Vous êtes sur la page 1sur 12

onto dos Concursos w.pontodosconcursos.com.br Ateno.

O contedo deste curso de uso exclusivo do aluno matriculado, cujo nome e CPF constam do texto apresentado, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, CPF, e-mail - no ato da matrcula. O descumprimento dessas vedaes implicar o imediato cancelamento da matrcula, sem prvio aviso e sem devoluo de valores pagos - sem prejuzo da responsabilizao civil e criminal do infrator. Em razo da presena da marca d gua, identificadora do nome e CPF do aluno matriculado, em todas as pginas deste material, recomenda-se a sua impresso no modo econmico da impressora. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 0 Introduo 1 0 Tipologias documentais e suportes fsicos 2 1 Lista de questes 5 1 Bibliografia 8 Introduo Prezado Aluno, Chegamos a nossa penltima aula. Hoje iremos encerrar o contedo exigido no edital e tratar da tipologia documental e dos suportes fsicos: microfilmagem; automao; preservao, conservao e restaurao de documentos. Essa aula vai sem bem light Posteriormente, em nossa ltima aula, faremos uma reviso dos tpicos mais importantes da disciplina e complementaremos com um simulado de questes inditas. No esquea, caso voc queira resolver as questes antes de ver os comentrios, v diretamente ao final deste arquivo, l voc encontrar a lista de todas as questes tratadas durante a aula. E, por ltimo, participem do Frum de dvidas, que um dos diferenciais do Ponto. L, voc poder tirar suas dvidas, auxiliar outras pessoas e nos ajudar no aprimoramento dos nossos cursos. Dito isto, mos obra... Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 2

Tipologias documentais e suportes fsicos 01. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio/Administrativo 2009) - Alm dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gnero iconogrfico, filmogrfico e sonoro. Resoluo: J vimos que o arquivo pode ser formado por documentos de qualquer gnero (=a configurao que assume um documento, dependendo do sistema de signos utilizados na comunicao de seu contedo). Ou seja, o documento pode ser textual, iconogrfico, sonoro, audiovisual, informtico, etc. Somente com essa informao, j podemos responder a questo. O item est correto. Contudo, vamos dar um passo adiante e lembrar que o arquivo tambm composto de documentos que podem ser confeccionados por diversos tipos de material, sobre os quais as informaes so registradas (=suporte). So exemplos disso: papel, filme, disco tico, disco magntico etc. Vamos dar especial ateno, nas prximas questes, a um tipo especfico de suporte, o microfilme. 02. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) Os filmes cinematogrficos e as fitas de vdeo fazem parte do gnero documental conhecido como iconogrfico. Resoluo: No v confundir os gneros de documentos. Vamos ajud-lo a recordar os mais importantes: escritos ou textuais: textos manuscritos, datilografados ou impressos; cartogrficos: representaes geogrficas, arquitetnicas ou de engenharia (mapas, plantas, perfis etc.); Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 3 iconogrficos: suporte sinttico, em papel emulsionado, como fotografias, diapositivos, desenhos etc.; filmogrficos: pelculas cinematogrficas e fitas magnticas de imagens, com ou sem sonorizao, contendo imagens em movimento; sonoros: registros fonogrficos (discos e fitas magnticas); microgrficos: documentos resultantes de microrreproduo de imagens (microfilme, microficha, rolo etc.); e informticos: tratados e armazenados em sistemas computacionais (disquete, CD-ROM, DVDROM, HD etc.). Voltando questo, filmes cinematogrficos e as fitas de vdeo fazem parte do gnero filmogrfico, e no do iconogrfico.

