Vous êtes sur la page 1sur 11

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Metrologia Trabalho Metrologia Geomtrica

GESS KLEITTON LUIZ HENRIQUE MARCEL MARLLONY PEDRO HENRIQUE

PETROLINA, 09 de SETEMBRO de 2011

METROLOGIA GEOMTRICA A Metrologia Geomtrica ou controle geomtrico a rea da metrologia que trata da caracterizao tcnica de determinao das dimenses, formas e posies dos elementos slidos. Tendo em vista as condies e comportamento de aferio do objeto em anlise. Deve-se levar em considerao que durante a usinagem ou fabricao de uma pea difcil de obter-se a forma geomtrica perfeita, assim ao usinar um cilindro tm-se erros de circularidade na seo transversal, que sero definidos a partir do nvel de impreciso do equipamento utilizado. Quanto mais sofisticado o processo de fabricao, menor ser o valor da tolerncia de fabricao estipulada para a geometria em questo. Desse modo, para garantir que os desvios de fabricao no prejudiquem a montagem e o funcionamento perfeito das peas, o controle geomtrico passa a ser necessrio e realizado atravs de especificaes de tolerncias geomtricas. TOLERNCIA GEOMTRICA: As tolerncias geomtricas so os limites dentro dos quais as dimenses e formas geomtricas podem variar, ou seja, apresentar desvios, sem que haja comprometimento do funcionamento e intercambiabilidade das peas. Tais desvios podem ser macrogeomtricos, queles detectveis por instrumentos convencionais, como por exemplo, ondulaes acentuadas, conicidade, ovalizao e desvios microgeomtricos, queles detectveis somente por rugosimetros, perfiloscpios e outros.

TOLERNCIA DIMENSIONAL: Os limites de erros (tolerncias dimensionais) que uma pea pode apresentar em sua geometria, so estabelecidos pelo projetista da mesma, em funo da aplicao prevista para a pea. Existem sistemas de tolerncia e ajustes normalizados para os elementos geomtricos rotineiramente utilizados como, por exemplo, os elementos unidimensionais: eixo/furo, cones, parafuso/rosca, engrenagens etc.

A Tolerncia Dimensional permite uma variao da dimenso de uma pea, que pode ser: - Dimenso mxima ou mnima acima da linha zero => afastamento positivo; - Dimenso mxima ou mnima abaixo da linha zero => afastamento negativo.

A posio do campo de tolerncia em relao dimenso nominal um problema de ajuste. O ajuste o acoplamento de dois elementos com a mesma dimenso nominal, caracterizando-se pelas tolerncias adotadas, grau de acabamento exigido para a execuo das peas e pela diferena das dimenses efetivas do eixo e furo.

Existem trs condies de ajuste: Ajuste com folga so aqueles que sempre apresentam um jogo efetivo entre os elementos, de forma que o eixo possa girar ou deslizar dentro do furo. Ajuste com Interferncia so aqueles que sempre apresentam uma resistncia ao acoplamento, caracterizando-se pela dimenso mnima do eixo superior dimenso mxima do furo. Ajustes Incertos entre dois elementos a serem acoplados, poder existir uma interferncia ou folga conforme as dimenses efetivas das peas, as quais se devem manter entre os limites impostos. DESVIOS DE FORMA: TOLERNCIAS DE POSIO Quando tomamos como referncia a posio, trs tipos de tolerncia devem ser considerados: de localizao; de concentricidade e de simetria.

Tolerncia de localizao: Definida como desvio tolerado de um determinado elemento (ponto, reta, plano) em relao a sua posio terica. Como a localizao do furo importante, o eixo do furo deve ser tolerado. O campo de tolerncia do eixo do furo limitado por um cilindro de dimetro t. O centro deste cilindro coincide com a localizao ideal do eixo do elemento tolerado.

Tolerncia de concentricidade ou coaxialidade: Define-se concentricidade como a condio segundo a qual os eixos de duas ou mais figuras geomtricas, tais como cilindros, cones etc., so coincidentes.

