Vous êtes sur la page 1sur 12

Companhia Docas do Estado da Bahia

Caderno de Provas Objetivas

Concurso Pblico 2010 21/11/2010 - TARDE

ADVOGADO
TIPO 1 - BRANCO
Informaes gerais
Voc receber do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas formuladas na prova de tipo 1; b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado das 60 (sessenta) questes, sem repetio ou falha. No ser permitida a permanncia de candidato em sala de prova portando aparelhos eletrnicos como pager, telefone celular, relgio do tipo data bank, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mquina fotogrfica, mquina de calcular e/ou similares. Tal infrao pode acarretar eliminao sumria do candidato. Verifique se o material est em ordem, se seu nome e nmero de inscrio so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, sua obrigao: a) ler atentamente as instrues de preenchimento da folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do enunciado. Voc dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas, de inteira responsabilidade do candidato, dar-se- mediante utilizao de caneta esferogrfica de cor preta ou azul. Em hiptese alguma haver substituio das folhas de respostas por erro do candidato. O tempo disponvel para esta prova ser de quatro horas. Voc somente poder sair do local de prova 60 (sessenta) minutos aps o seu incio. Voc somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos de prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

Ateno!
Voc est recebendo um caderno de provas do tipo 1. Portanto, verifique se sua folha de respostas , tambm, do tipo 1. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providncias.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 1

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Texto para as questes 1 a 10


Distribuio de renda alada a prioridade O estmulo do crescimento do consumo interno e a reduo da crescente desigualdade esto entre as principais metas econmicas da China para os prximos cinco anos, segundo o plano nacional 2011-2015 aprovado ontem pelo Partido Comunista. "A participao da renda pessoal na distribuio da renda nacional deve ser aumentada, e a participao da remunerao do trabalho na distribuio primria tambm deve ser elevada", diz o comunicado de ontem. O texto fala ainda em "relaes de trabalho harmoniosas" e em criar "mecanismos para expandir o consumo domstico". "A grande diferena do dcimo segundo Plano Quinquenal que os planos anteriores se baseavam principalmente em criar um pas rico, enquanto este enfatiza a criao de riqueza para a populao", afirmou Yang Weiming, vicesecretrio-geral do Comit de Desenvolvimento Nacional e Reforma, imprensa estatal chinesa. Apesar do elevado crescimento das ltimas trs dcadas ter tirado 500 milhes de pessoas da pobreza, a segunda maior economia do mundo ficou bem mais desigual. Um estudo do Centro de Distribuio de Renda e Pobreza da Universidade Normal de Pequim mostra que os 10% mais ricos ganharam 23 vezes mais do que os 10% mais pobres em 2007. Em 1998, a elite econmica ganhava 7,3 vezes mais do que os mais pobres. O comunicado prev ainda que a China "participe ativamente" na governana econmica mundial e na cooperao regional, alm de "abrir mais para o mundo e melhorar a sua estrutura de comrcio exterior". O plano quinquenal ainda est em sua fase preliminar, sem nmeros estabelecidos para os objetivos. At fevereiro, ficar pronta a verso completa.
(Folha de S. Paulo, 19 de outubro de 2010)

1
A respeito do texto, analise as afirmativas a seguir: I. O penltimo pargrafo do texto remete diretamente ao primeiro pargrafo, podendo este ser uma continuidade daquele. II. No primeiro pargrafo, ontem refere-se a 18 de outubro de 2010. III. Segundo o texto, o Plano 2011-2015 apresenta grande diferena em relao aos anteriores. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

10

2
Em 1998, a elite econmica ganhava 7,3 vezes mais do que os mais pobres. (L.30-31) Assinale a alternativa em que a alterao do perodo NO tenha sido feita observando-se a norma culta. (A) Em 1998, as elites econmica e poltica ganhavam 0,8 vezes mais do que os mais pobres. (B) Em 1998, as elites econmica e poltica eram 2,5% maiores do que a cultural. (C) Em 1998, as elites ganhavam 1,5 vez mais do que os mais pobres. (D) Em 1998, as elites poltica e econmica eram 2,8 vezes a cultural. (E) Em 1998, trs quartos da elite ganhavam 4,3 vezes mais do que os mais pobres.

15

20

25

3
"A grande diferena do dcimo segundo Plano Quinquenal que os planos anteriores se baseavam principalmente em criar um pas rico, enquanto este enfatiza a criao de riqueza para a populao", afirmou Yang Weiming, vice-secretrio-geral do Comit de Desenvolvimento Nacional e Reforma, imprensa estatal chinesa. (L.15-21) No contexto da fala do vice-secretrio-geral, o pronome destacado no trecho acima tem valor (A) anafrico. (B) catafrico. (C) ditico. (D) indefinido. (E) expletivo.

