Vous êtes sur la page 1sur 7

Projeto Ser Humano

Mediunidade Relacionamento com Espritos Introduo

Isto pode parecer algo essencialmente religioso. A religio Esprita. Mas, no . Como vamos ver. caminho para a espiritualizao do ser humano.

Enfatizar a relao com Espritos, os viventes do mundo Espiritual, exige que tenhamos informao sobre como a vida fora do corpo.

Quando nos candidatamos vida em outras terras, intencionamos morar em condies diferentes, em lugares novos pra ns; o correto, o esperado, nos apropriarmos de instrumentos culturais e ferramentas que possibilitem nossa habitao, mobilidade e convivncia por l. real que nem tudo podemos suprir antecipadamente. Condies de clima, de alimentao, de moradia, estas novidades basta que em algumas poucas visitas localizemos o que nos satisfaa e que seja de comum com a vida local. Podemos resolver rapidamente. As impresses, as relaes humanas, o processo afetivo e relacional no trabalho, nos estudos, nas comunidades, so situaes que devem ser moduladas, progressivamente, assimilando em ns usos e costumes correntes nas prticas sociais.

Assim o mundo espiritual. Estar l, vamos definitivamente estar um dia. Mais cedo ou mais tarde, l nos aguarda nosso definitivo destino. Podemos dizer que sempre nosso destino final, porque de mundos como a Terra nos despediremos definitivamente; e eternamente estaremos no desempenho da vida social como Espritos. O perfil do homem desse mundo, do homem que j no tem mais a pretenso nem a necessidade de lidar com impresses terrenas, se torna pois, algo muito curioso, muito diferenciado de nosso entendimento terreno do que seja o ser humano. Mas, essa estranheza deve nos dizer que isso algo impossvel, ilusrio, que devamos descartar tal possibilidade? A mediunidade nos surge como possibilidade que descortina a realidade da vida. So testemunhos os mais diversos, que se combinam espontaneamente e nos apontam para o caminho da crena. Homens que j aqui viveram, morreram, e agora retornam seus pensamentos, sua forma preservada, individualizada, de pensar; dialogam conosco com autenticidade marcante, e nos informam suas observaes sobre a vida como Esprito. Por isto o convite para o estudo. No como algo definitivo, inquestionvel. Mas como algum caminho possvel, para a realizao de nossos desafios como seres humanos.

Projeto Ser Humano


Sobre o Espiritismo Tema 14
Formao Esprita de mdiuns Textos interessantes ao estudo

O mundo espiritual e a vida dos Espritos


in questes de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec 799. (o Espiritismo contribui com o progresso...) Destruindo o materialismo, que uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde est o seu verdadeiro interesse. A vida futura no estando mais vedada pela dvida, o homem compreender melhor que pode assegurar o seu futuro pelo presente. Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade, que os deve unir como irmos.

A escala esprita
Formao Esprita de mdiuns

Textos da Filosofia Esprita interessantes ao trato da mediunidade

Trechos retirados de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec - em negrito os trechos interessantes para discusso. PRIMEIRA ORDEM: ESPRITOS PUROS Caracteres gerais. Nenhuma influncia da matria. Superioridade intelectual e moral absoluta, em relao aos Espritos das outras ordens. (112)

Primeira Classe. Classe nica. *Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matria. Havendo atingido a soma de perfeies de que suscetvel, a criatura, no tem mais provas nem expiaes a sofrer. No estando mais sujeitos reencarnao em corpos perecveis, vivem a vida eterna, que desfrutam no seio de Deus. Gozem de uma felicidade inaltervel, porque no esto sujeitos nem s necessidades nem s vicissitudes da vida material, mas essa felicidade no a de uma ociosidade montona, vivida em contemplao perptua. So os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam, para a manuteno da harmonia universal. Dirigem a todos os Espritos que lhes so inferiores, ajudam-nos a se aperfeioarem e determinam as suas misses. Assistir os homens nas suas angstias, incit-los ao bem ou expiao de faltas que os distanciam da felicidade suprema, para eles uma ocupao agradvel. So s vezes designados pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins. - Os homens podem comunicar-se com eles, mas bem presunoso seria o que pretendesse t-los constantemente s suas ordens. (113)

Comentrio Livre
Comentrios interessantes sobre a escala esprita. Sobre os Espritos de primeira ordem.

