Vous êtes sur la page 1sur 18

Economia Solidria e Desenvolvimento Territorial Rural: campos de articulao dos arranjos scio-produtivos.

Armando Lirio de Souza1 Universidade Federal do Par armandolirio@yahoo.com.br RESUMO: Pretende-se discutir a possibilidade de articulao da temtica economia solidria e a abordagem do desenvolvimento territorial. Observa-se em um conjunto de polticas pblicas desenvolvidas pelo governo federal, por meio dos vrios ministrios, a articulao dessas temticas no contedo das aes estratgicas de inovao institucional. Palavras-chave: Polticas Pblicas. Economia Solidria. Desenvolvimento. Territrio.

Introduo
A conjuntura contempornea da poltica pblica do governo brasileiro assume conotaes de aprofundar o combate s desigualdades sociais por meio de aes no campo da incluso produtiva e do fortalecimento das transferncias sociais. Nesse sentido, a temtica economia solidria assume relevncia por se tratar de um campo de experimentao com aes voltadas para as populaes de baixa renda e em alto grau de vulnerabilidade social. Em 2010, com a realizao da 2 Conferncia Nacional de Economia Solidria (CONAES) o movimento social da economia solidria sinalizou para a constituio de um aparato de estado apropriado com o objetivo de reivindicar a instalao de um Ministrio da Economia Solidria. Essa trajetria de presso e articulao do movimento social sobre os governantes brasileiros para a criao de instncias estatais para dar conta de polticas pblicas inclusivas tem sido uma constante no pas, a exemplo do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (PRONAF), Pr-Ambiente e outros. O grande desafio dessas propostas foi ganhar envergadura e possuir uma base de apoio social forte. Este parece ser o desafio da economia solidria. No entanto, observam-se avanos
Economista, professor adjunto da Faculdade de Cincias Econmicas do Instituto de Cincias Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Par (ICSA/UFPA), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES-NAEAUFPA), Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-FE-PGDR), vice-lder do Diretrio de Pesquisa do CNPq Trabalho e Desenvolvimento na Amaznia (GPTDA), bolsista CNPq e membro da Coordenao Acadmica do Programa Incubadora Tecnolgica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidrios (PITCPES/ICSA/UFPA).
1

2 nessa articulao, principalmente quando a ao pblica de economia solidria comea a ganhar flego de interiorizao2. Esse o grande desafio para poltica pblica no Brasil, principalmente devido ao seu carter continente. Como chegar aos rinces, ao interland e as querncias? No Brasil, principalmente na Amaznia a ausncia do Estado uma marca ainda cristalizada. Isso resulta em violncia no campo, precariedade na infraestrutura social, pssimos indicadores sociais de educao, sade e ambientais. Portanto, pensar a inovao institucional e criar uma identidade territorial se tornar um dos elementos cruciais para a formulao de polticas pblicas no pas. Essas reflexes esto presentes neste breve texto, ainda em construo. Na buscar de atender as mais diferenciadas questes hoje apresentadas para a economia solidria, tentou-se organizar em trs sesses o artigo para iniciar uma articulao entre os aspectos conceituais ou de natureza da economia solidria, uma discusso inicial sobre sua transio de movimento social para ao pblica e a possibilidade de se pensar a articulao economia solidria e abordagem territorial. Neste caso, no como panaceia ou modismo, mas pensar seu potencial de capilaridade e fortalecer as bases de sua consolidao enquanto polticas pblicas ou mesmo como outra metodologia de conceber a ao pblica no Brasil, distante das prticas coorporativas, departamentais e de feudos. Viabilizar realmente a ao pblica conforme preconiza Habermas, ou seja, repensar o pblico atravs da sociedade por meio de novas formas de gesto pblica e representao social (CUNILL GRAU, 1998). Esta pode ser uma questo orientadora para se pensar a inovao institucional no mbito da economia solidria.

1 A Natureza da Economia Solidria


Observa-se nas experincias no mbito do projeto Brasil Local esse objetivo por meio dos agentes locais de desenvolvimento. Em 2011, na ltima reunio do Conselho Gestor do Centro de Referncia da Amaznia uma das concluses foi perceber o avano na interiorizao das aes do CFES Amaznia. Algo que no estava previsto no termo de referncia do projeto, pois havia uma concepo de executar o projeto a partir das capitais brasileiras. No entanto, apesar dos obstculos financeiros e institucionais, foi possvel criar uma engenharia financeira e operacional que possibilitou a realizao de aes do CFES Amaznia em cidades como Acrelndia, Assis Brasil, Brasilia no Acre, Abaetetuba, Castanhal, Igarap-Miri, Jacund, Mocajuba, Moju, Santarm, Xinguara no Par, Santana no Amap. importante ressaltar que essa experincia tanto no Estado do Par, como no Acre e Tocantins possui uma base metodolgica na abordagem territorial, pois as aes so desenvolvidas levando em considerao os territrios rurais e os territrios da cidadania. Portanto, as aes de formao no so municipais, mas territoriais.
22

3 Afinal o que Economia Solidria? Trata-se de uma ao comunitria/associativista e atitudes de filantropia e caridade? Pode ser apresentada como uma estratgia de arranjos scioprodutivos locais ou uma forma diferente de fazer a economia e o desenvolvimento? Qual a sua natureza institucional? Normalmente, a tarefa de tentar definir Economia Solidria um tanto rdua. H definies que vinculam sua origem aos princpios do socialismo utpico e outras enfatizam sua manifestao como um fenmeno novo, decorrente do processo de desestruturao do mundo do trabalho ou o advento de um novo mundo do trabalho (CHANIAL; LAVILLE, 2006). Ora, as vertentes tericas citadas e outras, normalmente partem do referencial da crise do mundo do trabalho industrial ou da sociedade industrial ou [...] experincias solidrias na perspectiva da autogesto (EID, 2003, p. 5). No entanto, essa dimenso explicativa no seria suficiente para alcanar as prticas de solidariedade comunitrias, presentes em sociedades no industriais ou com a reduzida presena do assalariamento. Portanto, a economia solidria no pode se restringe a uma viso de alternativa de emprego ou de trabalho e renda. Muitas vezes elementos culturais, a trajetria do trabalho e a subjetividade, como o fortalecimento da autoestima, fazem parte do contexto daquilo que se denomina de empreendimento de economia solidria3. Ou seja, o carter empreendedor ultrapassa a noo econmica e de gesto, portanto, a racionalidade social assume importncia (EID, 2003). Isso amplia consideravelmente o significado ou a noo de economia solidria. Uma importante reflexo sobre o sentido da economia solidria est presente em Leite (2009) que nos permite superar as intepretaes reducionistas sobre o carter efmero e fugaz das experincias de economia solidria. Ao apresentar a amplitude do fenmeno, destaca a
3

