Vous êtes sur la page 1sur 9

PLANO DE CURSO .

Geografia
I. IDENTIFICAO

ANO 2012

ESCOLA ESTADUAL
CONTEDO: GEOGRAFIA PROFESSOR (ES): TURMA: 2 ANO N DE AULAS SEMANAIS:

II. OBJETIVOS GERAIS 2 ANO DO ENSINO MDIO. Favorecer a compreenso do mundo atual, integrado Geografia Humana e Fsica, levando percepo de que, a partir dos sistemas scio-econmicos, que se contextualizam as profundas alteraes que ocorrem nas paisagens naturais do planeta.

PLANO DE CURSO . Geografia

ANO 2012

III. DEMONSTRATIVO DO CONTEDO PROGRAMTICO/TPICOS OBRIGATRIOS

TPICOS OBRIGATRIOS
Eixo temtico I Problemas e Perspectivas do Urbano Tema 1 O Processo de Urbanizao Comtenporneo: a Cidade, a Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura Tpico/Habilidade 1. Espao urbano 1.1. Compreender a relao entre o crescimento urbano e as mudanas na vida das cidades. Objetivos Especficos 1.1.1. Interpretar os desdobramentos das prticas socioespaciais no processo de urbanizao contemporneo, tais como: o turismo, o lazer e a cultura. N de aulas 6

I Problemas e Perspectivas do Urbano

I Problemas e Perspectivas do Urbano

I Problemas e Perspectivas do Urbano

2.1.1. Analisar as situaes que explicam a distribuio, localizao e freqncia das atividades que evidenciam vida 24 horas, 1 O Processo de tais como servios de sade, deliverys, 2. Cidade e metrpole Urbanizao hipermercados. 2.1. Compreender os fenmenos 8 Comtenporneo: a Cidade, a urbanos relacionados 2.1.2. Reconhecer singularidades e Metrpole, o Trabalho, o metropolizao. contradies expressas nas espacialidades Lazer e a Cultura urbanas, tais como: acampamentos, sem-teto, centros de reciclagem, shoppings populares, aglomerados. 3.1.1. Relacionar o ndice de emprego e desemprego s mudanas estruturais, em 1 O Processo de processo, no mundo do trabalho. Urbanizao 3. Territrio e territorialidade 3.1.2. Relacionar o crescimento da economia 8 Comtenporneo: a Cidade, a 3.1. Compreender as mudanas nas informal com o surgimento de novas Metrpole, o Trabalho, o relaes de trabalho na cidade. territorialidades, como a dos camels, e Lazer e a Cultura espacialidades, como os shoppings populares. 1 O Processo de 4. Redes e regio 4.1.1. Reconhecer as relaes das 6 Urbanizao 4.1. Reconhecer na hierarquia metrpoles com as cidades globais como Comtenporneo: a Cidade, a urbana as poderosos entroncamentos de mltiplas Metrpole, o Trabalho, o funes e centralidades das redes. redes, tais como, o mercado financeiro e as

PLANO DE CURSO . Geografia


Eixo temtico Tema Lazer e a Cultura II As Transformaes do Mundo Rural 2 As Novas Territorialidades no Campo 5. Espacialidade rural 5.1. Reconhecer os fenmenos espaciais que evidenciam as transformaes no mundo rural. Tpico/Habilidade Objetivos Especficos

ANO 2012
N de aulas

II As Transformaes do Mundo Rural

2 As Novas Territorialidades no Campo

6. Produo e tecnologia no campo 6.1. Compreender a organizao da produo agropecuria sob a tica da tradio, da modernidade e da sustentabilidade ambiental.

II As Transformaes do Mundo Rural

2 As Novas Territorialidades no Campo

7. Desenvolvimento sustentvel no campo. 7.1. Compreender a re-apropriao da Natureza na perspectiva de valores relacionados diversidade biolgica, heterogeneidade cultural, pluralidade poltica e democracia participativa. 8. Fontes de energia 8.1. Compreender os impasses da sociedade contempornea sob a tica da produo e do consumo de energia.

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

telecomunies. 5.1.1. Interpretar textos, mapas, grficos, imagens, charges e tabelas como formas de 6 representao dos fenmenos espaciais que expressam as transformaes da vida no campo. 6.1.1. Avaliar as transformaes no mundo rural brasileiro a partir do crescimento do agronegcio. 6.1.2. Criticar os impasses na Organizao Mundial do Comrcio (OMC) no que diz 10 respeito insero de agroprodutos dos pases emergentes no mercado dos pases ricos. 6.1.3. Analisar a participao das multinacionais no campo e seu papel nas exportaes brasileiras. 7.1.1. Reconhecer a regio do cerrado brasileiro como espao de produo, decorrente da implantao das novas tecnologias, avaliando seus impactos ambientais na tica da sustentabilidade. 10 7.1.2. Identificar na agricultura familiar o uso de tcnicas agroecolgicas, a produo de alimentos orgnicos e a organizao em cooperativas. 8.1.1. Comparar dados de mapas temticos, grficos, imagens, textos e tabelas sobre a atual matriz energtica da sociedade industrial (hidrocarbonetos e gs natural, biomassa,carvo mineral, lcool etlico,

PLANO DE CURSO . Geografia


Eixo temtico Tema Tpico/Habilidade Objetivos Especficos

ANO 2012
N de aulas

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

8.2. Compreender a geopoltica do petrleo e do gs natural no contexto contemporneo.

III Mutaes do Mundo Natural

3 A relao Sociedade e Natureza em Questo

9. Ordem Ambiental Internacional 9.1. Reconhecer na sociedade global instrumentos de polticas ambientais.

nuclear,hidrulica, elica, solar, geotrmica), segundo os parmetros da sustentabilidade ambiental 8.1.2. Localizar a distribuio do uso de tecnologias energticas limpas (solar, elica e geotrmica) e de tecnologias alternativas 12 (lcool etlico, biomassa, nuclear, Hbio, biodiesel), avaliando os impactos ambientais gerados pelas tecnologias alternativas. 8.2.1. Explicar a geopoltica do petrleo contextualizando-a no atual cenrio de distribuio espacial, produo, consumo, comrcio e reservas. 8 8.2.2. Explicar a geopoltica do gs natural na Amrica do Sul, no atual cenrio de distribuio espacial, reservas, produo, 9.1.1. Confrontar as polticas pblicas a respeito das fontes energticas com o compromisso do governo brasileiro frente aos acordos firmados nas rodadas de negociaes da Ordem Ambiental Internacional. 12 9.1.2. Problematizar o renascimento do uso da energia nuclear como alternativa de conteno de emisses de gases de efeito estufa. 9.1.3. Avaliar o uso, o consumo e a geopoltica da gua e as polticas ambientais 13.1.1. Interpretar a expanso econmica da

IV Os Cenrios da

4 As Novas Fronteiras do

13. Comrcio Internacional

PLANO DE CURSO . Geografia


Eixo temtico Globalizao e Fragmentao IV Os Cenrios da Globalizao e Fragmentao Tema Capitalismo Global: os Territrios nas Novas Regionalizaes 4 As Novas Fronteiras do Capitalismo Global: os Territrios nas Novas Regionalizaes Tpico/Habilidade 13.1. Compreender a organizao do capital no espao da produo global. 14. Reordenamento do territrio 14.1. Explicar os novos ordenamentos espaciais exigidos pelas indstrias de alta tecnologia. Objetivos Especficos China no comrcio mundial, analisando sua produo no ranking do capitalismo global. 14.1.1. Analisar o reordenamento espacial das indstrias de alta tecnologia no territrio brasileiro, avaliando suas possibilidades e limites no contexto das novas fronteiras do capitalismo global.

ANO 2012
N de aulas

Total de aulas

98

OBS.: A numerao acima segue os parmetros estabelecidos no CBC de Geografia. As habilidades e os objetivos especficos acima so contedos obrigatrios. Cartografia Ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em todas as habilidades e contedos, resguardando a capacidade do estudante de localizar e entender o que est localizando. Para a complementao das 120 aulas anuais (para professores com 3 aulas semanais), cada professor poder escolher os contedos dos tpicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tpicos obrigatrios j esto contemplados neste planejamento. Os tpicos obrigatrios devem ser prioridade no ensino, reservando os tpicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando o tempo permitir.

PLANO DE CURSO . Geografia

ANO 2012

(anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEDO PROGRAMTICO/ TPICOS COMPLEMENTARES

TCOS COMPLEMENTARES
Eixo temtico
V Problemas e Perspectivas do Urbano

Tema
5 O Processo de Urbanizao Contemporneo: a Cidade, a Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura

Tpico/Habilidade

Objetivos Especficos
15.1.1. Reconhecer as contradies nas formas de apropriao dos novos mercados de produtos ecologicamente corretos pelo capitalismo global. 16.1.1. Reconhecer a presena/ausncia depopulao de sem-teto, sem-trabalho, sem-educao, sem-sade, sem-t erra,questionando os direitos cidadania.

V Problemas e Perspectivas do Urbano

V Problemas e Perspectivas do Urbano

VI As Transformaes no Mundo Rural

15. Produo e Consumo 15.1. Relacionar produo e consumo para avaliar a qualidade de vida no ambiente 16. Polticas Pblicas Urbanas: o 5 O Processo de Urbanizao pblico e o privado. Contemporneo: a Cidade, a 16.1. Avaliar a relao entre as Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a polticas pblicas e a produo do Cultura espao urbano. 17. Espacialidade urbana 5 O Processo de Urbanizao 17.1. Compreender as prticas Contemporneo: a Cidade, a sociais espacializadas na Metrpole, o Trabalho, o Lazer e a complexidade da vida na Cultura metrpole nos pases centrais e perifricos. 19. Trabalho no campo 5 As Novas Territorialidades no 19.1. Analisar o sistema de trabalho Campo no campo nos pases centrais e perifricos. 20. Estrutura fundiria 20.1. Confrontar os efeitos das disparidades territoriais e sociais relativas distribuio da terra e s polticas de desenvolvimento rural nos pases centrais e perifricos.

17.1.1. Analisar textos e imagens sobre os fenmenos da metropolizao: fluxo de pessoas, servios, especulao imobiliria, lazer. 19.1.1. Reconhecer as principais caractersticas da agroindstria e do sistema de trabalho nela existente, explicando as novas relaes de trabalho no campo. 20.1.1. Analisar as variveis indicadoras do desenvolvimento humano (sade, educao esperana de vida) e a desigualdade da distribuio da posse da terra nos pases perifricos, a exemplo do Brasil. 20.1.2. Avaliar as possibilidades e perspectivas de associar a redistribuio de terras com uma poltica efi caz de combate pobreza no campo.

VI As Transformaes no Mundo Rural

5 As Novas Territorialidades no Campo

PLANO DE CURSO . Geografia


Eixo temtico
VI As Transformaes no Mundo Rural VI As Transformaes no Mundo Rural

ANO 2012

Tema
5 As Novas Territorialidades no Campo 5 As Novas Territorialidades no Campo

Tpico/Habilidade
21. Territorialidades no campo 21.1. Avaliar projetos agropecurios nos pases centrais e perifricos. 22. Relao campo e cidade 22.1. Reconhecer o significado da identidade do campo e da cidade nas sociedades dos 23. Reforma agrria e movimentos sociais 23.1. Avaliar os projetos de reforma agrria nos pases centrais e perifricos. 24. Espao rural 24.1. Prognosticar sobre o futuro da produo do espao rural nos pases centrais e perifricos. 25. Diversidade cultural 25.1. Identifi car a transformao da identidade cultural da vida no campo em mercadoria.

Objetivos Especficos
21.1.1. Analisar as relaes de poder na implantao de projetos agropecurios mineiros, como o Projeto Jaba, e outros no contexto brasileiro e latino-americano. 22.1.1. Interpretar materiais imagticos e textos sobre aspectos relevantes dos fenmenos sociais, polticos, econmicos que tratam da relao campo e cidade.

VI As Transformaes no Mundo Rural

5 As Novas Territorialidades no Campo

23.1.1. Analisar as origens dos movimentos sociais latino-americanos no campo, interpretando suas identidades com a terra. 24.1.1. Interpretar a paisagem rural e a nova ruralidade expressa nos fenmenos socioeconmicos e culturais das regies agropecurias do Brasil e do mundo. 25.1.1. Reconhecer as possibilidades de ampliao da renda do proprietrio rural a partir da transformao da identidade cultural do campo em projetos tursticos.

VI As Transformaes no Mundo Rural VI As Transformaes no Mundo Rural

5 As Novas Territorialidades no Campo 5 As Novas Territorialidades no Campo

IV- METODOLOGIA Trabalho em grupo ( ) Pesquisa de campo ( ) Aula expositiva dialgica ( ) Exerccios ( ) Mdias ( ) Atividades em ambiente virtual ( )

Debate ( ) Feira de Cultural ( ) Excurso ( ) Exposio de Trabalhos ( ) Leituras ( ) Outros:

PLANO DE CURSO . Geografia

ANO 2012

V- RECURSOS Caderno do aluno ( ) Datashow ( ) Quadro/giz ( ) Livro didtico ( ) Jornais, revistas ( ) Mdias ( ) Computador ( )

Outros:

VI- AVALIAO Diagnstica ( ) Oral ( ) Writing ( ) Speaking ( ) Atitudinal ( )

Outros:

PLANO DE CURSO . Geografia

ANO 2012

VII - BIBLIOGRAFIA Livro Adotado

Blog SRE ( ) CBC ( ) Orientaes Pedaggicas ( ) Roteiro de Atividades ( ) CRV ( )

Outros:

Vous aimerez peut-être aussi