisescoamentos,denominado EscoamentoTurbulentoHidraulicamenteMistooudeTransio. Na engenharia o escoamento turbulento representa quase que todas as aplicaes reais, porm seu equacionamento bem mais complexo do que o Escoamento Laminar. Para este tipo de escoamento as relaes entre o campo de tenses e o de velocidades so dados atravs de resultados experimentais. Estes resultados foram realizados pela Experincia de Nikuradse. Em1933opesquisadorJ.Nikuradserealizouumasriedeexperimentosparadeterminaodo fatordeatritoparaescoamentosemcondutoscirculares. Os experimentos foram realizados em condutos circulares com parede lisa, revestidos com grosdeareiadegranulometriacontrolada,afimdeestabelecerarelao/D.Assim,para diversas condies de escoamento (cada qual definindo diferentes Re) e para diversas condiesderugosidaderelativa(/D),oautordefiniuexperimentalmenteovalordofatorde atritoatravsdaFUovalordeH(pormeiodetomadasdepressesinstaladasnatubulao). Os resultados destes ensaios, quando plotados em um grfico bilogartmico de f x Re so conhecidoscomoHarpadeNikuradse,queapresentadanafiguraaseguir. A anlise desta Harpa permite estabelecer importantes concluses a respeito dos diferentes tiposdeescoamentoemtubos:

10

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE

Assim,podesedizerdasregiesque: REGIO I: Re < 2100: Escoamento Laminar: o fator de atrito depende exclusivamente das forasviscosas(representadasporRe),ouseja,independedarugosidaderelativa/D.Epor isso,quefpodesercalculadosimplesmentepor:f=64/Re; REGIOII:2100<Re<4000Escoamentodetransio:defineumaregiocrtica,naqualo valordefnoficabemcaracterizado. REGIO III: Re > 4000 Escoamento Turbulento Hidraulicamente Liso: primeiro tipo de escoamentoturbulento,paraoqualdevidoaosefeitosdasubcamadalaminar,ofatordeatrito dependeapenasdosefeitosviscosos(Re),ouseja,arugosidaderelativa(/D)noinfluenciam naperdadecarga. REGIOIV:Re>4000EscoamentoTurbulentoHidraulicamenteMisto:regiodoescoamento turbulentonoqualofatordeatritodependetantodeRequantodarelao(/D). REGIOV:Re>4000EscoamentoTurbulentoHidraulicamenteRugoso:regioparaoqualos efeitos viscosos so irrelevantes, ou seja, o fator de atrito depende apenas da rugosidade relativa(/D). Portanto, o clculo do fato de atrito para escoamentos turbulentos pode ser resumido da seguinteforma:

11

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE

Estes equacionamentos para determinao de f em funo da relao entre os adimensionaisRee/Dforamaperfeioadosparacondutoscomerciaisemaisrecentemente Swamee apresentou uma equao geral que se ajusta bem aos dados experimentais para todosostiposdeescoamentoemcondutosforados.EstaequaodeSwameedadapor:

PERDADECARGALOCALIZADA Nosomenteaextensodatubulao,odimetro,avelocidadedecirculaoearugosidade, causam perdas no escoamento de fluidos; qualquer acessrio que perturbe a velocidade de circulaodele;taiscomo,oaumentooudiminuiodeturbulncia,amudanadedireoa variaodevelocidadepropiciamtambmumaperdadecarga. Este tipo de perda de carga, que ocorre em um comprimento desprezvel em relao ao comprimentodatubulaodenominadodeperdadecargalocalizada,ousingular.Afigura 6.2mostraaperdadecargaqueocorreemumavlvulagaveta.

Entreassees(1)e(2),comooLdesprezvel,podemosafirmarquesocorrehS,portanto aplicandoaequaodaenergia,temos: H

12

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE A figura a seguir representa uma reduo de seo, onde tambm ocorre a perda de carga singular.

NovamentesabendoqueoLdesprezveleaplicandoaequaodaenergia,temos: H Para o clculo da Perda de Carga Localizada (HS), foram feitos inmeros ensaios em laboratrioesabendoseotipodematerialdatubulao,odimetrodatubulaoeotipode singularidadeseuclculoficasimplificadosubstituindofL/DporumaconstanteKS,quevaiser correlacionada com estas caractersticas da singularidade e multiplicandose pelo termo cintico(v/2g). HS onde: KS coeficientedeperdadecargasingular; v velocidademdiadoescoamento; g aceleraodagravidade(9,8m/s2) COMPRIMENTOEQUIVALENTE(Leq) um comprimento fictcio, que substitui uma dada singularidade propiciando uma perda de carga distribuda, precisamente igual perda de carga singular, originada pela singularidade substituda,exemplificadonafiguraaseguir.

ConsiderandoqueaequaodeHdistribudasimilaradalocalizada,podemosescrever,

Logo,

13

UNIVERSIDADEANHEMBIMORUMBIENGENHARIACIVILFENMENOSDETRANSPORTE RUGOSIDADEDETUBOSCOMERCIAIS A rugosidade para tubos comerciais no to uniforme e bem definida quanto aquela dos ensaios de Nikuradse. Entretanto, possvel arbitrar valores para a rugosidade absoluta () paratuboscomerciaistpicos,deformaapermitiroclculodofatordeatrito.Atabelaabaixo apresentaalgunsdessesvalores.

Paratuboslisos,<0,01mm. EQUAODAENERGIA FORARESULTANTE,AAOEREAAO,

14

Vous aimerez peut-être aussi