Vous êtes sur la page 1sur 37

Pgina |1

APOSTILA ECONOMIA E MERCADO 1 CONTBEIS Prof. Silvio Freitas

Pgina |2

1. ASPECTOS HISTRICOS

Introduo

O Estudo da Economia pode ser dividida em duas partes: microeconomia e macroeconomia Dallagnol (2008). A primeira cuida do comportamento dos consumidores e das empresas em seus mercados, as razes que levam os consumidores a comprar mais, ou menos, de um determinado produto e a pagar mais, ou menos, por este bem. Estuda ainda os motivos que levam empresas a produzir certa quantidade de um produto e de que forma seus preos so estabelecidos. Leva-se em conta os mercados nos quais as empresas e consumidores atuam. Dallagnol (2008) destaca que a macroeconomia preocupa-se com o conjunto de decises de todos os agentes econmicos, que ira se refletir em maior ou menor produo e nvel de emprego. Inflao, taxa de juros, taxa de cmbio, nvel de emprego global, crescimento econmico so objetos estudados na anlise macroeconmica, alm de cuidar das anlises sobre as decises tomadas pelo formulador de poltica econmica do pas. O fenmeno recente da globalizao da economia levou os governos a buscarem apoio de outras economias, formando blocos econmicos, para conseguirem melhor sustentao frente forca das novas tecnologias e da presso das multinacionais, do aumento da produtividade, do desemprego estrutural que ameaa a estabilidade social mesmo dos pases mais desenvolvidos. Isto refora a necessidade de aprofundar os conhecimentos na rea das cincias econmicas. 1.1 A CINCIA ECONMICA 1.1.1 Interesse pela Economia No mundo globalizado, quando se fala em administrao de organizaes, tem-se que pensar em administrao estratgica e, quando se fala em administrao estratgica, pensa-se em organizaes como parte de um ambiente que oferece, s organizaes nele inseridas, uma srie de ameaas e oportunidades. (DALLAGNOL, 2008). O objetivo principal do estudo da economia para o administrador de organizaes compreender o ambiente econmico no qual as empresas esto competindo, enquanto fator de ameaas e oportunidades para as organizaes. Entender os conceitos econmicos podem ajudar na sobrevivncia das empresas e dos cidados.

Pgina |3 O estudo sistemtico da Economia relativamente recente, embora a atividade econmica e os problemas dela decorrentes tenham sempre despertado a ateno dos povos,. Em todas as pocas da Histria as naes procuram resolver eficientemente seus problemas de natureza econmica. Mas, s a partir do sculo XVII, que a Economia apontou como cincia. (DALLAGNOL (2008) 1.1.2 Natureza Histrica O ncleo central das Cincias Econmicas, seu campo de ao e sua definio derivaria da prpria etimologia da palavra economia (do grego oikonomia, de oikos =casa, nomos = lei). Tratavam-se, pois, de um ramo do conhecimento destinado a abranger apenas o campo da atividade econmica, em suas mais simples funes de produo e distribuio. Como a teria definido Aristteles, a Economia era a cincia do abastecimento, que se trata da arte da aquisio. A Economia , fundamentalmente, o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes. Para Pinho e Vasconcellos (1998), aps todos esses enfoques a respeito da concepo da economia sua melhor definio foi dada pelo economista americano Paul Samuelson. No qual a Economia uma cincia social que estuda a administrao dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivo, complementada pela viso do ex-ministro da fazenda Antonio Delfim Netto que dia que a Economia a arte de pensar". Ao mesmo tempo em que o mundo se apresenta dividido em pases desenvolvidos e pases subdesenvolvidos, se delineiam esboos de uma nova realidade econmica mundial com a globalizao da economia, a formao de blocos econmicos e a hegemonia dos grandes conglomerados, que tm no domnio tecnolgico e no desenvolvimento contnuo e programado de novos produtos, aliados ao acesso aos meios de comunicao de massa, poderosos instrumento de eliminao de seus concorrentes mais fracos. As empresas nacionais dos pases menos desenvolvidos encontram condies restritivas para competir dentro dessa nova ordem econmica. (POSSAMAI,2001) possvel ver ainda em Possamai (2001) que algumas foras que atuam na economia so benficas e so definidas como desejo de lucros, demanda e oferta, presses sindicais etc. Entretanto, outras foras no so positivas e nem sempre aparecem claramente, como interesses dos grupos econmicos, presses de partidos polticos, interesses individuais de posio de pessoas de influncia e at mesmo a falta de tica e o autobenefcio que leva a encarecer tantas obras pblicas, ao desvio de recursos, implantao de projetos economicamente no justificveis etc.

1.1.3. Conceitos Bsicos

Pgina |4

Rosseti (2002) destaca que a palavra economia de origem Grega oikos = casa e nomos= governo, administrao. 1.1.4. Inter-relao com outras reas Com a Moral: a moral tem por objetivo o honesto, a economia tem por objetivo til, isto , a atividade humana em busca de prosperidade material. A honestidade com o crescimento econmico. Com o Direito: o direito e a economia so cincias sociais, tendo como objetivo o homem. Com a Contabilidade: essa traz luz economia, sobre inmeros problemas que se interferem; ambas tratam de juros, emprstimos, bancos, bolsas. A contabilidade age sobre o ponto de vista tcnico e a economia mostra as razes tericas para as suas concluses sobre determinado fato. Com a Matemtica: clculos e grficos. Com a Lgica: uso da razo, raciocnio. Com a Estatstica: classifica, analisa, critica e interpreta dados relativos aos fatos econmicos. Com a Administrao: a administrao o processo de tomar e colocar em prtica decises sobre objetivos e utilizao de recursos. 1.1.5 - Economia uma cincia social, pois estuda a situao econmica da sociedade. Definio de Economia A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e servios e distribu-los para seu consumo entre os membros da sociedade. A economia se ocupa das questes relativas a satisfao das necessidades dos indivduos e da sociedade. Necessidade Humana: a sensao de carncia de algo unida ao desejo de satisfaz-la. Tipos de necessidades:

Necessidades do individuo :
- Natural: por exemplo, comer. - Social: decorrente da vida em sociedade; por exemplo, festa de casamento.

Necessidades da sociedade

Pgina |5 Coletivas: partem do individuo e passam a ser da Sociedade; por exemplo, o transporte - Publicas: surgem da mesma sociedade; por exemplo, a ordem pblica. Necessidades vitais ou primarias: destas depende a conservao da vida; por exemplo, os alimentos. Necessidades civilizadas ou secundrias: so as que tendem a aumentar o bem-estar do indivduo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econmicos e sociais em que se desenvolvem os indivduos; por exemplo, o turismo. Por que so os bens procurados (desejados)? A resposta relativamente simples: um bem procurado porque til. Por utilidade entende-se "a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana". Desta ltima definio necessrio conceituar o que so: bem e necessidade humana. Bem tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Eles podem ser: Materiais - pois se pode atribuir-lhes caractersticas fsicas de peso, forma, dimenso etc. Por exemplo: automvel, moeda, borracha, caf, relgio etc.; Imateriais - so os de carter abstrato, tais como: a aula ministrada, a hospedagem prestada, a vigilncia do guarda noturno etc. (em geral todos os servios prestados so bens imateriais, ou seja, se acabam quase que simultaneamente sua produo). O fato concreto que no mundo de hoje todos pensam que desejam e "necessitam" de geladeiras, esgotos, carros, televiso, rdios, educao, cinemas, livros, roupas, cigarros, relgios etc (Pinho e Vasconcellos,1998). As ilimitadas necessidades j se expandem para fora da esfera biolgica da sobrevivncia. Poder-se-ia pensar que o suprimento dos bens destinados a atender s necessidades biolgicas das sociedades modernas seja um problema solucionado e com ele tambm o problema da escassez. Todavia, numa contra argumentao dois problemas surgem: o primeiro que essas necessidades renovam-se dia a dia e exigem contnuo suprimento dos bens a atend-las; o segundo a constante criao de novos desejos e necessidades, motivadas pela perspectiva que se abre a todos os povos, de sempre aumentarem o padro de vida. Da noo biolgica, devemos evidentemente passar noo psicolgica da necessidade, observando que a saturao das necessidades, e sobretudo dos desejos humanos, est muito longe de ser alcanada, mesmo nas economias altamente desenvolvidas de nossa poca. Conseqentemente, tambm o problema de escassez se renova. 1.1.7 A Organizao da Atividade Econmica A organizao da atividade econmica encontra-se diretamente relacionada com a soluo dos problemas econmicos fundamentais o que e quanto, como e para quem produzir pois constitui um conjunto de

Pgina |6 questes da mais alta complexidade, devido no apenas devido s suas razes econmicas, como, sobretudo em decorrncia de seu envolvimento social, tico e poltico. (DALLAGNOL ,2008)

2. FATORES DE PRODUO 2.1 OS PROBLEMAS ECONOMICOS FUNDAMENTAIS Para Pinho e Vasconcellos (1998), nas bases de qualquer comunidade se encontra sempre a seguinte trade de problemas econmicos bsicos: O QUE produzir? - Isto significa quais os produtos devero ser produzidos (carros, cigarros, caf, vesturios etc.) e em que quantidades devero ser colocados disposio dos consumidores. COMO produzir? - Isto , por quem sero os bens e servios produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo tcnico. PARA QUEM produzir? - Ou seja, para quem se destinar a produo, fatalmente para os que tm renda. QUAIS, QUANTO, COMO e PARA QUEM produzir no seriam problemas se os recursos utilizveis fossem ilimitados. Mas na realidade existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponveis e tcnicas de fabricao. Baseada nessas restries, a Economia deve optar dentre os bens a serem O que e quando produzidos e os processos tcnicos capazes de transformar os recursos escassos em produo, conforme produzir ? ( onde se forma os Pinho e Vasconcellos (1998). preos Pode-se na tabela a seguir, ) resumo dos princpios Dos bens ( Venda apresentada por Dallagnol (2008) ter umComo produzir ? fundamentais da economia. Concorrncia O que e quando De produzir ? Mercado ( onde se forma os preos Dos bens ( Venda )

Para quem produzir ? Onde se forma o preo De custo

Pgina |7

As necessidades, os bens econmicos e os servios O conceito de necessidade humana, isto , a sensao de carncia de algo unida ao desejo de satisfaz-la algo relativo, pois os desejos dos indivduos no so fixos. Assim, pois, o fato real que enfrenta economia que em todas essas sociedades, tanto nas ricas como nas pobres, os desejos dos indivduos no podem ser completamente satisfeitos. Nesse sentido, bens escassos so aqueles que nunca se tem em quantidade suficiente para satisfazer os desejos dos indivduos.