30

35

4
O sexto pargrafo, em relao ao anterior, apresenta uma (A) comprovao. (B) exemplificao. (C) oposio. (D) ressalva. (E) explicao.

40

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 2

www.pciconcursos.com.br

5
Apesar do elevado crescimento das ltimas trs dcadas ter tirado 500 milhes de pessoas da pobreza, a segunda maior economia do mundo ficou bem mais desigual. (L.22-25) A respeito do perodo acima, analise as afirmativas a seguir: I. Para efeito de boa discursividade, respeitando a impossibilidade de sujeito preposicionado, o incio do perodo devia ser Apesar de o elevado crescimento.... II. Apesar de pode ser substitudo sem prejuzo de sentido por No obstante. III. A palavra maior tem valor adverbial. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

8
"A participao da renda pessoal na distribuio da renda nacional deve ser aumentada, e a participao da remunerao do trabalho na distribuio primria tambm deve ser elevada", diz o comunicado de ontem. (L.7-11) Em relao vrgula antes da palavra E no perodo acima, correto afirmar que est (A) incorreta, pois no pode haver vrgula se houver a palavra E. (B) correta, uma vez que o E tem valor no aditivo. (C) incorreta, pois s estaria correta se houvesse uma vrgula aps a palavra primria. (D) correta, por se tratar de caso de polissndeto. (E) correta, pois o E inicia orao com sujeito diferente do da anterior.

9
Assinale a palavra que foi acentuada seguindo a mesma regra que trs (L.23). (A) prev (L.32) (B) At (L.40) (C) alm (L.34) (D) (L.16) (E) pas (L.17)

6
Assinale a alternativa com funo sinttica idntica de pronta (L.40). (A) metas (L.3) (B) fase (L.37) (C) aumentada (L.8) (D) desigual (L.25) (E) estrutura (L.35)

10
Assinale a palavra que apresente, em relao a afixos, a mesma estrutura que desigualdade (L.2). (A) distribuio (L.10) (B) Universidade (L. 27) (C) Desenvolvimento (L.20) (D) principalmente (L.17) (E) harmoniosas (L.13)

7
A respeito da estrutura sinttica do ttulo, analise as afirmativas a seguir: I. O perodo est na voz passiva. II. O predicado verbo-nominal. III. H uma ocorrncia de complemento nominal. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

Texto para as questes 11 a 13

(Laerte. Folha de S.Paulo, 19 de outubro de 2010)

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 3

www.pciconcursos.com.br

11
Na fala do professor, a palavra como tem valor (A) comparativo. (B) causal. (C) condicional. (D) conformativo. (E) concessivo.

Aos teus ps que nos deste o Direito Aos teus ps que nos deste a Verdade Trata e exulta num frvido preito 20 A alma em festa da nossa cidade Dessa sagrada colina Manso da Misericrdia Dai-nos a Graa Divina Da Justia e da Concrdia

12
Com base na leitura da tirinha, analise as afirmativas a seguir: I. O humor da tirinha ocorre porque o leitor pode inferir que o professor havia mandado o aluno ficar de p, no canto da sala, de frente para a parede, mas o fez de modo diverso. II. Pela fala do professor, pode-se deduzir que o aluno em castigo j no fizera anteriormente outras coisas do modo como o professor havia mandado. III. O objetivo principal da interrogao do professor no obter uma resposta do aluno. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

14

(Arthur de Salles e Joo Antnio Wanderley)

Nos versos 17 e 18, a palavra QUE classifica-se como (A) pronome relativo. (B) conjuno subordinativa. (C) partcula expletiva. (D) preposio. (E) conjuno integrante.

15
Dai-nos a Graa Divina (verso 7) Assinale a alternativa em que se fez corretamente a passagem do verso acima para a forma negativa. (A) No nos deis a Graa Divina (B) No nos ds a Graa Divina (C) No nos dai a Graa Divina (D) No nos d a Graa Divina (E) No nos dais a Graa Divina

13
Assinale a alternativa em que, alterando-se a fala do professor, NO se manteve adequao norma culta. (A) Vs no conseguis fazer nada como vos solicito?! (B) Tu no consegues fazer nada como te oriento?! (C) Voc no consegue fazer nada como lhe solicito?! (D) Voc no consegue fazer nada como o oriento?! (E) Voc no consegue fazer nada como o peo?!

