Vous êtes sur la page 1sur 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que: todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus; o mouse est configurado para pessoas destras; expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse; teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados. Sempre que utilizadas, as siglas subseqentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: ADCT = Ato das Disposies Constitucionais Transitrias; CDC = Cdigo de Defesa do Consumidor; CF = Constituio Federal de 1988; CP = Cdigo Penal; DF = Distrito Federal; EC = Emenda Constitucional; ECA = Estatuto da Criana e do Adolescente; MP = Ministrio Pblico; OAB = Ordem dos Advogados do Brasil; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; TRF = Tribunal Regional Federal.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

Se a perspectiva do poltico a perspectiva de como o poder se constitui e se exerce em uma sociedade, como se distribui, se difunde, se dissemina, mas tambm se oculta, se dissimula em seus diferentes modos de operar, ento fundamental uma anlise do discurso que nos permita rastre-lo. A necessidade de discusso da questo poltica e do exerccio do poder est em que, em ltima anlise, todos os grupos, classes, etnias visam, de uma forma ou de outra, o controle do poder poltico. Porm, costumamos ver o poder como algo negativo, perverso, no sentido da dominao, da submisso. No h, entretanto, sociedade organizada sem formas de exerccio de poder. A questo, portanto, deve ser: como e em nome de quem este poder se exerce?
Danilo Marcondes. Filosofia, linguagem e comunicao. So Paulo: Cortez, 2000, p. 147-8 (com adaptaes).

Em um artigo publicado em 2000, e que fez muito sucesso na Internet, Cristovam Buarque desenhava um idlico mundo futuro, liberto das soberanias nacionais, em que tudo

seria de todos. Se tudo der certo no planeta (o que discutvel), quem sabe um dia, daqui a mil ou dois mil anos, cheguemos l. Como nada ainda deu certo no planeta, a

internacionalizao s ser aceitvel quando se cumprirem duas premissas. Primeira: que desapaream os Estados nacionais. Segunda: que os grupos, ou comunidades, ou

10

sociedades que restarem mantenham entre si relaes impecavelmente eqitativas. Quem sabe um dia...
Roberto Pompeu de Toledo. Amaznia: premissas para sua entrega. In: Veja, 28/5/2008 (com adaptaes).

Em relao s idias e s estruturas lingsticas do texto acima, julgue os itens a seguir.


1

Mantendo-se as idias originalmente expressas no texto, assim como a sua correo gramatical, o complemento da forma verbal visam (R.8) poderia ser introduzido pela preposio a: ao controle. Para que o texto atenda s exigncias de redao de um documento oficial, como um relatrio, por exemplo, obrigatria a substituio da forma verbal costumamos (R.9) por costuma-se. A flexo de plural em formas (R.12) indica que, se em lugar do verbo impessoal, em No h (R.11), for empregado o verbo existir, sero preservadas a coerncia textual e a correo gramatical com a forma existem. Segundo o texto, intil discutir o poder, pois seu aspecto negativo, de submisso, inevitvel e aparece em todas as relaes de dominao, seja de classe, seja de etnia. A vrgula logo depois de operar (R.4) indica que a relao entre as idias expressas no perodo iniciado por ento fundamental (R.4-5) e as idias expressas no perodo anterior seria mantida se a palavra ento fosse substituda por posto que. Na linha 7, para evitar as duas ocorrncias da preposio em e tornar o estilo do texto mais elegante, mantendo-se a correo gramatical, deve-se deixar subentendida a primeira delas, reescrevendo-se o respectivo trecho da seguinte forma: est que, em ltima anlise.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organizao das idias do texto acima.


7

O emprego das formas verbais cheguemos (R.6), desapaream (R.8) e mantenham (R.10) indica a expresso de aes hipotticas; mas o desenvolvimento do texto permite, coerentemente, consider-las assertivas, e sem que se prejudique a correo gramatical, em seus lugares, possvel empregar as formas chegamos, desaparecem e mantm, respectivamente.

Mantm-se a coerncia de idias e a correo gramatical do texto ao se empregar o sinal indicativo de crase no a, em a internacionalizao (R.6-7), situao em que esse termo seria empregado como objeto direto preposicionado.

Preservam-se a correo gramatical e a coerncia da argumentao do texto ao se substituir a expresso se cumprirem (R.7) por forem cumpridas.

10

Mantm-se a correo gramatical do texto e respeitam-se suas relaes argumentativas ao se substituir em que (R.3) por onde.

