Vous êtes sur la page 1sur 29

HISTRIA DA INIMPUTABILIDADE CRIMINAL DO DOENTE MENTAL Qui, 23 de Abril de 2009 23:29

HISTRIA DA INIMPUTABILIDADE CRIMINAL DO DOENTE MENTAL: FOUCAULT E A GENEALOGIA DA LOUCURA CARVALHO, P. B. M.

Graduada

em

Direito

(PUCPR)

Graduanda em Psicologia (UFPR)

Ele desabotoou o sobretudo e soltou o machado do lao, mas ainda no o tirou por inteiro, ficando apenas a segur-lo com a mo direita por cima da roupa. Os braos estavam

terrivelmente fracos; ele mesmo os sentia a cada instante cada vez mais entorpecidos e duros. Temia soltar e deixar cair o machado... num repente foi como se a cabea comeasse a rodar... (DOSTOIVSKI, F. Crime e castigo. p.91) RESUMO Um dos limites imputao criminal a declarao de doena mental do infrator. Esse , por assim dizer, o domnio em que tanto advogados e juzes quanto mdicos (psiquiatras) e psiclogos possuem um papel central, na medida em que se trata de impor ao infrator (i) a aplicao de uma pena restritiva de direitos

e mesmo, se for o caso, da liberdade ou (ii) o tratamento de uma doena; dito resumidamente, da declarao de que o infrator portador de doena mental, ele no estar sujeito ao tratamento penal, mas aos cuidados mdicos. O limite estabelecido pela doena mental prescreve, portanto, que, quando da sua incidncia, h inimputabilidade. A partir da anlise realizada por Michel Foucault, entende-se como e por que o conceito de doena mental possibilitou a delimitao, a diferenciao, at mesmo o aparecimento da loucura e do crime. Pretende-se mostrar, ento, (i) a emergncia do saber psiquitrico no processo penal; (ii) as prticas de cura no mdico-psiquitricas interior do Asilo e do que sculo XIX que como

funcionaram

produzem

contrapoder a histeria; (iii) que da histeria provm a psicanlise, experincia de suspenso do estabelecimento de saber desde a prtica clnica de Freud e (iv) que a psicanlise, quando chamada a comparecer diante do juzo de imputabilidade criminal, implica a inverso do problema da responsabilidade e da capacidade de escolha do acusado Loucura. frente Crime. ao seu mental. ato. Exames

Palavras-chave:

Doena

psiquitricos. Foucault. tica da psicanlise. VISUALIZAR ORIGINAL EM PDF ... . VISUALIZAR SUMRIO ... 1. Introduo Um dos limites imputao criminal a declarao de doena mental do infrator. Esse , por assim dizer, o domnio em que tanto advogados e juzes quanto mdicos (psiquiatras) e psiclogos possuem um papel central, na medida em que se trata de impor ao infrator (i) a aplicao de uma pena restritiva de direitos e mesmo,

se for o caso, da liberdade ou (ii) o tratamento de uma doena; dito resumidamente, da declarao de que o infrator portador de doena mental, ele no estar sujeito ao tratamento penal, mas aos cuidados mdicos. O limite estabelecido pela doena mental prescreve, portanto, que, quando da sua incidncia, h

inimputabilidade. A partir da anlise realizada por Michel Foucault, entende-se como e por que o conceito de doena mental possibilitou a delimitao, a diferenciao, at mesmo o aparecimento da loucura e do crime . Isso por meio da abordagem das condies que possibilitaram ao saber mdico, na modernidade, constituir a loucura como doena, fato que se tornou patente quando do surgimento do Asilo e da priso; isso, em descontinuidade com a Idade Clssica, perodo em que a loucura e o crime eram (juridicamente) indiferenciados e confinados em uma mesma instituio social - o Hospital Geral. Em Histria da loucura, Foucault localizou trs experincias ou percepes diferentes da loucura, correspondentes aos perodos da Renascena, da Idade Clssica e da poca Moderna . Dos trs perodos Renascena, Idade Clssica e poca Moderna , foi a partir do perodo cronologicamente mais recente que o saber mdico iniciou seu contato com a loucura, a qual ganhar status de alterao (no desenvolvimento das faculdades humanas) em oposio ao no-ser que representou durante a Idade Clssica. A entrada do mdico nesse meio, faz com que a loucura seja tomada como objeto privilegiado de sua interveno. Do Hospital Geral, instituio prpria da Idade Clssica , local do trabalho e da correo , o louco ser encaminhado ao Asilo.

O Asilo, como instituio destinada ao tratamento da loucura, pertence ao perodo da poca Moderna, guardando ntidas

diferenas em relao ao Hospital Geral - instituio tpica da Idade Clssica. Dentro do Asilo, a psiquiatria, saber mdico-cientfico ainda incipiente, objetiva, culpabiliza e forja tcnicas para o tratamento da loucura.

No Asilo o mdico psiquiatra subroga-se a funo de curar o doente mental. Efeito de cura que se estabelece, na psiquiatria do incio do sculo XIX, em um campo de batalha entre os corpos do mdico e do doente, atravs da instaurao de uma desproporo de foras (em que a do mdico ser sempre preponderante) e da intensificao da realidade sobre o delrio, via a imposio da vontade e do saber do mdico.

Na primeira metade do sculo XIX, a psquiatria que acabara de libertar os loucos do grande enclausuramento e de estabelecer o Asilo como o local de cura dos doentes mentais, estende seu interesse de interveno aos tribunais, especificamente, aos crimes em cujos atos houvesse ausncia de interesse, cujo ato fosse um ato sem razo, para, ento, passar ao ato instintivo.