A dimenso dos empreendimentos econmicos solidrios (EES) ultrapassa qualquer possibilidade de anlise reducionista ou de tipologias. Um nico exemplo como as aes de incubao do Programa Incubadora de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidrios (PITCPES) da Universidade Federal do Par (UFPA), j o suficiente para apresentar a complexidade das experincias de economia solidria. Ao longo de quase 11 anos de existncia, o PITCPES realizou processo de incubao e assessoria com grupos dos segmentos de transtorno mental (cooperativas especiais), agricultura familiar, coleta e reciclagem, grupos de mulheres, cooperativas de produo, cooperativas de servio, grupos de artesanato, pescadores, grupos afro-religiosos e grupos de ourives (gemas e joias). Caso seja, realizado um levantamento junto ao Programa Nacional de Incubadoras (PRONINC) e ao PROEXTMEC, ser possvel ampliar tranquilamente essa breve caracterizao dos EES tanto no campo da incubao como no campo tecnologia social. As experincias das Organizaes No Governamentais como FASE, Caritas e Instituto Marista e outras de cunho regional e local revelam ser ainda mais desafiadora a capacidade das assessorias e Universidades pblica brasileiras em atender as demandas dos EES.

4 possibilidade de ser portadora de uma capacidade de transformao social? (LEITE, 2009, p. 33). Segundo Eid (2003), necessrio ressaltar o carter de resistncia presente nas experincias de economia solidria, assim como, pode-se destacar sua contribuio para gera [...] um novo entendimentos da vida social e uma postura crtica diante das relaes de poder (ASSEBURG; GAIGER, 2007, p. 500). Em suma, essas referncias permitem colocar o arcabouo explicativo sobre o sentido da economia solidria em um patamar superior de anlise, pois avana na identificao de um movimento scio-produtivo, cuja repercusso econmica, social, cultural e ambiental ainda est longe de ser compreendida. Neste momento, o principal desafio da economia solidria ter uma identidade. Seja na relao com outros movimentos sociais, a exemplo da agricultura familiar, seja na definio de sua posio na estrutura do Estado brasileiro (marco legal, carreira de Estado e estrutura descentralizada). Ao ser criada em 2003, a Secretaria Nacional de Economia Solidria (SENAES) foi inserida no Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). Esta posio na estrutura do Estado nem sempre foi tranquila, pois se trata de um rgo do governo que atua no campo da qualificao profissional e na intermediao de mo-de-obra. Portanto, atende as demandas do trabalhador assalariado e do trabalhador desempregado, que acessa seguro desemprego. Comumente, a justificativa para esta posio desconfortvel da SENAES, naquele momento da criao, deveu-se a fragilidade poltica em apontar uma melhor condio de estruturao de uma poltica pblica de economia solidria. Ora, passaram-se oitos anos do governo do Presidente Luis Incio Lula da Silva e a SENAES continuou atrelada ao MTE4. Apesar disso, foi possvel desenvolver aes de articulao da economia solidria em todo o territrio nacional. No entanto, essa posio no governo federal apresentou sinais de esgotamento, pois na 2 Conferncia Nacional de Economia

4Houve tentativa de descentralizar a ao pblica de economia solidria por meio das antigas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) hoje Superintendncias do Trabalho. No caso da Amaznia, esta experincia no teve sucesso, pois poucas superintendncias se envolvem diretamente nos projetos de economia solidria, salvo as Superintendncias do Trabalho do Amazonas e do Amap que participam do Conselho Gestor do Centro de Formao em Economia Solidria da Amaznia e apoiam outros projetos. Apesar dessas articulaes, nem sempre as relaes so tranquilas, pois envolvem concepes diferenciadas de como conduzir a ao pblica de economia solidria.