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

10

13

16

Pode-se dizer que h complexidade onde quer que se produza um emaranhamento de aes, de interaes, de retroaes. E esse emaranhamento tal que nem um computador poderia captar todos os processos em curso. Mas h tambm outra complexidade que provm da existncia de fenmenos aleatrios (que no podem ser determinados e que, empiricamente, agregam incerteza ao pensamento). Pode-se dizer, no que concerne complexidade, que h um plo emprico e um plo lgico e que a complexidade aparece quando h simultaneamente dificuldades empricas e dificuldades lgicas. Pascal disse h j trs sculos: Todas as coisas so ajudadas e ajudantes, todas as coisas so mediatas e imediatas, e todas esto ligadas entre si por um lao que conecta umas s outras, inclusive as mais distanciadas. Nessas condies agrega Pascal considero impossvel conhecer o todo se no conheo as partes. Esta a primeira complexidade: nada est isolado no Universo e tudo est em relao.
Edgard Morin. Epistemologia da complexidade. In: Dora Fried Schnitman (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996, p. 274 (com adaptaes).

Em minha opinio, uma percepo ingnua dos fenmenos de mercado, como a crena nos mercados perfeitos, fornece exatamente o que seus crticos mais

utilizam como munio nos momentos de crise e descontinuidade. O argumento da suposta infalibilidade dos mercados em bases cientficas e a pretenso de transformar

economia e finanas em cincias exatas produzem uma perigosa mistificao: confundir brilhantes construes mentais para entender a realidade com a prpria realidade.

10

Os mercados no so perfeitos. So, isto, sim, poderosos instrumentos de coordenao econmica em busca permanente de eficincia. Mas so tambm o espelho de

13

nossos humores, refletindo nossa falibilidade nas avaliaes. So contaminados por excesso de otimismo e de pessimismo. So humanos, demasiado humanos.
Paulo Guedes. Os mercados so demasiado humanos. In: poca, 21/7/2008 (com adaptaes).

Julgue os seguintes itens, a respeito de redaes alternativas para termos e estruturas lingsticas do texto acima.
11

Refora-se a idia de possibilidade, coerente com a argumentao desenvolvida no texto, e mantm-se sua correo gramatical, ao se utilizar, em lugar de Pode-se dizer (R.8), o tempo verbal de futuro do pretrito, da seguinte forma: Poderia-se dizer. A retirada do sinal indicativo de crase em no que concerne complexidade (R.8) altera as relaes de sentido entre os termos, mas preserva sua correo gramatical. Seriam respeitadas as relaes de textualidade e as regras gramaticais se as palavras de Pascal, considero impossvel conhecer o todo se no conheo as partes (R.16-17), fossem assim enunciadas: considero impossvel ao todo conhecer se no conheo as partes. O desenvolvimento das idias do texto permite, tambm, a utilizao gramaticalmente correta e textualmente coerente da forma verbal produz no lugar de produza (R.2). O sentido impessoal do verbo haver permite que a afirmao generalizada Mas h tambm outra complexidade que provm (R.4-5) seja substituda por uma frase nominal no plural: Mas tambm outras necessidades provm. Preserva-se o respeito s regras de pontuao do padro formal da lngua portuguesa ao se retirar os parnteses das linhas 6 e 7, demarcando-se a explicao do que sejam fenmenos aleatrios (R.6) por um travesso ou por uma vrgula logo depois dessa expresso.

A partir da organizao das idias e das estruturas lingsticas do texto acima, julgue os itens subseqentes.
17

12

Na linha 7, a flexo de plural da forma verbal produzem exigida pelo termo economia e finanas.

13

18

Seria mantida a correo gramatical do trecho Os mercados no so perfeitos. So, isto, sim, poderosos (R.10), caso ele fosse assim reescrito: Os mercados no so perfeitos; so, isto sim, poderosos.

14

19

Na linha 12, o termo o espelho permite que o verbo ser, nessa orao, seja flexionado tambm no singular: Mas tambm o espelho.

15

20

O perodo inicial do texto, Em minha opinio (...) descontinuidade (R.1-5), explicitando um juzo de valor, apresenta o formato adequado, no teor e na correo gramatical, para compor o texto final de um parecer, se no final deste for acrescida a frase o parecer.

16

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

Estaramos entrando na era dos autocratas? certamente tentador pensar assim depois de ver a recente surra dada pela Rssia na Gergia. Essa invaso marca com clareza uma nova fase na poltica mundial, mas seria um erro pensar que o futuro pertence mo pesada do russo Vladimir Putin e aos seus colegas dspotas. Estou pessoalmente interessado em discernir o formato do novo momento internacional, porque em 1989 escrevi um ensaio intitulado O Fim da Histria? Nele, eu argumentava que as idias liberais haviam triunfado de maneira conclusiva com o fim da Guerra Fria. Mas, hoje, o predomnio dos Estados Unidos da Amrica sobre o sistema mundial est fraquejando; Rssia e China se oferecem como modelos, exibindo uma combinao de autoritarismo e modernizao que claramente desafia a democracia liberal. Eles parecem ter grande nmero de imitadores.
Francis Fukuyama. Democracia resiste a novo autoritarismo. In: O Estado de S.Paulo, 31/8/2008, p. A24 (com adaptaes).