16
Por preito, (verso 19), s NO se entende (A) venerao. (B) laurel. (C) tribulao. (D) homenagem. (E) incenso.

Texto para as questes 14 a 17


Hino ao Senhor do Bonfim Glria a ti neste dia de Glria Glria a ti, Redentor, que h cem anos Nossos pais conduziste vitria Pelos mares e campos baianos 5 Dessa sagrada colina Manso da misericrdia Dai-nos a Graa Divina Da Justia e da Concrdia

17
Assinale a palavra que, no texto, NO tenha valor adjetivo. (A) Nossos (verso 3) (B) avanada (verso 11) (C) cem (verso 2) (D) nos (verso 17) (E) imortal (verso 12)

As questes 18 a 20 referem-se ao Manual de Redao da Presidncia da Repblica

Glria a ti nessa altura sagrada 10 s o eterno farol, s o guia s, Senhor, sentinela avanada s a guarda imortal da Bahia Dessa sagrada colina Manso da Misericrdia 15 Dai-nos a Graa Divina Da Justia e da Concrdia
ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO
Pgina 4

www.pciconcursos.com.br

18
Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. O fecho das comunicaes oficiais possui, alm da finalidade bvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatrio. Os modelos para fecho foram regulados pela Portaria 1 do Ministrio da Justia, de 1937, que estabelece quinze padres. II. Para o Presidente da Repblica, deve-se usar Respeitosamente. III. Deve-se tratar o Governador por Vossa Excelncia. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

RACIOCNIO LGICO 21
Um dado dito comum quando possui 6 faces e os nmeros das faces opostas somam sete. Desse modo, num dado comum, o 1 ope-se ao 6, o 2 ope-se ao 5 e o 3 ope-se ao 4. Um dado comum est sobre uma mesa de tal maneira que a face voltada para baixo a nica que no pode ser vista. Os nmeros estampados nas faces laterais desse dado somam (A) 12. (B) 14. (C) 21. (D) 18. (E) 16.

22
Olegrio faz a barba de 3 em e dias. Hoje domingo e Olegrio est fazendo a sua barba. Ele voltar a se barbear num dia de domingo daqui a quantos dias? (A) 21. (B) 18. (C) 12. (D) 14. (E) 15.

19
Segundo o que orienta o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. Aviso e ofcio so modalidades de comunicao oficial praticamente idnticas. A nica diferena entre eles que o aviso expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofcio expedido para e pelas demais autoridades. Ambos tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si e, no caso do ofcio, tambm com particulares. II. Quanto sua forma, aviso e ofcio seguem o modelo do padro ofcio, com acrscimo do vocativo, que invoca o destinatrio, seguido de vrgula. III. Para evitar equvocos, o Manual recomenda no deixar a assinatura em pgina isolada do expediente; deve-se transferir para essa pgina ao menos a ltima frase anterior ao fecho. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se nenhuma afirmativa estiver correta. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

23
Uma sequncia de nmeros construda da seguinte forma: so dados o 1 termo e o 2 termo dessa sequncia; a diferena entre eles ser o 3 termo; cada termo posterior ao 3 ser a diferena entre os dois termos imediatamente anteriores; nenhuma das diferenas calculadas fornecer como resposta um nmero negativo. Em uma sequncia cujo 1 termo 26 e o 2 termo 8, o termo que ocupa a 7 posio (A) 4. (B) 0. (C) 2. (D) 6. (E) 8.

20
A respeito do Padro Ofcio, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) Os ofcios e memorandos podero ser impressos em ambas as faces do papel. (B) Para facilitar a localizao, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + nmero do documento + palavras-chave do contedo. (C) obrigatrio constar a partir da segunda pgina o nmero da pgina. (D) Deve ser utilizado espaamento simples entre as linhas e de 6 pontos aps cada pargrafo, ou, se o editor de texto utilizado no comportar tal recurso, de uma linha em branco. (E) Todos os tipos de documentos do Padro Ofcio devem ser impressos em papel de tamanho ofcio.

