Vous êtes sur la page 1sur 91

*UXSR GH $VWURQRPLD GD 8QLYHUVLGDGH GD 0DGHLUD

Via Lctea, a Nossa Galxia


Laurindo Sobrinho

Semana da Astronomia 24 de Julho de 2001

Via Lctea
Se olharmos para o Cu numa noite de Vero limpa e escura veremos uma espcie de nuvem que se estende na direco Norte-Sul. Ao longo da histria atriburam-se vrios nomes a esta mancha nebulosa, entre os quais aquele que ainda hoje utilizamos : Via Lctea (o nome deriva do seu aspecto esbranquiado)
      

Regio central da Via Lctea

Com a chegada do Telescpio foi possvel observar de mais perto a Via Lctea e verificar que aquilo que inicialmente parecia uma nuvem era na realidade uma grande concentrao de estrelas distantes.

O Sistema Solar faz parte de uma galxia, do tipo espiral, que comporta 200 000 milhes de estrelas.

200 000 000 000 estrelas

Nos meses de Vero a posio da Terra tal que podemos olhar em direco s regies mais centrais da galxia. Como essas regies esto bastante distantes o que vemos uma espcie de nebulosidade: a Via Lctea. Nos meses de Inverno olhar o Cu nocturno equivale a olhar para os bordos da galxia e por isso no vemos nada comparvel Via Lctea (embora continuem a ser visveis milhares e milhares de estrelas).

"

"

56

$%

)0

BC

&

&

&

'

'

Qual o nome da nossa galxia ?


Normalmente utilizado um dos seguintes nomes:

Nossa Galxia Galxia Galxia da Via Lctea Via Lctea

Estrutura e dimenses da Galxia


A Nossa Galxia composta por: uma zona central aproximadamente esfrica, com cerca de 10 000 anos luz de raio, a que damos o nome de bojo (ou bolbo).

(c) 2001 Laurindo Sobrinho

um disco que se estende desde o centro at aos 50 000 anos luz e tem uma espessura mdia volta dos 1000 anos luz. O plano equatorial do disco chamado plano galctico. Os braos espirais do disco so ricos em estrelas jovens (estrelas da populao I), nuvens de gs e poeiras, enxames abertos.

(c) 2001 Laurindo Sobrinho

um halo de forma esfrica, com um raio de 50 000 anos luz, que envolve toda a Galxia. No halo existem sobretudo estrelas bastante velhas (estrelas da populao II) aglomeradas em enxames fechados.

Posio do Sol na Galxia

http://www.astronomynotes.com/ismnotes/s4.htm

Contrariamente ao que se julgava o Sol no est no centro da Galxia. Situa-se a cerca de 20 000 anos luz do centro e 20 anos luz acima do plano galctico. Descreve rbitas circulares em torno do centro da Galxia. Cada rbita tem uma durao de 220 milhes de anos e feita velocidade de 250 Km/s. Desde que o Sol se formou como estrela j completou cerca de 20 voltas Galxia.

Braos Espirais da Galxia


Nos braos espirais da Galxia existem muitas nuvens de gs e poeiras, muitas regies HII e enxames abertos repletos de estrelas jovens.

http://www.astronomynotes.com/ismnotes/s4.htm

O Sistema Solar e os Braos da Galxia

Rotao da Galxia
A zona central da Galxia at aos 3500 anos luz de raio roda como um todo slido (em torno do eixo que atravessa perpendicularmente o disco). O resto da Galxia roda como se fosse um fludo. Uma estrela mais prxima do centro leva menos tempo a dar uma volta completa em torno do centro galctico. Dizemos que a Galxia tem um movimento de rotao diferencial.

http://www.astronomynotes.com/ismnotes/s4.htm

As velocidades de rotao observadas na Nossa Galxia so superiores s previstas face quantidade de matria visvel. Deve assim existir uma grande quantidade de massa sob a forma de matria escura.

A Via Lctea em vrios comprimentos de onda

O meio interestelar
As estrelas da Nossa Galxia esto em mdia separadas entre si por 10 anos luz. O espao entre as estrelas mais vazio do que o melhor vcuo que se consegue em laboratrio. Mesmo assim, so detectveis gases e poeiras nesse meio.