Tratar-se- (cap. 1), pois, da emergncia de um saber, o saber psiquitrico, no processo penal, uma vez que o psiquiatra passa a ser convocado perante o tribunal, na funo de perito mdico a fim de oferecer parecer tcnico-cientfico sobre a incidncia ou no da doena mental.

O exame psiquitrico em matria penal ter o direito de identificar, dentre os que cometeram crime, aqueles sobre os quais dever incidir a teraputica mdica, a despeito do aparelho punitivo penal. Sobre o agente da infrao criminal diagnosticado como doente mental, destinado ao Asilo ao invs de Priso, incidiro as tcnicas psiquitricas de cura.

Examinar-se-o (cap. 2) as prticas de cura mdico-psiquitricas do

sculo XIX que funcionaram no interior do Asilo, as quais, para cumprir sua finalidade teraputica, reproduzem na relao mdicodoente a realidade exterior ao Asilo. Dessa relao de imposio da realidade ao doente, em que a questo da verdade no era colocada, uma vez que a psiquiatria dotara-se do estatuto de cientificidade, resulta a histeria.

Nesses termos, a histeria foi reao s prticas psiquitricas, foi, propriamente, o movimento da antipsiquiatria, o que imps o problema da verdade psiquiatria, via a simulao: a histeria a loucura que simula a loucura, a cilada armada pelos loucos psiquiatria do sculo XIX.

Ver-se- (cap. 3) que a partir da histeria provm a psicanlise, experincia de suspenso do estabelecimento do saber desde a prtica clnica de Freud, por ele ter decidido apostar na verdade do sintoma da histrica. A partir dessa aposta, a psicanlise inclui o que fora o fracasso da psiquiatria, instituindo em sua prtica o manejo daquilo que incurvel.

A posio de Freud diante das histricas funda a psicanlise enquanto tica que sustenta a responsabilidade do sujeito em fazerse sujeito a partir de seu sintoma, de seu ato.

Tal posio quando chamada a comparecer diante do juzo de imputabilidade criminal (cap. 4), implica a inverso do problema da responsabilidade e da capacidade de escolha do acusado frente ao seu ato, na medida em que (a prtica da psicanlise) consiste em sustentar que a prpria doena, o prprio sintoma, o prprio ato a respeito do qual o sujeito incapaz de determinar-se de maneira diversa, constitua material e motivo de trabalho do sujeito, na medida em que se far sujeito, justamente, da sua capacidade de advir de ou a partir de seu ato.

2. Imputabilidade criminal e doena mental: os exames psiquitricos em matria penal. 2.1. Discursos que matam e que fazem rir Na primeira aula do curso Os anormais, Foucault aponta trs propriedades do gnero de discursos representados pelos exames psiquitricos em matria penal: (i) o poder de determinar a liberdade, no limite, a morte de um homem um poder de vida e de morte ; (ii) tal poder, proveniente da instituio judiciria e, tambm, do fato de (tais discursos) funcionarem, perante a instituio judiciria, como discursos de verdade, discursos de verdade porque discursos com estatuto cientfico, ou como discursos formulados, e formulados exclusivamente por pessoas qualificadas, no interior de uma instituio cientfica ; e (iii) os exames psiquitricos em matria penal fazem rir Esses discursos cotidianos de verdade que matam e que fazem rir esto presentes no prprio mago da nossa instituio judiciria.

A esses discursos, Foucault confere a qualidade de serem grotescos, do ubuesco , o discurso de Ubu, categoria a que ele delimita como o facto, para um discurso ou para um indivduo, de deter por estatuto efeitos de poder de que sua qualidade intrnseca deveria priv-los . O grotesco representa uma engrenagem do poder (segundo Foucault, no uma falha ou um acidente na histria do poder, mas engrenagem prpria do funcionamento do poder) , do poder poltico que atribui a possibilidade de transmitir seus efeitos, e muito mais que isso, de encontrar a origem dos seus efeitos ridculo. num canto que manifestamente, explicitamente,

voluntariamente desqualificado pelo odioso, pelo infame ou pelo

No ponto representado pelos exames mdicos em matria penal, Foucault ressalta que a instituio mdica, a instituio mdicocientfica, est qualificada para enunciar a verdade , de onde surtirem seus efeitos em mbito judicirio, exames esses que, porm, so alheios s regras de formao de um discurso cientfico. A essa espcie de discurso, Foucault detecta trs funes : (i) dobrar o delito com a criminalidade , (ii) estabelecer os antecedentes de certa forma infraliminares de penalidade e (iii) a constituio de um mdico que ser ao mesmo tempo um mdicojuiz. Nesses exames faz-se o uso de expresses como personalidade pouco estruturada, imaturidade psicolgica, m apreciao do real, as quais, na anlise de Foucault, ocupam-se menos do delito, com o fato delituoso, e mais em constituir um duplo psicolgicotico do delito , certo dobramento , o que tem por funo (i) fornecer elementos para a atuao do poder judicirio na aplicao de tcnicas de transformao dos indivduos para alm da punio do ato delitivo e de sua preveno. Que o exame psiquitrico constitua um suporte de conhecimento igual a zero verdade, mas no tem importncia. O essencial do seu papel legitimar, na forma do conhecimento cientfico, a extenso do poder de punir a outra coisa que no a infrao. O essencial que ele permite situar a ao punitiva do poder judicirio num corpus geral de tcnicas bem pensadas de transformao dos indivduos.

