Vous êtes sur la page 1sur 12

Mod.AFTEBI.P-009.

rev03

EXAME
Curso: Desenvolvimento de Produtos Multimdia Plano Adicional de Formao X Disciplina: DESIGN GRFICO PARA A WEB Nome do Formando: Data: Classificao: N. Pginas: Assinatura do Formador: Plo: N.: ___________ Total Pginas: 12 Ano Lectivo: 2011/2013

EXAME ESCRITO DE DESIGN PARA A WEB Importante: Leia o exame com ateno antes de iniciar a sua resoluo; interdito o uso de esferogrfica-lpis / lapiseira e de corrector; Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta; As cotaes da prova encontram-se na pgina final; A prova inclui na totalidade 11 pginas que contemplam espaos prprios para responder a cada pergunta; atribuda a cotao de zero pontos aos itens em que apresente: mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); letra ilegvel. Nos itens em que seja solicitada a escrita de um texto, a classificao das respostas contempla aspectos relativos aos contedos, organizao lgico-temtica e terminologia utilizada. A cotao da prova encontra-se no fim da prova na pgina 12.

Pg. 1 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

1- DESIGN
A palavra inglesa "design" descende do italiano "disegno", conceito utilizado, sobretudo a partir da Renascena, para definir uma metodologia, uma atitude projectual, um processo de concepo. 1. Defina, de um modo geral, o que entende pelo conceito de DESIGN e de ser DESIGNER. Escreva um texto de sessenta a cem palavras, estabelecendo a relao entre estes dois conceitos e a relao com os diversos conceitos abordados nesta disciplina.

Pg. 2 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

2 - A TIPOGRAFIA
O conhecimento adequado do uso da tipografia essencial aos designers que trabalham a relao de texto e imagem. Assim a tipografia um dos pilares do design (grfico e multimdia). Considere a seguinte lista de classificao aplicada identificao dos tipos de letra:

1 Sem Serifa

(Sans Serif)

2 Com Serifa
(Serif)

3 Monoespaada
(Monospace)

4 Cursiva ou

Caligrficas (Script/Cursive)

Em seguida, so apresentadas 8 amostras de texto. Cada amostra representa um tipo de classificao acima listado. 1. Assinale qual a classificao de cada amostra seguinte. Pode indicar apenas a numerao da lista acima.

TIPOGRAFIA VISUAL
12-

TIPOGRAFIA VISUAL Tipografia Visual

3-

4-

TIPOGRAFIA VISUAL
56-

tipografia visual tipografia visual


8-

tipografia visual
7-

Pg. 3 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

2. Indique quatro nomes de um tipo de letra que se classifique como: Sem Serifa (Sans Serif) Serifa (Serif)

3 - A COR
A cor uma percepo visual provocada pela aco de um feixe de fotons sobre clulas especializadas da retina, que transmitem atravs de informao pr-processada no nervo ptico, impresses para o sistema nervoso. Nos programas de produo grfica e multimdia, h dois modelos de cor (principais) que so necessrios conhecer: CMYK e RGB. 1. Identifique com um nico X a que sistema de cor cada uma das seguintes definies pertence: DEFINIOES SOBRE OS SISTEMAS DE COR 1 um sistema subtractivo de cores. 2 o sistema mais utilizado pelas grficas para a produo de material impresso: revistas, cartes de visita, panfletos, etc. CMYK RGB

3 formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. 4 formado por Azul, Verde e Vermelho. As tintas so transparentes e funcionam como filtros, bloqueando a luz 5 reflectida pelo suporte. A soma de todas as tintas o preto e a ausncia de tinta revela o suporte branco. o sistema utilizado na reproduo de cores em dispositivos electrnicos 6 como monitores de TV e computadores, projectores multimdia, scanners e cmeras digitais.
Pg. 4 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

DEFINIOES SOBRE OS SISTEMAS DE COR 7 um sistema aditivo de cores. A luz separada em trs canais de cores cuja soma resultar em branco. O 8 preto obtido pela a ausncia de emisso de cor (como no monitor apagado).

CMYK

RGB

4 - A IDENTIDADE VISUAL E A MARCA


A Marca a representao grfica e emocional de uma empresa ou produto, que contm elementos necessrios para a diferenciao perante seus concorrentes.

