Vous êtes sur la page 1sur 4

Vestibular Nacional Unicamp 1998

2 Fase - 12 de Janeiro de 1998

Histria

HISTRIA
1. No ano de 415 a. C., Alcibades, um general de Atenas, assim defendeu suas qualificaes para comandar uma esquadra contra os espartanos: Mais que a qualquer outro, atenienses, cabe-me receber o comando (...) Os helenos, que consideravam a nossa cidade esgotada pela guerra, passaram a fazer uma idia de sua grandeza muito alm de seu poder, diante do meu desempenho nos Jogos Olmpicos, pois entraram na pista hpica sete carros meus (...) e ganhei o primeiro, o segundo e o quarto prmios, alm de ter-me apresentado em tudo mais num estilo digno de minhas vitrias. De acordo com as tradies isto uma honra, e pelos feitos se deduz o poder. (Adaptado de Tucdides, Histria da Guerra do Peloponeso 6.16. 1-2, Braslia: UnB, 1982, p.296) a) O que foi a guerra do Peloponeso? b) O que eram os Jogos Olmpicos para os gregos da Antigidade? c) Por que era importante para as Cidades-Estado gregas vencer nos Jogos Olmpicos? 2. Leia os comentrios abaixo sobre o poder dos reis em dois perodos histricos distintos: Durante os sculos XI e XII acreditava-se que os reis de Frana e da Inglaterra fossem capazes de fazer milagres e curar doenas. A conquista deste poder milagroso contribuiu para a afirmao do poder monrquico, ameaado pelos grandes senhores feudais. (Adaptado de J. Le Goff, Prefcio a M. Bloch, Os Reis Taumaturgos, So Paulo, Cia. das Letras, p. 21) Entre o fim da dcada de 1870 e o ano de 1914, ocorreu uma mudana fundamental na imagem pblica da monarquia britnica, na medida em que seu ritual, at ento inadequado, particular e pouco atraente, tornou-se suntuoso, pblico e popular. At certo ponto isto foi facilitado pelo fato de que os monarcas estavam pouco a pouco se afastando da atividade poltica. (Eric Hobsbawm e Terence Ranger, A Inveno das Tradies, Paz e Terra, pp. 130-131) A partir desses dois comentrios, responda: a) Que poderes se contrapunham autoridade dos reis em cada um desses perodos histricos? b) Que artifcios os reis utilizaram para afirmar a sua autoridade em cada um desses perodos? 3. Sobre o governo dos prncipes, Nicolau Maquiavel, um pensador italiano do sculo XVI, afirmou: O prncipe no precisa ser piedoso, fiel, humano, ntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades. (...) Um prncipe no pode observar todas as coisas a que so obrigados os homens considerados bons, sendo freqentemente forado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a f, a humanidade, a religio (...). O prncipe no deve se desviar do bem, se possvel, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessrio. (Adaptado de Nicolau Maquiavel, O Prncipe, em Os Pensadores, So Paulo, Nova Cultural, 1996, pp. 102-103) A partir do texto, responda: a) Qual o maior dever do prncipe? b) Como o prncipe deveria governar para ter xito?

c) De que maneira as idias de Maquiavel se opunham moral crist medieval? 4. No perodo histrico que se estende entre os sculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidao dos Estados Nacionais, a doutrina econmica dominante foi o mercantilismo, que possua como uma de suas caractersticas o metalismo. a) Cite e explique duas outras caractersticas da doutrina mercantilista. b) Em que consistia o metalismo? 5. Entre 1580 e 1640, Portugal enfrentou uma delicada situao poltica: de um lado, passou a pertencer Unio Ibrica e, de outro, viu os holandeses dominarem Pernambuco, atravs da Companhia das ndias Ocidentais, a partir de 1630. a) O que foi a Unio Ibrica? b) D trs motivos para a invaso holandesa no Brasil. 6. O historiador Jos Murilo de Carvalho, analisando o perodo monrquico no Brasil, afirma: A melhor indicao das dificuldades em estabelecer um sistema nacional de dominao com base na soluo monrquica encontra-se nas rebelies regenciais. (Jos Murilo de Carvalho, Teatro de Sombras, Ed. UFRJ/Relume- Dumar, p. 230) a) Identifique trs rebelies regenciais brasileiras. b) De que maneira tais revoltas dificultavam a ordem monrquica? 7. Inaugurado em 1896, o teatro Amazonas, em Manaus, foi construdo com materiais e ornamentos quase todos importados da Europa. Com 700 lugares e uma luxuosa decorao com mrmores, espelhos e esttuas, o teatro era uma prova da riqueza dessa regio durante o final do sculo XIX e a primeira dcada do sculo XX. a) Que produto caracterizou a riqueza dessa regio, e qual era sua utilizao? b) O que explica a decadncia de sua produo a partir da dcada de 20? c) Por que a construo de um teatro to luxuoso era importante naquele momento? 8. No final do sculo XIX, a migrao para grandes cidades em rpido crescimento gerou um mercado lucrativo para os espetculos e o lazer populares. O triunfo do cinema foi extraordinrio. No incio do sculo XX, 26 milhes de americanos iam ver filmes toda semana. Quanto Europa, at na atrasada Itlia havia quase quinhentos cinemas nas cidades principais. Em 1914, o pblico norte-americano de cinema chegava a quase 50 milhes. O cinema era agora um grande negcio(...) o lazer de massas industrializado revolucionou as artes do sculo XX. (Adaptado de E. Hobsbawm, A Era dos Imprios (1875-1914). So Paulo: Paz e Terra, 1988, pp. 330, 333, 336) a) Retire do texto trs caractersticas da sociedade de massas do final do sculo XIX e incio do sculo XX. b) Cite outros dois meios de comunicao desenvolvidos nesse perodo.

9. Em 1929, o mundo foi abalado por uma profunda crise econmica e o Brasil sofreu diretamente os seus efeitos. a) Cite duas caractersticas dessa crise na economia mundial. b) Quais foram as conseqncias dessa crise econmica para a agricultura e indstria brasileiras?

10. Em 10 de outubro de 1967, o jornal Folha da Tarde noticiou a morte de Ernesto 'Che' Guevara: Autoridades militares da Bolvia confirmaram que Guevara morreu no domingo, quando um grupo guerrilheiro foi dizimado por foras do governo. provvel que a morte do revolucionrio configure um revs na inteno do primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, de exportar sua revoluo para as Amricas. (Texto adaptado) a) Quem foi Che Guevara? b) Qual era a poltica de Cuba para a Amrica Latina do perodo? c) Por que os governos militares da Amrica Latina perseguiam Che Guevara? 11. H trinta anos, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dentre outros cantores e compositores, lideraram um importante movimento cultural. a) Identifique esse movimento cultural e cite duas de suas caractersticas. b) Na poca, quais foram as reaes do movimento estudantil e do regime poltico brasileiro diante daquele movimento cultural? 12. A crise do petrleo, em 1973, atingiu toda a economia mundial. Nesse ano, os pases integrantes da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), que respondiam por mais de 60% da produo mundial e quase 90% das exportaes, tomaram medidas unilaterais para controlar a produo e distribuio dessa matria-prima. a) Quais foram as medidas tomadas pela OPEP que resultaram na crise do petrleo de 1973? b) Quais foram as conseqncias dessas medidas sobre a economia brasileira?

Vous aimerez peut-être aussi