Por cada 100 Kg de massa Visvel da Galxia: 90 Kg estrelas 9.8 Kg gases interetelares ( 9 Kg Hidrognio e 800 g de outros gases) 200 g de Poeiras

Gros de Poeira
Os gros de poeira so de dimenses muito reduzidas. So formadas por um ncleo de materiais pesados (grafite (Carbono) e silcatos de Alumnio, Ferro, Magnsio, ...) envolvidos por uma camada de gelo formado por molculas de gua, amonaco e metano (entre outras).

http://www.astronomynotes.com/ismnotes/s2.htm

As poeiras so responsveis pela extino da luz de objectos mais distantes que se encontrem na mesma linha de viso. Esta extino vem no s dificultar a observao de tais objectos mas tambm complicar o clculo das respectivas distncias.

cd

A extino ser mais acentuada se as poeiras estiverem concentradas em nuvens. o que acontece a nvel do plano galctico.

Gs interestelar
O Hidrognio, sendo o elemento mais abundante do Universo, tambm o mais abundante nos gases interestelares (cerca de 90 %). O hidrognio pode aparecer em 3 formas distintas:
HI HII H2 Hidrognio atmico Hidrognio ionizado Hidrognio molecular

As regies HII ocorrem quando nas vizinhanas existem estrelas (sobretudo jovens) cuja radiao ultravioleta ioniza os tomos de Hidrognio. Quando os tomos voltam ao seu estado fundamental libertam radiao com predominncia para o vermelho.

analisando a distribuio destas regies HII que se consegue obter informao acerca da estrutura da Nossa Galxia.

A maioria do Hidrognio espacial est na forma HI em regies distantes das estrelas dos tipos O e B (cuja radiao capaz de ionizar os tomos de Hidrognio). As regies HI esto a uma temperatura relativamente baixa. O HI faz-se notar no comprimento de onda rdio dos 21 cm.

O estado de menor energia do tomo de Hidrognio ocorre quando o Spin do ncleo (proto) oposto ao Spin do electro. Se, por alguma razo, os dois Spins tiverem a mesma orientao ento o tomo evolui para o seu estado de menor energia libertando o excesso. Esse excesso corresponde radiao rdio de comprimento de onda de 21 cm.

Imagem HI da Via Lctea

Esta radiao de 21 cm no afectada pelas poeiras. Temos assim um comprimento de onda ideal para sondar determinadas zonas da Galxia.

As regies H2 no se conseguem identificar directamente. De facto o hidrognio molecular no produz qualquer radiao rdio. Embora produza riscas de absoro no ultravioleta estas so extremamente atenuadas pelo processo da extino.

Imagem H2 da Via Lctea

Existe no entanto uma relao entre as abundncias das molculas H2 e CO (monxido de Carbono). Como CO facilmente detectvel, podemos assim identificar as regies H2.

Nebulosas Difusas
So nuvens de gs e poeiras existentes no meio interestelar. Se tiverem massa e dimenso suficientes podem ser o bero da formao de novas estrelas. Neste caso a nebulosa evolui para o estado de enxame aberto. Existem s centenas na Nossa Galxia e tambm so detectveis em galxias vizinhas. Aparecem sobretudo no disco galctico (regio onde est reunida a maior parte da matria interestelar).

As nebulosas difusas subdividem-se em:


nebulosas de emisso nebulosas de reflexo nebulosas escuras glbulos de Bok nuvens moleculares nebulosas planetrias restos de supernovas

Nebulosas de emisso
Consideremos uma nuvem de hidrognio no seio da qual exista uma estrela jovem. Os raios ultravioleta emitidos por essa estrela so capazes de ionizar os tomos de hidrognio num raio de 160 anos. Quando os electres so recapturados pelos protes, de forma a obter-se novamente o hidrognio atmico, so emitidas diferentes radiaes, com uma predominncia para o vermelho, consoante os saltos energticos do electro a caminho do seu estado de menor energia no tomo.

As nebulosas de emisso so tambm conhecidas por nuvens HII, pelo facto de serem maioritariamente constitudas por hidrognio. No entanto tm tambm outros elementos, como por exemplo, Hlio, Azoto e Oxignio. Diz-se nebulosa de emisso porque a nuvem emite a luz que recebeu da estrela mas no no mesmo comprimento de onda.

