Vous êtes sur la page 1sur 8

DETERMINAO in Loco DA DIFUSIVIDADE TRMICA NUM SOLO DA REGIO DE CAATINGA...

41

DETERMINAO in Loco DA DIFUSIVIDADE TRMICA NUM SOLO DA REGIO DE CAATINGA (PB)(1)


Alain Passerat de Silans(2), Fernando Moreira da Silva(3) & Francisco de Assis dos Reis Barbosa(4)

RESUMO
Um estudo experimental detalhado sobre transferncias de calor e gua no complexo solo vegetao atmosfera, em uma regio de caatinga no semi-rido paraibano, mostrou que o comportamento termodinmico do solo exerce papel fundamental no processo de evaporao do solo e nos fluxos de calor sensvel. Este trabalho objetivou mostrar como a difusividade trmica do solo in loco foi determinada. Trs mtodos diferentes, embasados sobre hipteses bem distintas, foram utilizados, e os seus resultados foram comparados. O mtodo harmnico no se mostrou adequado para o tipo de solo encontrado. Para a camada superficial do solo (05 cm), o mtodo CLTM (Corrected Laplace Transform Method) mostrou-se bem adaptado. Em todos os casos, o mtodo NHS (mtodo de Nassar & Horton), que considera variaes verticais da difusividade trmica, apresentou uma disperso elevada dos seus pontos, porm forneceu valores prximos dos valores estimados pelo mtodo CLTM na camada superior e valores coerentes nas outras camadas. A umidade do solo, na profundidade mdia de 5 cm, foi medida por uma sonda TDR devidamente calibrada. Assim, pde se determinar a relao entre a difusividade trmica e a umidade volumtrica para o solo estudado. Os valores muito baixos de difusividade constituem um condicionante importante do clima local. Termos de indexao: semi-rido, temperatura do solo, mtodo harmnico, mtodo de Laplace, mtodo de Nassar e Horton.

(1)

Estudo Experimental com Financiamento do CNPQ. Recebido para publicao em maro de 2003 e aprovado em fevereiro de 2005. (2) Professor do Centro de Tecnologia, Laboratrio de Recursos hdricos e Engenharia Ambiental LARHENA, Universidade Federal da Paraba UFPB. CEP 58059-900 Joo Pessoa (PB). E-mail: alain@lrh.ct.ufpb.br (3) Professor do Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. E-mail: fmoreira@npd.ufrn.br (4) Estudante de Iniciao Cientfica, UFPB. Bolsista PIBIC.

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

42

Alain Passerat de Silans et al.

SUMMARY: In Loco DETERMINATION OF THE THERMAL DIFFUSIVITY IN A SOIL OF THE CAATINGA REGION, PARAIBA
An in-depth experimental study into heat and water transference in the soil vegetation atmosphere complex was carried out in a semi-arid region dominated by Caatinga (Xerophytic) vegetation in the state of Paraiba, Brazil. Results showed that the thermodynamic soil behaviour plays a fundamental role in soil evaporation and sensitive heat fluxes. In this paper we show how the thermal difusivity of the soil was calculated in situ by three different methods with different hypotheses. The harmonic method (HM) was not suitable for the studied soil. The Corrected Laplace Transform Method (CLTM) proved adequate only for the upper 05 cm soil layer. The points were greatly dispersed when using the NHS method, which considers vertical variability of the soil thermal diffusivity yields, although the results were similar to those of the CLTM method in the upper soil layer and coherent in the other layers. Soil moisture was measured with an adequately calibrated TDR probe at a depth of about 5 cm. The thermal diffusivity could thus be related to the volumetric moisture of the soil under study. The very low values of thermal diffusivity represent an important component of the local climate. Index terms: semi-arid region, soil temperature, harmonic method, Laplace method, Nassar and Horton method.

