Vous êtes sur la page 1sur 3

Bom dia! (Joo) Que belo dia! (Emerson) Adogooooo! Comea agora o Jornal F.D.P.!

Um jornal que vai levar diverso, conhecimento e entretenimento para todos! (Wellington) Jornal F.D.P. (Fonte de pensamento)! (Todos)
Hoje o Jornal F.D.P. vai falar sobre o primeiro livro da obra de Jean-Jacques Rosseau: O Contrato Social. (Emerson) Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, 28 de Junho de 1712. Foi um importante filsofo, terico poltico, escritor e compositor autodidata suo. considerado um dos principais filsofos do iluminismo e um precursor do romantismo. (Joo)
No primeiro livro Onde se indaga como passa o homem do estado natural ao civil e quais so as condies essenciais desse pacto (p.23-37).... (Wellington) Mostra como acontece a passagem do homem natural ao artificial ... (Emerson) ... e coloca os principais pontos essenciais para que exista esse contrato e Rousseau desenvolve esse livro em nove captulos. (Joo)

Vamos ver nessa nossa primeira matria sobre a vida de Rosseau, e o que ele tem a dizer sobre sua obra!
(todos danam, msica de fundo Pan, pan americano.....).- (Emerson)

VINHETA: (SER GRAVADO UM VDEO COM OS INTEGRANTES DO GRUPO BEBENDO FRIMINHO. Iremos copiar aquela vinheta do CQC, quando eles fazem propaganda dos patrocinadores antes de comear a matria.) VDEO ANIMADO DE ROSSEAU FALANDO SOBRE SUA OBRA: (Emerson) O Contrato Social para um acordo entre indivduos para se criar uma Sociedade, e s ento um Estado, isto , o Contrato um Pacto de associao, no de submisso. A presente obra prope para todos os
homens refaam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experincia poltica das antigas civilizaes onde predomina o consenso e dessa forma garantir os direitos de todos os cidados.

BANCADA Eu adorei essa matria. Blbl...... (Joo) Foi sensacional!! Mas agora, caro TELEESPEC.... Nos do Jornal P.Q.P, como dissemos, queremos lhes proporcionar conhecimento. (Emerson) Ento agora, veremos mais uma matria que falar sobre . Das primerias sociedades e Do direito do mais forte de Rosseau. Rodaaaaaa..... (Wellington)

VINHETA:

VDEO FEITO NO MOVIE MAKE COM FOTOS: ( Wellington - Captulos I, II e III) - A primeira forma de sociedade, portanto o que mais se aproxima de uma sociedade "natural", seria a famlia. Por ser o que mais se aproxima de uma forma natural de sociedade, a famlia serve como primeiro modelo de sociedade poltica: o pai representado pelo chefe, os filhos pelo povo. Mas o direito do pai sobre o filho cessa assim que este atinge a idade da razo e torna-se senhor de si. conservao. - o senhor tenha o direito de governar e os sditos tenham o dever inquestionvel de obedecer. Mas que direito esse que depende da fora? A partir do momento em que se cessa a fora, a obedincia tambm cessa. Concluise que a fora no faz o direito e que s se obrigado a obedecer aos poderes legtimos

BANCADA: Falaremos que ter duas matrias a serem mostradas. Primeiro da reprter Lucrecia, e depois da Animao de Rosseau ( Emerson Captulos IV e V) CRIAR MAIS FALAS PQ EU J ESTOU CANSADO DE DIGITAR! KKKKKKK

ENTREVISTA: ( Carolina - reprter Ramon - entrevistado) + ANIMAO COM A FOTO DE ROSSEAU: (Emerson - Captulos IV e V) - Nenhumas convenes so as nicas bases para uma autoridade legtima, j que nenhum homem possui uma autoridade natural sobre outro e a fora no produz nenhum direito. Um povo no pode escravizar-se por livre e espontnea vontade. E mesmo que cada qual pudesse alienar-se a si mesmo, no poderia alienar seus filhos, que nascem homens livres e donos de sua prpria liberdade. Renunciar prpria liberdade o mesmo que renunciar qualidade de homem, aos direitos da Humanidade, inclusive aos seus deveres. No h nenhuma compensao possvel para quem quer que renuncie a tudo. Tal renncia incompatvel com a natureza humana, e arrebatar toda moralidade a suas aes, bem como subtrair toda liberdade sua vontade. (p.33)