5 Solidria (CONAES), realizada em 2010, foi aprovada pelos delegados a proposio de apoio criao do Ministrio da Economia Solidria5. Independentemente da conjuntura poltica contempornea, no campo institucional a Secretaria Nacional de Economia Solidria (SENAES) do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) assumiu a seguinte definio de economia solidria no mbito do Sistema de Informao em Economia Solidria (SIES): [...] compreendida como o conjunto de atividades econmicas de produo, distribuio, consumo, prestao de servio, poupana e crdito organizada e realizada solidariamente por trabalhadores sob a forma coletiva e autogestionria (ATLAS..., 2009, P. 17). Dessa forma, Considerando essas caractersticas, a economia solidria aponta para uma nova lgica de desenvolvimento sustentvel com gerao de trabalho e distribuio de renda, mediante um crescimento econmico com proteo dos ecossistemas (BRASIL, 2011a). Observa-se na definio do MTE/SENAES um carter amplo e muitas vezes difuso sobre o
No incio de 2011, as articulaes polticas no interior do governo Dilma Rousseff indicavam a possibilidade de ser criada uma Secretaria Especial de Economia Solidria com status de ministrio. Contudo, o movimento social da economia solidria e a prpria direo da SENAES foi surpreendida pela apresentao de um projeto de Lei (PL 865) na Cmara Federal que desloca a SENAES do MTE e a transforma em uma secretaria da futura Secretaria Especial da Pequena e Mdia Empresa. primeira vista, algo esdrxulo, porm compatvel com uma linha de governo pautado na gesto eficiente e, para surpresa de muitos, defendida por alguns atores sociais que atuam no campo da economia solidria no Brasil. Contudo, este modelo j foi aplicado pelo Governo do Rio Grande do Sul com a criao da Secretaria Estadual de Economia Solidria e de Apoio Micro e Pequena Empresa, cujo titular do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Neste momento, o alerta principal poderia est na interpretao de Carleial & Paulista (2008, p.1) ao afirmar que: [...] a economia solidria no se constitui numa utopia transformadora; ao contrrio, ela se aproxima, no Brasil, de uma poltica de controle social da pobreza. Acredita-se que esse tipo de interpretao assume relevncia, caso a economia solidria seja compreendida pelos atuais mandatrios do governo federal somente como um instrumento da poltica de combate a erradicao da misria ou mais um brao da cristalizada poltica de transferncia de renda. Em momentos diferentes, Eid (2003) e Corragio (2007) chamaram a ateno ao perigo da predominncia do vis assistencialista ou de polticas para os pobres ou na melhor expresso keynesiana, polticas anticclicas. Trata-se de uma discusso inconclusa, mas que colocou a economia solidria em uma posio de destaque seja pela mobilizao nacional realizada pelo Frum Brasileiro de Economia Solidria (FBES) para pressionar o governo federal e reivindicar um projeto compatvel com a identidade da economia solidria seja pela mobilizao no interior da Cmara Federal por meio da criao de um Frente Parlamentar da Economia Solidria e a repercusso em alguns parlamentos estaduais. Na verdade, a perspectiva em relao economia solidria, na nova dcada, era a consolidao de uma agenda pblica em um patamar superior, em face da experincia dos oitos anos de governo. No entanto, observa-se fragilidade na execuo dos vrios projetos e o prprio carter de transversalidade e disperso assumida pela temtica no governo federal. Por exemplo, isso enfraqueceu a constituio de instrumentos de avaliao e controle social, ou mesmo de uma carreira de Estado, com representao nas unidades da federao e possveis instncias nas estruturas de governos municipais. De certo modo, observa-se como algo comum nos estados e municpios, em que existiram experincias de aes pblicas de economia solidria, que prevaleceu o carter efmero e a descontinuidade, principalmente quando ocorreu mudana poltico-partidria no comando dos governos. Ou seja, a economia solidria no se consolidou como uma poltica de Estado.
5

6 conceito de economia solidria. No entanto, bastante evidente o sentido ideolgico e sua adequao a outras questes como sustentabilidade, questes ambientais e de gnero. priori, pode-se afirmar que se trata de um conceito em construo, portanto, bastante suscetvel s influncias institucionais e organizacionais. No campo acadmico, as teses mais respeitadas possuem centralidade no trabalho coletivo, pois nem sempre as prticas autogestionrias so passiveis de concretude ou mesmo as experincias que se autodenominam ou so denominadas de economia solidria, por possuirem prticas de autogesto, podem ser caracterizadas de imediato como EES. Isso requer observaes e estudos para qualificar melhor a prpria expresso organizativa da economia solidria. Uma tese importante encontra-se em Coraggio6 (2007):
No se trata de uma forma de economa caritativa o solo de pobres reducida meramente a programas sociales, sino de uma economa con um profundo sentido poltico, porque supone una resditribucin del poder y outra forma de ejercicio del mismo. Se subvierte la centralidad absoluta de la lgica econmica neoliberal, por outra, donde lo econmico y lo social no se subordinan el uno a expensas del outro, son mutua y simultneamente interdependientes y la poltica interviene conscientemente en el interior de las estructuras de las relaciones de poder para transformarlas hacia una sociedad centrada en el trabajo libremente asociado y orientado por el principio de reproduccin ampliada de la vida de todos, com um pleno desarrollo de las capacidades de las personas y sus comunidades (CORAGGIO, 2007, p. 21)

Em suma, percebe-se que esse tipo de abordagem permitiria convergir para a constituio de diretrizes norteadoras da poltica pblica de economia solidria, porque, ao defender o princpio de reproduo ampliada da vida se baseia: a) em preceitos constitucionais de
O referido autor apresenta a economia solidria teoricamente no mbito da teoria da transio. Dessa forma, desenvolve sua abordagem pautada em outra economia. Os principais pontos discutidos por Coraggio (2007) seriam: a) Economia do Trabalho como alternativa utpica efetivamente racional, oposta as utopias da economia do capital e da economia pblica em funo da acumulao de poder particular; b) A Economia social como programa consciente de ao coletiva que enquadre as prticas que vo impulsionando e articulando distintas variveis de organizao econmica autnoma ao capital e ao poder como domnio, organicamente solidria em um projeto de transformao sistmica; c) A Economia Solidria como vertente ideolgica que impulsiona diversas correntes e movimentos sociais de base na Amrica Latina, orientada fundamentalmente aos mais pobres; d) As diversas formas e prticas concretas de produo e consumo e de organizao em redes que vo gerando e adotando a economia popular a nvel micro e mesoeconmico, como os micro empreendimentos e as pequenas unidades domesticas, hortas comunitrias, associaes, cooperativas, redes de intercmbio, feiras, redes de produo e comercializao locais e regionais, redes de comrcio justo e de consumo responsvel, mercado solidrio com moeda social prpria, comunidades autoorganizadas, habitaes autoconstrudas, empresas pblicas e privadas recuperadas, etc.
6