Portanto, o item est errado. 03. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Qualquer proposta de alterao de suporte das informaes arquivsticas deve levar em considerao as questes legais, garantias jurdicas, normalizao de procedimentos, padres de qualidade estabelecidos pela legislao brasileira. necessrio considerar, ainda, as peculiaridades de cada rgo, alm de realizar estudos de viabilidade econmica. Resoluo: Na primeira questo desta aula, falamos que o arquivo composto de documentos que podem ser confeccionados por diversos tipo de material, sobre os quais as informaes so registradas (=suporte). Muitas vezes, dentro do ciclo de vida de um documento, esse suporte pode ser alterado devido a questes funcionais, administrativas ou legais. Por exemplo, podemos querer microfilmar certos documentos para economizar espao ou garantir a preservao de originais passveis de destruio. Nesse sentido, preciso observar que a adoo de recursos tecnolgicos para alterao do suporte da informao requer a observncia de determinados critrios: 1. questes legais concernentes alterao do suporte, observandose as garantias jurdicas, a normalizao dos procedimentos, as Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 4 especificaes e os padres de qualidade estabelecidos pela legislao brasileira e por organismos internacionais; 2. capacidade de recuperao das informaes antes e depois de processar a alterao do suporte; 3. custo da operao; 4. definio da melhor tcnica, de forma a assegurar a qualidade da reproduo, a durabilidade do novo suporte e o acesso informao; 5. existncia de depsitos e equipamentos de segurana que venham a garantir a preservao do novo suporte. Ou seja, organizados e avaliados os documentos, deve-se proceder ao estudo da viabilidade econmica, de acordo com a disponibilidade de pessoal, espao e recursos financeiros do rgo, alm do clculo dos equipamentos, materiais e acessrios necessrios. Deve-se, ainda, verificar as instalaes dos arquivos de segurana, bem como as condies de tratamento tcnico, armazenamento e acesso s informaes. Somente a partir desses procedimentos, recomenda-se propor as eventuais alteraes de suporte documental. Portanto, o item est correto. 04. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - Ofcios, memorandos, cartas, telegramas e emails so tipologias documentais. Resoluo: Os itens trazidos no enunciado dizem respeito espcie documental.

O tipo documental a diviso de espcie documental que rene documentos por suas caractersticas comuns no que diz respeito frmula diplomtica, natureza de contedo ou tcnica do registro, exemplos de tipos documentais: cartas precatrias, cartas rgias, cartaspatentes, decretos sem nmero, decretos-leis, decretos legislativos. Portanto, item errado. 05. (CESPE ANVISA Tcnico Administrativo 2007) - Microfilmagem a produo de imagens fotogrficas de um documento em formato altamente reduzido. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 5 Resoluo: Vamos tratar, agora, de um tipo especial de suporte: o microfilme. A microfilmagem uma tcnica que permite criar uma cpia do documento em formato microgrfico (microfilme ou microficha). A primeira e mais importante razo para justificar o uso da microfilmagem a economia de espao. O microfilme uma imagem reduzida de uma forma maior; , portanto, o tamanho extraordinariamente reduzido da imagem de um documento qualquer. Podemos resumir as vantagens do microfilme nos seguintes pontos: economia de espao; acesso fcil e rpido; segurana e garantia da confidencialidade das informaes; e durabilidade. A regulamentao desse processo reprogrfico est na Lei no 5.433/68 e no Decreto no 1.799/96. Aconselhamos que leia esses dois normativos somados, no chegam a cinco pginas. O CESPE tira a maioria das questes de microfilmagem diretamente dessas normas. Voltando questo, temos que a microfilmagem a produo de imagens fotogrficas de um documento em formato altamente reduzido. exatamente isso. Portanto, o item est correto. 06. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - Uma das vantagens da microfilmagem a caracterstica de poder prescindir da organizao arquivstica de documentos e do estabelecimento de um programa de avaliao e seleo do acervo documental. Resoluo: Essa questo est completamente errada. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 6 Vimos que as vantagens da microfilmagem so a reduo sensvel de espao; o acesso fcil e rpido; a segurana e a garantia da confidencialidade das informaes; e a durabilidade.

No faz sentido falar que documentos microfilmados podem prescindir da organizao arquivstica e do estabelecimento de um programa de avaliao e seleo do acervo documental, pelo simples fato de serem parte do arquivo. Ou seja, independente do gnero ou do suporte documental, todos os documentos que compem o arquivo devem ser organizados de acordo com as tcnicas arquivsticas e submetidos s atividades inerentes a gesto do arquivo, como classificao, arquivamento, avaliao e destinao. Portanto, cuidado, microfilme um documento do arquivo e deve ser tratado como tal. 7. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - O microfilme ainda no tem reconhecimento legal no Brasil. Resoluo: Vimos que o microfilme reconhecido legalmente no Brasil, pela Lei no 5.433/68 e pelo Decreto no 1.799/96. O art. 1 da Lei no 5.433/68 fala que: autorizada, em todo o territrio nacional, a microfilmagem de documentos particulares e oficiais arquivados, estes de rgos federais, estaduais e municipais. J o art. 1 do Decreto no 1.799/96 traz que: A microfilmagem, em todo territrio nacional, autorizada pela Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou pblicos, de qualquer espcie e em qualquer suporte, produzidos e recebidos pelos rgos dos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo, inclusive da Administrao indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e os documentos particulares ou privados, de pessoas fsicas ou jurdicas. O mesmo decreto define no art. 2 que: Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 7 Entende-se por microfilme, para fins deste Decreto, o resultado do processo de reproduo em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotogrficos ou eletrnicos, em diferentes graus de reduo. Portanto, o item est errado. 08. (CESPE SEPLAG/DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos/Arquivista - 2008) - Os documentos em tramitao ou em estudo podem, a critrio da autoridade competente, ser microfilmados, no sendo permitida a sua eliminao at a definio de sua destinao final. Resoluo: Veja s Essa questo retirada diretamente do Decreto no 1.799/96. Art. 1. Os documentos, em tramitao ou em estudo, podero, a critrio da autoridade competente, ser microfilmados, no sendo permitida a sua eliminao at a definio de sua destinao final.

