Vous êtes sur la page 1sur 4

DINAMUS ROBERTT MARQUES 19.05.

2012 A orao que toca o corao de Deus

PAGE 1

A orao que toca o corao de Deus


I. ORAO A. Jesus foi um grande exemplo de orao. Para confirmar isso, o escritor de Hebreus diz: O qual, nos dia da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lgrimas, oraes e splicas ao que o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade. Hb 5:7 B. S no ltimo dia de vida, Jesus orou trs vezes: no Cenculo, no Getsemani e no Calvrio. Na sala ampla e mobiliada, ele orou pelos discpulos e por aqueles que crero nele:
20 7

Minha orao no apenas por eles. Rogo tambm por aqueles que crero em mim, por meio da mensagem deles; 21Para que todos sejam um, Pai, como tu est em mim e eu em ti. Que eles tambm estejam em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. (Jo 17:20-21) C. No Getsemani, Jesus orou por ele mesmo: Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possvel, afasta de mim este clice; contudo, no seja como eu quero, mas sim como tu queres. (Mat 26:39) D. Na cruz, das sete palavras ali proferidas, trs foram oraes: a primeira, em favor daqueles que o crucificavam: 34Pai perdoa-lhes, pois no sabem o que fazem. (Lc 23:34). As outras duas, em favor dele mesmo: 46Por volta da hora nona exclamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lema sabactni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste? (Mt 27:46) Alm das oraes feitas na cruz, o Evangelho de Lucas menciona a vida de orao de Jesus em cinco passagens: Mas Jesus retirava-se para lugares solitrios e orava. Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Lc 9:18 Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discpulos. Lc 9:28 Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, Joo e Tiago e subiu a um monte para orar. Lc 11:1 Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar.
Lc 6:12 Lc 5:16 20

E.

F.

Uma coisa certa: as oraes do Senhor no eram rotineiras e cheias de vs repeties. Influenciado pela vida de orao de Jesus, um dos discpulos lhe disse: 1 Senhor, ensina-nos a orar, como Joo ensinou os discpulos dele. (Lc 11:1)

Dinamus - www.facebook.com/DINAMUSBR

DINAMUS ROBERTT MARQUES


A orao que toca o corao de Deus PAGE 2

II.

JESUS ORA ANTES DE INICIAR SEU MINISTERIO A. Imediatamente aps o batismo e antes de iniciar o ministrio, Jesus passa quarenta dias em jejum e orao no deserto.
2

Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. (Mt 4:2)

B.

Lucas acrescenta que o Senhor estava cheio do Esprito.


1

Jesus, cheio do Esprito Santo, voltou do Jordo e foi levado pelo Esprito ao deserto, 2onde durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. No comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. (Lc 4:1-2) III. JESUS ORA ANTES DE ESCOLHER OS DOZE APSTOLOS A. Determinado a escolher dozes homens que passariam a experimentar o poder sobrenatural de Deus lado a lado, mais prximo, Jesus passou um tempo dedicado em orao antes de tomar uma deciso: Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. (Lc 6:12) IV. JESUS ORA ANTES DA CRUZ A. Jesus chega ao Getsemani. Leva Pedro, Tiago e Joo com ele. Jesus sente tristeza e angstia e diz: 38A minha alma est profundamente triste, numa tristeza mortal. (Mt 26:38). O momento de maior provao e dificuldade de Jesus. A bblia chega ao ponto de testemunhar que: 44Em agonia, orava mais intensamente. 45O seu suor tornou em grandes gotas de sangue que caam no cho. (Lc 22:44 Jesus fez a orao mais obediente e submissa que se tem notcia: Ele se afastou deles a uma pequena distncia, ajoelhou-se e comeou a orar; 42se queres, afasta de mim este clice; contudo, no seja feita minha vontade, mas a tua. (Lc 22:41-42) V. A TENTAO VENCIDA PELA ORAO A. Jesus veio para cumprir as profecias e dar sua vida por amor de muitos: Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unignito, para que todo aquele que nele crer no perea mais tenha a vida eterna. (Jo 3:16)
16 41 12

B.

Dinamus - www.facebook.com/DINAMUSBR

DINAMUS ROBERTT MARQUES


A orao que toca o corao de Deus PAGE 3

B.

Antes de o pecado ser consumido, somos tentados a pecar. Jesus tambm nos ensina no nos deixe cair em tentao (Mt 6:13) Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; na verdade, o esprito est pronto, mas a carne fraca. (Mt 26:41)
41

VI.

