Vous êtes sur la page 1sur 9

Regimento do Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional

Captulo I Objetivos

Artigo 1 - O Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formao matemtica aprofundada relevante ao exerccio da docncia no Ensino Bsico, visando dar ao egresso qualificao certificada para o exerccio da profisso de professor de Matemtica.

Artigo 2 - O PROFMAT um curso semipresencial com oferta nacional, conduzindo ao ttulo de Mestre em Matemtica, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemtica (SBM) e integrado por Instituies de Ensino Superior, associadas em uma Rede Nacional no mbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Pargrafo nico - Cada Instituio de Ensino Superior que integra a Rede Nacional, composta pelos seus campi e polos, denominada Instituio Associada.

Captulo II Organizao

Artigo 3 - A coordenao das atividades do PROFMAT composta pelo Conselho Gestor, pela Comisso Acadmica Nacional e pelas Comisses Acadmicas Locais, responsveis pelo gerenciamento do curso em trs nveis.

Artigo 4 - O Conselho Gestor uma comisso deliberativa, subordinada ao Conselho Diretor da SBM, composta pelos seguintes membros: I. Representante da Diretoria da SBM, que preside o Conselho Gestor; II. Representante da Diretoria da CAPES;

III. Presidente da Comisso Acadmica Nacional, representando o corpo docente do PROFMAT; IV. Dois representantes da comunidade cientfica, indicados pelo Conselho Diretor da SBM, com mandato de trs anos.

Artigo 5 - So atribuies do Conselho Gestor: I. Coordenar a execuo e organizao de todas as aes e atividades do PROFMAT, visando sua excelncia acadmica e administrativa; II. Realizar encontro anual dos participantes do PROFMAT; III. Organizar e executar o credenciamento de Instituies Associadas; IV. Coordenar um processo trienal de avaliao das Instituies Associadas, com base em relatrio de desempenho, para fins de renovao de seu credenciamento; V. Deliberar sobre as indicaes para Coordenadores Acadmicos Locais e docentes das Instituies Associadas; VI. Realizar processo de indicao ao Conselho Diretor da SBM de candidatos aos cargos de Coordenador Acadmico, Coordenador Adjunto, Coordenador de Produo de Material Didtico e Coordenador de Avaliao; VII. Manter o sistema de gesto do PROFMAT;

VIII. Deliberar sobre disciplinas e ementas, calendrios e programao acadmica, requisitos para concluso do curso, demandas formais dos participantes do PROFMAT e quaisquer situaes no previstas neste Regimento; IX. Elaborar um relatrio anual de gesto para apreciao do Conselho Diretor da SBM, detalhando as atividades desenvolvidas; X. Propor ao Conselho Diretor da SBM modificaes do presente Regimento.

Artigo 6 - A Comisso Acadmica Nacional uma comisso executiva, subordinada ao Conselho Gestor, composta pelos seguintes membros: I. Coordenador Acadmico, que preside a Comisso Acadmica Nacional; II. Coordenador Adjunto; III. Coordenador de Produo de Material Didtico; IV. Coordenador de Avaliao; V. Dois representantes do corpo docente, eleitos por seus pares, com mandato de trs anos, permitida uma reconduo; VI. Presidente do Conselho Gestor.

Pargrafo nico - O Coordenador Acadmico, o Coordenador Adjunto, o Coordenador de Produo de Material Didtico e o Coordenador de Avaliao so nomeados pelo Conselho Diretor da SBM mediante indicao pelo Conselho Gestor, tambm com mandato de trs anos, permitida a reconduo.

Artigo 7 - So atribuies da Comisso Acadmica Nacional: I. Responsabilizar-se pela boa execuo das atividades de ensino a distncia; II. Responsabilizar-se pela boa execuo das atividades de pesquisa; III. Coordenar a elaborao e realizao dos Exames Nacionais de Acesso e de Qualificao; IV. Executar o processo de admisso discente e distribuio de bolsas de estudos em consonncia com os requisitos determinados pelas agncias de fomento; V. Coordenar a elaborao e distribuio do material didtico nacional; VI. Propor o calendrio anual e a programao acadmica; VII. Designar os docentes das disciplinas de oferta nacional;

VIII. Organizar o material didtico e realizar oficinas de treinamento para docentes e tutores; IX. Apoiar a realizao de atividades complementares, tais como palestras e minicursos, nas Instituies Associadas; X. Propor modificaes das ementas das disciplinas e dos requisitos para concluso do curso; XI. Elaborar e encaminhar ao Conselho Gestor relatrio anual de gesto sobre suas atividades.