Bens livres: aqueles cuja a quantidade ilimitada e podem ser obtidos sem nenhum esforo na natureza.

Por exemplo: a luz solar, o ar, o mar. Esses bens no possuem preos. Bens econmicos: so relativamente escassos, tm valor no mercado, e supem a ocorrncia de esforo

humano para obt-lo. Por exemplo: um carro, um computador etc.

Albert L. Meyer parte de uma observao para explicar a lei da escassez. Diz que se fosse possvel dar a cada indivduo uma lmpada de Aladim, todos os problemas que se ocupam os economistas seriam

Pgina |8 resolvidos. Se tivssemos posse da lmpada, teramos todos os bens que desejssemos, e no haveria necessidade de coordenao, diviso ou procura de maior eficincia para o trabalho humano/ os problemas decorrentes da produo em massa, da expanso tecnolgica e da cincia nas atividades produtivas deixariam de existir. No faria mais sentido as lutas de classes, os conflitos entre os grupos sociais, as negociaes comerciais internas e externas, a repartio da renda e da riqueza, as disputas ideolgicas e os problemas de ajustamento da oferta global. E, como a Economia a cincia que cuida da melhor administrao dos escassos recursos disponveis para a satisfao das necessidades humana, no teria mais por que existir. Considerando, nas modernas economias, a incorporao da cincia e da tecnologia na produo, poderia dizer que o problema da escassez estaria superado, pois provavelmente, o suprimento de bens destinados a atender as necessidades biofisiolgicas dos habitantes das economias mais afluentes estaria solucionado. Mas no assim, pois as necessidades primrias, de natureza biofisiolgica, renovam-se diaa-dia e exigem contnuo suprimento de bens destinados a atend-los; e, a constante criao de novos desejos e necessidades, motivados pela perspectiva que se abre a todos os povos de sempre aumentarem o seu padro de vida e o seu bem-estar material, faz o problema da produo ser perpetuado pela contnua necessidade, e o problema da escassez tornasse mais grave que nas economias primitivas. Dallagnol (2008) salienta que a medida que todos esses bens vo alcanando elevado nvel de produo em massa, de tal forma que o volume de sua oferta possa atender satisfatoriamente sua procura, a saturao do mercado ser compensado pela criao de outros bens, perpetuando-se, assim, o problema das necessidades insatisfeitas. Conduzidos pelo despertar de novos desejos, as necessidades materiais parecem ilimitadas. Coisas ontem suprfluas so hoje imprescindveis. E no podemos imaginar onde seremos levados pela produo em massa, pelas novas necessidades que dia-a-dia so criadas e pela incapacidade de renunciarmos a posies materiais de bem-estar j conquistados. 2.2. Recursos ou Fatores de Produo 2.2.1 Trabalho A populao economicamente mobilizvel (Trabalho) representada por um segmento da populao total, delimitado pela faixa etria apta para o exerccio de atividades de produo, conforme descrito por Possamai (2001). Os limites desta faixa variam em funo do estgio de desenvolvimento da economia, sofrendo ainda a influncia de definies institucionais, geralmente expressas atravs da legislao de cunho social. Nas economias menos desenvolvidas observa-se que a idade de acesso s funes produtivas, sobretudo no

Pgina |9 meio rural, acentuadamente mais baixa do que nas economias maduras que ostentam altos padres de desenvolvimento econmico. De forma geral, porm, o acesso se realiza entre 15 e 25 anos e as atividades se desenvolvem ao longo de um perodo varivel que alcana, em mdia de 30 e 35 anos. A extenso da faixa de ingresso justificada pela variao dos perodos de preparao do indivduo e ainda pelas diferenas que se encontram na legislao social de cada pas quando idade mnima de acesso ao trabalho. De outro lado, o tempo de dedicao produo varia, essencialmente, em funo do tipo de atividade desenvolvida, observando-se tambm aqui variaes de natureza legal quanto ao perodo mnimo exigido para a aposentadoria espontnea ou compulsria. Alm disso, h que considerar as diferenas institucionais tambm decorrente do estgio de desenvolvimento e do meio em que se realizam as atividades de produo aplicveis mobilizao do homem e da mulher. H diferenas acentuadas no s quanto aos regimes legais de proteo, como ainda quanto s formas de organizao social, resultando diferentes perodos de vida produtiva. (POSSAMAI, 2001) . 2.2.2. Capital Os recursos de Capital Para o exerccio de suas atividades de produo, a populao ativa mobiliza um variado e complexo conjunto de instrumentos e de elementos infraestruturais que do suporte s operaes produtivas, tornado-as mais produtivas, tornado-as mais eficientes. Este conjunto constitui o estoque de capital da economia. (POSSAMAI, 2001). O desenvolvimento e meios de produo, associado s primeiras manifestaes de construes infra-estruturais, identifica-se claramente com processo de formao de capital. Desde as mais remotas culturas o homem foi acumulando riquezas destinadas obteno de novas riquezas destinadas obteno de novas riquezas. Com o passar do tempo com a acumulao e a transmisso de conhecimentos, o acervo de recursos aumentaria em progresso extraordinria. O processo de instrumentao do trabalho humano assumiria crescente complexidade, tornando cada vez mais eficiente o esforo social de produo, mas exigindo, em contrapartida, que uma considervel parcela desse mesmo esforo passasse a ser canalizada sistematicamente para o aperfeioamento e produo de novos e mais complexos recursos de capital. 2.2.3. Tecnologia Para Possamai (2001) tecnologia pode ser considerada como um fator de produo de natureza qualitativa. Trata-se de um elo de ligao entre a populao economicamente mobilizvel e os recursos de capital. Esta capacidade acumula-se, transforma-se e evolui pela permanente transmisso de conhecimento.

P g i n a | 10 De gerao a gerao evoluo dos processos de produo, decorrentes do extraordinrio desenvolvimento de recursos de capital cada vez mais avanados e sofisticados, os sistemas econmicos exigem um paralelo desenvolvimento da tecnologia aplicada. Esta capacidade inerente qualificao dos recursos humanos. O saber fazer, imprime caractersticas extremamente variadas a dado conjunto de populao economicamente mobilizvel. As naes desenvolvidas contam no apenas com extraordinria base de recursos de capital acumulados, mas com recursos humanos preparados para operar o complexo aparelhamento de produo do sistema. J as economias subdesenvolvidas no apenas apresentam estoques de capital pouco eficazes e subdimensionados, como ainda recursos humanos tecnicamente despreparados. De certa forma, os processos de criao, aperfeioamento e acumulao de capital caminham paralelamente com o de formao de capacidade tecnolgica. So, por assim dizer, duas engrenagens que se ajustam. O movimento de uma delas est necessariamente vinculado ao movimento da outra. 2.2.4. A Capacidade Empresarial semelhana da capacidade tecnolgica, a capacidade empresarial tambm um fator de natureza qualitativa. Trata-se do esprito empreendedor que movimenta, combina e anima os demais recursos de produo do sistema. Tanto empreendedorismo de carter privado ou pblico. Assume-a o Estado, ao mobilizar recursos para atividades econmicas de produo ou de formao da infra-estrutura de apoio. Assume-a, dentro das condies institucionais da livre iniciativa, o empresrio privado ou os grupos de constituio privada, quando a implantao, ampliao e operao de seus empreendimentos econmicos de produo. E, tanto, num caso como no outro, a capacidade empresarial enquadra-se no domnio dos agentes dinmicos da vida econmica. 2.2.5. Reservas Naturais O elenco de recursos com que contam os sistemas econmicos para o exerccio das atividades de produo completa-se com a disponibilidade das reservas naturais. Em seu significado econmico, este recurso constitudo pelo conjunto dos elementos da natureza utilizados no processamento primrio da produo. O solo e a parte explorvel do subsolo, as terras de pastagem e de cultura, os cursos dgua, os lagos, as florestas e ainda o prprio clima e o ndice pluviomtrico incluem-se entre os recursos naturais de que toda economia deve dispor, face s necessidades de suprimento manifestadas pela sociedade. (POSSAMAI, 2001). A disponibilidade das reservas naturais no depende apenas das suas quantidades fsicas disponveis, mas ainda de outros fatores que viabilizam o seu efetivo aproveitamento. Para Possamai(2001), o estgio dos conhecimentos tecnolgicos, associado disponibilidade de recursos de capital, tem ligaes diretas com o volume das reservas naturais economicamente aproveitveis. As formas

P g i n a | 11 e a extenso da ocupao territorial tambm influenciam o nvel em que as reservas naturais disponveis sero efetivamente empregadas no processamento bsico da produo quer atravs da extrao de matrias primas, quer aproveitando os potenciais energticos existentes. Sendo assim, o prprio conhecimento de sua existncia e o pr-levantamento de suas potencialidades condicionam as disponibilidades econmicas das reservas. 2.3 AGENTES ECONMICOS Os agentes econmicos - as famlias, as empresas e o setor pblico - so os responsveis pela atividade econmica. Em relao ao seu comportamento, supe-se que so coerentes quando tomam decises. A atividade econmica e os agentes econmicos Atividade econmica caracteriza-se na produo de ampla gama de bens e servios, cujo destino ltimo a satisfao das necessidades humanas. Os homens, mediante sua capacidade de trabalho, so os organizadores e executores da produo. A organizao dos fatores produtivos (terra, trabalho e capital) dentro das empresas, assim como a direo de suas atividades, recai sobre pessoas ou grupos de carter privado ou pblico. Na economia, os diversos papis que desempenham os agentes econmicos, isto , as famlias ou unidades familiares, as empresas e o setor pblico, podem ser agrupados em trs grandes setores. O Setor primrio abrange as atividades que se realizam prximas s bases dos recursos naturais, isto , as atividades agrcolas, pesqueiras, pecurias e extrativas. O Setor secundrio inclui as atividades industriais, mediante as quais so transformados os bens. O Setor tercirio ou de servios rene as atividades direcionadas a satisfazer as necessidades de servios produtivos que no se transformam em algo material.