7 garantia aos cidados e cidad do direito a uma vida digna; b) objetiva a erradicao da pobreza, para a incluso social e para a equidade de gnero e etnia; c) defende a promoo e ampliao das oportunidades e a melhoria das condies de trabalho e renda; d) reconhece e fomenta as diferentes formas organizativas da economia popular solidria, assim como, orienta para a criao de mecanismos legais que viabilizem o acesso ao crdito e ao fundo pblico; e) orienta para a promoo do desenvolvimento e da sustentabilidade socioeconmica e ambiental; f) sustenta a promoo da integrao e da intersetorialidade das vrias polticas pblicas que possam fomentar a economia popular solidria no e entre os entes federados do Estado; g) e finalmente, visa o fortalecimento e estimulo a organizao e participao social e poltica dos trabalhadores da economia popular solidria (CORAGGIO, 2007). Em certo sentido, o significado multidimensional da temtica economia solidria permite sua articulao com outras polticas pblicas. Atualmente, segundo o Sistema de Informao em Economia Solidria (SIES), h 21.589 EES no Brasil. Um nmero expressivo, caso os EES sejam considerados como potenciais demandantes por polticas pblicas econmicas e sociais. Os EES atuam em diversas atividades econmicas: associaes, grupos de produo, cooperativas populares, empresas recuperadas, feiras, fundos solidrios, etc. A principal rea de atuao do ponto de vista territorial dos EES7 tem sido exclusivamente a rea rural (48%), mas com forte presena nas reas urbanas (35%), alm disso, h uma atuao mista entre urbano e rural (17%). A compreenso do significado do movimento da economia solidria requer apreender sua formao histrica e reinterpretar sua contemporaneidade, por isso, inseri-la em conjunto com a abordagem do desenvolvimento territorial poder ser uma estratgia de fortalecimentos de aes intersetoriais e territoriais. Sem dvida nenhuma, essa abordagem bastante superior ao simplificado sentido de empreendedorismo ou empreendedorismo social.

Na Regio Amaznica a distribuio por rea de atuao a seguinte: 51% rural, 30% urbano e 19% rural e urbano.

A Transio de Movimento Social para a Construo da Poltica Pblica


Pode-se afirmar que os fundamentos e princpios da economia solidria, assim como a

de Economia Solidria.
perspectiva de indicao de processos organizativos para a constituio da poltica pblica de economia solidria de abrangncia nacional esto presentes nos documentos das Plenrias Nacionais de Economia Solidria. Entre 2002 e 2006, foram realizadas quatro plenrias nacionais8. primeira vista, observa-se no contedo dos documentos elaborados pelo movimento social da economia solidria a definio de princpios e diretrizes preocupados com a constituio de um conceito ou concepo de economia solidria. Por exemplo, em termo geral, o documento da 1 Plenria de Economia Solidria possui a caracterstica de apresentar um contedo mais filosfico e de afirmar como uma carta de princpio, contudo neste documento j h indicao de orientaes sobre a formatao da poltica pblica de economia solidria para a nova gesto de governo que se instalar no Brasil, a partir de 2003. Uma das orientaes era Garantir centros de referncia pblicos. Segundo essa proposio, os Centros de Referncia Pblicos se tornariam pontos de disseminao e sensibilizao dos trabalhadores para a temtica da economia solidria por meio de cursos e oficinas. Por um lado, havia a preocupao com a estruturao de uma poltica de formao [...] como forma de sensibilizar os trabalhadores desempregados para alternativas de trabalho coletivas e proporcionar informaes, conhecimentos e tecnologias sobre os aspectos que envolvem o empreendimento solidrio [...]. Contudo, observa-se a orientao para aspectos
A mobilizao social em torno da Economia Solidria se inicia com a oficina economia popular e solidria e autogesto no Frum Social Mundial, em Porto Alegre, no ano de 2001. Isso gerou o Grupo de Trabalho Brasileiro de Economia Solidria (GT-Brasileiro). Em 2002, realizou-se a 1 Plenria de Economia Solidria com o tema: Economia Solidria como Estratgia Poltica de Desenvolvimento. No ano de 2003, foram realizadas a 2 Plenria Nacional de Economia Solidria e a 3 Plenria de Economia Solidria. Esta ltima resultou na criao do Frum Brasileiro de Economia Solidria (FBES). Logo em seguida, os EES realizaram o 1 Encontro Nacional de Empreendimentos de Economia Solidria, no ano de 2004. Em 2008, houve a 4 Plenria do FBES com o tema: Por um novo modelo de organizao da Economia Solidria. Em suma, est a trajetria da mobilizao social da economia solidria, cujas discusses e documentos orientadores influenciaram decisivamente o formato das aes governamentais de economia solidria, no somente por aes da SENAES mais tambm com articulaes de outras secretarias nacionais e ministrios como o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA), Ministrio do Desenvolvimento Social (MDS), Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), Ministrio da Educao (MEC) e rgo como o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a Financiadora de Projeto e Pesquisa (FINEP), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e a Fundao Banco do Brasil (FBB).
8

9 relacionados assistncia tcnica em economia solidria, pois previa [...] estudos de viabilidade econmica e planos de negcio, superando as dificuldades dos trabalhadores se apropriarem das tecnologias e saberes disponveis no processo produtivo, da gesto, do gerenciamento, dos resultados, etc. Recuperar esses fundamentos crucial para compreender algumas das principais limitaes de uma ao pblica de economia solidria, como por exemplo, os Centros de Formao em Economia Solidria9 (CFES), pois a ausncia de uma articulao entre formao e assistncia tcnica corre o risco de restringe os resultados da poltica muito mais ao campo da sensibilizao. No ano de 2004, em artigo no jornal Folha de So Paulo, o professor Paul Singer apontava como dilemas da economia solidria a mudana de governos municipais e a possibilidade de no haver continuidade das aes pblicas de economia solidria desenvolvidas em alguns municpios brasileiros, como foi o caso da Gesto Popular em Belm do Par (O DILEMA..., 2004) Anteriormente, Eid (2003) definia os seguintes desafios economia solidria: a formao continuada, a intercooperao, a responsabilizao com o projeto coletivo e a conquista da autonomia. Em seguida, props quatro instrumentos de polticas pblicas: formao; poltica de crdito; gesto e acompanhamento; e, a construo de Distritos de Economia Solidria (EID, 2003). Conclusivamente, isso seria a indicao para se compreender o significado da oportunidade histrica de construir um movimento social amplo e democrtico. Ao longo de oito anos, foram estruturadas aes governamentais a partir da SENAES, cujo contedo teve forte influncia do FBES e de vrias entidades de assessoria como a Rede Unitrabalho, a Rede de Incubadoras de Cooperativas Populares (ITCPs), a FASE Nacional, Critas, Agncia de Desenvolvimento Solidrio (ADS-CUT), a Unisol Brasil e outras. Essa mobilizao gerou pelo menos nove programas: fomento e assistncia a empreendimentos econmicos e solidrios e redes de cooperao de economia solidria (cadeia produtiva do algodo ecolgico; cadeia produtiva do mel; cadeia de coleta de materiais
Em 2009, iniciou a instalao dos CFESs nas cinco Regies brasileiras. O Centro de Formao em Economia Solidria da Amaznia coordenado por um arranjo institucional que envolve a Universidade Federal do Par, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal de Rondnia, Universidade Estadual do Tocantins, Superintendncia do Trabalho do Amazonas e do Amap e os Fruns Estaduais de Economia Solidria do Estado do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e Tocantins.
9