Ao reconstruir os antecedentes parapatolgicos e infralegais do ato delitivo que exprimiriam no uma doena, mas um defeito moral, (ii)

estabelece-se a semelhana, a pertinncia, entre a vida do acusado, sua vida pregressa e seu ato. Nisso, os exames de que se trata fariam no responder ao artigo 64 da lei de 1810 (francesa) , o qual levanta a questo da responsabilidade do sujeito por seu ato e, mais, fariam surgir nos autos uma personalidade juridicamente indiscernvel a que a justia , por conseguinte, obrigada a rejeitar de sua alada. Assim, no h que se falar em sujeito jurdico dotado de responsabilidade - o sujeito fica sendo responsvel por tudo e responsvel por nada -, mas em um sujeito delinqente que ser objeto de uma tecnologia especfica. Logo, destituio do sujeito e sua consequente objetivao.

A mesma descrio dos defeitos morais do acusado em percia mdico-legal ter como efeito (iii) a constituio de um mdico que ser ao mesmo tempo um mdico-juiz . Ao ter por funo, nesse mbito, demonstrar a criminalidade possvel ou eventual por descrever seu carter de delinqente, descrever o fundo das condutas criminosas ou paracriminosas que ele vem trazendo consigo desde a infncia, evidentemente contribuir para faz-lo passar da condio de ru ao estatuto de condenado. Tendo o mdico assumido a funo de juiz, o juiz, quem pronuncia, efetivamente, o julgamento, sentenciar, a despeito de uma punio, um tratamento: a cura: O psiquiatra se torna efetivamente um juiz; ele instrui efetivamente o processo, e no no nvel da responsabilidade jurdica dos indivduos, mas no de sua culpa real. E, inversamente, o juiz vai se desdobrar diante do mdico. Porque, a partir do momento em que ele vai efetivamente pronunciar seu julgamento, isto , sua deciso de punio, no tanto relativa ao sujeito jurdico de uma infrao

definida como tal pela lei, mas relativa a esse indivduo que portador de todos esses traos de carter assim definidos, a partir do momento em que vai lidar com esse duplo tico-moral do sujeito jurdico, o juiz, ao punir, no punir a infrao. Ele poder permitirse o luxo, a elegncia ou a desculpa, como vocs preferirem, de impor a um indivduo uma srie de medidas corretivas, de medidas de readaptao, de medidas de reinsero. O duro ofcio de punir v-se assim alterado para o belo ofcio de curar. a essa alterao que serve, entre outras coisas, o exame psiquitrico. O exame mdico em matria penal ir, no decorrer da atribuio de tais funes ou no decorrer da reivindicao de tais funes, distanciar-se do ato, propriamente, mdico, na medida em que a psiquiatria vai se constituindo enquanto especialidade mdica. Portanto, movimento de especializao da medicina, visvel, por exemplo, no choque de trs exames mdicos no caso Pierre Rivirre (1835) , em que a psiquiatria, j mais avanada nos grandes centros (em Paris, na Salptrire), reclama seu espao de incidncia no processo. As condies de possibilidade do avano conceitual e institucional de que dispunha essa balbuciante psiquiatria (em Paris) so, por exemplo, demonstradas por Foucault no caso Henriette Cornier (1826), quando, para fins de constituir-se enquanto tcnica de controle social, a psiquiatria patologiza o perigo social, torna doena o desvio moral, ou seja, a psiquiatria, desde sua fundao, no uma especialidade mdica, mas torna-se uma, a fim de poder atuar nos termos de uma higiene pblica. Tal fim foi o motivo de a psiquiatria ter se voltado, desde o incio, psiquiatria penal. Alm do ou juntamente ao movimento de desvinculao dos

exames mdico-legais em relao ao saber mdico em geral, mais especificamente, da formao da psiquiatria penal, como

especialidade mdica , Foucault atribuiu tal movimentao, tambm, s leis e s modificaes por elas estabelecidas quanto aos exames mdico-legais.

Foucault se refere (i) ao artigo 64 do Cdigo Penal de 1810, que pretendia saber da demncia no momento do ato delituoso, consequentemente, da responsabilidade jurdica do infrator; (ii) circular Chaumi de 1905, quando se entra num domnio que o da anomalia mental, numa relao no definida com a infrao , ou seja, no se trata de definir a responsabilidade jurdica de um sujeito criminoso, mas de constatar se existem, nele, anomalias mentais que podem ser relacionadas com a infrao em questo. e (iii) a outra circular dos anos 50, a partir da qual pergunta-se sobre o perigo e a cura e funciona como mecanismo de uma tcnica de normalizao: Em outras palavras, a sano penal dever ter doravante por objeto, no um sujeito de direito tido como responsvel, mas um elemento correlativo de uma tcnica que consiste em pr de lado os indivduos perigosos, em cuidar dos que so sensveis sano penal, para cur-los ou readapt-los. Em outras palavras, uma tcnica de normalizao que doravante ter de se ocupar do indivduo juridicamente responsvel pelo elemento correlativo de uma tcnica de normalizao, foi essa transformao que o exame psiquitrico, constituir. Foucault iniciou seu curso Os anormais, a partir desses exames mdico-legais, pois gostaria de fazer a arqueologia da emergncia entre vrios outros procedimentos, conseguiu