As empresas
Na sociedade moderna, as empresas produzem e oferecem praticamente totalidade dos bens e servios. A empresa a unidade de produo bsica. Contrata trabalho e compra fatores com o fim de fazer e vender bens e servios. As famlias ou unidades familiares

P g i n a | 12 Os diferentes agentes econmicos podem ser divididos em privados e pblicos. Os agentes privados bsicos so as famlias e as empresas. As funes das famlias constituem em, por um lado, consumir bens e servios; por outro, oferecer seus recursos, isto , trabalho e capital as empresas. Entretanto as famlias que pretendem maximizar a satisfao obtida no consumo so limitadas pelo oramento de que dispem.

O setor pblico
Entende-se por setor publico mais do que somente o Estado-Nao das organizaes polticas atuais. O governo destaca-se como agente econmico devido s particularidades que envolvem suas aes econmicas. O governo um agente coletivo que contrata diretamente o trabalho de unidades familiares e que adquire uma parcela da produo das empresas para proporcionar bens e servios teis sociedade como um todo. Trata-se, pois, de um centro de produo de bens e servios coletivos. Suas receitas resultam de retiradas compulsrias do poder aquisitivo das unidades familiares e das empresas, feitas por meio do sistema tributrio. Alm de interagir com os demais agentes econmicos, o governo um centro de gerao, execuo e julgamento de regras bsicas para a sociedade como um todo.

TITULOS DE CRDITOS Conceitos e caractersticas O Crdito e o Sistema Financeiro


1 . O credito e suas modalidades Para que se tenha uma ideia correta do funcionamento do sistema financeiro, necessrio falar alguma coisa sobre crdito. O crdito pode ser definido, de maneira geral, como a troca de um bem disponvel no momento pela promessa de um pagamento futuro. Dessa definio, depreende-se que o que caracteriza o crdito uma desigualdade na troca, pois uma das partes envolvidas passa a desfrutar imediatamente do objeto da troca, enquanto a outra s o far no futuro . Entretanto, o crdito no envolve apenas a troca de um objeto por uma promessa de pagamento futuro. Pode envolver, tambm, a troca de dinheiro pela mesma promessa de pagamento futuro. esta modalidade de crdito que nos interessa, por ser a praticada no sistema financeiro. Como foi visto na definio, a operao de crdito envolve dois elementos: o credor e o devedor. O

P g i n a | 13 credor a parte que, na operao de crdito, empresta uma quantia a outra - o devedor -, sob a promessa de receb-la de volta no futuro. Naturalmente, o devedor quem deve efetuar esse pagamento no futuro. Assim, na troca de um objeto por uma promessa de pagamento, como no caso de um empresrio que contrai uma dvida e recebe diretamente uma mquina, sem que circule dinheiro pela sua empresa, o crdito recebe o nome de financiamento. Por outro lado, na troca de dinheiro por uma promessa de pagamento, quando o devedor pode dispor dele a qualquer momento, o crdito recebe o nome de emprstimo.

O crdito tem diversas modalidades, que dependem do objetivo do crdito, do uso que ser feito dele e do prazo de pagamento. Inicialmente, vamos falar sobre os usos que o crdito pode ter.

De acordo com o seu uso, o crdito pode ser classificado em crdito de produo e crdito de consumo. O crdito de produo concedido s empresas para que elas possam arcar com as despesas decorrentes do processo produtivo. Essas despesas podem ser de investimento, caso a empresa esteja aumentando sua capacidade produtiva pela compra de mquinas e equipamentos, ou de giro, quando a empresa usa o dinheiro obtido na operao de crdito para a aquisio de matrias-primas, por exemplo. O crdito de consumo concedido s pessoas para que elas possam adquirir bens de consumo. Em geral, recorre-se ao crdito para a aquisio de bens de consumo durveis, que tm um preo elevado, como geladeiras, automveis etc. Existe, ainda, crdito para o Estado, ou seja, para o governo, que um tipo de crdito que pode ser utilizado tanto para a produo (construo de obras pblicas, por exemplo) como para o consumo (compra de material de escritrio para as reparties pblicas, por exemplo). Classificando o crdito de acordo com o prazo de pagamento, temos trs modalidades: o crdito a curto prazo, o crdito a mdio prazo e o crdito a longo prazo. O crdito a curto prazo tem o prazo de pagamento igual ou inferior a cinco meses, constituindo-se, em geral, em emprstimos para capital de giro das empresas e em crdito de consumo das pessoas. O crdito a longo prazo concede um prazo superior a cinco anos para seu pagamento e corresponde, geralmente, ao crdito de produo aplicado em investimento. natural que o prazo de pagamento de um crdito usado em investimento seja bastante grande, pois o aumento da capacidade produtiva da empresa, em muitos casos, leva tempo para ser concludo, o mesmo acontecendo para que as novas mquinas e equipamentos entrem em operao, produzindo bens. Alm disso, os gastos em investimento costumam ser elevadssimos, e somente um prazo de pagamento bastante dilatado d condies para o empresrio pagar o emprstimo conseguido. O crdito a mdio prazo tem um prazo de pagamento entre cinco meses e cinco anos, ficando, portanto, entre os crditos de curto e de longo prazos. Essa modalidade de crdito usada tanto para despesas em

P g i n a | 14 investimentos quanto para despesas com capital de giro ou consumo.

RESUMO : Crdito: a troca de um bem, ou a concesso de uma quanti a de moeda, p ela promessa de pagamento futuro . Credor e devedor: so as pa rtes envolvida s na operao de crdito . A primeira a que empresta a quantia em moeda, sob a promessa de re que deve pagar o emprstimo . Crdito de produo: concedido s empresa s para que elas possam arcar com as despesas decorrentes da produ o, como a s despesas de investimento ou giro. Crdito de consumo: concedido s pessoas para que elas possam ad quirir bens de consumo . Crdito para o Estado: o crdito que o governo utiliza p ara despesas de investimento ou consumo . Crdito a curto prazo: o crdito cu jo prazo par a pagamento igual ou inferior a cinco meses. Crdito a mdio prazo: o crdito cujo prazo para pagamento inferior a cinco anos . Crdito a longo prazo: o crdito cujo prazo para pagamento superior a cinco anos . superior a cinco meses e ceb-la no futuro . O devedor a parte

Atividades Tericas : 1. O que o crdito? 2. Reescreva as frases, completando as lacunas:

A pessoa que obtm um emprstimo o ...................... e Dependendo do seu objetivo, o crdito

a pessoa que concede o em prstimo

o ............... classificado em crdito de .................. e crdito de ........................

Quando um empresrio obtm crdito para aquisio de uma mqui

na, esse um caso de crdito

de ............................. Por outro lado, quando um a pessoa compra um t elevisor em prestaes, esse

P g i n a | 15 um caso de crdito de .. .................................... .. De acordo com o prazo de pagamento, o crdito pode ser classificado em .........................,.............................e..........................................

Ttulos de Crdito O desenvolvimento do mundo dificultou que as pessoas portassem todo o dinheiro que possuem ou mesmo grandes quantias de dinheiro. Assim, foram criados mecanismos para que as pessoas guardassem seu dinheiro em lugar seguro - os bancos. Ou mesmo, com o desenvolvimento do comrcio, que comprassem sem dispor do dinheiro naquele momento, porque no pode dispor do dinheiro naquele momento - est aplicado, ainda no recebeu, precisa pagar os funcionrios etc. Assim, foram criados os ttulos de crdito, que possibilitam que as pessoas comprem sem precisar carregar seu dinheiro consigo ou mesmo comprem para pagar daqui a certo tempo, prazo . Ttulo de Crdito: O que ? um documento que traz em si o seu valor - quanto vale aquele ttulo de crdito - diz quem deve pag-lo quem o devedor do ttulo (no diz necessariamente quem o credor, o beneficirio). O ttulo no est ligado ao negcio que o originou, ele no diz em seu corpo porque motivo ele existe. Caractersticas dos ttulos de crdito: Cartularidade - o ttulo de crdito sempre um documento (crtula, cartela), necessrio para o Literalidade - os ttulos de crdito valem nica e exclusivamente pelo valor que trazem expresso,

exerccio do direito (de crdito) que ele representa. no se admitindo qualquer presuno a respeito disso. Formalismo - os ttulos de crdito tm sua forma (seu modelo) prescrita em lei, ou seja, a lei diz

como ser um ttulo de crdito, p. ex.: a nota promissria tem de trazer escrito "nota promissria"; no cheque tem lugar certo para o valor, para o extenso, para a data, para a assinatura, para o lugar em que vem escrita a palavra "cheque", o lugar certo do nome do banco e da agncia. O Banco pode mudar a cor, colocar sua marca caracterstica, mas no pode tentar inovar tentando mudar, p. ex.: o formato, de retangular, fazer quadrado; mudar o lugar da assinatura, ou do canhoto, a lei diz como a forma, que palavras devem contar um ttulo de crdito, se faltar, no vale como ttulo de crdito. Abstrao - os ttulos de crdito no ficam presos situao, obrigao que Ihes deu causa que os

originou. Eles tm autonomia para circular, para ser dado para outro comerciante, para ser usado em outra compra.

