Vous êtes sur la page 1sur 46

MANUAL

Cuidados Bsicos com Crianas

FORMADOR
ngela Poas

MANUAL

NDICE
1. 2. 4. 5. 6. 7. 8. INTRODUO ............................................................................................................................... 3 OBJECTIVOS ................................................................................................................................ 4 CONCLUSO .............................................................................................................................. 41 ANEXOS ....................................................................................................................................... 43 GLOSSRIO ................................................................................................................................ 44 EXERCCIOS ............................................................................................................................... 45 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ......................................................................................... 46

Pgina 2 de 46

MANUAL

1. INTRODUO

A Pedagogia a cincia da educao das crianas e arte e a tcnica de ensinar. As actividades pedaggicas so as actividades (as aces) utilizadas para ensinar algo s crianas. Este mdulo tem ento por objectivo, que os formandos sejam capazes de conceber actividades para as crianas, sejam capazes de colocar em prtica essas actividades e sejam capazes de acompanhar essas actividades, fazendo uma avaliao do que foi realizado. A planificao dessas actividades dever estar sempre relacionada com o quotidiano das crianas.

Vamo-nos centrar nos seguintes aspectos: Como observar as crianas para as conhecer; Como nos devemos relacionar e comunicar com as crianas; Como nos devemos relacionar e comunicar com adultos; Como trabalhar em equipa; Que atitudes e comportamentos devemos ter ao fazer esse trabalho: Responsabilidade, Iniciativas pessoais, Capacidade de autocrtica,

Capacidade de reformular as suas aces

Pgina 3 de 46

MANUAL

2. OBJECTIVOS

No final do mdulo, o formando dever ser capaz de planificar, desenvolver e acompanhar actividades pedaggicas relacionando-as com o quotidiano das crianas.

Pgina 4 de 46

MANUAL

3. CONTEDOS/TEMATICAS

UNIDADE ESTUDO (U.E)

ACTIVIDADES PEDAGGICAS NO QUOTIDIANO DA CRIANA

1. Observao e conhecimento individualizado das crianas: tcnicas e procedimento Objectivos Especficos: No final do mdulo, o formando dever ser capaz de reconhecer correctamente uma ficha de observao e uma tabela de comportamentos, estando perante exemplos fornecidos. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de construir um instrumento de observao, que deve conter pelo menos 3 dos seguintes campos: nome da criana, idade, data, descrio da actividade, situao observada.

Contedos: Para planificar uma actividade com crianas, interessa antes de tudo, observar as crianas, ter conhecimento do seu desenvolvimento, das suas caractersticas, de modo a que as actividades sejam adequadas sua faixa etria e ao seu desenvolvimento. importante observar para conhecer as crianas, as suas capacidades, interesses e dificuldades. S assim possvel passar para a planificao das actividades, estimulando o desenvolvimento e promovendo aprendizagens significativas. A observao da criana pode ser efectuada de duas formas: Observao naturalista, onde o educador observa a criana sem que esta se aperceba; Observao sistemtica, que uma observao detalhada e com recurso a instrumentos de registo.

Exemplos de instrumentos de observao:

Pgina 5 de 46

MANUAL

1. Grelha de Observao Este tipo de registo deve ser utilizado quando no queremos analisar nada em particular e s pretendemos ter uma ideia geral do comportamento da criana. Anota-se tudo o que se pensa que importante.

Ficha de observao Nome: ________________ Idade: _____ Actividade 1:__________________________________________________ ____________________________________________________________ Actividade 2: ________________________________________________________
Pgina 6 de 46

MANUAL

2. Tabela de comportamentos Este tipo de registo deve ser utilizado quando sabemos exactamente o que queremos observar. Ajuda-nos a ter uma ideia do comportamento e evoluo de cada uma das crianas. Tabela de comportamentos 1 Faz actividades Hlder Arruma brinquedos amigo Obedece educadora

Carolina

Paulo

Ldia

Atravs desta tabela de comportamentos conseguimos ver, por exemplo, que o Helder arruma brinquedos, amigo e obedece educadora. A Ldia faz actividades e amiga. Relativamente ao item arruma brinquedos conseguimos ver que o Helder e o Paulo arrumam brinquedos, mas a Carolina e a Ldia no o fazem. Partindo desta observao de comportamentos, poder ser importante planificar determinadas actividades inseridas nas rotinas dirias, que promovam a noo de que necessrio arrumar os brinquedos aps a sua utilizao.

Pgina 7 de 46

MANUAL

Tabela de comportamentos 2 Conhece as letras Conhece os nmeros Desenha bem casas Desenha bem pessoas

Joo Liliana Maria

Exerccios: Exerccio fichas de observao e tabelas de comportamento (identificao) Exerccio: visualizao de um vdeo (observao de crianas); registo da observao; registo da observao em grelhas de observao e tabelas de comportamento. (vdeo crianas brincando observao) Exerccio elaborar um instrumento de observao (vdeo child observation)

Referncias Bibliogrficas: Estrela, Albano (1994). Teoria e prtica de observao de classes uma estratgia de formao de professores. 4 edio. Porto Editora

2. Relao e comunicao com as crianas Objectivos Especficos: No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar correctamente os elementos do processo de comunicao. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar vantagens da educao das crianas para a assertividade. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de diferenciar correctamente os 4 estilos educativos parentais, a partir dos exemplos fornecidos.

Pgina 8 de 46

MANUAL

Contedos: O que comunicar? Comunicar por em comum ideias, pensamentos e sentimentos.

Podemos comunicar atravs de: - De signos verbais (linguagem) - De gestos - De expresses faciais - De posturas corporais - Do nosso vesturio - De silncios

Elementos da comunicao: Emissor Receptor Canal Mensagem (cdigo) Canal

Emissor O que emite ou transmite a mensagem; o ponto de partida de qualquer mensagem. O emissor deve ser capaz de perceber quando e como pode entrar em comunicao com o outro; deve ser capaz de transmitir uma mensagem que inteligvel para o receptor.

Receptor aquele a quem se dirige a mensagem. Deve estar sintonizado com o emissor para entender a mensagem. Ele ser tanto mais receptivo quanto maior for a sua abertura ao outro. No s importante que ele compreenda a mensagem mas tambm que a capte e aceite.

Pgina 9 de 46

MANUAL

Mensagem o contedo da comunicao. o conjunto de sinais com significado. A seleco e o arranjo desses sinais segundo determinadas regras chama-se codificao. O emissor codifica a mensagem e o receptor interpreta a mensagem, d-lhe significado, descodificando-a.