de um poder em tais exames. Sua hiptese a de que nesse ponto em que se encontram o saber mdico e o poder judicirio, no estariam presentes, efetivamente, o mdico ou o judicirio, mas a normalizao - tcnicas e poder de normalizao-, normalizao essa, caracterizada por Foucault, como forma de funcionamento do poder tpica da sociedade moderna, a qual se apia, dentre outros, nesse ponto (saber mdico e poder judicirio), uma vez que sua maneira de se estabelecer nesse jogo, nesse entre diferentes instituies, jamais numa s instituio. 3. O poder psiquitrico: imposio de realidade loucura 3.1. As prticas de cura: clssica e disciplinar Na aula de 12 de dezembro de 1973 do curso O poder psiquitrico, Foucault ocupa-se em demonstrar como as prticas asilares, entre os anos 1820-1830, a fim de justificarem o efeito disciplinar, normativo, isomorfo em relao aos outros sistemas disciplinares que so a escola, o quartel, a oficina, etc. , atriburam-se um efeito teraputico. Para tanto, Foucault identifica duas espcies de cura: (i) primeiro, aquela operada pelo psiquiatra como mestre ambguo da realidade e da verdade nas prticas protopsiquitricas e (ii) segundo, aquela em que o psiquiatra funciona como agente de intensificao da realidade .

Durante a poca Clssica - entre os sculos XVII-XVIII e incio do XIX -, funcionava nos Asilos certo mecanismo que Foucault denomina cura clssica. Neste perodo, o ncleo da loucura o delrio, o erro, a falsa crena, a iluso , e o mdico (Pinel e Mason Cox, por exemplo) aquele que manipula a realidade fazendo-a usar uma mscara; torna essa realidade um pouco menos real . O mdico o senhor da realidade, o agente de um poder de

irrealizao da realidade , aquele que, fraudulentamente, introduz a realidade no delrio e faz isso porque, no momento em que o delrio tiver um contedo real na realidade, que for demonstrado, verificado ficticiamente na realidade , ser passvel de aceitar uma interveno mdica . A cura clssica funciona, portanto, neste jogo da verdade entre o mdico e o louco.

No incio do sculo XIX, Foucault aponta para uma ruptura nessa prtica de cura, para a emergncia da prtica disciplinar , quando o louco ser experimentado como aquele que pensa que rei, quando toda loucura uma espcie de crena arraigada no fato de ser o rei do mundo. A batalha se travar, ento, entre as foras do psiquiatra e do louco, numa espcie de ortopedia moral de destituio da coroa.

Se, no caso de Pinel e Mason Cox, no cerne da cura, na relao entre mdico e louco se pe, diretamente, a questo da verdade, a psiquiatria do sculo XIX, em vez de fazer o problema da verdade irromper no choque entre mdico e doente, o poder psiquitrico coloca a questo da verdade somente no interior dele prprio. A verdade no estar mais em jogo, mas pressuposta por um saber que se constituiu como cincia mdica e clnica - o poder psiquitrico : Ou seja, em vez de estar em jogo na cura, o problema da verdade foi resolvido de uma vez por todas pela prtica psiquitrica, a partir do momento em que ela se deu como estatuto ser uma prtica mdica e como fundamento ser uma aplicao de uma cincia psiquitrica. A psiquiatria, por isso, para constituir-se como cincia, como detentora da verdade, e, consequentemente, do direito de exercer o

sobrepoder da realidade sobre a loucura, faz uso de dois discursos, ainda que s em teoria, visto que, em suas prticas, tais discursos no eram levados em conta: (i) o da nosologia mdica, que insere a loucura no quadro das doenas e o da (ii) etiologia

anatomopatolgica, a qual localiza a causa da loucura em fatores biolgicos, no organismo.

Para Foucault, essa constituio da psiquiatria por meio dos discursos de verdade , o nosolgico e o etilgico, o que um psiquiatra da poca chamava de os direitos imprescritveis da razo sobre a loucura, que eram para ele os fundamentos da interveno psiquitrica. Se, entre a prtica psiquitrica e os discursos de verdade havia certa no articulao, certa defasagem, isso se deve funo que a ela cabia de incremento do poder do real (...), e que deve, de certo modo, desestabilizar uma verdade considerada j adquirida. 3.2.O movimento da antipsiquiatria: os simuladores pem a questo da verdade em jogo na relao entre o louco e o psiquiatra. O problema da simulao foi a cruz da psiquiatria do sculo XIX , j que, na prtica psiquitrica, a questo da verdade no era colocada, dado o esforo do poder psiquitrico em dotar-se de cientificidadade para se constituir como prtica social legtima imposio da realidade ao louco. Afinal, seu poder proveio da deteno dessa verdade.

O fato de a questo da verdade no ter sido posta pela cincia psiquitrica em sua prtica, no foi impeditivo de sua apario : foram os loucos que a colocaram, sob certa forma de simulao especificada por Foucault:

(...) a simulao que foi problema histrico da psiquiatria no sculo XIX a simulao interna loucura, isto , essa simulao que a loucura exerce em relao a si mesma, a maneira como a loucura simula a loucura, a maneira como a histeria simula a histeria, a maneira como um sintoma verdadeiro uma certa maneira de mentir, a maneira como um falso sintoma uma maneira de estar verdadeiramente doente. A psiquiatria do sculo XIX encontrar um problema insolvel, o limite, e, finalmente, o fracasso a partir do jogo da verdade que a loucura prope a ela. A loucura que simula loucura a instalao da mentira no meio de seus sintomas, a cilada pela qual o louco coloca a questo da verdade ao psiquiatra.

