Vous êtes sur la page 1sur 6

A ECONOMIA E O DIREITO

1 Introduo Sabe - se que a economia dedicada a satisfazer necessidades administrando recursos escassos, ou seja, a atividade econmica aquela aplicada na escolha de recursos para o atendimento destas necessidades humanas. Muitas vezes o fenmeno econmico dita o surgimento de uma instituio jurdica ou vice-versa. Se ao Direito est dada incumbncia de organizar a ordem social e se dentro da ordem social inclui-se tambm a economia, podemos relacionar as relaes entre Economia e o Direito, para que haja uma sociedade mais igualitria, harmoniosa e em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de explanar reas da economia ligadas ao direito, trazendo tona todas relaes humansticas e necessidades criadas e saciadas atravs da ligao entre estas reas, juntamente com a capacidade econmica da sociedade.

2 Economia e o Direito A relao entre economia e direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade. Porm essa relao passou a ser estudada de forma sistemtica, a partir do sculo XVIII com Adam Smith. Hoje, diversos centros de estudos e universidades se dedicam a estudar as relaes entre economia e direito. Uma boa regulamentao de mercado e uma legislao clara, objetiva e simples so fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de mercado. Sem direitos de propriedade bem-definidos, muito difcil a realizao de trocas e, portanto, o desenvolvimento econmico. Pela to estreita ligao entre economia e direito e o fato de ao direito estar dada a incumbncia de organizar o ordem social e se dentro da ordem social inclui-se tambm, a economia. A seguir veremos alguns paralelos entre reas atuantes da economia e do direito. 2.1 Direito do trabalho Sendo o trabalho um dos fatores de produo econmico, e que o principal fator de produo econmico, assim relaciona-se economia e direito implantando normas jurdicas que protegem este que de a fonte de produo de bens e servios indispensveis economia. Existem alguns temas que estabelecem pontos de contato entre Economia e o Direito do Trabalho, so eles:

Remunerao e salrio, que, na economia, representam a contraprestao paga a quem exerce o trabalho; Participao do trabalho nos resultados da empresa; Interveno da justia do trabalho nos reajustes salariais; Garantia constitucional de boas condies de trabalho.

2.2 Direito administrativo "Direito Administrativo o ramo do direito pblico que tem por objeto os rgos, agentes e pessoas jurdicas administrativas que integram a Administrao Pblica, a atividade jurdica no contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecuo de seus fins, de natureza pblica".(Di Pietro, 2000, p. 52) Para se ter uma noo maior do que Direito Administrativo, existem vrios critrios para se defini-lo, que so:

Escola do servio pblico; Critrio do poder executivo; Critrio das relaes jurdicas; Critrio teolgico; Critrio negativo ou residual; Critrio da distino entre atividade jurdica e social do estado ; Critrio da administrao pblica.

Baseando-se nestes critrios autores conseguem definir a que se dedica este direito, analisando cada fator para obter uma forma mais abrangente e maior capacidade de interpretar o assunto. Relaciona-se com a economia no tocante ao contedo econmico da norma de Direito Administrativo como: regulamentao da licitao para buscar o menor preo, determinaes do Banco Central em relao poltica de ingresso de dlar no Pas, atos de criao de empresas pblicas e de sociedades de economia mista. 2.3 Direito comercial Ramo do direito que abrange o estudo do "conjunto de normas que regulam as atividades das pessoas naturais ou jurdicas dedicadas ao comrcio". Aqui vemos o estudo das Sociedades Mercantis e dos Ttulos de Crdito, que representam as reas mais importantes do Direito Comercial. 2.4 Direito civil um ramo do direito privado que tem por objetivo fundamental a regulamentao jurdica da pessoa e dos direitos que lhe so prprios e na condio de sujeito de um patrimnio. A Economia trata de uma parte dos bens de que tambm o Direito Civil: os chamados valores materiais (Direitos Reais e Direitos Obrigacionais), so os mesmos bens, de que trata a cincia econmica. 2.5 Direito constitucional A constituio limita toda e qualquer atividade econmica exigindo-se a defesa do consumidor, nos termos dos artigos 5, XXXII e 170, V da Constituio Cidad. Os temas scio-econmicos ingressaram de maneira explcita nos textos constitucionais a partir da Constituio Mexicana de 1917, porm no Brasil nunca foi analisado como deveria, sendo que somente aps a Lei Fundamental de 1988, promulgada a 5 de outubro, que estudos constitucionais passaram a emergir com maior riqueza no seio da comunidade jurdica brasileira, mas ainda revela-se como uma rea carecedora de estudos.