M8
A nebulosa da Lagoa (ou M8), localizada na constelao de Sagitrio, um exemplo de uma nebulosa de emisso. Tem uma extenso de 140x60 anos luz e deve estar a 5200 anos luz do Sol. A sua magnitude aparente de 6.0.

http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/m8_seds.gif

Nebulosa da Lagoa

Associado a esta nebulosa existe um enxame aberto de nome NGC 6530. Como acontece na maioria dos casos (semelhantes) o enxame foi descoberto primeiro do que a nebulosa. NGC 6530 tem entre 50 a 100 estrelas e uma idade da ordem dos 2 milhes de anos.

NGC 6530

Analisando o obscurecimento da luz das suas estrelas sabemos que o enxame deve estar mesmo em frente da nebulosa.

Existem algumas regies escuras em M8 designadas por glbulos de Bok. So zonas mais densas da nuvem, com dimenses da ordem de alguns dias luz, das quais vo nascer novas estrelas.

http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/m8_seds.gif

Glbulos de Bok em M8

Nebulosas de reflexo
So nuvens ricas em poeiras interestelares. A radiao proveniente das estrelas vizinhas ou existentes no seu interior no suficiente para ionizar a nuvem. A luz simplesmente reflectida vrias vezes at abandonar a nuvem. Contrariamente s nebulosas de emisso no alteram o comprimento de onda da radiao. Limitam-se a reflectir a luz.

M78
M78 a nebulosa de reflexo mais brilhante no Cu. Apesar disso no visvel a olho nu pois a sua magnitude aparente de 8.3. Situa-se na constelao de Orion a apenas 1600 anos luz de distncia.

M78

Em geral as nebulosas de reflexo tm um tom azulado pois o azul que melhor reflectido pelas partculas de poeira.

As Pliades
Outro exemplo de nebulosa de reflexo o caso da nebulosa que envolve o enxame aberto das Pliades. As estrelas mais brilhantes do enxame esto envoltas num vu azulado que resulta exactamente da reflexo da luz pelas partculas de poeira.
NOAO/AURA/NSF

Merope (Pliades)

No caso da estrela Merope claramente visvel a nebulosidade em tom azulado que a envolve. Nota-se tambm o alinhamento magntico que as partculas de poeira sofrem ao redor da estrela.

Nebulosas de emisso e reflexo


Algumas nebulosas podem ser simultaneamente de emisso e reflexo. o caso da nebulosa de Orion M42. Esta nebulosa situa-se a 1600 anos luz do sol e facilmente visvel a olho nu nas noites de Inverno (magnitude aparente 4.0). de facto a nebulosa mais brilhante de todo o Cu.

A zona escura que separa M43 (em cima) de M42 designada por Boca do Peixe. Na extremidade desta regio existe um enxame de estrelas recm-formadas chamado enxame do Trapzio. um dos enxames mais jovens de que h registo.

Enxame do Trapzio

O Telescpio espacial Hubble permite observar a nuvem de Orion em grande detalhe. Na imagem seguinte vemos 5 estrelas recm formadas. Em 4 destas estrelas bem visvel o disco de gs e poeira que as envolve. Estes sistemas podem evoluir para sistemas planetrios. O raio destes discos pode ir at as 7.5 vezes o do Sistema Solar.

Nebulosas Escuras
So nuvens de gs e poeiras que no tm quaisquer estrelas vizinhas que as iluminem. Algumas (as maiores) so visveis a olho nu. Estas nebulosas aparecem aos olhos do observador como zonas escuras.

A Nebulosa da Cabea do Cavalo

Esta nebulosa escura situa-se na regio de Orion a 1600 anos luz do Sol. uma espcie de glbulo que obscurece a luz da nebulosa IC 434, moderadamente luminosa, situada do lado de l.

A Nebulosa do Cone

A Nebulosa do Cone situa-se na constelao de Monoceros a cerca de 2400 anos luz de distncia. Na imagem tambm visvel um enxame aberto existente na mesma regio. Trata-se do enxame da rvore de Natal (NGC 2264).

Glbulos de Bok em IC 2944

(c) Anglo Australian Observatory

Os glbulos de Bok so pequenas nuvens escuras, relativamente densas, das quais iro nascer novas estrelas. Nesta imagem so visveis vrios desses glbulos.