24
No Restaurante do Abreu, as contas apresentadas aos clientes so sempre o resultado da soma do que foi consumido com a gorjeta de 15% sobre esse consumo. Aps comer nesse restaurante, Gasto recebeu a conta no valor de R$ 49,68. Gasto se recusou a pagar os 15% e resolveu pagar apenas 10% de gorjeta. Dessa forma, sua conta diminuiu (A) R$ 2,38. (B) R$ 2,49. (C) R$ 2,16. (D) R$ 1,98. (E) R$ 2,04.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 5

www.pciconcursos.com.br

25
Considere verdadeira a seguinte proposio composta: Se Mariana chegar, ento Antnio dormir. correto concluir que (A) se Mariana no chegar, ento Antnio dormir. (B) se Mariana no chegar, ento Antnio no dormir. (C) se Antnio dormir, ento Mariana chegou. (D) se Antnio no dormir, ento Mariana chegou. (E) se Antnio no dormir, ento Mariana no chegou.

29
Todos os elementos do conjunto R so elementos do conjunto S e todos os elementos do conjunto R gozam da propriedade p. Sabendo que R no um conjunto vazio, conclui-se que (A) todos os elementos do conjunto S gozam da propriedade p. (B) existem elementos do conjunto S que no gozam da propriedade p. (C) pelo menos um elemento do conjunto S goza da propriedade p. (D) todos os elementos que gozam da propriedade p so elementos de R. (E) qualquer elemento de S no goza da propriedade p.

26
Uma pesquisa feita com um grupo de 20 homens descobriu que 7 desses homens leem a revista A, e 9 deles leem a revista B. correto concluir que (A) os dados da pesquisa esto errados, pois 7 + 9 menor do que 20. (B) apenas 4 desses homens leem as duas revistas. (C) h, no mximo, 3 homens que no leem nenhuma das duas revistas. (D) se 4 desses homens no leem A e no leem B, ento algum homem l as duas. (E) se 5 desses homens no leem A e no leem B, ento h exatamente 1 homem que l as duas.

30
Uma relao dita reflexiva quando um elemento qualquer est relacionado com ele mesmo. A relao de igualdade reflexiva porque toda coisa igual a si mesma. Uma relao simtrica quando, se uma coisa est relacionada com uma segunda, ento a segunda coisa est relacionada com a primeira. A igualdade simtrica, pois, se a igual a b, ento b igual a a. Uma relao transitiva quando, se uma coisa est relacionada com uma segunda e esta segunda com uma terceira, ento a primeira est relacionada com a terceira. A igualdade transitiva: se a igual a b e b igual a c, ento a igual a c. Uma relao que seja reflexiva, simtrica e transitiva uma relao de equivalncia. A igualdade uma relao de equivalncia. Analise as afirmaes que se seguem: I. A relao maior do que ou igual a, aplicada ao conjunto dos nmeros naturais, uma relao de equivalncia. II. Definindo retas perpendiculares como retas que formam 90, a relao de perpendicularidade, aplicada s retas do plano, uma relao de equivalncia. III. A relao ter nascido no mesmo ano, aplicada a todos as pessoas da humanidade, uma relao de equivalncia. (so) verdadeira(s) somente (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

27
A negao de Todos viajaram e retornaram todos na terafeira (A) Ningum viajou, portanto no retornaram todos na tera-feira. (B) Ningum viajou ou ningum retornou na tera-feira. (C) Pelo menos um no viajou ou algum no retornou na tera-feira. (D) Pelo menos um no viajou e algum no retornou na tera-feira. (E) Pelo menos um no viajou ou ningum retornou na tera-feira.

28
Um programa de entrevista exibido diariamente. Em cada programa so entrevistadas duas personalidades. Se duas pessoas so entrevistadas em determinado dia, as mesmas duas pessoas no sero entrevistadas juntas nunca mais. No prximo ano sero exibidos trezentos programas. Quantas personalidades so necessrias, no mnimo, para a exibio dos trezentos programas? (A) 27. (B) 25. (C) 20. (D) 18. (E) 24.

31
Marcos declarou: Sbado vou ao teatro ou domingo vou ao cinema. Conclui-se que ele mentiu se ele (A) for ao teatro no sbado e no for ao cinema no domingo. (B) for ao cinema no sbado e for ao teatro no domingo. (C) for ao teatro no sbado e tambm no domingo. (D) no for ao teatro no sbado e no for ao cinema no domingo. (E) no for ao cinema no sbado e nem for ao cinema no domingo.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 6