A figura acima mostra parte da rea de trabalho de um computador que tem como sistema operacional o Windows XP. Com relao a essa figura e ao Windows XP, julgue os itens seguintes.
31

Ao se clicar o cone com o boto direito do mouse, o arquivo associado a esse cone ser aberto. Ao se clicar o cone iniciado. e, em seguida, se clicar o boto

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da realidade mundial contempornea, julgue os itens que se seguem.
21

32

, o aplicativo associado a esse cone ser


33

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Ao mencionar o grande nmero de imitadores do modelo poltico autocrtico, o texto se refere ao atual cenrio sulamericano, caracterizado por governos fortes, alados ao poder pela fora das armas, ainda que com respaldo popular. Alm de limitaes econmicas, parte significativa da frica est hoje submetida a governos considerados autocrticos e, em determinadas regies, a conflitos tnicos de elevada dramaticidade, como atesta o caso de Ruanda. Na Colmbia de hoje, a luta contra insurgentes, como as FARC, faz-se dentro dos marcos clssicos da democracia representativa, com eleies peridicas e funcionamento regular das instituies. A recente interveno militar russa mencionada no texto foi justificada por Moscou como de apoio separatista Osstia do Sul, alvo de ataque por parte do poder central da Gergia. Infere-se do texto que o episdio militar citado no primeiro pargrafo circunscreve-se regio em que se situou, o Cucaso, sendo irrelevante para a compreenso do atual cenrio internacional. Ao contrrio do que se previa h duas dcadas, o fim da Guerra Fria fez recrudescer as tenses do sistema bipolar mundial, ampliando a rivalidade americano-sovitica, como se v nos atuais incidentes envolvendo a Gergia. O autor reconhece que, na atualidade, o poder mundial norte-americano no se manifesta de maneira inequvoca e emite sinais de algum tipo de fragilidade. Especificamente em relao China, a modernizao a que se refere o texto situa-se fundamentalmente no campo econmico, com alguma abertura iniciativa privada e crescentemente vigorosa participao no mercado global. Para ser aceita na comunidade internacional, especialmente na Organizao Mundial do Comrcio, a China viu-se impelida a promover sensvel abertura poltica e aproximar-se do modelo liberal do Ocidente. Encerradas h pouco, as Olimpadas de Pequim foram usadas pela China para demonstrar ao mundo pujana, vigor e capacidade de realizao do pas, no que introduziu indito sentido poltico a uma competio que desconhecia esse tipo de procedimento.

Ao se pressionar a tecla teclar


tarefas

do Windows, que permite, entre outras coisas, visualizar uma lista dos aplicativos que esto sendo executados no computador.

, ser aberta a janela denominada Gerenciador de

e, mantendo-a pressionada, se

A figura acima mostra uma janela do Excel 2003 com uma planilha, na qual as clulas A2 e A3 apresentam itens a serem comprados; as clulas B2 e B3, os preos unitrios de cada item, em reais; e as clulas C2 e C3, as quantidades de itens a serem adquiridos. Considere que as clulas que contm nmeros estejam formatadas como nmeros, e que os valores numricos sejam todos inteiros. A partir dessas informaes, julgue os itens subseqentes, relativos ao Excel 2003.
34

digitar =B2*C2 e, em seguida, teclar .


35

Para se calcular o preo total dos cinco pratos e pr o resultado na clula D2, suficiente clicar essa clula,

As clulas A1 e A3 estaro selecionadas aps a execuo da seguinte seqncia de aes: clicar a clula A1; pressionar e finalmente, a tecla . manter pressionada a tecla ; clicar a clula A3; liberar,

36

A seguinte ao ir mover o contedo da clula C2 para a clula D2: clicar a clula C2 e teclar

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2003, com um documento em processo de edio, julgue os itens a seguir.
37

A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 7 (IE7), na qual exibida parte de uma pgina da Web. Com relao a essa janela, ao IE7 e a conceitos e tecnologias relacionados Internet, julgue os itens que se seguem.
44

Na situao apresentada na janela, o boto pode ser usado para salvar o documento em edio, mantendo-se o nome, o local e o formato do arquivo atualmente aberto. Ao se clicar o boto , ser aberta a janela denominada Traduo, onde o usurio poder escolher uma lngua para a qual um trecho selecionado deve ser traduzido. No menu , encontra-se opo que permite enviar o documento em edio como anexo em uma mensagem de correio eletrnico. Considere a realizao das seguintes aes: aplicar um clique duplo sobre a palavra Judicirio; pressionar e manter pressionada a tecla

Ao se clicar STJ.