Ao se referir ao problema da simulao, Foucault no se refere ao problema terico da simulao, mas desse processo pelo qual os loucos efetivamente responderam, a esse poder psiquitrico que se recusava a colocar a questo da verdade, com a questo da mentira. A mentira da simulao, a loucura simulando a loucura, foi este o antipoder dos loucos em face do poder psiquitrico. Foucault, ento, no encara a simulao, a histeria, como uma doena, como um fenmeno patolgico, mas como um fenmeno de luta, processo pelo qual os enfermos tentavam escapar do poder psiquitrico. Nessa perspectiva, a histeria no considerada uma barreira cientfica, um problema epistemolgico ou a barreira de um saber, mas o verso militante do poder psiquitrico, se admitirmos que a simulao foi a maneira insidiosa para os loucos de colocar fora a questo da verdade a um poder psiquitrico que no queria lhes impor mais que a realidade. 4.As histricas: uma herana da psiquiatria psicanlise

Considerando a histeria como reao atividade da psiquiatria e tendo a psicanlise se constitudo a partir e graas histeria, s histricas, apresentar-se- a psicanlise como um dos desdobramentos da psiquiatria. Assim, daquilo que restou da psiquiatria, daquilo que permaneceu irredutvel constituio do saber psiquitrico provir a psicanlise.

O resto, o resduo, , para Foucault, prprio do exerccio do poder disciplinar, o qual, diferentemente do exerccio de poder soberano, no comporta a coexistncia de diferentes sistemas de poder. O doente mental ser a, resduo (...) ele sem dvida nenhuma o resduo de todas as disciplinas, aquele que inassimilvel a todas as disciplinas escolares, militares, policias, etc., que podem ser encontradas numa sociedade. Resduo sobre o qual ir funcionar o poder psiquitrico e desta relao, novamente, resduo, fracasso os histricos.

Freud tomar as histricas em sua prtica clnica (mdica) e o que caracterizar a inaugurao da psicanlise em sua prtica ser, justamente, a incluso do fracasso.

Em A psicoterapia da histeria (1905), Freud depara-se com dificuldades que o mtodo da hipnose e o catrtico apresentavam sua clnica da histeria. H pacientes no hipnotizveis e h aqueles que resistem a falar diante da imposio da catarse. Tal problema tcnico, no entanto, no ser tomado por Freud nos termos de uma falha do mtodo ou do mdico (que aplica o mtodo), no far com que Freud, ento, empenhe-se em formular outro mtodo que fosse eficaz em curar a histrica.

O fracasso da tcnica, aquilo que se apresenta como obstculo, como limite, do mtodo ser tomado por Freud como algo que diz respeito prpria constituio histrica e ao incurvel da

psicanlise: a resistncia imposta pelo paciente tcnica ser tomada pelo analista como atualizao da condio do sujeito, atualizao da diviso do sujeito.

Disso decorre ter Freud estabelecido como regra fundamental da psicanlise, da prtica da psicanlise: ao paciente, a associao livre, e, ao analista, a ateno flutuante.

A posio de Freud que marca a emergncia da psicanlise no a de superao dos obstculos ou de supresso dos fracassos que se lhe apresentavam na clnica da histeria, mas de descoberta de limites que se impunham a e na sua prtica . Assim, o fracasso residual do limite da psiquiatria, no ato de Freud que inclui o resduo em sua prtica clnica, fundar a experincia do limite, que a inaugurao da psicanlise.

Nisso, a realidade de que trata a clnica de Freud a realidade psquica, cuja realidade a fantasia.

A psicanlise ser, ento, enquanto implicao do resduo, da histeria, sintoma da modernidade, na verdade, sustentao do sintoma, na medida em que reconhece no sintoma a verdade do sujeito que o produz. Logo, o objetivo de uma anlise no teraputico, no sentido de um tratamento que tem por finalidade a cura, uma vez que trata do incurvel, daquilo que constitui a histrica, mas no somente a histrica, pois Freud estende suas concluses a respeito da constituio psquica das histricas aos sos Seja-me lcito referir neste ponto o que de mais importante pudemos conseguir pelo estudo psicanaltico dos nervosos, e vem a ser que as neuroses no tm um contedo psquico que, como privilgio deles, no se possa encontrar nos sos.

O sintoma, segundo a aposta de Freud, um ato da histrica no qual ela se implica; prprio da deciso, da suposio, de Freud

tom-lo como tal, ou seja, tal deciso, se olhada bem de perto, implica, na verdade, mais Freud do que a prpria histrica, mais a posio que Freud assume em sua prtica, em seu esforo em teorizar a psicanlise . Na medida em que aposta no ato da histrica, h da parte de Freud o esforo em suspender o saber que impe verdade. Desde ento, analista aquele que busca ser Freud , que busca ocupar a posio de Freud, posio de enunciao, j que no h qualquer saber previamente estabelecido que sirva de referencial sua prtica; logo, posio de reivindicao da psicanlise , jamais pressuposta, mas construda nessa relao com o incurvel. 5.Sobre o uso da psicanlise perante o juzo de imputabilidade criminal O sujeito que deixa falar a psicanlise aquele que advm do e no seu ato, daquele ato sobre o qual ele no teve qualquer possibilidade de escolha. Ponto em que o sujeito sujeito, quando e a partir daquela sua ao que se apresenta a ele como uma imposio a seu comportamento, como um imperativo diante do qual ele incapaz de determinar-se de acordo com qualquer lei ou de escolher diante do cometimento ou no do ato, seja ele ilcito ou no. A questo moral como devo agir? o po de cada dia da psicanlise, apresentada ao analista na demanda do paciente que se encontra diante do impasse frente quilo que lhe foge do controle, que a ele se impe: imperativo de ao.

