Vous êtes sur la page 1sur 8

Geografia >

7200

> LITOSFERA E HIDROSFERA


Exerccios de Aula 01. (VUNESP 02) Analise os perfis 1, 2 e 3. Observe o mapa.

a) Relacione cada perfil aos traados identificados, no mapa, com as letras a, b e c. b) Considerando a altitude, destaque a principal diferena entre eles.

Resposta: a) A relao correta do perfil traado : 1-c, 2-b e 3-a. b) Os perfis apresentam uma direo geral NoroesteSudeste. O perfil 1 predominantemente planltico com a maior parte de suas superfcies situadas entre 500 m e 1000 m de altitude. O perfil 2 tambm dominantemente planltico, mas com larga extenso superficial abaixo de 500 m. O perfil 3 apresenta os maiores desnveis altimtricos com superfcies planlticas, variando de mdias em torno de 500

m a 3 000 m no extremo Noroeste e tambm com extensas superfcies abaixo de 500 m.

02. (FUVEST 01) Analise as caractersticas das bacias hidrogrficas dos rios So Francisco e Amazonas, relacionando-as ao a) processo de povoamento. b) desenvolvimento de atividades econmicas do setor primrio.

Resposta: a) Os rios da bacia do So Francisco, com destaque para o prprio rio So Francisco, que j foi chamado de "rio da unidade nacional", foram importantes no processo de povoamento das Minas Gerais e na integrao do Sudeste com o Nordeste brasileiro. Os rios da bacia Amaznica, por sua vez, foram fundamentais no processo de ocupao e valorizao da Amaznia, constituindo, na maior parte da regio, os principais meios de comunicao e de atividades como a pesca, importante fonte de alimentos para as populaes ribeirinhas em toda a rea. b) Nos rios da bacia do So Francisco, mais uma vez destacando o rio So Francisco, podem-se relacionar atividades econmicas como o transporte de gado, produtos agrcolas, o fornecimento de gua para irrigao de atividades agrcolas e produo de energia hidreltrica, com as barragens ao longo dos seus cursos. Nos rios da bacia Amaznica, as principais atividades econmicas esto relacionadas pesca e ao transporte de produtos extrativistas e agropecurios.

Exerccios-Tarefa 01. (FUVEST 05)

a) Identifique o relevo submarino, apontado pela flecha negra, na ilustrao. b) Explique sua formao, considerando a dinmica da crosta terrestre.

Resposta:

a) A unidade do relevo marinho destacada pela flecha negra a cordilheira MesoOcenica ou Dorsal Atlntica. b) A origem dessa cordilheira est relacionada dinmica da tectnica de placas. O afastamento entre as placas Sul-Americana e Africana, em conseqncia das correntes de conveco do magma existente no manto, determina a formao de um extenso dobramento moderno que se estende de norte a sul ao longo do Oceano Atlntico.

02. (UNICAMP 03) Um processo erosivo pode ser causado pela gua das chuvas que escoa sobre uma superfcie. Nas regies tropicais, onde os totais pluviomtricos so mais elevados que em outras regies do planeta, o processo erosivo, associado ao desmatamento para a produo agrcola, tende a ser mais intenso, colocando em risco tal produo e as infra-estruturas do territrio, como por exemplo, as rodovias. (Adaptado de Antonio Jos Teixeira Guerra. O incio do processo erosivo in: A. J. T. Guerra et alii (orgs.), Eroso e conservao dos solos. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1999, p. 17-18.) a) O que um processo erosivo? b) Por que o escoamento superficial pluvial ocorre nas encostas? c) Que relao pode ser estabelecida entre o comprimento da encosta e a sua declividade na gerao de um processo erosivo?

Resposta: a) o processo de remoo da camada mais superficial do solo. b) Qualquer escoamento superficial pluvial se d em funo da capacidade de reteno-infiltrao da gua no solo, e sua intensidade est relacionada a vrios fatores, tais como a densidade vegetal, a composio das fraes do solo (areia, argila e silte) e inclusive a declividade do terreno. c) Quanto maior a declividade e o comprimento da encosta, mais intenso ser o processo erosivo.

03. (FUVEST 01)

O mapa apresenta a localizao de vrios sismos de grande magnitude. Analise-o e responda: a) Por que ocorrem sismos e quais suas conseqncias? b) Justifique a ausncia de sismos de grande magnitude no Brasil.

Resposta: a) Ocorrem devido ao movimento das placas tectnicas. Entre as conseqncias, podemos ter, dependendo da intensidade, a ocorrncia de terremotos e maremotos com maior ou menor poder de destruio, atividade vulcnica, derrame de lavas e transformaes geomorfolgicas de diversas escalas, desde fraturas do terreno at dobramentos tectnicos com a formao de montanhas. b) Os sismos de grande magnitude ocorrem em reas de contato de placas tectnicas. O Brasil, por estar distante dessas zonas instveis, est menos sujeito a tais sismos.