www.pciconcursos.com.br

32
Na tabela (tringulo) a seguir, a primeira linha comea com o nmero 1 e tem 1 elemento. A segunda linha comea com o nmero 2 e tem 2 elementos. A terceira, com o nmero 3 e tem 3 elementos e assim por diante, de modo que a n-sima linha comea com o nmero n e tem n elementos. 1 2 3 3 4 5 4 5 6 7 5 6 7 8 9 6 7 8 9 10 11 . . . O nmero central da vigsima primeira linha o (A) 30. (B) 27. (C) 28. (D) 31. (E) 33.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 36
A respeito do contrato de fretamento, correto afirmar que (A) no contrato de fretamento por viagem, temos uma gesto compartilhada, ficando a gesto nutica com o fretador e a gesto comercial com o afretador. (B) fretamento a casco nu o contrato em virtude do qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcao, por tempo indeterminado, sem o direito de designar o comandante e a tripulao. (C) no fretamento por tempo, tanto a gesto nutica quanto a gesto comercial ficam com o afretador do navio. (D) fretamento por tempo o contrato em virtude do qual o afretador recebe a embarcao armada e tripulada, ou parte dela, para oper-la por tempo indeterminado. (E) contrato de fretamento aquele pelo qual, mediante preo ajustado, fretador concede a um afretador o uso total ou parcial do seu navio.

33
Sejam a, b e c nmeros reais diferentes de zero e k =

37
No contrato de transporte martimo, o ponto central a conduo de mercadorias de um ponto para outro. O embarcador, no contrato de transporte martimo, no se envolve na gesto nutica do navio. O que ele almeja que as suas mercadorias sejam transportadas at o local de destino. Nesse tipo de contrato de prestao de servios, o documento que comprova o recebimento da carga a bordo denominado de (A) Carta-partida. (B) Conhecimento de Embarque. (C) Contrato de Afretamento. (D) Carta de Crdito. (E) Conhecimento do Carregamento.

a b c . O conjunto de todos os possveis valores de a b c


k (A) (B) (C) (D) (E) {3, 1, 0, 1, 3}. { 3, 1, 1, 3}. {3}. naturais diferentes de zero. reais deferentes de zero.

34
O preo de um eletrodomstico aumentou, de agosto de 2010 para setembro do mesmo ano, R$ 120,00. Isso corresponde a um aumento mensal de 8%. O valor desse eletrodomstico em setembro de 2010 era, em reais, um nmero (A) maior do que 1600. (B) menor do que 1600 e maior do que 1560. (C) menor do que 1560 e maior do que 1520. (D) menor do que 1520 e maior do que 1480. (E) menor do que 1480.

38
Conforme resoluo 987/Antaq, antes da instaurao ou no curso de Processo Administrativo Contencioso, a Antaq, por intermdio das Superintendncias, das Gerncias de Fiscalizao ou das UAR, poder, caso haja interesse da pessoa fsica ou jurdica infratora, celebrar Termo de Ajuste de Conduta TAC, com a finalidade de corrigir pendncias, irregularidades ou infraes. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) O interessado ter o prazo de 10 (dez) dias para manifestar o interesse em celebrar o TAC. (B) A celebrao de TAC pelas Gerncias de Fiscalizao e UAR ser precedida de autorizao da Superintendncia competente. (C) O TAC conter assinatura e identificao completa das partes. (D) O TAC conter a irregularidade ou infrao e a fundamentao legal, regulamentar ou contratual pertinente. (E) O TAC conter o prazo e os termos ajustados para a correo da pendncia, irregularidade ou infrao.

35

A figura ilustra um empilhamento de cubos idnticos. A quantidade mnima de cubos empilhados nesse empilhamento (A) 13. (B) 12. (C) 9. (D) 11. (E) 10.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 7

www.pciconcursos.com.br

39
Conforme resoluo 858 da Antaq, obrigao da Administrao Porturia (A) a construo de um porto quando, entre outras situaes, existe previso de comrcio martimo crescente, fcil comunicao entre a costa e o interior e tambm quando a costa rene condies adequadas para a aproximao das embarcaes e transferncia das cargas dessas embarcaes para terra firme e viceversa. (B) o estudo da localizao do quebra-mar de abrigo do porto, devendo levar em conta a dimenso da rea a ser abrigada, o grau de tranquilidade das guas confrontantes com os beros, a vazo slida ao longo da costa, a acessibilidade da rea abrigada por embarcaes, a profundidade das guas junto aos beros, entre outros aspectos. (C) fornecer Antaq, no prazo que for fixado, as informaes tcnicas, operacionais, administrativas e econmico-financeiras solicitadas, inclusive as relativas segurana e vigilncia na rea do porto e proteo ao meio ambiente. (D) a construo de um ou dois canais ligados rea abrigada, sendo que, nesse caso, um canal ser de entrada e o outro de sada, o qual, por sua vez, deve ser menos profundo que o canal de entrada, caso o porto seja exportador. (E) a aquisio e manuteno do virador de vages responsvel pela descarga oriunda das composies ferrovirias, desde que o trem seja previamente desatrelado para o descarregamento individual de cada vago.