Tolerncia de simetria: O campo de tolerncia limitado por duas retas paralelas, ou por dois planos paralelos, distantes no valor especificado e dispostos simetricamente em relao ao eixo (ou plano) de referncia. Em peas simtricas necessrio especificar a tolerncia de simetria.

TOLERNCIA DE ORIENTAO As tolerncias de posio por orientao esto resumidas na tabela abaixo, e, vale ressaltar, que essa orientao para trs elementos associados:

O primeiro o Paralelismo:Tendo como sendo paralelismo a condio de uma linha ou superfcie ser eqidistante em todos os seus pontos de um eixo ou plano de referncia.

EX. A zona cilndrica de 0,03mm de dimetro, deve esta paralela ao eixo inferior A.

O segundo o Perpendicularidade: a condio pela qual o elemento deve estar dentro do desvio angular, tomado como referncia o ngulo reto entre uma superfcie, ou uma reta, e tendo como elemento de referncia uma superfcie ou uma reta, respectivamente. Assim, podem-se considerar os seguintes casos de perpendicularidade: Tolerncia de perpendicularidade entre duas retas - O campo de tolerncia limitado por dois planos paralelos, distantes no valor especificado t, e perpendiculares reta de referncia.

Tolerncia de perpendicularidade entre dois planos - A tolerncia de perpendicularidade entre uma superfcie e um plano tomado como referncia determinada por dois planos paralelos, distanciados da tolerncia especificada e respectivamente perpendiculares ao plano referencial.

E o terceiro Inclinao: Existem dois mtodos para especificar tolerncia angular: Pela variao angular, especificando o ngulo mximo e o ngulo mnimo. A indicao 75 1 significa que entre as duas superfcies, em nenhuma medio angular, devese achar um ngulo menor que 74 ou maior que 76. Pela indicao de tolerncia de orientao, especificando o elemento que ser medido e sua referncia. Tolerncia de inclinao de uma linha em relao a uma reta de referncia: O campo de tolerncia limitado por duas retas paralelas, cuja distncia a tolerncia, e inclinadas em relao reta de referncia do ngulo especificado. O eixo do furo deve estar compreendido entre duas retas paralelas com distncia de 0,09 mm e inclinao de 60 em relao ao eixo de referncia A.

TOLERNCIA GEOMTRICA DE FORMA Para entendermos melhor tolerncia geomtrica de forma, precisamos entender o Conceito de erro de forma: Um erro de forma corresponde diferena entre a superfcie real da pea e a forma geomtrica terica. A forma de um elemento ser correta quando cada um dos seus pontos for igual ou inferior ao valor da tolerncia dada. Causas Os erros de forma so ocasionados por vibraes, imperfeies na geometria da mquina, defeito nos mancais e nas rvores etc. Tais erros podem ser detectados e medidos com instrumentos convencionais e de verificao, tais como rguas, micrmetros, comparadores ou aparelhos especficos para quantificar esses desvios. Tolerncia de forma (para elemento isolado)

Retilineidade: a condio pela qual cada linha deve estar limitada dentro do valor de tolerncia especificada. Se o valor da tolerncia (t) for precedido pelo smbolo , o campo de tolerncia ser limitado por um cilindro t, conforme figura.

Planeza: a condio pela qual toda superfcie deve estar limitada pela zona de tolerncia t, compreendida entre dois planos paralelos, distantes de t.

Tolerncia dimensional e planeza - Quando, no desenho do produto, no se especifica a tolerncia de planeza, admite-se que ela possa variar, desde que no ultrapasse a tolerncia dimensional. Circularidade a condio pela qual qualquer crculo deve estar dentro de uma faixa definida por dois crculos concntricos, distantes no valor da tolerncia especificada. O campo de tolerncia em qualquer seo transversal limitado por dois crculos concntricos e distantes 0,5mm.

Normalmente, no ser necessrio especificar tolerncias de circularidade pois, se os erros de forma estiverem dentro das tolerncias dimensionais, eles sero suficientemente pequenos para se obter a montagem e o funcionamento adequados da pea. Cilindricidade: a condio pela qual a zona de tolerncia especificada a distncia radial entre dois cilindros coaxiais. A superfcie considerada deve estar compreendida entre dois cilindros coaxiais, cujos raios diferem 0,2mm.

