Vous êtes sur la page 1sur 7

1

Curso de Vivncias em Educao Musical: uma experincia de formao continuada em msica para professores do Sistema Municipal de Ensino de Vitria (ES)

Resumo. O artigo pretende relatar a experincia da proposta de formao continuada em educao musical para professores no especialistas na rea, realizada no mbito do Sistema Municipal de Ensino de Vitria (ES). Considerando as prticas desses profissionais, que trabalham com msica no cotidiano escolar, objetivou-se a reflexo, ressignificao e ampliao de suas concepes e prticas pedaggico-musicais. Palavras-chave: educao musical, formao continuada, msica

Introduo

Dentre as estratgicas utilizadas na busca da melhoria da qualidade da educao bsica oferecida no Brasil, especialmente da educao pblica, destaca-se a qualificao das formaes inicial e continuada dos profissionais da educao. O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao enfatiza, na sua XII diretriz, que os sistemas municipais e estaduais de ensino devero instituir programa prprio ou em regime de colaborao para formao inicial e continuada de profissionais da educao. (BRASIL, 2007, p. 1). Sendo a educao um processo contnuo, que acompanha o ser humano durante toda a sua vida, faz-se necessria a formao continuada dos professores, imprescindvel para a constituio de produo coletiva de novos conhecimentos, troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a sua prtica. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educao de Vitria (ES), formulou sua Poltica de Formao Continuada para os Profissionais da Educao do Sistema Municipal de Ensino, apresentada em junho de 2007. Com base em um conjunto de autores, dentre eles Maria Teresa Esteban e Boaventura de Sousa Santos, o documento prope uma poltica de formao que possibilite aos profissionais da educao a reconstruo de seus saberes a partir da indagao, questionamento e confronto com aqueles constitudos a partir do paradigma hegemnico, resgatando a palavra dos alunos das camadas populares, silenciada no processo de negao cultural desse grupo, na perspectiva da promoo de sua incluso social. A metodologia da pesquisa-ao apontada como uma das trilhas possveis na direo de uma educao emancipatria tanto de professores quanto de alunos, buscando solues para as questes desafiadoras que emergem de suas prticas cotidianas, elaborando, por conseguinte,

2 novas teorias de anlise sobre a sua realidade concreta e novas estratgias voltadas para essa emancipao. Dentre as formaes temticas, categoria que envolve questes da organizao do trabalho pedaggico, diversidade e demais eixos que transversalizam o currculo, props-se o Curso de Vivncias em Educao Musical (CVEM), voltado para professores no especialistas na rea.

Pequeno histrico: ingresso de professores de msica e suas propostas de atuao

Em janeiro de 2006 foi realizado concurso pblico para preenchimento de quatro vagas para professores licenciados em Msica, com lotao na Secretaria Municipal de Educao, que assumiram seus postos de trabalho em maio e junho do mesmo ano. Aps alguns meses desenvolvendo projetos junto a professores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Centros Municipais de Educao Infantil (CMEIs), e conhecendo a dinmica interna da Secretaria, o grupo de professores de msica elaborou seu Documento Norteador da Proposta de Atuao da Equipe de Educao Musical, apresentado e aceito, em novembro de 2006. No mesmo, encontra-se um resgate histrico da educao musical no Brasil e da legislao referente mesma, um levantamento de aes propostas para a rea por rgos pblicos em vinte estados e municpios brasileiros, relatrio e avaliao das aes realizadas pela equipe durante o ano de 2006 e linhas de ao para 2007: discusso e elaborao da proposta de educao musical para o municpio de Vitria, a partir da coordenao e desenvolvimento de projetos e formao continuada dos educadores. Partindo-se do pressuposto de que a msica j estava presente nas escolas municipais de Vitria, nas prticas pedaggicas dos professores unidocentes e outros, apesar de sua formao inicial no contemplar a linguagem musical de uma forma mais profunda, limitando-se a indicar a utilizao da mesma como instrumento, meio ou recurso didtico para a apreenso de outros conhecimentos pelos alunos, realizou-se uma pesquisa sobre a presena da msica nas escolas municipais, por meio de questionrios enviados s Unidades de Ensino (EMEFs e CMEIs), direcionados a todos os seus profissionais. O mesmo visava investigar: 1) presena ou no de projetos especficos de msica realizados na unidade de ensino; 2) utilizao da msica na prtica pedaggica dos professores; 3) sua formao ou experincia musical e 4) se h interesse em aprofundamento nas reas de msica e educao musical.