Canal todo o suporte que serve de veculo a uma mensagem. O canal mais vulgar o ar. Existem outros canais, tais como: a carta, o livro, o telefone, a rdio, a TV, o email.

Para que o emissor verifique se a sua mensagem foi correctamente recebida dever obter informao de retorno (feedback). Deste modo poder decidir se tem que emitir novamente a mensagem ou se pode continuar a sua emisso.

A linguagem pode ser verbal e no verbal.

Pgina 10 de 46

MANUAL

A linguagem verbal a que utiliza signos: pode ser escrita ou falada. A linguagem no verbal aquela que se processa atravs de gestos, posturas, mmica, expresses faciais, tipo de objectos e vesturio que usamos, como vivemos o nosso tempo e ocupamos o nosso espao, os silncios, etc.

A linguagem no verbal importante para o processo de comunicao. Atravs da linguagem no verbal transmitimos as nossas emoes e os nossos sentimentos e confirmamos ou no as mensagens verbais. Muitas vezes, esta comunicao no intencional, mas nem por isso deixa de ser mais expressiva. O modo como pronunciamos as frases to significativo, ou ainda mais, do que o seu contedo verbalizado.

Aspectos fundamentais para uma boa comunicao oral, na relao face a face. Falar de forma clara. No falar muito alto nem muito baixo. Tratar a pessoa pelo nome (se for conhecido). Acompanhar as palavras com gestos abertos. Olhar o interlocutor. Apresentar um ar simptico e atencioso.

Barreiras comunicao So tudo aquilo que impede ou distorce a comunicao, impedindo a recepo ou transmisso correcta e fiel da mensagem.

Exemplos de barreiras comunicao: Os rudos. Os valores e as crenas de cada indivduo. Os medos inerentes s pessoas e aos assuntos. A linguagem demasiado tcnica ou imperceptvel. Etc

As barreiras comunicao podem agrupar-se em dois grandes grupos: Internas (inerentes ao sujeito). Externas (inerentes ao meio exterior).

Pgina 11 de 46

MANUAL

Comunicar com crianas No caso da comunicao com crianas, o adulto emissor tem de ter em ateno a idade da criana e o seu desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo vai acontecendo com o aumento da idade logo a comunicao vai sendo cada vez mais eficaz. Estas so as principais caractersticas da comunicao quando estamos perante crianas.

No entanto, h ainda outros aspectos a considerar quando se trata da comunicao e relao com crianas.

Os pais ou os educadores devem ter presente que dar feedback criana, tanto crticas como elogios mais do que til, essencial. difcil para as crianas ficarem motivadas, e impossvel para elas manterem-se motivadas, quando no tm certeza se esto ou no no caminho certo. Sem dvida que transmitir informao bem estruturada e frequente feedback uma das coisas mais importantes na rdua tarefa educacional dos pais ou educadores.

Mas, como todos os pais sabem, s vezes o feedback que se d parece ser tudo menos motivador e orientador. Mesmo com as melhores intenes, as palavras de encorajamento ou desaprovao podem facilmente sair pela culatra ou parecem cair em saco roto, e muitos de ns temos dificuldade em entender o porqu. Felizmente, estudos cientficos sobre motivao lanaram luz sobre a razo porque alguns tipos de feedback funcionam e outros no.

Comunicar de forma assertiva com as crianas

Comunicar de forma assertiva saber exprimir pensamentos, sentimentos e

Pgina 12 de 46

MANUAL

convices; comunicar de forma directa no violando os direitos dos outros.

Regra 1

Quando as coisas no correm bem, devemos ser realistas. No fcil dizer criana que ela errou (ou que agiu de forma inadequada), sabendo que pode causar ansiedade, decepo ou constrangimento. Mas no devemos cometer o erro de proteger os sentimentos da criana custa de no dizer-lhe o que ela realmente precisa ouvir. Sem feedback honesto a criana no pode descobrir o que fazer de forma diferente (adequadamente) da prxima vez.

Alm disso, no devemos retirar o sentido de responsabilidade criana pelo que correu mal (assumindo que ela na verdade no o principal responsvel), s porque no queremos ser duros com ela. Transmitir-lhe uma verdade distorcida, proteg-la de experimentar a frustrao e de gerir o seu prprio erro ou fracasso, dizendo que ela tentou o seu melhor quando est claro que ela no fez, pode deix-la sentir-se impotente para melhorar, e inibir a experincia de arranjar uma forma de saber fazer melhor da prxima vez.

Regra 2

Quando as coisas correm mal, instala-se a dvida, devemos combater isso. A criana precisa de acreditar que o sucesso est ao seu alcance, no importando os erros que cometeu no passado. Para implementar esta estratgia, devemos aplicar o seguinte:

Ser especfico. Observar o que precisa ser melhorado e o que que exactamente pode ser feito para melhorar?

Pgina 13 de 46

MANUAL

Enfatizar as aces que ela tem capacidade para mudar. Falar sobre os aspectos do desempenho que dependem dela, como o tempo e o esforo que ela colocou em prtica, ou o mtodo de estudo que ela usou. Evitar elogiar o esforo quando isso no trouxer nenhum benefcio. Muitos pais tentam consolar as crianas, dizendo coisas como Bem querida, voc no fez muito bem, mas trabalhou duro e realmente tentou o seu melhor. Esta afirmao at pode parecer reconfortante, mas no o , a menos que seja uma situao sem sada, desde o incio.

Estudos mostram que ser elogiado por esforo depois de uma falha no s faz as crianas sentirem-se estpidas, como tambm lhes transmite a noo que elas no podem melhorar. Nestes casos, realmente melhor restringirmo-nos a comentrios puramente informativos. Se o esforo no o problema, deveremos ajudar a criana a descobrir o que , e o que pode ser feito no sentido de lhe transmitir confiana e melhorar o processo que levou ao insucesso, falha erro ou comportamento inadequado.

Regra 3

Quando as coisas vo bem, devemos evitar elogiar a habilidade. Todos ns gostamos de ouvir o quo inteligente e talentoso que somos, e to naturalmente assumimos que a nossa criana quer ouvir tambm. claro que elas gostam. Mas no o que elas precisam de ouvir para se manterem motivadas.

Estudos mostram que quando as crianas so elogiadas por terem uma elevada capacidade, isso deixa-as mais vulnerveis insegurana quando so confrontadas com um desafio mais tarde, principalmente um desafio que seja difcil e possa apresentar-se como uma frustrao. Se ser bem sucedido significa que ela inteligente, ento ela provavelmente ir concluir que no inteligente quando tem de esforar-se mais que o normal ou o desafio parece ser demasiado exigente, ou pior,

Pgina 14 de 46

MANUAL

quando no consegue ser bem sucedido.

