Vous êtes sur la page 1sur 2

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Informtica

Introduo a Informtica 2 Representao da Informao


A unidade bsica da informao o Bit (Binary Digit). a menor poro da informao e representa sempre dois estados como verdadeiro ou falso, uma resposta sim ou no ou uma chave liga/desliga. Simbolicamente so utilizados os dgitos 0 e 1. Isto significa que em um dado momento pode ou no haver passagem da corrente eltrica, uma voltagem pode ser alta ou baixa, um item pode esto ou no magnetizado. Cada uma dessas uma alternativa de dois valores eltricos, e precisamente s um deles pode existir.

Bit (b)
Pode representar apenas dois valores: 0 e 1.

Palavra
Denomina-se palavra a toda cadeia de bits utilizada para representar uma nica entidade de informao (caracter alfabtico, valor numrico, smbolos especiais, etc.).

Byte (B)
Byte (Binary Term) a palavra constituda por um conjunto de oito dgitos binrios ou bits. Pode ser considerado como uma subdiviso do formato de palavra, com o que se opera determinado computador. Assim pode-se falar de palavras de 2, 4 ou 8 bytes, conforme seja composta por 16, 32 ou 64 bits.

KiloByte (KB)
Um kbyte equivale a 1024 bytes (8192 bits). O fato de corresponder a 1024 e no a 10 1000 se deve a que 1 KB igual a 2 (base do sistema binrio elevada a dcima potncia). Alm disso, essa correspondncia faz com que o KB seja mltiplo de 8.

MegaByte (MB)
Equivale a um milho de bytes, para representao de grande volume de memria, como a de um disco rgido.

GigaByte (GB)
Equivale a 1000 MB.

TeraByte (TB)
Equivale a 1000 GB.

Unidade Bit Byte KiloByte MegaByte GigaByte TeraByte B B KB MB GB TB

Smbolo

Valor 0 ou 1 8 bits 210 = 1.024 bytes 220 = 1.048.576 230 = 1.073.741.824 240 = 1.099.511.627.776

Tabela resumo das principais unidades de medida.

Informtica Bsica Introduo

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Informtica

3 Sistema Operacional
um conjunto de programas destinados a servir de intermedirios entre o computador (hardware) e o usurio. Normalmente so fornecidos pelos fabricantes de computadores, e tm a funo de gerenciar os recursos do computador. Alguns exemplos de sistemas operacionais so o UNIX, LINUX, DOS, OS/2 Warp e Windows.

3.1 Sistema Monotarefa (Monoprogramao)


Este tipo de sistema permite executar programas um a um. Desta forma, os programas so executados imediatamente ou colocados em uma fila nos dispositivos de acesso rpido, para serem executados mais tarde.

3.2 Sistema Multitarefa (Multiprogramao)


Sistema que permite a execuo de vrios programas concorrentemente (dando a impresso de simultaneidade). Isso possvel por meio do uso das interrupes do sistema. Quando um programa utiliza interrupes para leitura em disco, comunicao ou impresso, o tempo do processador aproveitado por outro programa que aguarda sua vez para ser processado.

3.3 Arquivos
uma abstrao utilizada pelo sistema operacional para o armazenamento de informaes.

Tipos de Arquivos
Dependendo dos seu contedo, dizemos que o arquivo de um dado tipo. Por exemplo, arquivos contendo texto no formatado (sem negrito, quebras de pgina, etc) tem a extenso .txt. Por exemplo, um arquivo pode se chamar Resumo.txt. A seguir temos uma tabela com alguns tipos de arquivos e as suas extenses: Tipos de Informao Texto simples MS Word Planilha Excel Grficos Postscript PDF (Portable Document Format) Pginas WEB Executveis Arquivos compactados udio Vdeo Extenses mais comuns .txt .doc .xls .gif, .bmp, .jpg, .png .ps .pdf .htm, .html .exe, .com, .bat .zip, .rar, .gz .mp3, .wma, .wav, .ra .avi, .mpg, .rmvb, .mov

Informtica Bsica Introduo

Vous aimerez peut-être aussi