UNO DO ESPRITO E PODER DO ESPRITO A. A diferena entre a uno e poder est Mateus 17 logo aps A Transfigurao: Quando chegaram onde estava multido, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: 15Senhor, tem misericrdia do meu filho. Muitas vezes cai no fogo ou na gua. 16Eu o trouxe aos teus discpulos, mas eles no puderam cur-lo. 17Respondeu Jesus: gerao incrdula e perversa, at quando estarei com vocs? At quando terei que suportlos? Tragam-me o menino. 18Jesus repreendeu o demnio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado. 19Ento os discpulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: Por que no conseguimos expuls-lo? 20Ele respondeu: Porque a f que vocs tm pequena. Eu lhes asseguro que se vocs tiverem f do tamanho de um gro de mostarda, podero dizer a este monte: V daqui para l, e ele ir. Nada lhes ser impossvel. 21Mas esta espcie s sai pela orao e pelo jejum. (Mt 17:14-21) B. Jesus j havia dado antes autoridade (uno) aos discpulos para trazer Seu Reino em Mateus 10.
8 14

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demnios. Vocs receberam de graa; dem tambm de graa. (Mt 10:8)

C.

Por que antes deu certo e depois fracassaram? O esprito maligno se recusou a obedecer autoridade deles quando as coisas ficaram mais difceis. Oraram, mas foram completamente derrotados porque no tinham o poder para vencer o demnio que controlava vida do menino. Algo impedia a cura. Apstolo Paulo nos ensina com quais armas vencemos o poder maligno: Pois, embora vivamos como homens, no lutamos segundo os padres humanos. 4As armas com as quais lutamos no so humanas; ao contrrio, so poderosas em Deus para destruir fortalezas. 5Destrumos argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torn-lo obediente a Cristo. 6E estaremos prontos para punir todo ato de desobedincia, uma vez estando completa a obedincia de vocs.
3

D.

O diabo nos faz acreditar que nossa luta carnal e no no esprito. Faz tambm a Igreja acreditar que ele ainda no foi derrotado por Jesus h mais de 2 mil anos. No adoramos Deus na carne, mas pelo esprito.

Dinamus - www.facebook.com/DINAMUSBR

DINAMUS ROBERTT MARQUES


A orao que toca o corao de Deus PAGE 4

VII.

ORAO EM ESPRITO A. Um grande ensinamento do Senhor Jesus sobre como podemos entrar na presena do Pai. No existe localizao fsica para ador-lo. No pela carne, mas pelo esprito. Como Deus Esprito, nossa adorao tem que ocorrer no reino espiritual. Jesus declarou: Creia em mim, mulher: est prxima a hora em que vocs no adoraro o Pai nem neste monte, nem em Jerusalm.22Vocs, samaritanos, adoram o que no conhecem; ns adoramos o que conhecemos, pois a salvao vem dos judeus. 23No entanto, est chegando a hora, e de fato j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade. So estes os adoradores que o Pai procura. 24Deus esprito, e necessrio que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade. (Jo 4:21-24) B. O Senhor tambm disse: Mas quando o Esprito da verdade vier, ele os guiar a toda verdade (Jo 16:!3). Em 1Joo 5:6 lemos O Esprito quem d testemunho, porque o Esprito a verdade. Isso nos mostra que Deus Esprito, e tudo relacionado a Deus tem de ser em esprito. O Esprito da verdade o Esprito da realidade. Assim, a realidade espiritual deve estar no Esprito Santo. (Jonathan Welton, Escola de Profetas, pgina 156)
21

VIII. ONDE ERRAMOS NA ORAO A. Tiago exorta no captulo 4 os judeus convertidos quando diz que esses cristos eram ambiciosos. Queriam muitas coisas, esforavam-se para obt-las a qualquer custo, at para matar estavam dispostos. Continuavam sem nada, pois no oravam. E quando oravam, a situao no mudava, porque o que pediam eram para satisfaz-los. Oravam para obter coisas para gastar com eles mesmos, e no com os valores do Reino de Deus.

IX.

ATOS DOS APSTOLOS A. Tempos depois, no livro dos Atos dos Apstolos, os discpulos exercitaram o ensinamento da orao e jejum em prtica atravs do Esprito Santo. Lemos sobre o derramamento do Esprito Santo, alm de muitas curas, converses, libertaes, batismos, igrejas sendo levantadas. E, muitos discpulos missionrios levando a palavra de Deus com poder a outras naes. Jesus j o escolheu e orou para continuar sua obra antes mesmo que voc existisse.

Dinamus - www.facebook.com/DINAMUSBR

Vous aimerez peut-être aussi