Grande ateno devemos ter para com as variaes harmoniosas que fazem as idias espritas quando adentram o terreno das explicaes dos fatos espritas e da evoluo da vida do Esprito. Dando nfase a estas explicaes sobre como o estado de perfeio do Esprito, como chegamos ele como meta de nossa evoluo, vemos que a encarnao a sala de aula por excelncia, se desejamos nos aproximar do estado de felicidade eterna. As encarnaes se tornam assim necessrias porque so elas que expem pr ns as condies de aprendizado e de teste de progresso, no somente no planeta Terra, mas nos mltiplos e diversificados mundos que circulam no universo e que juntos, somente juntos, podem expor todos as condies de aplicabilidade das Leis divinas. Mundos fsicos e populaes Espirituais se distribuem por mundos e planos universais e por eles vamos fazendo contatos e aprendendo e testando nossas capacidades de relacionamento e de execuo da nossa destinao.

O aprendizado se d no contato direto com a matria. Os laos fsicos que nos aprisionam transitoriamente, por vrias vezes aos organismos vivos, ativos na dimenso da vida fsica vegetativa, que sobrevivem na Natureza em condies de animao vegetal e animal, fazem com que tenhamos que resolver sobre desafios de superao da vida material, para podermos dela nos distanciar; e ao us-la, o faamos nos propsitos do bem. O que a matria, como entender e dominar suas leis e suas foras ativas e irresistveis por muito tempo durante nossa vivncia no mundo material. Distanciar de atender suas necessidades de satisfao imediata; no abandon-las, nem desprezlas, mas aprender a us-las nos propsitos do bem. Na sua convivncia no nos entregarmos a elas, mas conduz-las nos propsitos humanos, conforme nosso discernimento sobre nossas intenes espirituais. Mostrar como encarnados, que somos conscientes e agentes de nosso destino de progresso. Lembramos ainda, que por motivo da evoluo de idias estabelecida nessa forma de "decifrar" primeiro, para podermos nos desprender dos laos fsicos da matria, toda a vida moral e intelectual que desenvolvemos se volta para a harmonizao com as existncias ligadas ao nvel material. No nascemos com a sensao, nem com a noo de vida espiritual. Com o trabalho de pensamento surge nossa atividade de percepo das nossas sensaes fsicas, e com isso conquistamos concepes de vida. Nascemos orgnicos, com o potencial para observarmos o que fazemos, e de, em seguida, ganharmos conscincia dos resultados de nossas aes. A partir da, despertamos progressivamente em ns a reflexo sobre a convenincia de certas classes de comportamento, sobre a conservao de certas atitudes, que se foram teis na vida primitiva ligada ao corpo, se tornam danosas ao prosseguimento e conquista da vida espiritual. A vida espiritual lida com dimenso diferente das manifestaes da matria. Leis e foras adequadas uma densidade difere quando focamos a vida nessa outra vida. Nossa misso, pois, a temos bem definida, bem observvel, bem diante dos olhos do bom entendedor, e da ao do homem de bem. Hoje, a vida a luta por despertar

para a vida espiritual. Deixarmos as necessidades do corpo, para que a vida fsica lide com elas e para adentrarmos vida espiritual, onde novas solicitaes nos chamam, onde impresses nos atingem de modo muito diferente e nosso relacionamento com a vida, com a Natureza, com Deus, ganha formatos novos. Disse Jesus, deixe que os mortos tomem conta dos mortos. Conselho pra bons entendedores que podemos ser, se discutirmos a vida infiltrada com a possibilidade de a vida pode ter, como sequncia, a dimenso espiritual.

Aplicao de Conceitos

Orientaes Prticas Utilizando os conceitos, como conceitos de vida.