INTRODUO A caatinga cobre quase todo o nordeste brasileiro, atingindo uma rea de 800 mil km 2 , sendo interrompida por algumas reas de floresta tropical mida e cerrado. A irregularidade climtica sua caracterstica principal, apresentando um prolongado perodo de seca, que se reflete na paisagem. Apesar da aparncia rida e pobre, a caatinga se revela como um ecossistema complexo, pela capacidade de adaptao de seus seres vivos acentuada aridez do territrio. Alm disso, apresenta solos relativamente frteis que, pela sua alta biodiversidade, potencializa a regio com abundantes recursos genticos. A formao vegetal apresenta heterogeneidade quanto sua aparncia e composio. Em alguns trechos, exibe uma mata rala ou aberta, da o nome caatinga, que, na linguagem indgena, significa mata branca; em outros, o solo aparece quase descoberto, mostrando arbustos isolados. A regio apresenta duas estaes pouco definidas: uma quente e seca, no inverno, e, outra, quente com chuvas, no vero-outono. Durante o perodo da estiagem, a vegetao apresenta um aspecto seco, sem folhagens, e o solo pedregoso exibe razes. uma adaptao das plantas s condies climticas. Dessa forma, as folhas finas que se desprendem das rvores fazem com que a planta diminua a transpirao, evitando a perda de gua, e suas razes, permanecendo na superfcie do solo, por sua vez, absorvem mais rapidamente a gua das chuvas. A complexa interao entre o solo, a vegetao e a atmosfera precisa ser bem entendida para

melhorar as previses meteorolgicas e as respostas dos modelos hidrolgicos e ecolgicos. Experimentos foram propostos nestas duas ltimas dcadas, patrocinados pelo IGBP (International GeosphereBiosphere Programme), para analisar os processos em questo e os mtodos para quantific-los. Destes experimentos, podem ser destacados: ABRACOS, na floresta amaznica Brasileira; FIFE, em uma regio temperada dos Estados Unidos, HAPEX-Mobilhy, em uma regio temperada da Frana; HAPEX-Sahel, em uma regio semi-rida da frica Ocidental; BOREAL, na regio pr-rtica, e LBA, na regio amaznica. Com objetivos similares para a regio semi-rida do Nordeste Brasileiro, instalou-se, no municpio de So Joo do Cariri na Paraba, um experimento por meio do qual, em um local representativo da regio, foram medidos os balanos de radiao, de energia e hdrico. O lay-out experimental foi descrito em Silva et al. (2000). Silans et al. (2003) mostraram que, neste experimento, os fluxos de calor sensvel e de vapor de gua entre o solo e a copa da vegetao se processam por conveco livre. As diferenas de temperatura e presso de vapor entre a superfcie do solo e a copa da vegetao, neste caso, condicionam as taxas de transferncia de calor e de evaporao a partir do solo (Massman, 1992; Jacobs & Verhoef, 1997). Neste contexto, percebe-se que o comportamento termodinmico da vegetao e do solo apresenta grande importncia. A difusividade trmica do solo reflete sua capacidade em transportar o calor para dentro. A uma difusividade baixa, por exemplo, podem-se associar uma temperatura mxima alta na superfcie e pequena profundidade de penetrao

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

DETERMINAO in Loco DA DIFUSIVIDADE TRMICA NUM SOLO DA REGIO DE CAATINGA...

43

do calor. A difusividade trmica do solo varia com o tempo e espao. Ela depende, dentre outros fatores, da constituio, granulometria, densidade e estrutura do solo, propriedades estas que, na escala de tempo do experimento ou dos processos hidrolgicos, no variam com o tempo, mas podem variar com a profundidade, e da umidade volumtrica do solo que varia rapidamente com o tempo, sobretudo nas camadas superficiais. Diversos mtodos foram publicados na literatura para determinar in loco a difusividade trmica do solo. Neste trabalho, a difusividade trmica do solo foi determinada para o solo Bruno no-Clcico do experimento j referido, utilizando trs mtodos com embasamentos tericos diferentes. Discutiu-se a adequao dos mtodos estudados ao tipo de solo e s condies muito especficas de semi-aridez da regio.

O mtodo harmnico (HM) Trata-se do mtodo mais utilizado, por ser fcil de program-lo no computador e por sua adaptao s regies temperadas. A temperatura medida na superfcie pode, geralmente, ser descrita por uma decomposio em srie de Fourier:
T (0 , t ) = T + i =1

A i sen (i t + i )

(3)

em que T representa a temperatura mdia no perodo P (aqui P = 24 h), Ai e i representam, respectivamente, a amplitude e a fase da harmnica i. O termo representa a freqncia fundamental. A soluo analtica da equao de conduo de calor (equao 1), considerando e C constantes, dada por:
N z z T(z, t ) = T + Ai exp( ) sen it + i (4) di di i =1 z z exp( ) e p( ) representam, respectivamente, di di

MATERIAL E MTODOS Aspectos tericos A equao unidimensional vertical da conduo de calor no solo dada por:
C T T = t z z

em que o amortecimento e a defasagem para cada harmnica. Nesta equao, d i = 2 K i representa, segundo van Wijk (1963), a profundidade de penetrao da onda de calor durante o perodo P/i.