10 reciclveis; cadeia produtiva da msica independente); promoo do desenvolvimento local e da economia solidria por meio da atuao de agentes de desenvolvimento solidrio (projeto Brasil Local com atuao em 687 EES e abrangendo aproximadamente 42 mil trabalhadores em 119 municpios e nas 26 unidades da federao com o envolvimento de pelo menos 510 agentes locais); fomento a finanas solidrias com base me bancos comunitrios e fundos solidrios (bancos comunitrios e fundos rotativos solidrios); formao de formadores (as), educadores (as) e gestores pblicos para atuao em economia solidria (Centro de formao em economia solidria; economia solidria e qualificao profissional; economia solidria e Educao de Jovens e Adultos); organizao nacional da comercializao dos produtos e servios de empreendimentos econmicos e solidrios (feira de economia solidria e agricultura familiar; sistema nacional de comercio justo e solidrio); estmulo institucionalizao de polticas pblicas de economia solidria (Centros Pblicos de economia solidria com possibilidade instalar 21 unidades e de articular 12 prefeituras e dois governos estaduais); recuperao de empresas por trabalhadores organizados em autogesto; fomento s incubadoras de empreendimentos econmicos solidrios (PRONINC apoio para 40 incubadoras universitrias); apoio na elaborao do marco jurdico da economia solidria (BRASIL, 2011a). Na atualidade, o grande desafio da economia solidria se tornar uma poltica ampla, capaz de envolver vrios segmentos poltico-partidrios, mas principalmente possuir maior capilaridade na sociedade brasileira, ser reconhecia enquanto uma ao capaz de estabelecer novos princpios de sociedade e novas formas de produo e consumo. Esse conjunto de aes pblicas, elencado anteriormente, representa a capacidade da mobilizao nacional do movimento social da economia solidria em orientar as aes pblicas de economia solidria no Brasil. Contudo, esse esforo no tem sido suficiente para dar visibilidade econmica e social aos EES. Desde 1996, h uma inciativa importante por meio das Universidades pblicas brasileiras em fomentar a criao das incubadoras universitria de EES ou Incubadoras de Cooperativas Populares. Esse movimento ganhou fora novamente, a partir de 2006, com o relanamento do PRONINC e sua legitimao pelo Decreto Lei no 7.357 de 17 de novembro de 2010. Existem no Brasil pelo menos 100 incubadoras universitrias. So experincias no campo da incubao de EES das mais variadas matizes conceituais e aplicadas que envolvem estudantes de graduao,

11 tcnicos e docentes das Universidades. Nesse momento, considera-se como uma das mais importantes referncias da ao de assistncia tcnica ou assessoria em economias solidria10, ou um termo mais adequado assistncia tcnica em nvel de extenso universitria11. Dar coordenao e eixo a esse conjunto de experincias de ao pblica de economia solidria o grande desafio da estrutura institucional a ser criada para os prximos anos. Isto poder garantir status de politica pblica para a economia solidria.

O grau de importncia das incubadoras universitrias no Brasil pode ser mensurado no ltimo resultado do Edital do Proext-MEC-2011. O oramento do MEC para 2012 ir destinar R$ 75 milhes para a extenso universitria no pas. Em relao linha temtica linha temtica gerao de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econmicos e solidrios, foram aprovados 121 programas e projetos. Isso significa um aporte de aproximadamente R$ 10 milhes para a incubao e assessoria de EES com o envolvimento das Instituies Federais de Ensino Superior (IFES) e de algumas Universidades Estaduais. No ano de 2010, o Proext-Mec financiou na temtica de economia solidria 50 projetos de 27 IFES com um volume de recurso na ordem de R$ 3.323.414 (BRASIL, 2011b). Este crescimento virtuoso pode ser ainda maior se forem avaliados com maiores detalhes os programas e projetos aprovados nas temticas de desenvolvimento rural, reduo das desigualdades e promoo da incluso produtiva, erradicao da pobreza, pesca artesanal e aquicultura familiar. Sem dificuldade, o volume destinado para os EES superior a R$ 15 milhes. A questo a ser colocada neste momento, como funcionar o controle social e avaliao desse conjunto de projetos, a partir da participao do Conselho Nacional de Economia Solidaria, FBES e fruns Estaduais e municipais de economia solidria e da prpria SENAES? Esses mecanismos no esto claros, por isso o carter de transversalidade da ao pblica de economia solidria ou sua disperso pode ser uma armadilha para sua consolidao como poltica pblica, pois dar a sensao que: de tod@s, mas no de ningum. Isso requer centralidade e coordenao. 11 No mbito do PITCPES da UFPA tem se travado um debate sobre a categoria assistncia tcnica. Trata-se de uma preocupao em compreender a natureza institucional das Universidades brasileiras e seu papel na extenso universitria. Observa-se que atualmente a maior reivindicao do movimento social da economia solidria a definio de uma poltica de assistncia tcnica em economia solidria. A concluso a seguinte, no basta apenas formao. Os EES querem ter acesso tecnologia e receber orientaes tcnicas sobre processos administrativos, processos e prticas de comercializao e mtodos produtivos sustentveis. Contudo, isso requer acompanhamento continuado, assim como uma formao continuada. Qual a capacidade operacional, de recursos financeiros e de pessoal das incubadoras universitrias em atender essa demanda altamente qualificada? A grande maioria das incubadoras universitrias vive da captao de recursos externos (editais e outros apoios institucionais) e no possuem instalaes fsicas adequadas e nem pessoal tcnico permanente suficientemente envolvido para atender ao aumento das demandas dos EES. Esse conjunto de dificuldades e limites no garante continuidade nas aes de incubao, pois so aes por projetos. As equipes mobilizadas pelas incubadoras universitrias so efmeras, porque se trata de bolsista de graduao, tcnico contratado por projetos, corpo docente que precisa dar contar da sua formao acadmica e das mais variadas atividades no campo da graduao, pesquisa, ps-graduao e outras. Portanto, no de bom alvitre, considerar as incubadoras universitrias como uma estrutura de carreira do Estado voltada para a assistncia tcnica. Trata-se, de acordo com a natureza institucional da Universidade Pblica brasileira, de um campo de formao de pessoas e um laboratrio de experimentao de prticas inovadoras de gesto social e tecnolgica, neste caso no mbito da economia solidria. A experincia de mais de uma dcada do PITCPES representativo enquanto contribuio na formao tcnico-cientfica de profissionais que aps intenso aprendizado passaram a atuar em outras instituies de ensino superior, em rgos governamentais e no governamentais. Portanto, as incubadoras universitrias cumprem seu papel na articulao ensino, pesquisa e extenso.