Devemos certificar-nos de que tambm elogiamos os aspectos do desempenho da criana, principalmente aqueles que esto sobre o controlo dela (que ela capaz de executar). Devemos falar sobre a sua abordagem criativa, o seu planeamento cuidadoso, a sua persistncia e esforo, a sua atitude positiva. Elogiar as suas aces, no apenas as habilidades. Dessa forma, quando a criana se encontrar em dificuldades mais tarde, vai lembrar-se o que a ajudou a ter sucesso no passado e colocar esse conhecimento ao seu servio, fazendo uma boa utilizao da experincia anterior.

Educar para a assertividade vantagens a longo prazo A assertividade uma habilidade de comunicao que se deve estimular logo na infncia, esse comportamento constri-se passo-a-passo, proporcionando assim relacionamentos mais saudveis e o aumento da auto-estima.

Esse comportamento d criana a capacidade de no se deixar manipular, evitando assim situaes desagradveis.

Como pais e educadores devemos ajudar as crianas a aprender a ouvir, a esperar pela sua vez para falar e nunca reagir de forma violenta quando h confronto de opinies.

Conclui-se que a assertividade ter uma maior liberdade de escolha, aumentando o respeito por ns prprios, melhorando assim o relacionamento com os outros.

Deste modo ao incentivar a criana a adoptar um comportamento assertivo, estamos a contribuir para uma mudana de atitudes e mentalidades, melhorando o futuro da nossa sociedade.

Pgina 15 de 46

MANUAL

Relacionamento e educao na infncia O relacionamento entre as crianas varia consoante a idade dos pares, consoante o sexo das crianas e consoante a personalidade das mesmas. A relao das crianas com os adultos tende a variar consoante a simpatia que as crianas sentem por cada adulto, varia consoante a personalidade. As relaes entre os adultos tendem a influenciar as crianas, os adultos so os modelos que as crianas seguem, dai que acabem por ser imitados: Se as relaes entre os adultos forem uma relao harmoniosa, as crianas tornam-se normalmente meigas, carinhosas e afveis Se as relaes entre os adultos forem conflituosas, as crianas tendem a sentir-se ansiosas, revoltadas ou at mesmo violentas.

Um outro aspecto importante a considerar na comunicao com as crianas o chamado estilo parental de educao.

Os estilos educativos parentais; Definio: referem-se forma como os pais participam no crescimento da criana socializando-a e deixando-a explorar o mundo, e tambm forma como esses mesmos pais transmitem criana valores como o respeito, a tolerncia e a aceitao dos outros. Ramalho (2002)

Estilos educativos

Caractersticas

Perigos

Vantagens

Pgina 16 de 46

MANUAL

*o poder exercido pelos pais, e os filhos devem-lhe obedincia indiscutvel; *defende a preparao da criana para a vida l fora; *.a disciplina deve ser imposta de forma rigorosa e inflexvel; *h uma forte conteno de sentimentos, bem como absteno de opinies da parte da criana; *defende que o mundo um lugar competitivo e exigente, no qual preciso demonstrar fora, sacrifcio para vencer;

Estilo Autoritrio (muito controlo, pouco afecto)

*este estilo pode representar um ataque directo auto-estima da criana, j que ela ensinada a no confiar nas suas prprias capacidades de raciocnio e discernimento. Ou seja, -lhe incutida a ideia de que sozinha no capaz. Alm disso, por ser constantemente criticada, a criana sente-se derrotada, pois nunca consegue dizer ou fazer algo que agrade os pais; *a criana pode apresentar falsa passividade e aceitao e quando se encontrar longe dos pais repressores pode tornar-se descontrolada pela sua necessidade de liberdade; * pode provocar agressividade e rebeldia na criana em reaco a um ambiente altamente punitivo; *este estilo pode suscitar, ainda, dois tipos de reaces extremas nos adultos, filhos de pais autoritrios , quando se tornam pais: - podem ser to autoritrios quanto os seus prprios pais, perpetuando a autoridade; - ou, podem tornar-se totalmente permissivos , pois defendem que no querem perpetuar o ciclo de represso sentido na infncia.

Pgina 17 de 46

MANUAL

* no h limites impostos criana ela faz o que quer e tem o poder; * a criana recebe pouca orientao em termos de comportamento; * confunde o afecto com a liberdade sem controlo; * no ensina criana o respeito pelos outros; * no ajuda a criana a resolver os problemas.

Estilo Permissivo (pouco controlo, muito afecto)

* a criana no aprende a controlar as suas emoes, tem dificuldade em seguir regras em outros contextos (por ex. escola) e pode ser rejeitada pelos colegas porque no sabe, por exemplo, esperar a sua vez nas brincadeiras; * podem surgir sentimentos negativos da parte do adulto que toma conta da criana, pois esta exige muito controlo e tem pouca noo dos sentimentos dos outros quando os magoa; *na vida adulta, essas pessoas podero apresentar dificuldades no relacionamento com outras pessoas, por no saber partilhar experincias, no tolerarem a frustrao e no sabem dar nem receber afecto.

* acompanha a permissividade com a ausncia de carinho; *considera os sentimentos da criana como triviais; *no h controlo dos comportamentos da criana, vivendo esta de uma forma quase independente dos pais; *no h regras; *os comportamentos adequados no so reforados e os comportamentos inadequados no so punidos ou so punidos de forma inconsistente; * no ensina o respeito pelos outros.

* podem surgir atrasos no desenvolvimento da criana (por exemplo, a nvel da linguagem e a nvel motor) porque a interaco com os pais pobre, ou seja, a criana no devidamente estimulada; *ausncia de empatia e procura de afectos nos pais ou noutras pessoas; *ausncia de controlo dos impulsos e dificuldades de resoluo de problemas;

Estilo Indiferente (pouco controlo, pouco afecto)

Pgina 18 de 46

MANUAL

*controlo sem punio exagerada; *presena de liberdade, carinho e compreenso sem ser demasiado permissivo, fomentando o respeito mtuo; *transmisso clara e consistente dos limites dos comportamentos da criana; *os comportamentos adequados so reforados; * os comportamentos inadequados so imediatamente punidos;

Estilo Orientador (controlo e afecto)

*maior probabilidade da criana ser obediente, independente e socialmente adequada; *maior probabilidade da criana ter melhor controlo dos impulsos e das emoes; *maior probabilidade da criana desenvolver uma melhor capacidade de resoluo de problemas e de aprendizagem; *boa relao dos pais com a criana e desta com os outros.

