Vous êtes sur la page 1sur 12

Superior Tribunal de Justia

AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1.251.998 - SP (2009/0220086-7) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO : ROSNGELA NISTAL LYRA VASCONCELLOS : ANTNIO AUGUSTO ALCKMIN NOGUEIRA E OUTRO(S) MARIA FERNANDA VAIANO DOS SANTOS E OUTRO(S) : JAYME CUSCHNIR E OUTROS : DINA DARC FERREIRA LIMA CARDOSO E OUTRO(S) : ORBIS ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA LTDA : SILVANA ROSA ROMANO AZZI E OUTRO(S) : CB PARTICIPAES LTDA : JOSE LUIZ BAYEUX FILHO E OUTRO(S) : TAMANDU EMPREENDIMENTOS LTDA : FBIO TEIXEIRA OZI E OUTRO(S) EMENTA PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DECISO QUE INADMITIU RECURSO ESPECIAL NA ORIGEM. COMPROVAO DE SUSPENSO DE PRAZO PROCESSUAL POR INTERMDIO DE DOCUMENTO EXTRADO DA INTERNET. POSSIBILIDADE. 1. As cpias de atos relativos suspenso dos prazos processuais, no Tribunal de origem, obtidas a partir de stios eletrnicos da Justia, contendo identificao da procedncia do documento, ou seja, endereo eletrnico de origem e data de reproduo no rodap da pgina eletrnica, e cuja veracidade facilmente verificvel, juntadas no instante da interposio do recurso especial, possuem os requisitos necessrios para caracterizar prova idnea, podendo ser admitidas como documentos hbeis para demonstrar a tempestividade do recurso, salvo impugnao fundamentada da parte contrria. 2. Modificao da jurisprudncia da Corte Especial. 3. Agravo regimental provido. ACRDO

A Corte Especial, por unanimidade, deu provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.Os Srs. Ministros Felix Fischer, Aldir Passarinho Junior, Gilson Dipp, Hamilton Carvalhido, Eliana Calmon, Francisco Falco, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Joo Otvio de Noronha, Teori Albino Zavascki, Castro Meira e Arnaldo Esteves Lima votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausentes, justificadamente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Luiz Fux. o Sr. Ministro Cesar Asfor Rocha e,

Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010

Pgina 1 de 12

Superior Tribunal de Justia


Braslia (DF), 15 de setembro de 2010(Data do Julgamento).

MINISTRO ARI PARGENDLER Presidente

MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO Relator

Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010

Pgina 2 de 12

Superior Tribunal de Justia


AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1.251.998 - SP (2009/0220086-7) AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : ROSNGELA NISTAL LYRA VASCONCELLOS : ANTNIO AUGUSTO ALCKMIN NOGUEIRA E OUTRO(S) MARIA FERNANDA VAIANO DOS SANTOS E OUTRO(S) : JAYME CUSCHNIR E OUTROS : DINA DARC FERREIRA LIMA CARDOSO E OUTRO(S) : ORBIS ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA LTDA : SILVANA ROSA ROMANO AZZI E OUTRO(S) : CB PARTICIPAES LTDA : JOSE LUIZ BAYEUX FILHO E OUTRO(S) : TAMANDU EMPREENDIMENTOS LTDA : FBIO TEIXEIRA OZI E OUTRO(S) RELATRIO

O EXMO. SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): 1. Cuida-se de agravo regimental interposto em face de deciso proferida s fls. 1.419/1.420, que no conheceu do agravo de instrumento em virtude da intempestividade do recurso especial, conforme a seguinte ementa:
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DECISO QUE INADMITIU RECURSO ESPECIAL NA ORIGEM. APELO EXCEPCIONAL INTEMPESTIVO. RECURSO A QUE SE NEGA SEGUIMENTO.

Sustenta a agravante (fls. 1.424/1.434), em sntese, que no momento da interposio do recurso especial comprovou que os prazos processuais estavam suspensos no Tribunal de origem, no perodo compreendido entre 20/12/2008 e 2/2/2009, anexando reproduo digitalizada do Provimento n. 1589/2008. Enfatiza que no h que se falar em inidoneidade da comprovao, uma vez que obteve o documento diretamente do stio eletrnico do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Assevera que " impossvel desprezar os documentos trazidos pela agravante, na era do processo eletrnico, em que as intimaes aos advogados so publicadas em meio eletrnico, em que o Dirio Oficial eletrnico, as intimaes so eletrnicas, o Poder Judicirio eletrnico". Fundamenta suas alegaes no art. 365 do Cdigo de Processo Civil. A Egrgia Quarta Turma do STJ deliberou afetar o julgamento do agravo regimental Corte Especial (fls. 1.461). o relatrio.

Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010

Pgina 3 de 12

Superior Tribunal de Justia


AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1.251.998 - SP (2009/0220086-7) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO : ROSNGELA NISTAL LYRA VASCONCELLOS : ANTNIO AUGUSTO ALCKMIN NOGUEIRA E OUTRO(S) MARIA FERNANDA VAIANO DOS SANTOS E OUTRO(S) : JAYME CUSCHNIR E OUTROS : DINA DARC FERREIRA LIMA CARDOSO E OUTRO(S) : ORBIS ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA LTDA : SILVANA ROSA ROMANO AZZI E OUTRO(S) : CB PARTICIPAES LTDA : JOSE LUIZ BAYEUX FILHO E OUTRO(S) : TAMANDU EMPREENDIMENTOS LTDA : FBIO TEIXEIRA OZI E OUTRO(S) EMENTA PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DECISO QUE INADMITIU RECURSO ESPECIAL NA ORIGEM. COMPROVAO DE SUSPENSO DE PRAZO PROCESSUAL POR INTERMDIO DE DOCUMENTO EXTRADO DA INTERNET. POSSIBILIDADE. 1. As cpias de atos relativos suspenso dos prazos processuais, no Tribunal de origem, obtidas a partir de stios eletrnicos da Justia, contendo identificao da procedncia do documento, ou seja, endereo eletrnico de origem e data de reproduo no rodap da pgina eletrnica, e cuja veracidade facilmente verificvel, juntadas no instante da interposio do recurso especial, possuem os requisitos necessrios para caracterizar prova idnea, podendo ser admitidas como documentos hbeis para demonstrar a tempestividade do recurso, salvo impugnao fundamentada da parte contrria. 2. Modificao da jurisprudncia da Corte Especial. 3. Agravo regimental provido.

Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010

Pgina 4 de 12

Superior Tribunal de Justia


VOTO O EXMO. SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): 2. Quando da interposio do recurso especial, a ora agravante, a fim de comprovar a ocorrncia de recesso forense no Tribunal de origem, juntou cpia eletrnica do Provimento n 1589/2008 do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, extrado do prprio stio eletrnico da Corte local, sem qualquer tipo de certificao (fl. 1.151), documento no admitido como hbil para sanar a omisso apontada. 3. A questo, portanto, diante da jurisprudncia consolidada da Corte, saber se persiste o entendimento de que obrigatria a certificao digital quanto a documento extrado da Internet, especialmente quando destinado a provar ocorrncia de feriado ou suspenso de prazo, na origem, para a interposio de recurso especial. 4. Com efeito, mister asseverar que o Superior Tribunal de Justia pacificou que dever do recorrente comprovar, no instante da interposio do recurso, que os prazos processuais foram suspensos em razo de feriado local ou de portaria do Presidente do Tribunal a quo, a fim de que seja aferida a tempestividade do recurso. Confira-se nesse sentido o AgRg no Eresp n. 732.042/RS, Corte Especial, Relator Ministro Gilson Dipp, Dj de 26/03/2007; EREsp 299.177/MG, Rel. Min. Eliana Calmon, Corte Especial, Dje 29/05/2008. Nesse passo, o acesso tutela jurisdicional deve sempre ser pautado por regras procedimentais que tm dentre suas finalidades a de resguardar a segurana jurdica das partes envolvidas. A lei estabelece pressupostos ou requisitos para a admissibilidade do recurso e, portanto, cabe parte formul-lo em estrito cumprimento lei. 5. Por outro lado, firme o entendimento deste Superior Tribunal no sentido de que, ainda que seja possvel admitir a juntada de documentos e peas extradas da Internet , necessria a certificao de sua origem. Conforme apontado pelo Ministro Antnio de Pdua Ribeiro, "as informaes trazidas pela Internet tm natureza meramente informativa e no vinculativa" (REsp 514.412/DF, Terceira Turma, unnime, julgado em 02/10/2003, DJ de 09/12/2003). Confiram-se, ainda, os seguintes julgados:
AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. FALTA DA CERTIDO DE INTIMAO DO ACRDO RECORRIDO. INFORMAO CONSTANTE EM STIO DO TRIBUNAL DE ORIGEM NA INTERNET. AUSNCIA DE CERTIFICAO.
Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010 Pgina 5 de 12