Nuvens Moleculares
No meio interestelar os tomos andam a altas velocidades e esto muito espaados entre si pelo que no favorecida a formao de molculas. Mesmo que acidentalmente dois se juntem, formando uma molcula, logo sero separados pela radiao ultravioleta que atravessa o meio. No interior de uma nuvem gs os tomos esto muito mais protegidos da radiao ultravioleta pelo que j se podem formar algumas molculas mais duradouras. Julga-se que metade da massa de todo o gs interestelar existe sob a forma de molculas. A molcula mais abundante , como seria de esperar, o H2. No entanto o espectro desta molcula no apresenta qualquer risca significativa que permita a sua deteco. muito difcil de identificar o H2 nas nuvens moleculares. Facilmente identificvel a molcula do monxido de carbono CO. Sabemos que esta molcula cerca de 100 mil vezes menos abundante que o hidrognio molecular. Assim, sabendo a abundncia de CO, podemos determinar a abundncia de H2.

J foram detectados, nestas nuvens, vrios tipos de molculas e ies moleculares. Destaque-se de entre estes a molcula da gua H2O e molculas orgnicas tais como: HCOOH, CH3COOH ...

CFA, Harvard Mapa Molecular da Via Lctea

O facto das nuvens moleculares escuras no se deixarem atravessar pela luz ultravioleta e visvel, faz com que o interior destas sejam as zonas mais frias (temperatura volta de -260C) e mais isoladas do Universo. So regies, de uma forma geral, favorveis ao nascimento de novas estrelas. Algumas fontes de infravermelho muito fortes foram detectadas no interior de nuvens moleculares. Isso pode ser um indcio do nascimento de estrelas.

A nuvem molecular Barnard 68


Uma elevada concentrao de molculas de gs e poeira absorve praticamente toda a luz visvel das estrelas que esto por detrs.

fors team, 8.2-meter vlt antu, eso

O facto de no se verem estrelas no interior da zona escura indica que esta nuvem no est muito longe do Sol. Estima-se que esteja a 500 anos luz e que a sua extenso seja de 0.5 anos luz.

Complexos Moleculares Gigantes


Existem nuvens moleculares de vrios tamanhos. As mais pequenas tm cerca de 10 massas solares e uma extenso da ordem de um ano luz. Nuvens moleculares que excedam as 100 000 massas solares chamam-se Complexos Moleculares Gigantes. A sua dimenso pode ir at os 3500 anos luz. So os objectos galcticos mais extensos. Estes Complexos so mais abundantes no Ncleo da Galxia e num anel que vai dos 12000 aos 26000 anos luz de raio. Ainda no se conhece muito acerca da sua formao e dos seus processos de rejuvenescimento molecular.
NASA

Complexo Molecular em M16

Enxames Abertos
So conjuntos de estrelas mantidos juntos por aco da gravidade. Podem ter vrias centenas de estrelas mas poucos tm mais do que um milhar. A maioria est localizada nas imediaes do plano galctico.
M103

Hillary Mathis & N. A. Sharp, KPNO 2.1-m Tel., AURA, NOAO, NSF

So originados a partir de nuvens de gs e poeira. A condensao dessas nuvens leva formao de estrelas. So observveis enxames abertos de vrias idades. Os mais novos distinguem-se por serem mais ricos em gs e poeira.

M103

Hillary Mathis & N. A. Sharp, KPNO 2.1-m Tel., AURA, NOAO, NSF

medida que o enxame vai orbitando a Galxia, as suas estrelas vo escapando para o meio galctico. Esta fuga de estrelas resulta sobretudo da interaco do enxame com outras estrelas, enxames ou nuvens de gs. Assim o tempo de vida de um enxame aberto limitado (em mdia cerca de 100 milhes de anos). As estrelas que escapam ao enxame vo renovar a populao do meio galctico. Julgase que todas as estrelas da Galxia tiveram origem em enxames abertos.

Classificao de Enxames Abertos


c - bastante difuso e irregular d - difuso e pobre e - medianamente rico f - razoavelmente rico g - consideravelmente rico e concentrado
Nota: existem outras chaves de classificao muito mais elaboradas.

M6 e M7
So dois enxames abertos, do tipo e, situados na constelao de Escorpio.

Constelao do Escorpio

KWWSZZZSK\PWXHGXDSRGDSKWPO

M6

M6, tambm conhecido como o enxame da borboleta composto por muitas estrelas azuis (jovens). A sua estrela mais brilhante no entanto uma gigante laranja.