3 As agncias reguladoras no sistema econmico e na proteo dos agentes econmicos A criao de agncias reguladoras resultado direto do processo de retirada do Estado da economia. Estas foram criadas com o escopo de normatizar os setores dos servios pblicos delegados e de buscar equilbrio e harmonia entre o Estado, usurios e delegatrios. Na ltima dcada o Brasil seguindo uma forte tendncia mundial, est desenhando uma nova estrutura de estado esta tendncia baseada em um modelo mediador e regulador. Assim ele se desprende das amarras do monoplio estatal, resqucio de modelos interventores. As mais importantes figuras desta nova fase so as Agncias Reguladoras. Para a populao a principal mudana a principal mudana com recm-chegado modelo, a nova maneira de prestao de servios pblicos que podem se dar de duas formas, direta ou indireta. O processo de desestatizao se caracterizou pelo incremento da prestao indireta, pois aumentaram as delegaes destes servios. A forma indireta se caracteriza, basicamente, por trs diferentes modalidades, a saber:

Concesso; Permisso; Autorizao; Terceirizao.

Existe outra forma de desestatizao chamada de privatizao, forma pela qual o Estado se retira por completo da prestao dos servios, no restando responsabilidade indireta ou residual. Sobre todas as formas paira uma mais abrangente, que diz respeito a todas, chamada de desregulamentao. Em resumo, nesta nova fase, o Estado no mais o nico provedor de servios pblicos, pois com a quebra do monoplio estatal, estes foram delegados iniciativa privada. A criao de agncias reguladoras resultado direto do processo de retirada do Estado da economia. Estas foram criadas com o escopo de normatizar os setores dos servios pblicos delegados e de buscar equilbrio e harmonia entre o Estado, usurios e delegatrios. No Brasil tambm se encontram agncias reguladoras de servios pblicos delegados nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Par, Cear, Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco e So Paulo. Alm de suas funes especficas em relao aos servios delegados dos estados, as agncias estaduais podem

firmar convnios com as agncias nacionais, com o escopo de realizar os servio de regulao nacional dentro de seu territrio. Apesar de as agncias atuarem dentro de um espectro de dimenses grandes, seus poderes so delimitados por lei. A mbito de atuao passa por diversas reas, sendo as mais importantes as de fiscalizao, regulamentao, regulao e por vezes, arbitragem e mediao. Porem para possuir estes poderes, quando concebidas, a agncias foram dotadas de personalidade jurdica de direito pblico. A funo das agencias delimitada, porm dentro de um espectro de dimenses grandes. A mbito de atuao passa por diversas reas, sendo as mais importantes s fiscalizaes, regulamentao, regulao e por vezes, arbitragem e medio, porm, sempre dentro dos limites que lhe impe a lei. Para possuir estes poderes, quando concebidas as agncias foram dotadas de personalidade jurdica de direito pblico. No Brasil, cada agncia foi concebida mediante uma lei. Inicialmente foram constitudas trs agncias: ANP Agncia Nacional do Petrleo lei de criao 9.478/97; ANATEL Agncia Nacional de Telecomunicaes lei 9.472/97 e ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica - lei 9.427/96. Posteriormente a estas, foram criadas: ANVS Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria; ANS Agncia Nacional de Sade; ANA Agncia Nacional de guas, ainda em tramitao; ANT - Agncia Nacional de Transportes, ainda em tramitao; ANC Agncia Nacional do Consumidor e da Concorrncia; ainda em tramitao. Nos pases que adotam um sistema similar ao que est sendo implantado no Brasil, ou seja, um sistema regulador, as agncias so uma realidade. Nos Estados Unidos, observa-se uma oscilao no poder das agncias, variando de acordo com o perodo histrico. O sistema adotado em no Brasil, baseado no modelo norte-americano, em uma poca em que as agncias concentravam um alto grau de poder. Vrias naes contam com agncias reguladoras, e o nmero destas varia de acordo com cada pas.