, ser aberta a pgina inicial do website do

38

45

39

Ao se clicar , no canto superior esquerdo da janela mostrada, exibida uma lista de opes, entre as quais se encontra uma que permite fechar o IE7. Ao se aplicar um clique duplo em um local na barra de ttulo que no contenha nenhum boto ou cone, a janela mostrada ser minimizada. O menu possibilita o acesso a funcionalidade que permite definir a primeira pgina que deve ser exibida quando o IE7 aberto. Ao se clicar o boto , ser exibida uma lista de todos os websites que foram acessados no dia atual.

46

40

. Aps essas aes, a referida palavra ser copiada


para a rea de transferncia e poder ser colada em outro local do documento, aplicando-se um clique nesse local e, em seguida, pressionando-se e mantendo-se pressionada a tecla
41 48

; teclar C; liberar a tecla

47

, teclando-se V e liberando-se a tecla .

Com relao a correio eletrnico, julgue os prximos itens.


49

Para se centralizar o ttulo do documento Recursos repetitivos , suficiente aplicar um clique simples em algum lugar desse ttulo e, em seguida, clicar . O menu possibilita o acesso a ferramentas que permitem, entre outras aes, determinar o nmero de palavras contidas em trecho do texto selecionado. Ao se clicar o boto , ser aberta uma janela denominada Idioma, que permite definir o idioma que o verificador ortogrfico utilizar em texto selecionado.

42

Toda mensagem enviada para endereo de correio eletrnico que contenha o smbolo @ passa por processo de criptografia. Esse processo garante que, se a mensagem for interceptada por pessoa que no seja o destinatrio, seu contedo no ser decifrado. O programa Outlook Express 2003 permite a edio e o envio de mensagens de correio eletrnico, possuindo, tambm, funcionalidades que permitem o envio de cpias de uma mesma mensagem a vrios endereos de correio eletrnico.

50

43

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca do conceito, do objeto e dos elementos das constituies, julgue os itens seguintes.
51

Acerca da organizao dos poderes, julgue os prximos itens.


59

O fato de a CF ser rgida fundamenta o princpio da supremacia da Constituio sobre as demais normas jurdicas, inclusive sobre os tratados internacionais de direitos humanos.
60

Se um deputado federal acusar, na tribuna da Cmara dos Deputados, um servidor pblico de praticar crime de corrupo, e restar provado que esse servidor pblico era inocente, haver crime de calnia, cuja competncia para julgamento do STF. Diante do princpio da continuidade da atividade jurisdicional, a EC n. 45 vedou aos ministros do STJ o gozo de frias coletivas nos meses de janeiro e julho. Caso um juiz federal decline de sua competncia, alegando que determinada matria seria de competncia da justia estadual, mas o juiz estadual que receber esse processo entenda que a matria seria de competncia da justia federal, caber ao STJ julgar originariamente o conflito.

52

Os direitos e garantias fundamentais so considerados elementos limitativos das constituies. Um deputado federal pretende cumprir com um

61

compromisso de campanha de fazer aprovar uma emenda CF visando alterar o Sistema Tributrio Nacional, o qual considera muito complexo e oneroso para a sociedade. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir.
53

A proposio em tela seria formalmente inconstitucional, pois a iniciativa de projeto em matria tributria de competncia privativa do presidente da Repblica.

Cada um dos prximos itens contm uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nos preceitos legais acerca do controle da administrao pblica e da responsabilidade civil do Estado.
62

54

Essa proposio legislativa deve ser apresentada na Cmara dos Deputados subscrita por, pelo menos, um tero dos deputados federais.

Julgue os itens que se seguem, relativos aos princpios e aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF.
55

No Brasil, o terrorismo e o racismo so imprescritveis, inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia.


63

Joo ingressou com ao de indenizao contra determinado estado da Federao, fundada na responsabilidade objetiva do estado, diante do dano a ele causado pelo servidor pblico Mrio, que teria agido com culpa. Nessa situao, se o juzo no aceitar a denunciao lide do servidor que causou o dano, o estado no perder, por esse motivo, o direito de ingressar posteriormente com ao de regresso contra Mrio. O MP pretende propor ao civil pblica sobre matria que envolve danos causados aos consumidores em mbito nacional. Nessa situao, a competncia no ser da justia estadual, mas, sim, da justia federal, por envolver consumidores em mbito nacional.

56

O Brasil regido, nas suas relaes internacionais, pelo princpio da autodeterminao dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo. Pedro, servidor pblico, e seu filho, de 17 anos de idade,

fizeram apostas em um bingo que se encontra em funcionamento em sua cidade amparado por uma lei estadual. A respeito dessa situao hipottica e da organizao do Estado, julgue os itens subseqentes.
57

Cada um dos itens 64 e 65 contm uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nos dispositivos legais acerca de prescrio e decadncia.
64

A mencionada lei estadual no contraria a jurisprudncia do STF.