(1)

em que C a capacidade calorfica do solo (Jm-3 K-1) e , a condutividade trmica aparente (Wm-1 K-1). Admitindo que a capacidade calorfica no varia com a profundidade z, a equao (1) se torna:
T T = K z z t

A difusividade trmica (K) identificada a cada dia por meio de uma tcnica de ajuste, procurando minimizar uma funo critrio. A funo critrio escolhida geralmente corresponde ao erro quadrtico mdio entre os valores observados em determinada profundidade z e o valor calculado pela equao (4). Na utilizao deste mtodo, considera-se a hiptese de que a difusividade trmica , ao longo de um perodo, constante no tempo e na vertical, at uma profundidade teoricamente infinita. Observa-se, tambm, que a soluo analtica da equao da conduo do calor no necessita das condies iniciais sobre o perfil vertical de temperatura, uma vez que a hiptese de estabilidade da periodicidade para todas as harmnicas considerada, ou seja, a onda da temperatura na superfcie conserva a periodicidade de suas diversas harmnicas por longo tempo, at mesmo anterior ao perodo examinado. Assim, o perfil inicial no apresenta mais influncia sobre os perfis verticais de temperatura nos perodos estudados. Teoricamente, este fato admite ser a temperatura mdia diria a mesma em todas as profundidades. O mtodo da transformada de Laplace corrigido (CLTM) Considerando a linearidade da eq. (2), Passerat de Silans (1988) prope uma soluo analtica desta equao pela superposio da soluo analtica de dois problemas: 1 - com uma condio nula para o limite superior do domnio e um perfil inicial de temperatura, sendo funo de z:

(2)

em que K a difusividade trmica aparente do solo (m2 s-1). O termo aparente foi introduzido por De Vries (1963). Esse autor analisou em detalhe o processo de transferncia de calor no solo e mostrou que, alm de um processo essencialmente condutivo pelos contatos fsicos entre as fases slida, lquida e gasosa, nos espaos intraporais, existe transferncia de calor por conveco associada a processos de evaporao-condensao. Para maiores detalhes, consultar Passerat de Silans (1986). A condutividade trmica e a difusividade trmica medidas in loco representam esses processos, motivo pelo qual elas so chamadas de aparentes. Segundo a literatura (De Vries, 1963; Horton et al., 1983; Passerat de Silans et al., 1996), vrios mtodos tm sido utilizados com o objetivo de quantificar a difusividade trmica e, para tanto, utilizam dados de temperatura do solo em diferentes profundidades. Neste trabalho, os mtodos harmnico (HM), da Transformada de Laplace corrigido (CLTM) e de Nassar e Horton (NHS) so utilizados e descritos a seguir.

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

44

Alain Passerat de Silans et al.

T(0,t) = 0 T(z,0) = F(z)

(5) (6)

2 - com uma temperatura na superfcie funo do tempo t, condio no limite superior do domnio e um perfil inicial de temperatura nulo: T(0,t) = (t) T(z,0) = 0 (7) (8)

A soluo do primeiro problema obtida de Carslaw & Jaeger (1959) por meio da teoria das imagens:
T1(z, t ) = (z z ')2 F(z ')exp 4Kt Kt 0 1 2 exp (z + z ') 4Kt dz ' (9)

Alm disto, o mtodo aplicvel quando a periodicidade no se mostra estacionria, isto , quando modificaes bastante bruscas ocorrem nas condies ambientais do solo (modificaes climticas bruscas ou irrigao, por exemplo). Vale salientar que o mtodo foi aplicado satisfatoriamente, durante a secagem de um solo descoberto, numa regio mediterrnea (Passerat de Silans et al., 1989), assim como na determinao da difusividade trmica de um solo no experimento HAPEX-Sahel, realizado em uma regio semi-rida da frica (Passerat de Silans et al., 1996). O mtodo de Nassar & Horton (NHS) Os dois mtodos apresentados anteriormente consideram o solo homogneo quanto a suas propriedades trmicas. Entretanto, fortes gradientes de umidade existem durante o dia na zona no saturada do solo, principalmente na proximidade de sua superfcie. Estratificaes verticais da densidade global, dg so freqentemente encontradas nos solos pouco profundos das regies semi-ridas. Nestes casos, o solo no homogneo verticalmente. Nassar & Horton (1989) aplicaram a teoria de Lettau para a difusividade trmica de um solo nohomogneo (Lettau, 1954). Considerando apenas uma harmnica para descrever a temperatura na superfcie do solo, assim como o fluxo de calor, G, Lettau verificou que, em ambos os casos, as amplitudes e fases em diversas profundidades dependem da profundidade z: T (z,t) = Tm + A (z) sen (t + (z)) G (z,t) = Gm + B (z) sen (t + (z)) (12) (13)

