Vous êtes sur la page 1sur 4

Composio Qumica da Clula - gua e Sais Minerais

1. Introduo Uma das evidncias da evoluo biolgica e da ancestralidade comum dos seres vivos que todas as formas de vida possuem composio qumica semelhante. Na composio qumica das clulas dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substncias: as substncias inorgnicas e as substncias orgnicas. So classificadas como substncias inorgnicas a gua e os sais minerais. So substncias orgnicas os carboidratos, lipdios, protenas e cidos nucleicos. As substncias orgnicas so formadas por cadeias carbnicas com diferentes funes orgnicas. Dos elementos qumicos encontrados na natureza, quatro so encontrados com maior freqncia na composio qumica dos seres vivos. Esses elementos so o carbono (C), o oxignio (O), o nitrognio (N) e o hidrognio (H). Alm desses quatro elementos, outros so biologicamente importantes como o sdio (Na), potssio (K), clcio (Ca), psforo (P), enxofre (S), entre outros. Apesar de existirem inmeras maneiras desses elementos combinarem-se para a formao das substncias inorgnicas e orgnicas, alguns tipos de substncias existem em maior quantidade nos seres vivos. As Substncias Inorgnicas gua A vida na Terra comeou na gua e, ainda hoje, a ela se associa. S h vida onde h gua. As propriedades da gua que a tornam fundamental para os seres vivos se relacionam com sua estrutura molecular que constituda por dois tomos de hidrognio ligados a um tomo de oxignio por ligaes covalentes. Embora a molcula como um todo seja eletricamente neutra, a distribuio do par eletrnico em cada ligao covalente assimtrica, deslocada para perto do tomo de oxignio.

Assim, a molcula tem um lado com predomnio de cargas positivas e outro com predomnio de cargas negativas. Molculas assim so chamadas polares.

Quando os tomos de hidrognio da molcula de gua (com carga positiva) se colocam prximos ao tomo de oxignio de outra molcula de gua (com carga negativa), se estabelece uma ligao entre eles, denominada ligao de hidrognio (ponte de hidrognio).

Essa ligao garante a coeso entre as molculas, o que mantm a gua fluida e estvel nas condies habituais de temperatura e presso. Algumas das mais importantes propriedades da gua se relacionam com suas ligaes de hidrognio: 1) Tenso superficial: coeso entre as molculas da superfcie, formando uma "rede".

Insetos sobre a superfcie da gua 2) Capilaridade: capacidade de penetrar em espaos reduzidos, o que permite gua percorrer os microporos do solo, tornando-se acessvel s razes das plantas.

3) Calor especfico elevado: as molculas de gua podem absorver grande quantidade de calor sem que sua temperatura fique elevada, pois parte desta energia utilizada no enfraquecimento das ligaes de hidrognio. Isso explica o papel termorregulador da gua

por meio da transpirao que mantm a temperatura em valores compatveis com a manuteno da vida das diferentes espcies. 4) Capacidade solvente: a polaridade da molcula de gua explica a eficcia em separar partculas entre si, pois o carter polar da gua tende a diminuir as foras de atrao dos ons encontrados em sais e em outros compostos inicos, favorecendo a dissociao dos mesmos. Os dipolos da gua envolvem os ctions e nions (solvatao), impedindo a unio entre essas partculas carregadas eletricamente.

Alguns dos principais papis da gua nos seres vivos so: 1) Solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrncia das reaes qumicas (chamada solvente universal). 2) As reaes catalisadas por enzimas s ocorrem na gua. Em algumas reaes, a gua participa tambm como substrato (reaes de hidrlise). 3) As substncias se distribuem pelo interior da clula graas ao contnuo fluxo de gua no seu interior (ciclose). 4) Os sistemas de transporte dos animais (sistema circulatrio) e dos vegetais (vasos condutores) usam a gua como meio de distribuio de substncias. 5) Devido ao seu elevado calor especfico, a abundante presena de gua nos seres vivos impede grandes variaes de temperatura. 6) Age como lubrificante nas articulaes, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutio.

A gua a substncia mais abundante em todos os seres vivos. No homem, representa cerca de 65% de sua massa. A proporo varia de uma espcie para outra (mais de 95% da massa dos celenterados), de acordo com a idade (diminui com o envelhecimento), com o sexo e de um tecido para outro. No homem, perdas maiores que 15% da massa de gua (desidratao) podem ter conseqncias graves, pela diminuio do volume de lquido circulante. Sais minerais Como a clula um meio aquoso, no se encontram sais minerais, mas ons inorgnicos. Alguns deles so encontrados em todos os seres vivos.

Ctions: sdio, potssio, magnsio, clcio, ferro, mangans, cobalto, cobre, zinco. nions: cloreto, bicarbonato, fosfato, sulfato, nitrato.

Algumas aes so exercidas especificamente por alguns ons: Clcio: participa da estrutura das membranas, dos cromossomos, do esqueleto dos vertebrados, da contrao muscular e da coagulao do sangue. Ferro: faz parte das molculas dos citocromos, componentes da respirao celular, e da molcula da hemoglobina, pigmento transportador de O2 do sangue. Magnsio: encontrado na molcula da clorofila, pigmento fotossintetizante dos vegetais. O zinco, o cobre e o cobalto atuam como co-enzimas em alguns processos. O sdio e o potssio so os principais envolvidos na transmisso do impulso nervoso. Fosfato: importante componente da estrutura do ATP e dos nucleotdeos do DNA e do RNA. Iodo: faz parte da estrutura dos hormnios (tiroxinas) secretados pela tireide dos vertebrados. De um modo geral, os sais na forma inica esto atuando no metabolismo como mencionado anteriormente e na forma molecular esto presentes em estruturas esquelticas como carapaas, conchas, ossos, chifres, cascos, onde so comuns o carbonato de clcio e o fosfato de clcio.

Vous aimerez peut-être aussi