Vous êtes sur la page 1sur 15

COM SUMO

Pagodo Antropolgico Ns precisamos de tudo que consumimos?

revista

A necessidade de ter

#1

ilhares de pessoas consomem o tempo inteiro, mas a revista Com Sumo traz um conceito novo. A ideia no deixar de consumir, mas aproveitar e escolher melhor o que se consome. Selecionar o que veste, o que come, o que l muito mais do que ter conscincia de quem voc , mas tambm a atitude de no gastar com o desnecessrio. Nossa misso disseminar a ideia de que consumir bem no ter uma montanha de coisa, ter tudo que lanam de mais moderno ou ter algo que parece fazer voc ser o que sempre sonhou, mas ter a percepo de que voc o seu melhor contedo e que tudo que adquirir deve agregar valor. Aproveite com conscincia o que tem de melhor no mundo. No consuma s a casca, consuma o sumo.

EDITORIAL

3 - COM SUMO 2012

SUMRIO
5 SUPRA-SUMO 7 A NECESSIDADE DE TER 8 O CASO DOS MEMES 9 NS PRECISAMOS DE TUDO QUE CONSUMIMOS?

CULPADOS
GEORGE CHAVES

11 PAGODO ANTROPOLGICO

JAQUELINE MORAIS

MATHEUS CORCEL

4 - COM SUMO 2012

SUPRA-SUMO

JAQUELINE MORAIS

5 - COM SUMO 2012

SUPRA-SUMO

MATHEUS CORCEL

6 - COM SUMO 2012

A NECESSIDADE DE TER
O
tempo passa e o consumo continua a seguir o seu caminho que aparenta no ter fim. Mas por que o consumo diminuiria se agora existem mais necessidades. As pessoas parecem no ter apenas por precisar, mas por que simplesmente querem ou queiram suprir outra necessidade, que no apenas a qual o objeto lhe oferece. Quer dizer, objeto no oferece mais apenas sua funcionalidade, ele oferece um conjunto de experincias que iro determinar a compra. No se vende apenas objetos, vende-se uma experincia, uma mensagem. E as pessoas iro se identificar com a mensagem e iro comprala junto com o objeto. E assim o consumo aumenta. A necessidade ter ampliada, pois oferece muito mais do que um simples produto. O que voc usa te determinta. E consumo pode ser cada vez mais imediato e cada vez mais ligado s emoes que so efmeras. Hoje est irritado? Use algo mais forte. Apaixonado? Por que no mostrar sua felicidade? Use algo leve, bonito. E assim so criadas as necessidades. No apenas para que serve o produto, mas o que ele proporciona para mim. Ele a minha cara?

MATHEUS CORCEL

determina o quem a pessoa e qual o seu grupo. Muitos produtos perdem at um pouco da sua funo para ter uma personalidade especfica e mesmo assim so comprados. Que necessidade seria essa? Comprar algo que talvez cumpra muito pouco com a sua funo essencial? Vende-se cada vez mais uma imagem. E as pessoas compraro o que se parece com elas. E assim escolhendo quais sero seus novos amigos inanimados. Onde andaro juntos mostrando suas personalidades e indicando de que grupo fazem parte. Mas tambm abre o espao para que as pessoas possam passear por diversas personalidades escolhendo a mensagem que querem passar para os outros, mesmo que no sejam realmente o que mostra. So as mscaras modernas. Bonitas e discretas funcionam muito bem se vista superficialmente.

A necessidade de consumo moderna extrapola a vontade de ter algo pelo que ele faz. Tudo deve estar de acordo; a funcionalidade, a personalidade do produto, a mensagem que passa. E assim ampliase a necessidade do consumidor fazendo com que escolha comprar algo pelo que Os produtos e servios passam a ter esse algo faz ou pela imagem que ele identidades prprias que so escolhidas passa. Na modernidade a necessidade da pelas pessoas que iro comprar. E tudo imagem algo de grande importncia. est ligado a personalidade do comprador e do produto a ser comprado. quase uma amizade. uma relao ntima que

7 - COM SUMO 2012

GEORGE CHAVES

O CASO DOS MEMES

ue a internet, definitivamente, marca um novo perfil da histria mundial, no h a menor dvida: ela a nova gora. Enquanto espao pblico de efetiva presena nos mais variados aspectos sociais contemporneo, tornou-se um verdadeiro repositrio de prticas, saberes e trivialidades do nosso tempo. Mais ainda, suas influncias ultrapassaram h muito o meio virtual e, cada vez mais, se faz presente em situaes reais. E nesse turbilho de bits e bytes, um fenmeno, em especial, tem destaque: os memes.