A circularidade um caso particular de cilindricidade, quando se considera uma seo do cilindro perpendicular sua geratriz.

Forma de uma linha qualquer O campo de tolerncia limitado por duas linhas envolvendo crculos cujos dimetros sejam iguais tolerncia especificada e cujos centros estejam situados sobre o perfil geomtrico correto da linha. Em cada seo paralela ao plano de projeo, o perfil deve estar compreendido entre duas linhas envolvendo crculos de 0,4 mm de dimetro, centrados sobre o perfil geomtrico correto.

Forma de uma superfcie qualquer O campo de tolerncia limitado por duas superfcies envolvendo esferas de dimetro igual tolerncia especificada e cujos centros esto situados sobre uma superfcie que tem a forma geomtrica correta. A superfcie considerada deve estar compreendida entre duas superfcies envolvendo esferas de 0,2 mm de dimetro, centradas sobre o perfil geomtrico correto.

TOLERNCIA DE MOVIMENTAO: Tolerncia de batimento radial: definida como um campo de distncia t entre dois crculos concntricos, medidos em um plano perpendicular ao eixo considerado. O batimento radial no deve ser maior que 0,1 mm em qualquer ponto especificado de uma superfcie, durante vrias rotaes em torno de uma linha de referncia A-B.

Tolerncia de batimento axial: definida como o campo de tolerncia t determinado por duas superfcies, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo de rotao da pea, dentro do qual dever estar superfcie real quando a pea efetuar uma volta, sempre referida ao seu eixo de rotao. E o batimento da superfcie, tambm, no deve ser maior que 0,1 mm em qualquer ponto especificado de uma superfcie, durante vrias rotaes em torno de uma linha de referencia.

Rugosidade o conjunto de irregularidades, pequenas salincias e reentrncias que caracterizam uma superfcie. As quais podem ser avaliadas com aparelhos eletrnicos, a exemplo do rugosmetro. A rugosidade influi na: Qualidade de deslizamento; Resistncia ao desgaste; Transferncia de calor; Qualidade de superfcies; Escoamento de fluidos e lubrificantes; Qualidade de aderncia; Resistncia corroso e fadiga; Vedao; Aparncia. Calculado pela seguinte expresso: Onde: Ra = a mdia aritmtrica dos valores absolutos das ordenadas do perfil efetivo em relao linha mdia num comprimento de amostragem; A = mdia da soma das reas acima e abaixo da linha mdia; Lc = comprimento analisado para a obteno de A. Causas do desvio de forma Os desvios de forma que afetam as dimenses nominais das peas podem ser ocasionados por diversos fatores, sendo os principais conhecidos por 6M: 1. Material da pea: usinabilidade, conformabilidade ou dureza; 2. Meio de medio: incerteza de medio, adequao do instrumento ao mensurando; 3. Mquina-ferramenta: ferramenta de corte, defeitos nas guias, erros de posicionamento; 4. Mo de obra: erros de interpretao e falta de treinamento; 5. Meio ambiente: variao de temperatura, limpeza do local de trabalho; 6. Mtodo: processo de fabricao para obteno da pea, parmetros de corte. CONTROLE DE UMA DIMENSO O trabalho do metrologista iniciado aps o termino das peas, onde ele verificar se as peas estaro nas dimenses dentro das especificaes do projeto. Depois do valor de tolerncia de fabricao pode-se especificar qual o mximo erro admissvel que pode ocorrer na medio da grandeza em questo. Na medio possvel acontecer quatro casos diferentes de resultado da medio, que so eles: O resultado de medio apresenta-se fora dos limites de tolerncia, ento o produto deve ser refugado. O resultado corrigido do processo de medio est dentro do limite especificado para a tolerncia do produto, no pode afirma com segurana que o produto est dentro da tolerncia. Pode-se afirma com segurana, pois o resultado corrigido e a incerteza associada esto dentro do limite de tolerncia. O resultado corrigido do processo de medio est acima do limite superior de tolerncia do produto, ento no podemos afirmar com segurana que o produto est fora de tolerncia para a dimenso medida.