4 Externalidades Econmicas Algumas transaes do origem a benefcios ou custos sociais que no so computados no mecanismo de preos do mercado. Esses custos e benefcios so ditos serem externos ao mercado. Estas Externalidades ocorrem quando o consumo e / ou a produo de um determinado bem afetam os consumidores e / ou produtores, em outros mercados, e esses impactos no so considerados no preo de mercado do bem em questo. Importante destacar que essas externalidades podem ser positivas (benefcios externos) ou negativas (custos externos). O direito, as externalidades Econmicas, a informao imperfeita e o poder de monoplio, as externalidades econmicas so observadas quando a produo ou o consumo de bens por um agente econmico acarreta efeitos que oneram outros agentes. Assim a poluio produzida por empresas impe os custos da fumaa, de rios insalubres, de rudo, etc. a uma parcela expressiva da sociedade. Por isso, as externalidades do base criao de leis antipoluio, de restries quanto ao uso da terra, de proteo ambiental, etc. Assim, por exemplo, uma empresa de fundio de cobre, ao provocar chuvas cidas, prejudica a colheita dos agricultores da vizinhana. Esse tipo de poluio representa um custo externo porque a agricultura, e no a indstria poluidora, que sofre os danos causados pelas chuvas cidas. Estes danos no so considerados no clculo dos custos industriais, que inclui itens como matria-prima, salrios e juros. Portanto, os custos privados, nesse caso, so inferiores aos custos impostos coletividade e, por conseqncia, o nvel de produo da indstria maior do que aquele que seria socialmente desejvel. J a educao gera externalidades positivas porque os membros de uma sociedade e, no somente os estudantes, auferem os diversos benefcios gerados pela existncia de uma populao mais educada e que no so contabilizados pelo mercado. Assim, por exemplo, vrios estudos, baseados em diferentes metodologias mostram que a educao contribui para melhorar os nveis de sade de uma determinada populao. Em particular, nveis mais elevados de escolaridade materna reduzem as taxas de mortalidade infantil. Outros trabalhos mostram tambm que a educao concorre para reduzir a criminalidade. Todos esses benefcios indiretos da educao por no serem apreados no so computados nos benefcios privados. Portanto, os

benefcios sociais so superiores aos benefcios privados, que incluem apenas as vantagens pessoais da educao, como por exemplo, os salrios obtidos em funo do nvel de escolaridade. Podemos destacar ainda, que os produtores podem causar externalidades sobre consumidores e vice-versa. Assim, por exemplo, a poluio provocada pela indstria de cobre aumenta a incidncia de tuberculose entre a populao. Tambm, os fumantes contribuem para a disseminao de doenas entre os no fumantes (fumantes passivos) e, nesse caso, temos a gerao de externalidades de consumidores para consumidores. Por fim, o uso de automveis privados congestiona o trfego e contribui para reduzir a velocidade do transporte de mercadorias e, portanto, representa um exemplo de custos externos para os produtores gerados pelos consumidores.

