Vous êtes sur la page 1sur 8

Trabalho Sobre Animais Peonhentos

Nome: Csar dos Santos Turma: 8 Curso: TST

Acidente Botrpico
Os acidentes botrpicos so ocasionados por serpentes do gnero Bothrops, que compreendem 30 espcies de cobras peonhentas, destacando-se as Jararacas, Caiaras, Jararacuus, Urutus e Cotiaras, caracterizadas, sobretudo, pela grande agressividade e potncia de seu veneno. No Brasil, a maioria dos acidentes ofdicos envolvendo humanos e animais so causados por serpentes do gnero Bothrops. Estas serpentes habitam preferencialmente locais midos (matas e reas cultivadas), locais de proliferao de roedores (silos, armazns, salas de preparo de raes) ou lugares pouco habitados, sem transito intenso de humanos.

O veneno botrpico apresenta 3 atividades principais:


1. Ao Inflamatria aguda: tambm chamada atividade proteoltica, melhor definida como inflamatria aguda. Decorre da ao de vrias fraes como metaloproteinases, fosfolipases e serinoproteases responsveis pelos fenmenos locais do envenenamento. Toxinas encontradas nesses venenos podem atuar por ao direta sobre diferentes substratos, causando leso tecidual atravs da ativao/liberao de mediadores celulares e moleculares do processo inflamatrio como leuccitos, derivados do cido araquidnico (leucotrienos, prostaglandinas, prostaciclinas), ativao do sistema complemento e de cininas, liberao de citocinas inflamatrias, como TNF-, INF-, IL-1 e IL-6.

2. Ao Coagulante: devida a enzimas que atuam em pontos especficos da cascata de coagulao, levando ao consumo de vrios fatores de coagulao e do fibrinognio, com a formao de fibrina intravascular que, pela ativao da fibrinlise/fibrinogenlise, rapidamente degradada em produtos de degradao da fibrina/fibrinognio (PDF). Responsvel pela incoagulabilidade sangunea observada nesses envenenamentos.

3. Ao Hemorrgica: atribuda, particularmente, a ao de metaloproteinases (hemorraginas) que, lesam o endotlio vascular, alm de tambm atuar na inflamao. Os sangramentos observados em muitos pacientes tambm atribudo a anormalidades na quantidade e na funo plaquetria, alm da coagulopatia descrita acima.

Sinais e Sintomas
Alteraes locais: Sangramento pelos orifcios de inoculao do veneno geralmente relatado, em pequena quantidade. A dor e o edema aparecem precocemente e progridem nas primeiras horas. Equimose local ou prxima rea de drenagem linftica regional pode ser observada. Bolhas podem surgir, de contedo varivel (seroso, hemorrgico, necrtico, purulento).

Alteraes sistmicas: A alterao sistmica mais freqentemente observada a incoagulabilidade sangnea com ou sem hemorragias. Equimose (local e regional), gengivorragia, epistaxe e hematria so as manifestaes hemorrigcas mais comumente observadas. Hematmese, hemoptise, hemoperitnio, sangramento intracraniano, hemorragia menngea, hemorragia hipofisria e complicaes hemorrgicas obsttricas so raras. A hipotenso e o choque so descritos raramente e, em geral, ocorrem nas primeiras horas aps o acidente.

Acidente Crotlico
So acidentes ofdicos causados por serpentes do gnero Crotalus, conhecidas popularmente por cascavis e tambm como boicininga e maracambia. Ocorrem nos cerrados do Brasil central, as regies ridas e semi-ridas do Nordeste, os campos e reas abertas do Sul, Sudeste e Norte (Melgarejo 2003). Na Amaznia, a cascavel est presente nas manchas de campos e cerrado em Vilhena (Rondnia), Humait (Amazonas), Ilha de Maraj , Santarm e Serra do Cachimbo (Par), no Amap e Roraima (Melgarejo 2003; Frana et al. 2006). Aes do Veneno: As subespcies Crotalus durissus terrificus e C.d collineatus foram as mais estudadas sob o ponto de vista de seus venenos e tambm dos aspectos clnicos e laboratoriais encontrados nos envenenamentos. Ao neurotxica: Fundamentalmente produzida pela crotoxina, uma neurotoxina de ao pr-sinptica, que atua nas terminaes nervosas, inibindo a liberao de acetilcolina. Esta inibio o principal responsvel pelo bloqueio neuromuscular, do qual decorrem as paralisias motoras apresentadas pelos pacientes. Ao miotxica: Produz leses de fibras musculares esquelticas (rabdomilise), com liberao de enzimas e mioglobina para o sangue, que so posteriormente excretadas pela urina. No est perfeitamente identificada a frao do veneno que produz esse efeito miotxico sistmico, mas h referncias experimentais de ao miotxica local da crotoxina e da crotamina. A mioglobina excretada na urina foi erroneamente identificada como hemoglobina, atribuindo-se ao veneno uma atividade hemoltica in vivo. Estudos mais recentes no demonstraram a ocorrncia de hemlise nos acidentes humanos. Ao Coagulante: Decorre de atividade do tipo trombina que converte o fibrinognio diretamente em fibrina. O consumo do fibrinognio pode levar incoagulabilidade sangnea. Geralmente no h reduo do nmero de plaquetas. As manifestaes hemorrgicas, quando presentes, so discretas. Manifestaes locais: no se evidenciam alteraes signicativas. A dor e o edema so usualmente discretos e restritos ao redor da picada; eritema e parestesia so comuns.

Manifestaes sistmicas: o aparecimento das manifestaes neuroparalticas tem progresso craniocaudal, iniciando-se por ptose palpebral, turvao visual e oftalmoplegia. Distrbios de olfato e paladar, alm de ptose mandibular e sialorreia podem ocorrer com o passar das horas. Raramente a musculatura da caixa torcica acometida, o que ocasiona insucincia respiratria aguda. Essas manifestaes neurotxicas regridem lentamente, porm so totalmente reversveis. Pode haver gengivorragia e outros sangramentos discretos. Progressivamente, surgem mialgia generalizada e escurecimento da cor da urina (cor de coca cola ou ch preto). A insucincia renal aguda a principal complicao e causa de bito.

Acidente Laqutico
So acidentes ofdicos causados pela surucucu-bico-de-jaca (Lachesis muta), tambm conhecida como surucucu-pico-de-jaca, surucutinga, surucucu e bico-de-jaca. Esta espcie ocorre na Amaznia e na Mata Atlntica, da Paraba at o norte do Rio de Janeiro (Melgarejo 2003). a maior espcie de cobra venenosa da Amrica do Sul, podendo chegar a 3,5 metros de comprimento. Quando forma o bote, pode formar dois S com o corpo, podendo assim o bote atingir uma distncia maior do que 50% do comprimento da serpente (Melgarejo 2003). Entretanto, a agressividade dessa serpente existe mais na imaginao e temor das pessoas do que no comportamento do animal (Melgarejo 2003; Souza et al. 2007). Produz em uma extrao uma mdia de 200mg de veneno liofilizado (Melgarejo 2003).

Ao do Veneno
O veneno laqutico apresenta atividade inflamatria aguda local, coagulante e hemorrgica semelhantes s descritas no veneno botrpico. Alm disso, tambm apresenta atividade parassimpaticomimtica que poderia ser explicada, parcialmente, pela ao de uma cininogenase.

Sinais e Sintomas
As manifestaes, tanto locais como sistmicas, so indistinguveis do quadro desencadeado pelo veneno botrpico. A diferenciao clnica se faz quando, nos acidentes laquticos, esto presentes alteraes vagais como nuseas, vmitos, clicas abdominais, diarria, hipotenso e choque.

Medidas a serem tomadas em caso de acidentes com cobras

1. No amarre o brao ou perna acidentada. O torniquete, ou garrote dificulta a circulao do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e no impede que o veneno seja absorvido. 2. No adianta chupar o local da picada. impossvel retirar o veneno do corpo, pois ele entra imediatamente na corrente sangunea. A suco pode piorar as condies do local atingido. 3. No coloque folhas, querosene, p de caf, terra, fezes e outras substncias no local da picada, pois elas no impedem que o veneno v para o sangue. Ao contrrio, podem provocar uma infeco, assim como os cortes. 4. Evite que o acidentado beba querosene, lcool e outras substncias txicas que, alm de no neutralizarem a ao do veneno, podem causar intoxicao. 5. Mantenha o acidentado deitado, em repouso, com a parte atingida em posio mais elevada, evitando que ele ande ou corra. 6. Retire anis, pulseiras ou qualquer outro objeto que possa impedir a circulao do sangue. 7. Leve imediatamente o acidentado ao servio de sade, para que ele receba soro e atendimento adequados. 8. O soro, quando indicado, deve ser aplicado o mais breve possvel e em quantidade suficiente, por profissional habilitado. Deve ser especfico para a serpente que o picou. Ex.: o soro antibotrpico para picadas de jararaca no eficaz para picadas de cascavel (deve ser o soro anticrotlico) ou de coral (soro antielapdico). Como se prevenir? No andar descalo. Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, nunca colocar as mos em tocas ou buracos na terra, ocos de rvores, cupinzeiros, entre espaos situados em montes de lenha ou entre pedras. Quando entrar em matas de ramagens baixas, ou em pomar com muitas rvores, parar no limite de transio de luminosidade e esperar a vista se adaptar aos lugares menos iluminados. No depositar ou acumular material intil junto habitao rural, como lixo, entulhos e materiais de construo. Controlar o nmero de roedores existentes na rea para evitar a aproximao de serpentes venenosas que deles se alimentam. No amanhecer e no entardecer, nos stios ou nas fazendas, chcaras ou acampamentos, evitar a aproximao da vegetao muito prxima ao cho, gramados ou at mesmo jardins, pois nesse momento que as serpentes esto em maior atividade. Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as siriemas, os gavies, os gambs e cangambs, e manter animais domsticos como galinhas e gansos prximos s habitaes que, em geral, afastam as serpentes.

Acidente Aranesmo
Os acidentes por Loxosceles, com leses necrticas de pele, tm evoluo longa dada a lentido na cicatrizao da lcera. Alguns estudos tm demonstrado que a cicatrizao se completa de 4 a 8 semanas aps a picada. Cicatrizes retrteis ou inestticas podem necessitar de cirurgia reparadora. Acidentes por Phoneutria ou Latrodectus so de evoluo aguda e, aps o tratamento, no deixam seqelas.

Loxosceles (Aranhas-Marrons)
Conhecidas popularmente como aranhas-marrons, constroem teias irregulares em fendas de barrancos, sob cascas de rvores, telhas e tijolos, atrs de quadros e mveis e em vestimentas, geralmente ao abrigo da luz; no so agressivas e picam somente quando comprimidas contra o corpo, ao se refugiar em vestimentas, acabam provocando acidentes. Podem atingir 1 cm de corpo e at 3cm de envergadura de pernas.

Aes do veneno
Atividade Dermonecrtica Hemoltica Efeitos Necrose cutnea no local da picada Hemlise intravascular

Locais (Forma cutnea):


Os sintomas locais se acentuam nas primeiras 24 a 72 horas aps o acidente, podendo variar sua apresentao desde: Leso incaracterstica: bolha de contedo seroso, edema, calor e rubor, com ou sem dor em queimao; Leso sugestiva: endurao, bolha equimoses e dor em queimao at; Leso caracterstica: dor em queimao, leses hemorrgicas focais, mescladas com reas plidas de isquemia (placa marmrea) e necrose. Geralmente o diagnstico feito nesta oportunidade. As picadas em tecido frouxo, como na face, podem apresentar edema e eritema exuberantes.

Sistmicas:
Mal-estar, cefalia, febre e exantema; Hemlise intravascular (forma cutnea visceral do loxoscelismo); Casos graves pode evoluir para insuficincia renal aguda.

Phoneutria (Aranha Armadeira)


As aranhas do gnero Phoneutria so conhecidas popularmente como aranha armadeira, por assumirem comportamento de defesa, apoiam-se nas pernas traseiras, erguem as dianteiras e os palpos , abrem as quelceras (aparelho inoculador), tomando bem visveis os ferres, e procuram picar. No constroem teia geomtrica, sendo animais errantes que caam principalmente noite.

Aes do veneno
Atividade Sobre terminaes nervosas Efeitos Local: dor, edema, sudorese Sistmica: contraturas musculares, intoxicao adrenrgica/colinrgica

Locais
Dor irradiada e de inicio imediato; Edema e sudorese no local; Parestesia ao longo do membro; As marcas do ponto de inoculao podem ou no ser visualizadas.

Sistmicas:
Taquicardia; Hipertenso arterial, agitao psicomotora e vmitos; Crianas podem apresentar em casos graves: Sudorese profusa; Sialorria; Priapismo; Hipotenso; Choque e edema pulmonar.

Acidente Escorpionismo
O envenenamento ocorre pela inoculao de veneno pelo ferro ou aguilho, localizado na cauda de escorpies. A estimulao de terminaes nervosas sensitivas determina o aparecimento do quadro local, de instalao imediata e caracterizada por dor intensa, edema e eritema discretos, sudorese localizada em torno do ponto de picada e piloereo. Eventualmente, mioclonias e fasciculaes podem ocorrer. A atividade sobre o sistema nervoso autnomo responsvel pelo quadro sistmico, observado em crianas, nas quais, aps intervalo de minutos at poucas horas (de 2 a 3), podem surgir manifestaes sistmicas como sudorese profusa, agitao psicomotora, tremores, nuseas, vmitos, sialorreia, hipertenso ou hipotenso arterial, arritmia cardaca, insuficincia cardaca congestiva, edema pulmonar agudo e choque. A presena dessas manifestaes impe a suspeita do diagnstico de escorpionismo, mesmo na ausncia de histria de picada ou identificao do animal.

Aes do Veneno:
Estudos experimentais demonstraram que veneno bruto ou fraes purificadas ocasiona dor local e efeitos complexos nos canais de sdio, produzindo despolarizao das terminaes nervosas ps-ganglionares, com liberao de catecolaminas e acetilcolina. Estes mediadores determinam o aparecimento de manifestaes orgnicas decorrentes da predominncia dos efeitos simpticos ou parassimpticos. Manifestaes Locais: A dor local (ardor, queimao ou agulhada) pode ser acompanhada por parestesias, aumentar de intensidade palpao e irradiarse para a raiz do membro acometido. Ponto(s) de inoculao nem sempre so visveis, na maioria dos casos, h apenas discreto eritema e edema, podendo-se observar tambm sudorese e piloereo local. Nos acidentes moderados e graves, principalmente em crianas, aps minutos at poucas horas (2-3h), podem surgir manifestaes sistmicas.

Manifestaes Sistmicas: Gerais: hipo ou hipertermia e sudorese profusa. Digestivas: nuseas, vmitos, sialorria e, mais raramente, dor abdominal e diarria. Cardiovasculares: arritmias cardacas, hiper ou hipotenso arterial, insuficincia cardaca congestiva e choque. Respiratrias: taquipnia, dispnia e edema pulmonar agudo. Neurolgicas: agitao, sonolncia, confuso mental, hipertonia e tremores. A gravidade do quadro clnico depende de vrios fatores como espcie e tamanho do animal agressor, quantidade de veneno inoculado, nmero de picadas, massa corporal da vtima e sensibilidade ao veneno, tempo decorrido entre o acidente e o tempo de atendimento mdico.

Medidas a serem tomadas em caso de Acidentes com aranhas e escorpies


1. No amarre o brao ou perna acidentada. O torniquete, ou garrote dificulta a circulao do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e no impede que o veneno seja absorvido. 2. No adianta chupar o local da picada. impossvel retirar o veneno do corpo, pois ele entra imediatamente na corrente sangunea. A suco pode piorar as condies do local atingido. 3. No coloque folhas, querosene, p de caf, terra, fezes e outras substncias no local da picada, pois elas no impedem que o veneno v para o sangue. Ao contrrio, podem provocar uma infeco, assim como os cortes. 4. Evite que o acidentado beba querosene, lcool e outras substncias txicas que, alm de no neutralizarem a ao do veneno, podem causar intoxicao. 5. Mantenha o acidentado deitado, em repouso, com a parte atingida em posio mais elevada, evitando que ele ande ou corra. 6. Retire anis, pulseiras ou qualquer outro objeto que possa impedir a circulao do sangue. 7. Leve imediatamente o acidentado ao servio de sade, para que ele receba soro e atendimento adequados. 8. O soro, quando indicado, deve ser aplicado o mais breve possvel e em quantidade suficiente, por profissional habilitado. Deve ser especfico para a serpente que o picou. Ex.: o soro antibotrpico para picadas de jararaca no eficaz para picadas de cascavel (deve ser o soro anticrotlico) ou de coral (soro antielapdico).

Como evitar acidentes por aranhas e escorpies


Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acmulo de entulhos, lixo domstico, material e construo nas proximidades das casas, inclusive terrenos baldios. Evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras e outras) junto s casas; manter a grama aparada. Em zonas rurais, casas de campo, sacudir roupas e sapatos antes de usar. No pr a mo em buracos, sob pedras, sob troncos "podres". O uso de calado e de luvas pode evitar acidentes. Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.

Vous aimerez peut-être aussi