Superior Tribunal de Justia


IMPOSSIBILIDADE. 1 - Conforme a orientao dominante nesta Corte, as cpias provenientes do stio eletrnico do Tribunal a quo na internet, sem certificao de origem, no possuem f pblica. 2 - Agravo regimental desprovido. (AgRg no Ag 1198521/SP, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, QUARTA TURMA, julgado em 09/02/2010, DJe 01/03/2010) _____________________________________________ "PROCESSUAL CIVIL. PRAZO. SISTEMA DE INFORMAES PROCESSUAIS PRESTADAS PELA INTERNET. CITAO. AUSNCIA DE LANAMENTO DE INFORMAO DE JUNTADA DO MANDADO. PREJUZO. INEXISTNCIA. 1. As informaes processuais prestadas por stios eletrnicos da Justia, ainda que se ressintam de credibilidade, no so dotadas de carter oficial, amparado em Lei. 2. No tendo havido erro ou equvoco na informao prestada, mas to-somente demora em face das contingncias da operacionalizao da Justia, no h que se falar em prejuzo parte, que no adotou as medidas de cautela necessrias ao acompanhamento do processo pelos diversos meios disponveis. 3. A inexistncia do lanamento do andamento processual que indica a juntada do mandado de citao e penhora aos autos do processo no configura prejuzo parte, a justificar a restituio de prazo para o oferecimento dos embargos do devedor, vez que, com a citao j se encontram presentes os subsdios suficientes ao oferecimento de defesa. 4. Recurso a que se nega provimento. (REsp 572154/PR, Rel. Ministro JOS DELGADO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/05/2004, DJ 14/06/2004 p. 174)

Logo, em que pese ter sido extrado de stio eletrnico da Justia, o documento apresentado pela agravante (fl. 1.151), conforme o entendimento atual dessa Corte, no dotado de carter oficial amparado por lei. 6. Contudo, o Superior Tribunal de Justia, rgo do Poder Judicirio, reconhecido pela vanguarda de suas aes, parece sensvel ao avano tecnolgico e utiliza-se do meio eletrnico para comunicao de atos e transmisso de peas processuais, respaldado pelas devidas cautelas legalmente estabelecidas. Neste momento, o Tribunal da Cidadania depara-se com importantes discusses acerca do direito da tecnologia, cujos maiores desafios assentam no combate s inseguranas inerentes ao meio virtual e na conferncia de eficcia probatria s operaes realizadas eletronicamente, motivo pelo qual parece deva ser revista a posio da Corte quanto ao ponto. 7. O conceito de documento no Dicionrio Aurlio : "1.Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc;"
Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010 Pgina 6 de 12

Superior Tribunal de Justia


Para a doutrina: conceitua-se documento como todo objeto capaz de 'cristalizar' um fato transeunte, tornando-o, sob certo aspecto, permanente (WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso avanado de processo civil. 5. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. 704 p. v. 1.). Assim, documento no somente o papel escrito e assinado, ou ainda a cpia de determinado regulamento com a devida assinatura de servidor do Tribunal a quo, considera-se documento todo aquele objeto que representa, por meio de alguma linguagem, de forma permanente ou temporria, um fato da vida real, uma manifestao de pensamento. O documento eletrnico, por sua vez, , segundo Gandini, Salomo e Jacob aquele que se encontra memorizado em forma digital, no perceptvel para os seres humanos seno mediante intermediao de um computador. Nada mais do que seqncia de bits, que, por meio de um programa computacional, mostrar-nos- um fato" (GANDINI, Joo Agnaldo Donizete; SALOMO, Diana Paola da Silva; JACOB, Cristiane. A Validade jurdica dos documentos digitais. Revista dos tribunais. Ano 91, v. 85, Nov. 2002.) A fim de conferir credibilidade a tais documentos, a Medida Provisria n 2.200/01 instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira- ICP-Brasil, assim como regulou a utilizao da certificao digital no Brasil, determinando, em seu artigo 10, 1, que as declaraes constantes dos documentos em forma eletrnica produzidos com a utilizao de certificao disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relao aos signatrios . A Medida Provisria tratou tambm dos documentos eletrnicos criados sem o atributo da certificao digital. O artigo 10, 2 da MP n 2.200/01 determina que :
Art. 10. Consideram-se documentos pblicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrnicos de que trata esta Medida Provisria. 2o O disposto nesta Medida Provisria no obsta a utilizao de outro meio de comprovao da autoria e integridade de documentos em forma eletrnica, inclusive os que utilizem certificados no emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como vlido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.