5 Atualidades na "proteo contra o abuso econmico" Existe uma proibio constitucional a esta prtica de abuso, porem h dificuldade na aplicao desta norma pela falta de definio do que seja abuso de poder econmico. O texto constitucional no traz a resposta. Alis, emprega o termo em relao a campanhas eleitorais e em relao livre concorrncia como princpios da ordem econmica. O Poder Judicirio fica, por assim dizer, com um "tipo" cujo ncleo um conceito jurdico indeterminado. Sua definio no pode ser estabelecida de plano, com dados precisos. Aqui se deve reconhecer a zona de certeza e as zonas cinzentas do conceito. Em alguns casos h, certamente, abuso do poder econmico. Em outros, esta afirmao depende de um sistema valorativo desenvolvido pelo aplicador da lei. Os juzes e Tribunais eleitorais enfrentam este problema. Devem, a cada exame de caso concreto, determinar se h configurao do abuso do poder econmico ou no. Mas, para que se possa dar lei (e prpria Constituio) eficcia mxima, a aplicao da sano nos casos includos na zona de certeza deve ser absoluta, sob pena de inocuidade da proibio normativa. Srgio Varella Bruna publicou em 1997, pela Editora Revista dos Tribunais um livro sobre "O Poder Econmico e a Conceituao do Abuso em seu Exerccio". Este autor reconhece o poder econmico como dado estrutural da ordem jurdica brasileira e lhe impe, com Fbio Comparato, uma funo social. O texto de Alceu Lus Castilho em Julho de 2001 pode nos dar uma idia clara do referido problema, ao afirmar que "o Brasil est em ltimo lugar no preo mundial do combate aos cartis", Alceu deslumbra um texto com embasamento na sua afirmao. Na poca Alceu alertava que o Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade) estava esvaziado, sete anos aps a lei que ampliou seus poderes e o definiu como autarquia ligada ao Ministrio da Justia. At ameaa de paralisao por falta de qurum pairava sobre o rgo que deveria controlar os abusos econmicos no Pas. Para piorar, nesta poca a revista Global Competition Review realizou uma pesquisa onde ouviu 500 especialistas em defesa da concorrncia. O conselho brasileiro ficou em ltimo lugar entre os 24 rgos antitruste avaliados, junto com a frica do Sul, com duas entre cinco estrelas na cotao. O pessimismo do ento presidente do Cade, Joo Grandino Rodas em afirmar que a situao poderia at piorar, diz respeito ao projeto de criao da Agncia Nacional de Defesa da Concorrncia e do Consumidor, que agruparia o Cade, a Secretaria de Direito Econmico (do Ministrio da Justia) e a Secretaria de Acompanhamento Econmico (do Ministrio da Fazenda). Nos moldes propostos, a independncia poltica do Conselho, um dos itens avaliados pelos ingleses, ir pelos ares. "Desse jeito vamos ficar sem estrelas", dizia Rodas. No caso do uso abusivo do poder econmico com finalidade de alcanar o poder poltico a hiptese clara: possvel o uso do poder econmico enquanto no elidir com os princpios constitucionais da igualdade e da democracia. 5.1 Definies SBDC Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia. O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia (SBDC), composto pela Secretaria de Acompanhamento Econmico (Seae), vinculada ao Ministrio da Fazenda, pela Secretaria de Direito Econmico (SDE) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade), ambos vinculados ao Ministrio da Justia. O objetivo principal do Sistema a promoo de uma economia competitiva por meio da preveno e da represso de aes que possam limitar ou prejudicar a concorrncia, com base na aludida Lei de Defesa da Concorrncia. A Seae e a SDE possuem funo analtica e investigativa, sendo responsveis pela instruo dos processos. O produto final da atuao da Seae e do Cade so os Pareceres, que so elaborados levando-se em conta, respectivamente, os aspectos econmicos e jurdicos dos fatos ocorridos. Ao Cade, ltima instncia decisria na esfera administrativa, cabe julgar os processos em matria concorrencial, aps anlise dos pareceres da Seae e da SDE. As decises do Cade no comportam reviso no mbito do Poder Executivo, sendo possveis apenas no mbito do Poder Judicirio.

