Vous êtes sur la page 1sur 8

ADMINISTRAO TURMAS A e B - 2008 INFORMTICA APLICADA LISTA DE EXERCCIOS 2 BIMESTRE Professores: Alessandro P. Caun e Jaqueline S.

Jos
1) Leia a tira do Mangabeira.

Tira extrada de: Revista Eletrnica Guia do Hardware, n6, Junho de 2007

Expresse sua opinio pessoal respeito da situao mostrada nos quadrinhos. Em seguida, coloque-se no lugar do profissional em apuros e relate como voc sairia desta situao. 2) Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ou seja, na sua verso 0.01, j havia suporte ao disco rgido, tela, teclado e portas seriais, o sistema de arquivos adotava o mesmo layout do Minix (embora no houvesse cdigo do Minix no Linux), havia extensos trechos em assembly, e ele j era capaz de rodar o bash e o gcc. A linha guia quando implementei o Linux foi: faz-lo funcionar rpido. Eu queria o kernel (ncleo) simples, mas poderoso o suficiente para rodar a maioria dos aplicativos Unix - Linus Torvalds.

Trecho extrado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

Quando classificamos algum SO de Linux, estamos nos referindo a seu kernel. Explique o significado de KERNEL e comente sobre os reflexos atuais da criao do KERNEL LINUX no cenrio mundial.

3) A Licena Pblica Geral, atualmente em sua segunda verso (Junho de 1991), foi criada pela FSF e a licena livre mais popular, adotada pelo Linux e por aplicativos GNU. A maioria dos programas que vm em distribuies Linux esto sob essa licena.
Trecho extrado de: Revista Eletrnica Linux VS Windows, n3

A GPL garante 4 liberdades bsicas. Assinale a alternativa que no representa uma destas liberdades: a) uso b) estudo do cdigo fonte c) aplicao de copyright no programa modificado d) modificao e) redistribuio 4) A lgica (do grego clssico logos, que significa palavra, pensamento, idia, argumento, relato, razo ou princpio) uma cincia de ndole matemtica e fortemente ligada Filosofia. J que o pensamento a manifestao do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lgica o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lgica no constitui um fim em si. Ela s tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, ento, dizer que a lgica trata dos argumentos, isto , das concluses a que chegamos atravs da apresentao de evidncias que a sustentam. O principal organizador da lgica clssica foi Aristteles, com sua obra chamada Organon. Ele divide a lgica em formal e material. Um sistema lgico um conjunto de axiomas e regras de inferncia que visam representar formalmente o raciocnio vlido. Diferentes sistemas de lgica formal foram construdos ao longo do tempo quer no mbito escrito da Lgica Terica, quer em aplicaes prticas na computao e em Inteligncia artificial. Tradicionalmente, lgica tambm a designao para o estudo de sistemas prescritivos de raciocnio, ou seja, sistemas que definem como se "deveria" realmente pensar para no errar, usando a razo, dedutivamente e indutivamente. A forma como as pessoas realmente raciocinam estudado nas outras reas, como na psicologia cognitiva. Como cincia, a lgica define a estrutura de declarao e argumento para elaborar frmulas atravs das quais estes podem ser codificados. Implcita no estudo da lgica est a compreenso do que gera um bom argumento e de quais argumentos so falaciosos.
Trecho extrado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica

Os programas de computador so confeccionados com base na Teoria Lgica (como cincia), mais especificamente atravs de uma Linguagem de Programao. De acordo com seus conhecimentos, explique o funcionamento de uma Linguagem de Programao. Por fim, cite o nome de alguma linguagem que voc conhea. 5) Analise a seguinte estrutura:

Imagem extrada de: http://www.villasboas.com.br/fluxograma.html

A estrutura acima um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representao esquemtica de um processo, muitas vezes feito atravs de grficos que ilustram de forma descomplicada a transio de informaes entre os elementos que o compem. Podemos entend-lo, na prtica, como a documentao dos passos necessrios para a execuo de um processo qualquer. uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fbricas e industrias para a organizao de produtos e processos, bem como no processo inicial de elaborao dos programas de computadores. A esta estrutura d-se o nome de: a) Programa b) Organograma c) Fisiograma d) Fluxograma e) Miligrama

6) O diagrama de blocos uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lgicos de um determinado processamento. Mas, para sua utilizao, necessrio utilizar uma simbologia prpria, como mostrada abaixo:

A seguir, temos dois exemplos de como estes smbolos podem ser utilizados para explicar os passos lgicos que compem um processo:

Com base na informao exposta, crie um algoritmo que ilustre o processo lgico de troca de uma lmpada.