enquanto o segundo problema resolvido analiticamente, utilizando a transformada de Laplace (Passerat de Silans, 1988):
z2 exp 4K (t ) d (t )3 2

t z T2 (z, t ) = () 2 K 0

(10)

A partir de certa profundidade z0, a qual depende da difusividade trmica, a temperatura T z0 praticamente no varia no tempo, na escala de um experimento como este realizado em So Joo do Cariri. razovel admitir que a temperatura, a partir desta profundidade, seja prxima da temperatura mdia da superfcie. Assim, o conjunto dos dois problemas aplica-se difuso do calor no solo, se, na equao (9), substituir-se F(z) por f(z) = F(z) - Tz0 e, na equao 10, admitir-se que () = T(0,t) Tz0. Com estas consideraes, T(z,t) no solo ser dada pela expresso: T (z,t) = Tz0 + T1 (z,t) + T2 (z,t) (11)

Utiliza-se ento a mesma tcnica para determinar a difusividade trmica apresentada para o mtodo harmnico. A vantagem desse mtodo em relao ao mtodo harmnico que a minimizao do erro quadrtico mdio pode ser feito sobre um tempo bem inferior ao perodo do fenmeno, tendo, assim, maior possibilidade de respeitar a hiptese fundamental da constncia da condutividade trmica e da capacidade trmica. Passerat de Silans (1988), efetuando um estudo de sensibilidade detalhado, mostrou que, ao escolherse um perfil de temperatura logo que a temperatura da superfcie comea pela manh a subir significativamente, encontram-se condies adequadas aplicao da Transformada de Laplace (problema 2), ao mesmo tempo que, geralmente, a umidade do solo sofre uma redistribuio durante a noite no sentido de uma uniformizao do seu perfil vertical.
R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

em que Tm e Gm representam a temperatura mdia e o fluxo de calor mdio, respectivamente, durante o perodo do fenmeno. Isto evidencia que tanto a temperatura mdia como o fluxo de calor mdio no variam com a profundidade. O fluxo de calor G relacionado com a temperatura T, pelas duas expresses:
G (z, t ) = T z z

(14) (15)

T G = C t z

Nassar & Horton (1989), aplicando a teoria de Lettau (1954), mostraram que a difusividade trmica, K, podia ser calculada, considerando os perfis verticais das amplitudes A(z) e B(z) e das fases (z) e (z). Segundo esses autores, o ajuste destes parmetros calculados nas diversas profundidades em que a temperatura T(z,t) medida, por uma decomposio em srie de Fourier a uma harmnica, deve ser feito por uma funo spline cbico para se obter maior preciso sobre os resultados, j que a expresso da difusividade trmica envolve as derivadas desses parmetros em relao profundidade z:

DETERMINAO in Loco DA DIFUSIVIDADE TRMICA NUM SOLO DA REGIO DE CAATINGA...

45

K (z ) =

(z ) sen ( (z )) sen ( (z )) = (z ) (z ) C z z

(16)

em que (z) dado pela expresso: (z) = (z) (z) - , e


(z ) = (z ) (z ) 2

15 amostras indeformadas por profundidade explorada, as quais mostraram que o solo podia ser dividido em duas camadas (Figura 1). A anlise granulomtrica revelou um solo franco-arenoso em todas as profundidades. Um pouco mais de um ano de dados so disponveis atualmente. No dia 6 de novembro de 2001, a rea descoberta onde se encontram os sensores de temperatura e de fluxo de calor foi saturada em gua. Aps um intervalo de 24 h, medies da umidade (% em massa) foram feitas, retirando amostras com trado em torno dos sensores, nas profundidades mdias de 2,5, 5, 10, 20, 30 e 40 cm. Com esses valores, a sonda TDR centrada na profundidade de 5 cm foi calibrada.