41
Analise as afirmativas a seguir: I. So caractersticas do trabalho avulso a intermediao do sindicato do trabalhador na colocao da mo de obra, a curta durao do servio prestado a um beneficiado e a remunerao paga basicamente em forma de rateio procedido pelo sindicato; pela CRFB/88, art. 7, XXXIV, foi igualado ao trabalhador com vnculo empregatcio. II. Trabalhador Temporrio o contratado por uma empresa de trabalho temporrio para trabalhar durante alguns dias ou algumas semanas em outra empresa, substituindo um empregado ou ajudando numa fase de maior atividade, no mximo at 180 dias. III. A Emenda Constitucional 45 alterou a competncia da Justia do Trabalho, que passa a julgar as questes relativas s relaes de trabalho e no s as de emprego. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

42
A respeito de salrio e remunerao, analise as afirmativas a seguir: I. Remunerao todo provento legal e habitualmente auferido pelo empregado em virtude do contrato de trabalho, seja pago pelo empregador, seja pago por terceiro. II. Salrio contraprestao direta devida pelo empregador ao empregado em virtude do servio prestado em face do contrato de trabalho, podendo ser ele fixo ou varivel. III. O salrio fixo deve ser pago simplesmente em dinheiro ou de forma composta, em dinheiro e utilidades, de acordo com o art. 458 da CLT. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

40
De acordo com o Decreto 4.391/2002, na elaborao do Programa de Arrendamento, a autoridade porturia observar a seguinte diretriz: (A) aumento do desempenho operacional e a melhoria da qualidade dos servios porturios e operaes de atracamento, carga e descarga. (B) equilbrio dos custos porturios, objetivando a reduo dos preos dos servios praticados no porto e no seu entorno. (C) implantao de ambiente de competitividade, em bases isonmicas, na operao de importao e exportao de mercadorias. (D) promoo dos arrendamentos das reas e instalaes porturias, atendendo s suas destinaes especficas, de acordo com os respectivos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento PDZ. (E) revitalizao de reas porturias operacionais, para fins culturais, sociais, recreativos e comerciais.

43
A CRFB/88, expressamente, assegura em seu art. 5: I. o direito moradia e herana; II. ao preso, o direito identificao dos responsveis por sua priso; III. a inviolabilidade de domiclio, salvo por determinao judicial; IV. a liberdade para o exerccio de qualquer trabalho, vedadas as exigncias sobre qualificao profissional. Analise os itens acima e assinale (A) se todos os itens estiverem corretos. (B) se apenas os itens I e II estiverem corretos. (C) se apenas os itens I e III estiverem corretos. (D) se apenas os itens I, II e III estiverem corretos. (E) se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 8

www.pciconcursos.com.br

44
Quanto aos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, indique a alternativa que NO est de acordo com a CRFB/88. (A) A Constituio Federal consagra um sistema de distribuio de competncia legislativa que combina modelos de distribuio vertical e horizontal de competncias. (B) da competncia exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. (C) De acordo com o princpio da legalidade, apenas a lei decorrente da atuao exclusiva do Poder Legislativo pode originar comandos normativos prevendo comportamentos forados, no havendo a possibilidade, para tanto, da participao normativa do Poder Executivo. (D) O Poder Judicirio, fundado no princpio da isonomia previsto na Carta da Repblica, no pode promover a equiparao dos vencimentos de um servidor com os de outros servidores de atribuies diferentes. (E) No mbito da competncia legislativa concorrente, caso a Unio no tenha editado a norma geral, o estado-membro poder exercer a competncia legislativa ampla. Contudo, sobrevindo a norma federal faltante, o diploma estadual ter sua eficcia suspensa no que lhe for contrrio, operando-se, a partir de ento, um verdadeiro bloqueio de competncia, j que o estado-membro no mais poder legislar sobre normas gerais quanto ao tema tratado na legislao federal.

47
A deciso do STF que, em Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI), declara a inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto de determinado dispositivo de lei, implica (A) manuteno parcial do texto do dispositivo. (B) manuteno integral do texto do dispositivo, no sendo mais admitida a interpretao incompatvel com a prpria CRFB/88. (C) nulidade parcial do texto do dispositivo, sendo permitida a aplicao da parte restante. (D) nulidade do dispositivo, no sendo mais permitida sua aplicao integral. (E) nulidade integral, visto que a interpretao conforme a Constituio no pode ser aplicada.