P g i n a | 16 Executoriedade - os ttulos de crdito por si s demonstram a existncia da dvida, pode-se entrar

com uma ao de execuo para receber seu valor, ou seja, se no tiver ttulo de crdito, tem de entrar com ao para provar que existe a dvida, para ento, s depois, cobr-Ia. Formalismo do ttulo de crdito: Basicamente um ttulo de crdito traz as seguintes informaes:

1. Sua denominao: "cheque", "nota promissria", "duplicata"; 2. O mandato (no cheque) ou a promessa (na promissria), pura e simples de pagar quantia determinada, expressa em algarismos (nmeros) e/ou por extenso; 3. O nome de quem deve pagar (que o sacado); 4. O nmero de um documento do devedor (RG, CIC (CGC ou CPF), ttulo de eleitor ou carteira profissional); 5. A indicao do lugar e da poca (data) em que o pagamento se deve efetuar; 6. A indicao da data e lugar em que o ttulo passado; 7. O nome da pessoa a quem ou ordem de quem deve ser pago o ttulo; 8. A assinatura de quem passa o ttulo (sacador). CHEQUE O cheque o ttulo de crdito mais usado no pas, e em nenhum outro pas se usa o cheque com a freqncia que se usa aqui. Quando voc passa um cheque, voc o emitente (ou sacador), a pessoa (ou estabelecimento) que o recebe o beneficirio ou portador do cheque, e o banco o sacado. Basicamente, quando voc passa um cheque est dando uma ordem ao banco que pague ao portador do cheque a quantia ali escrita na hora em que o cheque for apresentado ao caixa. Por isso que se diz que o cheque uma ordem de pagamento vista. Cheque ao portador o que mais usualmente passamos, aquele em que deixamos em branco o lugar aonde vai o nome do beneficirio. A Lei que criou o Plano Real (em 1 de julho de 1994) obriga que todo cheque emitido acima de R$100,OO (cem reais) seja nominal, mas ningum segue isso. Geralmente a pessoa que vai descontar o cheque no caixa ou deposit-lo, torna-o nominal. Os caixas tm por hbito exigir os documentos de qualquer pessoa que v descontar um cheque, no importa o valor, mas isso est errado. Cheque nominal: aquele em que colocamos o nome da pessoa que a beneficiria do cheque. .

P g i n a | 17 Cheque cruzado: aquele em que duas linhas paralelas so colocadas transversalmente. O cheque cruzado s serve para depsito em conta corrente, no pode ser sacado na boca do caixa. E no h como, depois de cruzado o cheque, tentar sac-lo, no h como voltar atrs, retirar a ordem de depsito, que o cruzamento do cheque significa. Cheque visado: esta modalidade de cheque tem esse nome porque o cheque tem um visto, a rubrica do gerente do banco (s vezes at mesmo um "selinho" de autenticidade) que atesta que o cheque bom, que o dinheiro para pag-Io foi separado da conta de quem o emitiu. O problema que esta modalidade de cheque muita falsificada, e se algum for receb-Io de uma pessoa estranha sempre bom ligar no banco e conferir com o gerente se o cheque realmente bom. Ah! melhor conseguir o telefone do banco na lista telefnica ou no servio 102, no confie se a pessoa quiser te dar o nmero do banco, pode ser golpe de quadrilha. Cheque administrativo: tambm chamado de cheque bancrio, muito mais seguro que o cheque visado, pois neste cheque o banco emite uma ordem contra ele mesmo para que aquela quantia seja paga. Este cheque no pode ser sustado, porque o banco j retirou o dinheiro da conta do correntista no momento em que fez o cheque administrativo. Essa modalidade de cheque tambm usada por pessoas que vo fazer uma viagem e no confiam em levar dinheiro consigo, quando chegam ao destino, elas se dirigem agncia do banco em que foi emitido o cheque bancrio e l sacam o valor do cheque. Este cheque sempre nominal. Cheque pr-datado: como eu disse, o cheque to usado no Brasil que chegou a ponto de se modificar o fim a que foi criado esse instituto. O cheque uma ordem de pagamento vista, mas com o tempo os comerciantes descobriram que podiam utiliz-to como forma de pagamento a prazo. No incio, isto no era reconhecido pela lei, apenas pela justia, mas desde 1991, o Cdigo de Defesa do Consumidor, considera o cheque pr-datado como forma de pagamento a prazo. Cheque pr-datado: o que ? o financiamento que o prprio lojista faz ao consumidor, sem precisar recorrer a uma empresa que faz emprstimos. Suas vantagens so muitas porque no h burocracia, no h pagamento de impostos (como IOF que incide em outros emprstimos), simples, porque basta levar o cheque no dia de sem vencimento ao banco, e muito rpido. Quando se tem um bem pago com cheque pr-datado, temos que o comprador e o vendedor, fizeram um acordo verbal de que: a) o vendedor s depositar os cheques na data combinada e b) o comprador ter dinheiro em conta corrente no dia em que o cheque for depositado. Dica: e sempre bom escrever no cheque, logo abaixo da assinatura, a data em que deve ser depositado o cheque, isto pode servir como prova de que aquele cheque foi dado como pr-datado.

P g i n a | 18 Apresentao de cheque: uma pessoa que recebe um cheque como pagamento vista deve apresent-lo ao banco (depositar ou sacar o dinheiro no caixa) em 30 dais, se o cheque de outra praa (foi passado em uma cidade diferente da de sua agncia) esse prazo pula para 60 dias. Teoricamente, depois desse prazo o banco no mais obrigado a receber o cheque, mas isto no acontece. O importante observar que aps esses 30 ou 60 dias, tem-se seis meses para cobrar o cheque com fora de ttulo executivo. O que significa isso? Que o cheque por si s mostra que a pessoa te deve. Se deixar escoar esses seis meses, tem de entrar com uma ao para provar que tem direito ao dinheiro (e a demora muito mais). Sustao de cheque: o cliente tem o direito de pedir a sustao de um cheque, alguns, ou de um talonrio, o gerente do banco no tem o direito de achar que pode ou no, deve cumprir o que o cliente pede, sob pena do banco ficar responsvel pelo pagamento do valor dos cheques sustados, mas o cliente tem de dar um motivo, tem de justificar porque est pedindo a sustao.

A resoluo n? 2.537 (26/08/98) do BACEN diz que a sustao do cheques deve ser feita mediante solicitao escrita ao banco, justificando os motivos do ato. Ela admite que provisoriamente se faa comunicao da sustao por telefone, mas que no mximo em 2 dias teis, se faa a entrega do escrito. No necessrio B.O. (Boletim de Ocorrncia) para sustar cheques. Mas se ocorreu roubo, extravio de cheques, necessrio .

LETRA DE CMBIO O que ? A letra de cmbio o ttulo de crdito mais antigo que se tem notcia. S que a letra de cmbio nunca pegou no Brasil. Mas importante entender como ela , porque todos os outros ttulos de crdito com exceo do cheque - derivam dela.

A letra de cmbio uma ordem de pagamento, ela sacada pelo credor (que o emitente) co-devedor a favor de algum (que pode ser um terceiro ou o prprio credor). Sacador quem emite a e cmbio, sacado o devedor e tomador o beneficirio da ordem de pagamento. Endosso : uma forma de transmisso do ttulo de crdito. O proprietrio do ttulo faz o endosso lanando sua assinatura no documento. O endosso pode ser em branco, sem o nome do beneficirio ou e quando h o nome de quem est recebendo o ttulo. O endosso tem dois efeitos: transmite o ttulo ao novo beneficirio e tambm gera uma garantia porque o endossante se torna garantidor daquele ttulo. A grande vantagem dos ttulos de crdito facilidade em

P g i n a | 19 cobr-Ios, pode-se cobrar qualquer avalista ou endossante. Aval: o avalista ao colocar sua assinatura no ttulo, ele diz que est garantindo o pagamento do ' o devedor ou endossante no o faa. O avalista que colocar sua assinatura garante todo o ttulo, pode avalizar em preto e dizer que s garante este endossante (no o caso do avalista do sacado) Aceite: o reconhecimento da validade da ordem de pagamento, mediante a assinatura do sacado passa a ser ento o aceitante. A falta ou recusa do aceite prova-se pelo protesto. Protesto: a apresentao pblica do titulo ao devedor, para aceite ou pagamento. O ttulo te protestado (no Cartrio de Protestos) contra o sacado no primeiro dia til seguinte recusa do aceite e vencimento, para no perder o direito de acionar os demais co-obrigados pelo ttulo. O protesto contra o devedor principal. DUPLICATA O que ? Duplicata um documento que as empresas emitem quando vendem uma mercadoria o servios para pagamento posterior, ou seja, quando fazem uma venda a crdito. Como o prprio nome indica, duplicata uma duplicao ou cpia da nota de venda ou fatura, onde constam informaes referentes ao preo do produto ou servio contrato, os dados do comprador. A duplicata deve trazer o nmero da nota fiscal que lhe deu origem. Quando algum recebe uma duplicata tem 10 dias para . aceite (colocar sua assinatura, como quem diz que aceita, da "aceite") ou devolv-Ia sem aceite , expondo os motivos porque se recusa a faz-Io. Quando algum paga uma duplicata com cheque, deve escrever atrs do cheque: para pagamento da duplicata nmero tal. NOTA PROMISSRIA o que ? Nota promissria uma promessa de pagamento. O emissor ou emitente, que o devedor, assina a nota promissria (que vende em qualquer papelaria) dizendo que tal dia em tal lugar pagar ao portador (que o credor) tal valor. Ela tem duas pessoas envolvidas: o emitente e o portador. ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE TTULOS DE CRDITO A grande vantagem dos ttulos de crdito que eles podem circular no mercado, ou seja, se eu recebo uma nota promissria posso d-Ia a outra pessoa, como pagamento de uma dvida minha, eu assino a promissria (endosso) e me torno obrigada a pagar por ela tambm, se a emitente no pag-Ia, mas eu sempre posso process-Io para que me pague depois. E o modo de cobrar essas dvidas, garantidas por