(17) (18)

A deduo dessas equaes, assim como maiores detalhes sobre o mtodo, encontram-se em Passerat de Silans et al. (1996). Nesta deduo, admite-se que somente a condutividade trmica varia com a profundidade. A capacidade calorfica permanece constante. Estudo experimental O experimento foi instalado na bacia escola da Universidade Federal da Paraba na Cidade de So Joo do Cariri, no estado da Paraba, geograficamente situada na regio dos Cariris Velhos. Trata-se de uma regio com solos predominantemente Bruno no-clcicos e a vegetao do tipo caatinga predominantemente composta por: pastagem (capim mimoso); plantas arbreas (marmeleiro, mucunfo, pinho branco); plantas lenheiras (angico, catingueira) e cactceas (facheiro, palmatria, palma doce e cardeiro). Trata-se de uma regio classificada como semi-rida ( ndice de aridez de 0,21 segundo Souza, 1999), com chuvas pouco abundantes e concentradas nos meses de fevereiro a abril. O solo tem aparncia pedregosa e a vegetao esparsa, alternando-se ora com superfcie desnudada, ora com solo coberto por vegetao. O experimento foi projetado para realizar, por perodos de 20 min o balano radiativo, o balano de energia e o balano hdrico. Os dados foram coletados em um sistema de aquisio de dados alimentado em contnuo por uma bateria de 12 v e 55 AH acoplada a um painel solar com potncia de 20 W. O sistema foi tambm programado para controlar todo o experimento. Uma torre com 8 m de altura foi erguida no meio da vegetao para coletar informaes acima da vegetao, dentro da camada limite e dentro da copa da vegetao. No solo, medies de temperatura e do fluxo de calor foram efetuadas. O sensor de temperatura utilizado foi constitudo de um termistor, operando numa faixa de 3 a 90 C, com preciso de 0,001 C, sendo instalados um na superfcie e os outros nas profundidades 2, 5, 15 e 50 cm. Uma bateria de sensores foi aterrada debaixo de uma superfcie coberta por vegetao e a outra debaixo de uma superfcie desnudada. Os fluxos de calor foram medidos por um fluxmetro de tipo pastilha, localizado a 5 cm de profundidade. O solo, pouco profundo, estratificado. Medies da densidade do solo, dg, foram feitas em todas as profundidades entre 0 e 40 cm, considerando

DENSIDADE DO SOLO

1,60 1,50 1,40 1,30 1,20 1,10 1,00


0 10

1,43

1,21

20

30

40

50

PROFUNDIDADE, cm

Figura 1. Perfil da densidade do solo. O perfil evidencia duas camadas.

RESULTADOS E DISCUSSO Uma anlise inicial foi efetuada sobre a distribuio das temperaturas no solo no perodo de 9 a 12/11/2001. Nesse perodo, o solo estava mido, apesar da ausncia de chuvas por vrias semanas. A umidade se deu por meio do processo de irrigao. Em 6 de novembro de 2001, a parcela no recoberta por vegetao foi molhada at saturao. A partir do dia 7/11/2001, acompanhou-se o processo de secagem deste solo. A figura 2 representa a evoluo das temperaturas do solo na superfcie e nas profundidades de 2, 5 e 15 cm. Observou-se que a temperatura na profundidade de 15 cm mostrou-se quase constante, evidenciando que a onda de temperatura na superfcie penetrava vagarosamente no solo. Da mesma forma, as temperaturas nas profundidades de 2 e 5 cm sofriam, em relao temperatura na superfcie, um forte amortecimento e uma defasagem muito significativa. Estes fatos revelam uma difusividade trmica do solo muito baixa. Para aplicar os trs mtodos considerados na estimativa da difusividade trmica in loco, os sinais de temperaturas medidos nas diversas profundidades

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

46

Alain Passerat de Silans et al.

foram descritos por sries de Fourier. No caso dos mtodos HM e CLTM, uma decomposio em sries de Fourier com seis harmnicas mostrou-se adequada (Figura 3). No caso do mtodo NHS, utilizou-se uma decomposio a uma harmnica. Observou-se tambm o ajustamento aos dados experimentais da decomposio em sries de Fourier com uma harmnica em comparao com a decomposio com seis harmnicas (Figura 3). Com os trs mtodos apresentados, calculou-se a difusividade trmica do solo K em vrios intervalos de tempo distribudos ao longo do experimento. Os intervalos de tempo foram escolhidos para representar o estudo sobre secagem do solo nos meses de novembro e dezembro 2001, aps este ter sido saturado artificialmente, alm de um perodo seco e outro imediatamente aps um evento chuvoso em cada uma das estaes anuais: a estao chuvosa, de janeiro a maio, e a estao seca, de junho a dezembro. Em cada um destes intervalos de tempo, a difusividade trmica e o erro quadrtico mdio (EQM) foram calculados com os mtodos HM e CLTM, respectivamente. No caso deste ltimo, para descrever o perfil inicial, considerou-se que a temperatura na profundidade de 20 cm no variou, apresentando um valor igual mdia das temperaturas a 15 cm. Com o mtodo NHS, no se calcula um erro quadrtico mdio e a difusividade trmica calculada em cada profundidade e no em uma camada de solo.