Resumindo Pais Autoritrios: disciplina imposta de forma dura e austera, obedincia incondicional da criana; relao pobre; reduzida troca de afectos; conflitos.

Existe muito controlo / pouco afecto.

Pais Permissivos:

Pgina 19 de 46

MANUAL

dificuldades em impor regras e limites; no ensinam a partilha e a respeito pelo outro. Existe pouco controlo / muito afecto.

Pais Indiferentes: demonstram pouco interesse pela criana e pelo que ela capaz de fazer; Irritam-se e aborrecem-se quando a criana tenta partilhar emoes e sentimentos. Existe pouco controlo / pouco afecto.

Pais Orientadores: ajudam os filhos a tornarem-se adultos independentes, generosos e responsveis; satisfazem as necessidades da criana, proporcionando carinho e bemestar; transmitem criana a ideia de que o seu comportamento possui consequncias e que o espao das outras pessoas deve ser respeitado. Existe controlo e afecto.

Existem diferentes estilos educativos: Autoritrio, Permissivo, Indiferente e Orientador.

Cada estilo educativo influencia de maneira diferente os comportamentos da criana e a forma como esta interage com os pais.

Exerccios: Exerccio processo de comunicao Exerccio vantagens de educao para a assertividade Exerccio estilos educativos parentais; Exerccio Estilos educativos parentais dramatizao

Pgina 20 de 46

MANUAL

Referncias Bibliogrficas: Fachada, Maria Odete. (1991) Psicologia das relaes interpessoais. Edies Rumo. Lisboa. Ramalho, Vera (2066). L Em Casa Mandam Eles? Psiquilibrios Edies. Braga D. F. Ruth, Papalia D. E., Olds S. W. (2011) O Mundo da Criana. Mc Graw-Hill

3. Relao e comunicao com os diferentes adultos Objectivos Especficos: No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar correctamente caractersticas do comportamento comunicacional. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de diferenciar correctamente os 4 estilos de comunicao a partir dos exemplos fornecidos. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de indicar em que consiste a tcnica de desenvolvimento da atitude de auto-afirmao D.E.E.C, indicando o que quer dizer cada uma das letras iniciais. No final do mdulo, o formando dever ser capaz identificar correctamente comportamentos que promovem uma comunicao eficaz.

Contedos: O modo como nos relacionamos com os outros, a maior ou menor eficcia no relacionamento, depende do nosso poder e da nossa habilidade na comunicao.

Todos ns, no nosso dia-a-dia, estamos constantemente a comunicar, pois j vimos que h vrias formas de comunicar: comunicao verbal e no verbal.

Comunicao verbal: escrita e falada

Comportamentos da comunicao no verbal: Espao pessoal Postura corporal Gestos

Pgina 21 de 46

MANUAL

Expresso facial Contacto visual Utilizao da voz

Princpios gerais do comportamento comunicacional:

Seja um bom ouvinte. Tente compreender as reaces dos outros. Conhecer os outros. No veja s os seus interesses. Aceite o sucesso dos outros. Conhea-se a si mesmo. No tenha mudanas repentinas no seu comportamento. No pense que o rei de tudo e de todos.

O comportamento e a comunicao so determinantes nas relaes entre as pessoas. A relao interpessoal afectada pelo comportamento que cada um assume nessa mesma relao. O que se diz e o modo como se diz, o que se faz, so factores de reaces ou comportamentos dos outros que so afectos a esses estmulos. Comportamentos agressivos geram agressividade; comportamentos simpticos geram simpatia. Ningum pode exigir amor se no der amor. O homem tem a capacidade de reflectir sobre o seu comportamento e ajust-lo s pessoas e s situaes de modo a favorecer as suas relaes com os outros. O modo como nos comportamos, comunica aos outros o que somos e o que pensamos; por isso, devemos faz-lo de forma positiva e produtora de boas relaes.

Os estilos de comunicao No existem duas pessoas que ajam exactamente do mesmo modo. Todos os indivduos tm modos mais ou menos estveis de comunicar. Mesmo que uma pessoa consiga comunicar de diferentes modos e saiba faz-lo, ela escolhe sempre a maneira como ela gosta de comunicar com os outros. Por isso podemos considerar que existem estilos de comunicao, que no so mais do que formas diferentes de abordar a situao interpessoal.

Pgina 22 de 46

MANUAL

- Todas as pessoas tm determinados estilos disponveis para utilizar consoante as situaes, mas h um que prevalece sempre. - O estilo eficaz em funo da situao onde se aplica. - a utilizao de um determinado estilo de forma indiscriminada, qualquer que seja a situao, que d origem a problemas interpessoais.

Estilo agressivo

A agressividade observa-se atravs de comportamentos de ataque contra as pessoas e os acontecimentos. O agressivo pensa que sempre ganhador atravs do seu mtodo, mas no entende que se o fosse, no necessitaria de ser agressivo. O agressivo age como se no tivesse falhas nem cometesse erros. Tem uma grande necessidade de se mostrar superior aos outros e por isso excessivamente crtico. O seu objectivo principal ganhar sobre os outros, de dominar e de forar os outros a perder. O agressivo tem a conscincia de que se deve proteger de possveis ataques e de possveis manobras dos outros, porque tem a conscincia de que mal compreendido e no amado. O agressivo procura dominar os outros; valorizar-se custa dos outros e ignorar e desvalorizar sistematicamente o que os outros dizem e fazem. Sinais do agressivo: falar alto, interromper, fazer barulho com os seus afazeres enquanto so outros se exprimem, no controlar o tempo enquanto est a falar, olhar de revs o seu interlocutor, arvorar um sorriso irnico, manifestar por mmica o seu desprezo o a sua desaprovao, recorrer a imagens chocantes ou brutais.

Expresses usadas com frequncia pelo agressivo:

Neste mundo preciso um homem saber impor-se. Prefiro ser lobo a cordeiro. As pessoas gostam de ser guiadas por algum com um temperamento forte. Se eu no tivesse aprendido a defender-me j h muito tinha sido devorado.

Pgina 23 de 46

MANUAL

Os outros so todos uns imbecis. S os fracos e os hipersensveis que podem sentir-se agredidos.

Exemplo - agressividade: Porque que foste demitido do ltimo emprego? pergunta o entrevistador. Porque naquela empresa toda a gente s sabe atrapalhar aqueles que realmente esto a trabalhar. O meu patro um ladro e eu fui um tolo em permanecer l durante tanto tempo.