3 Foram enviados 95 questionrios, dos quais 47 foram devolvidos, com a participao de 580 profissionais. Constatamos que: 15 unidades de ensino possuam projetos especficos de msica e em 42 unidades de ensino havia 436 professores que declaravam utilizar a msica em sua prtica pedaggica. Desses, 106 afirmaram possuir alguma formao ou experincia musical (corais, prticas instrumentais, bacharelado em msica sacra, matrias no curso de Licenciatura em Educao Artstica, etc), enquanto 328 declararam no possuir formao especfica na rea. Dois professores no responderam questo. O tpico especfico sobre interesse em formaes especficas de msica revelou que todos os professores que responderam estariam dispostos a participar de aes formativas na rea. O grfico abaixo mostra o perfil dos mesmos (13 no informaram o nvel de ensino e rea em que atuavam).
rea de atuao

2,7%

14,3%
Educao Infantil Ensino Fundamenta l: sries finais Pedagogos, bibliotecrio s, ATDs, educao especial

53,2% 29,8%

Ensino Fundamenta l: sries iniciais

Conclumos que, na rede municipal de ensino de Vitria, ES, os professores no especialistas em msica, principalmente os unidocentes, contemplam a msica em sua prtica pedaggica, apesar de no possurem, em sua maioria, uma formao especfica na rea. Constatando-se a demanda por formaes na rea, foi proposto o Curso de Vivncias em Educao Musical, como ao inicial de formao continuada.

Planejamento e desenvolvimento do Curso

O planejamento se iniciou com um levantamento de livros, CDs, DVDs e outros materiais didticos que subsidiassem uma proposta que desconstrusse a dicotomia teoriaprtica, to presente no campo da educao musical, e tambm na formao de professores. De um lado, havia o perigo de se constituir um programa de curso que visasse to somente instrumentao do educador em um repertrio de atividades como jogos e brincadeiras musicais. Sabamos que o curso no poderia recair em um formato

4 excessivamente terico ou acadmico, mas, por outro lado, deveria abordar aspectos essenciais acerca dos fundamentos da msica, de suas funes sociais e das concepes de educao musical. Era preciso criar, nos encontros de formao, um espao em que se pudesse falar abertamente sobre as concepes intuitivas de msica trazidas por cada um de ns, msicos e no-msicos, onde se pudesse arriscar definies, pois s a partir do exerccio de conceber atravs de palavras os signos musicais essencialmente inverbalizveis seria possvel avanar de um estgio de pura vivncia musical segunda fase descrita por Sloboda (1983). Nesse sentido, entendemos que o curso transitaria por dois princpios: 1. as vivncias musicais eram potencializadas atravs do fazer msica: isto , experincias musicais significativas, em que tinham lugar central as prticas de criao rtmica e meldica, arranjo e interpretao e 2. as vivncias musicais eram potencializadas e ressignificadas atravs do falar sobre msica.

A prtica pedaggico-musical foi baseada no modelo CLASP

(SWANWINCK,

1979), em que as atividades mais relevantes so execuo/performance,composio e apreciao, sendo a literatura e a tcnica consideradas atividades secundrias, embora tambm importantes. Visamos desconstruir a corrente concepo elitista de ensino de msica, voltado para a descoberta de talentos, artistas, e s passvel de ser ministrada por iluminados, pessoas com dom musical. Pelo contrrio, a nfase estava no carter cognitivo e social da msica e na importncia do professor no processo de construo do discurso musical de seus alunos.
O preconceito de que preciso possuir o dom inato para se fazer msica no precisa mais existir. Qualquer pessoa pode aprender msica e se expressar atravs dela, desde que sejam oferecidas condies necessrias para a sua prtica. Quando afirmamos que qualquer pessoa pode desenvolver-se musicalmente, consideramos a necessidade de tornar acessvel, s crianas e aos jovens, a atividade musical de forma ampla e democrtica. (LOUREIRO, 2004, p.66)

A filosofia de msica adotada considerava a msica como uma habilidade cognitiva (SLOBODA, 1983), universal do ser humano, uma forma de discurso to antiga quanto a raa humana, um meio no qual as idias acerca de ns mesmos e dos outros so articuladas em formas sonoras (SWANWICK, 2003, p. 18). Era fundamental que os cursistas, no

5 decorrer dos encontros, compreendessem que, tal qual a linguagem verbal, a msica tem uma estrutura. Ela baseada em abstraes do estmulo fsico e essas maneiras de representao da estrutura musical so aprendidas durante o estgio da enculturao desenvolvimentista (SLOBODA, 1983), isto ,

(...) aquele aprendizado que resulta de nossa exposio durante a infncia aos produtos musicais comuns de nossa cultura, juntamente com a aquisio de habilidades simples, tais como a habilidade de reproduzir canes curtas. (SLOBODA, 1983)

Era objetivo lanar luzes sobre esses elementos intrnsecos da linguagem musical, com o objetivo de tornar visveis os fundamentos da msica o ritmo, a melodia, a harmonia e a estrutura do discurso musical, bem como as variaes de andamento, intensidade e timbre e as habilidades musicais criao (composio e arranjo) e interpretao. Algumas distines, que aos msicos parecem to bvias, como aquela entre a dimenso temporal da msica (o ritmo) e as notas musicais (as alturas), eram tratadas tendo em vista que o fenmeno musical experienciado como uma totalidade, e muitas vezes, indevidamente, baseamos nossas explicaes dessas estruturas musicais nos smbolos da notao musical. Nesse sentido, adotamos a concepo de MORAES (2003), que considera que

[...] muitas das premissas em que se apia a teoria elementar da msica tonal tm razes num processo histrico j secular que consiste na descrio literal dos signos visuais constitutivos da notao musical. Como que alada posio de signo musical, tal notao tende a levar a crer que suas caractersticas constitutivas esto ali de fato representando as caractersticas e propriedades musicais de seu objeto: os sons musicais.