Diferentemente de um viral, os memes no se limitam s grandes campanhas, grias ou piadas estticas. Seu grande carisma est na possibilidade de rplica e alterao de uma determinada ideia. Ao passo que o viral , na maioria das vezes, efmero, o meme altamente adaptvel a novos contextos. E sua fora fruto exatamente dessa customizao.

O grande interesse acerca desse fenmeno recai sobre seu teor estupendo de trivialidade que, mesmo to banal, atinge enormes massas porque ao O termo meme foi emprestado da mesmo tempo ntimo e curiosamente Biologia e cunhado pelo ilustrssimo universal. As toscas situaes exRichard Dawkins em seu trabalho O postos nessas (em sua maioria) tirGene Egosta (2001) para repinhas humorsticas so cativantes aginar a teoria de Darwin e dar porque apelam para a identificrdito aos genes (e no tanto cao com o consumidor desse aos indivduos) pelo processo tipo de material. Aliados alta inevolutivo das espcies. Essa revteratividade das redes sociais e exoluo na maneira darwinista de entensiva repetio, tm feito sucesso carar o mundo descreve os genes como principalmente entre jovens e j so utiliverdadeiros competidores e os seres vi- zados inclusive na publicidade. vos como mquinas de sobrevivncia onde as expresses vitoriosas daqueles O caso dos memes assaz interescontinuaria a se manifestar e proliferar. sante porque expresso e inspirao O sucesso evolutivo dos memes depend- para diversas tribos urbanas e tipos. Por eria ento do seu grau de permanncia meio de imagens/bordes repetitivos, se na memria coletiva (longevidade), sua apropriam de fatos (muitas vezes no probabilidade de propagao (fecundi- to cmicos) e os ressignificam incorpodade) e capacidade de reter caracters- rando elementos da vida diria, de forma ticas do meme original (fidelidade de que o grande ou pouco sucesso de um cpia). So exatamente essas carac- meme funciona como uma espcie de tersticas que moldam uma nova forma termmetro para aceitaes e identifide expresso nos meios digitais. caes de grupos sociais.
8 - COM SUMO 2012

NS PRECISAMOS DE TUDO QUE CONSUMIMOS?

JAQUELINE MORAIS

o novidade nenhuma, caro leitor, que o capitalismo de antes, sofreu muitas alteraes at chegar ao capitalismo atual. Deixou de ser um sistema que servia vontades e passou a ser um sistema que produz vontades. Se hoje, voc deseja tanto ter alguma coisa que talvez voc nem precise, no se martirize tanto, pois voc no est sozinho no mundo. Algum tempo atrs, pouco importava se voc bebia um suco de frutas tiradas de sua prpria fazenda, do seu vizinho, ou do Z do mercadinho. Todas eram frutas, e todas cumpriam a mesma funo: te alimentar. S que Z do mercadinho percebeu que a concorrncia estava grande, e suas vendas diminuindo. O que fazer? Z criou uma marca pras suas frutas, e comeou a divulg-las. As frutas de Z no eram apenas frutas, mas eram As Frutas. Eram diferentes das demais porque eram de sua fazenda. E Eram melhores por isso. Assim, Z criou uma nova identidade pra elas. A Identidade da Marca. O que seria identidade da marca? Muito fcil. Quando voc deixa de consumir o produto, e passa a consumir a marca. Exemplo? Bombril. Quer exemplo melhor que esse?! A Bombril criou uma identidade to grande, que as pessoas passaram se referir a ela como produto, no como marca. Mas essa identidade no se

d apenas dessa forma. Voc, caro consumidor, ganha uma identidade quando adquire um produto ou melhor, uma marca. Voc, involuntariamente, recebe uma identidade da marca. como se toda uma atmosfera mudasse ao seu redor. No se trata mais de um jeans, Calvin Klein, com toda sua atmosfera de seduo. E isso o que acontece com tantas outras marcas que nos bombardeiam com seu luxuoso, persuasivo e discreto charme. Um charme to discreto que nem percebemos e acabamos nos apaixonando. Mas, como assim? Apaixonar-se por uma marca? srio isso?! Mas claro que srio, meu querido. E essa a grande sacada das grandes marcas. Fazer voc apaixonar-se. Tem coisa mais linda que essa? A transao como uma aventura de uma noite, e nunca ser to satisfatria ou recompensadora quanto se apaixonar. Uma transao faz a caixa registradora soar uma s vez. Um relacionamento a faz soar repetidamente. E a venda assume uma nova dimenso quando voc a coloca no contexto de um relacionamento (do livro Emotional Branding). Mas uma coisa no podemos esquecer: As identidades das marcas no precisam ser coerentes em todos os lugares do mundo. Um exemplo disso o nosso Old Friend Ronald McDonald. A McDonalds varia sua identidade em diversos continentes. barata e, portanto, dirigido

9 - COM SUMO 2012

classe mdia baixa nos EUA, elegante e est na moda na Rssia e confortavelmente burguesa no Japo. Nesse caso, o importante para marca, estar acessvel em todos os lugares. Mas a marca no cria sua identidade sozinha. Ela tem um grande aliado, o poderoso e famigerado marketing. Ele propaga todo o glamour e poder da marca. ele que nos induz da maneira mais (des)honesta possvel. De incio, a propaganda tinha como objetivo, fornecer informaes sobre os produtos, mas quando o consumo aumentou e, por consequncia, os produtores se multiplicaram, os argumentos para dar preferncia a uma marca ou outra, mudaram, tornando-se cada vez mais manipuladores. Consumos parte, a questo que nos resta ser respondida e refletida : ns precisamos de tudo que consumimos? Se antes de um produto existir, no existe em ns a necessidade de t-lo, quo real nossa necessidade? Talvez, essa seja uma questo que no ter resposta por um bom tempo.

10 - COM SUMO 2012

PAGODO ANTROPOLGICO

GEORGE CHAVES

h, a Msica! Talvez seja uma necessidade do ser humano expulsar seja l o que for que esteja dentro de si, transpondo para o mundo sensitivo suas emoes de forma a se sentir mais conectado com o que est sua volta. Da mesma forma, h a organizao e o encadeamento dessa expulso. Que turba de manifestantes se limita a - aleatria e descompassadamente - gritar frases provocativas em protesto? A ritmicidade e unicidade dos sons d fora expresso de um grupo, assim como traa uma corda imaginria que d uma sensao de pertencimento a todos os que entonam o mesmo rudo. Foi s uma questo de tempo at o processo evolutivo da msica alcanar a complexidade de gnios do som como Bach, Mozart, Wagner, Ravel, Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Cartola, Chico Buarque e, claro, Cumpadi Washington & Beto Jamaica... Pera a! Ora, qual o problema dessa dupla que foi um dos maiores sucessos brasileiros da dcada de 90, contabilizou mais de 6 milhes de lbuns vendidos em sua carreira de quase 15 anos e responsvel pela difuso de um ritmo que j totalmente associado Bahia? Eu respondo: o estigmatizado pagode. O pagode, mais especificamente o ba-

iano, ou swingueira, quase sempre alvo de crticas e muitas vezes desmerecido enquanto ritmo musical devido s suas letras, coreografias, as atitudes dos seus consumidores ou seus prprios consumidores. O objetivo desse artigo fazer uma abordagem mais imparcial e compreensiva desse assunto polmico. Um dos aspectos mais exorcizados do pagodo baiano sua prpria classificao enquanto pagode! Extremistas, em sua maioria, se recusam a enquadrar essa vertente rtmica como pagode (ou mesmo como msica, em casos pseudo-superiores) devido simplicidade de arranjos ou total falta de vnculo com suas origens requebrantes no samba. Por que desconsiderar o valor de uma derivao rtmica especfica em detrimento de tantas outras? Uma engenharia reversa na histria do pagode baiano revela uma decendncia dos calundus africanos trazidos pelos escravos e tocados como forma de resistncia e resgate cultural. O prprio samba (agora associado s favelas, morros e periferias) j foi uma renovao do mesmo calundu africano ligado a outros estilos como a umbigada, a serenata e a seresta. Do samba de roda (na linha do tempo da swingueira) veio o famoso samba do recncavo que, romantizado e associado ao ax e ao clima

11 - COM SUMO 2012

carnavalesco, originou o famigerado pagodo baiano. Outra vez, puristas se exaltaro ao reclamar do gradativo e insustentvel nvel preciso estar atento porque, assim de, digamos, insutilezas presente nos como o pagode, muitas (se no todas) pagodes atuais. Deve-se lembrar que o vertentes musicais, so fruto de mis- prprio samba, em sua essncia, era um cigenaes de miscigenaes e que a repositrio de vulgaridades e malcias, defesa de um estilo puro no tem ca- uma vez que era vlvula de escape de bimento. Um olhar antropolgico sobre duras vidas: o cultuado Bezerra da Silva esse aspecto leva em considerao o sempre cantou o malandro cafajeste fato de que todas essas variantes tm do morro que s se d bem na vida seu valor por serem a manifestao de para no passar por vacilo. Destacaum determinado grupo em uma poca se, porm, um certo padro atual - que e contexto distintos, de forma que no no e nunca foi exclusivo do pagodo tem sentido hierarquiz-las. em escrachar esse tipo de atitude (vide o recente sucesso pop norte-americano de Uma abordagem vlida, entretanto, con- msicas como as da cantora Nicki Minaj) sidera a eterna demonizao desses rit- que abusam de apelo sexual. mos populares pelas elites seguida de uma consequente legitimao e incorpo- Aos que sentem ameaa em letras ou rao dos mesmos. O samba o grande posturas ofensivas por parte dos pagoexemplo disso: abominado num primeideiros, uma dose bom senso. A mesma ro momento e associado identidade discusso deveras recorrente em nacional num segundo, mitificanritmos musicais totalmente diversos do nomes como Cartola e Dorival como o heavy metal, em conversas Caymmi. acerca dos video games no-educativos e mesmo quando o tema Fato preocupante dessa vertente do dilogo a violncia presente musical no somente a degranos meios de comunicao de dao da imagem feminina, mas a massa. vulgaridade tanto em termos de letra quanto em coreografia. Claro, apologia Inegvel, todavia, o debate (essencial violncia, drogas ou qualquer compor- na troca de ideias entre os cidados) que tamento socialmente reprovvel no tais msicas provocam e as consequn digno de aplauso, de forma que no cias desses debates aos grupos sociais. interesse do presente autor corroborar com ou incentivar tais atitudes. Recentemente, por exemplo, um controverso projeto de uma deputada tramita de se pensar, entretanto, que essas na Assembleia Legislativa, onde o poder mesmas atitudes - refletidas em pala- pblico proibido de financiar artistas vreado e gestos nas canes - so nada que, em suas msicas, danas ou comais que uma consequncia, uma reao reografias desvalorizem, incentivem a vido cotidiano dos msicos. Novamente, ao olncia ou exponham as mulheres situreler tais baladas de forma inteiramente ao de constrangimento. interpretativa, cairemos na mais pura expresso da realidade dessas tribos ur- Seja l qual foi o interesse musical do leibanas. O pagode enquanto msica do tor, uma coisa certa: o pagodo baiano povo um poderoso instrumento de divertido e expressivo. E, acredite, exanlise de um perfil contemporneo. istem pessoas que realmente curtem!
12 - COM SUMO 2012

A apreciao da quebradeira algo muito maior que os acordes batucados ao som de letras imersas em duplo sentido: existe toda uma postura, um status, um etos dessa galera. Ou no! Uma das maiores virtudes (por assim dizer) do pagode sua despretenso. A concluso do autor que vos escreve chegou a de que, definitivamente, no existe pior ou melhor som, a msica uma das mais elaboradas formas de expresso e identificao do ser humano e em sua complexidade no cabe julgamentos de preferncias. H uma verdadeira trama de porqus em simples fatos como a preferncia de um ritmo a outro e, mesmo se existisse uma resposta sintetizadora e elucidativa para esse fenmeno, seria realmente sensato us-la para coibir certas manifestaes de gosto pessoal?

13 - COM SUMO 2012

Vous aimerez peut-être aussi