O estilo passivo

A atitude passiva uma atitude de evitamento perante as pessoas e os acontecimentos. Em vez de se afirmar tranquilamente, o passivo afasta-se ou submete-se; no age. O passivo no age porque tem medo das decepes. Tmido e silencioso, ele nada faz. O passivo , quase sempre, um explorado e uma vtima. Raramente est em desacordo e fala como se nada pudesse fazer por si prprio e pelos outros. Tende a evitar os conflitos a todo o custo. Tem muita dificuldade em dizer no e em afirmar as suas necessidades porque muito sensvel s opinies dos outros. Sente-se bloqueado e paralisado quando lhe apresentam um problema para resolver. Tem medo de avanar e de decidir porque receia a decepo. Tem medo de importunar os outros. Deixa que os outros abusem dele.

Expresses usadas com frequncia pelo passivo:

No quero dramatizar: preciso deixar as pessoas vontade. preciso saber fazer concesses. Admito que os outros sejam directos comigo, mas eu tenho receio de os ferir. No gosto de prolongar a discusso com intervenes no construtivas.

Pgina 24 de 46

MANUAL

Exemplo - passividade: O entrevistador pergunta: Como podes tu aumentar os lucros da empresa? Aumentar os lucros? responde assustado. Eu vou precisar vender, mesmo trabalhando na administrao? Ah, no sei se vou conseguir.

Estilo manipulador

O manipulador no se implica nas relaes interpessoais. Esquiva-se aos encontros e no se envolve directamente com as pessoas, nem nos acontecimentos. O seu estilo de interaco caracteriza-se por manobras de distraco ou manipulao dos sentimentos dos outros. O manipulador no fala claramente dos seus objectivos. uma pessoa muito teatral. Considera-se hbil nas relaes interpessoais, apresentando e estudando discursos diferentes consoante os interlocutores a quem se dirige. Dificilmente aceita a informao directa, preferindo fazer interpretaes pessoais. Diz com frequncia Poderamos entender-nos. Apresenta-se, quase sempre, como um til intermedirio e considera-se mesmo, indispensvel. Raramente se assume como responsvel. Tende a desvalorizar o outro atravs de frases que pretende que sejam humorsticas e que denotem inteligncia e cultura. Exagera e caricatura algumas partes da informao emitida pelos outros, repete a informao desfigurada e manipula-a. Fala por meias palavras: especialista em rumores e diz que disse. Tira partido do sistema (das leis e das regras), adapta-o aos seus interesses e considera que, quem no o faz estpido. A sua arma preferida a culpabilidade. Ele explora as tradies, convices e os escrpulos de cada um: faz chantagem emocional. Emprega frequentemente o ns e no o eu; falemos francamente, confiemos um no outro.

Exemplos - manipulao: Se fosses mesmo um bom colega, tu (Chantagem emocional)

Pgina 25 de 46

MANUAL

Se eu fosse a ti (Decidir no seu lugar) No posso porque neste momento a minha famlia est toda doente. (Dar desculpa para obter compaixo) Se me fizeres isto, ficar-te-ei eternamente grato. (Oferece recompensas: aprovao ou bens materiais)

Estilo auto-afirmativo

A atitude de auto-afirmao tambm pode ser chamada de assertividade. O termo tem origem no verbo to assert, que significa afirmar. As pessoas afirmativas so capazes de defender os seus direitos, os seus interesses e de exprimir os seus sentimentos, os sues pensamentos e as suas necessidades, de forma aberta, directa e honesta. A pessoa afirmativa tem respeito por si prpria e pelos outros; est aberta ao compromisso e negociao. Aceita que os outros pensem de forma diferente de si; respeita as diferenas e no as rejeita. Trata-se de uma pessoa que se pronuncia de forma serena e construtiva. Est vontade na relao face a face. Coloca as coisas muito claramente s outras pessoas, negoceia na base de objectivos precisos e claramente determinados. Negoceia na base de interesses mtuos e no mediante ameaas. No deixa que o pisem.

A assertividade um estilo de comunicao que nos permite ser mais construtivos na relao com os outros. No uma caracterstica inata ou um trao de personalidade que alguns de ns possuem e outros no. uma aptido que pode ser aprendida, isto , que cada um pode desenvolver mediante um treino sistemtico e estruturado. A maior parte das pessoas no assertiva em todas as situaes. Podemos comunicar assertivamente com um colega de trabalho e ter bastante dificuldade em faz-lo com familiares.

Exemplo auto-afirmao:

Pgina 26 de 46

MANUAL

Voc j trabalhou sobre presso? Questiona o entrevistador Sim, vrias vezes. No tenho problemas com isso. Alis, para auxili-los a resolver o problema que estou aqui.

Bower (1976) desenvolveu um mtodo que permite o treino e o desenvolvimento da atitude de auto-afirmao. Este mtodo permite reduzir as tenses entre as pessoas em qualquer domnio da vida particular, familiar ou profissional. Trata-se de um mtodo que pressupe negociao, com base no entendimento.

A tcnica de auto-afirmao chamada D.E.E.C. So as iniciais de: DESCREVER D EXPRESSAR E ESPECIFICAR E CONSEQUNCIA C

Descrever o Sr. A descreve o comportamento do Sr. B de uma forma to precisa e objectiva quanto o possvel. Expressar o Sr. A transmite ao Sr. B o que pensa e sente em relao ao seu comportamento sentimentos, preocupaes, desacordos e crticas. Especificar o Sr. A prope ao Sr. B uma forma realista de modificar o seu comportamento. Consequncia o Sr. A tenta interessar ao Sr. B a soluo proposta, indicandolhe as possveis consequncias benficas da nova atitude que lhe proposta.

Sugestes para uma comunicao eficaz: Escolher o momento adequado para comunicar; Desenvolver um tom de voz agradvel; Ser claro e especfico; Evitar mal entendidos; Ser positivo;

Pgina 27 de 46

MANUAL

Ser cordial e respeitar a opinio dos outros; Levar em conta a necessidade e opinio dos outros; Resolver se possvel imediatamente os conflitos que surjam. Exerccios: Exerccio Estilos de comunicao (autodiagnstico) Exerccio questionrio comportamentos comunicacionais Exerccio estilos de comunicao (agressivo, assertivo, manipulador, passivo) Exerccio identificar estilos de comunicao (emparelhamento) Exerccio A minha experincia de comunicao Exerccio: Aplicao da tcnica DEEC Exerccio comportamentos que promovem uma comunicao eficaz

Referncias Bibliogrficas: Fachada, Maria Odete. (1991) Psicologia das relaes interpessoais. Edies Rumo. Lisboa.

