Vous êtes sur la page 1sur 9

Regras de Colocao Pronominal - Portugus Fcil_7

Os Pronomes Oblquos tonos apiam-se na tonicidade de alguma palavra prxima a ele, podendo ocupar trs posies:

1) PRCLISE (antes do verbo), que ocorre nas seguintes situaes: 1.1.) Com PRONOME PESSOAL DO CASO RETO no incio da frase : EU O conheo muito bem./ TU A feres com suas palavras. 1.2.) Qd. antes do VERBO vier palavras de sentido negativo: NUNCA ME convidam para festas./ NINGUM LHE diz a verdade.;

1.3.) Qd. Forma uma CONJUNO SUBORDINATIVA: QUANDO TE encarei frente a frente no vi o meu rosto.; 1.4.) Qd. antes do VERBO vier um ADVRBIO: ASSIM SE resolvem os problemas.; 1.5.) Qd. antes do VERBO vier PRONOME INDEFINIDO: TUDO SE acaba na vida.; 1.6.) Qd. antes do VERBO vier PRONOME RELATIVO: No encontrei o caminho QUE ME indicaram.; 1.7.) Qd. antes do VERBO vier PRONOME DEMONSTRATIVO INVARIVEL: ISSO ME comoveu deveras./ AQUILO MEaborreceu demais. 1.8.) Qd. o GERNDIO vier precedido de PREPOSIO: EM SE tratando de cinema, prefiro filmes europeus. 1.9.) Nas oraes iniciadas por palavras INTERROGATIVAS, EXCLAMATIVAS e OPTATIVAS (desejo): QUEM TE disse que ele no viria?/ QUANTO ME custa dizer a verdade./Deus TE proteja. 1.10) Qd. antes do VERBO NO: FUTURO DO PRESENTE, OU DO PRETRITO vier PRONOME PESSOAL RETO ou palavra que exija a prclise: ELES ME convidaro para a solenidade de posse./ NO ME convidaro para a solenidade de posse./SEMPRE TE convidaria para viajar comigo, se tivesse lugar no carro./ EU TE convidaria para viajar comigo, se tivesse lugar no carro. 1.11) Havendo duas palavras atrativas, pode-se colocar o pronome aps as duas palavras: Se ME no ama mais, diga-me./Se no ME ama mais, diga-me.

2) NCLISE (depois do verbo), que ocorre nas seguintes situaes:

2.1.) Com VERBO no incio da frase : Comenta- SE que ele dever receber o prmio.; 2.2.) Com o VERBO no IMPERATIVO AFIRMATIVO: Alunos, apresentem- SE ao diretor.; 2.3.) Com o VERBO no INFINITIVO IMPESSOAL: Leia atentamente as questes antes de resolv-

LAS .; 2.4.) Qd. houver pausa (vrgula) depois do ADVRBIO: ASSIM, resolvem- SE os problemas.

3) MESCLISE (depois do verbo), que ocorre nas seguintes situaes:

3.1.) Qd. o VERBO estiver no FUTURO DO PRESENTE ou no FUTURO DO PRETRITO DO INDICATIVO: Convidar- ME-Opara a solenidade de posse./Convidar- TE-IA para viajar comigo, se tivesse lugar no carro.;

OBS1: Ocorrer tanto PRCLISE, quanto NCLISE, se o verbo NO estiver: i) no incio da frase ; ou ii) no FUTURO DO PRESENTE, OU DO PRETRITO: O vizinho PERGUNTOU-ME pelo filho./ O vizinho ME PERGUNTOU pelo filho.

OBS2: Nas locues verbais em que o VERBO PRINCIPAL est no INFINITIVO ou no GERNDIO, o pronome oblquo tono pode ser colocado depois do VERBO AUXILIAR, ou do VERBO PRINCIPAL: QUERO-LHE apresentar os meus primos./Quero apresentar- LHE os meus primos.;

OBS3: Caso haja antes da locuo verbal palavra que exija prclise, o pronome oblquo tono pode ser colocado antes do VERBO AUXILIAR, ou do depois VERBO PRINCIPAL: NO LHE quero apresentar os meus primos./No quero apresentar-LHE os meus primos.;

OBS4: Nas locues verbais ou nos tempos compostos em que o VERBO PRINCIPAL est no PARTICPIO, o pronome oblquo tono sempre dever ser posicionado tomando como referncia o VERBO AUXILIAR: HAVIAM-LHE contado os verdadeiros motivos da minha desistncia./ NUNCA O tinha visto antes./ T-LO-IA procurado, se tivesse tempo./ SENTIU-SE rejeitado pelos colegas./Ficou tmido, PORQUE SE sentiu rejeitado pelos colegas./Se no o convidarem, sentir- SE-rejeitado pelos colegas.

OBS5: Nas locues verbais ou nos tempos compostos , quando se coloca um pronome oblquo tono depois do VERBO AUXILIAR, usa-se ou no o hfen: Vou (-)TE devolver o livro amanh.

Meus outros resumos:

http://pt.shvoong.com/writers/rcorreas/

Fonte:http://pt.shvoong.com/writing-and-speaking/presenting/2057921-regras-coloca%C3%A7%C3%A3o-pronominalportugu%C3%AAs-f%C3%A1cil_7/#ixzz1oOS7sW00

fote:http://pt.shvoong.com/writing-and-speaking/presenting/2057921-regrascoloca%C3%A7%C3%A3o-pronominal-portugu%C3%AAs-f%C3%A1cil_7/

Colocao Pronominal - Prclise ou nclise - Recomendaes - Proibies Comeo de frase - Locuo verbal M. T. Piacentini

O uso dos pronomes oblquos tonos ME, TE, SE, O(S), A(S), LHE(S) e NOS em relao ao verbo bastante livre no Brasil: depende muito do ritmo, da harmonia, da nfase e principalmente da eufonia. Como a pronncia brasileira diferente da portuguesa, a colocao pronominal neste lado do Atlntico tambm difere da de Portugal. O portugus brasileiro essencialmente procltico, isto , preferimos usar o pronome na frente do verbo na maior parte do tempo. o Manual Geral de Redao da Folha de S. Paulo resume sua orientao alertando para esse ponto: "Atualmente o pronome colocado antes do verbo haja ou no uma palavra que o atraia (pronome relativo, negaes etc.). Mas em pelo menos um caso usa-se o pronome depois do verbo: incio de orao". Tudo poderia se resumir prclise, ento. Mas no assim to simples. H algumas orientaes e regras a serem seguidas. Prclise ou nclise O pronome pode ficar antes ou depois do verbo quando houver: 1. Sujeito explcito antes do verbo: Ele se manteve / manteve-se irredutvel em relao ao divrcio. William Golding se consagrou/consagrou-se como um mestre em esmiuar questes complexas da natureza humana. Desde os dois anos de idade Las se veste /veste-se sozinha. Humilhar o vizinho se tornou/tornou-se uma obsesso para Joel. Por muito tempo aquelas pessoas se debateram/debateram-se com o alcoolismo.

2. Conjuno coordenativa: Gostei da festa, porm me despedi/despedi-me cedo. Tem rompantes, mas se arrepende/arrepende-se depois. O governador foi taxativo e se estendeu/estendeu-se longamente sobre o assunto.

3. Preposio antes de verbo no infinitivo: Nas lojas esportivas encontramos o equipamento ideal para proporcionarnos/para nos proporcionar uma vida sadia. Temos satisfao em lhe participar / em participar-lhe a inaugurao da fbrica. Tenho o prazer de lhes falar/falar-lhes sobre a filosofia que norteia nossa instituio.

Obs. Quando o pronome a/as, o/os, torna-se prefervel a nclise: Conseguido o divrcio, sentiu-se tentada a engan-lo (em vez de a o enganar) na diviso dos bens. / Tenho o prazer de convid-los a comparecer ao batismo. / Folgopor sab-los bem. Recomendaes Para muitos, trata-se de regras rgidas, mais do que recomendaes. Digamos que quem quer redigir com correo e estilo deve cuidar para adotar a prclise nas seguintes situaes: 1) Os pronomes indefinidos e relativos e as conjunes subordinativas atraem o pronome tono; para facilitar seu reconhecimento, convm notar que grande parte comea com que: Eis o livro do qual se falou a noite inteira. Procuramos quem se interesse por criao de bicho-da-seda. Quer me arrependa, quer no, irei l. O resultado das urnas serviu para mostrar a falcia daqueles que sejactavam de uma fora poltica que lhes permitia tudo. Sua carreira poltica comeou em 1955, quando se elegeu vereador pelo antigo PTB. Em sociedade tudo se sabe. / Onde se meteram eles?

2) Tambm as palavras de valor negativo atraem o pronome tono: Nada nos afeta tanto quanto o aumento do leite. / Nunca se viu coisa igual. No me diga isso para no me aborrecer. / Ningum os tolera. Jamais se soube a verdadeira verso dos fatos.

interessante observar que se a palavra negativa precede um infinitivo no flexionado, o pronome pode vir depois do verbo: Calei para no a magoar. Calei para no mago-la. / Sa para no os incomodar/para no incomod-los. 3) Advrbios de um modo geral atraem o pronome tono: Aqui se faz, aqui se paga. / Agora te reconheo. / Sempre se disse isso. L se foi nosso dinheiro... / Talvez nos encontremos. / Devagar se vai ao longe. Ele certamente a viu. / Muito nos contaram sobre isso. / Logo se saber o resultado. Proibies H apenas duas situaes inviveis: 1. A nclise com os tempos futuros; em outros termos: colocar o pronome tono depois dos verbos no futuro do presente e do pretrito do indicativo e no futuro do subjuntivo: fazerei-me / faria-nos / diriam-se / se disser-te / quando puse-las / se trouxe-las etc.

2. O pronome tono depois do particpio: L *Eu j teria aposentado-me se ganhasse bem.

Se aplicar a orientao de sempre usar o pronome na frente do verbo, voc j no corre o risco de cometer esse erro de nclise. Como corrigir essas situaes, ento? Usar a prclise colocando um sujeito explcito antes do verbo, para no deixar o pronome no incio da frase: Eu me benzerei; ele nos faria um favor; se te disser; quando (eu) as puser no lugar; eles se diriam magoados. Ficarei feliz se (voc) as trouxer junto. Eu j teria me aposentado se ganhasse bem.

Comeo de frase Ainda no aceita na linguagem culta formal, a colocao do pronome tono em incio de frase permitida na linguagem informal e nos dilogos - pode ser "proibida", mas no invivel, portanto. Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramtica do Portugus Contemporneo (1985: 307), observam que essa possibilidade - especialmente com a forma me - caracterstica do portugus do Brasil e tambm do portugus falado nas repblicas africanas. E citam exemplos de Erico Verssimo e Luandino Vieira, respectivamente: Me desculpese falei demais. / Me arrepio todo... E j escrevia Mrio de Andrade, em "Turista Aprendiz": Se sente que o dia vai sair por detrs do mato. Em todo caso, deve-se evitar o uso do pronome "se" no comeo da frase porque ele pode induzir o leitor a pensar que se trata da conjuno condicional se. Locuo verbal Relembrando: locuo verbal a reunio de dois ou mais verbos para exprimir uma s ao. O primeiro verbo chamado auxiliar; o ltimo o principal e est sempre no infinitivo, no gerndio ou no particpio. Para melhor visualizao e fixao, vejamos as possibilidades de colocao dos pronomes tonos por meio de exemplos apenas. 1. Auxiliar + Infinitivo Quero fazer-lhe uma surpresa. Quero-lhe fazer uma surpresa. Quero lhe fazer uma surpresa. [sem hfen mais brasileiro] Eu lhe quero fazer uma surpresa.

2. Auxiliar + Infinitivo com preposio Comeamos a nos preparar para o vestibular. Comeamos a preparar-nos para o vestibular.

3. Auxiliar + Gerndio Eles Eles Eles Eles foram afastando-se. foram-se afastando. foram se afastando. [colocao brasileira]. se foram afastando.

4. Auxiliar + Particpio O povo havia-se retirado quando chegamos.

O povo havia se retirado quando chegamos. O povo se havia retirado quando chegamos.

Veja que aqui s h trs opes, porque no se permite a nclise com o particpio.

http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=51&rv=Gramatica

Colocao Pronominal (prclise, mesclise, nclise)


Por Cristiana Gomes o estudo da colocao dos pronomes oblquos tonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relao ao verbo.

Os pronomes tonos podem ocupar 3 posies: antes do verbo (prclise), no meio do verbo (mesclise) e depois do verbo (nclise).

Esses pronomes se unem aos verbos porque so fracos na pronncia.

PRCLISE

Usamos a prclise nos seguintes casos:

(1) Com palavras ou expresses negativas: no, nunca, jamais, nada, ningum, nem, de modo algum.

- Nada me perturba. - Ningum se mexeu. - De modo algum me afastarei daqui. - Ela nem se importou com meus problemas.

(2) Com conjunes subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que.

- Quando se trata de comida, ele um expert. - necessrio que a deixe na escola. - Fazia a lista de convidados, conforme me lembrava dos amigos sinceros.

(3) Advrbios

- Aqui se tem paz. - Sempre me dediquei aos estudos. - Talvez o veja na escola.

OBS: Se houver vrgula depois do advrbio, este (o advrbio) deixa de atrair o pronome.

- Aqui, trabalha-se.

(4) Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.

- Algum me ligou? (indefinido) - A pessoa que me ligou era minha amiga. (relativo) - Isso me traz muita felicidade. (demonstrativo)

(5) Em frases interrogativas.

- Quanto me cobrar pela traduo?

(6) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).

- Deus o abenoe! - Macacos me mordam! - Deus te abenoe, meu filho!

(7) Com verbo no gerndio antecedido de preposio EM.

- Em se plantando tudo d. - Em se tratando de beleza, ele campeo.

(8) Com formas verbais proparoxtonas

- Ns o censurvamos.

MESCLISE

Usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer amarei, amars, ) ou no futuro do pretrito (ia acontecer mas no aconteceu amaria, amarias, )

- Convidar-me-o para a festa. - Convidar-me-iam para a festa.

Se houver uma palavra atrativa, a prclise ser obrigatria.

- No (palavra atrativa) me convidaro para a festa.

NCLISE

nclise de verbo no futuro e particpio est sempre errada.

- Tornarei-me. (errada) - Tinha entregado-nos.(errada)

nclise de verbo no infinitivo est sempre certa.

- Entregar-lhe (correta) - No posso receb-lo. (correta)

Outros casos: - Com o verbo no incio da frase: Entregaram-me as camisas. - Com o verbo no imperativo afirmativo: Alunos, comportem-se. - Com o verbo no gerndio: Saiu deixando-nos por instantes. - Com o verbo no infinitivo impessoal: Convm contar-lhe tudo.

OBS: se o gerndio vier precedido de preposio ou de palavra atrativa, ocorrer a prclise:

- Em se tratando de cinema, prefiro o suspense. - Saiu do escritrio, no nos revelando os motivos.

COLOCAO PRONOMINAL NAS LOCUES VERBAIS

Locues verbais so formadas por um verbo auxiliar + infinitivo, gerndio ou particpio.

AUX + PARTICPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome dever ficar antes do verbo auxiliar.

- Havia-lhe contado a verdade. - No (palavra atrativa) lhe havia contado a verdade.

AUX + GERNDIO OU INFINITIVO: se no houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir depois do verbo auxiliar ou do verbo principal.

Infinitivo - Quero-lhe dizer o que aconteceu. - Quero dizer-lhe o que aconteceu.

Gerndio - Ia-lhe dizendo o que aconteceu. - Ia dizendo-lhe o que aconteceu.

Se houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

Infinitivo - No lhe quero dizer o que aconteceu. - No quero dizer-lhe o que aconteceu.

Gerndio - No lhe ia dizendo a verdade. - No ia dizendo-lhe a verdade.

fonte: http://www.infoescola.com/portugues/colocacao-pronominal-proclise-mesocliseenclise/

Vous aimerez peut-être aussi