Artigo 8 - A Comisso Acadmica Local de cada Instituio Associada uma comisso executiva, presidida pelo Coordenador Acadmico Local e composta pelos docentes do PROFMAT na Instituio Associada e por um representante discente, eleito pelos seus pares. Pargrafo 1 - O Coordenador Acadmico Local um docente com grau de Doutor em Matemtica ou Estatstica, designado pelo Conselho Gestor mediante indicao da Pr-Reitoria de Ps-Graduao da Instituio Associada, cujo perodo do mandato definido pelo regimento e/ou estatuto da sua Instituio. Pargrafo 2 - O perodo do mandato do representante discente definido pelo regimento e/ou estatuto da sua Instituio.

Artigo 9 - So atribuies da Comisso Acadmica Local: I. Coordenar a execuo e organizao de todas as aes e atividades do PROFMAT, visando sua excelncia acadmica e administrativa, na instituio associada; II. Representar, na pessoa do Coordenador Acadmico Local, o PROFMAT junto aos rgos da Instituio Associada; III. Coordenar a aplicao local dos Exames Nacionais de Acesso e de Qualificao; IV. Propor, a cada perodo, a programao acadmica local e a distribuio de carga didtica entre os membros do corpo docente local; V. Designar os Representantes Locais das disciplinas, dentro do seu corpo docente. VI. Propor credenciamento e descredenciamento de membros de seu corpo docente; VII. Organizar atividades complementares, tais como palestras e oficinas, a serem

realizadas no mbito do PROFMAT; VIII. Decidir sobre solicitaes de trancamento e cancelamento de disciplinas; IX. Elaborar e encaminhar ao Conselho Gestor relatrios anuais de gesto sobre suas atividades, e um relatrio trienal de avaliao; X. Definir a forma e os critrios de avaliao das disciplinas, prevendo pelo menos um exame final em cada disciplina, respeitando o regimento e/ou estatuto da sua Instituio; XI. Definir a forma e os critrios da obrigatoriedade da frequncia dos discentes em cada atividade, respeitando o regimento e/ou estatuto da sua Instituio; XII. Definir os critrios de cancelamento da matrcula e desligamento do discente no

PROFMAT, respeitando o regimento e/ou estatuto da sua Instituio; XIII. Definir as sanes cabveis s infraes disciplinares dos discentes, respeitando o regimento e/ou estatuto da sua Instituio; XIV. Definir o prazo mximo para concluso do mestrado pelo discente regularmente matriculado no PROFMAT, respeitando o regimento e/ou estatuto da sua Instituio.

Captulo III Exame Nacional de Acesso

Artigo 10 - A admisso de discentes no PROFMAT e a distribuio de bolsas de estudos se do por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de contedo matemtico previamente definido e divulgado.

Pargrafo 1 - O Exame Nacional de Acesso consiste num nico exame, realizado pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituies Associadas. Pargrafo 2 As normas de realizao do Exame Nacional de Acesso, incluindo os requisitos para inscrio, os horrios e locais de aplicao do exame, o nmero de vagas em cada Instituio Associada, e os critrios de correo so definidos por edital do Conselho Gestor. Pargrafo 3 - A seleo dos discentes aprovados e a distribuio de bolsas de estudos em consonncia com os requisitos determinados pelas agncias de fomento se do pela classificao dos candidatos no Exame Nacional de Acesso, consideradas separadamente as ofertas de vagas em cada polo, at o limite do nmero de vagas oferecidas por cada Instituio Associada.