1. Considere as afirmaes seguintes e assinale com um X se estas so verdadeiras ou falsas:

V
1 2 3 4 5 6 O logotipo uma assinatura visual da marca O smbolo a sua representao grfica que tem personalidade prpria e elementos visuais com desenho e estilo caractersticos. O smbolo refere-se forma particular como o nome da marca representado graficamente. O smbolo um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou no) uma marca. O smbolo dispensa palavras e facilmente entendido e dificilmente explicado. O logotipo pode ser o nico elemento da marca

Pg. 5 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

V
7 8 O smbolo deve ser rapidamente identificado e associado a instituio, por isso no deve ter excesso de elementos. O logotipo no deve ser legvel e classificados de acordo com os smbolos utilizados na sua construo. O logotipo uma combinao de letras e nmeros que podem ser lidos. Deve ser legvel e classificados de acordo com os caracteres usados na sua escrita: tipos de letra existentes, modificadas ou desenhadas.

2. Os smbolos podem ser abstractos ou figurativos (cones, fonogramas e ideogramas). Identifique as seguintes imagens com uma das seguintes legendas: SMBOLO A ABSTRACTO

B B1 B2 B3

SMBOLOS FIGURATIVO CONES FONOGRAMAS IDEOGRAMAS

1-

2-

3-

4-

5-

6Pg. 6 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

7-

8-

9-

5 - O LAYOUT
O designer grfico, o fotgrafo e o projectista de exposies usam grelhas para desenvolver solues da disposio de elementos em duas ou trs dimenses. um sistema invsivel de alinhamento que se desenha com a ajuda de guias tanto em aplicaes de design grfico ou multimdia. Elas sero vsiveis para ns, quando necessrias, mas estaro invsiveis no resultado final. Todos os produtos de design se encontram dentro da categoria da comunicao visual possuem uma grelha (colunas e linhas). 1. Desta forma, desenhe a grelha sobre as seguinte imagens, e identifique os principais elementos grficos: 1) ttulos 2) subttulos, 3) textos (manchas de texto) 4) ilustraes 5) imagens 6) legendas

Pg. 7 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

Pg. 8 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

Pg. 9 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

6 - O CARTAZ
O cartaz sem dvida, um dos meios de comunicao visual mais utilizados, nos dias de hoje. Desta forma este muito poderoso na divulgao de uma mensagem. E para conseguir comunicar de forma eficaz, os elementos constituintes de um cartaz e a sua disposio e hierarquizao devero estar dispostos de forma a conseguir esse efeito. 1. Assim 1) 2) 3) 4) identifique na seguinte imagem os seguintes elementos: Emissor ou Promotor; 5) Imagem Espao Vazio; 6) Autor, autores, data de impresso Texto/Mensagem Principal e/ou impressor; Texto/Mensagem Auxiliar; 7) Patrocnios

Pg. 10 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

7 - DESIGN APLICADO WEB


1) Considere as afirmaes seguintes e assinale com um X se estas so verdadeiras ou falsas: V
1 2 3 4 5 6 7 8 9

O Adobe Flash um software que permite apenas a criao de pginas de internet sem interactividade. A resoluo de imagens para a web de 72 dpi's. O formato de imagem JPG de uma imagem vectorial. O Adobe Photoshop um software de edio digital apenas de fontes tipogrficas O sistema de cores RGB, indica Roxo, Grs e Branco. Uma imagem com 1,2MPixels superior a uma mquina fotogrfica com 12 MPixels. HTML e CSS, so extenses de ficheiros relacionados com a produo e edio de pginas de Internet. O Adobe Illustrator um software de edio de imagens bitmap. CMYK, um modelo comum aplicado ao ecran de um computador ou de uma televiso. As fontes sem serifas so as que melhor se adaptam aos trabalhos para visualizao em ecrns. O propsito principal do sistema RGB a reproduo de cores em dispositivos de impresso. O Adobe Dreamweaver um software de edio de som. AI e PDF, so extenses de ficheiros relacionados com o software de criao e edio Adobe Flash. O tamanho de uma imagem digital est definido no nmero de linhas e colunas que a forma, que d um nmero total de pixeis ou pixels. Os tipos de letra mais utilizados para a construo de pginas de Internet so as especiais ou nicas em vez das fontes padro dos sistemas operativos.

10

11 12 13

14

15

Fim do EXAME. Boa sorte


Pg. 11 de 12

Mod.AFTEBI.P-009.rev03

Cotaes
1 - DESIGN 2 - A TIPOGRAFIA 3 - A COR 4 - IDENTIDADE VISUAL pontos pontos pontos pontos

1 2

1 2 5 - O LAYOUT 1 2 6 - O CARTAZ 1 7 - DESIGN GRFICO APLICADO WEB 1

12 12 12 9 9 8 8 7,5 22,5 12

100 pontos

Pg. 12 de 12

Vous aimerez peut-être aussi