4. Desenvolvimento do trabalho em equipa Objectivos Especficos: No final do mdulo, o formando dever ser capaz de especificar o conceito de trabalho em equipa, sendo necessrio referir a noo de grupo. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de ordenar correctamente as fases de planificao de uma actividade com crianas. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de planificar uma actividade pedaggica com crianas inserida num momento da rotina diria.

Contedos: O que trabalhar em equipa? Porque importante? Porque que devemos trabalhar em equipa quando trabalhamos com crianas ou temos crianas ao nosso cuidado?

Pgina 28 de 46

MANUAL

Pense no seu dia a dia e d exemplos do trabalho em equipa que realiza. Trabalho em equipa ou trabalho de equipa quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforo colectivo para resolver um problema. O trabalho em equipa pode tambm ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho. O trabalho em equipa possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objectivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipa muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro. O grupo um conjunto de pessoas, unidas por objectivos e caractersticas comuns que desenvolvem mltiplas interaces entre si. No seio do grupo, as pessoas desenvolvem a sua personalidade atravs de troca de ideias e do dilogo. O grupo pensa e age de modo diferente do que qualquer um dos seus elementos considerados individualmente, cria-se uma conscincia colectiva que no igual soma das conscincias individuais. Quando trabalham em equipa, os membros de um grupo apresentam uma certa coeso que os fora a agir na consecuo dos objectivos e a manter-se unidos. Uma das condies bsicas para que os membros do grupo cooperem a confiana que se dever desenvolver entre eles.

Vantagens dos grupos / trabalho em equipa: 1. Tomada de deciso de maior risco. As tomadas de decises so mais arriscadas o que em caso de sucesso, beneficia significativamente os seus participantes. Como se explica isto? Por um lado, quando a deciso muito arriscada, em caso de falhar, nenhum dos indivduos do grupo se considera, individualmente, responsvel pelo acontecimento. Por outro lado, caso a deciso tomada pelo grupo tenha sucesso, o mrito , quase sempre, assumido por todos em conjunto e, por cada um em particular. 2. Maior rapidez e eficcia na concretizao dos objectivos. Atravs do grupo, cada um dos seus elementos, atinge muito mais rapidamente o seu objectivo porque os esforos de muitos e a diferenciao de papeis facilita o desempenho e aumenta a produtividade, reduzindo, significativamente, o tempo da sua realizao.

Pgina 29 de 46

MANUAL

3. Enriquecimento das decises. A variedade de ideias e sugestes que os membros do grupo apresentam so cada vez mais enriquecidas, o que permite a progresso, a variedade e a validade das decises. 4. Diviso de tarefas Vrios sujeitos podem intervir numa tarefa comum, cada um contribuindo com as suas habilidades, capacidades e aptides. 5. Criao de laos de amizade O grupo tanto mais coeso e produtivo, quanto maior for a amizade e a confiana entre os seus membros. 6. Segurana pessoal As ideias, valores e atitudes expressas ou defendidas pelo grupo tendem a ser expressas por cada um dos seus elementos, sem que temam as reaces do pblico. O indivduo no tem que se defender sozinho, em qualquer circunstncia em que expresse a opinio do grupo porque este, sendo coeso, o defende e apoia. 7. Poder e influncia face ao exterior A fora do grupo medida pela fora da sua interveno na sociedade. medida que o poder do grupo se fizer notar, a sua influncia aumenta significativamente. Desvantagens dos grupos / trabalho em equipa: 1. Tomadas de deciso empobrecidas Muitas vezes, as decises so tomadas tendo em vista os interesses da maioria dos elementos do grupo, visando a satisfao de maior nmero de pessoas. 2. Pensamento de grupo frequente que em grupos com alguma histria de sucesso que os seus elementos se supervalorizem, dada a estima e considerao por parte do meio onde esto inseridos. Para que isso no acontea importante que os seus elementos estejam em permanente comunicao consigo prprios e com o exterior. 3. Transformao do eu em ns O grupo poder condicionar alguma perda de liberdade de aco dos sujeitos que o compem. Isto acontece devido criao de expectativas mais ou menos rgidas, que conduzem ao conformismo e impedem a inovao e a liberdade de

Pgina 30 de 46

MANUAL

criar, individuais. Comportamentos a ter quando se trabalha em equipa 1. Cooperar. Colaborar na procura dos objectivos que o grupo fixou. 2. Respeitar os outros. 3. Integrar-se totalmente no grupo. Todos devem ter a possibilidade de intervir e nenhum dever monopolizar as intervenes. 4. Servir o grupo, sem perder a sua individualidade. 5. No ser conformista. O grupo s evolui e progride, em funo da maleabilidade dos seus membros para se adaptarem s novas situaes.

Barreiras que impedem a comunicao no grupo 1. Diferenas entre as pessoas. 2. Juzos de valor. 3. Pensar somente em si prprio.

Disponibilidade para Trabalhar em Equipa - o bom desempenho em equipa est relacionado com algumas caractersticas fundamentais:

- Saber ouvir; - Ceder territrio (autonomia e clareza de papis); - Ceder informao; - Confiar; significa criar confiana; - Integridade moral; - Sentido de humor (desdramatizar situaes mais difceis); - Conscincia dos pontos fortes e fracos; - Motivao para o sucesso.

Pgina 31 de 46

MANUAL

Requisitos da Equipa - Para que uma equipa seja funcional fundamental que se verifiquem os seguintes aspectos: - Objectivos comuns; - Liderana eficaz; - Interaco e envolvimento de todos os membros; - Manuteno da auto - estima individual (no haver favoritismo); - Comunicao aberta; - Poder dentro do grupo para tomar decises; - Confiana mtua; - Respeito pelas diferenas; - Resoluo construtiva de conflitos.

Obstculos ao Trabalho em Equipa O insucesso de uma equipa muitas vezes resultante de uma liderana ineficaz, no entanto algumas vezes deve-se tambm a uma subordinao ineficaz (subordinado no sentido de colaborador, no de subalterno).

Alguns dos factores que influenciam a liderana ineficaz so: - Individualismo: tendncia para cada um trabalhar por si; - Tradicionalismo; - Autoritarismo; - Falta de reconhecimento do seu trabalho; - Desconfiana; - Competio; - Falta ou excesso de confiana; - Ausncia de solidariedade; - Falta de motivao.