Assim, foram gerados perfis verticais de difusividade trmica, com 50 pontos, e estimaramse as difusividades trmicas nas camadas respectivas pela mdia aritmtica dos valores de difusividade situados na camada considerada. Nas estimativas da difusividade trmica, o dia (perodo de clculo) iniciou-se s 6:00 h da manh. Para as camadas de solo de 05; 015 e 515 cm, foi traado o grfico da difusividade trmica versus a umidade volumtrica do solo na profundidade mdia de 5 cm (Figuras 4 a 6). A umidade volumtrica foi medida a cada 20 min por uma sonda TDR, cujos dois eletrodos foram implantados horizontalmente nas profundidades de 2,5 e 7,5 cm. A umidade mdia em torno de 5 cm s 11:00 h foi escolhida para compor os grficos das figuras 4 a 6. Em cada grfico, os resultados dos trs mtodos so apresentados (Quadro 1): Valores mdios e o desvio-padro do EQM foram calculados para os mtodos HM e CLTM em cada camada considerada. Observou-se (Quadro 1) que o valor do Erro Quadrtico Mdio (EQM) foi sempre bem menor
6.50E-008 6.00E-008 5.50E-008 5.00E-008

K, m2 s -1

4.50E-008 4.00E-008 3.50E-008 3.00E-008 CLTM HM NHS

TEMPERATURA, C

50.0 40.0 30.0 20.0


09/11/01 10/11/01 11/11/01 12/11/01

2.50E-008 2.00E-008 1.50E-008 6 8 10 12 14 16 18 20

22

24

UMIDADE VOLUMTRICA DO SOLO, %

Superfcie

2 cm

5 cm

15 cm

Figura 4. Difusividade trmica na camada de 05 cm, segundo os trs mtodos utilizados (CLTM, HM e NHS).

Figura 2. Evoluo das temperaturas do solo na superfcie e nas profundidades de 2, 5 e 15 cm.

1.10E-007 1.00E-007 9.00E-008 8.00E-008 7.00E-008 6.00E-008 5.00E-008 4.00E-008 3.00E-008 2.00E-008 1.00E-008 0.00E+000 -1.00E-008 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 CLTM HM NHS

50 45

TEMPERATURA, C

40 35 30 25 20 15 10 5 0

1 harmnica

6 harmnicas

observada

K, m 2 s -1

DIA

Figura 3. Ajustamento da temperatura de superfcie por sries de Fourier a uma e seis harmnicas.

Figura 5. Difusividade trmica na camada de 015 cm, segundo os trs mtodos utilizados (CLTM, HM e NHS).

UMIDADE VOLUMTRICA DO SOLO, %

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

DETERMINAO in Loco DA DIFUSIVIDADE TRMICA NUM SOLO DA REGIO DE CAATINGA...

47

Quadro 1. Mdia e desvio-padro do erro quadrtico mdio


Camada do solo EQM HM Mdia Desvio-padro 0,187 0,100 05 cm CLTM 0,078 0,038 HM 0,23 0,138 015 cm CLTM 0,024 0,044 HM 0,077 0,053 515 cm CLTM 0,038 0,044

1.10E-007 1.00E-007 9.00E-008

K, m 2 s -1

8.00E-008 7.00E-008 6.00E-008 5.00E-008 K (m 4.00E-008 3.00E-008 2.00E-008 1.00E-008 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 CLTM HM NHS

solo revelou-se bastante seco ou bastante mido. Para um solo com umidade mdia na camada de 0 5 cm, gradientes importantes de umidade ocorreram nesta camada, devendo o mtodo NHS ser mais apropriado por considerar estratificao vertical da difusividade trmica. Na camada de 015 cm, o mtodo CLTM apresentou valores de EQM muito baixos. No entanto, uma anlise detalhada mostrou que, apesar de o erro quadrtico mdio ter sido de fato minimizado, a mxima e a mnima da soluo analtica no corresponderam aos valores observados, tampouco a periodicidade do fenmeno respeitada. Admitindo um valor mdio de 5.10-8 m2 s-1, a profundidade de penetrao da onda de temperatura em 24 h seria da ordem de 5 cm. O mtodo CLTM um mtodo a resposta impulsional, no podendo ser ento aplicvel nesta camada. Os valores obtidos pelos mtodos HM e NHS mostram-se bastante prximos, principalmente quando o solo, ora seco, ora bem mido, apesar de os valores apresentados pelo mtodo NHS serem muito dispersos nestas condies. Para uma umidade mdia na camada de 015 cm, gradientes importantes de umidade devem ocorrer e o mtodo NHS deve ser mais apropriado por considerar estratificao vertical da difusividade trmica. Consideraes idnticas devem ser feitas para a camada de 5 a 15 cm. Diante desses resultados, percebe-se que o mtodo CLTM forneceu resultados mais confiantes na camada de 05 cm. Nas outras camadas, os resultados deste mtodo devem ser descartados. O mtodo HM sempre apresentou valores elevados de EQM, mostrando ser pouco adequado para determinar a difusividade trmica neste solo. O mtodo NHS apresentou na camada de 05 cm valores prximos aos do mtodo CLTM, porm com maior disperso. Nas outras camadas, este mtodo apresentou valores confiveis apenas quando a camada do solo revelou uma umidade mdia. Utilizando os valores calculados pelo mtodo CLTM na camada superior do solo, eliminando, neste caso, os pontos com valor de EQM superiores a 0,1 C, obteve-se o seguinte ajuste matemtico para a difusividade trmica do solo Bruno no-Clcico da regio do Cariri Paraibano:

UMIDADE VOLUMTRICA DO SOLO, %

Figura 6. Difusividade trmica na camada de 515 cm, segundo os trs mtodos utilizados (CLTM, HM e NHS).

para o mtodo CLTM do que para o mtodo HM, indicando um ajuste da soluo analtica aos valores observados sempre melhor com o mtodo baseado sobre a transformada de Laplace. No entanto, a disperso em torno da mdia foi para este mtodo, na camada de 015 cm, bem superior ao valor da mdia. Nos grficos das figuras 4 a 6, uma funo polinomial foi ajustada aos dados experimentais, bem como foi traado o intervalo de confiana (95 %) com um nvel de significncia de 5 % em torno da curva ajustada. Na camada de 05 cm, a difusividade trmica em relao umidade volumtrica do solo mostrou-se semelhante para os trs mtodos considerados, e os valores calculados foram da mesma ordem de grandeza, confirmando o valor muito baixo da difusividade trmica, como esperado. Os valores de difusividade trmica calculados pelo mtodo harmnico (HM) foram estatisticamente sempre superiores aos valores calculados pelos mtodos CLTM e NHS, como se pode observar dos intervalos de confiana traados. O Erro Quadrtico Mdio, EQM mostrou-se maior no mtodo harmnico, HM, do que no mtodo CLTM em qualquer estao considerada, chuvosa ou estiagem, e perodo considerado, seco ou mido, em fase de secagem. Os valores apresentados pelos mtodos CLTM e NHS foram bastante prximos, principalmente quando o

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

48

Alain Passerat de Silans et al.

K = -1,19 10-13 3 - 2,66 10-11 2 + 2,27 10-9 + 1,36 10-8 (R2 = 0,82) em que K a difusividade trmica em m2 s-1 e a umidade volumtrica em percentagem. Esta equao aplica-se ao primeiro estrato de solo: 017,5 cm, j que ele se apresentou bastante uniforme, tanto considerando a densidade do solo como as curvas granulomtricas.