No h muito que comentar, a leitura direta do decreto auto-explicativa. Ou seja, documentos em fase corrente podem ser microfilmados, independentemente disso,esses documentos no podem ser eliminados at a sua destinao (recolhimento para o arquivo permanente ou eliminao) final. Portanto, o item est correto. 09. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Apesar de ser um processo de reproduo de documentos tradicionalmente muito utilizado, a microfilmagem no deve ser realizada quando houver inteno de eliminar os originais, pois tal processo no pode, em circunstncia alguma, ter validade em juzo. Resoluo: Essa questo tambm consequncia direta da legislao. O artigo 1, 1, da Lei no 5.433/68 traz: Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 8 Os microfilmes de que trata esta Lei, assim como as certides, os traslados e as cpias fotogrficas obtidas diretamente dos filmes produziro os mesmos efeitos legais dos documentos originais em juzo ou fora dele. (grifo nosso) Boma questo est errada pois afirma que a microfilmagem no tem Viu como importante ler essas 4 ou 5 pginas de legislao? validade em juzo. 10. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A atual legislao somente autoriza a eliminao de documentos permanentes aps sua reproduo por meio dos processos de microfilmagem ou digitalizao, desde que garantida a autenticidade da cpia. Resoluo: 1.799/96. Veja o que diz o art. 13 Opa, mais uma vez, a questo foi retirada diretamente do Decreto no Art. 13. Os documentos oficiais ou pblicos, com valor de guarda permanente, no podero ser eliminados aps a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo pblico de sua esfera de atuao ou preservados pelo prprio rgo detentor. Portanto, o item est errado. Esperamos ter convencido voc, pelo menos, a dar uma olhadinha na Lei no 5.433/68 e no Decreto no 1.799/96. 1. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 - Adaptada) O procedimento de microfilmagem indicado apenas para os processos que estejam em pssimo estado de conservao. Resoluo: A lgica da microfilmagem justamente trazer segurana e garantia da confidencialidade e durabilidade das informaes, ou seja, se antecipar deteriorao do documento.

Assim, espera-se que a microfilmagem seja feita antes do documento estar deteriorado e no depois. Logo o item est errado. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 9 12. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - A preservao a funo arquivstica que permite a agilizao do acesso aos documentos. Resoluo: Como vimos nas aulas passadas, o arquivo permanente, alm da guarda, deve se preocupar tambm com a preservao dos documentos da instituio, de forma a garantir que os valores secundrios (histrico e cultural, probatrio e informativo), inerentes a essa idade do arquivo, no sejam perdidos. A preservao de documentos envolve trs atividades: conservao, armazenamento e restaurao. O principal objetivo da conservao estender a vida til dos documentos, procurando mant-los o mais prximo possvel do estado fsico em que foram criados. O armazenamento a guarda ou acondicionamento de documentos em depsitos. J, a restaurao tem por objetivo revitalizar a concepo original, ou seja, a legibilidade do documento. Voltando questo, a preservao no a funo arquivstica que permite a agilizao do acesso aos documentos, o conjunto de atividades de conservao, armazenamento e restaurao que permitem preservar os documentos do arquivo permanente. Portanto, o item est errado. 13. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Denomina-se conservao o conjunto de atividades que visam preservao dos documentos, isto , aes realizadas com o objetivo de desacelerar os processos de degradao por meio de controle ambiental e de tratamentos especficos, como higienizao, acondicionamento, reparos e outros. Resoluo: Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 10 Como vimos, a conservao promove a preservao dos documentos. Ou seja, por meio de adequado controle ambiental e tratamento fsico ou qumico, procura-se prevenir a deteriorao dos documentos. Chamamos de controle ambiental o conjunto de procedimentos para criao e manuteno de ambiente de armazenamento propcio preservao, compreendendo controle de temperatura, da umidade relativa, da qualidade do ar, da luminosidade, bem como preveno de infestao biolgica, procedimentos de manuteno, segurana e proteo contra fogo e danos por gua.