10

12

3 A Estratgia de Articulao da Economia Solidria com a Abordagem do Desenvolvimento Territorial Rural.


Em 2003, o governo brasileiro introduz de maneira decisiva no mbito das polticas pblicas a abordagem territorial, por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentvel dos Territrios (PDSTR), a ser executado pela recm-criada Secretria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio12 (MDA). Por um lado, nota-se a pretenso da abordagem territorial enfrentar trs desafios: aprimorar a integrao das polticas setoriais; fazer com que o meio ambiente no seja mais a exclusividade de um s ministrio e sim uma preocupao de todas as polticas setoriais13; e concretizar uma poltica de planejamento regional e territorial. Por outro lado, segundo Abramovay (2007) h virtudes na noo de territrio, pois: seria fundamental para o abandono da viso setorial; permitiria uma compreenso multidimensional das possibilidades de desenvolvimento; estimularia mecanismos de governana publica inovadora; e, introduziria a problemtica do uso e reproduo dos sistemas naturais. Portanto, trata-se de uma temtica de grande abrangncia conceitual e de relevncia central para a inovao institucional. Simultaneamente, criada a SENAES do MTE para apoiar e ampliar as aes de economia solidria (SINGER, 2009), cujo contedo originrio das vrias reunies do Frum Social Mundial (FSM) iniciadas em 2001 na cidade de Porto Alegre, da 1 Plenria Nacional de
Segundo Veiga (2003) h no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentvel 2001/2002 referencias a territorialidade, entretanto, no houve efetividade de aes nos ministrios para a consolidao da abordagem territorial. 13 Bonnal (2007) identifica programas e projetos em outros ministrios que tambm esto articulados com a noo territorial: PROAMBIENTE e o Programa Gesto Ambiental Rural - GESTAR ou Agenda 21 locais no Ministrio do Meio Ambiente - MMA; o Programa Arranjos Produtivos Locais (APL) do Ministrio do Desenvolvimento Industrial e Comrcio - MDIC; por fim, o Plano Safra que envolve o MDA e o MDS. Portanto, criou-se um aparato institucional na esfera federal para definir as diretrizes e programar o processo de instalao dos territrios rurais nas grandes regies do pas. Outra iniciativa de abrangncia territorial foi o Consrcio Intermunicipal de Segurana Alimentar e Desenvolvimento Local CONSAD no mbito do Programa Fome Zero no Ministrio do Desenvolvimento Social (ORTEGA & MENDONA, 2007).
12

13 Economia Solidria realizada em 2002 em So Paulo, das experincias governamentais na esfera municipal, particularmente nos municpios de Porto Alegre-RS, Belm-PA (Gesto Frente Popular -1997-200414), Santo Andr-SP, Recife-PE e So Paulo-SP, e na esfera estadual nos anos 90 no governo do Rio Grande do Sul (PRAXEDES, 2009). Observa-se uma maior capilaridade da ao pblica de economia solidria no Brasil, no entanto, sua institucionalizao ainda lenta e residual. Atualmente, podem ser citas importantes iniciativas governamentais na esfera estadual: o governo do Estado do Par possui um departamento de economia solidria (DECOSOL) no interior da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (SETER)15; o governo da Bahia16 tambm possui aes de fomento economia solidria (PRAXEDES, 2009). Esta situao relembra os dilemas da economia solidria apontados pelo prof. Paul Singer ( O DILEMA..., 2004) quando alerta sobre a no continuidade e frgil institucionalizao das polticas de economia solidria no interior da gesto pblica. Outro dilema de cunho poltico-partidrio poderia ser acrescentado: tornar-se uma poltica estritamente vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT), vide governo federal e os dois exemplos citados, governo do Estado do Par e governo da Bahia. Isso limita bastante a possibilidade de torn-la uma poltica de Estado. Inicialmente, as aes governamentais no campo do desenvolvimento territorial e da economia solidria assumiram caractersticas setoriais. Nos ltimos anos, possvel observar
14

Neste perodo, foi criado o Fundo Municipal de Solidariedade para Gerao de Emprego e Renda Ver-o-Sol, por meio da Lei Complementar n 1 de 20 de outubro de 1997. Este dispositivo fundamentou a organizao do Banco do Povo (SOUZA; BARBOSA; REIS, 2009). 15 Em 2008, a SETER promoveu o financiamento de um projeto de Incubao articulado com o Programa Bolsa Trabalho para a criao de EES no Estado do Par com a participao da UFPA e da Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA). O oramento inicial era da ordem de R$ 6 milhes e envolvia aes na Regio Metropolitana de Belm (RMB), Regio de Marab e Regio do Baixo Amazonas (municpio de Santarm). 16 Em 2010, o Governo do Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR) da Secretaria de Desenvolvimento e Integrao Regional (SEDIR) com o apoio de outras secretarias estaduais e do BNDES e do Banco do Nordeste (BNB) lanou o edital de apoio a empreendimentos econmicos solidrios e da agricultura familiar com recursos disponibilizados da ordem de R$ 10 milhes sendo composto de 50% de recursos do Fundo Social do BNDES e de 50% do Fundo de Combate Pobreza e Erradicao da Pobreza do Estado da Bahia\FUNCEP Tesouro do Estado. O edital previa financiar 70% de projetos na faixa de at R$ 170.000 e 30% com valores de at R$ 400.000. Um detalhe importante deste edital que o apoio financeiro tinha carter no reembolsvel e financiava construo civil e aquisio de mquinas e equipamentos (BAHIA, 2010).

