Vous êtes sur la page 1sur 4

Curso de Violo Um pouco mais sobre o violo

O instrumento existe desde tempos antigos, mas a primeira referncia escrita data do sculo VII na Espanha e em meados do sculo XVIII assumiu sua forma moderna e at hoje os melhores instrumentos so fabricados na Espanha. O grande responsvel pelo desenvolvimento do violo foi um carpinteiro chamado San Sebastian de Almeida(1817-1892). Conhecido como Torres, ele foi sem dvida a figura mais importante na histria do violo, e muitos instrumentos da atualidade so fabricados com base nos instrumentos de Torres. Ao contrrio do que muitos pensam, o instrumento acstico muito mais difcil de ser tocado do que o eltrico(guitarra, teclado, etc..) pois no conta com a ajuda e efeitos que s a eletrnica possui, a maior parte do "show" que voc v em um concerto de rock pura eletrnica e claro com algumas tcnicas J no instrumento acstico, todos arranjos e efeitos so executados pelo talento do msico, mas voc poder usar um pouquinho da eletrnica para dar um brilho na msica, usando um pedal ou um efeito, nada de exagero, s para dar um brilho especial na msica! Classificao quanto ao instrumento O violo pode ser: Violo nylon so aqueles que usam cordas de nylon, possuem um nmero reduzido de modelos e so usados em estilos leves como toda MPB e as msicas Clssicas. Violo ao so aqueles que usam cordas de ao, possuem um universo de modelos, o mais verstil o folk, pois ele aceita ser tocado em vrios estilos principalmente o POP e ROCK.

Classificao quanto ao estilo Violo harmonia: faz apenas o fundo da msica para dar um brilho, nelas so valorizadas as 3as e 5as arpejando as cordas e acordes. Violo Melodia: o mtodo em que seguimos a msica, tocamos todos os acordes valorizando as notas reais da msica. Violo Solo o estilo onde tocamos apenas as notas principais da melodia. Violo Base: o estilo que d mais peso msica, ele tocado com palhetas e batidas.

CURSO DE VIOLO DICAS PARA INSTALAO DAS CORDAS NO VIOLO

1 - Esticar com os dedos as cordas aps a afinao, uma tcnica para evitar que as cordas do violo tenham que ser afinadas vrias vezes. 2 - Ao instalar as cordas tome cuidado para no dobra-las, isto muito comum acontecer. 3 - Soltar as cordas do violo por igual, para evitar envergar o brao. O correto soltar uma volta para cada tarracha. 4 - Evite o uso de cordas de ao em violes clssicos, alguns violes so projetados para cordas de nilon, e quando utilizamos cordas de ao nestes violes corremos o risco de empenamento do brao. 5 - Quando o violo no for utilizado por um longo perodo aconselhvel que as cordas sejam afrouxadas. 6 - Mantenha o violo longe do seu rosto e do rosto de outras pessoas enquanto o afina, as cordas quando arrebentam podem causar ferimentos.

CURSO DE VIOLO DICAS E TCNICAS PARA CONSERVAR O VIOLO

No artigo de hoje iremos ver algumas dicas e tcnicas para manter o violo sempre em perfeitas condies. Voc sabia, que certos costumes ajudam a preservar o seu violo e deix-lo sempre em bom estado para uso? Voc sabia tambm, que manter o violo afinado, alm de ser obrigatrio para o estudo (e bom para os ouvidos), mantm a estabilidade do mesmo? Seu violo pode durar anos e mais anos com muita qualidade s por causa disso! Por acaso voc est se perguntando, o que a ver a afinao do meu violo, com o estado de conservao dele? E eu respondo: Tem tudo a ver, pois as cordas, quando fazem muita presso sobre o brao do violo, aos poucos vo tirando-o de sua posio original, ou seja, a tenso das cordas pode literalmente entortar o brao de seu violo. Esse fenmeno conhecido como empenar. Fora essa dica, fundamental voc deixar sempre um pedao de pano (serve uma camiseta velha de algodo) ao lado do seu instrumento, pois sempre bom limpar as cordas durante um treino e outro. (todos os dias depois que voc utilizar o seu violo, procure passar um pano nas cordas). Mesmo que voc no perceba a marca de suor nas cordas, passar um paninho nelas garante uma durabilidade muito maior, pois existem outros fatores que desgastam as cordas do seu violo, um deles pode ser a umidade. Caso voc tenha problemas de transpirao excessiva, esse processo deve ser feito vrias vezes durante o estudo, alguns minutos de suor excessivo sobre o seu violo, podem causar danos no verniz e nas cordas, oxidao prematura. Procure tambm sempre limpar bem as mos antes de tocar, gordura, oleosidade e at mesmo pedacinhos de chocolate, consumido durante o almoo, podem se transformar em uma grande sujeira e, desta forma, alterar o som e a higiene do violo Agora que voc j tem uma noo melhor de como cuidar bem do seu violo, deixe-me falar sobre outros fatores que prejudicam e muito a vida til do seu companheiro! Temperatura e umidade A madeira, por ser um material orgnico, tende a trabalhar de acordo com as variaes de temperatura e umidade. J que este ltimo entrave no pode ser controlado, preciso ficar atento a possveis rachaduras que podem surgir por causa dessas mudanas. Isso

comum em violes construdos com jacarand-da-bahia, pois um material com estabilidade relativa, apesar de possuir excelente sonoridade. Alm disso, necessrio redobrar a ateno com as altas temperaturas. Elas podem trincar tampos e rachar laterais e fundos, alm de empenar o brao do violo. Transporte Esta tarefa parece muito simples. Mas, se no for feita de maneira adequada, pode acarretar muitos problemas. O transporte mal executado, com batidas e chacoalhadas, danifica o instrumento. Por isso, se o proprietrio no possuir nenhum bag (capa) ou case, a melhor maneira de carreg-lo junto ao corpo. Assim, o violo fica em uma posio mais segura. Concluindo Memorizar todas as dicas desta aula no uma tarefa difcil, sendo assim, voc sempre deve ter conscincia e responsabilidade que o investimento feito ao comprar o violo, no deve ser perdido com o passar do tempo. O cuidado com o prprio instrumento, alm de garantir que ele esteja sempre em boas condies de uso, mantendo a integridade fsica, a performance e afinao, garantir maior durabilidade. H diversos msicos que mantm, em timo estado, instrumentos da dcada de 70, 60 e at mesmo 50.

Vous aimerez peut-être aussi