04. (VUNESP 02) Na atualidade, a Venezuela possui 24 milhes de habitantes, PIB de 90 bilhes de dlares e renda per capita de 3808 dlares. uma das potncias petrolferas mundiais, mas 80% da populao so pobres e 33% encontram-se abaixo da linha de pobreza. a) Cite trs fatores que explicam a pobreza da maioria da populao deste pas. b) Qual o maior importador do petrleo venezuelano? Qual a regio do globo cujas reservas petrolferas superam as da Venezuela?

Resposta:

a) Entre os fatores temos: concentrao de renda, concentrao de terras, deficiente infra-estrutura econmica e social (precariedade em servios pblicos, em transportes, no nvel de emprego e nas estruturas educacional e da sade), entre outros. b) Os EUA so os maiores importadores, e a regio que supera as reservas venezuelanas a do golfo Prsico (no Oriente Mdio).

05. (VUNESP 05) O mercado de gs natural tem ganho cada vez mais importncia no cenrio mundial, impulsionado pelas fortes oscilaes no preo do petrleo, pelo aumento das preocupaes ambientais e pela necessidade de maior competitividade das empresas. Observe o mapa, que indica reservas e dutos de gs natural na Amrica do Sul.

a) Identifique, em ordem decrescente, os pases da Amrica do Sul que contm as maiores reservas estimadas.

b) Por que o Brasil passou, recentemente, de mercado potencialmente comprador para, praticamente, auto-suficiente?

Resposta: a) Os pases da Amrica do Sul com as maiores reservas estimadas de gs natural so Venezuela, Bolvia, Argentina, Brasil e Peru. b) O Brasil tem grande possibilidade tornar-se auto-suficiente em gs natural graas recente descoberta, divulgada pela Petrobrs, de importantes jazidas na plataforma continental da Baixada Santista (SP). Atualmente o pas ainda grande importador da Bolvia, fato evidenciado no mapa pelo GasBol, gasoduto que interliga Santa Cruz de la Sierra a Porto Alegre (RS).

06. (UFSCAR 05) O Aqfero Guarani o maior manancial de gua doce transfronteirio do mundo. a) Em quais pases o Aqfero Guarani se localiza e em qual deles possui maior rea? b) Indique o nome da unidade geolgica onde se encontra esse aqfero e duas caractersticas de sua formao.

Resposta: a) A principal reserva subterrnea de gua doce do mundo possui cerca de 1,2 milhes de km2, distribudos em trechos do Uruguai, Paraguai e Argentina. A maior rea do Aqfero Guarani encontra-se no Brasil, estendendo-se por diversos estados, principalmente os do Centro-Sul. b) Localiza-se na Bacia Sedimentar do Paran e constitudo por sedimentos arenosos na base e arenitos no topo, que absorvem a gua circulante na superfcie; uma vez no subsolo, o recurso hdrico armazenado em camadas mais profundas, em meio a rochas impermeveis.

07. (UNICAMP 05) A figura abaixo representa a distribuio das correntes ocenicas na Terra.

Adaptado de Paulo Roberto Moraes, Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Harbra, 2003, p. 97. a) Por que existem correntes frias e correntes quentes nos oceanos? b) Explique a associao existente entre as correntes martimas frias e o aparecimento de desertos em algumas costas continentais, como nos casos dos desertos do Atacama e do Calaari. c) O fenmeno da ressurgncia est associado existncia das correntes martimas. Explique por que as reas de ressurgncia so as mais piscosas dos oceanos.

Resposta: a) Correntes martimas so pores de gua que se deslocam pelos oceanos, apresentando temperatura, salinidade, velocidade e direo prprias. As diferenas de temperatura so provocadas pela rea onde so formadas. As correntes martimas quentes formam-se em reas equatoriais, ou seja, de baixas latitudes; as frias surgem em reas polares, de elevadas latitudes. b) As correntes martimas frias reduzem a umidade relativa do ar em reas litorneas porque esfriam a atmosfera ao longo de seu curso e provocam precipitaes no mar, impedindo que ventos midos do oceano atinjam o continente. c) reas de ressurgncia se formam em locais de encontro de correntes martimas quentes e frias. Nesses locais, as guas profundas sobem superfcie, trazendo sedimentos ricos em nutrientes. A iluminao solar aumenta a atividade biolgica, concentrando plncton (microorganismos animais e vegetais) e, conseqentemente, atraindo grande quantidade de peixes.

Vous aimerez peut-être aussi