14 algumas proposies e movimentos institucionais no sentido de convergncia como o objetivo de formatar estratgias de aes integradoras para o desenvolvimento (SOUZA; FELIPPI, 2008). Nesse sentido, considera-se importante, no campo dos sistemas participativos e com grande apelo de mobilizao social e institucional, a 1 Conferncia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentvel e Solidrio de 2007 (BRASIL, 2007). Dessa forma, sob a liderana do Conselho Nacional de Desenvolvimento Territorial Rural (CONDRAF), ratificou-se, nesta conferncia, a possibilidade de articulao e integrao das polticas pblicas de desenvolvimento territorial e economia solidria. Um passo importante para romper ou pelo menos estimular os debates sobre experincias e modelos de gesto pblica multidimensional. No campo da economia solidria, em 2008, o FBES promoveu a 4 Plenria Nacional de Economia Solidria, contudo, percebe-se a abordagem territorial com um papel bastante residual na estratgia de ao proposta pelos FBES. Identifica-se uma referncia ao territrio nas palavras-chave sobre o eixo temtico desenvolvimento como fortalecimento territorial, mas com uma conotao setorial, pois conduz a uma viso de [...] identidade e o reconhecimento dos produtos e servios da economia solidria por parte dos consumidores [...] (FBES, 2008, P. 13). Assim, preconiza o territrio como campo de desenvolvimento de [...] cadeias de curta produo, comercializao e consumo (FBES, 2008, p.13). Portanto, uma viso bastante limitada e produtivista. Isso demonstra a necessidade de aprofundar nas formaes promovidas sobre economia solidria pela SENAES, ONGs e as demais esferas governamentais a temtica territorial ou a abordagem territorial.

4 Consideraes Finais.
Na verdade, mesmo tendo assumido uma viso de transversalidade na articulao com pelo menos 22 ministrios (SINGER, 2009) a economia solidria ainda precisa ser mais bem apreendida e compreendida tanto pelos gestores pblicos, como pelas lideranas do movimento social urbano e rural, pelas instituies de ensino e pesquisa e pelos demais segmentos da sociedade brasileira, particularmente pelos sujeitos da prpria economia solidria. Conforme,

15 Singer (2009) os esforos iniciais da SENAES viabilizaram diversas atividades de formao em economia solidria para gestores pblicos e vrios outros segmentos da sociedade. Uma leitura superficial poderia indicar que essas iniciativas no teriam sido suficientes. Ledo engano, pois, trata-se de uma tarefa de grande envergadura e complexidade. Alm de exigir uma formao continuada e transversal requer ateno da varivel poltica e institucional. Nesse sentido, um dos grandes dilemas da economia solidria superar a marca poltico-partidria e se apresentar para o conjunto da sociedade brasileira como uma proposio capaz de contribuir, por meio de suas experincias em andamento, em substrato de um modelo de desenvolvimento econmico e social com justia social e cidadania. Assim, poder superar os limites pautados no resgate social de populaes marginalizadas, uma economia para os pobres ou de caridade. Portanto, trata-se de uma [...] parte integrante da realidade brasileira (SINGER, 2009, p. 45), ou seja, no pode ser simplesmente ignorada, entretanto, precisa ser interpretada historicamente para que sejam compreendidas suas potencialidades e papel no desenvolvimento brasileiro. Observa-se continuidade de aes da SENAES com o objetivo de ampliao e institucionalizao da poltica pblica de economia solidria. Atualmente, a maior expectativa da poltica de formao reside nos resultados dos CFESs nas cinco regies brasileiras e do Centro Nacional em Braslia. Alm disso, o programa Brasil Local se apresenta como uma proposta de fortalecimento das aes de desenvolvimento local, por meio dos agentes de desenvolvimento solidrio, voltado para a organizao dos empreendimentos de economia solidria (SINGER, 2009). Outro campo de atuao se concentra principalmente nas Universidades pblicas brasileiras por meios das incubadoras universitrias, articuladas pela Rede Unitrabalho e Rede de Incubadoras Tecnolgicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs), fomentadas PRONINC. Em um sentido ainda mais amplo, Praxedes (2009) identifica as aes de economia solidria junto ao Programa Nacional de Apoio Agricultura Familiar (PRONAF) e ao Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) como experincias no interior do governo federal com repercusses na sociedade, ou nos seguimentos da agricultura familiar e nos demais beneficirios das polticas. Ratifica-se nestas duas aes governamentais a articulao economia solidria e

16 desenvolvimento territorial rural como uma poltica de apoio e consolidao dos arranjos scioprodutivos locais. Em suma, h um movimento de massificao das aes de economia solidria e formao de empreendimentos de economia solidria, no entanto, o grande desafio qualificlos. Por exemplo, os quase 22 mil empreendimentos de economia solidria, majoritariamente rurais, registrados no Atlas da Economia Solidria ainda precisam ser mais bem analisados e caracterizados, pois podem no expressar de maneira to direta os princpios construdos pelo movimento da economia solidria. Ou seja, no estgio atual a economia solidria no pode correr o risco de ser somente um quantum.