A posio da psicanlise diante desse sujeito apresenta-se nos termos de uma tica, a qual aposta que j em seu ato h um julgamento, julgamento de seu desejo, sendo sua responsabilidade

a de fazer-se sujeito a partir de seu ato, responsabilidade de julgar, retroativamente ao ato julgamento implicado sobre sua ao: A tica consiste essencialmente num julgamento sobre nossa ao, mas esta definio s tem alcance se a ao implicada comportar tambm, ou se supusermos que ela comporte, um julgamento, mesmo que implcito. A presena do julgamento dos dois lados essencial estrutura. Lacan, ento, faz-nos deparar com dois momentos de julgamento, (i) aquele julgamento implicado na ao e (ii) aquele sobre a ao, retroativo ao ato; os quais, corresponderiam, respectivamente, moral e tica. Principalmente a partir dos atos, por assim dizer, imotivados- os sonhos, os atos falhos, os chistes -, constitui-se a tica da psicanlise, certa postura tica da psicanlise, a qual se empenha em sustentar que tais atos constituam material e motivo de trabalho do sujeito, na medida em que (iii) se far sujeito, justamente, da sua capacidade de advir de ou a partir de seu ato; ou seja, agora, em um terceiro momento. Ao exigir um julgamento, mesmo que implcito e ainda que suposto, implicado na ao objeto de julgamento, h de se ressalvar que se est diante da ao enquanto no opo, enquanto no escolha, qual se dar o estatuto de portadora do desejo que aparece como estranho ao Ego; ao portadora, portanto, do julgamento do desejo.

Nesse sentido, agir conforme o desejo no , propriamente, uma opo, mas uma imposio do desejo ao agente da ao; a opo que se lhe apresenta, por sua vez, a de julgar sua ao. H nesse movimento algo de bastante prximo tragdia grega, no que diz respeito ao comportamento do heri.

Simone Perelson, em anlise sobre O desejo de Antgona, nos faz compreender que na tragdia o heri quem age, e age porque no tem escolha, e no h para ele escolha, pois seu destino o precede e a ele tanto mais estranho quanto mais o marca e mais o constitui, no que lhe h de mais ntimo e desconhecido . O que faz o heri, ento, a ao de no renunciar a nada dessa determinao que o ultrapassa, a qual, ao mesmo tempo que o sujeita, os pressgios que o acompanham - como o seu nome-, o fazem sujeito; sujeito, cuja responsabilidade fundamental est em incorrer, como nos dir Lacan, castrao

Falar na tica da psicanlise falar de uma experincia limite, segundo a qual a pergunta como devo agir? comporta em si, necessariamente, um horizonte de perda: o agir toma a dimenso de uma responsabilidade inalienvel de tornar-se sujeito.

H um limite ao qual se pode chegar, uma aproximao limite, aproximao, no sentido de tangenciar o limite, o fim da linha, entre o conceito, entre a fico, entre o representvel e a realidade, entre os quais: a hincia, o buraco, o intervalo, o no-contnuo - no limite: o salto. a partir da pergunta O que o Inconsciente? que Lacan nos recusa o conceito, recusa-se a dizer o que o Inconsciente. Ora, no h coisa mais particular psicanlise, nos termos de Lacan, outra coisa seno a recusa do conceito (postura que corresponde abordagem do inconsciente, como algo insuscetvel de ser contido por uma definio, em um conceito), em decorrncia do que Lacan lana mo da aproximao: (...) nossa concepo do conceito implica ser este sempre estabelecido numa aproximao que no deixa de ter relao com o

que nos impe, como forma, o clculo infinitesimal. Se o conceito se modela, com efeito, por uma aproximao da realidade que ele foi feito para apreender, s por um salto, por uma passagem ao limite, que ele chega a se realizar. Assim, tanto a teoria quanto a prtica da psicanlise lidam constantemente com o limite, no o no-conceito, mas o conceito da falta , com o real.

Portanto, a tica da psicanlise, de certo modo, inverte o problema da responsabilidade e da capacidade de escolha do acusado frente ao seu ato, na medida em que sua prtica no consiste em estabelecer interpretaes suscetveis de desvelar ao sujeito o verdadeiro sentido de seu ato - algo como um retorno s causas de sua doena a ser, a partir da, sanada -, tampouco consiste (a prtica da psicanlise) em traar modelos de atuao que visem preveno do ato ou cura da doena, mas em sustentar que a prpria doena, o prprio sintoma, o ato, traz, em si, o desejo . Dessa inverso, a pergunta que se faz pertinente : agiste conforme seu desejo? 6. Consideraes finais Os exames mdicos em matria penal, mediante a declarao de doena mental que tenha acarretado na incapacidade do acusado em entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento , so meio de prova judicial competente para motivar a no incidncia do castigo penal, fazendo incidir tratamento mdico sobre o ora acusado (ento absolvido, dada sua incapacidade de culpabilidade ou sua no responsabilidade perante seu ato).