58

Compete Unio legislar sobre sistemas de sorteios, mas compete aos municpios, por envolver assunto de interesse local, classificar as diverses pblicas, de forma indicativa, com a finalidade de proibir ou no o acesso a locais de jogos por menores de idade.

Maria, servidora pblica, ingressou, em 12 de maro de 2008, com ao condenatria contra a Unio, alegando ter direito a receber determinada parcela remuneratria em seu contracheque, a contar de janeiro de 2000, a qual foi negada, em fevereiro de 2003, por fora de deciso administrativa em face de requerimento por ela feito. Nessa situao, como se aborda relao de trato sucessivo, a prescrio somente atingir as prestaes vencidas antes do qinqnio anterior propositura da ao, ou seja, aquelas anteriores a 12 de maro de 2003.

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

65

Antnio, servidor pblico federal, recebia determinada parcela remuneratria desde 4 de abril de 1995. Em julho de 2003, quando ele requereu sua aposentadoria, verificou-se que a citada parcela era indevida, no podendo compor seus proventos de aposentadoria. Nessa situao, j ocorreu o prazo qinqenal de decadncia para a administrao pblica anular o ato que determinou o pagamento dessa parcela, j que o termo inicial foi 4 de abril de 1995.

Quanto a tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade e causas de excluso de ilicitude e culpabilidade, julgue os seguintes itens.
72

Na obedincia hierrquica, para que se configure a causa de excluso de culpabilidade, necessrio que exista dependncia funcional do executor da ordem dentro do servio pblico, de forma que no h que se falar, para fins de excluso da culpabilidade, em relao hierrquica entre particulares.

Julgue os itens que se seguem, relativos organizao administrativa da Unio, das autarquias e das fundaes.
66 73

De acordo com parte da doutrina, a evoluo da teoria da culpabilidade fez que, nos dias atuais, no se exija mais a conscincia da ilicitude, contentando-se o direito com a conscincia profana do injusto, consubstanciada pelo conhecimento da anti-sociedade, da imoralidade e da lesividade da conduta, conforme normas gerais de conduta e de princpios morais e ticos.

Considere a seguinte situao hipottica. Andr pretende impetrar mandado de segurana contra ato do conselho curador do Fundo de Garantia por Tempo de Servio, o qual presidido pelo ministro de estado do trabalho e emprego. Nessa situao, o STJ competente para julgar a ao mandamental.

Julgue os itens a seguir, acerca do concurso de pessoas e dos crimes contra a administrao pblica.
74

67

Entre as prerrogativas processuais impostas em favor das autarquias pblicas federais est a intimao pessoal de seus procuradores federais de todos os atos do processo.

A participao nfima ou de somenos tratada pelo CP da mesma maneira que a menor participao, tendo ambas como conseqncia a incidncia de minorante da pena em um sexto a um tero.

Acerca dos bens pblicos, julgue os itens subseqentes.


68

A Unio no pode desapropriar a participao acionria de um estado federado em uma empresa pblica estadual.
75

Pratica o crime de advocacia administrativa o funcionrio pblico que, valendo-se da qualidade de funcionrio, responde, por ofcio pblico, s insinuaes feitas sua pessoa em requisio de abertura de inqurito policial.

69

Os bens pblicos so impenhorveis. No entanto, permitido o seqestro da quantia necessria satisfao do crdito, por meio de ordem do presidente do tribunal que proferir a deciso exeqenda, a pedido do credor, quando houver a preterio de seu direito de precedncia.
76

Pacificou-se, no STJ, o entendimento de que o crime de violncia arbitrria, previsto no art. 322 do CP, foi revogado pela Lei n. 4.898/1965 abuso de autoridade , que considera crime desta espcie qualquer atentado integridade fsica do indivduo.

Acerca das licitaes e dos contratos administrativos, julgue os seguintes itens.


70

No mbito dos contratos de concesso, o edital pode prever a inverso da ordem das fases de habilitao e julgamento. Nesse caso, quando for encerrada a fase de classificao das propostas ou de oferecimento de lances, dever ser aberto o invlucro com os documentos de habilitao do licitante mais bem classificado, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital.

Acerca dos crimes hediondos, julgue os itens que se seguem.


77

O condenado pela prtica de crime de tortura, por expressa previso legal, no poder ser beneficiado por livramento condicional, se for reincidente especfico em crimes dessa natureza.

78

De acordo com a nova redao da Lei dos Crimes Hediondos, a pena ser sempre cumprida em regime inicialmente fechado, cabendo a progresso de regime aps o cumprimento de dois quintos da pena, se o apenado for primrio.

71

A concesso de direito real de uso de bens pblicos imveis construdos, destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica, no precisa ser licitada.

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

A respeito da ao penal, julgue os itens subseqentes.