5 Referncias
ABRAMOVAY, Ricardo. Para uma teoria dos estudos territoriais. In ORTEGA, Antonio Csar; ALMEIDA FILHO, Niemeyer (Orgs.). Desenvolvimento Territorial, Segurana Alimentar e Economia Solidria. 1 ed. Campinas, SP: Editora Alnea, 2007, p. 19-38. ASSEBURG, Hans Benno; GAIGER, Luiz Incio. A Economia Solidria diante das Desigualdades. Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, v. 50, no 3, 2007, pp. 499-533. ATLAS DA ECONOMIA SOLIDRIA NO BRASIL 2005-2007. ANTEAG, So Paulo, Todos os Bichos, 2009. BAHIA. Secretaria de Desenvolvimento e Integrao Regional. Edital no 01\2010 Apoio a Empreendimentos Econmicos Solidrios e da Agricultura Familiar, 26p, 2010. BONNAL, Philippe. Territorialidade, sustentabilidade, e desenvolvimento: conseguiremos conviver com processos sociais diferenciados e contraditrios. Artigos mensais do Observatrio de Polticas Pblicas para a Agricultura, n. 7, setembro, 2007. Disponvel em www.ufrrj.br/cpda. BRANDO. Carlos. Territrio com classes sociais, conflito, deciso e poder. In ORTEGA, Antonio Csar; ALMEIDA FILHO, Niemeyer (Orgs.). Desenvolvimento Territorial, Segurana Alimentar e Economia Solidria. 1 ed. Campinas, SP: Editora Alnea, 2007, p. 39-62. BRASIL. MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRRIO. 1 Conferncia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentvel e Solidrio. Documento Base: Por um Brasil rural com gente: sustentabilidade, incluso, diversidade, igualdade e solidariedade. Braslia-DF, 2007b, 27 p. Disponvel em: www.mda.gov.br. Acesso em 10. 07. 2009 BRASIL. MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Sistema de Informao em Economia Solidria. Disponvel em www.mte.gov.br. Acesso em 01.06.2011. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Resultados do Edital Proext-MEC 2011. Disponvel em www.mec.gov.br. Acesso em 05.06.2011.

17 CARLEIAL, Liana; PAULISTA, Adriane. Economia Solidria: utopia transformadora ou poltica de controle social. Anais do XIII Encontro Nacional de Economia Poltica. Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa-PB, 2008, 22p. (digitalizado). CHANIAL, Philippe & LAVILLE, Jean Louis. A economia social e solidria na Frana. In Frana Filho et al., Ao pblica e economia solidria: uma perspectiva internacional, Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2006, p. 39-55. CORAGGIO, Jos Luis. Economia social, accin pblica y poltica (Hay vida despues del neoliberalismo). Buenos Aires: Fund. Centro Integral Comunicacin, Cultura y Sociedad. CICCus, 2007. CUNILL GRAU, Nuria. Repensando o pblico atravs da sociedade: novas formas de gesto pblica e representao social. Rio de Janeiro: REVAN; Braslia, DF: ENAP, 1998. EID, Farid. Descentralizao do Estado, Economia Solidria e Polticas Pblicas: construo da cidadania ou reproduo histrica do assistencialismo? Digitalizado, 2003. FAVARETO, Arilson. A abordagem territorial e as instituies do desenvolvimento rural, 2006. Disponvel em: http://www.nead.gov.br. Acesso em 10.12.2008. FORM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDRIA. Relatrio Final da IV Plenria Nacional de Economia Solidria, Luzinia-GO, 2008. FORM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDRIA. Relatrio Final da 1 Plenria Nacional de Economia Solidria. Disponvel em www.fbes.org.br. Acesso em 20/04/2011. GAIGER, Luis Incio. As emancipaes no presente e no futuro. In GAIGER, Luiz Incio (Org.) Sentidos e experincias da economia solidria no Brasil; Porto Alegre: Editora da UFRGS/UNITRABALHO, 2004a, p. 371-414. LEITE, Marcia de Paula. A Economia Solidria e o Trabalho Associativo: teorias e realidades. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 24, n0 69, 2009, p. 31-51. PRAXEDES, Sandra Fa. Polticas pblicas de economia solidria: novas prticas, novas metodologias. Boletim Mercado de Trabalho. Braslia: IPEA, n. 39, p. 57-62, 2009. Disponvel em: www.ipea.gov.br. Acesso em 15.06.2009. O DILEMA DA ECONOMIA SOLIDRIA. Jornal Folha de So Paulo. 01/12/2004. ORTEGA, Antonio Csar & MENDONA, Nilton Csar. Estratgias de desenvolvimento territorial rural no Brasil: continuidades e rupturas. In ORTEGA, Antonio Csar & ALMEIDA FILHO, Niemeyer. Desenvolvimento territorial, segurana alimentar e economia solidria. Campinas-SP: Editora Alnea, 2007, p. 93-121. SINGER, Paul. Polticas pblicas da Secretaria Nacional de Economia Solidria do Ministrio do Trabalho e Emprego. Boletim Mercado de Trabalho. Braslia: IPEA, n. 39, p. 43-48, 2009. SOUZA, Armando Lirio de; BARBOSA, Maria Jos de Souza; REIS, Adebaro Alves dos. Incubadoras universitrias: inovao social e desenvolvimento. In BOCAYUVA, Pedro Claudio Cunca; VARANDA, Ana Paula de Moura (Orgs.). Tecnologia social, economia solidria e polticas pblicas. FASE; IPPUR-UFRJ: Rio de Janeiro, 1 Edio, 2009, p. 260-287. SOUZA, Armando Lirio de; FILIPPI, Eduardo Ernesto. Controvrsias do desenvolvimento territorial: alguns aspectos da ruralidade na Amaznia brasileira. Revista Conexes, vol. 1, n.1, p. 91-116, 2008.

18 VASCONCELOS, Teodulo Augusto Campelo de. A economia solidria na construo social do desenvolvimento territorial. In ORTEGA, Antonio Csar; ALMEIDA FILHO, Niemeyer (Orgs.). Desenvolvimento Territorial, Segurana Alimentar e Economia Solidria. 1 ed. Campinas, SP: Editora Alnea, 2007, p. 261-288. VEIGA, Jos Eli da. Nova viso de desenvolvimento rural. Jornal Valor Econmico, 29/07/2003. Disponvel em http://www.econ.fea.usp.br/zeeli/artigos

Vous aimerez peut-être aussi