Desde a arqueologia, passando para a genealogia, nota-se que Foucault tratou de traar as condies histricas de possibilidade da emergncia do saber mdico perante o poder judicirio. O saber psiquitrico a (neste ponto em que se encontram o saber mdico e o poder judicirio) tem efeitos de poder na medida em que se legitima a submeter o ento absolvido s tcnicas psiquitricas de cura. Foucault vai alm da constatao de tais efeitos de poder, sua maior crtica est em desmascarar as verdadeiras condies da patologia mental, revestida de abstraes nosolgicas . Ele faz visvel a verdadeira condio da patologizao da loucura (a loucura recebe a denominao doena mental no incio do sculo XIX): o movimento de constituio do objeto de incidncia do saberpoder psiquitrico, ou seja, o movimento de objetivao do corpo do acusado, segundo a sujeio desse corpo ao saber psiquitrico. Entre o Asilo e a Priso, o que se discute o destino que se deve dar ao corpo daquele que escapou disciplina, que infringiu a norma. Dentro de quaisquer dessas instituies, o corpo doente ou culpado ser submetido s tcnicas de disciplina desenvolvidas para obter seu controle, sua docilizao e seu adestramento. O jogo que decide o destino do corpo ou ao asilo ou priso, a partir das demonstraes de Foucault, sinaliza o poder de normalizao que se faz incidir a (no jogo). O poder de normalizao atravessa tal disputa e funciona, justamente, por apoiar-se ora em um ora em outro saber. Diz Foucault: O importante, portanto, no so as regularidades institucionais, mas muito mais as disposies de poder, as redes, as correntes, as intermediaes, os pontos de apoio, as diferenas de potencial que caracterizam uma forma de poder (...).

Tais disposies de poder exercidas diretamente sobre os corpos, nos termos de Foucault, segundo certa microfsica do poder, constituem-se em poderes imediatos, minsculos, capilares, que se exercem sobre o corpo, o comportamento, os gestos e o tempo dos indivduos e tm por resultado, tm por efeito, a constituio do indivduo e da coletividade , na medida em que o poder um procedimento de individualizao. Assim, o sujeito humano serve de fio condutor s anlises de Foucault, j que o sujeito efeito das e constitudo pelas prticas de poder disciplinar (individualizantes), prticas que exercem controle, governo sobre os corpos entendendo-se o governo como o movimento pelo qual se trata de assujeitar os indivduos por meio de mecanismos de poder que reclamam para si uma verdade no interior da realidade de uma prtica social .

A questo da verdade ser posta por Foucault nos termos de condio para o exerccio do governo dos outros, da sujeio (do lanar para baixo), da individualizao. Na histria que se esboou no presente trabalho, recorreu-se psicanlise como um registro outro que pudesse dizer do sujeito sobre o qual se faz o juzo de imputabilidade criminal. Ressalta-se que o uso da psicanlise perante tal juzo deve atentar para as particularidades (j observadas por Foucault), com que a

psicanlise trata os efeitos de verdade que podem ser produzidos no discurso (no caso, na espcie de discurso representada pelos exames mdicos em matria penal) pelo sujeito .

Lacan incorreu ruptura que a psicanlise opera com a psiquiatria e com as psicologias . Diz Foucault quanto a Lacan:

Ele buscava na psicanlise no um processo de normalizao dos comportamentos, mas uma teoria do sujeito. Por isso que, apesar de uma aparncia de discurso extremamente especulativo, seu pensamento no estranho a todos os esforos que foram feitos para recolocar em questo as prticas da medicina mental. A concepo de sujeito humano a partir de Lacan, de acordo com Foucault, extrapolar a concepo tradicional de que o sujeito era ora radicalmente livre ora determinado por condies sociais . Descobre-se, ento, que era preciso procurar libertar tudo o que se esconde por trs do uso aparentemente simples do pronome eu (je). O sujeito: uma coisa complexa, frgil, de que to difcil falar, e sem a qual no podemos falar.

Por fim, tendo em conta as dificuldades em se aproximar (tendo como ponto em comum os exames psiquitricos em matria penal) sem que, com isso, se confundissem os registros jurdico, psiquitrico e da psicanlise e que dessa confluncia resulta o sujeito humano. Buscou-se (ouvir) o silncio decorrente da incomunicabilidade, da inexistncia de linguagem comum entre tais registros (,) para falar do banimento do anormal, da alienao estabelecida entre o mdico e a loucura, entre o homem moderno e o doente mental: para falar: a histria. REFERNCIAS BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal : parte geral. 14. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 383 385. v.1.

CAIRES, Maria Adelaide de Freitas. Psicologia jurdica: implicaes conceituais e aplicaes prticas. So Paulo: Vetor, 2003. DIAS, Mauro Mendes. Fanatismo, dio e terrorismo. Seminrios

realizados pelo programa de ps-graduao em Direito da Universidade Federal do Paran. Curitiba, PR, maro, abril e maio, 2008. DOSTOIVSKI, Fidor. Crime e castigo. Traduo, prefcio e notas de Paulo Bezerra. So Paulo: Ed. 34, 2001. 568 p. (Coleo LESTE) DOTTI, Ren Ariel. Curso de direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 411-419.

FONSECA, Mrcio Alves da. Michel Foucault e o Direito. So Paulo : Max Limonad, 2002.

FOUCAULT, Michel. Eu, Pierre Rivire, que degolei minha me, minha irm e meu irmo... um caso de parricdio do sculo XIX, apresentado por Michel Foucault. Traduo de Denize Lezan de Almeida. Rio de Janeiro : Graal, 1977.

FOUCAULT, Michel. O poder psiquitrico: curso dado no Collge de France (1973-1974); edio estabelecida por Jacques Lagrange, sob a direo de Franois Ewald e Alessandro Fontana. Traduo de Eduardo Brando. Reviso tcnica de Salma Tannus Muchail, Mrcio Alves da Fonseca. So Paulo : Martins Fontes, 2006. FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso dado no Collge de France (1974-1975). Traduo de Eduardo Brando. So Paulo: Martins FOUCAULT, Michel. Fontes, Problematizao do sujeito: 2001. psicologia,

psiquiatria e psicanlise. Traduo de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Organizao e seleo de textos de Manoel Barros da Motta. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006 (Ditos e escritos; I). p.V XXXIX e 329-330.