48
Acerca dos direitos e garantias fundamentais, certo dizer que, ao tutelar o direito vida, a CRFB/88 (A) proibiu totalmente a pena de morte e a remoo de rgos. (B) permitiu excepcionalmente a pena de morte e a remoo de rgos. (C) proibiu totalmente a pena de morte, mas autorizou a remoo de rgos. (D) permitiu excepcionalmente a pena de morte e permitiu totalmente a remoo de rgos. (E) proibiu a pena de morte e restou silente quanto remoo de rgos.

49
Assinale a afirmativa INCORRETA a respeito do regime jurdico do servidor pblico. (A) O servidor estvel somente perder o cargo em virtude de sentena transitada em julgado. (B) condio para a aquisio da estabilidade a avaliao especial de desempenho. (C) O servidor ficar em disponibilidade se seu cargo for extinto. (D) O servidor estvel somente ser reintegrado ao seu cargo se invalidada sua demisso por sentena judicial. (E) O servidor estvel, na condio de ocupante da vaga de outro que foi reintegrado, ser reconduzido ao cargo de origem; entretanto, com direito indenizao.

45
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto a seguir: "As ___________ e as __________ so entidades sindicais de grau superior legalmente reconhecidas pela CLT." (A) centrais sindicais e delegacias do trabalho (B) sindicatos nacionais e federaes (C) confederaes e associaes nacionais (D) sindicatos nacionais e centrais sindicais regionais (E) federaes e confederaes

46
O intrprete autorizado expressamente pela CRFB/88 a distinguir outros direitos fundamentais, alm daqueles por ele veiculados no art. 5 nas seguintes situaes: (A) nos acordos coletivos de trabalho. (B) nos tratados internacionais. (C) nos Decretos do Presidente. (D) nas decises do Supremo Tribunal Federal proferidas em Ao Direta de Inconstitucionalidade. (E) em quaisquer decises relativas a incapazes.

50
luz das disposies acerca da Administrao Pblica, podese afirmar que o contrato administrativo tem como caracterstica: I. a presena de clusulas exorbitantes; II. a imutabilidade; III. a incompatibilidade total com a natureza do contrato de adeso. Assinale se apenas estiver(em) correto(s) o(s) item(ns) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 9

www.pciconcursos.com.br

51
Assinale a alternativa correta acerca da obrigao tributria. (A) A suspenso da exigibilidade do crdito tributrio no impede a execuo fiscal. (B) Apesar da solidariedade das pessoas que tenham interesse comum na situao que constituiu o fato gerador da obrigao tributria, no h possibilidade de benefcio de ordem, certo que o pagamento efetuado por um dos obrigados no exime a responsabilidade dos demais. (C) O contribuinte de direito pode reclamar a restituio do tributo indireto pago indevidamente, desde que, por sua natureza, comporte a transferncia do respectivo encargo financeiro. (D) O sujeito passivo da obrigao principal a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. (E) A exigncia de depsito prvio de parcela do tributo questionado como condio para interposio de recurso administrativo, no mbito do contencioso fiscal, implica ofensa ao princpio constitucional da ampla defesa.

54
Os entes polticos possuem limitao do poder de tributar. Entre as limitaes previstas existe a de cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. A respeito dessa limitao, analise as afirmativas a seguir: I. A irretroatividade da lei tributria vem preservar o passado da atribuio de novos efeitos tributrios, reforando a prpria garantia da legalidade, porquanto resulta na exigncia de lei prvia, evidenciando-se como instrumento de otimizao da segurana jurdica ao prover uma maior certeza do direito. II. O Supremo Tribunal Federal tem como referncia, para anlise da irretroatividade, o aspecto temporal da hiptese de incidncia, ou seja, o momento apontado pela lei como sendo aquele em que se deve considerar ocorrido o fato gerador. III. A lei instituidora ou majoradora de tributos tem de ser, como regra, prospectiva; admite-se, porm, a sua retroatividade imprpria. IV. A mesma lei que rege o fato tambm a nica apta a reger os efeitos que ele desencadeia, como a sujeio passiva, extenso da responsabilidade, base de clculo, alquotas, dedues, compensaes e correo monetria, por exemplo. Assinale (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I, II e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

52
Com relao dvida ativa tributria, INCORRETO afirmar que (A) o controle da legalidade da inscrio em dvida ativa a derradeira oportunidade que a Administrao tem de rever os requisitos dos atos praticados no processo administrativo de cobrana, ocasio em que ainda pode modific-los. (B) somente se admite a inscrio de dbito em dvida ativa aps o decurso do prazo fixado para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo administrativo. (C) provm de crdito de igual natureza. (D) as informaes relativas a inscries na dvida ativa da fazenda pblica podem ser divulgadas, sem que isso configure violao ao sigilo fiscal. (E) uma vez inscrito o dbito em dvida ativa, tem-se que o ttulo representativo desta goza de presuno de liquidez e certeza.