O curso foi estruturado em 10 encontros semanais de 3h. As duas primeiras turmas iniciaram os trabalhos em abril de 2007, direcionadas apenas para professores de Educao Infantil e Sries Iniciais de Ensino Fundamental. Devido grande procura, especialmente para a turma de Educao Infantil, e por professores de Sries Finais do Ensino Fundamental e outros profissionais da Educao, como bibliotecrios, estagirios de pedagogia, pedagogos, coordenadores de turno e auxiliares de berrio, foram abertas mais duas turmas no segundo semestre do mesmo ano. Durante o curso foram oportunizados diversos momentos de relatos de experincia, compartilhando as implicaes do vivenciado e estudado no curso na prtica pedaggica diria e sugerindo o aprofundamento e insero de temas considerados de relevncia para sua formao. Enfatizou-se o papel dos professores como educadores musicais, atores

6 protagonistas na construo e reconstruo do discurso musical de seus alunos e deles mesmos. Em avaliao feita ao final dos trabalhos obtivemos diversos depoimentos dos professores, indicando como o curso foi importante para aprofundamento dos conceitos musicais, pela oportunidade de fazer msica em grupo e indicaes de continuidade da formao, com aprofundamento dos temas, principalmente no que diz respeito prtica instrumental e ao canto: gostaria de reforar o pedido de que o curso tenha continuidade, com aprofundamento nos mdulos estudados e um pouco de prtica instrumental (professora A). Ao final do ano, cerca de 200 professores haviam concludo o curso com 75% de freqncia. Considerando estas avaliaes, foi elaborado o segundo mdulo do curso, realizado de abril a junho de 2008, com o ttulo Oficinas de Educao Musical: Instrumento, Corpo, Voz e Movimento e mais duas turmas do CVEM, ao longo de 2008.
Concluso

Embora no tenhamos realizado uma pesquisa sobre os desdobramentos do curso no cotidiano das escolas, acreditamos que as discusses realizadas foram essenciais para a indagao e ressignificao das concepes sobre msica e educao musical dos participantes, revelados em conversas informais com os mesmos, alm de declaraes de pedagogos e diretores das unidades de ensino. Temos clareza que os saberes especficos do professor de msica devem ser valorizados e reconhecidos dentro de um sistema de ensino, e por isso os cursos oferecidos devem ser vistos como parte de uma ao complementar, no substitutiva da necessria presena de professores habilitados em Licenciatura em Msica atuando na Educao Bsica. No entanto, as aes de formao para professores no-especialistas so importantssimas para a ampliao e aprofundamento no desenvolvimento do trabalho pedaggico que envolve a msica (j existente e carente de condies de formao), contribuindo para que as prticas de educao musical possam se tornar mais consistentes, auto-reflexivas e conscientes de suas implicaes para o desenvolvimento cultural/global do indivduo, na perspectiva da msica vista como linguagem e rea de conhecimento, objetivando a democratizao de seu ensino.

7
Referncias

BELLOCHIO, Cludia Ribeiro. Educao musical e professores dos anos iniciais de escolarizao: formao inicial e prticas educativas. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciane (Org.) Ensino de Msica: propostas para pensar e agir em sala de aula. So Paulo: Moderna, 2003. p. 127 140 BRITO, Teca Alencar de. Msica na educao infantil: propostas para a formao integral da criana. So Paulo: Peirpolis, 2003. FIGUEIREDO, Srgio Luiz Ferreira de. A educao musical de professores generalistas. http://www.ejournal.unam.mx, janeiro de 2003. Acesso em: outubro de 2006. JOLY, Ilza Zenker Leme. Educao e educao musical: conhecimentos para compreender a criana e suas relaes com a msica. In: HENTSCHKE, Liane; DEL bem, Luciane (Org.) Ensino de Msica: propostas para pensar e agir em sala de aula. So Paulo: Moderna, 2003. p. 113 126 KRGER, Susana Ester; HENTSCHKE, Liane. Contribuies das orquestras para o ensino de msica na educao bsica: relato de uma experincia. In: HENTSCHKE, Liane; DEL bem, Luciane (Org.) Ensino de Msica: propostas para pensar e agir em sala de aula. So Paulo: Moderna, 2003. p. 19 47. LOUREIRO, Alcia Maria Almeida. O ensino de msica na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003. LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. A educao musical como prtica educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, p.65-74, 2004. MORAES, M. R. (2003). Musicalidade Mtrico Tonal: Condies Primeiras para a Comunicao Verbal sobre a Msica. Tese (Doutorado em Comunicao e Semitica). PUCSP. So Paulo. SLOBODA, John A.. A mente musical: a psicologia cognitiva da msica. Traduo de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008. SWANWICK, Keith. Ensinando msica musicalmente. Traduo de Alda de Oliveira e Cristina Tourinho. So Paulo: Moderna, 2003. VITRIA. Poltica de formao continuada para os profissionais da educao do sistema municipal de ensino de vitria. Vitria: Secretaria Municipal de Educao, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi