Vous êtes sur la page 1sur 2

Viso Geral

ltima reviso feita em 18 de Junho de 2007.

Encontre neste artigo uma viso geral de um servidor DHCP instalado no Windows 2003.

O que o DHCP
O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP - Protocolo de Configurao Dinmica de Hosts) um servidor que simplifica a administrao de computadores clientes em uma rede. Utilizando o modelo cliente/servidor um servidor DHCP possibilita a distribuio dinmica de endereos IP e outras configuraes de rede para computadores clientes, desta forma podemos ter nos computadores de uma rede com servidor DHCP a configurao dinmica de IP, Gateway e DNS de todos os clientes que ingressarem nesta rede, por exemplo.

Como funciona o DHCP


Supondo que um ou mais servidores DHCP estejam instalados e devidamente configurados em uma rede, o seu funcionamento bsico padro seria: 1. 2. 3. 4. O servidor DHCP est instalado e devidamente configurado. (Pool, Concesso, etc); Um computador cliente colocado na rede e procura por um servidor DHCP; O servidor DHCP recebe o pedido do cliente e fornece as configuraes necessrias; O computador cliente recebe as configuraes enviadas pelo servidor DHCP.

Claro que o funcionamento acima foi descrito para uma rede previamente configurada e com clientes que suportem configuraes via DHCP. Acompanhe tambm pelo diagrama abaixo:

Figura 1.1 Diagrama bsico de funcionamento de um servidor DHCP.

Pgina 1 de 2

Caractersticas
Entre muitas caractersticas do servidor DHCP algumas so essenciais para o entendimento do seu funcionamento, como: No DHCP deve ser configurado um range de IPs vlidos que sero distribudos entre os clientes da rede (Pool); O DHCP cuida para que cada cliente da rede receba um IP diferente de qualquer um outro cliente da mesma rede; Endereos de IP reservados devem ser configurados para os clientes que necessitem endereos fixos; Uma configurao no DHCP determina quanto tempo cada cliente poder utilizar o endereo IP que lhe foi atribudo (Concesso); As configuraes que sero distribudas dinamicamente pelo DHCP so feitas pelo administrador e mesmo sendo na maioria das vezes distribudos IP, DNS e Gateway o DHCP possibilita a distribuio de outras configuraes. Para informaes mais detalhadas leia o artigo Entendendo os principais conceitos do DHCP.

Os benefcios
Um dos principais benefcios, se no o principal, de se configurar um servidor DHCP na rede a facilidade de se atribuir configuraes de rede para os clientes que fazem parte desta rede. Quando pensamos em configurar manualmente nmeros de IP, DNS e Gateway em uma rede com 10 computadores talvez no encaremos como algo trabalhoso, mas e se o nmero de computadores de uma rede for 100? o trabalho j comearia a pedir alternativas, porque configurar manualmente 100 nmeros de IP, DNS e Gateway seria bem complicado. Sem contar que durante este processo de configurao, que provavelmente no seria feito por uma s pessoa, haveria erros de digitao e falta de ateno que certamente comprometeriam o funcionamento de um ou mais clientes. Ento um grande benefcio do servidor DHCP fazer todo este trabalho automaticamente, pois atravs de algumas configuraes feitas no servidor os computadores da rede teriam o IP, DNS e Gateway configurados e distribudos sem a necessidade de interveno manual nos clientes.

Concluso
Com um servidor DHCP o administrador de redes no ter a trabalhosa tarefa de fazer configuraes TCP/IP em cada uma das mquinas na rede, entretanto o administrador dever manter o DHCP instalado e configurado para automatizar esta tarefa.

Bibliografia
Referncias utilizadas na elaborao deste artigo: 1. Microsoft Brasil. www.microsoft.com.br 2. TechNet Brasil. www.technetbrasil.com.br 3. Computer Performance. www.computerperformance.co.uk

Escreveu, Cleber Marques contato@clebermarques.com

Segunda-feira, 04 de Junho de 2007.

Pgina 2 de 2

Vous aimerez peut-être aussi