Vous êtes sur la page 1sur 8

Redes de computadores, LAN, WAN, Recursos hoje, j ningum vive sozinho no mundo!

Fig. 5.1: Computadores ligados em rede At os computadores tm direito a uma rica vida social dentro das redes locais e da Internet. Faz todo o sentido lig-los em rede! A necessidade crescente de que um nmero cada vez mais elevado de pessoas tenha acesso a informaes dos mais variados tipos, aliado ideia de compartilhamento de recursos e actividades levou ao desenvolvimento das redes de comunicao. O trabalho feito por um computador poderia ser compartilhado e dividido. Assim, dois computadores poderiam compartilhar recursos e trocar mensagens entre si, dividindo as tarefas. Para isso, eles precisavam de estar ligados entre si e precisavam de "falar" uma mesma lngua para poder haver comunicao. Um computador ligado a outro, dois computadores ligados a um terceiro, uma rede ligada a outra, logo, centros de todas as partes do mundo estavam interconectados trocando dados e informaes. Inicialmente, ao nvel de grandes e mdias empresas, bancos, linhas areas, agncias de viagens, etc. para que os vrios funcionrios da empresa pudessem ter acesso mesma base de dados para realizarem as suas tarefas. Depois para que as diferentes agncias de uma mesma empresa geograficamente dispersas acedessem aos dados e posteriormente para a ligao a outras empresas com que mantinham relaes.

Fig. 5.2: A Rede global Rede de computadores Uma rede de computadores o resultado da interligao de dois ou mais computadores e dispositivos perifricos, tendo em vista a partilha de recursos, a gesto e a comunicao dentro de uma dada organizao. Qualquer organizao com alguns computadores e dispositivos perifricos tem pelo menos trs razes fortes para os interligar em rede:

1. Comunicao: As redes de computadores facilitam a comunicao entre os funcionrios da organizao atravs da troca fcil e rpida de mensagens electrnicas; correio electrnico. Atravs do seu computador, um funcionrio pode enviar e receber mensagens de outros funcionrios, mesmo que eles se encontrem em departamentos diferentes.

2. Organizao: As redes de computadores contribuem para a organizao da instituio atravs de dois pontos essenciais. Primeiro, permitem a criao de grupos de trabalho entre funcionrios, mesmo que eles se encontrem em departamentos diferentes. 3. Economia: A grande vantagem das redes em termos econmicos consiste na possibilidade de partilhar recursos, sejam eles perifricos, programas de software ou bases de dados. Objectivos das Redes Compartilhamento de recursos Tornar todos os programas, equipamentos e, especialmente, dados disponveis para todos os usurios da rede, independentemente da localizao fsica dos usurios ou dos recursos. Alta Confiabilidade Possuir redundncia de recursos, que permita a continuidade de operao em face da indisponibilidade de Hardware. Economia Pequenos computadores possuem uma melhor relao custo/benefcios que grandes sistemas; Mainframes so 10 vezes mais velozes que computadores pessoais, mas custam 1000 vezes mais. Escalabilidade Permitir o aumento gradual do desempenho de um sistema, na medida em que aumenta a carga de trabalho, apenas adicionando mais processadores. Cooperao Permitir que um mesmo trabalho seja dividido em partes, e realizado simultaneamente ou no, por vrias pessoas de um mesmo grupo que esto fisicamente longe umas das outras. Tipos de Redes Existem muitos tipos de redes especializadas: redes de televiso (por cabo e sem fios), redes de transmisso de vdeo, redes telefnicas, redes de vigilncia, ... e redes de computadores. Tal como dissemos antes, as redes de computadores ou redes de dados so redes de transporte de pacotes de dados, muito flexveis e gerais no tipo de aplicaes que suportam (transmisso de ficheiros, correio electrnico, pginas web, voz, vdeo, ...). Os outros tipos de redes so geralmente especializados num nico tipo de aplicao e so optimizados para esse fim (por exemplo: transporte de sinal de vdeo, de voz, ...). Hoje, existe a tendncia para que todas as redes passem a ser gerais e se baseiem na transmisso de dados. Podemos classificar as redes, quanto distribuio geogrfica, em diversos tipos: LAN (Local Area Network) Redes de rea local. A distncia mxima deste tipo de redes no ultrapassa algumas centenas de metros (edifcio).

CAMPUS (CAMPUS Network) uma rede que interliga vrios edifcios de uma organizao, concentrados numa determinada rea. Rede Local sem fios (WLAN -Wireless Local Area Network) Rede local virtual (VLAN-Virtual Local Area Network ) So definidas sobre redes locais que esto equipadas com dispositivos apropriados. Rede privada virtual (VPN-Virtual Private Network ) utilizam uma rede pblica, por exemplo a "internet" para estabelecer uma ligao de dados entre dois pontos. Os dois pontos da ligao passam a funcionar como encaminhadores ("routers") para as respectivas redes. MAN (Metropolitan Area Network) Redes de rea metropolitana. Rede que interliga uma grande cidade, como o caso da conexo de organizaes que tm edifcios em diferentes pontos duma cidade. Um exemplo de MAN actual e bastante conhecido entre o pblico geral a "net-cabo". WAN (Wide Area Network) Rede de rea alargada. Este tipo de rede interliga regies, pases ou mesmo todo o planeta (Internet). Outro tipo de classificao de redes deve-se existncia, ou no, de um ou mais computadores dedicados para a rede: Rede Ponto a Ponto (Peer-to-Peer) Todos os computadores tm competncias iguais. No existe um computador dedicado exclusivamente para partilhar recursos. Cada computador pode aceder aos recursos disponibilizados pelos outros. Rede Cliente/Servidor (Client-Server) Existe um ou mais computadores dedicados para partilhar recursos. Este tipo de computadores geralmente de grande capacidade, tanto ao nvel do armazenamento como de processamento. Tipologias de Redes O modo como os computadores se interligam fisicamente na rede e como os dados circulam nessa mesma rede definido respectivamente por: Tipologia Fsica; Tipologia Lgica. Tipologias Fsicas As tipologias fsicas indicam como podemos, fisicamente, dispor os computadores e os cabos na rede informtica. Existem vrias tipologias fsicas para redes informticas: Tipologia em Barramento (Bus); Tipologia em Estrela (Star); Tipologia em Anel (Ring); Tipologia em Malha (Mesh); Etc.