79

Julgue os itens subseqentes, acerca do sistema nacional de polticas pblicas sobre drogas e dos juizados especiais cveis e criminais.
88

cabvel a transao penal em crimes cuja ao penal privada seja originria do STJ; contudo, recebida a queixacrime sem oportuna e especfica oposio do magistrado ou do querelado quanto matria, restar preclusa a discusso acerca da aplicao da transao penal. No gera nulidade a ausncia de intimao do acusado e de seu defensor, para sesso em que se delibere acerca do recebimento ou rejeio da denncia, nos casos de ao penal originria.

A opo pelo procedimento dos juizados especiais cveis no importar renncia a eventual crdito excedente ao limite legalmente fixado, valor este que poder ser cobrado em outra ao, at mesmo perante o prprio juizado.

80

A respeito da priso preventiva e com base no entendimento atual do STJ acerca dessa matria, julgue os prximos itens.
81

89

Quem tiver em depsito, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar poder ser submetido a prestao de servios comunidade, a qual, em prol da dignidade da pessoa humana, a fim de no causar situao vexatria ao autor do fato, no poder ser cumprida em entidades que se destinem recuperao de usurios e dependentes de drogas.

A possibilidade real de o acusado de prtica de crime contra a mulher no mbito domstico e familiar cumprir ameaas de morte dirigidas a sua ex-esposa basta como fundamento para a sua segregao, sobretudo ante a disciplina protetiva da Lei Maria da Penha, que visa a proteo da sade mental e fsica da mulher. Se a priso preventiva do acusado houver sido anteriormente decretada de forma vlida, a manuteno da custdia, em face de sentena penal condenatria, poder ser idoneamente fundamentada mediante a repetio genrica, na sentena, dos argumentos da gravidade do delito praticado e da necessidade da manuteno da ordem pblica, ainda que no haja qualquer elemento novo a justificar a priso processual.

82

Julgue os itens que se seguem, referentes a recursos repetitivos, smula vinculante e informatizao do processo judicial.
90

O julgamento de recurso repetitivo, isto , em caso de multiplicidade de recursos com fundamento em idntica questo de direito, ser efetivado com preferncia sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam ru preso e os pedidos de habeas corpus.

Julgue os seguintes itens, que versam acerca de habeas corpus e das relaes jurisdicionais com autoridade estrangeira.
83

O STJ entende possvel o recebimento de habeas corpus como substitutivo de reviso criminal, quando a ilegalidade for manifesta e no for necessrio o revolvimento de matria ftico-probatria. A alegao de ausncia do estado de flagrncia matria de ordem pblica e, por versar diretamente sobre o direito de liberdade, ainda que no tenha sido objeto de anlise pelo tribunal a quo, pode ser analisada pelo STJ. As cartas rogatrias emanadas de autoridades estrangeiras competentes dependem de homologao pelo STF para serem cumpridas e devem estar acompanhadas de traduo em lngua nacional.

91

A proposta de edio, reviso ou cancelamento de enunciado de smula vinculante autoriza a suspenso dos processos em que se discuta a mesma questo.

84

92

A fim de garantir o direito imagem e vida privada do preso, a legislao especfica no previu o uso de meio eletrnico na tramitao dos processos judiciais de natureza penal.

85

Acerca do contrato de mtuo bancrio, julgue os itens seguintes.


93

Acerca do ECA, julgue os itens a seguir.


86

Como no basta o consenso para seu aperfeioamento, o contrato de mtuo se reveste de natureza real, efetivando-se com a entrega do bem fungvel, em geral o dinheiro, e a sua posterior restituio, no vencimento do prazo estipulado.

A remisso, como forma de extino ou suspenso do processo, poder ser aplicada em qualquer fase do procedimento, antes da sentena.

87

A medida de internao decretada por autoridade judiciria poder excepcionalmente ser cumprida em estabelecimento prisional, quando no existir na comarca entidade exclusiva para adolescentes.

94

O cliente que atrasa o pagamento de prestao relativa a contrato de mtuo firmado com determinado banco dever pagar ao mutuante a prestao acrescida de atualizao monetria e da taxa referente comisso de permanncia.

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

A Empresa Rpido celebrou contrato de transporte para a cidade de Porto Seguro com 58 pessoas. Durante o percurso da viagem, o nibus da empresa, dirigido por Jorge, devido a sbita falha dos freios, colidiu com um caminho que transportava eletrodomsticos para as Lojas Mais. O acidente causou leses em alguns passageiros, que pretendem ajuizar ao para reparao dos danos sofridos. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens que se seguem quanto responsabilidade civil.
95

A CF define que o meio ambiente ecologicamente equilibrado direito de todos e d a este a natureza de bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, atribuindo ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A respeito da responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, julgue os itens a seguir.
101 Como se presume a culpa da empresa que polui, ela deve

indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade, salvo se provar que agiu de forma diligente e cautelosa.
102 O no-cumprimento de medidas necessrias preservao

