Vous êtes sur la page 1sur 7

NORMA PROCEDIMENTAL

USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM


1. FINALIDADE

NMERO:

FOLHA

70.01.002

1/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

Regulamentar o uso apropriado da Rede de Computadores da Internet na Universidade Federal do Tringulo Mineiro - UFTM. 2. MBITO DE APLICAO Todos os setores da Instituio e, em especial, no Departamento de Sistemas e Mtodos - DSIM. 3. FUNDAMENTAO LEGAL No existe legislao especfica. 4. CONCEITOS BSICOS Back Up Cpia de dados e de informaes em meio magntico externo ao equipamento em uso, como CDs, DVDs, pen drive, zip drive, discos e fitas magnticas entre outros. E-mail corporativo Endereos eletrnicos de domnio da UFTM. Contas de uso Restritas ou Privilegiadas So aquelas diretamente supervisionadas pelo administrador da Rede, para monitorar e registrar dados relativos aos recursos utilizados, tais como: tempo de conexo Rede, endereos acessados via Internet, utilizao de disco e outras ferramentas correlatas. Usurio Todos os integrantes dos corpos docente, discente e tcnico-administrativo, explicitamente autorizados ou no, que se utilizam dos recursos computacionais da Universidade. Firmware So todos os Softwares armazenados sob as formas de memrias de leitura, no voltil (permanente): ROM, EPROM, EEPROM, que preservam os contedos, mesmo se faltar eletricidade.
PROPLAN O&M

NORMA PROCEDIMENTAL
USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM
Software livre

NMERO:

FOLHA

70.01.002

2/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

o software disponibilizado gratuitamente ou comercializado, com as premissas de liberdade de instalao; plena utilizao; acesso ao cdigo de fonte; possibilidade de modificaes/aperfeioamentos s necessidades especficas; distribuio da forma original ou modificada, com ou sem custos. Recursos computacionais So os equipamentos, as instalaes ou bancos de dados direta ou indiretamente administrados, mantidos ou operados pelo DSIM e demais setores da UFTM, tais como:

computadores e terminais de qualquer espcie, incluindo-se seus equipamentos e acessrios; impressoras; redes de computadores e de transmisso de dados; arrays de discos, de fitas, de juke boxes e equipamentos afins; modem e equipamentos afins; bancos de dados ou documentos residentes em disco, fita ou outros meios; leitoras de cdigo de barra, scanners, equipamentos digitalizadores e afins; manuais tcnicos; salas de computadores; servios / informaes disponibilizados, via arquitetura de informtica da UFTM; softwares adquiridos ou desenvolvidos; equipamentos de rede, tais como: hubs, switch, roteadores e outros assemelhados.

5. 5.1.

NORMAS DAS PROIBIES a) terminantemente proibida a utilizao (acesso) de sites e downloads de arquivos de msica, jogos, filmes e softwares aplicativos, desde que no sejam softwares livres, entre outros, sob pena de advertncia.
PROPLAN O&M

NORMA PROCEDIMENTAL
USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM

NMERO:

FOLHA

70.01.002

3/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

Obs: O DSIM mantm um sistema de monitoramento da utilizao da Rede de Dados da UFTM e da Internet. b) Nenhum usurio pode, em quaisquer circunstncias, usar a Rede da UFTM para difamar, caluniar ou molestar outras pessoas. Qualquer ato, neste sentido, ser passvel de punio. Entende-se por molestamento, o uso intencional da rede para perturbar, amedrontar, ameaar, ofender pessoas, ou mesmo causar danos e/ou prejudicar as atividades desenvolvidas na UFTM ou em outros rgos ou empresas. c) No permitido ao usurio servir-se dos recursos de informtica da Universidade para usar, examinar, copiar ou armazenar programas ou qualquer outro material protegido por direito autoral (copyright), sem que possua licena ou autorizao especfica para tal. d) Nenhum software pode ser instalado, copiado ou usado na UFTM sem que o usurio apresente a licena de uso. Todo software dever ser devidamente licenciado e as medidas necessrias para instalao, uso, cpia, nmero de usurios simultneos, termos de licena, dentre outras devem ser rigorosamente cumpridas, sob orientao do DSIM. Obs: No se enquadram nesta situao os softwares livres destinados pesquisa e/ou atividades acadmicas. e) proibido o uso de computadores e Redes da Instituio em campanhas polticas ou propagandas comerciais. f) Computadores, redes e outros servios no podem ser usados para trabalhos particulares ou em beneficio de organizaes que no tenham relao com a Universidade, exceto quando os trabalhos se referirem a atividades acadmicas. Estes e outros usos/recursos, tais como: mensagens eletrnicas ou armazenamento de dados em computadores pessoais no devem ser excessivos e no podem interferir no acesso de outros usurios. g) No permitida a utilizao dos recursos computacionais da UFTM para benefcio financeiro direto ou indireto, prprio ou de terceiros, fora da instituio, sujeitando-se o infrator imediata suspenso de sua conta, sem prejuzo da aplicao das demais penalidades cabveis previstas no Servio Pblico Federal. h) Sem uma autorizao especfica, os usurios no podem ligar ou desligar fisicamente ou eletricamente recursos computacionais da UFTM, especialmente as estaes de trabalho e componentes externos, como cabos, impressoras, discos ou sistemas de vdeo, exceto PC's. i) No permitido o uso de material de consumo de informtica da Instituio para fins particulares.
PROPLAN O&M