8. Nesta esteira, no ponto que mais interessa ao deslinde da questo, quando no se tratar de documento eletrnico certificado, preciso que o documento seja admitido pelas partes como vlido ou aceito pela autoridade a quem for oposto, no caso tambm o rgo jurisdicional. Para tanto, o documento eletrnico deve reunir trs caractersticas capazes
Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010 Pgina 7 de 12

Superior Tribunal de Justia


de convencer o julgador de que se trata de meio de prova seguro, quais sejam: a) a integridade; b) a possibilidade de se atribuir o documento pessoa que o subscreve; e c) a autenticidade; todas elas ligadas impossibilidade de alterao da forma ou do contedo do documento (PARDINI, Anbal A. Derecho de Internet. 1 ed. Buenos Aires: La Rocca, 2002. p. 215) . Renato M.S. Opice Blum, refere, quanto segurana jurdica dos documentos, que:
"Deve-se ressaltar que s possvel atribuir um manto de eficcia jurdica plena aos documentos, em meios tradicionais ou eletrnicos, se esses possurem determinadas caractersticas que tornem possveis no s a identificao de sua autoria, mas tambm a certeza de sua no modificao ou indcios de tal. Os documentos, como legtimas manifestaes de vontade e representaes fticas, geram responsabilidades e, se alterados, podem trazer prejuzos para pessoas fsicas ou jurdicas. Assim, os documentos (em meios fsicos ou virtuais) devem, alm da originalidade, possuir determinadas qualidades que no permitam que sejam, totalmente ou em parte modificados, alterados, ou suprimidos sem que tal fato possa ser descoberto. Melhor ainda se, alm da possibilidade da descoberta dessas alteraes, seja possvel obter sua reconstituio, em sua forma original." (BLUM, Renato M.S. Opice. O Processo eletrnico: assinatura, provas, documentos, e instrumentos digitais. In: BLUM, Renato M.S. Opice (coord.) e outros. Direito Eletrnico. 1 ed. Bauru: Edipro, 2001.)

Assim, admitida a credibilidade dos stios eletrnicos do prprio Judicirio, que tem por objetivo atribuir publicidade aos atos proferidos pelas Cortes, e, consequentemente, dar segurana jurdica aos jurisdicionados, me parece que documentos eletrnicos obtidos a partir de stios da Justia, na Internet, como as portarias relativas suspenso dos prazos processuais, com identificao da procedncia do documento, ou seja, com o endereo eletrnico de origem e data de reproduo no rodap da pgina eletrnica, e cuja veracidade facilmente verificvel, juntadas no instante da interposio do recurso especial, possuem os requisitos necessrios para caracterizar prova idnea, podendo ser admitidos como documentos hbeis para demonstrar a tempestividade do recurso, salvo impugnao fundamentada da parte contrria. Nesse sentido, os seguintes precedentes do TST:
RECURSO DE EMBARGOS EM AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. ACRDO EMBARGADO PUBLICADO SOB A GIDE DA LEI 11.496/2007. INTEMPESTIVIDADE DO AGRAVO DE INSTRUMENTO. SUSPENSO DO DECURSO DO PRAZO RECURSAL. COMPROVAO. Apresentado juntamente com o agravo de instrumento documento extrado do stio eletrnico do TRT de origem na internet (Ato n 2675/2006 da Presidncia do TRT da 1 Regio) dando cincia da suspenso dos prazos processuais, reputa-se observada a exigncia da Smula 385/TST, mormente porque no impugnado oportunamente pela parte
Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010 Pgina 8 de 12