Nessa situao, configura-se a responsabilidade objetiva da Empresa Rpido, de forma que basta os passageiros comprovarem que sofreram os danos para obterem a indenizao, j que, nessa modalidade de responsabilidade, dispensada a prova da conduta culposa da empresa e do nexo causal entre essa conduta e o dano. A sbita falha no sistema de frenagem do nibus configura o que a doutrina e a jurisprudncia tm denominado fortuito interno, que no exonera a Empresa Rpido do dever de indenizar os danos sofridos pelos passageiros.

ou correo de inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeita os transgressores perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito e suspenso de sua atividade, entre outras sanes. Jos, residente em Macei, ajuizou ao ordinria contra a Unio, no foro do DF, visando obter indenizao por prejuzos que sofreu em virtude da coliso de veculo oficial com o seu. O juiz de primeira instncia julgou improcedente o pedido. Insatisfeito, Jos apelou, e o tribunal manteve a sentena. Jos interps, ento, recurso especial. Distribudo o recurso no STJ, o relator negou-lhe seguimento aps verificar que era intempestivo, j que fora interposto 16 dias aps a publicao do acrdo recorrido. Com referncia situao hipottica acima e disciplina dos recursos nos tribunais, julgue os itens seguintes.
103 A deciso proferida pelo relator do processo observou as

96

Como revelador do movimento do dirigismo contratual, o CDC somente poderia atingir seu objetivo de proteger a parte vulnervel da relao contratual estabelecendo disposies cogentes, de ordem pblica, que reduzissem o campo da autonomia da vontade na celebrao dos contratos. Como corolrio disso, prev-se a nulidade de pleno direito das clusulas contratuais abusivas. A respeito dessas clusulas, julgue os itens subseqentes.
97

Em matria de clusulas abusivas, o CDC enumera hipteses em que o carter abusivo estaria configurado, adotando, no entanto, um sistema aberto ao admitir outras situaes. O CDC veda expressamente clusulas que impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vcios de qualquer natureza dos produtos ou servios. No entanto, essa disposio mitigada na relao de consumo entre fornecedor e consumidor pessoa jurdica, haja vista que, em determinadas situaes, a indenizao poder ser limitada. Dada a proteo que a vedao clusula abusiva proporciona aos consumidores, considerados como a parte mais fraca da relao contratual, a nulidade de uma clusula abusiva acarreta, via de conseqncia, a nulidade de todo o contrato no qual se encontra prevista.

98

normas processuais relativas ao julgamento dos recursos nos tribunais, uma vez que ao relator cabe negar seguimento ao recurso manifestamente inadmissvel.
104 Caso queira recorrer da deciso mais recente, Jos poder

99

interpor agravo de instrumento ao rgo competente para julgamento do recurso, providenciando, para isso, cpia da deciso agravada, da certido de intimao e das procuraes outorgadas aos advogados das partes.
105 Mesmo que o recurso fosse admissvel, seria defeso ao

A respeito do instituto da guarda compartilhada, julgue o item abaixo.


100 A guarda compartilhada implica o exerccio conjunto de

direitos e deveres concernentes ao poder familiar do filho, mas, como pressupe consenso, no pode ser requerida unilateralmente pela me ou pelo pai nem determinada de ofcio pelo juiz, que est limitado determinao da guarda unilateral.

relator, em deciso monocrtica, dar-lhe provimento, ainda que a deciso recorrida esteja em manifesto confronto com smula do STJ, por invadir competncia privativa de rgo colegiado.

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

A respeito dos embargos de divergncia, julgue os itens que se seguem.


106 Os embargos de divergncia devem ser opostos contra

Por lhe competir manifestar-se sobre preliminares argidas em contestao pelo ru, o advogado do autor de determinada ao retirou os autos do cartrio. Ultrapassado o prazo legal, os autos no foram devolvidos, o que motivou o ru a requerer providncias do juiz. Considerando essa situao, julgue os itens que se seguem.
114 Independentemente da provocao da parte, o juiz dever

decises proferidas pelas turmas, sendo que, em caso de divergncia entre uma turma do STJ e uma turma do STF, o julgamento do recurso caber ao Plenrio do STF. 107 No cabem embargos de divergncia em relao a questo j pacificada em repetidos julgados, firmando-se a orientao jurisprudencial do tribunal no mesmo sentido do acrdo embargado. No que concerne s regras de fixao da competncia, julgue os itens subseqentes.
108 Considere a seguinte situao hipottica.

determinar a intimao pessoal do advogado que retm os autos para que este os devolva em at 24 horas. Ultrapassado esse prazo, haver no s a perda do direito de vista dos autos fora do cartrio, mas tambm o desentranhamento da pea protocolada em cartrio tempestivamente.
115 Apurada a falta do advogado, o juiz dever aplicar-lhe as