NORMA PROCEDIMENTAL
USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM
5.2. UTILIZAO DA REDE DE DADOS

NMERO:

FOLHA

70.01.002

4/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

Os recursos da Rede de dados da Universidade devero ser utilizados, exclusivamente, para fins de atividades laborais relativas Instituio. 5.3. UTILIZAO DE USO RESTRITO O acesso especial a informaes ou outros privilgios s pode ser usado para o exerccio de tarefas oficiais. Informaes obtidas por meio de direitos especiais e privilgios devem ser tratados como privativas e totalmente confidenciais pelos administradores, os quais respondero por qualquer uso indevido. 5.4 5.4.1. RESPONSABILIDADE DO USURIO SEGURANA a) O usurio responsvel pela segurana e pela integridade das informaes da UFTM armazenadas nos computadores sob sua responsabilidade ou em sua rea de disco na rede. Tal responsabilidade inclui fazer regularmente cpias de segurana de seus dados (BACK-UPs), controlar o acesso Rede, s mquinas e usar programas de proteo contra vrus. b) Em se tratando de segurana no uso dos recursos computacionais da UFTM, os usurios no podem efetuar ou tentar efetuar os seguintes procedimentos: Fazer-se passar por outra pessoa ou camuflar sua identidade, quando utilizam os recursos computacionais da UFTM; efetuar qualquer tipo de acesso no autorizado a dados ou tentar sua alterao, como por exemplo, ler mensagens pessoais de terceiros ou acessar arquivos confidenciais; violar ou tentar violar os sistemas de segurana, como por exemplo quebrar ou tentar decodificar identificao ou senhas de terceiros; interceptar transmisso de dados no destinados ao seu prprio acesso, seja monitorando barramentos de dados, seja atravs da Rede; efetuar interferncia em servios de outros usurios ou o seu bloqueio provocando, por exemplo, congestionamento da Rede, inserindo vrus ou tentando a apropriao de mais recursos que os alocados para a sua conta.

c) Os usurios, a menos que tenham uma autorizao especfica para esse fim, no podem tentar, permitir ou causar qualquer alterao ou destruio de ambientes operacionais, dados ou equipamentos de processamento ou comunicaes instalados na Instituio, tanto de sua propriedade quanto de qualquer outra instituio ou pessoa. Estas alteraes incluem, mas no se limitam, alterao de dados, reconfigurao de parmetros de controle, ou s mudanas no firmware.
PROPLAN O&M

NORMA PROCEDIMENTAL
USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM
5.4.2. OUTRAS RECOMENDAES

NMERO:

FOLHA

70.01.002

5/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

a) Nenhum usurio pode ter acesso, copiar, alterar ou remover arquivos pessoais de terceiros sem autorizao explcita. b) O usurio inteiramente responsvel pelo uso de sua conta, senha e outros tipos de autorizao, que so de uso individual e no podem ser compartilhados. c) O usurio autorizado no pode executar ou configurar software ou hardware com a inteno de permitir o acesso a usurios no autorizados. d) Todos os usurios e Unidades tm o dever de denunciar qualquer tentativa de acesso no-autorizado ou qualquer outro uso indevido de computadores e redes da UFTM. Ao testemunhar ou tomar conhecimento (por quaisquer meios) de problemas relacionados segurana ou ao uso abusivo de computadores e redes da Universidade, incluindo o desrespeito a este Regulamento, o usurio deve tomar imediatamente as providncias necessrias que estiverem a seu alcance para garantir a segurana e a conservao dos recursos de informao. Na ocorrncia destes eventos, o usurio dever avisar imediatamente o DSIM. e) Manter os CDs, DVDs, discos, fitas magnticas e disquetes sempre em suas respectivas embalagens protetoras, quando no estiverem em uso, protegendo-os das grandes variaes de temperatura e de umidade. f) No manipular lquidos ou substncias que possam danificar os equipamentos/materiais de informtica, segurando-os sempre de maneira a no tocar nas superfcies magntica ou tica.