A atuao dos rgos do sistema subdivide-se em trs tipos: I - preventiva, atravs do controle de estruturas de mercado, via apreciao de atos de concentrao (fuses, aquisies e incorporaes de empresas); II - repressiva, atravs do controle de condutas ou prticas anticoncorrenciais, que busca verificar a existncia de infraes ordem econmica, das quais so exemplos as vendas casadas, os acordos de exclusividade e a formao de cartel; e III - educacional, que corresponde ao papel de difuso da cultura da concorrncia, via parceria com instituies para a realizao de seminrios, palestras, cursos e publicaes de relatrios e matrias em revistas especializadas, visando um maior interesse acadmico pela rea, o incremento da qualidade tcnica e da credibilidade das decises emitidas e a consolidao das regras antitruste junto sociedade. CADE Conselho Administrativo de Defesa Econmica. O CADE uma agncia judicante, criada pela Lei n 4.137, de 1962. O CADE foi transformado pela Lei n 8.884, de 1994, em autarquia vinculada ao Ministrio da Justia, com sede e foro no Distrito Federal. O CADE tem como objetivo zelar pela livre concorrncia por meio de esclarecimento ao pblico sobre as formas de infrao ordem econmica e decidir questes relativas s mesmas infraes. As atribuies da agncia estendem-se a todo o territrio nacional. Para tanto dirigido a empresrios, instituies financeiras, trabalhadores, sindicatos empresariais, aos cidados, e a sociedade como um todo. PROCON rgos de Proteo ao Consumidor. A superintendncia de Proteo e Defesa do Consumidor PORCON, o rgo responsvel pela coordenao e execuo da poltica estadual de proteo, amparo e defesa do consumidor. So rgos estaduais e municipais de defesa do consumidor, criados, na forma da lei, especificamente para este fim, com competncias, no mbito de sua jurisdio, para exercitar as atividades contidas no CDC e no Decreto n 2.181/97, visando garantir os direitos dos consumidores. Os PROCONs so, portanto, os rgos oficiais locais, que atuam junto a comunidade, prestando atendimento direto aos consumidores, tendo, desta forma, papel fundamental na atuao do SNDC. Outro importante aspecto da atuao dos PROCONs diz respeito ao papel de elaborao, coordenao e execuo da poltica local de defesa do consumidor, concluindo as atribuies de orientar e educar os consumidores, dentre outras. Em nvel estadual tem-se 27 PROCONs no total, um para cada Unidade da Federao. Conforme mencionado, os PROCONs estaduais tm, no mbito de sua jurisdio competncia para planejar, coordenar e executar a poltica estadual de proteo e defesa do consumidor, assim para o melhor funcionamento dos sistema estadual de defesa do consumidor, faz-se necessrio que exista um estreito relacionamento entre os PROCONs Municipais e o Estadual, bem como entre os prprios rgos municipais.

6 Concluso A abertura da economia, as privatizaes e a desregulamentao, bem como a estabilizao dos preos so os principais fatores que contribuem para dar uma maior importncia ao CADE, estas circunstncias ensejaram uma atuao estatal menos preocupada em investir diretamente na produo, mas por conseguinte, mais determinada em coordenar e estimular a economia de mercado. A globalizao da economia tambm corrobora para um maior impulsionamento dos trabalhos do CADE, pois ela exige grande competitividade e produtividade por parte das empresas instaladas no Brasil. Diante de tais fatos, imprescindvel a existncia de um rgo para zelar a harmonia da ordem econmica no pas, porm este rgo deve ser bem administrado e estruturado para no gerar conflitos ao mercado. As externalidades econmicas esto cada vez mais presentes em nossa economia de mercado, fiscaliz-las e trat-las com justia dever ser uma obrigao para nosso setor pblico, elas no podem ser vistas apenas como indiferenas. A regulao exercida pelas agncias possui papel fundamental no cumprimento das polticas determinadas pelo Estado, sua funo gerencial (tcnica) e de controle sobre os entes regulados. Portanto, deve sempre ser preservado o objetivo de harmonizar os interesses do consumidor, como preo e qualidade, com os do fornecedor, como a viabilidade econmica de sua atividade comercial, como forma de perpetuar o atendimento aos interesses da sociedade.

Sendo assim como consideraes finais, percebe-se que indispensvel para que haja um bom andamento da economia o adentramento ao campo do Direito, principalmente tratando-se de assuntos como externalidades, legislao antitruste e represso ao abuso do poder econmico e ainda as leis de proteo ao consumidor.

7 Referncias Bibliogrficas 1 - BARBOSA, Alfredo Ruy. Apostila de Direito Regulatrio da Fundao Getlio Vargas. Direito da Economia e da Empresa, Rio de Janeiro, 2000 2 DI PIETRO , Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 12 Ed. So Paulo. Editora Atlas, 2000 3 - CARVALHO, Cristiano Martins de. Agncias reguladoras . Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 54, fev. 2002 4 - GOMES, Joaquim B. Barbosa. Agncias Reguladoras: A "Metamorfose" do Estado e da Democracia 5 - Relatrio Final do Grupo de Trabalho Interministerial - Anlise e Avaliao do Papel das Agncias Reguladoras no Atual Arranjo Institucional Brasileiro, setembro 2003. 6 - CONCEIO, Maria S. de Souza. Bens Pblicos e Externalidades, setembro 2001. 7 DE PAULA, Alexandre Sturion, Direito Constitucional Econmico do Brasil, Breves apontamentos. 8 NUSDEO, Fbio. Curso de Economia: introduo ao direito econmico. 3 Ed. So Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi