Vous êtes sur la page 1sur 2

Leucemia Mielide Crnica O que Leucemia?

? As leucemias so neoplasias malignas da medula ssea (ou seja, alteraes celulares que acarretam um crescimento exagerado destas clulas = proliferao celular anormal), atingindo, pelo menos, uma linhagem de clulas constituintes do sangue. Podem ser divididas em leucemias agudas e crnicas. As leucemias crnicas diferem das agudas por terem incio insidioso (surgem de forma subtil, progredindo e evoluindo ao longo do tempo, sendo por isso normalmente diagnosticada em estados mais avanados da doena) e evoluo geralmente mais lenta. - Leucemia Mielide Crnica A leucemia mielide crnica uma doena na qual uma clula que se encontra na medula ssea se transforma em cancerosa e produz um nmero elevado de granulcitos anormais (um tipo de glbulos brancos). Esta doena pode afectar qualquer pessoa de qualquer faixa etria, mas mais comum em adultos e idosos.

Sintomas Nas fases iniciais, a leucemia mielide crnica por vezes assintomtica (ausncia de sintomas). Contudo, algumas pessoas ficam fatigadas e enfraquecidas, perdem o apetite, perdem peso, sofrem de febre ou suores nocturnos e tambm tm uma sensao de estar cheias (habitualmente causada pelo aumento de volume do bao). Com o tempo, as pessoas que tm este tipo de leucemias adoecem facilmente porque a quantidade de glbulos vermelhos e plaquetas diminui consideravelmente, ocasionando palidez, hematomas e hemorragias.

Diagnstico O diagnstico da leucemia mielide crnica estabelece-se frequentemente por meio de uma anlise de sangue simples. A anlise pode revelar uma quantidade anormalmente elevada de glbulos brancos, que oscila entre 50 000 e 1 000 000 por microlitro (a quantidade normal menos de 11 000). Para confirmar o diagnstico deve recorrer-se a anlises que avaliam os cromossomas ou pores de cromossomas. A anlise dos cromossomas dos glbulos brancos leucmicos quase sempre demonstra a reordenao de cromossomas. As clulas leucmicas tm com frequncia o chamado cromossoma Filadlfia (cromossoma que contm aderido a ele uma parte especfica de outro cromossoma), alm de outras alteraes cromossmicas.

Tratamento e Prognstico Embora a maioria dos tratamentos no cure a doena em si, atrasa a sua progresso. Aproximadamente de 20 % a 30 % dos doentes com leucemia mielide

crnica morrem nos dois anos posteriores ao diagnstico e aproximadamente 25 % morrem anualmente depois desse prazo. A nica possibilidade de recuperao total o transplante de medula ssea. O transplante de medula ssea (que deve ser de um doador com um tipo de tecido compatvel, quase sempre um parente prximo). A hidroxiureia, que pode ser administrada por via oral, o medicamento quimioterpico mais usado para o tratamento desta doena. O busulfano tambm til, mas, devido aos seus efeitos txicos graves, utiliza-se geralmente durante perodos mais curtos do que a hidroxiureia. Alm dos medicamentos, prescreve-se uma radioterapia do bao para ajudar a reduzir o nmero de clulas leucmicas. Por vezes o bao deve ser extrado cirurgicamente (esplenectomia) para aliviar o mal-estar abdominal, aumentar o nmero de plaquetas e diminuir a necessidade de transfuses.

Vous aimerez peut-être aussi