BANCADA: Eu adorei essa matria que a Lucrcia Pavo fez! CRIAR MAIS FALAS PQ EU J ESTOU CANSADO DE DIGITAR! KKKKKKK

VDEO COM FOTOS ( Captulos VIII e IX - Ramon e Carolina faro os vdeos. Cada um far o seu vdeo . O que ficar melhor ser anexado ao trabalho) + ENTREVISTA ( Filipe - reprter Matheus - entrevistado) - O homem, ao passar do estado natural para o estado civil, mudou consideravelmente seu comportamento, deixou de olhar somente para si mesmo para agir atravs de princpios racionais. Substituiu os instintos pela justia, imprimindo s suas aes a moralidade que anteriormente lhe faltava. Deixou de ser um animal estpido e limitado para se tornar finalmente um ser inteligente. Atravs do contrato social o homem perdeu a liberdade natural, que aquela limitada apenas pelas foras dos indivduos. Perdeu, tambm, o direito ilimitado a tudo que podia alcanar e manter. a liberdade natural limitada pelas foras do indivduo, ja a liberdade civil limitada pela liberdade geral.

BANCADA: CRIAR MAIS FALAS PQ EU J ESTOU CANSADO DE DIGITAR! KKKKKKK

VDEO DE FINALIZAO: (Todos os integrantes participaram do vdeo de encerramento. Iremos apenas

concluir tudo que foi dito no em nosso trabalho)

DECOREM O TEXTO!!!! AHAAHHAHAHA

A principal preocupao de Rosseau : O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado. Nesse sentido, Rousseau comea Do contrato social questionando o motivo de os homens viverem sob os grilhes da vida em sociedade, do porqu de os homens abandonarem o estado de natureza, uma vez que todos nascem homens e livres. (Wellington) A ordem social seria, para Rousseau, um direito sagrado fundado em convenes, portanto, nonatural. questo do direito do mais forte, Rousseau responde que: ceder fora constitui ato de necessidade, no de vontade; quando muito, ato de prudncia. Em que sentido poder representar um dever?, ou seja, a fora difere do direito porque pode se impor, mas no obrigar. (Emerson) Assim, para Rousseau, Fora diferente de Direito - o ltimo um conceito moral, fundado na razo, enquanto a fora um fato. Por isso no h direito (nem Contrato) na submisso de um homem pela fora. Nenhum homem aliena sua liberdade gratuitamente a um outro - tampouco um povo a um indivduo (Matheus)

. A Escravido no tem sentido para Rousseau, porque para o autor, o homem depende da liberdade: a liberdade condio necessria da condio humana. Por isso, ele afirma que renunciar liberdade renunciar qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e at aos prprios deveres. No h recompensa possvel para quem a tudo renuncia. (Carolina)
O principal motivo que leva o homem a passagem de estado natural para o civil, pois cada homem sente a necessidade de adquirir uma liberdade moral, pois somente desse modo todo homem se sente no direito em si. (Ramon)

Ao falar de como sempre preciso remontar a uma conveno anterior (Cap. V), Rousseau conclui que a submisso de um povo a um rei s pode vir depois da constituio do prprio povo, ou seja, antes de um contrato de submisso, necessrio um contrato de associao, visto que, em estado de natureza, os homens no esto associados. A constituio do Povo, ou a associao das vontades individuais depende do Pacto Social. (Joao) Procura um Estado social legtimo, prximo da vontade geral e distante da corrupo. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mos do povo, atravs do corpo poltico dos cidados. Segundo suas ideias, a populao tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe". (Filipe)

BANCADA: CRIAR MAIS FALAS PQ EU J ESTOU CANSADO DE DIGITAR! LEMBREM-SE QUE NESSA PARTE SER FEITA OS AGRADECIMENTOS! HAHA

(FGV-SP) O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se cr senhor dos demais, no deixa de ser mais escravo do que eles (...). A ordem social um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito [ordem social], no entanto, no se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenes. (ROUSSEAU, J.J. Contrato Social. Coleo Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, p.22.)
FIM! PERGUNTA:

A respeito da citao de Rousseau, correto afirmar: a- Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribua aos reis o direito divino de manter a ordem social. b- b- Filia-se ao pensamento cristo, por atribuir a todos os homens uma condio de submisso semelhante escravatura. c- c- Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogesto. d- d- Aproxima-se do pensamento abolicionista, por denunciar a escravido praticada na Amrica, ao longo do sculo XIX. e- e- Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- -------------------------------

Vous aimerez peut-être aussi