O Homem de bem.
H muitos momentos em que nos sentimos em absoluto bem estar. Esta sensao de harmonia se estabelece em ns por motivo de muitas circunstncias de vida, vividas em nossa progresso espiritual. O bem-estar, o estar de bem com a vida, no privilgio dos Espritos puros. Em qualquer momento, numa situao qualquer, motivados por alguma circunstncia de sucesso, podemos sorrir, e nos sentir bem. O diferencial do bem estar, que por si mesmo neutro, entre o sentir-se bem, por qualquer de ns em qualquer etapa da escala espiritual onde estivermos, e o bem estar eterno dos Espritos puros, exatamente a clareza harmnica e a conscincia na percepo dessa felicidade. Em uns, o bem estar uma alegria passageira, que logo encontra novo perodo de reflexo e de refazimento, buscando seu aperfeioamento. Nos Espritos puros, essa contemplao de harmonia permanente, eterna, nada a obscurece nem a pode colocar em dvida. Para os primeiros a realidade instvel, aos outros a vida realidade definitiva. Mas, podemos alcanar desde j estgios, em algum relacionamento onde essa felicidade eterna se estabelece, e nossa conscincia se rejuvenesce porque sabemos que o processo de conquista dessa alegria foi preenchido, foi satisfeito. O exerccio de sucesso, infalvel para esse propsito da suprema felicidade, est na aplicao pura, absoluta, em nossos relacionamentos, da Lei de Amor, onde Jesus resume toda a Lei e todas as profecias. O Cristianismo nos estende e torna prxima a possibilidade da conquista dessa alegria duradoura e interminvel. A cada gesto, a cada ato, a cada inteno, onde aceitamos com honestidade a concepo crist, onde estabelecemos a Lei Crist na relao com nossos semelhantes, damos nossa conscincia a oportunidade de captar esse momento feliz, absolutamente feliz, sem manchas. Se comum contrariarmos o esperado, o comum jeito de pensar na vida, o esforo para pensarmos como Jesus orientou a concepo de vida, retorna como paz e equilbrio: a qualidade de vida a que se pode almejar. Nossos esforos de cada momento, devem nos direcionar para o entendimento do Cristianismo, e para sua vivncia nos pequenos e significativos gestos: nossa misso de progresso. o nico mtodo infalvel para a soluo de nossas inquietaes de conscincia. E como no produzir isso, com maiores repercusses morais e intelectuais, que no seja no nosso relacionamento com os Espritos? Pois que, nesse dilogo espiritual, somos despertados em todo nosso potencial de vida eterna, de vida espiritual. Ao dialogarmos sobre o mundo "invisvel" tambm relembramos, mesmo involuntariamente e inconscientemente, dados e vivncias anteriores, como mentes repentinamente ligadas vida espiritual, da mesma forma daqueles que se encontram na erraticidade. O dilogo medinico como a fasca que acende pequenas chamas erradias, mas efetivas pr trabalhar nossa individualidade, nossos propsitos no bem.

Ao bom entendedor meia palavra basta. Ao bom esprita, consciente, boas impresses nos encaminham para as aes no bem, que j sabemos como produzir. Conquistar a condio espiritual , pois, exercitar o entendimento que j conquistamos sobre essa vida espiritual, e fazermos um curso de cidadania para bem morarmos nesse mundo real, mas novo, porque o tornam novo os aprendizados que realizamos a seu respeito.

Jos Fernando Vital vital.pai.family@gmail.com www.scribd.com/espacotempo2461

O Evangelho, Segundo o Espiritismo, A.Kardec, Cap. II, Meu reino no deste mundo: 2. Por essas palavras, Jesus designa claramente a vida futura que ele apresenta, em todas as circunstncias, como o termo para onde tende a Humanidade, e como sendo o objeto das principais preocupaes do homem sobre a Terra; todas as suas mximas se dirigem a esse grande princpio. Sem a vida futura, como efeito, a maior parte dos seus preceitos de moral no teria nenhuma razo de ser; por isso, aqueles que no crem na vida futura, imaginando que ele no fala seno da vida presente, no os compreendem ou os acham puers. 3. () O Espiritismo veio completar, nesse ponto como em muitos outros, o ensinamento do Cristo,quando os homens estavam amadurecidos para compreenderem a verdade. Com o Espiritismo a vida futura no mais um simples artigo de f, uma hiptese, uma realidade material demonstrada pelos fatos, porque so as testemunhas oculares que vm descrev-la em todas as suas fases e em todas as suas peripcias, de tal sorte que, no somente a dvida no mais possvel, mas a inteligncia mais vulgar pode fazer idia do seu verdadeiro aspecto, como se imaginasse um pas do qual se leu uma descrio detalhada. Ora, essa descrio da vida futura to circunstanciada, as condies de existncia feliz ou infeliz daqueles que a se encontram so to racionais, que podemos dizer, apesar disso, que ela no pode ser de outra forma, e que est l a verdadeira justia de Deus.

Vous aimerez peut-être aussi