Vous êtes sur la page 1sur 4

Aula O tomo Cincias 9 Ano

O TOMO
Toda a matria do universo feita de tomos. Existem pouco mais de 110 tipos de tomos. O conhecimento sobre o tomo resultado de observaes e experimentos realizados por cientistas ao longo do tempo. Os cientistas construram e constroem o modelo do tomo, com base em alguns fenmenos que observam na natureza. As primeiras Teorias sobre o tomo

O MODELO ATMICO DE DALTON


O cientista ingls John Dalton (1766-1844) formulou uma srie de HIPTESES sobre as propriedades do tomo. A essa reunio HIPTESES chamamos de MODELO ATMICO DE DALTON. Faziam parte dessa teoria os seguintes

conceitos:

Qualquer espcie de matria formada de tomos. Os tomos so minsculas partculas, esferas que no podem ser, nem transformadas em outros tomos. Todos os tomos de um mesmo elemento so iguais em massa, tamanho e em todas as suas propriedades, ou seja, possuem as mesmas identidade qumica`. Por exemplo; o elemento ferro constitudo por tomos de ferro que possuem a mesma massa, o mesmo tamanho e as mesmas propriedades. tomos de elementos diferentes possuem propriedades qumicas e fsicas diferentes. Por exemplo; a identidade qumica de um tomo de ferro completamente diferente da de um tomo de magnsio. Estes tem massas e tamanhos diferentes. Um composto constitudo pela combinao de tomos de dois ou mais elementos que se unem entre si em vrias propores simples. Nessas combinaes cada tomo guarda sua identidade qumica.

O MODELO ATMICO DE RUTHERFORD


Ernest Rutherford, cientista nascido na Nova Zelndia. Atravs de vrios experimentos ele conseguiu descartar de vez o modelo atmico de esfera rgida. Por essa experincia ele pode concluir que:

o tomo no macio, apresentando mais espao vazio do que


preenchido; a maior parte da massa do tomo encontra-se em uma pequena regio central (ncleo) dotada de carga positiva, onde esto os prtons; ao redor do ncleo (eletrosfera) esto os eltrons, muito mais leve que os prtons;

Aula O tomo Cincias 9 Ano Em 1913, o modelo de Rutherford foi modificado pelo fsico dinamarqus Niels Bohr (1885-1962), que descobriu que os eltrons tem diferentes quantidades de energia e ocupam diferentes distncias em relao ao ncleo. O novo modelo (veja figura ao lado)passou a ser conhecido como modelo de Rutherfor-Bohr. Em 1932, o fsico ingls James Chadwick confirmou experimentalmente a existncia de outras partculas no ncleo atmico: os nutrons. Eles j tinham sido previstos por Rutherford e foram acrescentados ao modelo de Rutherford-Bohr. Modelo atmico atual O ncleo so tomo formado por dois tipos de partculas: Os prtons (que possuem carga positiva) e representado pelo sinal + ; e os nutrons (que no possuem carga, ele neutro). Na eletrosfera esto os eltrons , partculas que tem carga eltrica negativa (representado pelo sinal - . A massa de um prton praticamente igual a de um nutron. Comparativamente, a massa de um eltron praticamente desprezvel, pois cerca de 1840 vezes menos que a massa de um prton sou de um nutron.

Modelo atmico de RutherfordBohr, de 1913, que lembra o sistema solar: o ncleo, formado pelos prtons, fica no centro (COMO O SOL), e os eltrons giram ao redor dele, em rbitas definidas (como os planetas) formando a eletrosfera.

Prton Nutron Eltron

Natureza Positiva No existe Negativa

Valor relativo +1 0 -1

Massa relativa 1 1 1/1836

Nmero de Atmico (Z) e elemento qumico O nmero de prtons existentes no ncleo de um tomo chamado de nmero atmico. Ele representado pela letra Z. Se todos os tomos e uma substncia tiverem o mesmo nmero atmico, saberemos que ela constituda de apenas um tipo de tomo. Nmero de Massa (A) A soma do nmero de prtons (Z) e de nutrons (representados pela letra N) do ncleo de um tomo recebe o nome de nmero de massa e representado pela letra A. Ou seja:

A=Z+N

Em um tomo estvel, o nmero de eletros na eletrosfera igual ao nmero de prtons no ncleo. Ou seja, a quantidade de cargas positivas (prtons) igual quantidade de cargas negativas (eltrons).

Em certas situaes, o tomo pode ganhar ou perder eltrons, deixando de ser neutro. Nesse caso, ele passa a ser chamado de on. Quando um tomo ganha um eletron , ele fica com uma carga negativa. O on formado chamado de nion. Quando perde, fica com carga positiva, j que fica com um prton a mais que o total de eltrons. O on formado chamado de ction.

Aula O tomo Cincias 9 Ano


Este eltron sai do tomo

2 eltrons 3 eltrons tomo de ltio (Li) 3 prtons 3 prtons

on Li+

O tomo de ltio agora um on positivo (ction).

O tomo de flor recebe um eltron

eltrons
tomo de flor (F)

9 prtons 10 eltrons
O tomo de flor agora um on negativo (nion).

on flor F

9 prtons

Os eltrons esto distribudos em camadas ou nveis de energia: camada N 4 nvel

ncleo

K 1

L 2

M 3

O 5

P 6

Q 7

Nmero mximo de eltrons nas camadas ou nveis de energia: K 2 Subnveis de energia As camadas ou nveis de energia so formados de subcamadas ou subnveis de energia, designados pelas letras s, p, d, f. Subnvel Nmero mximo de eltrons s 2 p 6 d 10 f 14 L 8 M 18 N 32 O 32 P 18 Q 2

Aula O tomo Cincias 9 Ano

O diagrama de Linus Pauling (ou diagrama de Pauling) um diagrama feito pelo qumico norte-americano Linus Carl Pauling para auxiliar na distribuio dos eltrons pelos subnveis da eletrosfera.

Vous aimerez peut-être aussi