Ana, residente em Braslia, adquiriu imvel na cidade de Belo Horizonte, que estava ocupado por Carla. Como Carla no desocupou o imvel, aps devidamente notificada, Ana ajuizou ao de imisso na posse no foro de Braslia. Devidamente citada, Carla ofereceu contestao, sem, no entanto, alegar a incompetncia do juzo. Nessa situao, aps instruo processual, e sendo proferida sentena de mrito, haver prorrogao da competncia, que consiste em tornar competente um juzo originariamente incompetente. 109 A competncia fixada no instante em que a ao proposta, no importando as alteraes de fato ou de direito supervenientes, salvo supresso do rgo judicirio ou alterao da competncia em razo da matria ou da hierarquia. Considerando que um indivduo, insatisfeito com acrdo proferido pelo TRF da 1. Regio em sede de apelao, interponha recurso especial para o STJ, julgue os itens a seguir.
110 Caso o recurso especial no seja admitido ante a alegao

penalidades de perda do direito de vista dos autos fora do cartrio e multa no valor correspondente a meio salrio mnimo, aps o que dever determinar a busca e apreenso do processo e a comunicao do fato seo local da OAB para apurao de falta disciplinar. Quanto aos princpios constitucionais e gerais do direito processual civil, julgue o item abaixo.
116 O ato do presidente de um tribunal que designa um juiz

de que o acrdo recorrido est em consonncia com jurisprudncia dominante do STF, o recorrente poder interpor agravo de instrumento, no prazo de 10 dias, para o STJ. 111 De acordo com entendimento sumulado pelo STJ, a despeito de o tribunal a quo no ter apreciado questo proposta no recurso especial, deve-se admiti-lo caso tenha havido prvia oposio de embargos de declarao. Regina foi condenada, em sentena transitada em julgado, a pagar a Tereza R$ 200,00 a ttulo de danos morais, R$ 900,00 a ttulo de danos materiais e R$ 100,00 a ttulo de honorrios advocatcios. Com base nessa situao hipottica e de acordo com a disciplina legal relativa a esse assunto, julgue os itens seguintes.
112 Caso Regina venha a oferecer impugnao, poder alegar

substituto para atuar em determinado feito, aps o juiz titular e seu substituto legal terem afirmado sua suspeio para atuar na ao, no viola o princpio do juiz natural, j que o afastamento daqueles originalmente competentes para o julgamento se deu com base em motivo legal, e no, por ato de exceo. Julgue os itens a seguir, que dispem acerca do Regimento Interno do STJ.
117 O processamento e julgamento dos feitos em que se discute

a responsabilidade civil do Estado cabe Segunda Seo.


118 Processos cujo objeto o questionamento de licitao devem

nulidade de citao, mesmo que o processo no tenha corrido sua revelia, j que se trata de norma processual de ordem pblica.
113 Regina dever efetuar o pagamento do montante relativo

ser julgados na Primeira Seo.


119 Nas sees, as reunies devem contar com a presena da

condenao no prazo de 15 dias, sob pena de haver acrscimo de multa de 10% do montante, e, a requerimento de Tereza, ser expedido mandado de penhora e avaliao.

maioria absoluta de seus integrantes.


120 O julgamento dos mandados de segurana ter prioridade

sobre o de todos os outros feitos.

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, que vale dez pontos, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Pedro, corregedor de determinado tribunal, recebeu denncia annima, em 10/4/2002, afirmando que Joo, servidor pblico, estaria recebendo propina para interceder em favor de advogados na distribuio de processos no mbito daquele tribunal. Em 20/5/2002, foi publicada portaria nomeando Cludio, Suzana e Maria como membros de uma comisso de processo administrativo disciplinar para apurao da denncia em questo, a qual deveria ser presidida por Cludio, servidor pblico estvel, que ingressou no servio pblico, sem concurso pblico, na forma do art. 19 do ADCT (Art. 19. Os servidores pblicos civis da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, da administrao direta, autrquica e das fundaes pblicas, em exerccio na data da promulgao da Constituio, h pelo menos cinco anos continuados, e que no tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituio, so considerados estveis no servio pblico.) O prazo inicial estabelecido para o trabalho da comisso foi de 60 dias, prorrogvel por mais 60 dias. Em razo do trabalho de apurao levado a termo pela citada comisso, no dia 20/6/2007, foi publicada portaria de demisso de Joo.

Com base nessa situao hipottica, redija um texto dissertativo que responda as seguintes indagaes.

< < <

A denncia annima poderia ter sido recebida para iniciar um processo administrativo disciplinar? Cludio poderia ser presidente da citada comisso? Houve prescrio da pretenso punitiva?

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

10

Prova Discursiva Rascunho


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE STJ

Cargo 3: Analista Judicirio rea: Judiciria

11

Vous aimerez peut-être aussi