LITERATURA CITADA
CARSLAW, H.S. & JAEGER, J.C. Conduction heat in solids. 2.ed. Oxford, Oxford Science Publications, 1959. 510p. DE VRIES, D.A. Thermal properties of soil. In: WIJK, W.R. van, ed. Physics of plant environment. Amsterdam, North Holland, 1963. p.210-235. JACOBS, A.F.G. & VERHOEF, A. Soil evaporation from sparse natural vegetation estimated fro Sherwood Numbers. J. Hydrol., 188-189:443-452, 1997. HORTON, R.; WIERENGA, P.J. & NIELSEN, D.R. Evaluation of methods for determining apparent thermal diffusivity of soil near the surface. Soil Sci. Soc. Am. J., 47:23-32, 1983. LETTAU, H.H. Improved models of thermal diffusion in the soil. Trans.Am. Geophys. Union, 35:121-132, 1954. MASSMAN, W.J. A surface energy balance method for partitioning evapotranspiration data into plant and soil components for a surface with partial canopy cover. Water Res. Res., 28:1723-1732, 1992. NASSAR, I.N. & HORTON, R. Determination of the apparent difusity of a nomuniform soil. Soil Sci., 147:238-244, 1989. PASSERAT DE SILANS, A.M.B. Transferts de masse et de chaleur dans un sol stratif soumis une excitation atmosphrique naturelle: Comparaison modle experience. Grenoble, INPG, 1986. 205p. (Tese de Doutorado) PASSERAT DE SILANS, A.M.B. Determinao das propriedades termodinmicas de um solo in loco. Braslia, CNPq, 1988. 18p. (Report 404015/86-7) PASSERAT DE SILANS, A.M.B.; BRUCKLER, L.; THONY, J.L. & VAUCLIN, M. Numerical modeling of coupled heat and water flows during drying in a stratified bare soil. Comparison with field observations. J. Hydrol., 105:109-138, 1989. PASSERAT DE SILANS, A.M.B.; MONTENY, B.A. & LHOMME, J.P. Apparent soil thermal diffusivity: hapexsahel experiment. Agric. Forest Met., 81:201-216, 1996. PASSERAT DE SILANS, A.M.B. & SILVA, F.M. Bilans energtique et hydrique en une rgion semi-aride domine par la Caatinga. In: CONFRENCE INTERNATIONALE: Hydrologie des rgions mditerranennes et semi-arides, 2003. Montepellier. Proceedings, Montepellier, 2003. CD ROM SILVA, F.M.; PASSERAT DE SILANS, A.M.B.; PAZ, A.R.; GOMES, R.S. & SOUZA, E.E. Estudo experimental da interao solo vegetao atmosfera na regio do Cariri. In: SIMPSIO DE RECURSOS HDRICOS DO NORDESTE, 5., Natal, 2000. Anais. Natal, Nov. 2000. CD ROM SOUZA, B.I. Contribuio ao estudo da desertificao na bacia do rio Tapero - PB. Joo Pessoa, Universidade Federal da Paraba, 1999. 120p. (Tese de Mestrado) van WIJK, ed. Physics of plant environment. Amsterdam, North Holland, 1963. 942p.

CONCLUSES 1. Constatou-se, no solo analisado da regio de caatinga no semi rido do Cariri, a existncia de gradientes verticais de temperatura muito fortes na superfcie e uma pequena penetrao da onda de temperatura. A defasagem entre as ondas de temperatura observadas na superfcie e na profundidade de 5 cm foi muito grande, caracterizando um solo com muito baixa difusividade trmica. Este resultado de fundamental importncia para a compreenso do clima na regio, do processo de evaporao do solo e do balano hdrico. Utilizaramse os mtodos Harmnico (HM), Laplace corrigido (CLTM) e Nassar e Hortons (NHS) para calcular a difusividade trmica in loco. 2. O mtodo harmnico, no solo estudado, no forneceu respostas satisfatrias. 3. O mtodo CLTM mostrou-se eficiente na camada de 05 cm, mas inadequado nas demais camadas em virtude do baixo valor de difusividade trmica. 4. J o mtodo de Nassar e Horton, desenvolvido considerando possibilidade de variaes verticais da difusividade trmica do solo, mostrou-se adequado em todas as camadas, quando a umidade mdia da camada de solo apresentou valores intermedirios, e apresentou resultados similares aos do mtodo CLTM na camada superficial, apesar de mais dispersos. Uma equao matemtica traduzindo a dependncia da difusividade trmica com a umidade volumtrica do solo foi determinada.

AGRADECIMENTOS Os autores deste trabalho agradecem ao CNPq, pelo financiamento do estudo experimental (auxlio integrado proc. 479006/01-6). Agradecem tambm ao Dr.Antnio Ocimar Manzi, do INPE, pela visita ao experimento e discusses, assim como ao Dr. Nelson Dias do SIMEPAR, pelas vrias correspondncias mantidas. Agradecem tambm aos revisores annimos deste trabalho, pelas sugestes e correes.

R. Bras. Ci. Solo, 30:41-48, 2006

Vous aimerez peut-être aussi