N.A.Sharp, REU program/NOAO/AURA/NSF

M7

Foi observado por Ptolomeu no ano 130 AC, da tambm chamar-se enxame de Ptolomeu, que o classificou como a nebulosa que seguia o ferro do escorpio.

Dados Distncia (anos luz) Dimetro (anos luz)

M6 2000 20

M7 800 20 220 80 4.1

Idade (milhes de anos) 50 a 100 Nmero de estrelas magnitude aparente 80 5.3

M11

um dos enxames mais ricos em estrelas (tipo g). Tem cerca de 2900 estrelas entre as quais muitas gigantes amarelas e vermelhas. Afasta-se de ns a 22 km/s.

M67

um dos enxames abertos mais velhos. Tem cerca de 4000 milhes de anos e existir por mais uns 5000 milhes de anos. Dista 2700 anos luz do Sol. Das suas cerca de 500 estrelas, 200 so ans brancas e muitas outras so gigantes vermelhas. Tem tambm cerca de uma centena de estrelas semelhantes ao Sol. A longa longevidade de enxames como este resulta do facto de estarem localizados um pouco acima ou abaixo do plano galctico.

As Hades
Este enxame aberto, o que se situa mais prximo do Sol. Est apenas a 150 anos luz de distncia na constelao do Touro. Tem uma idade estimada em 660 milhes de anos e o seu dimetro ronda os 80 anos luz. composto por centenas de estrelas, mas apenas cerca de uma dzia so visveis a olho nu.

A estrela mais brilhante que se observa na regio do enxame uma gigante vermelha de nome Aldebaran (olho do touro). Esta estrela no faz parte do enxame. Est a apenas 60 anos luz do Sol e, por coincidncia, na mesma linha de viso. As estrelas do enxame deslocam-se todas no mesmo sentido, pelo que se torna muito mais fcil avaliar a distncia deste em relao ao Sol.

M44
Este enxame era conhecido desde a antiguidade como uma nebulosa. As observaes de Galileu revelaram que era composto por mais de 50 estrelas. Hoje em dia esto catalogadas cerca de 350. A idade, velocidade e populao estelar levam-nos a considerar a hiptese de que se tenha formado juntamente com as Hades a partir de uma mesma nebulosa. Actualmente esto separados por centenas de anos luz.

M44

As Pliades
As Pliades (ou M45) um dos enxames abertos mais famosos, mais vezes observado e mais estudado. Localiza-se na constelao do Touro e dista 380 anos luz do Sol. Seis das estrelas do enxame so facilmente visveis a olho nu. Com um par de binculos podemos alargar este nmero para algumas dezenas. Na realidade existem no enxame mais de 5 centenas de estrelas.

O enxame est mergulhado numa nebulosa de cor azulada. Como a luz que nos chega das estrelas e da nebulosa da mesma cor conclumos que se trata de uma nebulosa de reflexo. Foi dessa nebulosa que nasceram as estrelas do enxame. um enxame relativamente jovem pois tem apenas cerca de 100 milhes de anos. Estima-se que durar mais uns 250 milhes de anos. Aps esse perodo todas as suas estrelas devem estar dispersas pela Galxia.

A Ursa Maior

Inicialmente as estrelas da Ursa Maior no eram vistas como um enxame aberto. O facto de estarem apenas a cerca de 76 anos luz de distncia faz com que ocupem uma vasta regio do cu. O estudo do movimento prprio revelou que as estrelas (cerca de 12) se deslocam na mesma direco espacial o que sugere que fazem parte de um enxame (na fase final da sua existncia). Existem cerca de outras 100 estrelas que comungam do mesmo movimento. Essas estrelas foram antigamente membros do mesmo enxame. Embora o nosso Sol esteja muito prximo deste grupo no faz parte do mesmo.

Enxames Fechados
Os enxames fechados so aglomerados de estrelas de forma esfrica (ligeiramente achatados nos plos devido rotao). Comportam entre 100 mil e um milho de estrelas e tm um raio que pode ir dos 10 aos 200 anos luz. A densidade estelar aumenta medida que nos aproximamos do centro do enxame.