Competncias interpessoais na Equipa Cada elemento da equipa deve assumir determinados comportamentos que levaro a um trabalho mais produtivo e gratificante, entre eles temos: - Assumir riscos;

Pgina 32 de 46

MANUAL

- Criticar construtivamente; - Dar o benefcio da dvida; - Dar apoio aos outros; - Reconhecer / gratificar o sucesso dos outros; - Escuta activa: significa ouvir activamente, ou seja nunca desvalorizar o que a outra pessoa nos diz; - Reconhecer e gratificar os esforos da equipa; - Encorajar e apreciar os comentrios relativamente ao desempenho da equipa

A Planificao de actividades enquanto trabalho de equipa

Planear significa pensar antes de agir e definir antecipadamente os objectivos que vo depois dar forma s aces. Quando planeamos uma actividade devemos sempre ter em conta os resultados esperados, o que se far para os obter e como avaliar esses resultados.

Planear implica definir: Os resultados que se espera atingir com a actividade A estratgia e meios a utilizar para os obter

A forma de verificar/controlar os resultados obtidos Quando planeamos temos sempre em mente um grupo especfico de crianas, de uma determinada idade que pretendemos que realizem um conjunto especfico de aprendizagens. Se pretendemos que as crianas aprendam com as actividades que preparam temos de avaliar o desempenho da criana e a eficcia da vossa planificao. No infantrio todas as actividades so actividades pedaggicas

Aspectos que devem ser planeados antes de se aplicar uma actividade/jogo pedaggico:

Pgina 33 de 46

MANUAL

1. Objectivos Tipo de competncias pretendes desenvolver nas crianas (motoras, cognitivas, sociais / educativas, teraputicas). 2. Idade/Nvel de Desenvolvimento Faixa etria e nvel de desenvolvimento das crianas para quem a actividade se dirige. 3. Grau de Exigncia Nvel de complexidade da actividade: fcil, moderada, difcil de acordo com a mdia de competncias do grupo. 4. Nmero de Elementos Quantidade mxima e mnima de crianas envolvidas na actividade, para que esta resulte e atinja os seus objectivos ldicos e educativos. 5. Espao Caractersticas que deve ter o local vais realizar a actividade (interior/exterior, amplo/reduzido). 6. Materiais Precisas garantir que tens todos os objectos e materiais necessrios para por em prtica a actividade. H centenas de actividades divertidas e educativas que necessitam de muito poucos recursos, ficando mais econmicas. 7. Tempo/Durao Tempo previsto para realizar a actividade, que deve ter em conta aspectos tais como: transio entre actividades, explicao da actividade, motivao das crianas, alterao do espao ou transio para outro espao mais adequado. 8. Fases da actividade Organizao lgica da actividade (princpio, meio e fim) de forma a facilitar a explicao que ser dada s crianas e a prever todas as situaes que podem ocorrer quer para facilitar quer para dificultar a actividade.

Fases da planificao Definir objectivos Pensar como se ir desenvolver a actividade, ou seja, que tipo de situaes de ensino / aprendizagem tero de ser criadas para atingir os objectivos Explorar os meios e materiais que temos disponveis e que podemos utilizar Desenvolver a actividade Analisar os resultados

Pgina 34 de 46

MANUAL

Planificao da actividade Destinatrios Actividade Tempo/durao (nome) Objectivos Descrio da Actividade / tarefas Meios e materiais necessrios Avaliao

Exemplos de planificaes de actividades:

Pgina 35 de 46

MANUAL

Para avaliarmos se a criana aprendeu o que esperavam ao planificar a actividade devemos ser capazes de: Definir os nveis de desempenho a atingir; Criar instrumentos de observao e registo; Analisar as grelhas de avaliao de desenvolvimento; Prever o que fazer para ajudar as crianas que no foram capazes de ter um bom desempenho na actividade que planearam.

Uma das grandes vantagens da entrada das crianas na pr-escola a criao de rotinas, de uma disciplina que permitiro criana adquirir e desenvolver um conjunto de competncias essenciais ao seu desenvolvimento. A partir da pr-primria as actividades passam a estar distribudas em espaos de tempo especficos. importante planear uma rotina diria consistente que comporte o processo de planear-fazer-rever. As crianas precisam de consistncia. Esta necessidade apoiada atravs duma rotina diria que ajuda as crianas a antecipar o que vo fazer a seguir. Estabelecida a sequncia de eventos que se repete diariamente as crianas sentem-se seguras e em controlo. A rotina diria pode incluir o processo de planear-fazer-rever implementado ao longo do dia. Significa isto, que as crianas tm margem de escolha para planear as actividades que vo fazer, o que garante o seu interesse, executar essas actividades e falar daquilo que fizeram. Quando esto a recordar, o educador

Pgina 36 de 46

MANUAL

reflecte sobre as escolhas e as experincias que foram feitas, desenvolvendo nas crianas confiana no seu prprio poder de deciso ao mesmo tempo que lhes refora o sentimento de autonomia.

Um dia no infantrio na sala 2/3 anos Entrada/saudaes/apresentaes Jogos educativos/exerccios sensoriais Dilogo/exerccios de linguagem Jogos ao ar livre Ordenao de objectos Canes Refeio Repouso Hbitos higinicos Hora do conto Actividades/brincadeiras por sectores Organizao do material Sada

Um dia no infantrio sala dos 4/6 anos (Todos os anteriores) Exerccios de leitura e escrita iniciais Exerccios de clculo Biblioteca Conversas e actividades sobre cincias, histria, geografia, etc

Objectivos especficos das rotinas dirias Criao de hbitos e prticas higinicas Conhecimento do corpo Desenvolvimento do auto controlo e do desenvolvimento do eu Estimulao das interaces sociais com outras crianas Desenvolver a linguagem aumentando o vocabulrio e capacidade de dilogo

A sala de infantrio est dividida em diferentes sectores de brincadeira e trabalho Zona das bonecas Zona dos legos

Pgina 37 de 46

MANUAL

Zona das dramatizaes Biblioteca Zona das actividades plsticas Cantinho dos contos Etc

Aquisies ligadas aos diferentes sectores Criao do conceito de grupo com diferentes actividades de comunicao, integrao e colaborao. Actividades instrumentais para desenvolver os msculos finos do brao e da mo, ao mesmo tempo que se estimulam os msculos oculares (coordenao olho/mo) e a reteno das primeiras letras. Realizao de actividades lingusticas que permitam desenvolver o vocabulrio, a estruturao das frases e os diferentes significados que pode ter. Actividades artsticas que desenvolvam a capacidade criativa e de expresso da criana atravs de actividades plsticas, msica, dramatizao, etc. Actividades sensrio-motoras que permitam adequar os seus movimentos s necessidades do meio. Um bom equilbrio motor e sensorial leva a um desenvolvimento psicolgico e intelectual mais rpido e harmonioso (jogos ao ar livre, exerccios rtmicos e sensoriais de tacto, paladar, volume, etc). Evoluo do pensamento lgico-abstracto atravs de exerccios de clculo, jogos simblicos, associao de ideias, que permitam associar palavras a objectos. Desenvolvimento psicossocial dando a conhecer criana a importncia dos sentimentos pessoais em relao aos sentimentos e interesses do grupo.