Artigo 11 - Podem matricular-se no PROFMAT diplomados em cursos de graduao reconhecidos pelo Ministrio da Educao, em qualquer rea, que atendam as exigncias das Instituies Associadas para entrada na ps-graduao e que sejam aprovados no Exame Nacional de Acesso.

Artigo 12 - Os discentes regularmente matriculados no PROFMAT em cada Instituio Associada faro parte do corpo discente de ps-graduao dessa Instituio, qual cabe emitir o Diploma de Mestre em Matemtica, uma vez cumpridos todos os requisitos para concluso deste curso.

Captulo IV Atividades Curriculares e Avaliao


Artigo 13 - O PROFMAT prev 1320 (mil e trezentos e vinte) horas de atividades didticas, correspondentes a 88 (oitenta e oito) crditos, entre disciplinas obrigatrias, incluindo o Trabalho de Concluso de Curso, e disciplinas eletivas.

Pargrafo 1 - As disciplinas nos perodos de Vero, que acontecem durante os meses de janeiro e fevereiro de cada ano, so ministradas em regime presencial. As demais disciplinas podem ser presenciais ou semipresenciais. Pargrafo 2 - As descries, ementas e bibliografias das disciplinas so discriminadas em um Catlogo de Disciplinas, a ser elaborado e revisado regularmente pela Coordenao Acadmica Nacional, sujeito a aprovao pelo Conselho Gestor.

Artigo 14 Cada disciplina de oferta nacional possui um Responsvel Nacional, designado pela Comisso Acadmica Nacional, e um Responsvel Local, designado pela Comisso Acadmica Local dentre os membros do corpo docente da respectiva Instituio Associada.

Artigo 15 So atribuies do Responsvel Nacional de cada disciplina: I. Responsabilizar-se pelo bom funcionamento da parte a distncia da disciplina; II. Articular com o Coordenador de Produo de Material Didtico a elaborao ou atualizao do material e sua distribuio, fsica ou eletrnica, aos discentes e Responsveis Locais da disciplina. III. Articular com o Coordenador de Avaliao a elaborao, o envio e a aplicao dos exames das disciplinas obrigatrias bsicas MA11, MA12, MA13 e MA14, conforme definidas no Catlogo de Disciplinas, quando for o caso. IV. Elaborar e encaminhar a Comisso Acadmica Nacional relatrio sucinto das suas atividades.

Artigo 16 O Responsvel Local de cada disciplina tem a atribuio de zelar pelo bom funcionamento de todas as atividades da disciplina em sua Instituio, incluindo a realizao dos exames referentes disciplina, sua correo e posterior classificao do desempenho dos alunos.

Artigo 17 - O Trabalho de Concluso de Curso desenvolvido em uma disciplina obrigatria presencial, oferecida em perodos de Vero. Os temas dos trabalhos de concluso de curso e os critrios de avaliao so definidos pela Comisso Acadmica Local, obedecendo aos regulamentos pertinentes da sua Instituio. A aprovao do Trabalho de Concluso de Curso se d pela aprovao na respectiva disciplina.

Captulo V Exame Nacional de Qualificao

Artigo 18- O Exame Nacional de Qualificao consiste num nico exame, realizado duas vezes por ano, simultaneamente em todos os locais para tal designados nas

Instituies Associadas, versando sobre o contedo das disciplinas bsicas MA11, MA12, MA13 e MA14, conforme definidas no Catlogo de Disciplinas.

Pargrafo 1 - A elaborao e correo do Exame Nacional de Qualificao so de responsabilidade da Comisso Acadmica Nacional e a sua aplicao na Instituio Associada responsabilidade da Comisso Acadmica Local. Pargrafo 2 As normas de realizao do Exame Nacional de Qualificao, os critrios de elaborao, execuo e correo, os requisitos para inscrio, os horrios e locais de aplicao da prova, e os critrios de aprovao so definidos por edital do Conselho Gestor. Pargrafo 3 - A cada exame de qualificao atribudo um nico grau: Aprovado ou Reprovado.

Artigo 19 - Aps ter sido aprovado nas disciplinas bsicas e dentro do perodo de integralizao do curso, cada discente do PROFMAT pode realizar o Exame Nacional de Qualificao em duas tentativas. Em casos excepcionais e com ampla justificativa, a Coordenao Acadmica Nacional pode permitir uma terceira tentativa.