FREUD, Sigmund. A Psicoterapia da Histeria. In: BREUER, J.; FREUD, S. Estudos sobre a Histeria [1895a]. Edio standard

brasileira das obras psicolgicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. II

FREUD, Sigmund. Quinta Lio. In: Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. XI FREUD, Sigmund. Psicanliste Silvestre. In: Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. XI

JESUS, Damsio E. de. Cdigo Penal anotado. 18. ed. atual. So Paulo: Saraiva, 2007. p. 123129.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. Traduo de Beatriz Viana Boeira e Nelson Boeira. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992. (Coleo debates. Cincia; 115).

LACAN, Jacques. O Seminrio, Livro 11. Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanlise (1964). Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1985. MACHADO, Roberto. Foucault, a cincia e o saber. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo Penal interpretado. So Paulo: Atlas, 1999. p. 80; 218-226.

MIRANDA COUTINHO, Jacinto Nelson de. A lide e o contedo do processo penal. Curitiba, Juru, 1989.

MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Psicologia e arqueologia em Foucault. Revista de Filosofia, Curitiba, v. 14, n. 15, p. 51-56, jul./dez. 2002.

OLIVEIRA, Jos Domingues de. A psicanlise e o direito: uma relao possvel? Reverso, Minas Gerais: n. 40, p. 114-122. PASCHOAL, Antonio Edmilson. Loucura e crime do ponto de vista de instituies sociais. Uma leitura das anlises de Michel Foucault. Dissertao de mestrado em Filosofia apresentada PUC-SP,

1994. PERELSON, Simone. A dimenso trgica do desejo. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter Ltda, 1994. PRADO, Regis Luiz. Curso de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral arts. 1 a 120. 6 ed. rev., atual., ampl., 2006. p. 421 423. QUINET, Antonio. O ato psicanaltico e o fim de anlise. In As 4+1 condies de anlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 93 110. QUINET, Antonio (org.) Psicanlise e psiquiatria: controvrsias e convergncias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

RAUTER, Cristina. Criminologia e Subjetividade no Brasil. Coleo Pensamento Criminolgico. Rio de Janeiro: Revan (editora) 2003. SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito penal: parte geral. 2. ed. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2007. p. 288294.

STRANCHEY, J. Prefcio geral do editor ingls [1966]. In: FREUD, S. Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v.I.

VELO, Joe Tennyson. Consideraes tericas sobre a importncia da psicanlise para o juzo de imputabilidade. Revista brasileira de cincias criminais, n: 44, p. 237-266.

VELO, Joe Tennyson. Teoria crtica do juzo de imputabilidade criminal a partir da histria do encontro entre o saber jurdico e o saber psiquitrico. Tese apresentada ao curso de ps-graduao em Direito do setor de cincias jurdicas da Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2002.

VIEIRA, Marcus Andr. A tica da paixo: uma teoria psicanaltica do afeto. Rio Clia de Janeiro Carta. : Jorge Confisso Zahar, e cura: 2001. uma

WINTER,

Aparecida

interlocuo entre Foucault e a psicanlise freudiano-lacaniana.

Curitiba:

Juru,

2006.

ZAFFARONI, Eugenio Ral; PIERANGELI, Jos Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. 5. ed. rev. e atual. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004. p. 592- 604. "HISTORY" OF CRIMINAL NONIMPUTABILITY OF MENTAL ILL: FOUCAULT AND THE GENEALOGY OF MADNESS ABSTRACT - One of the limits for attributing criminal liability is the statement of the offenders mental ilness. This is the area in which lawyers and judges or doctors (psychiatrists) and psychologists decide between (i) a constraint penalty of law or (ii) a treatment for a disease. The limit set by the mental illness prescribes, therefore, that there must be nonimputability in confirmed cases of such illness. Considering that the analysis carried out by Michel Foucault demonstrated how and why the concept of "mental illness" enabled the division, the differentiation, even the emergence of madness and crime, the aim of this reserach is to show (i) the emergence of psychiatrist knowledge in criminal process, (ii) the medicalpsychiatric healing practices of XX century that ran inside the Asylum and produce as "counterweight" hysteria, (iii)

psychoanalysis emergences from hysteria, as a experience of hanging the knowledges settlement since Freuds clinical practices and (iv) psychoanalysis, when called up to get ahead a criminal liability court, implies the reversal of the responsability problem and the defendants ability to stand up for his/her own deed. Key-words: Madness. Crime. Mental illness. Psychiatric exam. Foucault Ethics of Psychoanalysis .

ltima atualizao ( Qua, 09 de Junho de 2010 12:04 ) MENU PRINCIPAL


o o o o o o o

Home Conselho Consultivo Conselho Editorial Normas de Editorao Submisso ltimo Nmero Capa Capa Anverso Capa Verso Folha de Rosto Anverso Folha de Rosto Verso Sumrio Artigos Nmeros Anteriores Busca Contato

Sobre | Membros | Revista | Eventos | Editais | Textos Copyright 2012 Ncleo de Direito e Psicanlise NDP. Todos os direitos reservados. Joomla! um Software Livre com licena GNU/GPL v2.0.

Vous aimerez peut-être aussi