g) Manter fora de alcance dos equipamentos, peas e/ou objetos que possuam campo magntico, tais como: tubos de imagem, motores, ventiladores, tesouras, ferramentas metlicas, entre outros. 5.5. 5.5.1. RESPONSABILIDADE DO DSIM SEGURANA a) Os responsveis pela administrao da Rede tm autorizao para utilizar os sistemas de segurana que julgarem adequados para a manuteno da normalidade dos trabalhos. Sero consideradas nocivas ao sistema, as seguintes atividades: uso de qualquer dispositivo para interceptar ou decodificar senhas ou acesso similar ao controle de informaes; criar ou propagar vrus, danificar servios e arquivos; destruir ou danificar intencionalmente equipamentos, software ou dados pertencentes Universidade ou a outros usurios;
PROPLAN O&M

NORMA PROCEDIMENTAL
USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM
obter acesso a recursos no-autorizados;

NMERO:

FOLHA

70.01.002

6/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

utilizar os recursos de computao para o monitoramento no-autorizado de mensagens eletrnicas ou qualquer transmisso de dados.

b) Os agentes de administrao dos recursos da Rede so responsveis pelas medidas de segurana necessrias garantia do uso adequado, e integridade de informaes relativas Universidade e a cada usurio. 5.5.2.OUTRAS RECOMENDAES a) Gerir os sistemas de informao e dos recursos computacionais de processamento, armazenamento e de transmisso de dados da UFTM. b) de responsabilidade do DSIM manter o cadastro atualizado de todos os usurios, dos recursos computacionais da Instituio, bem como regulamentar a concesso de acessos, seja internamente ou a partir de pontos externos Universidade. c) Defender os direitos autorais (copyright), as leis que regulamentam o acesso, o uso de informaes, bem como as regras de organizaes que fornecem informaes aos membros da comunidade (por exemplo, regras e/ou convenes gerais para o uso da Internet). d) Cuidar da administrao dos recursos da Rede de Computadores da UFTM e designar colaboradores para tal funo. e) Garantir a segurana de suas reas e controlar o acesso fsico aos equipamentos sob sua responsabilidade. f) Adotar medidas apropriadas de segurana em relao aos recursos da Rede e das informaes sob sua responsabilidade. g) Preservar informaes confidenciais como os arquivos de usurio e cdigos de acesso ao sistema. h) Administrar devidamente as permisses de acesso. i) Monitorar os recursos da Rede para controlar tentativas de violao das normas de uso e impedir acessos no autorizados de usurios externos comunidade da UFTM. j) Auxiliar a comisso editorial para analisar e aprovar o contedo de quaisquer publicaes oficiais da UFTM, via Internet e Intranet, tais como: home pages, notcias, entre outras. Obs: Sempre que julgar necessrio a preservao da integridade dos recursos computacionais, dos servios aos usurios ou dos dados, o DSIM poder
PROPLAN O&M

NORMA PROCEDIMENTAL
USO DA REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET NA UFTM

NMERO:

FOLHA

70.01.002

7/07

Resoluo N 004/07
DATA

20/03/2007

suspender temporariamente qualquer conta de uso restrito ou privilegiada, seja ou no o responsvel pela conta suspeito de alguma violao. 5.6. SANES A UFTM, por seu representante legal, designar Comisso de Sindicncia ou de Processo Administrativo Disciplinar para apurar denncias de conduta imprpria em virtude do mau uso de computadores ligados rede Internet, no mbito da Instituio. 5.7. DIVERSOS a) A utilizao de software de comunicao instantnea MSN, Skype e de relacionamento Orkut, somente ser permitida mediante justificativa (ex. contato on line com o fornecedor), obstante liberao do DSIM. b) A comunicao digital corporativa sobre as diversas reas e colaboradores da Instituio ser empreendida, via Intranet, implantada e gerenciada pelo DSIM, mediante a disponibilizao de servio on line de mensagens, agenda eletrnica e recursos de workgroup e de teleconferncia. c) Os arquivos de dados que dizem respeito aos sistemas corporativos, destinados automao dos processos operacionais tero cpias de segurana executadas e controladas pelo DSIM. 6 6.1. PROCEDIMENTOS GERAIS DO USURIO a) Todo usurio interessado em utilizar a Rede de computadores da Instituio, dever solicitar seu cadastramento ao DSIM, que tomar as providncias necessrias. b) O usurio dever assinar um termo de compromisso manifestando conhecimento e concordncia, e comprometendo-se a respeitar esta Norma Procedimental. c) Diariamente, o usurio dever fazer o Back-Up dos arquivos e dos programas sob sua responsabilidade. Obs: Caso o usurio no saiba como faz-lo, dever solicitar treinamento junto ao DSIM. d) Em caso de dvidas e/ou dificuldades sobre a utilizao dos recursos da Rede de computadores da Instituio, o usurio dever consultar o DSIM. 7. 7.2. CONSIDERAES FINAIS Esta norma entra em vigor em 02.04.07.
PROPLAN O&M

Vous aimerez peut-être aussi