Captulo VI Prazos e Requisitos para Concluso

Artigo 20 - Para concluso do PROFMAT, e obteno do respectivo grau de Mestre, o discente deve: I. Totalizar 88 (oitenta e oito) crditos em disciplinas, incluindo todas as disciplinas obrigatrias e o Trabalho de Concluso de Curso; II. Ser aprovado no Exame Nacional de Qualificao.

Artigo 21 - A manuteno da bolsa de estudos pelo discente est condicionada execuo, em cada perodo letivo, de duas disciplinas ou do Trabalho de Concluso de Curso, exceto em circunstncias excepcionais a critrio da Comisso Acadmica Nacional.

Pargrafo nico - A bolsa de estudos ser cancelada em caso de duas reprovaes na mesma disciplina ou em disciplinas distintas.

Captulo VII Corpo Docente

Artigo 22 - O corpo docente do PROFMAT em cada Instituio Associada composto por no mnimo trs e no mximo cinco docentes, com grau de doutor em Matemtica ou Estatstica, incluindo o Coordenador Acadmico Local, credenciados pelo Conselho Gestor mediante indicao pelas Instituies Associadas.

Pargrafo nico Cada Instituio Associada pode indicar no mximo um docente com grau de Mestre, com formao acadmica e experincia em ensino de Matemtica adequadas aos objetivos pedaggicos do programa.

Artigo 23 - O corpo docente do PROFMAT composto por: I. Corpo docente em cada uma das Instituies Associadas, conforme definido no

Artigo 22; II. Coordenador Acadmico, Coordenador Adjunto, Coordenador de Produo de

Material Didtico e Coordenador de Avaliao, nomeados pelo Conselho Diretor da SBM mediante indicao pelo Conselho Gestor; III. Outros membros da comunidade que possuam formao acadmica e

experincia em ensino de Matemtica adequadas aos objetivos pedaggicos do programa, credenciados pelo Conselho Gestor em carter excepcional.

Artigo 24 - O credenciamento e descredenciamento de docentes das Instituies Associadas se do: I. Por indicao da Pr-Reitoria de Ps-Graduao da Instituio Associada, no ato de associao ao PROFMAT, homologada pelo Conselho Gestor; II. Por solicitao da Comisso Acadmica Local, dirigida ao Presidente do Conselho Gestor; III. Por iniciativa do Conselho Gestor, excepcionalmente.

Captulo VIII Adeso de Instituio Associada

Artigo 25 - A incluso de Instituies Associadas se faz por meio de chamada especfica, sob a responsabilidade da Diretoria de Educao a Distncia da CAPES.

Artigo 26 - O processo de seleo das Instituies Associadas conduzido pelo Conselho Gestor. A avaliao das propostas est baseada, em particular, na adequao do corpo docente e da infraestrutura da instituio, bem como na convenincia geogrfica da proposta.

Pargrafo nico: As propostas aprovadas pelo Conselho Gestor sero submetidas Diretoria de Ensino a Distncia da CAPES, para avaliao e integrao ao conjunto de cursos na rea de formao de professores do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Artigo 27 O credenciamento de cada Instituio de Ensino Superior como Instituio Associada est sujeito a avaliao trienal pelo Conselho Gestor, baseada nos seguintes parmetros principais: efetiva execuo do projeto pedaggico nacional do PROFMAT, eficcia na formao de egressos, qualidade da produo cientfica do corpo docente e adequao da oferta de infra-estrutura fsica e material.

Captulo VIII Disposies Gerais e Transitrias

Artigo 28 - Este Regimento entra em vigor a partir da data de sua homologao pelo Conselho Diretor da SBM.

Artigo 29 - O presente Regimento pode ser revisto pelo Conselho Diretor da SBM mediante iniciativa do Conselho Gestor, garantida a participao do corpo docente.

Artigo 30 Todos os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Gestor, com possibilidade de recurso ao Conselho Diretor da SBM.

Vous aimerez peut-être aussi