Exerccios: Exerccio: o que trabalhar em equipa Exerccio: O menino mal comportado Exerccio: planificao de uma actividade Exerccio: planificao de uma actividade inserida nas rotinas dirias

Referncias Bibliogrficas: Maisonneuve; Jean (2004). A dinmica dos grupos. Coleco Vida e Cultura.

Pgina 38 de 46

MANUAL

Edies Livros do Brasil. Lisboa. Ramiro, Marques (1999). Modelos Pedaggicos Actuais. Pltano-Edies Tcnicas.

5. Desenvolvimento de atitudes e comportamentos Objectivos Especficos: No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar o conceito de responsabilidade. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar o conceito de iniciativa pessoal. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar o conceito de capacidade autocrtica. No final do mdulo, o formando dever ser capaz de identificar o conceito de capacidade de reformular as suas aces.

Contedos: No sentido do crescimento e desenvolvimento pessoal, importante que cada um de ns procure desenvolver determinadas atitudes e comportamentos que nos possibilitaro um maior bem estar connosco e com os outros. Especificamente quando falamos do nosso papel na prestao de cuidados a crianas, devemos ter em ateno as seguintes atitudes e comportamentos.

Responsabilidade Ter responsabilidade a obrigao geral de responder pelas consequncias dos prprios actos ou pelas dos outros. Os motivos das aces de um indivduo responsvel devem fazer sentido e este deve fazer conhecer as suas opinies sem causar transtorno, ao resto da comunidade. Ser responsvel a obrigao de qualquer cidado para uma vida saudvel em sociedade.

Pgina 39 de 46

MANUAL

Iniciativas pessoais Pode-se dizer que Iniciativa Pessoal a fora que coloca a faculdade da imaginao em aco, com a inteno de transformar o seu propsito de vida em seu equivalente fsico ou financeiro. Por outras palavras, Iniciativa Pessoal refere-se aco dirigida, visando um determinado resultado, aco essa que no depende nem espera pela aprovao, indicao ou ordem de outros para ser manifestada. Ela fundamenta-se exclusivamente no seu prprio querer, no seu prprio pensar. o agir a partir de sua prpria deciso. A palavra-chave dessa visita Responsabilidade. Ter iniciativa pessoal ser sempre responsvel por tudo o que faz (incluindo as consequncias dos seus actos, claro). Afinal, voc est fazendo o que voc quer fazer, o tempo todo. Mesmo quando voc pensa que no, que os outros (famlia, cnjuge, sociedade, patro etc) comandam ou decidem a sua vida, ou que voc no tem opo; mesmo nesses casos a escolha de permitir que a sua vida seja ditada por terceiros foi sua. Por isso, mesmo quando voc faz algo que no quer, voc est fazendo o que quer

Capacidade de autocrtica

Autocrtica o processo de anlise crtica de um indivduo sobre seus prprios actos, considerando principalmente os erros que eventualmente tenha cometido e suas perspectivas de correco e aprimoramento. Crtica uma anlise sobre algo, uma apreciao dos aspectos positivos e negativos.

Capacidade de reformular as suas aces

Capacidade de re-pensar o seu modo de actuao e encontrar novas formas de actuar.

Estas atitudes e comportamentos que descrevemos so especialmente importantes na fase de acompanhamento das actividades pedaggicas com crianas. Permitem-nos perceber o que se pode melhorar no planeamento feito e quais as direces que deve tomar o desenvolvimento de cada criana.

Pgina 40 de 46

MANUAL

Exerccios: Exerccio Atitudes e comportamentos (emparelhamento)

Referncias Bibliogrficas: Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa (http://www.priberam.pt)

4.

CONCLUSO

Pretende-se com este mdulo Actividades pedaggicas no quotidiano das crianas que os formandos fiquem dotados das competncias necessrias e adequadas para planear, realizar e avaliar actividades com crianas. Para isso so abordados os seguintes temas: - Observao e conhecimento individualizado das crianas: tcnicas e procedimento. Neste ponto, espera-se que os formandos sejam capazes de reconhecer a funo da observao de crianas, isto , conhecer as crianas com as quais se vo realizar actividades. Dentro dos instrumentos de observao existentes, salientam-se as grelhas de registo de observao e as tabelas de comportamento. - Relao e comunicao com as crianas. Neste captulo, aborda-se o tema geral do processo de comunicao e suas principais caractersticas e especificidades da comunicao com crianas. So ainda referidos os estilos educativos parentais, como exemplo das diferentes formas de nos relacionarmos com as crianas que se encontram ao nosso cuidado. - Relao e comunicao com os diferentes adultos. Aqui, abordado mais uma vez o processo de comunicao e a importncia dos comportamentos comunicacionais. So apresentados os 4 estilos de comunicao presentes no relacionamento interpessoal, com especial ateno ao estilo de comunicao auto-afirmativo (ou assertivo). apresentada uma tcnica que visa resolver situaes-problema assertivamente, que visa dotar os formandos de competncias comunicacionais eficazes no seu dia a dia, quer em contexto familiar quer em contexto profissional.

Pgina 41 de 46

MANUAL

- Desenvolvimento do trabalho em equipa. Com o desenvolvimento desta temtica, espera-se que os formandos sejam capazes de identificar em que consiste o trabalho de equipa e de reflectir sobre a sua importncia na sociedade actual. Como exemplo de um trabalho em equipa, referida a planificao de actividades pedaggicas. - Desenvolvimento de atitudes e comportamentos. Por ltimo, so referidos determinadas atitudes e comportamentos que devem estar presentes ao longo do nosso projecto de vida, especialmente quando esse projecto integra a presena de crianas ao nosso cuidado.

Pgina 42 de 46

MANUAL

ANEXOS

Pgina 43 de 46

MANUAL

5. GLOSSRIO

Pgina 44 de 46

MANUAL

6. EXERCCIOS

Pgina 45 de 46

MANUAL

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Pgina 46 de 46

Vous aimerez peut-être aussi