P g i n a | 20 esses ttulos muito mais fcil. CARTO DE CRDITO No um ttulo de crdito, pois ele no circula. Ele est mais prximo do cheque especial. Eles so uma espcie de contrato de emprstimo, se voc precisar pode usar o crdito, porque j estava anteriormente combinado que voc podia faz-Io, e voc pagar juros se o fizer. Se nunca usar no tem problema, voc j pagou uma taxa para ter direito a esse crdito eventualmente. No sistema do carto de crdito so quatro os participantes envolvidos: O usurio do carto (o consumidor); A administradora do carto de crdito (que a prestadora do servio ao usurio e que usa uma

das chamadas "bandeiras" internacionais: VISA MASTERCARD, AMERICAN EXPRESS, etc.); O outro fornecedor, que de quem o consumidor adquire o produto ou servio diretamente (a O banco ou financeira que do suporte s operaes realizadas.

loja, o restaurante, a livraria, o posto, etc.);

O sistema funciona da seguinte forma: O consumidor faz compras nos estabelecimentos e paga com carto, que tem um limite de

valor estabelecido e uma data de vencimento mensal para ser pago; No vencimento, o consumidor pode pagar tudo o que gastou nas compras ou pagar s parte

dessa conta (h um mnimo a ser pago) e financiar o resto (o problema aqui so os juros cobrados pelas administradoras de carto de crdito); O fornecedor (a loja, o restaurante, a livraria, o posto, etc.) envia o boleto que o consumidor

assinou para a administradora do carto. Esta, depois de certo tempo, pagar a ele (fornecedor) o valor da compra (descontado j uma taxa que o lucro da administradora). Se a administradora pagar o boleto na hora, essa taxa maior; A administradora, de posse dos boletos, faz os lanamentos nas faturas dos consumidores. Os consumidores pagam as faturas. Tudo lindo, maravilhoso, s que nem sempre a data em que a administradora tem de pagar o fornecedor coincide com a data em que os consumidores pagam as faturas ou, em outros casos, os consumidores no pagam o valor total de suas faturas, deixam as administradoras a descoberto. E a elas recorrem ao mercado financeiro, fazendo emprstimos para saldar as dvidas com os fornecedores ( da que vm aqueles juros altos que os cartes cobram como as administradoras de cartes tm de pagar os juros dos emprstimos, elas cobram dos consumidores esses juros e um pouco mais, que seria uma taxa de

P g i n a | 21 administrao). Dica 1: confira sempre os valores lanados na sua fatura, no raro o caso de contas de compras de que no" se fez na fatura do carto, reclame imediatamente. Dica 2: os juros cobrados por cartes de crditos esto entre os mais altos do mercado, evitem criar dvidas nele, busquem sempre pagar integralmente as faturas. Se for parcelar no carto, tenha certeza que o parcelamento pela loja, e no por usa conta, seno quem paga os juros voc. COBRANA DE DVIDAS As dvidas no podem ser cobradas de forma que criem situaes vexatrias para o devedor, ele no pode se sentir ameaado, envergonhado, constrangido com a cobrana. O que muito comerciante faz e no pode pregar nos vidros em torno do caixa os cheques que foram devolvidos, isto expe o devedor ao ridculo e Do pode, proibido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. Se voc vai ligar no emprego da pessoa para cobrar, no pode ligar l, falar com o chefe dela, etc. muito 'melhor ligar, deixar recado pedindo para retornar a ligao. O mais importante sempre mostrar ao devedor 'que a dvida existe porque ele adquiriu um produto ou servio, que ele que ocasionou tudo isto. Tambm 'sempre conveniente tentar negociar a dvida, uma forma de pagamento diferente, mais longa, do que arcar com os custos de um processo contra o devedor, que na maioria dos casos no tem dinheiro para pagar mesmo.

A Empresa e a Curva de Possibilidades de Produo


Trs hipteses bsicas so necessrias para que possamos desenvolver o modelo da Curva de Possibilidades de Produo. Existncia de uma quantidade fixa de recursos; Existncia de pleno emprego dos recursos; A tecnologia permanece constante.
CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO

Vamos imaginar qu e uma economia pr oduza apenas doi s tipos de bens : alimentos e roupas. Se todos os fatores disponveis foss em destin ados produ o de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 10 milhe s de tonelad as de alimentos. Natur almente, ne ssas circunstncias, no seria obtida uma nica pea de vesturio. Por o utro lado, se todos os f atores dispo nveis fo ssem alocados na produ o de roupas, p oderiam ser obtido s 20 milh es de pe as de vesturio. Neste caso, ig ualmente, n o seria produzida um a nica

P g i n a | 22
tonelada de aliment o. Esse exemplo esclarece o s limites que uma economia tem para produzir o necessrio ao a tendimento da s necessidade s das pessoas . No ent anto, sabe-se que a s pessoas gostariam de con sumir roup as e aliment os. Nesse caso, a economia iria empreg ar seus recur sos disponveis na produo de doi s tipos de bens e, consequentemente, seriam obtidas quantidades menore s de alimento s e roupas que as citadas anteriormente. Na figura a seguir , representamos graficamente o e xemplo d ado. Nela, tem os um sistem a de eixos cartesianos. No eixo das abscissas (horizontal), representamos a quantidade de pe as de vestu rio que a nossa economia hipot tica pode produzir . No eixo das ordenadas (vertical), represen tamos a quantidade d e alimentos que pode ser produzid a. Curva de po ssibilidade s de produo .

A linha que une os pontos P e Q denominada curva de possibilidades de produo. Essa curva indica as diferentes quantidades dos dois bens que podem ser produzidos em uma economia, quando todos os recursos disponveis so utilizados. Imaginemos, inicialmente, que a nossa economia se encontre no ponto A. Nesse ponto, so produzidos 10 milhes de peas de roupas e 5 milhes de toneladas de alimentos, que so as quantidades disponveis para satisfazer s necessidades dessa sociedade. Se essa sociedade quisesse consumir mais alimentos, a economia se deslocaria para a posio B, onde se produziriam 7,5 milhes de toneladas de alimentos. Entretanto, esse aumento na produo de alimentos s seria possvel porque uma parte dos recursos que anteriormente estavam destinados produo de peas de vesturio foi desviada para a produo de alimentos. Consequentemente, teria havido uma diminuio na produo de roupas, que cairia de 10 milhes de peas para 5 milhes de peas, conforme indica o ponto B. importante observar que esse exemplo bastante simplificado. No possvel a existncia de uma economia

P g i n a | 23
que produza apenas dois tipos de bens, pelo simples fato de que as pessoas tm mais do que dois tipos de necessidades. Por isso, o raciocnio desenvolvido anteriormente deve ser estendido para um grande e diversificado nmero de bens. importante frisar tambm que a curva de possibilidades de produo pressupe o pleno emprego dos fatores de produo disponveis, ou seja, todos os fatores, em toda a sua extenso, devem estar empregados no processo de produo. Em razo disso, nenhuma quantidade pode estar indicada acima da linha que une os pontos P e Q pois essa linha estabelece o limite mximo de disponibilidade e de emprego dos fatores de produo. Agora vamos introduzir o conceito de custo de oportunidade. Para um pleno emprego, qual o custo de se produzir de a economia que se encontra em

terminado bem? Tomemos o exemplo da economia que

produz roupas e ali mentos. Se as quantidades produzidas por essa economia encontram-se acima da curva de possibilidade de produo (como A ou B, na figura), o custo de oportunidade de se produzir uma unidade a mais a quantidade de alimentos que devemos deixar de produzir. No caso, para produzir uma pea de roupa a mais, temos de reduzir nossa produo de alimentos em 0,5 unidade. Esse oportunidade de uma pea de roupa. RESUMO o custo de

Curva de possibilidade de produo: indica as quantidades mximas de bens e servios que podem ser produzidas quando todos os fatores de produo disponveis estiverem empregados.

A curva de possibilidade de produo pressupe o pleno emprego dos fatores de produo disponveis.

Nenhuma quantidade pode estar acima da linha que une os pontos P e Q. Ela o limite mximo de disponibilidade e de emprego dos fatores de produo.

P g i n a | 24 Custo quantidades produzidas por uma economia encontramse de acima da curva de possibilidade, o custo oportunidade de se produzir unidade a mais a quantidade de um certo produto que devemos deixar de produzir. uma de

oportunidade: se as

ATIVIDADES 1. Reescreva a frase, completando-a com as alternativas corretas: A curva de possibilidades de produo um grfico que representa a .... (qualidade/quantidade) ....

(mnima/mxima) de bens e servios que podem ser produzidos em uma economia, considerando que todos os fatores de produo disponveis estejam .... (empregados/ociosos).

2. Considerando a curva de possibilidades de produo a seguir, diga se


pontos A, B e C .Justifique sua resposta.

possvel a existncia dos

3. Suponha que uma economia produza somente dois bens: manteiga e canhes. O aumento na produo de canhes implica a reduo na pro duo de manteiga? Por qu?