M19
D. Williams & N. A. Sharp AURA, NOAO, NSF

So conhecidos cerca de 200 enxames fechados na Nossa Galxia. Estes descrevem rbitas muito alongadas em torno do centro galctico. Cada revoluo completa leva cerca de 200 milhes de anos. Os enxames fechados no participam da rotao do disco galctico.

http://www.astronomynotes.com/ismnotes/s6.htm

A velocidade orbital dos enxames permite determinar a massa da Galxia. A distribuio espacial dos mesmos permite identificar a localizao do centro galctico e a sua distncia em relao ao Sol.

Em cada rotao completa um enxame passa duas vezes pelo plano galctico. Nessas passagens o enxame pode roubar algumas estrelas (mais jovens) do plano galctico e tambm deixar a algumas das suas. De facto estas sucessivas passagens acabam por desmantelar o enxame. Julga-se que os enxames fechados existentes na Nossa Galxia so apenas o que resta de uma populao inicialmente muito mais vasta.

M4
um do enxames fechados mais prximos do Sol, distando deste cerca de 7000 anos luz. A sua magnitude aparente de 5.6. assim perfeitamente visvel a olho nu em noites escuras. Situa-se um pouco ao lado da estrela Antares na constelao do Escorpio.

Constelao do Escorpio

M4
(AURA, NOAO, NSF)

M4 tem cerca de 25 anos luz de raio e afasta-se de ns velocidade de 65Km/s. Seria um dos enxames mais esplndidos do cu no fosse a sua luz obscurecida pelas nuvens de gs e poeira presentes na nossa linha de viso. Uma particularidade acerca deste enxame a sua barra central.

O Telescpio Espacial Hubble fotografou uma pequena regio de M4 com cerca de 0.6 anos luz de extenso. S nessa regio detectaram-se 7 ans brancas. Julga-se que das 100 000 estrelas do enxame cerca de 40 000 sejam ans brancas. O estudo da velocidade de arrefecimento das ans brancas muito importante para a determinao da idade do Universo.

M13 O Grande Enxame de Hrcules

Constelao de Hrcules

Distncia ao Sol Raio magnitude aparente Nmero de estrelas

22 200 anos luz 75 anos luz 5.8 100 000 (talvez muito mais...)

A densidade estelar de M13 nas suas regies mais centrais 500 vezes superior aquela que se verifica na vizinhana do Sol. A idade deste enxame foi avaliada em cerca de 14 bilies de anos o que faz dele um dos objectos mais antigos do Universo. Todas as suas estrelas so bastante velhas. No entanto foi detectada uma estrela azul bastante jovem. Deve ter sido uma estrela que o enxame capturou num momento de maior aproximao ao plano galctico. Este enxame foi escolhido em 1974 como um alvo para o envio de mensagens rdio para possveis civilizaes extra-terrestres.

M80
Este enxame est localizado na constelao do Escorpio (um pouco acima de M4). Dista 27400 anos do luz do Sol e tem uma magnitude aparente de 7.3. No visvel a olho nu.

AURA, STScI, NASA

Tem cerca de 100 000 estrelas mas um raio de apenas 36 anos luz (metade de M13). assim um dos enxames mais densos. Na imagem nota-se claramente a presena de Gigantes Vermelhas (estrelas semelhantes ao Sol na fase final das suas vidas).

Omega Centauri (NGC 5139)


Este o maior enxame fechado existente na Nossa Galxia. Tem uma massa 10 vezes superior a outros enxames fechados (tambm considerados grandes) e comparvel de uma pequena galxia. Dista 16 000 anos luz do sistema solar e tem uma magnitude de 3.68. perfeitamente visvel a olho nu, mas s de latitudes mais a Sul.

Num enxame fechado as estrelas so praticamente da mesma idade. No caso de Omega Centauri isso no acontece. As estrelas deste enxame formaram-se ao longo de um perodo de cerca de 2 bilies de anos. Foi avanada a hiptese de que Omega Centauri pode ser o que resta do ncleo de uma pequena galxia da idade da nossa.

Noutras galxias
Os enxames fechados no so exclusivo da Nossa Galxia. Observam-se em muitas outras galxias, como por exemplo, a galxia de Andrmeda.

Diagrama de Hertzprung-Russell

http://cassfos02.ucsd.edu/ public/tutorial/HR.html

O diagrama HR para um enxame aberto

Os enxames abertos so constitudos, de um forma geral, por estrelas bastante jovens. Por exemplo, no caso das Pliadas, as estrelas situam-se todas na faixa designada por sequncia principal. No existe nenhuma estrela na regio das gigantes vermelhas ou das ans brancas.

O diagrama HR para um enxame fechado

Os enxames fechados so constitudos por estrelas, de um forma geral, bastante velhas. Assim, a faixa de estrelas de sequncia principal (A) reduzida. Os ramos horizontais que aparecem no diagrama HR (B e D) so o indicativo de estrelas de idade avanada (estrelas que j atingiram h muito as fases de gigante ou supergigante vermelha). O ramo E corresponde a estrelas variveis do tipo RR-Lira e que no esto representadas no diagrama (pois no se podem representar por um ponto). A regio C corresponde a um dos estados finais, ignio do Hlio, comum nas estrelas de maior massa. As ans brancas situam-se na regio F apontada pela seta. O estudo destes diagramas permite determinar a idade dos enxames. Os estudos efectuados revelam que todos eles tm aproximadamente a mesma idade e devem-se ter formado quando a Galxia era ainda bastante jovem.

Comparao entre enxames abertos e fechados


Nmero de estrelas Idade Gs e poeiras Ncleo denso Enxame Aberto 100 a 1000 Relativamente jovens Sim No Enxame Fechado 100 000 a 1 000 000 Muito velhos No Sim

Restos de Supernovas
Uma das fases finais da vida de uma estrela pode ser a exploso em supernova. O que fica na regio central, depois da exploso, depende da respectiva massa. Pode ser uma estrela de neutres, um buraco negro... Em qualquer dos casos os gases libertados na exploso formam uma nuvem em rpida expanso que empurra violentamente o meio interestelar.

A nebulosa do Caranguejo M1 o resto de uma supernova. Foi observada pela primeira vez em 1731. O estudo do seu movimento revelou que a expanso teve incio cerca de um milnio antes. De facto no ano 1054 os astrnomos chineses registaram a presena de uma estrela cerca de quatro vezes mais brilhante do que o planeta Vnus nessa regio do Cu.

M1 dista 6300 anos luz do Sol e tem uma magnitude aparente de 8.5 (no portanto visvel a olho nu). No entanto a sua magnitude absoluta de 3.2 o que significa que cerca de 1000 vezes mais luminosa do que o Sol. Continua em rpida expanso (1800 Km/s) sendo o seu raio actual de 5 anos luz.

Est catalogada como uma das fontes de raios X mais intensas.

Imagem de Raios X O gs aquecido pela radiao proveniente de uma estrela de neutres localizada no centro (descoberta em 1968). A estrela roda 30 vezes em cada segundo : um Pulsar.

Nebulosas Planetrias
So nuvens de gs ionizado por uma estrela muito quente existente no centro da nebulosa. O gs resulta da ejeco de matria pelas camadas exteriores de uma estrela (comparvel ao Sol) na fase final da sua vida. O centro evolui para uma an branca que ilumina o anel de gs circundante. O gs acaba por se misturar completamente com o meio interestelar enriqueendo este. A massa de uma nebulosa planetria da ordem das 0.1 a 0.2 massas solares. A sua extenso pode ser de alguns anos luz.

A Nebulosa do Anel (M57) dista 4100 anos luz do Sol e tem uma magnitude aparente de 8.8. Situa-se na constelao de Lira.

STScI/AURA

Olho do Gato (NGC 6543)

A NGC 6543 dista do Sol 3600 anos luz e tem uma magnitude aparente de 8.1. Situa-se na constelao do Drago.

O Centro da Nossa Galxia

http://www.obspm.fr/messier/more/m031_image.html

Esta a galxia de Andrmeda (M31). Uma galxia semelhante Nossa Galxia. Em Andrmeda perfeitamente visvel uma regio central bastante luminosa.

A zona central da Nossa Galxia no observvel na banda do visvel. A luz visvel proveniente do centro completamente absorvida pelas nuvens de gs e poeira que encontra pelo caminho. Sabemos que o centro da Galxia est na direco da constelao do Sagitrio a cerca de 26000 anos luz do Sol.

A absoro interestelar afecta muito menos certos componentes do espectro electromagntico, como as ondas de rdio, o infravermelho, as radiaes X e gama. pois a partir destas que se estuda o centro da Nossa Galxia.

A parte central da Galxia, ou seja, o bojo tem uma forma mais ou menos esfrica e um raio de cerca 3250 anos luz. A parte mais interior do bojo, com cerca de 325 anos luz de raio chama-se ncleo.

As estrelas do bojo so bastante antigas contrariamente ao que acontece com as do ncleo. A densidade estelar do ncleo cerca de um milho de vezes superior quela que se verifica nas vizinhanas do Sol. O teor de gs interestelar do ncleo muito baixo, embora se encontrem a duas nuvens moleculares: Sagitrio A e Sagitrio B.

Esta imagem (em cores falsas) mostra o centro da Galxia observado em raios gama. Nota-se que no centro no detectada qualquer emisso. A emisso de raios gama indica a existncia de estrelas macias que sofreram o colapso. O objecto de cor diferente que aparece prximo do centro um caso excepcional.

O centro da Galxia em raios gama

A observao rdio no comprimento de onda de 6 cm revela a existncia de uma estrutura espiralada, em rotao rpida, a menos de 6.5 anos luz do centro. Os braos espirais podem ser nuvens de gs ionizado em queda para Sgr A*, uma fonte de rdio muito compacta situada exactamente no centro galctico e cujo raio no vai alm dos 200 minutos luz !!!

O centro da Galxia em rdio - 6 cm

Julga-se que Sgr A* possa ser um buraco negro supermacio. Nesse caso tambm deveria emitir ondas de rdio e infravermelhas o que ainda no se detectou.

O centro da Galxia em infravermelho

As Vizinhanas do Sistema Solar


O Sistema Solar est mergulhado numa nuvem de gs muito quente (10 000 C) e muito diluda (0.1 tomos/cm3). Esta nuvem, de forma no simtrica, estende-se por uns 20 a 25 anos luz. O Sol est junto a uma das margens. Esta nuvem est envolvida por uma regio ainda mais diluda (100 a 1000 vezes menos densa) que se estende at os cerca de 150 anos luz.

O meio interplanetrio do Sistema Solar no est mergulhado nessa nuvem. O Vento Solar empurra o meio interestelar muito para l da rbita do planeta Pluto. Esta regio, situada a cerca de uma dezena de horas luz do Sol, est a ser explorada neste momento pelas sondas Voyager 1 e 2.

NASA

Num raio de 16 anos luz, em torno do Sol, existem 40 estrelas (este nmero ascende a mais de 60 se contarmos individualmente as estrelas dos sistemas binrios e ternrios). De todas estas estrelas apenas 11 so visveis a olho nu.

As 11 estrelas mais prximas do Sol


Distncia (anos luz) 4.2 Nome alfa Centauri A alfa Centauri B alfa Centauri C estrela de Barnard A estrela de Barnard A Wolf 359 Lalande 21185 A Lalande 21185 A Sirius A Sirius B Sirius C Magnitude aparente 0 1 11 10 ? 14 8 ? -1 9 ?

5.9 7.5 8.2 8.8

As Vizinhanas da Galxia
A Nossa Galxia faz parte de um grupo de cerca de 20 galxias chamado Grupo Local. Duas das galxias mais prximas so a Grande Nuvem de Magalhes e a Pequena Nuvem de Magalhes. So duas galxias irregulares, satlites da Nossa Galxia.

Grande Nuvem de Magalhes

Pequena Nuvem de Magalhes

A Grande Nuvem de Magalhes est a 160 000 anos luz e a Pequena Nuvem de Magalhes a 210 000 anos luz.

A dois milhes de anos luz fica a grande galxia de Andrmeda (M31). Embora um pouco maior, muito semelhante Nossa Galxia. o objecto mais distante ainda visvel a olho nu.

http://www.obspm.fr/messier/more/m031_image.html

Em 1994 descobriu-se uma galxia muito mais prxima da Nossa Galxia do que a Grande Nuvem de Magalhes. Foi-lhe atribudo o nome de SagDEF (Galxia Elptica An do Sagitrio). Esta galxia est em rota de coliso com a nossa. uma galxia satlite da nossa que completa uma rbita em cada bilio de anos. Julga-se que j deve ter atravessado o plano da Galxia por umas 10 vezes.

FIM
Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira www.uma.pt/Investigacao/Astro/Grupo/index.htm

Vous aimerez peut-être aussi