Superior Tribunal de Justia


contrria. Precedentes da SDI-I. Recurso de embargos conhecido e provido ( E-ED-A-AIRR - 18940-55.2003.5.01.0066 , Relatora Ministra: Rosa Maria Weber, Data de Julgamento: 24/06/2010, Subseo I Especializada em Dissdios Individuais, Data de Publicao: 06/08/2010) _____________________________ RECURSO DE EMBARGOS INTERPOSTO NA VIGNCIA DA LEI 11.496/2007. AGRAVO DE INSTRUMENTO NO CONHECIDO POR INTEMPESTIVIDADE DOS EMBARGOS DE DECLARAO OPOSTOS PERANTE O REGIONAL QUE REPERCUTIRIA NA TEMPESTIVIDADE DO RECURSO DE REVISTA. NO RECONHECIMENTO DA SUSPENSO DO PRAZO RECURSAL. DOCUMENTO EXTRADO DA INTERNET. M APLICAO DA SMULA N. 385/TST. vlida a comprovao de suspenso do expediente forense realizada por documento extrado do stio oficial de Tribunal Regional do Trabalho. Reconhecendo-se validade certido extrada via internet, verifica-se a ocorrncia de m aplicao da Smula n. 385 desta Corte, uma vez que devidamente comprovada a dilao do prazo recursal. Precedentes da Corte. Recurso de Embargos conhecido e provido. MULTA DOS EMBARGOS DE DECLARAO. ARESTOS INESPECFICOS. SMULA N. 296, I, DO TST. No tendo a parte embargante demonstrado dissenso jurisprudencial especfico quanto multa dos Embargos de Declarao, a admisso do seu Apelo encontra-se obstaculizada pela Smula n. 296, I, desta Corte. Recurso de Embargos no conhecido.- (TST-E-ED-AIRR-82040-46.2005.5.03.0037, Relatora Ministra Maria de Assis Calsing, DEJT 18 . 12 . 2009) _____________________________ -RECURSO DE EMBARGOS INTERPOSTO SOB A GIDE DA LEI N. 11.497/2007. AGRAVO DE INSTRUMENTO. TEMPESTIVIDADE. COMPROVAO. DOCUMENTO EXTRADO DO STIO OFICIAL DO TRT NA INTERNET. VALIDADE. Consoante entendimento desta SBDI-I, afigura-se vlido documento extrado do stio oficial do TRT na internet para comprovar a dilao do prazo recursal. Recurso de embargos conhecido e provido.- (TST-E-AIRR-1193/1998-050-01-40.4, Relator Ministro Lelio Bentes Corra, DEJT 07.8.2009) ______________________________ -RECURSO DE EMBARGOS INTERPOSTO ANTERIORMENTE VIGNCIA DA LEI N. 11.496/2007. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AFERIO DE TEMPESTIVIDADE. INSUFICINCIA DE TRASLADO ELIDIDA. PROVIMENTO. entendimento que vem sendo admitido nesta col. Corte a validao de certido firmada pelo Regional, atestando a inocorrncia de expediente forense e/ou a suspenso de prazo recursal, a partir de documento extrado do site da Corte de origem. Reconhecendo-se validade do documento extrado via internet (Resoluo Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Regio), afigura-se equivocada a deciso proferida pela Turma, mediante a qual no se conheceu do Agravo de Instrumento. Violao dos artigos 897 da CLT e 5., LV, da Constituio Federal configurada. Recurso de Embargos provido.(TST-E-ED-AIRR-158/2006-034-03-40.9, Relatora Ministra Maria de Assis Calsing, DJ 29.5.2009) _______________________________
Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010 Pgina 9 de 12