4. Qual a relao entre fronteira de possibilidades de produo e escassez de fatores produtivos?

P g i n a | 25

P.I.B Brasileiro Conceito e formao do clculo


O crescimento econmico expresso usualmente por intermdio do acompanhamento de algumas variveis, traduzidas em indicadores. As anlises macroeconmicas tomaram impulso com o desenvolvimento da chamada contabilidade nacional, ou seja, de um instrumental capaz de mensurar a totalidade das atividades econmicas praticadas em um determinado perodo de tempo. O crescimento econmico est entre as metas* dos formuladores da poltica econmica e refere-se expanso da produo do pas, uma quantidade maior de bens e servios disposio da sociedade. O Sistema de Contas Nacionais*, tal como empregado no Brasil e no resto do mundo, deve-se aos trabalhos de vrios economistas que se dedicaram tarefa de homogeneizar a linguagem e definiram as principais variveis como: consumo, investimento, renda, poupana, produto interno e nacional. Se observarmos o comportamento da economia de um determinado pas, facilmente notaremos que as atividades econmicas oscilam com o decorrer do tempo. Para medir as oscilaes referidas, entre os vrios tipos de indicadores, um dos mais representativos desta performance o Produto Interno Bruto (PIB)*, calculado trimestralmente e que deve ser acompanhado com ateno. O PIB faz uma radiografia de toda a atividade econmica. Existem trs formas de medir a atividade econmica de um pas: a tica da produo, que o prprio conceito de PIB; a tica da renda, que se refere remunerao dos fatores que participam do processo de produo como salrios, juros, aluguis e lucro; e a tica da despesa, que se refere aos agentes que compram a produo como as famlias, o investimento das empresas, os gastos do governo e as exportaes e importaes. Hipoteticamente, podemos dizer que, se a produo de bens e servios de um pas cresce mais rapidamente que a taxa de crescimento da populao, em mdia, a produo por pessoa deve aumentar. Contudo, lembre-se de que o que importa para as pessoas o valor real da moeda, traduzido no poder de compra da sua renda (salrios, juros e aluguis). Onde estiver ocorrendo um processo de mudana de preos (inflao ou deflao), vamos falar em PIB real. Portanto, o PIB real deve ser compreendido como uma medida de produto que leva em conta as alteraes dos preos e no pode ser desprezada. Importante : *Produto Interno Bruto refere-se ao valor de mercado de todos os bens finais e servios produzidos pelos residentes de um pas em determinado perodo. Fonte: Lacombe (2004).

P g i n a | 26

*Meta est normalmente vinculada a uma data e geralmente se caracteriza por meio de realizaes especficas e mensurveis, isto , quantificveis. Fonte: Lacombe (2004).

*Sistema de Contas Nacionais segue o Manual de Contas Nacionais das Naes Unidas com o objetivo de evidenciar o processo produtivo e de melhor descrever todos os fluxos entre os agentes econmicos que ocorrem em uma economia. Fonte: <http://www. i b g e . g o v. b r / > . Acesso em: 30 jun. 2009.

Mas o que determina o crescimento?


Como j explicitado, a variao do PIB a medida do crescimento econmico. Assim, precisamos saber quais so os componentes do PIB para saber o que realmente determina o crescimento econmico de um pas. Separamos para voc uma equao que representa os condicionantes do crescimento econmico. Veja a Figura 9.

Figura 9: Condicionantes do crescimento econmico Fonte: Elaborada pelos autores

Vamos analisar, agora, cada um dos componentes separadamente. Consumo das famlias: ao se apropriarem de suas rendas, as famlias destinam uma parte ao consumo de bens e servios. Quanto mais as famlias consumirem, mais as empresas tero que produzir para suprir as demandas por bens e servios das pessoas.

Se dividirmos o PIB pela populao residente no pas, temos a renda per capita.
Vale ressaltar que famlias de baixa renda tendem a consumir proporcionalmente mais de suas rendas, pois no adquiriram todos os bens de que necessitam.

P g i n a | 27 Destaca-se, ento, a importncia de uma distribuio de renda eqitativa no pas, pois famlias de baixa renda consomem pouco e, caso tenham incrementos em seus ganhos, passaro a consumir mais, impulsionando o crescimento econmico. Investimento das empresas: uma das mais importantes variveis para o crescimento de um pas. Ao investirem, as firmas elevam os nveis de emprego, produto e renda. As indstrias, na maioria das vezes, no possuem recursos suficientes para realizar seus planos de investimento e, com isso, precisam recorrer a emprstimos junto s instituies financeiras, pagando uma determinada taxa de juros pelo dinheiro que tomam emprestado. Ao fazerem seus planos de investimento, as empresas calculam, aproximadamente, a rentabilidade que tal investimento vai lhes proporcionar. Caso a lucratividade do investimento seja maior que os juros que devero ser pagos pelo financiamento, a empresa realizar seus planos; caso contrrio, tal investimento tornar invivel. Portanto, para que exista um nvel de investimento elevado na economia, necessrio que se mantenha a taxa de juros baixa. Gasto pblico: ao fazer obras, construir, operar suas estatais etc., o governo est empregando mais pessoas, expandindo o nvel de emprego e, ao mesmo tempo, dando condies para que as empresas produzam mais. Assim, ao comprar e produzir mais, o governo causa uma elevao da produo e do nvel de emprego, e aumenta o nvel de renda da economia. Exportao lquida: so as exportaes menos as importaes realizadas por um determinado pas. Quanto maior o saldo, maiores o nvel de emprego e o crescimento econmico, j que a produo deve aumentar; quanto menor o saldo, menor o nvel de emprego, pois produtos que eram produzidos aqui passam a ser comprados do exterior, piorando a produo da economia. bvio que nenhum pas fica sem comprar e vender para o exterior, mas o ideal aumentar o nvel de exportaes e diminuir o de importaes. O Sistema de Contas Nacionais e a conseqente mensurao dos agregados possibilitam uma avaliao quantitativa do produto que uma economia pode ser capaz de gerar num determinado perodo de tempo. Tal medida vem sendo considerada um importante indicador de desempenho econmico e mostra a capacidade de gerao de renda das economias. Portanto, quando o objetivo da poltica econmica for de crescimento econmico, automaticamente se estar procurando expandir o nvel de produo e, consequentemente, o nvel de emprego da economia. A mensurao das variveis econmicas possibilita a avaliao quantitativa do produto que uma economia torna capaz de gerar num determinado perodo de tempo. Tal medida considerada um importante indicador de desempenho econmico e identifica a capacidade de gerao de renda da economia. Entretanto, se nos preocuparmos com a qualidade de vida da populao iremos ver que o produto agregado ser inadequado. Na avaliao da qualidade de vida da populao, necessrio considerarmos no apenas os aspectos econmicos, mas tambm aqueles ligados oferta de bens pblicos, como sade e educao, que acabam afetando diretamente o nosso bem-estar. A utilizao de indicadores sociais parte da avaliao da riqueza de uma regio e insere-se na discusso entre crescimento e desenvolvimento econmico.

P g i n a | 28 A preocupao com o bem-estar da sociedade nos remete ao confronto de dois importantes conceitos: crescimento econmico* versus desenvolvimento econmico*. possvel observarmos nas sociedades em fase de desenvolvimento ou *Crescimento econmico aumento real, de longo prazo, do produto nacional do pas ou da regio. Fonte: Lacombe (2004). *Desenvolvimento econmico processo de melhorar o nvel de vida e o bem-estar de uma populao por meio do aumento da sua renda per capita. Fonte: Lacombe (2004). Contudo, se o crescimento for muito concentrado, ou seja, mal distribudo, a maior parte da populao no se beneficiar da elevao da renda gerada na economia. Vale a pena observar que uma das formas de avaliar o desenvolvimento acompanhar a evoluo de alguns indicadores relativos sade e educao, porque seu comportamento fornece uma boa aproximao do que est ocorrendo com a qualidade de vida da populao. Algumas instituies internacionais, como o Banco Mundial e o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vm divulgando sistematicamente dados como os de expectativas de vida, mortalidade infantil, condies sanitrias, nvel e qualidade da educao do pas. Tais estatsticas, alm de permitirem avaliar a qualidade de vida de um pas, possibilitam comparaes entre os pases e fornecem uma ideia mais precisa do que vem a ser caracterizado como um pas desenvolvido. O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado nos Relatrios do PNUD, tem como objetivo avaliar a qualidade de vida nos pases. O PNUD calcula o IDH desde o incio dos anos 1990 e, atualmente, o estima para muitos outros pases. O IDH agrega em sua metodologia de clculo trs variveis: Indicador de renda: a renda per capita, ajustada para refletir a paridade do poder de compra (PPP) entre os pases (portanto, renda avaliada em US$ PPP); Indicador das condies de sade: a expectativa de vida (ndice de longevidade); e Indicador das condies de educao: uma mdia ponderada de outros dois indicadores, a taxa de alfabetizao de adultos e a taxa combinada de matrcula nos Ensinos Fundamental, Mdio e Superior. Por fim importante destacarmos que o IDH varia de zero a um, permitindo classificar os pases em trs grupos distintos: baixo desenvolvimento, quando o IDH for menor ou igual a 0,5; mdio desenvolvimento, quando o IDH estiver entre 0,5 e 0,8; e alto desenvolvimento, quando o IDH for maior que 0,8.

Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica onde voc tem informaes sobre como calculado o PIB no Brasil e sua evoluo durante os ltimos anos. Para verificar consulte o site: <http://

P g i n a | 29 www.ibge.gov.br/home/>. Portal Ideadata uma base de dados macroeconmicos, financeiros e regionais do Brasil que oferece tambm catlogo de sries e fontes, dicionrio de conceitos econmicos, histrico das alteraes da moeda nacional e dicas sobre mtodos e fontes utilizadas. Para conhecer acesse: <http://www.ipeadata.gov.br/ipeaweb.dll/ipeadata?65370046>. Portal Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aqui possvel conhecer mais sobre o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e sua evoluo nos principais pases. Para tanto acesse: <http://www.pnud.org.br/home/> e <http://www.pnud.org.br/idh/>.

O compulsrio e como ele coloca mais dinheiro na economia


O depsito compulsrio um dos instrumentos que o Banco Central usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crdito disponvel e as taxas de juros cobradas. Por meio do compulsrio, os bancos so obrigados a depositar em uma conta no prprio BC parte dos recursos captados dos seus clientes nos depsitos vista, a prazo ou poupana. Quando reduz o compulsrio, o BC d aos bancos mais dinheiro para emprestar aos seus clientes. Isso pode ajudar a reduzir os juros bancrios ou, em momentos de mais escassez de dinheiro, impedir que sequem as fontes de crdito para o consumidor e para empresas. A piora da crise nos EUA e na Europa prejudicou principalmente os bancos menores no Brasil, que tm dificuldade de captar dinheiro no exterior. Por isso, o BC decidiu mexer nas regras do compulsrio para colocar mais dinheiro na economia. Alm disso, o governo est destinando mais dinheiro para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social), que repassa esses recursos para empresas que esto em busca de crdito mais barato. Ao todo, as mudanas anunciadas pelo BC nos ltimos dois meses j injetaram cerca de R$ 80 bilhes na economia. Veja como funcionam os diferentes tipos de compulsrio: 1-) Depsitos vista Os bancos so obrigados a recolher 42% dos depsitos vista (dinheiro da conta corrente) feitos pelos seus clientes e depositar o dinheiro em espcie no BC. Sobre esse valor a recolher, dado um desconto de R$ 44 milhes. Ou seja, os bancos s depositam aquilo que ultrapassa esse valor. Esse dinheiro fica parado, sem remunerao. Equivale hoje a cerca de 20% de todo o compulsrio recolhido pelo BC. 2-) Depsitos a prazo Os bancos so obrigados a recolher 15% dos depsitos a prazo (CDB, por exemplo) feitos pelos seus clientes. Parte do recolhimento feito por meio de ttulos pblicos remunerados (30%). Outra parcela, em espcie, fica sem remunerao (70%). H um desconto de R$ 2 bilhes no valor a ser recolhido. Representa cerca de 20% de todo o compulsrio recolhido.

P g i n a | 30 3-) Caderneta de poupana O BC exige o recolhimento, em espcie, de 20% do dinheiro que os clientes aplicam na poupana. Nesse caso, o dinheiro remunerado pelo BC, que paga TR + 3% ao ano ao banco. Representa de 25% a 30% de todo o compulsrio recolhido pelo BC. 4-) Exigibilidade adicional Inclui os trs tipos anteriores de compulsrio. O banco aplica uma alquota de 5% sobre os depsitos vista, 5% sobre os depsitos a prazo e 10% sobre poupana. Sobre o valor apurado, h um desconto de R$ 1 bilho. O recolhimento em ttulos pblicos. Equivale a cerca de 25% de todo o compulsrio recolhido pelo BC. 5-) Leasing O recolhimento sobre depsitos interfinanceiros foi criado no incio de 2008, com o objetivo de recolher parte do dinheiro gerado pelo aumento das operaes de leasing. A cobrana vem sendo implantada gradualmente, com uma alquota que vai chegar a 25% em 2009. O recolhimento feito em ttulos pblicos. Equivale hoje a cerca de 5% de todo o compulsrio recolhido pelo BC. A TAXA DE JUROS DE EQUILBRIO A taxa de juros tem um papel estratgico nas decises dos mais variados agentes econmicos. Para as empresas, as decises quanto compra de mquinas, equipamentos, aumentos ou diminuio de estoques, de matrias-primas ou de bens finais so determinadas, no s pelo nvel atual, mas, tambm, pelas expectativas quanto aos nveis futuros das taxas de juros. Se as expectativas quanto trajetria das taxas de juros se tornam pessimistas, os empresrios devem manter nveis baixos de estoques e mesmo de capital de giro, uma vez que o custo de manuteno desses ativos pode ser extremamente caro no futuro. Os consumidores exercem um maior poder de compra medida em que as taxas de juros diminuem, e o contrrio, se as taxas de juros aumentam. A taxa de juros tem um importante papel, pois a determinao de seu patamar influencia o volume de consumo, notadamente, de bens de consumo durveis, por parte das famlias. A diminuio do consumo ocorre porque as pessoas passam a preferir poupana a consumo, e dirigem sua renda no gasta para os bancos, com o intuito de auferirem receitas financeiras. Muito se indaga sobre as diferenas entre as taxas de juros praticadas no mercado. Entre a taxa de juros que determinada pelo Conselho Monetrio Nacional e as taxas de juros cobradas pelos bancos comerciais. A essa diferena entre taxas de juros, no sistema bancrio, d-se o nome de spread.

INFLAO INDICADORES ECONMICOS


1 INTRODUO

P g i n a | 31

A depreciao do valor da moeda, identificada como inflao, um dos mais antigos e controvertidos fenmenos econmicos. De uma forma geral, segundo Rossetti (1988, p.210) a inflao caracterizada pela contnua, persistente e generalizada expanso de preos. , portanto, um fenmeno de abrangncia macroeconmica. O processo de expanso dos preos, por sua vez, resulta em uma perda do poder aquisitivo da moeda. Pode, com isso, causar srios distrbios econmico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas na medida que beneficiam outras. Diante disso, faz-se uma abordagem sobre o conceito de inflao, suas conseqncias e seus principais indicadores. 2 INFLAO 2.1 CONCEITO A inflao o processo de aumento generalizado dos preos, que envolve o conjunto da economia e do qual resulta uma contnua perda do poder aquisitivo da moeda. Em sua forma extrema conhecida como hiperinflao, j uma leve e quase imperceptvel expanso dos preos, chamada de inflao rastejante. 2.2 TIPOS DE INFLAO De acordo com Sandroni (2003, p.301) A inflao, normalmente, pode resultar de fatores estruturais (inflao de custos), monetrios (inflao de demanda) ou de uma combinao de fatores. Existem, entretanto, basicamente trs tipos distintos de inflao. Esses tipos mantm uma certa relao com a estrutura do mercado. 2.2.1 Inflao de demanda Ocorre quando os meios de pagamento crescem alm da capacidade de expanso da economia, ou antes que a produo esteja em plena capacidade, o que impede que a maior demanda decorrente da expanso dos rendimentos seja atendida. 2.2.2 Inflao de Custos Tambm conhecida como inflao de oferta, aquela decorrente da alta dos custos na economia, como por exemplo, elevao das tarifas pblicas, das taxas de juros, dos combustveis e dos salrios. 2.2.3 Inflao Estrutural Est baseada na hiptese de rigidez da oferta de bens e servios, especialmente nos setores de produo de alimentos e de importao.

P g i n a | 32 3 CONSEQUENCIAS DA INFLAO Para Sandroni (2003, p.301) [...] independentemente da causa inicial do processo de elevao dos preos, a inflao adquire autonomia suficiente para se auto-alimentar por meio de reaes em cadeia [...]. As conseqncias causadas pela inflao no mbito econmico-social, geralmente prejudicam certas classes de pessoas enquanto beneficiam outras. Rossetti (1988, p.217) afirma que a reduo do poder aquisitivo da moeda atingir, sobretudo os que vivem de rendimentos temporariamente fixos, como assalariados [...], aposentados e pensionistas, cujos rendimentos so corrodos diariamente pela inflao, por aqueles que recebem rendas variveis e ajustveis s alteraes dos preos, como empresrios, trabalhadores autnomos e profissionais liberais, provocando ou realimentando a inflao. Outras conseqncias, por exemplo, sobre o mercado de crdito, os investimentos produtivos, balano internacional, etc, so relevantes. Rossetti (1988, p.219) afirma ainda que O impacto dessas conseqncias tem caracterizado a inflao como um dos mais graves problemas econmicos das naes. 4 INDICADORES INFLACIONARIOS Os ndices de preos, ou de inflao, so indicadores que procuram mensurar a elevao do nvel de preos. H vrios ndices que so utilizados para medir a inflao, cada um com metodologia de clculo prpria e com utilizao especfica. A inflao no Brasil levou criao de muitos ndices diferentes para medi-la e corrigir a desvalorizao da moeda, atualmente, os principais so: O IPC ndice de Preos ao Consumidor, pela Fundao de Pesquisas Econmicas da Universidade de So Paulo, a Fipe mede o custo geral de bens e servios comprados por um consumidor tpico, computada em um perodo de 30 dias. INPC ndice Nacional de Preos ao Consumidor, apurado pelo IBGE Instituto de Geografia e Estatstica, medido entre os dias 1 a 30 de cada ms, em onze capitais brasileira, mede a variao do custo de vida para pessoas que recebem entre 1 e 8 salrios mnimos, usado geralmente para corrigir contratos em geral. adotado para apurao do ndice de inflao oficial do pas. IGP ndice Geral de Preos, calculado pela Fundao Getulio Vargas, uma mdia ponderada dos ndices no atacado (IPA), de preos ao consumidor (IPC) e do custo da construo civil (INCC), os IGPs se apresentam em trs verses o IGP-DI, o IGP-10 e o IGP-M, o que faz distino entre cada um deles o perodo da coleta.