55
A respeito do Cdigo Civil Brasileiro, analise as afirmativas a seguir: I. Adota o regime de responsabilidade subsidiria e equitativa dos incapazes. II. Inovou, substancialmente, ao tratar da responsabilidade civil indireta. III. Manteve a primazia da culpa como fundamento bsico da responsabilidade civil. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

53
Quando credores recprocos procedem mtua quitao, pode-se denominar essa operao de (A) imputao. (B) compensao. (C) confuso. (D) transao. (E) simulao.

56
direito do segurado (A) pagar o prmio convencionado no prazo estipulado. (B) reajustar o valor do prmio, para que este corresponda ao risco assumido. (C) receber o prmio durante a vigncia do contrato, desde que em dia com suas obrigaes. (D) no ver aumentado o valor do prmio, se agravados os riscos por fato alheio sua vontade. (E) ajuizar ao de cobrana em at trs anos a contar da data do sinistro.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 10

www.pciconcursos.com.br

57
Assinale a alternativa que NO est de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor a respeito do direito do consumidor. (A) direito do consumidor a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, o que inclui a especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo e a explicitao dos riscos relacionados a produtos e servios. (B) O consumidor tem direito efetiva reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos. (C) direito do consumidor a facilitao da defesa de seus direitos, incluindo-se a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando ele for hipossuficiente. (D) O consumidor tem direito modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais, mas no reviso delas em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. (E) Na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correo monetria e juros legais, salvo hiptese de engano justificvel.

59
A respeito da petio inicial, analise as afirmativas a seguir: I. necessria a citao vlida do ru para que se forme a relao jurdica processual, pois a perpetuatio iurisdictionis no ocorre com a simples propositura e distribuio da ao. II. So requisitos da petio inicial, entre outros, a exposio dos fatos e dos fundamentos legais do pedido, o requerimento para a citao do ru e a indicao do juiz ou o tribunal a que dirigida. III. A extino do processo sem julgamento de mrito ocorre sempre nos casos em que a petio inicial for indeferida pelo juiz. IV. Uma vez indeferida liminarmente a petio inicial, poder o autor interpor o recurso de apelao, sendo ao juiz facultado, no prazo de quarenta e oito horas, exercer o juzo de retratao; uma vez mantida a deciso, e aps a oitiva do ru, os autos devero ser encaminhados ao tribunal competente para a devida apreciao. Assinale (A) se apenas uma proposio for correta. (B) se apenas duas proposies forem corretas. (C) se apenas trs proposies forem corretas. (D) se todas as proposies forem corretas. (E) se nenhuma proposio for correta.

60
Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I. quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; II. quando ficar parado durante mais de 01 (um) ano por negligncia das partes; III. pela conveno de arbitragem; IV. quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal. Analise os itens acima e assinale (A) se todos os itens estiverem corretos. (B) se somente os itens I, II e III estiverem corretos. (C) se somente os itens I e II estiverem corretos. (D) se somente os itens II e IV estiverem corretos. (E) se nenhum item estiver correto.

58
Acerca das prticas comerciais dispostas no Cdigo de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta. (A) O consumidor tem o direito de receber o dobro do que tenha pagado em excesso, acrescido de juros e correo monetria, no caso de cobrana indevida, salvo hiptese de engano justificvel. (B) No se trata de conduta ilcita quando o fabricante de produtos durveis condicione o fornecimento de seus produtos prestao de determinados servios. (C) Denomina-se publicidade abusiva a comunicao de carter publicitrio inteiramente falsa que induza a erro o consumidor. (D) Deve efetuar o pagamento do respectivo preo o consumidor que receber produto em sua residncia, quando, mesmo sem solicitao, no devolv-lo. (E) Os rtulos de produtos estrangeiros podem vir em lngua estrangeira, desde que exista um site com a sua traduo disposio do consumidor.

ADVOGADO - TIPO 1 - BRANCO


Pgina 11

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi