Vous êtes sur la page 1sur 3

Como lidar com problemas pessoais no ambiente de trabalho

Angelica Kernchen Famlia. Amigos. Sade. Finanas. Estudo. Sentimentos. No uma tarefa fcil deixar o mundo acontecer l fora enquanto se est trabalhando; separar aspectos essencialmente pessoais, enquanto vivemos nossos momentos profissionais, pode ser uma tarefa dura, e cheia de percalos. Tentar suprimir problemas que afetam o equilbrio emocional e minam a tranquilidade para dar vazo a uma postura que se adeque melhor ao ambiente corporativo sempre foi uma questo difcil, principalmente na cultura latina. Segundo o palestrante e conferencista Tom Coelho, praticamente impossvel separar a vida pessoal da vida profissional. Trabalho com um conceito segundo o qual temos Sete Vidas. So, em verdade, sete dimenses formadas pela sade, afetividade, vida profissional, cultural, social, material e espiritual. So sete vidas que coexistem dentro de ns e nos acompanham, diariamente, onde quer que estejamos. E so indissociveis. Na prtica, basta imaginar a dificuldade de se trabalhar com afinco e entusiasmo quando h preocupaes com contas vencidas, parentes enfermos ou desiluses amorosas. Eventos deste tipo interferem na produtividade, na ateno e no interesse pela atividade laborativa. Porm, apesar disso, o que se espera que, durante o tempo em que o profissional permanece na empresa, sua dedicao seja exclusiva e focada, sem dispensar muita energia com assuntos particulares. Tambm no podemos levar situaes profissionais para o lado pessoal (como, por exemplo, uma crtica a uma tarefa realizada ser interpretada como uma ofensa pessoa; ou, pelo fato de manter um vnculo de amizade fora do trabalho, extrapolar numa discusso profissional). O fato que no podemos nos esquecer que somos seres humanos, e, por isto, em algum momento teremos algo da vida particular que poder afetar a vida profissional, como o caso de um profissional que est com a me muito adoentada; com certeza sua preocupao vai refletir no seu desempenho dirio. Vale salientar que no somos de ferro, mas esta separao (profissional X pessoal) um discernimento importante, comenta Adriana Souza, analista de RH da Catho Online. Tentar fingir que os problemas no existem tambm no soluo, pois, geralmente, as empresas conseguem notar que algo de errado est acontecendo com seu funcionrio, conforme afirma Adriana. Os comportamentos variam de pessoa para pessoa, cada um tem um tipo de reao, mas normalmente, um funcionrio com problemas pessoais apresenta queda no desempenho ( qualidade e produtividade), alteraes de humor, isolamento, baixa ateno, fcil disperso, dentre outros. Fato que nem sempre a empresa poder ajudar um profissional com problemas, visto que, muitas vezes, estes problemas ultrapassam o contexto organizacional. Porm, algumas vezes, uma conversa para aliviar a tenso pode ajudar o profissional a ter mais clareza para encontrar uma soluo que esteja ao seu alcance, ou, pelo menos, poder deix-lo com a sensao de que ele importante para a empresa. O mesmo serve para o caso de algum problema que exija

afastamento do profissional para resolv-lo, ou at mesmo para lidar melhor com ele (como no caso de morte de ente querido). A compreenso da empresa e o apoio so importantes para que o profissional se sinta valorizado, comenta ela. Na opinio de Tom Coelho, na maioria das vezes, as empresas podem e deveriam, sim, ajudar seus profissionais com problemas. Se o problema for de ordem financeira, a empresa pode ajudar concedendo um adiantamento salarial ou um crdito consignado. J se for uma questo de sade, oferecendo cuidados imediatos e aconselhando o profissional a buscar o devido tratamento. Se o caso for de dependncia qumica, sugerindo uma terapia. O RH ou Departamento de Sade Ocupacional da empresa deve agir como um autntico aliado, atesta. Comunicar empresa que voc est com problemas sempre uma boa opo, na viso de Tom. Deve-se compreender que o superior hierrquico no tem bola de cristal para saber o que est se passando, de modo que pode avaliar sua apatia como desinteresse ou at desleixo. Informe-o, ainda que superficialmente, que est passando por uma fase difcil, mas que est em busca da superao. Todavia, dependendo do nvel de seu relacionamento com o gestor, talvez seja necessrio filtrar as informaes, relatando o problema com dimenso menor do que a real. Problemas de ordem pessoal, invariavelmente, acompanham o profissional. Os especialistas frisam que o mal no est em traz-los para a empresa, mas na forma como estes problemas so compartilhados. No se abrir equivocadamente para que isso no resulte em uma exposio indesejada algo digno de ateno. Porm, se voc est passando por algum momento pessoal, que acredita estar interferindo em sua performance profissional, os especialistas do algumas dicas: inicialmente, evite o isolamento, deixando de compartilhar seus problemas com as pessoas mais prximas. Passamos ao menos oito horas envolvidos com o trabalho,e se voc no conversar com algum, sua cabea pode virar uma panela de presso prestes a explodir! Entretanto, evite tambm a exposio demasiada. Voc no precisa dividir seus anseios com todos ao redor, at porque no ardiloso ambiente corporativo h muitas pessoas espera de descobrir suas fraquezas para lhe atacar. Seja seletivo. E seja tambm discreto. A menos que trabalhe em um espao delimitado por uma sala privada, com boa vedao acstica, onde seja possvel trancar a porta, cuide para que seus assuntos pessoais sejam tratados reservadamente. Assim, afaste-se para falar ao telefone ou travar aquela batalha verbal comum a muitas discusses. Se o embate for pelo computador, certifique-se de fechar a tela que contm o dilogo ao sair do ambiente. E jamais, jamais chore em pblico. Alguns sero solcitos e lhe oferecero carinho e apoio. Mas outros no se esquecero deste seu momento de fragilidade. E usaro isso contra voc no futuro, aconselha Tom. E Adriana, da Catho Online, nos diz para nos atentarmos tambm aos seguintes pontos:

1) ao manter relacionamentos de amizade fora do ambiente de trabalho, cuidado para no adotar a postura de "reclamo", falar mal do trabalho, das pessoas, etc. Lembre-se que esta pessoa trabalha contigo e que seus comentrios podero gerar conflitos se forem levados para dentro da empresa; 2) se voc costuma sair com seu chefe e equipe para happy hour, no tente manter a mesma intimidade no ambiente de trabalho: o que pode ter sido engraado numa ocasio informal, pode ser inconveniente no trabalho; 3) cuidado para no se sobrecarregar de problemas, querer resolver problemas de ordem pessoal e problemas de ordem profissional ao mesmo tempo. Avalie o momento, o tempo necessrio e os recursos para esta soluo. 4) na medida do possvel, no leve "trabalho" para casa (problemas) e nem de casa para o trabalho. Procure lidar com cada situao em seu contexto inicial; 5) caso acontea algum evento que o aflija, ou se estiver passando por uma situao difcil, deixe seu lder a par disso. Talvez ele no possa ajud-lo, mas poder apoi-lo em alguma deciso.
Fonte: http://www.catho.com.br/

Reviso e Adaptao

Csar Santos

Vous aimerez peut-être aussi