CAUSAS DE ERROS NAS MEDIES DE COMPRIMENTO Fatores de natureza mecnica a) Fora de medio: Para fazer o processo de medio na maioria dos casos est associado a um contato mecnico entre os sensores do sistema mecnico (apalpadores) e o objeto a medir. A fora de medio provoca no objeto deformaes de vrios tipos, fazendo com que acontea erros de medio, na forma de retroao. A fora de medio tem que ser mantida em valores mnimos necessrios ao funcionamento dos SM, e mant-la constante para se poder levar em considerao nas correes. b) Deformaes: As deformaes que ocorrem na medio so exclusivamente de carter elsticas. Com isso h certo perigo nas reas de contato entre o sensor e o objeto quando ocorrer um choque dinmico. Deformaes indesejveis podem ocorrer pelo peso prprio, quer do sistema de medio, ou do objeto a medir especialmente se for usado apoio inadequado para os mesmos. As deformaes podem ter carter de variao de comprimento (encurtamento ou alongamento), de flexo, de distoro ou de achatamento na regio de contato. c) Desgaste: Quando se tem atrito ou quando h um movimento relativo entre as superfcies em contato, o desgaste ocorre nas superfcies de medio de um instrumento. Ento deve-se diminuir o atrito e/ou evitar o movimento da superfcie de medio sobre a pea. Deve-se obter elementos e/ou mecanismos que possa ser feitas regulagem para eliminao adicional do desgaste. Fatores de Natureza Geomtrica a) Forma geomtrica da pea a medir: Os desvios da forma geomtrica geral (retilineidade, cilindricidade, planeza de superfcies) so denominados erros da macrogemtria. Para evitar erros de medida preciso conhecer as relaes geomtricas de posio entre o sistema de medio e pea, sendo que os desvios macrogeomtricos afetam o processo de medio. b) Erro de contato: quando o contato entre a pea a medir e a superfcie de medio no tem uma relao geomtrica exata, correspondente ao recobrimento geomtrico desejado. Os sensores de medio que tocam a pea a medir, devem ter a forma correspondente a configurao da pea. se a pea a medir plana, o sensor de medio geralmente esfrico. Se a pea esfrica ou cilndrica, usam-se sensores planos de medio. Na medio de roscas utilizam-se pontas sensoras de forma cnica, cilndrica ou esfrica. c) Relaes geomtricas de posio: Pelo mtodo da substituio a forma mais segura de se evitar os erros geomtricos de posio de medio. A dimenso da pea captada com auxilio de um dispositivo e depois comparado a padres de medio colocados exatamente no lugar e na posio da pea. Assim, no podem ocorrer erros de posio devidos a movimentao de cursores ou problemas semelhantes.

Fator de natureza fsica Deformao trmica: Uma temperatura de referencia estabelecida pois o volume dos materiais metlicos sofre alterao com a variao da temperatura. Esta temperatura de referencia adotada internacionalmente a 20C. Se a pea a medir tem o mesmo coeficiente de expanso trmica do padro usado com o qual ser comparado, no ocorrem erros de medio por razoes trmicas, at mesmo quando esto com temperaturas diferente da padro, pois o padro se deforma na mesma proporo que a pea a medir. Se a pea tiver um coeficiente de expanso trmico distinto do padro ocorrer um erro quando a temperatura de medio diferir da temperatura de referncia de 20C. Deve-se assegurar que a temperatura da pea e do sistema de medio sejam prximas tanto quanto possvel da temperatura de referncia.

REFERNCIAS:
http://www.dimeg.unipd.it/laboratori/MGI.pdf http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema092/Documentos/APOSTILA_PARTE_II.pdf http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/e/e6/Aula_14-11_TEM221.pdf http://www.dimeg.unipd.it/laboratori/MGI.pdf http://www.youtube.com/watch?v=3D7kUzDfSaw http://www.youtube.com/watch?v=Id-sSLYun2E http://www.youtube.com/watch?v=R5BFf9qt-vk

Vous aimerez peut-être aussi