Tipologia - Barramento (BUS) Esta tipologia j foi a mais usada em redes locais (LAN).

Fig. 5.4: Rede em Barramento Os diversos computadores partilham uma linha comum e quando pretendem comunicar entre si mandam uma mensagem para a linha que, alm dos dados que pretende transmitir, contm tambm o endereo do destinatrio. Esta tipologia tem como vantagens: Necessita de pouco equipamento; A ligao aparentemente fcil; Torna fcil a insero de um novo computador na rede; Esta tipologia j no muito utilizada em LANs devido aos seguintes problemas: Quando existe um problema num cabo, toda a rede perde a comunicao; Utilizando um cabo coaxial fino, a velocidade mxima de transmisso apenas de 10 Mbps. Tipologia em ANEL (RING)

Fig. 5.5: Rede em Anel A tipologia em anel utilizada em LANs. constituda por um cabo coaxial fechado em si prprio, formando um anel; A comunicao tem de se realizar sempre num determinado sentido (horrio ou anti-horrio); possvel que mais do que um computador esteja a comunicar com outro simultaneamente; Conseguem suportar uma maior carga de trfego; Os sinais circulam dentro do anel e passam sequencialmente de computador em computador. Vantagens: A passagem do sinal realizada sequencialmente entre cada computador; A velocidade de transmisso de sinal de 16 Mbps e de 100 Mbps. Desvantagens: Preo do equipamento de rede elevado; Se o cabo tiver problemas todos os computadores deixam de comunicar. Tipologia em ESTRELA (STAR)

Tipologias Lgicas Estas tipologias indicam como que os sinais circulam numa rede informtica entre os diversos dispositivos. Dois tipos diferentes de circulao de dados so: Tipologia Lgica em barramento; Tipologia Lgica em anel; Tipologia Lgica em Barramento Os dados dentro da rede circulam em difuso (broadcast).; Se um computador enviar dados, toda a rede fica ocupada por esses sinais;

Todos os outros computadores detectam que existem dados, mas s o computador a quem se destinam esses dados que os recolhe, os restantes ficam escuta;. Se, no momento em que o computador est a enviar dados para a rede, outro computador comear a emitir dados, ocorre uma coliso na rede e esta termina e todo o processo de comunicao tem de se iniciar novamente. Tipologia Lgica em Anel Os dados circulam pela rede de n em n (ponto a ponto); Um computador recebe os dados e, se estes no forem para ele, transmite-os novamente para outro computador; Este processo repetido as vezes que forem necessrias at se encontrar o computador para o qual se destinam os dados; Aps a recepo dos dados, este envia uma mensagem de confirmao para o computador emissor. Nesta tipologia no ocorrem colises, pois, devido a um sinal que circula na rede e que conhecido por token, um computador s inicia uma nova transmisso aps receber um sinal deste. Padro de Redes Conjunto de regras que definem: Meio fsico de transmisso; Como os computadores acedem ao meio fsico de transmisso; Formato dos pacotes que nele viajam; Duma forma geral, tem-se os seguintes padres: a) Ethernet b) Token-Ring; c) FDDI, etc Padro Ethernet A primeira rede Ethernet foi desenvolvida em 1972 pela Xerox Corporation por Robert Metcalfe. Com uma rede onde todas as estaes compartilhavam do mesmo meio de transmisso, um cabo coaxial; a configurao utilizada para esta conexo foi a de barramento, utilizava uma taxa de transmisso de 2,94 Mbps. No incio este padro era chamado de Network Alto Aloha , depois foi modificado para ethernet para deixar claro que este padro pode suportar qualquer computador e para mostrar que pode ser desenvolvido fora dos seus laboratrios. Metcalfe optou pela palavra ether de maneira a descrever uma caracterstica imprescindvel do sistema: o meio fsico transporta os bits para todas as estaes, visto que se acreditava que acontecia com o ter, o meio que preenche o universo e o espao entre os corpos celestes que propaga as ondas electromagnticas pelo espao. A falta de padronizao dificultava o progresso das pesquisas e a venda de equipamentos, com o intuito de resolver este problema foi homologado ao IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, em 1980, a responsabilidade de criar e administrar a padronizao da ethernet. Desde a sua regulamentao pelo IEEE as suas especificaes foram totalmente disponibilizadas. Esta abertura combinada com a facilidade na utilizao e com a sua robustez resultou no largo emprego desta tecnologia. Portanto, o Padro Ethernet uma tecnologia de rea local, definido pela norma 802.3 da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Cablagem

Tabela 5.1: Tipos de cablagem

Vous aimerez peut-être aussi