Superior Tribunal de Justia


-EMBARGOS - AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO INTEMPESTIVIDADE DO RECURSO DE REVISTA DECLARADA ORIGINARIAMENTE PELA TURMA DO TST - FERIADO LOCAL COMPROVAO - DOCUMENTO RETIRADO DE STIO DA INTERNET. Para fins de comprovao de feriado local, vlida a juntada de documento extrado de stio de TRT na internet, mormente quando no impugnado pela parte contrria. Precedentes. Embargos conhecidos e providos.(TST-E-A-AIRR-1170/2002-025-04-40.0, Relatora Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, DEJT 30.4.2009) ________________________________ -EMBARGOS. AGRAVO DE INSTRUMENTO. INTEMPESTIVIDADE. DILAO DO PRAZO RECURSAL. `Cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local ou de dia til em que no haja expediente forense, que justifique a prorrogao do prazo recursal(Smula n 385 do Tribunal Superior do Trabalho). Na hiptese vertente, tem-se que, no dia do vencimento do prazo para interposio do agravo de instrumento, ocorreu o falecimento do Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 1 Regio, e foi determinada, pela Presidente do Tribunal, a suspenso do expediente naquela Corte, naquela data. O reclamante recorreu no primeiro dia til subseqente e, visando a demonstrar o motivo para a dilao do prazo, fez anexar ao recurso documento extrado do site do TRT da 1 Regio na internet, cuja falta de assinatura caracterstica dos documentos obtidos atravs da rede mundial de computadores. Ora, as formas devem atender a uma finalidade no processo, e neste caso poder-se-ia at argumentar que a parte teria tido tempo de se dirigir Secretaria para obter uma certido. Porm centenas, talvez milhares de processos teriam tido prazos vencidos nessa data, sem contar a imensa movimentao e o trabalho redobrado da resultantes. Ademais, nessa excepcional hiptese caberia ao Tribunal Regional, de ofcio, exarar a certido respectiva. Nesse contexto, considera-se violado o artigo 897, alnea `b-, da Consolidao das Leis do Trabalho, ante a m aplicao na espcie da Smula n 385 desta Corte superior. Embargos conhecidos e providos.(TST-E-AIRR-73590/2003-900-01-00.9, Relator Ministro Lelio Bentes Corra, DJ 09.2.2007)

9. Forte em tais razes, dou provimento ao agravo regimental, determinando, aps, o retorno do autos para julgamento do agravo de instrumento.

Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010

Pgina 1 0 de 12

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO CORTE ESPECIAL AgRg no 1.251.998 / SP

Nmero Registro: 2009/0220086-7

PROCESSO ELETRNICO

Ag

Nmeros Origem: 2005285 28505 2852005 5808584000 5808584201 5808584402 PAUTA: 01/09/2010 JULGADO: 15/09/2010

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro ARI PARGENDLER Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. EDINALDO DE HOLANDA BORGES Secretria Bela. VANIA MARIA SOARES ROCHA AUTUAO
AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : ROSNGELA NISTAL LYRA VASCONCELLOS : ANTNIO AUGUSTO ALCKMIN NOGUEIRA E OUTRO(S) MARIA FERNANDA VAIANO DOS SANTOS E OUTRO(S) : JAYME CUSCHNIR E OUTROS : DINA DARC FERREIRA LIMA CARDOSO E OUTRO(S) : ORBIS ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA LTDA : SILVANA ROSA ROMANO AZZI E OUTRO(S) : CB PARTICIPAES LTDA : JOSE LUIZ BAYEUX FILHO E OUTRO(S) : TAMANDU EMPREENDIMENTOS LTDA : FBIO TEIXEIRA OZI E OUTRO(S)

ASSUNTO: REGISTROS PBLICOS - Registro de Imveis

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : ROSNGELA NISTAL LYRA VASCONCELLOS : ANTNIO AUGUSTO ALCKMIN NOGUEIRA E OUTRO(S) MARIA FERNANDA VAIANO DOS SANTOS E OUTRO(S) : JAYME CUSCHNIR E OUTROS : DINA DARC FERREIRA LIMA CARDOSO E OUTRO(S) : ORBIS ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA LTDA : SILVANA ROSA ROMANO AZZI E OUTRO(S) : CB PARTICIPAES LTDA : JOSE LUIZ BAYEUX FILHO E OUTRO(S) : TAMANDU EMPREENDIMENTOS LTDA : FBIO TEIXEIRA OZI E OUTRO(S)

CERTIDO Certifico que a egrgia CORTE ESPECIAL, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso:
Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010 Pgina 1 1 de 12

Superior Tribunal de Justia


A Corte Especial, por unanimidade, deu provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Felix Fischer, Aldir Passarinho Junior, Gilson Dipp, Hamilton Carvalhido, Eliana Calmon, Francisco Falco, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Joo Otvio de Noronha, Teori Albino Zavascki, Castro Meira e Arnaldo Esteves Lima votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausentes, justificadamente, o Sr. Ministro Cesar Asfor Rocha e, ocasionalmente, o Sr. Ministro Luiz Fux. Braslia, 15 de setembro de 2010

VANIA MARIA SOARES ROCHA Secretria

Documento: 1003924 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/11/2010

Pgina 1 2 de 12

Vous aimerez peut-être aussi