Vous êtes sur la page 1sur 1

OTIMIZAO DA METANLISE DE LEO VEGETAL EM UMA MICRO-COLUNA DE RECHEIO

Thas Gregrio Coelho, Prof. Dr. Lus Fernando Novazzi Centro Universitrio da FEI, FEI-SP tata_coelhogregorio@hotmail.com.br e lnovazzi@edu.fei.br

Resumo: Este projeto visa a produo de biodiesel em uma micro-coluna com recheio, estudando as influncias da razo entre as vazes de alimentao de leo de girassol/metanol e a concentrao de hidrxido de potssio, utilizado como catalisador. 1. Introduo
Combustveis fsseis so muito poluidores afetando o meio ambiente de forma bastante agressiva, o que faz a populao mundial buscar solues para tais problemas. O biodiesel produzido a partir de leos vegetais torna-se uma boa soluo para isso, pois um combustvel renovvel e biodegradvel. O biodiesel obtido da reao de transesterificao de um triglicerdeo com um lcool de cadeia curta na presena de um catalisador KNOTHE et al (2006).O modo mais tradicional de se produzir biodiesel atravs de um reator em batelada, e a inovao neste trabalho que a reao de transesterificao do leo de girassol com metanol, usando hidrxido de potssio como catalisador, ser realizada em um sistema lquidolquido, em uma micro-coluna com recheios de anis de vidro. A razo entre as vazes de alimentao dos reagentes e concentrao de catalisador so as variveis independentes no sistema. Os objetivos so encontrar um modelo que relacione a converso da reao em duas fases com fatores independentes do sistema e a localizao do ponto timo de operao.

Analisou-se o grau de converso dos triglicerdeos por cromatografia gasosa, de maneira indireta, atravs da glicerina formada.

Figura 1: Esquema da micro-coluna

3. Resultados e Discusso
Para todas as combinaes de relao de vazes leo de girassol/metanol e para as diferentes concentraes de catalisador, os resultados da cromatografia mostraram que houve somente a formao de traos de glicerina. Isso significa que em todos os casos os graus de converso foram muito baixos.

2. Metodologia
Os anis de vidro foram depositados na micro-coluna, representada na figura 1, a qual possui 30 cm de altura, com dimetro interno de 2,70 cm em paredes de 0,15cm de espessura, e em seguida completou-se a com a fase leo, que neste caso era a fase pesada. A bomba peristltica com a alimentao da fase leo foi ligada, e ajustou-se a vazo de entrada e sada da mesma. Aps o ajuste da vazo acionou-se o sistema de rotao e ajustou-se tambm a sua freqncia no valor desejado. Colocou-se em operao a alimentao da fase lcool com o hidrxido de potssio j dissolvido, iniciando assim a alimentao com a vazo desejada. O controle de vazo da sada da fase lcool foi feita em nvel, ou seja, sua sada foi feita quando esta completou o espao na micro-coluna relativo sua coalescncia e decantao da fase leo que possa ter sido arrastada durante a operao. A temperatura de operao do sistema foi de aproximadamente 40C, com uma vazo volumtrica total de alimentao de leo e metanol no sistema de 26mL/min e 17 cm de altura total do recheio de anis de vidro. As concentraes do catalisador variaram em 0,75%, 1% e 1,25%. Quando comeou a sada da fase leve, acionou-se o cronmetro para contagem do tempo de operao da microcoluna. O tempo de operao foi de 40 minutos, quando pudemos garantir que o sistema atingiu o regime permanente, para as condies de operao definidas. Durante toda a operao foram feitas coletas peridicas de amostras na sada de ambas as fases e foram realizadas medidas de vazes de cada fase. Com esses dados pode-se conhecer tanto o comportamento das concentraes como das vazes ao longo do tempo de operao.

4. Concluso
Nas condies de operao propostas no se conseguiu a produo de biodiesel, em virtude de um tempo de residncia muito baixo dos reagentes na coluna. Para a continuidade do projeto, prope-se a operao da coluna com reciclo dos reagentes, de modo a melhorar o grau de converso.

5. Referncias
KNOTHE,G.,GERPEN,J.V.,KRAHL,J.,RAMOS,L.P. Manual do Biodiesel, Edgard Blucher , 2006

Agradecimentos
Ao Centro Universitrio da FEI pela concesso da bolsa de Iniciao Cientfica e pela disponibilidade dos equipamentos e laboratrios utilizados no projeto.

Vous aimerez peut-être aussi