RESUMO :

P g i n a | 33 Plano Cruzado: - Data: fevereiro de 1986. - Principais medidas : congelamento de preos e sa lrios e reforma monet ria que transformou Cr$ 1.000,00 em Cz$ 1,00. Plano Bresser: - Data: junho de 1987. - Principa is medidas: cong elamento de preos e salrios po r um pero do de apr oximad amente trs meses. Plano Vero : - Data: janeiro de 1989. - Principais medida s: congelamento de preo s e salrios e re forma mone tria que transformou Cz$ 1.000,00 em NCz$ 1,00. Plano C ollor I: - Dat a: maro de 1990. - Prin cipais medidas: reteno dos s aldos superiores a NCz $ 50.000,00 das c ontas correntes, poupanas e o utras ap licaes finance iras, e reforma monetri a que transformou NCz$ 1,00 em Cr$ 1,00. Plano Collor II :

- Data:fevereiro de 1991. - Princip ais medid as: congelamento de preos e sal rios. Plano Real :
- Data: 1 de julho de 1994. - Principais medidas: equ ilbrio das co ntas p blicas e re forma mo netria, que criou o real com a segui nte paridade: R$ 1,00 = CR$ 2.750,00 5 CONCLUSO Quatro dcadas de elevada inflao no Brasil, entre meados dos anos 50 e os anos 90, trouxeram poucas lies. Por essa razo que as medidas contra a inflao sempre deixaram de lado as origens do problema. Descontrolada, a inflao corri salrios, principalmente do trabalhador de menor renda, que no consegue investir e proteger o poder de compra do dinheiro. Todos perdem a noo de valor das coisas. Diante disso, o principal mecanismo de controle da inflao a chamada taxa de juros bsica (Selic), quando ela sobe, cai o volume de dinheiro em circulao no pas, pois aumenta o interesse das pessoas em poupar e receber os juros pagos pelas aplicaes financeiras. Ao mesmo tempo a procura por emprstimos fica menor e os preos tendem a baixar com o pouco consumo, com isso a inflao perde fora. Outras formas de manter a inflao sob domnio so a poltica cambial

P g i n a | 34 (relao entre o dlar ou outras moedas estrangeiras) e uma poltica econmica capaz de atrair investimentos externos, entre outros. Portanto, observa-se que combater a inflao em um pas de economia instvel, sensvel s oscilaes do mercado interno e externo, como o Brasil, torna-se difcil, pois as determinantes da inflao so as mais diversas possveis e influenciam a economia como um todo. 5 REFERNCIAS ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo economia. 13.ed. So Paulo: Atlas, 1988. SANDRONI, Paulo. Novssimo dicionrio de economia. 11.ed. So Paulo: Best Seller, 2003.

a) No Brasil convivemos h muitos anos com a chamada inflao. Mas em economia, como ela definida? _____________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

O SETOR EXTERNO Comrcio externo o conjunto de atividades mercantis (comerciais), realizadas entre pases diferentes Muitas explicaes podem ser levantadas para explicar porque os pases comercializam entre si. Dentre essas, destacam-se a diversificao de condies de produo, a possibilidade de reduo de custos na produo de determinado bem vendido para um mercado global. Os economistas clssicos forneceram a explicao terica bsica para o comrcio internacional atravs do chamado Princpio das Vantagens Comparativas. Esse princpio sugere que cada pas deva se especializar na produo daquela mercadoria em que relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Essa ser, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo pas dever importar aqueles bens cuja produo implicar um custo relativamente maior (cuja produo relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especializao dos pases na produo de bens diferentes, a partir da qual concretiza-se o processo de troca entre eles. A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada por David Ricardo em 1817. A teoria desenvolvida por Ricardo fornece uma explicao para os movimentos de mercadorias no comrcio internacional, a partir da oferta ou dos custos de produo existentes nesses pases. Logo, os pases exportaro e se especializaro na produo dos bens cujo custo for comparativamente menor em relao queles existentes, para os mesmos bens, nos demais pases exportadores. BALANO DE PAGAMENTOS

P g i n a | 35

Balano de Pagamentos o registro estatstico-contbil de todas as transaes econmicas realizadas entre os residentes do Pas com os residentes dos demais pases. Desse modo, esto registrados no balano de pagamentos, por exemplo, todas as exportaes e importaes de mercadorias do perodo considerado: os fretes, os seguros, os emprstimos obtidos no exterior, ou seja, todas as transaes com mercadorias, servios e capitais fsicos e financeiros entre o pas e o resto do mundo. O balano de pagamentos apresenta as seguintes subdivises: Balana Comercial Essa conta compreende, basicamente, o comrcio de mercadorias. Balano de Servios Registram-se todos os servios pagos e/ou recebidos pelo Brasil, tais como: fretes, seguros, lucros, juros, royalties e assistncia tcnica, viagens internacionais. Transferncias unilaterais registram-se as doaes financeiras ou no inter pases. Balano de Transaes Correntes representa o somatrio dos balanos - comercial, de servios e de transferncias unilaterais, resultando no saldo em conta corrente e/ou balano de transaes correntes. Movimento de Capitais ou Balano de Capitais Na conta de capital aparecem as transaes que produzem variaes no ativo e no passivo externo do Pas. Elas caracterizam a posio de devedora ou credora, perante o resto do mundo. As contrapartidas financeiras das exportaes e importaes de mercadorias e servios e as transaes financeiras puras, como aes e quota-parte do capital das empresas, ttulos de outros pases, emprstimos em moeda, investimentos e amortizaes, so registradas nesta conta etc.

TAXA DE CMBIO a medida de converso da moeda nacional em moeda de outros pases, em funo das relaes econmicas que h entre eles. Pode, tambm, ser definida como o preo da moeda estrangeira em termos da moeda nacional. Assim, 1 dlar pode custar 2,90 reais. A determinao do preo das moedas, dos diferentes pases, pode ocorrer de dois modos: institucionalmente, atravs da deciso das autoridades econmicas com fixao peridica das taxas (taxas fixas de cmbio); atravs do funcionamento do mercado, onde as taxas flutuam, automaticamente, em decorrncia das presses de oferta e demanda por divisas estrangeiras, ou seja, pela quantidade de moeda estrangeira no mercado (taxas flutuantes).

P g i n a | 36 A demanda de divisas constituda pelos importadores, que precisam delas para pagar suas compras no exterior, uma vez que a moeda nacional no aceita fora do pas e pela sada de capitais financeiros. A oferta de divisas realizada pelos exportadores, que recebem moeda estrangeira em contrapartida de suas vendas, e pela entrada de capitais financeiros internacionais. A taxa de cmbio est intimamente relacionada com os preos dos produtos exportados e importados e, conseqentemente, com o resultado da balana comercial do pas. Se a taxa de cmbio se encontrar em patamares elevados, estimular as exportaes, pois os exportadores passaro a receber mais reais pela mesma quantidade de divisas, derivadas da exportao. Em conseqncia, haver maior oferta de divisas. Do lado das importaes, a situao se inverte, pois se os preos dos produtos importados se elevam, em moeda nacional, haver um desestmulo s importaes e, conseqentemente, uma queda na demanda por divisas. Uma taxa de cmbio sobre valorizada surte efeito contrrio tanto nas exportaes como nas importaes. H um desestmulo s exportaes e um estmulo s importaes. A moeda brasileira (o Real) pode ser comparada com vrias outras moedas, por isso temos vrias taxas de cmbio. Por exemplo, temos uma taxa de cmbio entre Real e Dlar Americano; entre Real e Libra Inglesa; entre Real e Peso Argentino, entre Real e o Euro. ______________________________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA

BATISTA JNIOR, Paulo Nogueira. Globalizao e administrao tributria. PASSOS, Carlos Roberto Martins; NOGAMI,Otto. Princpios de economia. So Paulo: Pioneira, 1999. ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo economia. 17. ed. So Paulo: Atlas, 1997. SILVA, Csar Roberto Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados.

10. ed. So Paulo: Saraiva,1992.

Anexo :

Entenda a diferena entre os principais ndices de inflao


IGP ndice Geral de Preos, calculado pela Fundao Getlio Vargas. uma mdia ponderada do ndice de preos no atacado (IPA), com peso 6; de preos ao consumidor (IPC) no Rio e SP, com peso 3; e do custo da construo civil (INCC), com peso 1. Usado em contratos de prazo mais longo, como aluguel. IGP-DI O ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna, da FGV, reflete as variaes de preos de todo o ms de referncia. Ou seja, do dia 1 ao 30 de cada ms. Ele formado pelo IPA (ndice de Preos por Atacado), IPC (ndice de Preos ao Consumidor) e INCC (ndice Nacional do Custo da Construo), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. O indicador apura as variaes de preos de matrias-primas agrcolas e industriais no atacado e de bens e servios finais no consumo.

P g i n a | 37
IGP-M ndice Geral de Preos do Mercado, tambm da FGV. Metodologia igual do IGP-DI, mas pesquisado entre os dias 21 de um ms e 20 do seguinte. O IGP tradicional abrange o ms fechado. O IGP-M elaborado para contratos do mercado financeiro IGP-10 ndice Geral de Preos 10, tambm da FGV e elaborado com a mesma metodologia do IGP e do IGP-M. A nica diferena o perodo de coleta de preos: entre o dia 11 de um ms e o dia 10 do ms seguinte IPC-RJ Considera a variao dos preos na cidade do Rio de Janeiro. calculado mensalmente pela FGV (Fundao Getlio Vargas) e toma por base os gastos de famlias com renda de um a 33 salrios mnimos IPCA. IPC-Fipe ndice de Preos ao Consumidor da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas, da USP, pesquisado no municpio de So Paulo. Reflete o custo de vida de famlias com renda de 1 a 20 salrios mnimos. Divulga tambm taxas quadrissemanais ICV-Dieese ndice do Custo de Vida do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos, tambm medido na cidade de So Paulo. Reflete o custo de vida de famlias com renda mdia de R$ 2.800 (h tambm ndices para a baixa renda e a intermediria) INPC ndice Nacional de Preos ao Consumidor, mdia do custo de vida nas 11 principais regies metropolitanas do pas para famlias com renda de 1 at 6 salrios mnimos, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) IPCA ndice de Preos ao Consumidor Amplo, tambm do IBGE, calculado desde 1980, semelhante ao INPC, porm refletindo o custo de vida para famlias com renda mensal de 1 a 40 salrios mnimos. A pesquisa feita nas mesmas 11 regies metropolitanas. Foi escolhido como alvo das metas de inflao ("inflation targeting") no Brasil INCC ndice Nacional do Custo da Construo, um dos componentes das trs verses do IGP, o de menor peso. Reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mo-de-obra no setor. Utilizado em financiamento direto de construtoras/incorporadoras CUB Custo Unitrio Bsico, ndice que reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mo-de-obra no setor. Calculado por sindicatos estaduais da indstria da construo, chamados de Sinduscon, e usado em financiamentos de imveis.

Vous aimerez peut-être aussi