H uma srie de tratamentos e tcnicas que podem ser utilizadas na conservao dos documentos. A doutrina da Marilena Leite Paes (que o CESPE adora) cita quatro principais operaes de conservao: desinfestao, limpeza, alisamento, restaurao ou reparo. Desinfestao: Processo de destruio ou inibio da atividade de insetos. Higienizao ou limpeza: Retirada, por meio de tcnicas apropriadas, de poeira e outros resduos. Alisamento: consiste em colocar os documentos em bandejas de ao inoxidvel e exp-los ao do ar com forte percentagem de umidade, durante uma hora e, em seguida, pass-los a ferro, folha por folha. Restaurao ou reparo: Conjunto de procedimentos especficos para recuperao e reforo de documentos deteriorados e danificados. Ateno: apesar de alguns autores considerarem restaurao como atividade distinta da conservao, o CESPE segue a doutrinadora Marilena Leite Paes, que considera essa atividade como parte da conservao de documentos. Podemos citar ainda outras tcnicas: Climatizao: Processo de adequar, por meio de equipamentos, a temperatura e a umidade relativa do ar a parmetros favorveis preservao dos documentos. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 1 Desacidificao: Processo pelo qual o valor do pH do papel elevado a um mnimo de 7, com vistas sua preservao. Encapsulao: Processo de preservao no qual o documento protegido entre folhas de polister transparente, cujas bordas so seladas. Fumigao: Exposio de documentos a vapores qumicos, geralmente em cmaras especiais, a vcuo ou no, para destruio de insetos, fungos e outros microorganismos. Com base no que acabamos de ver, a questo est correta. 14. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) As principais operaes de conservao dos documentos so: desinfestao, limpeza, alisamento e restaurao. Resoluo: Podemos resolver essa questo, facilmente, com o que acabamos de ver. Falemos que, para o CESPE, as quatro principais operaes de conservao so desinfestao, limpeza, alisamento, restaurao ou reparo. Portanto, o item est correto. 15. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - A conservao compreende os cuidados prestados aos documentos e no se refere ao local de guarda.

Depois do que vimos, essa questo ficou fcil Resoluo: A conservao est diretamente relacionada ao local de guarda, devido aos fatores que influenciam diretamente a vida dos documentos, como luminosidade, umidade, temperatura, pragas (insetos e microorganismos), poluio etc. Ou seja, a localizao do arquivo fundamental para sua preservao. Portanto, o item est errado. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 12 16. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) - A umidade mais alta e a baixa temperatura so condies ideais para a preservao dos documentos arquivsticos em papel. Resoluo: Como vimos na questo anterior, a conservao est diretamente relacionada ao local de guarda dos documentos e s variveis climticas aos quais esto submetidos. No importante para voc entrar em detalhes tcnicos de como conservar documentos. Contudo, tenha em mente alguns pontos importantes, que, na realidade, so bem intuitivos. Luminosidade: deve-se procurar usar luz artificial (com parcimnia), enquanto que a luz do dia deve ser evitada, pois acelera o desaparecimento da tinta e enfraquece o papel. Umidade: ar muito seco enfraquece o papel e ambientes muito midos causam o aparecimento de mofo, o ideal uma umidade intermediria (45%-60%). Temperatura: no deve sofrer muitas oscilaes ambientes muito quentes podem destruir a fibra do papel. Ou seja, o ideal sempre o meio termo: nem muito frio, nem muito quente; nem muito seco, nem muito mido. A nica exceo a luminosidade, que sempre deve ser pouca. Voltando questo, umidade alta e temperatura baixa no so condies ideais para a preservao dos documentos arquivsticos em papel. Portanto, o item est errado. 17. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variaes de temperatura e a poeira so, a mdio e longo prazos, prejudiciais conservao dos documentos. Resoluo: Quanto conservao dos documentos: Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 13

Luminosidade: deve-se procurar usar luz artificial (com parcimnia), enquanto que a luz do dia deve ser evitada, pois acelera o desaparecimento da tinta e enfraquece o papel. Umidade: ar muito seco enfraquece o papel e ambientes muito midos causam o aparecimento de mofo, o ideal uma umidade intermediria (45%-60%). Temperatura: no deve sofrer muitas oscilaes ambientes muito quentes podem destruir a fibra do papel. Portanto, item est correto. 18. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - A desinfestao e o alisamento so tcnicas de restaurao de documentos. Resoluo: Vimos que desinfestao, limpeza, alisamento e restaurao so tcnicas de conservao de documentos. Portanto, o item est errado. 19. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - O silking um mtodo de desinfestao que combate os insetos e apresenta maior eficincia que a fumigao. Resoluo: Essa questo trata de um dos mtodos de restaurao de documentos: silking. No vamos entrar na descrio dos mtodos de restaurao, pois no necessrio para sua prova. Contudo, vamos cit-los: Silking Banho de gelatina Laminao manual Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 14 Voltando questo, o silking no um mtodo de desinfestao que combate os insetos, um mtodo de restaurao. Portanto o item est errado. 20. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Arquivista 2010 - Adaptada) - So considerados agentes de degradao dos documentos, entre outros: fatores ambientais, como temperatura e umidade; e fatores fsicos, como insetos e roedores. Quando h um programa de restaurao implantado no arquivo, eliminam-se totalmente as causas do processo de deteriorao. Resoluo: A primeira parte da questo est perfeita, pois realmente temperatura, umidade, pragas etc. so agentes que podem degradar os documentos. No entanto, a restaurao no visa preservar os documentos, muito menos garante totalmente que cessam as causas de deteriorao. A restaurao objetiva recuperar os documentos.

Logo, o item est errado. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 15 Lista de Questes 1. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio/Administrativo 2009) - Alm dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gnero iconogrfico, filmogrfico e sonoro. 2. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) Os filmes cinematogrficos e as fitas de vdeo fazem parte do gnero documental conhecido como iconogrfico. 3. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Qualquer proposta de alterao de suporte das informaes arquivsticas deve levar em considerao as questes legais, garantias jurdicas, normalizao de procedimentos, padres de qualidade estabelecidos pela legislao brasileira. necessrio considerar, ainda, as peculiaridades de cada rgo, alm de realizar estudos de viabilidade econmica. 4. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - Ofcios, memorandos, cartas, telegramas e emails so tipologias documentais. 5. (CESPE ANVISA Tcnico Administrativo 2007) - Microfilmagem a produo de imagens fotogrficas de um documento em formato altamente reduzido. 6. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - Uma das vantagens da microfilmagem a caracterstica de poder prescindir da organizao arquivstica de documentos e do estabelecimento de um programa de avaliao e seleo do acervo documental. 7. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - O microfilme ainda no tem reconhecimento legal no Brasil. 8. (CESPE SEPLAG/DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos/Arquivista - 2008) - Os documentos em tramitao ou em estudo podem, a critrio da autoridade competente, ser microfilmados, no sendo permitida a sua eliminao at a definio de sua destinao final. 9. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Apesar de ser um processo de reproduo de documentos tradicionalmente muito utilizado, a microfilmagem no deve ser realizada Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 16 quando houver inteno de eliminar os originais, pois tal processo no pode, em circunstncia alguma, ter validade em juzo. 10. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A atual legislao somente autoriza a eliminao de documentos permanentes aps sua reproduo por meio dos processos de microfilmagem ou digitalizao, desde que garantida a autenticidade da cpia.

1. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 - Adaptada) O procedimento de microfilmagem indicado apenas para os processos que estejam em pssimo estado de conservao. 12. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - A preservao a funo arquivstica que permite a agilizao do acesso aos documentos. 13. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Denomina-se conservao o conjunto de atividades que visam preservao dos documentos, isto , aes realizadas com o objetivo de desacelerar os processos de degradao por meio de controle ambiental e de tratamentos especficos, como higienizao, acondicionamento, reparos e outros. 14. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) As principais operaes de conservao dos documentos so: desinfestao, limpeza, alisamento e restaurao. 15. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - A conservao compreende os cuidados prestados aos documentos e no se refere ao local de guarda. 16. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) - A umidade mais alta e a baixa temperatura so condies ideais para a preservao dos documentos arquivsticos em papel. 17. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variaes de temperatura e a poeira so, a mdio e longo prazos, prejudiciais conservao dos documentos. 18. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - A desinfestao e o alisamento so tcnicas de restaurao de documentos. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04

Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 17 19. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - O silking um mtodo de desinfestao que combate os insetos e apresenta maior eficincia que a fumigao. 20. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Arquivista 2010 - Adaptada) - So considerados agentes de degradao dos documentos, entre outros: fatores ambientais, como temperatura e umidade; e fatores fsicos, como insetos e roedores. Quando h um programa de restaurao implantado no arquivo, eliminam-se totalmente as causas do processo de deteriorao. Arquivologia em Exerccios para Tcnico Administrativo do MPU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 04 Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 18

Vous aimerez peut-être aussi