Vous êtes sur la page 1sur 3

Epigentica

Ao longo dos ltimos dez anos, a epigentica tem-se tornado uma das reas mais promissoras e intrigantes da cincia. Intimamente ligada gentica, a epigentica relaciona-se com mecanismos de regulao gnica que, quando ocorrem de forma anmala, podem estar relacionados com o aparecimento de diversas patologias, como por exemplo o cancro. Segundo Feinberg, entende-se por epigentica as modificaes no genoma que so herdadas durante a diviso celular e que no envolvem alteraes ao nvel da sequncia do DNA. Os epigenticos constituem tambm uma explicao para o facto de o material gentico ser sensvel a mudanas ambientais, sendo a capacidade das flores florirem na Primavera e manterem-se adormecidas no Inverno, um exemplo bem ilustrativo deste facto. O mecanismo de regulao epigentica depende da actuao de dois factores, nomeadamente alteraes nas histonas (regulam as funes da cromatina, alterando a acessibilidade do DNA) e no padro de metilao do DNA (as regies no metiladas localizam-se em genes de tecido especfico e em genes essenciais, de modo a que estes sejam transcritos; enquanto que as regies metiladas esto associadas ao DNA silencioso), que actuam com o intuito de controlar os estados dinmicos da cromatina, de modo a regular a transcrio dos genes. Alteraes na estrutura da cromatina influenciam a expresso dos genes, pois quando esta se encontra condensada, ou seja, inactiva (DNA hipermetilado), os genes encontram-se inactivos; porm,quando a cromatina se encontra descondensada, isto , activa (DNA hipometilado), os genes so expressos. O exemplo referido acima, o das flores, retrata bastante bem a aco destes dois factores, visto que pesquisas sobre a planta arabeta revelaram que, durante o Inverno, poca de baixas temperaturas, o frio desencadeia alteraes na cromatina, que fica condensada, silenciando os genes relacionados com a florao. Contrariamente, na Primavera, esses genes so reactivados (cromatina descondensada), permitindo o aparecimento de flor. Claro que neste caso h influncia do meio ambiente (factor exgeno), porm estes estados dinmicos da cromatina podem ocorrer apenas pela aco da alterao das histonas e do padro de metilao do DNA. H muito tempo que se sabe que alteraes genticas esto directamente relacionadas com o aparecimento de cancro, porm s recentemente os cientistas se tm debruado mais sobre a rea da epigentica e concludo que anormalidades epigenticas tambm podem conduzir ao aparecimento de cancro. Eventos

epigenticos como a modificao das histonas e a metilao do DNA so imprescindveis para manter a programao correcta da expresso dos genes; porm, nestes processos de controlo, por vezes, ocorrem mutaes que conduzem a uma expresso anmala de genes, conduzindo formao de tumores. Actualmente, o evento epigentico mais bem estudado que afecta directamente o DNA, levando a problemas como o cancro, a metilao. Sabe-se que os genes supressores de tumores actuam de forma a controlar o ciclo celular, interrompendo-o, se necessrio, para proceder reparao de possveis mutaes; metilaes nestes genes levam ao seu silenciamento, conduzindo sua perda de funcionalidade. Ora, se os genes supressores de tumores no exercem a sua funo, ento no sero capazes de reparar as clulas anmalas. Estas vo-se acumulando e alterando cada vez mais, tornando-se estranhas ao organismo, originando tumores. Nos proto-oncogenes (genes que estimulam a diviso celular de forma controlada), a hipometilao promove o crescimento desordenado das clulas e a consequente formao de tumores, visto que no h tempo para a deteco de anomalias. Verificou-se que nas clulas malignas, comparativamente s clulas normais, h modificaes relevantes, como, por exemplo, a perda de metilao em oncogenes e em genes pro-metastticos, activando-os (referiu-se anteriormente que regies no metiladas correspondem a regies onde genes so transcritos), e hipermetilao em diversos genes, tais como os genes supressores de tumores, genes de reparao do DNA e genes inibidores de metstases (recorda-se que as regies metiladas correspondem aos locais onde se encontram os genes silenciosos)

A epigentica , portanto, uma rea que deve ser religiosamente explorada, uma vez que a compreenso dos mecanismos envolvidos no silenciamento e activao de genes permitiu a criao de novos tratamentos para doenas como o cancro. Actualmente, os cientistas esto a apostar em terapias que usam a epigentica para a cura do cancro; porm, devido falta de apoios, so poucas as terapias em vigncia, destacando-se as que tm capacidade de reactivar genes silenciados, como os genes supressores de tumores, a partir da inibio da metilao, e as que funcionam em conjunto com a quimioterapia convencional. Com isto tudo, o grande objectivo ser minimizar os efeitos txicos em clulas saudveis e assegurar que estes medicamentos apenas atingem as clulas tumorais.

Concurso Dia do DNA 2012 Ftima Guerreiro, 12 A3 Biologia, 12 ano, ESJAC - Tavira

Vous aimerez peut-être aussi