7) O sistema binrio um sistema de numerao formado por apenas dois algarismos: 0 (zero) e 1 (um). Ou seja, s admite duas possibilidades, sempre antagnicas, como: tudo / nada; ligado / desligado; presena / ausncia, direito / esquerdo, alto / baixo, verdadeiro / falso, aceso / apagado... Semelhante ao sistema de numerao arbico que usamos (que, quando se chega ao 9, retorna-se ao 0), no cdigo binrio quando se chega ao 1 volta-se ao 0, j que o conjunto s possui dois algarismos. Os microprocessadores percebem somente sinais eltricos, distinguindo-os em dois nveis de voltagem: - nvel alto, "high", H , correspondente a tenso eltrica alta, e - nvel baixo, "low", L, tenso eltrica baixa Portanto, qualquer comunicao com o microprocessador pode ser reduzida exclusivamente a esses dois sinais, associando-se H com o bit 1 e L com o bit 0. Os computadores geralmente so idealizados para armazenar instrues em mltiplos de bits, chamados bytes. Antigamente o byte tinha tamanho varivel, mas, por meio de tentativas e erros, durante os ltimos 50 anos, foi estabelecido e aceito o byte com oito bits, que tambm chamado de octeto. Assim, com 8 bits em um byte, possvel representar 256 valores, de 0 a 255: 0 = 00000000 1 = 00000001 2 = 00000010 3 = 00000011 ... 253 = 11111101 254 = 11111110 255 = 11111111 Quando os primeiros computadores foram projetados, percebeu-se que seriam necessrios cerca de 250 cdigos diferentes para representar, com valores diferentes, todos os nmeros; letras maisculas, minsculas e acentuadas e os demais smbolos. Ento, cada caracter diferente (nmero, letra ou smbolo), recebeu um valor. Por exemplo, o A maisculo, foi chamado de 65, o B, 66 e assim por diante. Mas como representar esses valores, um a um, de uma forma exata e nica para cada valor? Para se representar qualquer valor entre 1 e 256, basta ligar ou desligar os bits em grupos de 8 valores, sendo que 0 = desligado (= tenso baixa) e 1 = ligado (tenso alta). Esse grupo de 8 unidades tem valores que vo dobrando, comeando com a primeira da direita, que seria 1. A segunda seria 2; a terceira, 4 ; a quarta, 8, e assim por diante, at a oitava, que seria igual a 128, ou seja, sempre potncias de 2. Como conseguir o valor 65 com elas? Verificar se o primeiro valor (128) "cabe dentro" do nmero. Se couber atribui-se o cdigo

1, se no couber atribui-se cdigo 0. Repetir para os demais valores (64, 32, 16...) at chegar ao 1. A somatria dos valores que tem cdigo 1 deve ser igual ao valor do nmero:

valor cdigo

128 0

64 1

32 0

16 0

8 0

4 0

2 0

1 1

Portanto: Valor Cdigo binrio A = 65 01000001 Assim o A maisculo, que simbolizado por 65, em linguagem de mquina se transformou em 01000001, (ou seja, 64 + 1), sendo que os dgitos so lidos da esquerda para a direita. Portanto, quando pressionamos a letra A maiscula no teclado, o que enviado para o processador do computador o cdigo binrio do valor 65, ou seja, 01000001. As outras letras, maisculas e minsculas, os nmeros, acentos e vrios sinais so gerados de maneira idntica, resultando em uma tabela denominada Cdigo ASCII, que o cdigo mais usado na comunicao entre computadores de diferentes tipos e fabricantes. Assim, no sistema de caracteres ASCII, cada valor binrio entre 0 e 127 est associado a um caractere especfico. Os ltimos 128 caracteres comportam elementos especiais, como caracteres acentuados em diferentes lnguas como o portugus.
Texto extrado de: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/progra/arq-cod.htm

Utilizando o conhecimento adquirido com a leitura do texto, calcule o cdigo binrio dos seguintes nmeros: a) 78 b) 45 c) 156 d) 230 e) 179

8) Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuio, muitas pessoas e at mesmo empresas se empenham em organizar o kernel e mais uma srie de aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigvel.
Trecho extrado de: http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=4

A este conjunto de aplicativos mais o kernel d-se o nome de: a) Pacote b) Gerao c) Formao d) Coleo e) Distribuio 9) O ___ o servidor grfico do Linux. Antes do ___, o Linux tinha apenas a velha interface de modo texto, o que explicava o fato de ele ser popular apenas entre programadores e administradores de sistemas. Uma coisa interessante sobre o ___ que ele fornece a base para o funcionamento da parte grfica, incluindo o suporte a placa de vdeo e mouse, mas no possui a interface em si. Graas a isso, no existe uma interface grfica padro como temos no Windows, por exemplo. Ao inicializar o ___, sozinho, voc tem apenas uma tela cinza, com o cursor do mouse.
Trecho extrado de: Kurumin 7 Guia Prtico, Carlos Eduardo Morimoto, Janeiro de 2007

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima: a) V b) W c) X d) Y e) Z

10) Ubuntu uma distribuio do sistema operacional Linux baseado na distribuio Debian. patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth). Seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /bnt/ - u-BN-tu; IPA: /ub untu/), diretamente traduzido como "humanidade para com os outros" ou "sou o que sou pelo que ns somos". Esse nome busca passar a ideologia do projeto, baseada nas liberdades do software livre e no trabalho comunitrio de desenvolvimento. O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lanado semestralmente, por disponibilizar suporte tcnico nos dezoito meses seguintes ao lanamento de cada verso (em ingls) e pela filosofia em torno de sua concepo. A proposta do Ubuntu oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nvel de conhecimento ou limitaes fsicas. A distribuio deve ser constituda totalmente de software gratuito e livre, alm de isenta de qualquer taxa. Atualmente uma organizao cuida para que cpias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos. A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, no havendo distino de novatos ou veteranos; a informao deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nvel de dificuldade. H vrios meses a distribuio Ubuntu est em primeiro lugar no Distrowatch, site especializado em catalogar o desempenho e uso das milhares de distros Linux. Em 8 de julho de 2005, Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram a criao da Fundao Ubuntu e providenciaram um aporte inicial de dez milhes de dlares. A finalidade da fundao garantir apoio e desenvolvimento a todas as verses posteriores 5.10.
Trecho e imagem extrados de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Linux

A distribuio Linux UBUNTU pertence a famlia Linux DEBIAN. Comente sobre a distribuio Linux DEBIAN e aponte sua relao com o SO Linux Kurumin.

Vous aimerez peut-être aussi